Irregular Hunter
O BATMAN da internet
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Não, não é o Bendis, o outro careca que também destruiu a DC Comics, talvez literalmente, achei um artigo genérico sobre o assunto em ingles para quem quiser alguma veracidade:
Dizem que o principal motivo foi a relação ruim dele com... aparentemente todo mundo que não se chama Bendis ou Tom King, nos últimos meses muitos editores se mandaram da DC e vários roteiristas e artistas de nome já dizem publicamente que pretendiam ir embora logo que acabassem suas revistas, no caso dos editores é mais grave pois várias fontes dizem que o Dan Didio basicamente reduziu a função dos editores a corretores de texto, algo que por sinal... claramente vários não conseguem fazer, hoje as historias da DC não tem mais direção e nem cronologia e para piorar nós temos várias disputas internas, Bendis, Geoff Johns, Snyder, Morrison, Tom King, basicamente brincando de ignorar a historia do outro senão diretamente criticando.
Mas basta olhar as vendas da DC, não só o total de revistas vendidas, mas títulos específicos, para ver que com certeza a AT&T que recentemente se fundiu com a Warner e já tinha declarado anteriormente sobre a DC Comics que eles não tem "vacas sagradas", não deve estar nada satisfeita, ainda mais que a solução do Dan Didio, o 5G, que supostamente é um evento estilo era do Apocalypse onde vários personagens principais seriam substituídos por personagens novos... algo que a MARVEL tentou alguns anos atrás, em pleno ano de vingadores no cinema e obteve resultados desastrosos... afinal você tem filmes extremamente populares passando nos cinemas e nenhuma revista com esses personagens? E claro mesmo pessoalmente não me importando, pois só me importo se a revista é boa ou não, independente do personagem, a maioria desses personagens novos vão ser minorias, e a gente vai ter as mesmas controvérsias chatas e cansadas debatidas por 2 lados que se importam com tudo, menos quadrinhos.
O principal problema do Dan Didio é que ele não ocupa só o cargo de publicista, ele virou diretor criativo, algo que ele não tem a menor capacidade, ele diretamente exige mudanças arbitrarias aos roteiristas e artistas, durante o Rebirth, o Geoff Johns fez essa função, entretanto o Geoff Johns foi ganhando papel importante no planejamento do universo cinematográfico da DC e não pode mais exercer essa função, que reverteu para o Dan Didio que tinha saido dessa função após os novos 52 estarem em queda livre.
O Bendis que foi a grande contratação do Dan Didio... conseguiu afundar de vez a DC, as vendas do Superman desmoronaram, nenhuma outra historia das várias que ele "escreve" (ou pelo menos colocam o nome dele como escritor como já faziam na MARVEL) vende acima de 50.000 ou pelo menos sequer tem uma recepção positiva, não bastasse só isso mas o Bendis trouxe muitos contatos de dentro e fora do mercado de quadrinhos para trabalharem junto com ele, não só com roteiristas e artistas de qualidade duvidosa, mas também editores, muita gente que não era nada mais que blogueiro ou nem isso, que sequer tem interesse no mercado de quadrinhos, apenas querem encher o currículo para subir a carreira ou tentar vender historias para a Netflix, além do fato de que muitas dessas pessoas constantemente antagonizam os próprios fãs de quadrinhos, o que independente do mérito dessa ação, não é produtivo você brigar com quem compra o seu produto.
A realidade é que eu não tenho nenhuma crítica nova, o Bendis só fez o que já fazia a anos na MARVEL, ignorava cronologia, ignorava caracterização dos personagens, fazia mudanças desnecessárias, introduzia conflitos desnecessários e roteiros e diálogos sem pé e cabeça, quero dizer, o Superman literalmente deixa o pai psicopata, responsável pela morte de bilhões, levar o filho dele embora, por fim eu só tenho a dizer que... a DC rejeitou a revista do Hickman da Legião e acabou colocando o Bendis para escrever essa historia...
Em seguida vem o Tom King, outro nome fortemente suportado pelo Dan Didio, que fez do Batman que era constantemente, senão entre as edições mais vendidas do mês, ter dificuldades para ficar entre os 10 mais vendidos, edições que faz pouco tempo vendiam facilmente mais de 100.000, hoje estão tendendo a chegar em 60.000, enquanto para ser justo que o inicio do Tom King não foi ruim, com algumas boas historias inclusive, mesmo ele basicamente ignorando anos de de caracterização de vários personagens, o (não) casamento foi um marco na passagem dele, enquanto não necessariamente culpa dele, afinal quem promoveu dessa forma foi o marketing da DC, que inclusive fez os lojistas gastarem dinheiro com propaganda.... depois disso tanto em vendas quanto em qualidade o nível das historias desmoronou até ficar insuportável, lembrando que a decisão de matar o Alfred não foi do Tom King mas do Dan Didio que achou que poderia alavancar as vendas com edições comemorativas do personagem, algo que claramente não aconteceu porque é 2020 e ninguém mais se importa com personagens morrendo... e teve o desastroso "Heróis em Crise", mas quanto menos falarmos nessa revista... melhor.
Quem vai ocupar essa posição? Por enquanto o Jim Lee que já ocupava esse cargo junto do Dan Didio provavelmente vai comandar por um tempo a empresa sozinho, provavelmente até o 5G terminar, quem quer pensar positivo pode imaginar que vão trazer o Geoff Johns de volta como diretor criativo ou pelo menos alguém com alguma experiência no editorial e um grupo de editores profissionais para colocar ordem na casa, quem quer pensar negativo pode imaginar que eles vão dar as chaves da casa para o Bendis e eu não duvido.
Tem quem especule que a AT&T esteja considerando o fim da divisão de quadrinhos, apenas licenciando para outras empresas, ou produzindo internamente alguns títulos exclusivos para o mercado digital...
E só para deixar claro... o mercado autoral vem crescendo bastante e seduzindo vários roteiristas e artistas, mangas continuam vendendo muito, claramente o problema não é o mercado... mas o fim da DC significaria o fim das lojas de quadrinhos, elas se tornariam insustentáveis, mudaria completamente o perfil do mercado.
Dan DiDio
Credit: DC
Credit: DC
Longtime DC Co-Publisher Dan DiDio is no longer with the company. First reported by ComicBook, in their original story they said DiDio was "removed" from his position, but later removed that portion of the article.
Newsarama has confirmed DiDio is no longer employed by DC, though no other details are available.
The change comes seemingly suddenly. According to particpating retailers, DiDio was posting to a retailer-only Facebook forum on behalf of DC as late of Friday morning. Newsarama has also heard from freelancer creators who report having worked with DiDio on DC projects Friday morning. DiDio was also just recently announced to appear at next weekend's C2E2 for several panels including a "Meet the DC Publishers" panel with his colleague, DC Chief Creative Officer/co-Publisher Jim Lee.
This ends an 18-year run at DC for DiDio, who joined the company in January 2002 as Vice President-Editorial while co-writing Superboy. In 2004 he was promised to VP/Executive Editor, and then in 2010 he and Lee took over DC's Publisher title following the retirement of Paul Levitz.
Over the years, DiDio moonlighted as a writer for DC on several occasions, including for the current Metal Men 12-issue series.
This is the seventh departure from DC's editorial department in the past six months, following the exits of Pat McCallum, Molly Mahan, Rob Levin, Alex Antone, Dan Telfer, and Harvey Richards.
DC | GamesRadar+
www.newsarama.com
Dizem que o principal motivo foi a relação ruim dele com... aparentemente todo mundo que não se chama Bendis ou Tom King, nos últimos meses muitos editores se mandaram da DC e vários roteiristas e artistas de nome já dizem publicamente que pretendiam ir embora logo que acabassem suas revistas, no caso dos editores é mais grave pois várias fontes dizem que o Dan Didio basicamente reduziu a função dos editores a corretores de texto, algo que por sinal... claramente vários não conseguem fazer, hoje as historias da DC não tem mais direção e nem cronologia e para piorar nós temos várias disputas internas, Bendis, Geoff Johns, Snyder, Morrison, Tom King, basicamente brincando de ignorar a historia do outro senão diretamente criticando.
Mas basta olhar as vendas da DC, não só o total de revistas vendidas, mas títulos específicos, para ver que com certeza a AT&T que recentemente se fundiu com a Warner e já tinha declarado anteriormente sobre a DC Comics que eles não tem "vacas sagradas", não deve estar nada satisfeita, ainda mais que a solução do Dan Didio, o 5G, que supostamente é um evento estilo era do Apocalypse onde vários personagens principais seriam substituídos por personagens novos... algo que a MARVEL tentou alguns anos atrás, em pleno ano de vingadores no cinema e obteve resultados desastrosos... afinal você tem filmes extremamente populares passando nos cinemas e nenhuma revista com esses personagens? E claro mesmo pessoalmente não me importando, pois só me importo se a revista é boa ou não, independente do personagem, a maioria desses personagens novos vão ser minorias, e a gente vai ter as mesmas controvérsias chatas e cansadas debatidas por 2 lados que se importam com tudo, menos quadrinhos.
O principal problema do Dan Didio é que ele não ocupa só o cargo de publicista, ele virou diretor criativo, algo que ele não tem a menor capacidade, ele diretamente exige mudanças arbitrarias aos roteiristas e artistas, durante o Rebirth, o Geoff Johns fez essa função, entretanto o Geoff Johns foi ganhando papel importante no planejamento do universo cinematográfico da DC e não pode mais exercer essa função, que reverteu para o Dan Didio que tinha saido dessa função após os novos 52 estarem em queda livre.
O Bendis que foi a grande contratação do Dan Didio... conseguiu afundar de vez a DC, as vendas do Superman desmoronaram, nenhuma outra historia das várias que ele "escreve" (ou pelo menos colocam o nome dele como escritor como já faziam na MARVEL) vende acima de 50.000 ou pelo menos sequer tem uma recepção positiva, não bastasse só isso mas o Bendis trouxe muitos contatos de dentro e fora do mercado de quadrinhos para trabalharem junto com ele, não só com roteiristas e artistas de qualidade duvidosa, mas também editores, muita gente que não era nada mais que blogueiro ou nem isso, que sequer tem interesse no mercado de quadrinhos, apenas querem encher o currículo para subir a carreira ou tentar vender historias para a Netflix, além do fato de que muitas dessas pessoas constantemente antagonizam os próprios fãs de quadrinhos, o que independente do mérito dessa ação, não é produtivo você brigar com quem compra o seu produto.
A realidade é que eu não tenho nenhuma crítica nova, o Bendis só fez o que já fazia a anos na MARVEL, ignorava cronologia, ignorava caracterização dos personagens, fazia mudanças desnecessárias, introduzia conflitos desnecessários e roteiros e diálogos sem pé e cabeça, quero dizer, o Superman literalmente deixa o pai psicopata, responsável pela morte de bilhões, levar o filho dele embora, por fim eu só tenho a dizer que... a DC rejeitou a revista do Hickman da Legião e acabou colocando o Bendis para escrever essa historia...
Em seguida vem o Tom King, outro nome fortemente suportado pelo Dan Didio, que fez do Batman que era constantemente, senão entre as edições mais vendidas do mês, ter dificuldades para ficar entre os 10 mais vendidos, edições que faz pouco tempo vendiam facilmente mais de 100.000, hoje estão tendendo a chegar em 60.000, enquanto para ser justo que o inicio do Tom King não foi ruim, com algumas boas historias inclusive, mesmo ele basicamente ignorando anos de de caracterização de vários personagens, o (não) casamento foi um marco na passagem dele, enquanto não necessariamente culpa dele, afinal quem promoveu dessa forma foi o marketing da DC, que inclusive fez os lojistas gastarem dinheiro com propaganda.... depois disso tanto em vendas quanto em qualidade o nível das historias desmoronou até ficar insuportável, lembrando que a decisão de matar o Alfred não foi do Tom King mas do Dan Didio que achou que poderia alavancar as vendas com edições comemorativas do personagem, algo que claramente não aconteceu porque é 2020 e ninguém mais se importa com personagens morrendo... e teve o desastroso "Heróis em Crise", mas quanto menos falarmos nessa revista... melhor.
Quem vai ocupar essa posição? Por enquanto o Jim Lee que já ocupava esse cargo junto do Dan Didio provavelmente vai comandar por um tempo a empresa sozinho, provavelmente até o 5G terminar, quem quer pensar positivo pode imaginar que vão trazer o Geoff Johns de volta como diretor criativo ou pelo menos alguém com alguma experiência no editorial e um grupo de editores profissionais para colocar ordem na casa, quem quer pensar negativo pode imaginar que eles vão dar as chaves da casa para o Bendis e eu não duvido.
Tem quem especule que a AT&T esteja considerando o fim da divisão de quadrinhos, apenas licenciando para outras empresas, ou produzindo internamente alguns títulos exclusivos para o mercado digital...
E só para deixar claro... o mercado autoral vem crescendo bastante e seduzindo vários roteiristas e artistas, mangas continuam vendendo muito, claramente o problema não é o mercado... mas o fim da DC significaria o fim das lojas de quadrinhos, elas se tornariam insustentáveis, mudaria completamente o perfil do mercado.