O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Capacidade poligonal N64 vs PS1

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Via de regra

2D = PS1 > N64

3D = N64 > PS1

SOM = PS1 > N64

Otimização = N64 > PS1

Biblioteca = acho que essa muitos terão a resposta na ponta da língua....

E sabemos que jogos são fatores essenciais não só para o sucesso do aparelho mas sobretudo em entretenimento. Castlevania, YuGiOh e Megaman X o N64 não teve, então o veredicto de vencedor vai para...

Mas agora, em matéria 3D Sendo melhor que PS1 e sem carregamento, isso era surpreendente. Era o que a Sony sonhava pra aquela época, que só agora conseguiu. E que estranhamente o NS é obrigado a carregar textura.
"otimização" em que sentido ????

se for frame-rate, o PS1 ganha fácil do N64

alias, esses dias estava vendo um video recente do canal Colonia Contra Ataca, onde eles fizeram uma comparação de Donal Duck de N64 vs PS1 , e foi mais um caso de frame-rate bem mais suave no PS1





recomendo verem esse video todo alias, vale a pena.

.
 
Ultima Edição:

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
O Marketing da época citava 160k/seg poligonos no N64, 300k/seg poligonos no PSX e 500k/seg poligonos no Saturn.

Mas é certo que esses dados usam parâmetros distintos de medição, pois a Nintendo divulgava números texturizados e a Sony e a Sega números brutos.
Certamente, tinham capacidades semelhantes os três, sendo o que os diferenciava eram os efeitos que a gpu aplicava, que tinha uma gama maior no N64, porém, era limitado pela capacidade de armazenamento da mídia.
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
Via de regra

2D = PS1 > N64

3D = N64 > PS1

SOM = PS1 > N64

Otimização = N64 > PS1

Biblioteca = acho que essa muitos terão a resposta na ponta da língua....


E sabemos que jogos são fatores essenciais não só para o sucesso do aparelho mas sobretudo em entretenimento. Castlevania, YuGiOh e Megaman X o N64 não teve, então o veredicto de vencedor vai para...


Mas agora, em matéria 3D Sendo melhor que PS1 e sem carregamento, isso era surpreendente. Era o que a Sony sonhava pra aquela época, que só agora conseguiu. E que estranhamente o NS é obrigado a carregar textura.
Jogos 2d no N64 são limitados pelo armazenamento da midia. Nao fosse isso, o conjunto computacional daria pau no PSX.
 

Old Supremo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
323
Reações
556
Pontos
528
Único console da época q não recebeu um street fighter, sendo q até o antes recebeu o zero 2 que me divertiu muito na época, mesmo sendo uma versão inferior

Enviado de meu Twist Metal usando o Tapatalk
 

Old Supremo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
323
Reações
556
Pontos
528
Capacidade teria de sobra, acredito eu, seria interessante ver um kof e street zero sem loading

Enviado de meu Twist Metal usando o Tapatalk
 

Emperor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.630
Reações
19.290
Pontos
1.279
Me lembro bem da época, na minha opinião só a Nintendo e a Rare faziam coisa boa no N64.
Resumindo, não dava pra viver só de N64 vendo o que o PS1 tinha disponível, mas dava pra viver tranquilo só de PS1.
N64 era um console totalmente secundário pra que tinha condições de ter os 2, pra ligar só as vezes.
 


Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
Me lembro bem da época, na minha opinião só a Nintendo e a Rare faziam coisa boa no N64.
Resumindo, não dava pra viver só de N64 vendo o que o PS1 tinha disponível, mas dava pra viver tranquilo só de PS1.
N64 era um console totalmente secundário pra que tinha condições de ter os 2, pra ligar só as vezes.

Alguns jogos third foram bons tabm, mas poucos.

Lembro de:
Bettle Adventure Racing
Turok 1 e 2
Ogre Battle 64
Resident Evil 2
DOOM 64
World Driver Championship
Star Wars Shadow of the Empire, Racer e Rogue Squadron
Shadow Man
Mischief Makers
Sin & Punishment
 
Ultima Edição:

Old Supremo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
323
Reações
556
Pontos
528
Me lembro bem da época, na minha opinião só a Nintendo e a Rare faziam coisa boa no N64.
Resumindo, não dava pra viver só de N64 vendo o que o PS1 tinha disponível, mas dava pra viver tranquilo só de PS1.
N64 era um console totalmente secundário pra que tinha condições de ter os 2, pra ligar só as vezes.
Concordo plenamente, perto de casa tinha uma locadora na época, tinha uns 4 psx, 1 n64 e uns 2 arcade, era fila pra jogar psx, o 64 só jogavam 007 de galera, mas muito pouco, mas quando saiu o pokémon Stadium aí era fila pra jogar Pokémon e ficou muito tempo assim....

Enviado de meu Twist Metal usando o Tapatalk
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.615
Pontos
353
Me lembro bem da época, na minha opinião só a Nintendo e a Rare faziam coisa boa no N64.
Resumindo, não dava pra viver só de N64 vendo o que o PS1 tinha disponível, mas dava pra viver tranquilo só de PS1.
N64 era um console totalmente secundário pra que tinha condições de ter os 2, pra ligar só as vezes.

Eu não diria totalmente secundário, pois muitos de seus jogos deram pilares do que seria um jogo 3D, como o lock-on do OoT, a estrutura de fase do Mario 64, o controle de movimento do Goldeneye com os botões C é um predecessor do dual analog control usado nos FPS modernos, etc.
A biblioteca é pequena, mas os medalhões dele são jogos "obrigatórios".

Só que é aquela coisa, o ps1 é um jack of all trades, o Saturn é mais especializado em arcade games como shumps e fighters, o N64 é um console de extremos, com gêneros numerosos como FPS e 3D platformers e gêneros praticamente inexistentes como RPG, Lightgun(só tem o Knife Edge e nem controle Lightgun tem) e música(só tem o DDR Disney)

Na época se fosse p/ escolher um console somente o ps1 sairia na frente facilmente, nesse ponto eu concordo.
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
É aqui que estão duvidando das capacidades do N64?

A3D3F4C0D641ABA9F2CEF473CB24694C447F28B5
Mito da retrospace! :klol
 

Emperor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.630
Reações
19.290
Pontos
1.279
Eu não diria totalmente secundário, pois muitos de seus jogos deram pilares do que seria um jogo 3D, como o lock-on do OoT, a estrutura de fase do Mario 64, o controle de movimento do Goldeneye com os botões C é um predecessor do dual analog control usado nos FPS modernos, etc.
A biblioteca é pequena, mas os medalhões dele são jogos "obrigatórios".

Só que é aquela coisa, o ps1 é um jack of all trades, o Saturn é mais especializado em arcade games como shumps e fighters, o N64 é um console de extremos, com gêneros numerosos como FPS e 3D platformers e gêneros praticamente inexistentes como RPG, Lightgun(só tem o Knife Edge e nem controle Lightgun tem) e música(só tem o DDR Disney)

Na época se fosse p/ escolher um console somente o ps1 sairia na frente facilmente, nesse ponto eu concordo.
Sim exatamente, eu mesmo tive o N64 primeiro, por ter vindo do SNES.
Mas quando eu olhava tudo o que saia no PS1, não tinha como não ter um.. eu tive a sorte de ter possuído os 2 mas moleque que só podia ter 1 console tinha que ir de PS1...
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
eu vou jogar gasosa nessa bagaça, vou fazer o post completo comparando o true crime 2 ps2 e gamecube e nós vamos descobrir do que o gamecube não é capaz, falta água lá também, falta fumaça, falta textura, falta tudo :kdiabo o consoel apanhou a gen interira, desde de que entrou ao receber o Badurs gate dark aliance até o dia em que saiu capando os jogos do spyro, king kong, x men ofciial e splinter cell double agent
Tu acredita mesmo nessas coisas ou só quer gerar flame?
Ps2 e GC são consoles com mídias e arquiteturas completamente diferentes.
Enquanto um é melhor em algumas coisas, outro é melhor em outras.
Tem jogo que o cube roda que o ps2 não rodaria sem down grades e vice-versa.
Citar double agent é golpe baixo pq realmente foi feito nas coxas...pegaram a versão do wii e caparam.
Eu tenho os dois consoles (via wii) e tem muito jogo que prefiro a versão de cubo.
Alás, independente do port de true crime ser porco ( sim, o de ps2 tem mais efeitos e melhores texturas), prefiro jogar a versão de cubo por causa da qualidade de imagem.
Inclusive nisso a vantagem do cubo é larga...comparar o video componente dele com o do ps2 é até covardia. Ainda mais se levar em conta a quantidade muito maior de jogos em progressive scan que ele tem em relação ao play doiszão.
Pega need for speed underground do ps2, taca gsm em cima pra deixar em 480p (fica mil vezes melhor) e compara com a versão nativa do cubo.
Mesmo com a ajuda do gsm o ps2 perde em qualidade de imagem, e isso faz muuuuita diferença em tvs modernas. Entre cores mortas e serrilhado e imagem viva e mais solida com menos efeitos, eu fico com a segunda opção.
Enfim, ps2 e cubo são nivelados com seus defeitos e qualidades distintas...o único realmente mais poderoso e que faz muita diferença é o xbox original.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.383
Pontos
1.253
Tu acredita mesmo nessas coisas ou só quer gerar flame?
Ps2 e GC são consoles com mídias e arquiteturas completamente diferentes.
Enquanto um é melhor em algumas coisas, outro é melhor em outras.
Tem jogo que o cube roda que o ps2 não rodaria sem down grades e vice-versa.
Citar double agent é golpe baixo pq realmente foi feito nas coxas...pegaram a versão do wii e caparam.
Eu tenho os dois consoles (via wii) e tem muito jogo que prefiro a versão de cubo.
Alás, independente do port de true crime ser porco ( sim, o de ps2 tem mais efeitos e melhores texturas), prefiro jogar a versão de cubo por causa da qualidade de imagem.
Inclusive nisso a vantagem do cubo é larga...comparar o video componente dele com o do ps2 é até covardia. Ainda mais se levar em conta a quantidade muito maior de jogos em progressive scan que ele tem em relação ao play doiszão.
Pega need for speed underground do ps2, taca gsm em cima pra deixar em 480p (fica mil vezes melhor) e compara com a versão nativa do cubo.
Mesmo com a ajuda do gsm o ps2 perde em qualidade de imagem, e isso faz muuuuita diferença em tvs modernas. Entre cores mortas e serrilhado e imagem viva e mais solida com menos efeitos, eu fico com a segunda opção.
Enfim, ps2 e cubo são nivelados com seus defeitos e qualidades distintas...o único realmente mais poderoso e que faz muita diferença é o xbox original.
Ter vantagens que o outro não tem, não significa que ele seja nivelado.
O GameCube de forma geral é claramente mais potente que o PS2.
 
Ultima Edição:

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
"Ficaram melhor" (o certo seria "ficaram melhores" mas ok :kawaii) é muito relativo. Uma coisa são atributos técnicos específicos, como por exemplo framerate e resolução, outra coisa é o que fica "mais agradável" aos olhos, aqui já entramos na subjetividade.

Tu acha que o MK4 ficou melhor no N64, eu já acho melhor no PS1, pelos motivos que citei ali no post. Me irritava DEMAIS os "borrões" (não sei explicar tecnicamente, mas acho que tem relação com a nitidez) nos games do N64, que em contrapartida eram bem mais suaves no N. Ainda assim, como eu disse, de maneira geral sempre preferi os gráficos do PS1.

E pra tu ver como é subjetivo, Fighting Force, que joguei bastante ambas versões, tu acha melhor no PS1 mas eu achava a do N64 bem superior.

Visualizar anexo 161409

Nesse game a sensação de "menor nitidez" do N64 X "maior serralheria" do PS1 não me incomodava tanto, então o maior polimento do N64 me faz considera-lo melhor.
Spider Man idem, acho a versão do N64 completamente superior.

Já Carmageddon concordamos, a do PS1 estupra a do N64.

E assim vai indo, acaba sendo uma questão de gosto.

Fighting Force no N64 está literalmente faltando partes de fases, faltando inimigos, etc (como os inimigos de moto na segunda fase por exemplo), falta sombras, tem frame-rate inferior, som inferior, etc

quanto ao Spiderman,:

PS1: texturas melhores , imagem de fundo da cidade mais definida, qualidade de áudio/vozes e musicas bem melhor, tem várias CGs
n64: texturas piores, imagem de background da cidade pior, qualidade de áudio/vozes e musicas bem inferior, não tem nenhuma CG





... e não para por aí, vários elementos foram cortados no N64 , nesse pequeno video, reparem bem:
1- no inicio tem duas cenas com janelas piscando no PS1 e dream, e no N64 não piscam
2- numa cutscene no PS1/dream tem um helicóptero ao lado de um prédio, no N64 cortaram tanto o helicóptero quanto o prédio
3- a cena do cofre tem luzes piscando no PS1/dream , no N64 não.
4- no final do video, o céu do PS1/dream tem um degradê, no N64 é só um azul chapado






----------------------------------------------------------


Depois teve uma sequencia exclusiva do PS1 que muita gente não lembra, Spider-Man 2: Enter Electro , que teve gráficos ainda melhores que o 1º




.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.262
Reações
2.377
Pontos
453
Fighting Force no N64 está literalmente faltando partes de fases, faltando inimigos, etc (como os inimigos de moto na segunda fase por exemplo), falta sombras, tem frame-rate inferior, som inferior, etc

quanto ao Spiderman,:

PS1: texturas melhores , imagem de fundo da cidade mais definida, qualidade de áudio/vozes e musicas bem melhor, tem várias CGs
n64: texturas piores, imagem de background da cidade pior, qualidade de áudio/vozes e musicas bem inferior, não tem nenhuma CG





... e não para por aí, vários elementos foram cortados no N64 , nesse pequeno video, reparem bem:
1- no inicio tem duas cenas com janelas piscando no PS1 e dream, e no N64 não piscam
2- numa cutscene no PS1/dream tem um helicóptero ao lado de um prédio, no N64 cortaram tanto o helicóptero quanto o prédio
3- a cena do cofre tem luzes piscando no PS1/dream , no N64 não.
4- no final do video, o céu do PS1/dream tem um degradê, no N64 é só um azul chapado






----------------------------------------------------------


Depois teve uma sequencia exclusiva do PS1 que muita gente não lembra, Spider-Man 2: Enter Electro , que teve gráficos ainda melhores que o 1º




.

O Spiderman 2 foi o que joguei na época, esse primeiro conheci a pouco tempo
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.096
Reações
11.976
Pontos
754
Visualizar anexo 161066
Sò li os primeiros paragrafos. "primeiro a quase totalidade dos jogos entre gc e ps2 rodam melhor no ps2, com melhores visuais"

Ps2: Visualizar anexo 161067
Gc:Visualizar anexo 161070
O Re4 esta melhor no gamecube.
Se ainda acha que o ps2 esta melhor veja comparações.

Essas duas imagens ai são da versão PC de RE4 lançada em 2006 pela Sourcenext.
A de cima é a versão normal e a de baixo com texturas HD feitas pela comunidade de modders.

EDIT
Eu até tenho essa versão aqui no meu PC:
162123
[\spoiler]

Eu comi bola na primeira imagem, é a versão de PS2 mesmo. A de baixo é a versão de PC da Sourcenext com o patch de texturas HD feito pelo Albert.

Aqui a versão de PS2 rodando na minha TV.
162125
[\SPOILER]
 

Anexos

  • IMG_2132.jpg
    IMG_2132.jpg
    298 KB · Visualizações: 16
Ultima Edição:

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.325
Reações
5.781
Pontos
703
Essas duas imagens ai são da versão PC de RE4 lançada em 2006 pela Sourcenext.
A de cima é a versão normal e a de baixo com texturas HD feitas pela comunidade de modders.

EDIT
Eu até tenho essa versão aqui no meu PC:

Eu comi bola na primeira imagem, é a versão de PS2 mesmo. A de baixo é a versão de PC da Sourcenext com o patch de texturas HD feito pelo Albert.

Aqui a versão de PS2 rodando na minha TV.
Essa versão do ps2 parece ter menos detalhes nos cenários que a engine do jogo do Guts, Berserk, no Dreamcast. Heheh.
Sempre achei que naquele jogo daria para fazer um mod muito bom de re4 no Dreamcast.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.383
Pontos
1.253
Essa versão do ps2 parece ter menos detalhes nos cenários que a engine do jogo do Guts, Berserk, no Dreamcast. Heheh.
Sempre achei que naquele jogo daria para fazer um mod muito bom de re4 no Dreamcast.
Aí também não haha
Acho que nem o Berserk do PS2 tem um visual mais avançado, embora as cutscenes dele sejam fodas pra baralho (estranhamente as animações ficam pau a pau com o jogo de PS4 e até ganham em certos casos).

Eu queria é remake daquele jogo de DC, a trilha sonora do Hirasawa é fantástica e a história que o Miura escreveu (sim, o roteiro foi escrito por ele) é muito boa tbm.
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.615
Pontos
353
Se olhar p/ os jogos de PC de 1994, a maioria não se aventurava no 3D(Warcraft, adventures da LucasArts,Ultima 8) e os que o faziam tinham um monte de sprites misturados e poucas texturas(Doom2, Heretic, System Shock, Star Wars Tie Fighter e Wing Commander 3).

Ecstatica chegou a ser elogiado na época por ter gráficos "redondos", redondos demais na minha opinião :klol

162177

O mais ambicioso que eu conheço é o Magic Carpet.



Teve ports p/ os 32 bits.



Único hardware comercial que vencia ps1 e saturn no lançamento seriam os arcades mesmo.
O port do Ridge Racer foi um technical achievement e tanto.
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.615
Pontos
353
P/ efeito de comparação, no front do n64 em 1996.

Quake é um jogo nativo de PC portado p/ n64.



Shadows of Empire é um jogo nativo do n64, portado p/ PC.

 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.615
Pontos
353
Escavei um comentário de developer aqui no youtube

O cara trabalhou em Chicken Run e no port de Glover.
Segundo ele, por "a CPU do n64 ser várias vezes mais forte" e "falta de tempo" tiveram que usar "truques" p/ fazer "a física funcionar no ps1".

Está aí na integra p/ quem tiver curiosidade.



162248

Chris Wilson tool/programming

 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
Ter vantagens que o outro não tem, não significa que ele seja nivelado.
O GameCube de forma geral é claramente mais potente que o PS2.
No papel concordo contigo, mas na pratica o resultado entregue não é superior quando se trata de multis...não sei se a mídia é realmente um gargalo mas muitas vezes os jogos são superiores em gráficos no ps2, o que em teoria não era pra acontecer nunca...claro que tem jogos que rodam melhor no cube, mas isso realmente não acontece em todos.
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
SIM eu acredito, que o PS2 é mais forte por uma margem larga até. único erro desse tópico foi terem trazido o ps2 para a jogada, mania de difamarem o console. eu não quero falar sobre isso aqui para não desvirtua esse tópico, aqui está o meu tópico caso queira contra argumentar.



desconheço esse jogo




o port do true crime não é porco, é a diferença de poder entre as máquinas se manifestando. também não é verdade que o gamecube tem melhor qualidade de imagem isso é uma lenda, as pessoas assume como verdade mesmo vendo ambos lado a lado e a imagem negando a fala. A quantidade de jogos em progressive scan é bem dizer a mesma, se usar o termo porcentagem, isso só significa que o ps2 recebeu mais jogos apenas isso. apesar de ambos terem quase a mesma quantidade ambos podem forçar varredura progressiva logo isso não é fator de disputa, é curioso que a quantidade de jogos com 16:9 e progressive scan ao mesmo tem é 2x maior no ps2.



não é verdade e nem gasta usar o gsm, só por curiosidade não há um único need for speed que possa ser chamado de melhor no gamecube.



o xbox original é de fato bem mais forte que o ps2
Relaxa...não se preocupe em desvirtuar um pouco um tópico debatido milhares de vezes à exaustão e coveirado de 7 anos atrás.
Em relação aos jogos que não rodariam sem downgrades, penso em jogos exclusivos...na boa ps2 não tem nada no nível gráfico de wind waker...até hj aquilo me impressiona...o máximo que o ps2 tem nesse estilo gráfico é Samurai Jack e não chega nem perto da beleza do Zelda...esse jogo parece uma célula de animação viva.
Mesma coisa digo de Metroid Prime 2...nunca vi um jogo de ps2 com tantos detalhes em cada canto e textura...
RE 4 é prova de que jogos desenvolvidos com o cube em mente precisam de downgrades pra rodar na máquina da sony...ou vai dizer que esse jogo tem a mesma qualidade nos dois consoles?
Referente aos Needs, vc está certo...as versões de ps2 são todas melhores, Mas estou falando estritamente de qualidade de imagem.
Não é possível que vc realmente acredite que é lenda que o cube tem um componente superior...ai tem que ter muita paixão pelo ps2 pra não enxergar;
Coloco o Wii e o ps2 nas mesmas tvs de tubo, led e upscaler e em todos os casos o ps2 perde feio em cores e quantidade de serrilhado.
Fora que o nintendon´t permite deixar grande parte dos jogos em widescreen e o gsm não.
Só se o componente do wii for muito melhor que o do cube e eu não sei, mas duvido.
Ps2 é meu console preferido de sempre, mas que a imagem dos jogos do cubo é melhor é inegável...basta olhar os dois consoles reais rodando ao vivo lado a lado.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.383
Pontos
1.253
No papel concordo contigo, mas na pratica o resultado entregue não é superior quando se trata de multis...não sei se a mídia é realmente um gargalo mas muitas vezes os jogos são superiores em gráficos no ps2, o que em teoria não era pra acontecer nunca...claro que tem jogos que rodam melhor no cube, mas isso realmente não acontece em todos.
Multiplataformas não são muito parâmetro para comparações assim, raramente atingem os potenciais dos consoles.

Agora, pegando os exclusivos mais fodas de cada console, os melhores de GC são superiores aos de PS2.
Até o Shadow of the Colossus que considero o ápice do PS2 ainda perde para um jogo como Zelda Twilight Princess (tirando a parte dos Colossus que são sensacionais).
Pegando qualquer FPS do PS2, não considero nenhum superior ao Metroid Prime 1 e 2, que rodam a 60 fps e tem visuais fantásticos.
Jogo de nave ou avião igual Rogue Leader ou Rebel Strike não tem tbm, passam longe aliás em termos de gráficos (embora o Ace Combat 5 e um outro jogo q esqueci o nome sejam bem bonitos).
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.051
Reações
7.547
Pontos
453
Concordo com o @GFOLDSCHOOL

É sempre complicado comparar videogames em plataformas rivais como evidência dos poderes do sistema. Essas comparações geralmente dizem mais sobre os programadores e desenvolvedores de software do que sobre o hardware. Como sempre, existem restrições de tempo e recursos, diferença na compreensão de diferentes plataformas de hardware, etc. Isso é duplamente verdadeiro quando lidamos com equipes de software de terceiros que criam um videogame no Console X, então simplesmente despejam o código no Console Y sem realmente aproveitar as vantagens únicas de Y.

Outra coisa que se deve levar em consideração (que muitas vezes passa despercebido quando se fala sobre as guerras de hardware do console) é Market Share, User Base e, em última instância, DINHEIRO! e como isso também afeta o resultado final e a qualidade da biblioteca de software.

O PS2 tinha uma base instalada MUITO maior em comparação com o GC (155 milhões de unidades para o PS2 em oposição a apenas 22 milhões para o GC). Isso era algo que na época era flagrantemente evidente, mesmo no meio do ciclo. Maior base de instalação e participação de mercado, significa mais dinheiro e tempo que pode ser investido fazendo o software na plataforma, pois eles sabem que podem fazer o retorno obviamente ele se destacará mais.

Esses mesmos retornos são extremamente difíceis de justificar em uma plataforma como GC final do meio-final do ciclo, razão pela qual muitos jogos GCN de ciclo tardio tinham portes de PS2 "preguiçosos" na época, ou simplesmente não conseguiam o jogo. Isso não é devido a um defeito de hardware como alguns querem que você acredite (como alguns mencionaram em títulos como Burnout 3), mas porque quando se trata de retorno sobre o Investimento, faz pouco ou nenhum sentido investir tempo / energia / dinheiro para algo que tera baixas vendas.

Rogue Squadron 2 e Wave Race BlueStorm são realmente um testamento do que poderia ter sido em relação ao software de fim de ciclo de vida - se o GC realmente tivesse alguma forma de participação de mercado válida.

Infelizmente, até mesmo a própria Nintendo estava dando sinais de estar ficando preguiçosa em relação à segunda metade da vida do GC quando lida com os gráficos de seus jogos. Isso foi quase uma espécie de precursor sobre o que esperar Wii, muito abaixo da média (pelos padrões da 7ª geração).
 
Ultima Edição:

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Multiplataformas não são muito parâmetro para comparações assim, raramente atingem os potenciais dos consoles.

Agora, pegando os exclusivos mais fodas de cada console, os melhores de GC são superiores aos de PS2.
Até o Shadow of the Colossus que considero o ápice do PS2 ainda perde para um jogo como Zelda Twilight Princess (tirando a parte dos Colossus que são sensacionais).
Pegando qualquer FPS do PS2, não considero nenhum superior ao Metroid Prime 1 e 2, que rodam a 60 fps e tem visuais fantásticos.
Jogo de nave ou avião igual Rogue Leader ou Rebel Strike não tem tbm, passam longe aliás em termos de gráficos (embora o Ace Combat 5 e um outro jogo q esqueci o nome sejam bem bonitos).
mas o foco do SOC são justamente os colossos ué.... 99% do jogo são eles, foi neles que gastaram todos os recursos

e falando de exclusivos, não existe nenhum jogo de luta no cube com visual melhor que Tekken 5, nenhum jogo de corrida com visual superior a Gran Turismo 4, nenhum stealth superir ao MetalGear 3, etc, etc...
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.615
Pontos
353
mas o foco do SOC são justamente os colossos ué.... 99% do jogo são eles, foi neles que gastaram todos os recursos

e falando de exclusivos, não existe nenhum jogo de luta no cube com visual melhor que Tekken 5, nenhum jogo de corrida com visual superior a Gran Turismo 4, nenhum stealth superir ao MetalGear 3, etc, etc...

Eu acho essa comparação meio complicada porque o GC tem um portfólio bem limitado em alguns gêneros.

Nessa redução de escopo, por exemplo, se a gente pegar qual o JRPG mais bonito, por exemplo, até o Xbox perde do ps2, já que ele só teve ports de DC(PSO I&II, Rent-a-Hero) e uns jogos low budget Japan only(Drihoo, SMT Nine, Tenerezza).

Um gênero que tem um monte nos dois seria Action Adventures, Star Fox Adventures vs Transformers Armada, por exemplo.
Eu pessoalmente acho que o Star Fox tem um visual mais limpo, mas o Transformers parece puxar mais geometria.
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.615
Pontos
353
Infelizmente, até mesmo a própria Nintendo estava dando sinais de estar ficando preguiçosa em relação à segunda metade da vida do GC quando lida com os gráficos de seus jogos. Isso foi quase uma espécie de precursor sobre o que esperar Wii, muito abaixo da média (pelos padrões da 7ª geração).

Eu acho que tem uma certa idealização desse período que a Nintendo estava na corrida armamentista dos gráficos, ela sempre teve essa característica de por gráficos como atributos secundários.

Tinha um povo reclamando que o Mario 64 no Switch é capado a 30fps.
O Ocarina foi lançado 2 vezes no GC(Master Quest e Collector's Edition ) e nas 2 vezes rodavam a 20fps.

Zelda Four Swords compartilha sprites com Minish Cap, Warioware já é um jogo meio feio no gba e eles meteram no GC com um multiplayer mode.
Os Pokémons reutilizavam vários modelos da era n64, os humanos perdiam até p/ Skies of Arcadia em contagem poligonal, meio absurdo.
E tem uma tonelada de exemplos assim.

Aí a gente volta no tempo e vê nos forums do beyond3d o pessoal todo preocupado que o ps2 estava nivelando os multis por baixo, sendo que o cara estava jogando ports de gba e n64 com um sorriso no rosto.

Na minha avaliação, o Wii só foi uma estratégia extrema de oceano azul dessa política de contenção de budget que ela sempre adotou.
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.615
Pontos
353
Skies of Arcadia é fodão demais, impressionante como o PS2 não teve a sua versão,não consigo entender e aceitar isso.

Tem uns jogos com texturas bem pesadas no DC, mas acho que Skies seria perfeitamente viável no ps2.

A Sega sempre teve dificuldades com as arquiteturas do ps2 e ps3.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.383
Pontos
1.253
mas o foco do SOC são justamente os colossos ué.... 99% do jogo são eles, foi neles que gastaram todos os recursos

e falando de exclusivos, não existe nenhum jogo de luta no cube com visual melhor que Tekken 5, nenhum jogo de corrida com visual superior a Gran Turismo 4, nenhum stealth superir ao MetalGear 3, etc, etc...
Realmente não existem jogos assim no Cube, mas é mais pela limitação da biblioteca do que hardware em si.

Quanto ao SOTC, beleza, mas não sei nenhum outro jogo de ação e aventura com visuais próximos ao Twilight Princess no PS2.
 

Jogar Agora

Bam-bam-bam
Mensagens
9.768
Reações
7.658
Pontos
353
Multiplataformas não são muito parâmetro para comparações assim, raramente atingem os potenciais dos consoles.

Agora, pegando os exclusivos mais fodas de cada console, os melhores de GC são superiores aos de PS2.
Até o Shadow of the Colossus que considero o ápice do PS2 ainda perde para um jogo como Zelda Twilight Princess (tirando a parte dos Colossus que são sensacionais).
Pegando qualquer FPS do PS2, não considero nenhum superior ao Metroid Prime 1 e 2, que rodam a 60 fps e tem visuais fantásticos.
Jogo de nave ou avião igual Rogue Leader ou Rebel Strike não tem tbm, passam longe aliás em termos de gráficos (embora o Ace Combat 5 e um outro jogo q esqueci o nome sejam bem bonitos).
Black do PS2 impressiona mais que Metroid Prime, apesar deste ser um jogão e ser muito bonito também.
Não esqueço a capa de uma revista na época que dizia "Pra que next gen ?" quando avaliaram Black no PS2, dizendo que o game utilizava recursos de iluminação ambiente que supostamente só seria possível na nova geração(PS3 e X360) e com um nível de destruição de cenário impressionante.
Fora o deslumbrante Gran Turismo 4, não tem UM jogo de corrida do GC do mesmo nível, apesar de F-Zero GX impressionar bastante também é outro estilo também né.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.383
Pontos
1.253
Black do PS2 impressiona mais que Metroid Prime, apesar deste ser um jogão e ser muito bonito também.
Não esqueço a capa de uma revista na época que dizia "Pra que next gen ?" quando avaliaram Black no PS2, dizendo que o game utilizava recursos de iluminação ambiente que supostamente só seria possível na nova geração(PS3 e X360) e com um nível de destruição de cenário impressionante.
Fora o deslumbrante Gran Turismo 4, não tem UM jogo de corrida do GC do mesmo nível, apesar de F-Zero GX impressionar bastante também é outro estilo também né.
Não mesmo rs
O Metroid Prime, principalmente o 2, é um jogo lotado de efeitos, geometria bem complexa, tem texturas muito fodas e ainda por cima roda a 60fps que dificilmente caem.
Eu coloco ele pra rodar aqui e até hj continua sendo um jogo bonito.

Já o Black apesar de ser um jogo bonito, não tem uma geometria tão complexa, roda a 30FPS e nao possui tantos efeitos quanto Metroid Prime.
É um jogo impressionante pro PS2 e eu fiquei abismado quando joguei, mas não chega a ser do nível de Metroid Prime.
O único aspecto superior é a física, que é mais básica no Prime.

Que eu saiba o GameCube não tem um simulador AAA como o PS2, então é difícil de fazer uma comparação com jogos tipo GT4.
Dito isso, você mesmo citou o F-Zero GX.
No PS2 temos o Wipeout Fusion que é bem mais simples tecnicamente (mas é bonito tbm).
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.294
Reações
13.634
Pontos
1.604
Rayman 2 teve cutcenes in-game tanto para o PS1 quanto para o N64:
PS1

Veja a partir de 1:55

N64

Veja a partir de 1:55

As diferenças, é como todos ja sabem: N64 sem serrilhados, porém sem a maioria dos diálogos e áudio comprimido.
PS1 com som melhor, todos os diálogos porém o problema de serrilhado.


Me deu um nojo só de ver o de PS1.
N64 superior.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.294
Reações
13.634
Pontos
1.604
Não mesmo rs
O Metroid Prime, principalmente o 2, é um jogo lotado de efeitos, geometria bem complexa, tem texturas muito fodas e ainda por cima roda a 60fps que dificilmente caem.
Eu coloco ele pra rodar aqui e até hj continua sendo um jogo bonito.

Já o Black apesar de ser um jogo bonito, não tem uma geometria tão complexa, roda a 30FPS e nao possui tantos efeitos quanto Metroid Prime.
É um jogo impressionante pro PS2 e eu fiquei abismado quando joguei, mas não chega a ser do nível de Metroid Prime.
O único aspecto superior é a física, que é mais básica no Prime.

Que eu saiba o GameCube não tem um simulador AAA como o PS2, então é difícil de fazer uma comparação com jogos tipo GT4.
Dito isso, você mesmo citou o F-Zero GX.
No PS2 temos o Wipeout Fusion que é bem mais simples tecnicamente (mas é bonito tbm).

Pode crê... semana passada fui botar pra rodar o Metroid Prime 2 (pelo Trilogy original que tenho) no meu WiiU e... o jogo é incrível, cara.
Ainda dou parabéns para a Retro Studios que fez a magia e talento para existir Metroid Prime de forma épica!
 
Topo Fundo