O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Carlos Bolsonaro confunde LGPD com LGBT em audiência na Câmara dos Vereadores do Rio

UT_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.404
Reações
14.215
Pontos
1.369
Carlos Bolsonaro confunde termo da lei de proteção de dados com 'identidade de gênero' durante sessão na Câmara do Rio

Ao falar sobre 'autodeterminação informativa', vereador disse que considera uma 'aberração gigantesca': 'Você vê por aí gente que inclusive se autodenomina tigre, leão, jacaré, papagaio, periquito'. Em redes sociais, ele negou ter se confundido.

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) confundiu um termo da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) com "identidade de gênero" durante sessão virtual nesta segunda-feira (19) da Câmara Municipal do Rio (assista ao vídeo acima). Filho do presidente Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro pediu a palavra para comentar o termo "autodeterminação informativa" e argumentou:

"O que eu considero uma aberração gigantesca é... Novamente, eu sei que vão levar para um tom pejorativo, mas não é piada o que eu estou falando, presidente. [...] Quando ele fala do 'respeito à privacidade', o inciso 2 fala da 'autodeterminação informativa'. Presidente, olha o tom delicado desse inciso que a gente tem que levar adiante, quem sabe emendar respeitando a biologia do ser humano".


"Na autodeterminação, você vê por aí gente que, inclusive, se autodenomina tigre, leão, jacaré, papagaio, periquito. Novamente repito, não é piada. Então, a partir do momento em que você coloca isso, ignorando legislações superiores que caracterizam o sexo da pessoa como homem e mulher, X e Y, baseado na ciência, e você entra com uma característica de autodeterminação, fica algo muito vago, porque coloca em situação delicada tanto a pessoa que se autodetermina quanto as pessoas que estão ao redor dela".

Em mensagens publicadas nesta quarta-feira (21) em uma rede social, Carlos Bolsonaro negou ter se confundido (leia mais ao final desta reportagem).
A sessão virtual em que ele fez o comentário discutia um projeto de lei de 2018 do vereador carioca Tarcísio Motta (PSOL), que tem por objetivo regulamentar o tratamento e proteção de dados pessoais pela administração pública municipal.

O termo "autodeterminação informativa" consta da Lei Federal 13.709/2018, sancionada durante o governo Michel Temer, e foi o mesmo utilizado na proposta no Rio. À época da aprovação da lei federal, em maio de 2018, Jair Bolsonaro era deputado federal. Ele estava presente à sessão que aprovou o projeto em votação simbólica — quando não há declaração de voto.

"[A Lei Federal é] Exatamente da mesma forma que aparece em nosso PL [projeto de lei] municipal", argumenta Tarcísio Motta.

O direito à autodeterminação informativa significa o direito de exercer o controle sobre seus dados pessoais. Isso para decidir se a informação pode ser objeto de tratamento (coleta, uso, transferência) por terceiros ou ao menos assegurar transparência sobre a destinação dada às suas informações pessoais. Além disso, prevê acesso a bancos de dados para que se exija correção ou cancelamento de informações pessoais.

"Para muitos, é um direito derivado do direito constitucional à privacidade e à proteção da intimidade", disse Motta.
Logo após a declaração de Carlos Bolsonaro, o procurador do estado Rodrigo Valadão, um dos convidados da sessão desta segunda, corrigiu o vereador.
"Vereador Carlos Bolsonaro, você pode ficar 100% tranquilo. [...] Me parece que há uma compreensão talvez não muito exata. O termo, na verdade, ele nasce no constitucionalismo alemão, na década de 1970 [...]. Essa ideia da autodeterminação informativa significa que toda pessoa tem o direito sobre o conhecimento dos seus próprios dados – quem vai tratar os seus dados, em que medida vai tratar os seus dados ou não – não tem nenhuma relação com orientação política, sexual, enfim...", explicou Valadão.
Carlos Bolsonaro agradeceu e disse: "A gente entende que no Brasil, quando se toca em determinados assuntos, abre-se margem para diversas interpretações. Inclusive, novas determinações de leituras que estamos vendo aos montes nos tribunais superiores".
"Acredito que, convergindo com o que Vossa Excelência colocou, nós aí, conversando com assessoria e com outros parlamentares, vamos buscar amarrar mais juridicamente esse parágrafo, para que a gente não dê margem para que futuros problemas aconteçam e coloquem insegurança jurídica nessa proposta e no entendimento geral dessa matéria".

'Confundi porcaria nenhuma', diz vereador

Em posts divulgados nesta quarta em uma rede social, Carlos Bolsonaro negou que tenha confundido os termos durante a sessão virtual. Veja abaixo:
"Confundi porcaria alguma. Estava ciente dos dois projetos em discussão. Quanto ao de proteção de dados me posicionei favorável e quanto ao segundo levantei questões e confeccionei emenda para tal proposta (...). Aos inocentes, sugiro assistir a reunião na íntegra, pois criar narrativas falsas sem assistir o todo é algo minimamente desonesto. Querem transformar algo produtivo em mais uma falácia. Reunião produtiva e com assuntos pertinentes. Se reclamam é que estamos incomodando".

Fontes:

Vídeo: (39:45)
 
D

Deleted member 35588

Mas é uma anta kkkkk

Se ainda estivéssemos usando GLS, o termo raiz, em vez de LGBTQIA+ isso jamais teria acontecido.
 


Dark Goomba

Bam-bam-bam
Mensagens
3.805
Reações
13.785
Pontos
303
Ganhou meu respeito.

Quem perde tempo decorando essas bobagens, inventadas por progressistas baitolas e autoritários, é pq também sente alguma coceira no bum bum.

Obs.: Eu decorei. Estou no meu lugar de fala :klaco
 

Thururuzao

Supra-sumo
Mensagens
346
Reações
582
Pontos
178
Ganhou meu respeito.

Quem perde tempo decorando essas bobagens, inventadas por progressistas baitolas e autoritários, é pq também sente alguma coceira no bum bum.

Obs.: Eu decorei. Estou no meu lugar de fala :klaco
Mas não é o Carluxo que só posta foto com macho e mora junto com o "primo"? :coolface
Ele pode até não ser do movimento LGBT+, mas a coceirinha no bumbum já virou rosca queimada.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
A impressão que deu foi que ele confundiu, falou um monte de m****, e depois de alertado ou de perceber a gafe começou a se esquivar e tentar dizer que estava criticando o termo usado (Quando dá pra claramente ver que entendeu errado).

Por mais tosco que seja, erros acontecem. Só que a maneira como ele tentou se esquivar do erro diz muito da personalidade dele.

Agora vai ficar meses aí sendo comparado com o cara que estava criticando "residente médico" dizendo que não sabia que tinha médico morando em hospital.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.487
Reações
38.639
Pontos
2.069
A impressão que deu foi que ele confundiu, falou um monte de m****, e depois de alertado ou de perceber a gafe começou a se esquivar e tentar dizer que estava criticando o termo usado (Quando dá pra claramente ver que entendeu errado).

Por mais tosco que seja, erros acontecem. Só que a maneira como ele tentou se esquivar do erro diz muito da personalidade dele.

Agora vai ficar meses aí sendo comparado com o cara que estava criticando "residente médico" dizendo que não sabia que tinha médico morando em hospital.

O problema é que foi um erro imbecil, pois a LGPD prevê a "autodeterminação informacional". Então esse projeto que estavam ali debatendo, não estava tentando criar nada, só copiando a regra da lei federal. Mas o lunático viu a palavra "autodeterminação" e achou que era pra galera decidir o seu sexo numa lei de proteção de dados :klolz

Errar, beleza, Mas esse erro demonstrou como ele não é um cara preparado para ocupar a posição que ocupa, pois nem tem ideia do tema que está sendo discutido. E, concordando com você, não reconhece o erro e se esquiva.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.112
Reações
172.174
Pontos
2.599
Muito burro.

Próximo passo é dar carteirada falando GCPD
5513e966afba5b23b03e70a8f201e83353223424_hq.gif
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.487
Reações
38.639
Pontos
2.069
Legal que no Twitter ele destaca a palavra "autodeterminação" no texto... Pra ele isso só existe se for em relação ao gênero. Mas como o público do Twitter não é lá muito inteligente, deve servir...

Eita bicho complexado. Vai ter que pedir pro papai sugerir a alteração da lei federal.



Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

D_de_vingança

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.903
Reações
3.345
Pontos
1.144
b*ch*, veado. É assim que ele gosta de ser chamado. Pra ele quaisquer outras formas são frescura.
Baitola raiz. (um grande amigo meu é homossexual, casado e chama o marido de b*ch*, v****, frutinha kkkkkkkk, gays raiz)
 
Topo Fundo