O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Carregamento de backups via FAT/NTFS (adeus WBFS)

aniemotion

Habitué da casa
Mensagens
224
Reações
28
Pontos
59
Rodar games do Wii via dispositos USB por partições em WBFS, FAT e NTFS.​

Já é possível rodar games do Wii carregados a partir de cartões SD ou dispositos USB como pendrivers e discos rígidos (HDD), desde que eles estejam devidamente formatados com a partição WBFS.

O problema é que muita gente ainda não conseguiu ativar esse tipo de formatação em seus dispositivos, sem dizer que pra muitos é um incômodo ter que reservar todo o espaço de um dispositivo ou uma partição dele para ser formatada e reservada só para WBFS.

Uma nova geração de loaders USB começam a trabalhar com partições FAT e NTFS já existentes, sem termos que nos preocupar em reformatar e redimensionar parte ou completamente HDDs, pendrivers e cartões SD. E o nível de compatibilidade dos games é bem alto nesses loaders.

Esses loaders são as versões atuais do USB Loader GX revisão 866 (Fat ou Wbfs) e o Configurable USB Loader 5.0 (Fat, Ntfs ou Wbfs).

Outros loaders populares como o Wiiflow, uLoader e NeoGamma Loader GX, ainda só enxergar Wbfs. Mas é esperado que não demore demais para que eles também se tornem compatíveis com as outras partições.

Com as atuais implementas das bibliotecas USB, os loaders podem trabalhar com arquivos de ate 4gb cada, e para games que ocupem mais espaço que isto, os gerenciadores de arquivos, que adaptam as imagens para o novo formato, dividem o restante do arquivo em novos pacotes de 4 gb, tornando virtualmente qualquer game que ocupe 1 DVD inteiro (4,5gb) ou 1 DVD Dual Layer inteiro (8.9gb) jogável. Em outras palavras, mesmo se um game ocupar fisicamente mais de 4gb, os gerenciadores dividirão o game em vários pedaços que serão lidos pelos loaders.

Então vamos verificar inicialmente os pós e contras das partições:

WBFS
É a partição que imita os padrões usados num disco de DVD oficial da Nintendo.

Permite que qualquer game de Wii, de qualquer tamanho, seja lido. O game só não funcionará se precisar de alguma configuração especial que é trabalho dos loaders.

Pode ser usada em cartões SD e em pendrivers, mas todo o espaço dos dispositivos deverá ser tomado para a aprtição. Em HDDs (discos rígidos), pode-se dividi-lo em até 4 partições, então uma delas pode usada pra Wbfs. De preferência a partição principal/partição primária seja a escolhida.

Pontos Positivos:
*- Todos os Loaders trabalham com este formato de partição.
*- Qualquer game de Wii pode ser gravado nela.
Pontos negativos:
*- Perde-se toda a partição do HDD ou o espaço inteiro do cartão SD e/ou pendrive.
*- Muita gente tem dificuldade de formatar e ativar a partição WBFS por motivos variados.

FAT/FAT32
A FAT (Fat de 16 bits) e a FAT32 (Fat de 32bits), são as partições mais comuns, oriundas do MS DOS e todas as versões do Windows. Isso a fez popular o suficiente para ser o padrão por décadas, a Fat32 suporta e gerencia arquivos de até 4gb de tamanho (cerca de 4.096kb) com uma capacidade de 32terabits (32 mil gigas) de espaço total na HD.

A Fat e a Fat32 são largamente usadas em pendrives, cartões de memória de câmeras e celulares e outros dispositivos de memória flash interna de todo o tipo de dispositivo.

Pontos Positivos:
*- Você não tem obrigatoriamente de perder toda uma partição ou recriar uma nova. Só o espaço mínimo necessário dos games gravados e preparados que você usar.
*- Pendrives ou SDs pode usar Fat ou Fat32 e são bem baratos,
Cartões SD acima de 8gigas são chamados de SDHC, são mais modernos rápidos e pode atingir até 32gb de armazenamento e são compatíveis Fat32.
*- Pendrivers estão ficando cada vez mais baratos e ainda não há limites para o máximo de armazenamento que podem atingir, você compra um compatível com seu bolso.
*- HDDs de quaisquer tamanhos até 32 terabits podem ser formatados em Fat32. Os HDDs podem ser IDE ou SATA, e pode ser lidos no Wii atrávez de um case com saída USB, que permite você trocar de HDD se percsar, ou podem ser cases com HDD de tamanho físico único, ou seja, a porta USB está fixada a um HDD que não pode ser trocado, mas muitos desses modelos não dependem de fonte de alimentação externa.
Pontos negativos:
*- Dizem ser mais lento pra serem lidos do que Wbfs.
*- Por causa das limitaçõs da Fat32, games que ocupem mais de 4gb serão particionados em tamanhos de 4gb (pode ser em pedaços de 2gb também). Mas de qualquer forma, não é uma desvantagem, os loaders compatíveis com Fat32 leram os pedaços como se fosse um único arquivo.

NTFS
Oriunda nas primeiras versões servidoras do Windows 4.0, se tornou a principal partição a partir do Windows 2000, por garantir maior segurança dos arquivos, suporte a funções do Sistema Operacional Windows como, compressão de arquivos em tempo real, cotas de uso, DRM, criptografia de arquivos, arquivos com mais de 4gb de tamanho, etc.

Se você só usa Windows, é uma grande vantagem formatar seus HDDs em NTFS, principalmente por causa do suporte a arquivos com tamanho superior a 4gb.
Pontos Positivos:
*- Arquivos maiores que 4gb, maior segurança contra arquivos corrompidos..
Pontos negativos:
*-. Até agora apenas o Configurable USB Loader lê esta partição perfeitamente. O USB Loader GX ainda está em testes para suportá-la plenamente, mas já funciona com ela.


Como vemos acima, usar um dispositivo em Fat ou Fat32 é a melhor opção, mas você pode usar seu HDD com partição NTFS se não puder formatá-lo para Fat32, uma vez que ao menos o Configurable USB Loader vai funcionar já que ele se tornou um loader muito completo e eficiente.

TAMANHO MÍNIMO NECESSÁRIO EM UM DISPOSITIVO
Uma coisa legal dos gerenciados de conversão, os programas que formatam e gerenciam dispositivos e drivers, é que todos eles fazem o processo chamado scrubbar, que é remover todo o espaço excedente que possa haver nos DVDs dos games. Por exemplo. Como a maioria dos games vem em DVD simples, o tamanho do disco tem 4.5gb, mas um game não necessariamente ocupa todo o disco, games como WiiSports tem apenas 316 megas.

Dessa forma apenas os 316 megas do game serão usados, outra coisa legal é que os gerenciadores ainda ignoram e não copiam a partição de update de firmware do Wii, caso venha anexado ao game, protegendo você de um brick acidental.

Na verdade, se você quiser você pode copiar os 4.5giga totais ou não, Claro que sempre será padrão que utilizaremos apenas a cópia da partição do game.

Tendo isso em mente, seu SD, SDHC, pendrive ou HDD precisa ter no mínimo o tamanho do game que você quer copiar, mas eu recomendo já investir num dispositivos que tenha o tamanho de ao menos um DVD simples, 4.5 gigas ou DVD DL, 8.9gb, isso garante ao menos que um game por vês poderá ser jogado.

HDDs estão cada vez mais baratos, e comprar um HDD de 120gb ou 160gb mais um case com saída USB 2.0, não chega a ser dispendioso.

Até mesmo um HDD velho, IDE, de 10, 20, 40 ou 80gb quebraria o galho. Desde que você tenha certeza que ele e o case USB estejam 100% operacionais.

PROBLEMAS DE COMPATIBILIDADE

Em casos de cartões SD, SDHC e principalmente pendrivers, é a procedência ruim.

Mesmo estando cada vez mais baratos, NUNCA e JAMAIS compre-os de camelôs de esquina. Normalmente são versões de fundo de quintal que pirateiam marcas famosas como Kingstone, mas na verdade, por mais reais que aparentam sempre são versão chinesa falsas. Sempre.

Compre seus cartões SD, SDHC e pendrivers em lojas confiáveis, pendrivers Kingstone tem o número de série gravados no plug metálico USB, e são reconhecidos como Kingstone quando ligados no PC, os falsos tem qualquer outro nome.

Comprar esses dispositivos oficialmente e verdadeiramente oficiais não é muito mais caro e não costumam dar pau, já os falsos morrem em 2 meses ou menos. Falo por experiência própria.

Esses dispositivos falsos pode ser lidos pelo PC mas invariavelmente podem não ser reconhecidos pelos loaders, pois estes não consegue dar boot neles ou reconhecer a fatição utilizada.

Para ter uma idéia se seu SD, SDHC ou pendrive funciona é bem fácil, pega o WiiSports que talvez o menor game de Wii e veio junto com seu console e grave-o no seu dispositivo usando FAT ou Fat32. Se ele não for reconhecido depois de trocentas tentativas, não insista mais, troque por um dispositivo de marca ou já pegue um HDD com case USB 2.0

Marcas Famosas e testadas para SD, SDHC e Pendrives

Sony, Kingstone, Sandisk

Loaders USB
Existem cerca de meia dúzia de loaders USB pra Wii, cada um com vantagens e desvantagens mínimas, e apenas 2 suportam Fat ou NTFS atualmente

Entre as funções genéricas dos loaders estão o uso de temas/skins, aplicação de hacks em tempo real como, mudança e adaptação de região e/ou mudança de sinal de vídeo, anti erros, 001, 002, uso de arquivo .dol externo, configurações diferenciadas por game, escolha de qual cIOS usar, Interface gráfica com fotos das capas dos games, fazem download dos arquivos das capas online, todos formatam partições em WBFS e copiam novos games diretamente para elas, basta por o DVD do game no Wii w mandar ripar, se houver espaço em disco suficiente, é claro.

USB Loader GX

*- Se tornou praticamente o principal loader, pois ele tem atualizações freqüentes e auto nível de compatibilidade

*- Tem ótimos temas. Utiliza imagens apenas da capa frotal (lisa ou em 3D) e opcionalmente foto dos discos dos games.

*- Permite configurar a pasta de arquivo das capas dos discos, assim você pode compartilhar apenas um conjunto de capas com outro loader, poupando espanco em disco.

*- Lê Fat e WBFS, NTFS, não sei se alterna entre las, mas aceita alternar entre as partições de um mesmo HDD. Estou testando a versão atual 920 pra ver como se porta.

*- Agora é possível ripar games para drives NTFS.

*- Possui um tacha de atualizações incrivelmente alta, em uma semana podem haver vários updates! Verifique sempre o site abaixo.
http://code.google.com/p/usbloader-gui/source/list


Configurable USB Loader

*- Praticamente novo, mas lá na versão 5.5.

*- Auto nível de configurações

*- Utiliza apenas capas frontais (lisa, 3D e full).

*- É o único loader que suporta vários perfis de configurações globais.

*- Possui um criador e gerenciador de configurações para PC.

*- Suporta Wbfs, Fat e Ntfs, permite trocar entre dispositivos e partições em tempo real.

*-É o loader mais estável.

Tópico oficial do GBATEmp
http://gbatemp.net/index.php?showtopic=147638

Outros Loaders

uLoader

*- Apesar da cara carrancuda, ele é um ótimo loader.

*- Utiliza apenas capas frontais (lisa ou em 3D).

*- Se uma partição não for identificada tem um modo de dar boot direto do disco no drive do Wii utilizando seus hacks internos.

*- É um loader que em baixo ritmo de updates, infelizmente.

*- Atualmente só trabalha com WBFS.

Wiiflow

*- A atual versão 1.1 revisão 25 está muito boa, mas pode não rodar em alguns Wiis.

*- Seu diferencial é a exibição gráfica da biblioteca de games: uma maravilhosa exposição 3D em fluxo de diversos tipos, cada tema pode ter 4, 6 ou mais modos de visão.

*- Pode utilizar apenas capas frontais (lisa ou em 3D), ou o seu prato principal: capas de tamanho total (full), podendo-se ser a capa do game com frente e verso e as capas pode ser em alta definição!

*- Atualmente só trabalha com WBFS.

NeoGamma Loader GX

*- Nasceu como loader de Disco, filho não oficial do Wiiloader, atualmente na versão R8 beta 15, gerencia, discos, canais do Wii e partição WBFS.

*- Na tem interface gráfica, apenas comandos em menus de texto.

*- Apesar de Simples é um loader incrível, estamos esperando que ao menos em breve, suporte Fat.

*- Atualmente só trabalha com WBFS.


Considerações Finais

Como vimos, pra que deseja usar ao menos Fat ou até NTFS o Configurable USB Loader deverá ser o mais usado, mas se você só tem dispositivos em Fat, pode usa os dois, assim você pode alternar entre os loaders caso um game não rode em algum deles.

Pré requisitos e Material Necessário:


Tenha o Homebrew Channel instalado junto com a cIOS38 ver 14, devem funcionar com ver 15 ou 16. Mas com a 14 é garantido.

Se em seu Wii funciona o bootmii, tire uma cópia da NAND do Wii, para salvar-guardar seu sistema em caso de algum problema.

Se você ainda não tem HBC, consulte este tutorial sobe instalação do HBC e bootmii, se seu wii não permitir o bootmii em boot2, ele ensina tem um link para instalá-lo com outra técnica.

http://gamehall.uol.com.br/ndsbrasil/forum/index.php?showtopic=39348


Baixe os arquivos abaixo, descomprima-o na raiz do cartão SD ou Pendrive.
http://www.mediafire.com/file/1iddjtmewlm/KitUSB loader.rar

Serão instalados o USB Loader GX e o Configurable USB Loader. (consulte os links dos loaders para pegar atualizações)

Em conjunto será instalado na pasta apps o kit de instalação do cIOS do Hermes (202, 222 e 203).

Baixe este gerenciador de partições e arquivos, será ele que preparará as imagens ISO para uso em partições Fat e NTFS.

Wii Backup Manager
versão 0.3.5 beta1

0.3.5 update
Fixed: Read-only file handling. If write access fails, then files are opened as read-only (when it's valid to do so).
Added: Multi language support. UK English by default. I did a US English translation but the only difference is the word "Colour"
Added: French translation by redia
Added: German translation by Kaligula
Added: Brazilian Portuguese translation by leo_bsb
Added: Dutch transation by spidy1000
Added: Inline editing for titles/ID/Region. Only the title is editable with read-only files, which will be added to the custom titles file.
Added: New list column. "File access", which shows if a list entry is considered to be read-only.
Added: Option to "Allow permanent changes to Wii discs". Write title/ID to the Wii disc header in ISO/CISO/WBFS.
Added: Option to "Allow changes to WBFS discs". Write title/ID to WBFS disc header. This must be enabled for the above option to work with WBFS too.
Added: New column, "Original title". This shows the title stored in the file.
Changed: Display order for titles. In order of priority... Custom, WiiTDB, original.
Changed: Rename functions use the new display order. So what you see in the list is what's written to the files and also used for the file/folder names.
changed: CustomTitles.txt is now custom-titles.txt for CFG 52b2+ compatibility.
Changed: Settings dialog layout so it's easily adjusted to fit the text width of different languages.
Added: Spanish translation by 6izmo.
Added: Traditional Chinese translation by TeenTin.
Added: Simplified Chinese translation by sniperz
Added: Drive/DVD insert and removal detection.
Added: Cached drive lists for the menus, format dialog and settings dialog.
Added: Game list export with templates.
Added: More comprehensive game region list.



Tópico oficial e updates do programa
http://gbatemp.net/index.php?showtopic=188295

Coloque-o numa pasta de seu PC – Windows e crie um atalho do arquivo WiiBackupManager.exe em sua área de trabalho para facilitar.

Se possível tenha mais de 10 gigas livres no disco de seu PC de onde o programa será executado, ele precisa de espaço para trabalhar com arquivos temporários.

Como exemplo estaremos usando a segunda partição de um HDD em Fat32 numa case USB 2.0.


Botando a Mão na Massa

1- Com todos os arquivos baixados e colocados no SD/Pendrive, lique seu Wii.

Remova todos os controles de game cube, memory cards de game cube e qualquer dispositivo ligado às entradas USB do console.

2- Ative o Homebrew Channel, depois ative o cIOS222/223 Installer.

* Selecione cIOS222. No novo menu, escolha 38 merged 37. Ele irá instalar e sairá do programa ao terminar.

* Ative novamente o cIOS222/223 Installer use a IOS249.
Desta vez selecione cIOS223. No novo menu, escolha 38. Deixe ele instalar e sair.

* Ative noamente o cIOS222/223 Installer use a IOS249.

Agora escolha IOS202. Depois escolha 38 merged 60. Deixe ele instalar e sair.

Com isso as 3 cIOS estão instaladas. Agora vamos preparar os arquivos dos games.

3- No seu PC, ative o WiiBackup Manager.

Tutorial do GBATemp traduzido
Wii Backup Manager
O Wii Backup Manager é um excelente programa que pode gerenciar unidades FAT, NTFS e WBFS e converter entrearquivos ISO, CISO eWBFS. O guia abaixo irá lhe mostrar como adicionar imagens ISO para o seu drive FAT/NTFS. O programa divide suas imagens ISO para disco 4GB como que é o tamanho padrão.

Necessário

* Um computador com o dispositivo USB FAT/NTFS inseridos.
Links* Wii Backup Manager http://gbatemp.net/index.php?showtopic=188295


Guias


Wii Backup Manager
Wii Backup Manager é um excelente programa que pode gerenciar unidades FAT, NTFS e WBFS e converter entrearquivos ISO, CISO eWBFS. O guia abaixo irá lhe mostrar como adicionar imagens ISO para o seu drive FAT/NTFS. O programa divide suas imagens ISO para disco 4GB como que é o tamanho padrão.

Necessário

* Um computador com o dispositivo USB FAT/NTFS inseridos.
Links* Wii Backup Manager http://gbatemp.net/index.php?showtopic=188295


Guia


1.jpg



Serão mostradas informações sobre seu drive.

fat32.jpg



3. Depois de ter selecionado o seu drive na guia Drive1, você pode escolher individualmente arquivos CISO ou arquivos WBFS ISO ou uma pasta para adicionar à sua unidade.


3.jpg


4. Por exemplo, aqui eu escolho algumas imagens ISO individuais para adicionar à minha unidade FAT.

img-resized.png
Imagem reduzida 98% do seu tamanho original [ 1024 x 571 ]
4.jpg



5. Escolho as imagens que você deseja transferir usando as caixas de seleção. Em seguida, clique em Copy Selected to.. e escolha Drive1.

5.jpg


Dica

Wii Backup Manager
é totalmente compatível com existentes unidades WBFS. Ele irá detectar automaticamente o tipo de disco que você tem.
wbfs.jpg


Dica

Wii Backup Manager
pode formatar partições para os formatos WBFS e FAT. Basta ir a unidades de Tools> Format e escolha a unidade que deseja formatar.


fmat.jpg



Dica

Wii Backup Manager
pode fazer transferências de unidade para unidade em qualquer combinação de sistemas de arquivo FAT & WBFS. Basta configurar suas unidades nas guias Drive 1 e Drive 2. Escolha as imagens que pretende transferir a partir de qualquer unidade usando osbotões de seleção. Em seguida, clique em Copy Selected to.. e escolher a unidade de destino.

Suporta transferência de jogos de FAT em FAT, FAT para WBFS, WBFS para WBFS.
dtd.jpg

Tutorial que eu fiz:
Este programa gerencia partições WBFS existentes ou formata partições FAT32 em WBFS. Então você pode usá-lo para copiar as imagens ISO dos seus games para seu dispositivo com WBFS.

Nos o utilizaremos aqui para converter arquivos .ISO em arquivos .WBFS. Ou seja, sua partição Fat ou NTFS apenas armazenará os arquivos convertidos.

Ative o programa, clique no menu Options, depois em Settings.

Na aba Geneal, deixe apenas ligado:

*- Keep game partition lony

*- Add files from folders ercursively

*- Extract RAR before adding files to list.

*- Display unit size, recomendo em AUTO.

*- Temp folder, defina uma pasta temporária em seu computador, ela deve estar num drive com ao menos 10gb de espaço livre. O WiiBackup Manager pode abrir arquivos RAR compactados e automaticamente descompactar os arquivos antes de converte-los/transferí-los para o dispositivo. Depois de terminar um trabalho que tenha sido aberto uma imagem de game de um arquivo RAR, apague o conteúdo desta pasta temporáia, mas é recomendado que você sempre trabalhe com arquivos de imagem á descomprimidos, para evitar desperdício de espaço no seu computador.

Na aba FAT32/NTFS, deixe ligado:

*- Store convertion, como Store all files in a single WBFS folder

*- Maximum WBFS file size, como 4GB ou 2 GB

Clique em ok para fechar a janela e saia do programa para termos certeza que as configurações serão gravadas.

4- Coloque seu dispositivo de armazenamento Fat ou NTFS no PC (cartão SD, SDHC, pendrive ou HDD) e tenha certeza que a letra do drive dele aparecerá na lista de drivers do Windows. Memorize a letra dele.

5- Tenha certeza de já ter um disco de Wii no drive do PC ou a/as imagem ISO descomprimida no PC.

6- Ative o WiiBackup Manager.

7- Note que ele possui diversas abas. Cada uma controla um dispositivo do PC

File: aqui você pode adicionar arquivos ISSO individuais ou pastas com vários ISSO à lista de trabalho. Clique em add e selecione um arquivo ISO de um game.

DVD: Coloque um DVD de game do Wii no drive do PC e aguarde 1 minuto, aí clique em Drive, e clique no seu DRIVE de DVD, o nome do game será identificado.

Drive1: Selecione o drive do seu dispositivo de armazenamento. Se ele for Fat ou NTFS o programa avisará que precisa criar uma pasta de nome WBFS, permita a criação da cópia.

Se o drive for WBFS, ele mostra a lista de games já existentes se houver.

Tanto em File quando em DVD, selecione o game que você adicionou, depois clique em Tranfer, e depois escolha Drive 1, o programa identificará o drive que você já havia escolhido e fará a conversão e compressão da imagem .ISO para .WBFS para a pasta WBFS do drive. Aguarde o final do processo.

Note que existe outras opções de tipo arquivo, mas não usaremos aqui.

Agora basta repetir o processo para adicionar mais games ou já pode sair do programa

Nota: a aba Drive 2: Funciona da mesma forma do Drive 1, mas só será utilizada se você trabalhar com mais de um dispositivo ou partição ao mesmo tempo, par converter e trabalhar com arquivo entre eles. O Drive 2 não será usado neste tutorial.

Depois de transferir seus game, vá para a pasta WBFS na raiz de seu dispositivo.

Note que fora criados 2 arquivos, Ex

SMNE01_New_SUPER_MARIO_BROS._Wii.txt à arquivo de texto do nome e código do game

SMNE01.wbfs – arquivo .ISO convertido.

8- Feche os programas que estiverem lendo seu dispositivo de armazenamento, e remova-o seguramente do PC, conecte-o ao Wii. Como nosso exemplo é um HDD em Fat32 num case USB 2.0, ligue o plug USB na porta 1. A porta 1 é aquela da direta, quando você olha seu Wii de pé de e visto de costas, ou a porta de baixo, quando você olha para seu Wii deitado e de costas.
wiiusbport.jpg


9- Com seu Wii ligado, ligue o Homebrew Channel, e depois o Configurable USB Loader. O dispositivo de armazenamento deverá ser automaticamente erconhecido e o/os games listados.

Caso ele não reconheça prontamente seu dispositivo, clique no botão 1 do Wiimote até surgir a tela [+]Global Options:

Em Device, selecione seu dispositivo como USB.

Em Partition: selecione a patição/dispositivo. Isso já deve resolver.

Agora selecione um game com o Wiimote e aperte A

Agora aperte 1 para options. Aqui convém ligar Anti 002 Fix,

E o mais importante neste menu, IOS: aqui funciona diferente de caso para caso, de game para game e de console para console. Para mim, os games só carregam com a opção 223-mload. Vamos usar essa.

Pressione o botão 2 no Wiimote para salvar, e depois no botão A para começar o game.

Se tudo der certo depois de alguns segundos seu game deve funcionar.

Se ele não funcionar, e o Wii travar, seguer a tecla Power por 4 segundos para desligar o Wii e volte ao programa e você deve selecionar outra IOS ou modificar as opções de Language, Vídeo, Country e etc, conforme o que o jogo precisar.

10- Agora vamos testar no USB Loader GX. Ative no Homebrew Channel.

Logo de cara ele deve reconhecer a partição, caso contrário ele perguntará sobe a partição WBFS ou FAT, se ocorrer apenas selecione a partição correta na lista que aparece.

O loader já está pre-configurado para anti ERRO 002, usar IOS 233 como padrão.

Basta clicar em um game e testar. Se não rodar, ao clicar no game vá nas opções individuais dele e mude o que achar necessário.

FAQ:
Qual a partição mais eficiente?
Apesar de algumas dificuldades, a Wbfs é mais eficiente. Mas para facilitar mais, o Fat32 e a Ntfs são aceitas por alguns loaders. Se você quizer basta apenas escolher e testar, decidindo pela aquela que melhor você conseguir trabalhar.

Como saber qual o tamanho que ocupará?

Se você usar sempre cópias 1:1, será o tamanho de um DVD 4.5gb, mas como sempre é recomendado só a cópia da partição do game, cada game ocupará um tamanho diferente.
Ao carregar o arquivo de imagem do jogo de seu PC pelo drive de DVD ou de um dispositivo que já os tenha gravado/convertido, os gerenciadores de partição e imagem mostram o tamanho final do arquivo, e mostram também o espaço total livre nos dispositivos.

Onde posso pegar atualizações do Wii Backup Manager e saber de mais informações?
Wii Backup Manager - tutorial completo
http://sites.google.com/site/completesg/backup-launchers/iso/wbfs-managers/wii-backup-manager

Tópico oficial e updates do programa
http://gbatemp.net/index.php?showtopic=188295


Posso usar um pendriver ao mesmo tempo com um HDD?
Não, apenas uma porta USB do Wii funciona por vez para acesso a dispositivos USB. Mas você pode usar um deles em conjunto com um cartão sd.

Tenho um SD/pendrive de alta capacidade de armazenamento e quero criar partições neles, para dividir entre meus arquivos (HBS, temas e capas) e uma partição para games é possível?
Sim, é possível, mas eu mesmo ainda não testei isso, use a ferramenta: http://gparted.sourceforge.net/, mas pelo que li só é possível se seu dispositivo estiver em Fat32.

O que é o arquivo title.txt que os loaders sempre indicam e até atualizam pela Internet?
É um arquivo de banco de dadios com a lista de nomes de todos os games de Wii, se desejado, os loaders a usam para dar o nome aos games copiados, mas nada impede que você mude o nome dos games em sua lista em seu loader. O arquivo é consultado online (se sua internet no Wii funciona) pelo endereço "http://wiitdb.com/titles.txt

Não tenho Internet no Wii, como posso baixar temas e capas dos games?
O The Homebre Channel pode carregar seus homebrews de um cartão SD ou pendrive, então basta baixar seus arquivos de temas e capas dos games do seu pc. Dai conecte seu disposito ao pc e copie o que desejar para as pastas específicas de cada homebrew. Desta forma, rodando os loaders via SD ou pendrive, o loader dever[a carregar as pastas dos temas e capas destes dispositivos.
Para temas dos loaders: http://wii.spiffy360.com/themes.php
Para capas de games: http://www.wiitdb.com/
Para aplicar temas e capas, consulte as pastas na raiz de seu SD/pendrive, você facilmente as encontrará.

Posso carregar meus temas e capas diretamente do HDD assim como são caregados os jogos?
Talvez sim, desde que o loader e os outros arquivos estejam numa partição Fat32, mas isso depende se o seu HDD for reconhecido pelo Hbc. Apesar dos SDs e pendrives serem compatíveis para carregar programas do Hbc nem sempre os HDDs o são. Para testar isso copie o contudo da pasta apps que possui os hombrews para a raiz do seu HDD, conecte seu HDD no Wii, remova seu cartão Sd e ative o Hbc. Se ele listar seus homebrews, ótimo, caso contrário aperte o botão 1do Wimote escolha a opção USB para forcar a leitura,se ainda assim não funcionar, é porque não tem como, mesmo...

Todos os games podem ser copiados e utilizados, inclusive os de discos Dual Layer? Poderei jogar qualquer game?
Qualquer game pode ser copiado para qualquer uma das partições/métodos aqui demonstrados, mas, quanto a roda-los, isso dependerá de game para game. Cada jogo pode exigir macetes individuais para ser rodado: configurações individuais, utilização de arquivos e patchs externos, etc. Consulte a Internet caso algum game não esteja rodando depois de tentar o que estiver ao seu alcance.

Como posso ficar sabendo se mais loaders se tornaram compatíveis com Fat e Ntfs?
Consultando os forums, os sites oficiais dos loaders ou updates deste tutorial. Fazer por conta própria uma busca no Google por novidades não mata ninguém.

Ainda tenho problemas pra carregar os loaders, partições ou os games, o que pode ser?
Diversas coisas, é necessário ao menos ter o cIOS38 rev 14 que instala as IOS 245 e 250, para usar as Fat32 e Ntfs o kit do Hermes cIOS, link no topo deste tutorial.
Se você tem tudo instalado, e tem bug do trucha habilitado, consulte este tutorial de erros de loading do Wii:
http://gamehall.uol.com.br/ndsbrasil/forum/index.php?showtopic=29234
 

newtonguedes

Habitué da casa
Mensagens
2.622
Reações
0
Pontos
66
parabens pelo tópico, vai ajudar muito as pessoas q querem rodar jogos por partições fat/ntfs
 

TheBombBR

Ser evoluído
Mensagens
245
Reações
0
Pontos
26
Parabéns pelo tópico, mas só uma observação, me corrijam se eu estiver errado, mas no fat32 ele não reduz o tamanho da iso certo?

Por exemplo, no wbfs o nsmb fica em média com 400mb e no fat fica com 4gb, certo?
 

macfly2500

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.432
Reações
8.765
Pontos
809
Parabéns pelo tópico, mas só uma observação, me corrijam se eu estiver errado, mas no fat32 ele não reduz o tamanho da iso certo?

Por exemplo, no wbfs o nsmb fica em média com 400mb e no fat fica com 4gb, certo?

De fato o tamanho da iso ele não diminui.

Mas na verdade oque ele faz é não utilizar a ISO. Ele cria arquivos no formato wbfs para colocar na partição Fat/NTFS.

Ou seja você terá um "nome_do_jogo.wbfs"

Este arquivo é "scrubbado" portando não existe diferença de tamanho do arquivo entre partição WBFS e Fat/NTFS. Ambos os métodos usufruem da vantagem de diminuir o tamanho dos arquivos dos jogos.
 

TheBombBR

Ser evoluído
Mensagens
245
Reações
0
Pontos
26
macfly2500;6037126 disse:
Este arquivo é "scrubbado" portando não existe diferença de tamanho do arquivo entre partição WBFS e Fat/NTFS. Ambos os métodos usufruem da vantagem de diminuir o tamanho dos arquivos dos jogos.


Como que se faz isso no fat ou ntfs? Pq aqui ele ocupa o tamanho padrão do dvd.
 


macfly2500

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.432
Reações
8.765
Pontos
809
TheBombBR;6037892 disse:
Como que se faz isso no fat ou ntfs? Pq aqui ele ocupa o tamanho padrão do dvd.

No post tem todas essas informações.

Utilize o Wii Backup Manger para isso.
Ele pega o Iso e a partir dele gera o arquivos .wbfs

É esse arquivo .wbfs que você vai colocar no HD Fat/NTFS.
 

Raddy

Lenda da internet
Mensagens
49.486
Reações
12.066
Pontos
1.762
Ótimo tópico. Alguém aqui já testou o suporte a NTFS do Cfg? Notou alguma diferença na compatibilidade ou velocidade? O libntfs é meio antigo já, e até agora não vi ninguém comentando se vale a pena rodar no NTFS.
 

macfly2500

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.432
Reações
8.765
Pontos
809
Corrigindo minha própria informação, agora que fui ler o post vi que o gerenciador de WBFS utilizado não é o mesmo que utilizo.

Utilizo o Wii Game Manager e nele é muito fácil converter uma iso em WBFS.

http://www.gbatemp.net/index.php?showtopic=199151

Pegasse uma iso de 4.3GB digamos do NSMBW e ele gera um arquivo .wbfs com 400mb. É esse arquivo de 400mb que vai para o HD formatado em FAT/NTFS e será carregado pelo loader.
 

aniemotion

Habitué da casa
Mensagens
224
Reações
28
Pontos
59
Raddy;6037974 disse:
Ótimo tópico. Alguém aqui já testou o suporte a NTFS do Cfg? Notou alguma diferença na compatibilidade ou velocidade? O libntfs é meio antigo já, e até agora não vi ninguém comentando se vale a pena rodar no NTFS.


Eu sempre uso o CFG USB L ou o USBL GX, tem rodado tudo.
O manager que eu uso converte o ISO em .wbfs e deixa apena a partição do game, ou seja, games como NSMB fica com cerca de 380 megas.

Meu disco é um NTFS de 1giga (sata, ligado em case com saida USB).
tudo roda, só estou tendo problemas com Red Steel 2 mas deve ser alguma configuração.

estou com o CFG USB L 5.4 (o 5.5 deu pau aqui) e o USBL GX (r919).
preferencialmente uso o CFG USB L 5.4, a ISO que funciona pra mim é a 223 do hermes (kit v4).

O programa que converte .ISO par .WBFS compacta o game sempre que ouver a possibilidade, ou seja, não faz diferença se vc usa NTFS ou Fat32.
 

aniemotion

Habitué da casa
Mensagens
224
Reações
28
Pontos
59
nossa que legal, valeu, até agora meu wii com cIOS38 rev 14 não roda nenhum update do Wiiflow 1.1... e não quero atualizar pra 17, 18 ou 19....

quem sabe essa funcione.
vc já testou?
 

SuD

Novato
Mensagens
29
Reações
1
Pontos
14
ótimo tópico! muito bem explicado!

temos algum tópico com a lista dos jogos testados em FAT32 e NTFS? Não consegui rodar "SW Force Unleashed" em NTFS e nem em FAT32... e rodou bem o "NSMB" e o "Animal Crossing: City Folk" nas 2 partições no GX rev919.
 

FGH

Bam-bam-bam
Mensagens
7.119
Reações
4.071
Pontos
384
Bom tópico e bem explicado, quando o NTFS ficar 100% eu uso.
 

SuD

Novato
Mensagens
29
Reações
1
Pontos
14
Bowser;6081004 disse:
O problema é que usar FAT/NTFS todos os jogos tem obrigatoriamente 4,3gb.... wbfs ele deixa o tamanho 'real', certo?

não amigo, como explicado acima, usando o Wii Game Manager ele copia o jogo como "jogo.wbfs" jah "scrubbado" para a partição que tu quiseres... continua com o mesmo tamanho do jogo da partição WBFS.

inclusive, esse "jogo.wbfs" pode ser convertido em ISO pelo Game Manager... só não gravei nenhuma dessas imagens convertidas do arquivo .wbfs para .iso para confirmar se vai funcionar bem...
 

SuD

Novato
Mensagens
29
Reações
1
Pontos
14
Henrique_Melo;6084458 disse:
MInha duvida é se os atalhos criados no menu do wii continuarão a funcionar.

vou testar hoje a noite. vou fazer Forwaders para 2 jogos, 1 em FAT32 e outro em NTFS e testar para ver se funcionam. depois posto se funcionaram.

MAS creio q os que já existem não irão funcionar não, porque eles vão procurar na partição WBFS que não vai mais existir...
 

aniemotion

Habitué da casa
Mensagens
224
Reações
28
Pontos
59
SuD;6080838 disse:
ótimo tópico! muito bem explicado!

temos algum tópico com a lista dos jogos testados em FAT32 e NTFS? Não consegui rodar "SW Force Unleashed" em NTFS e nem em FAT32... e rodou bem o "NSMB" e o "Animal Crossing: City Folk" nas 2 partições no GX rev919.
Até agora todos os games que eu testei funcionaram, tenho que adimitir que não testei esses dois, pode haver casos de games pre precisem de manhas extras rpa roar, como arquivos dol externos, ou até mesmo revisão nas cIOS mais novas, seria melhor vc procurar mais infos no google.

Bowser;6081004 disse:
O problema é que usar FAT/NTFS todos os jogos tem obrigatoriamente 4,3gb.... wbfs ele deixa o tamanho 'real', certo?
não, ele scruba o game, só deixando a partição de game. se o game TOTAL tover 4,3 gigas aí não tem como, mas SSBB tem 360 por exemplo.

FGH;6081009 disse:
Bom tópico e bem explicado, quando o NTFS ficar 100% eu uso.
Já está, rodo tudo via Configurable USB Loader

Henrique_Melo;6084458 disse:
MInha duvida é se os atalhos criados no menu do wii continuarão a funcionar.
Precisa refazer pros novos modelos de partição.
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
Vou testar aqui com um pendrive e com um cartão SD, pra ver se funciona mesmo.
 

KalleAnkas

Ser evoluído
Mensagens
179
Reações
3
Pontos
49
Bom tópico.
Lerei dps com + calma.
Mas aparentemente ele só parece melhor para quem quer utilizar só uma parte do Pen Drive, ou não quer fazer uma formatação total. Não é o + adequado para mim, mas vou ler, quem sabe é uma boa =)
 

aniemotion

Habitué da casa
Mensagens
224
Reações
28
Pontos
59
Não senhor, se você quer usar TODO o conteúdo de um pendrive, SD ou HDD, use se quizer. Basta usar NTSF ou Fat32.

Se você quer deixar um espaço pra outras coisas, você que decide.
 

TheBombBR

Ser evoluído
Mensagens
245
Reações
0
Pontos
26
O meu Usb Loader GX não está identificando os jogos... aparece 0 jogos quando entro. Meus jogos estão no formato CISO fiz scruba pelo wii backup manager, alguma solução?

Estou usando a cios 222 e partição ntfs
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.325
Reações
10.950
Pontos
1.409
eu uso partição NTFS com o Configurable USB Loader, tambem tive problemas com o GX... tenta trocar o loader e ver se funciona
 

TheBombBR

Ser evoluído
Mensagens
245
Reações
0
Pontos
26
Continua não aparecendo os jogos =/, será que não é pq "scrubei" os jogos pelo wii backup manager (formato CIOS)?
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.325
Reações
10.950
Pontos
1.409
Ixi cara, então não sei. eu to usando aqui um HD Samsung em NTFS sem problemas, to com a CIOS rev 19 e o configurable usb loader v55...
Vc viu se seu HD é compatível?
sobre esse "scrubar" eu acho que não, pois faço a mesma coisa no wiibackup manager e jogo sossegadamente...
 

SuD

Novato
Mensagens
29
Reações
1
Pontos
14
TheBombBR;6231347 disse:
Continua não aparecendo os jogos =/, será que não é pq "scrubei" os jogos pelo wii backup manager (formato CIOS)?

os jogos estão na pasta wbfs (em minúsculo) com os nomes corretos?
 

TheBombBR

Ser evoluído
Mensagens
245
Reações
0
Pontos
26
Coloquei as CIOS dentro da pasta, mas não encontrou os jogos... to quase desistindo e criando uma partição wbfs =/
 

Peach Bianca

Novato
Mensagens
154
Reações
0
Pontos
16
Vixi, tô com um HD de 500GB com uns 300gb ocupados com jogos. O HD ta formatado no sistema WBFS. Pra mim não compensa adotar o formato NTFS, muito menos o ultrapassado FAT32.

Aah. excelente tópico, ajudará muito a galera.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.325
Reações
10.950
Pontos
1.409
TheBombBR;6238287 disse:
Coloquei as CIOS dentro da pasta, mas não encontrou os jogos... to quase desistindo e criando uma partição wbfs =/

Ué, mas o backup manager mesmo avisa dessa partição na hora que vc seleciona a unidade! ele cria a pasta sozinho...

E:/wbfs/nomedojogo.WBFS
(no meu caso)
e lá ficam os jogos em formato WBFS, tenta passar nesse formato, já que vc mencionou o formato CIOS... os meus estão todos em WBFS (e meu WBFS MANAGER faz isso por default, n mexi em nada, então n sei onde vc pode mexer pra conseguir um arquivo nessa extensão.)
 

SuD

Novato
Mensagens
29
Reações
1
Pontos
14
TheBombBR;6237881 disse:
não... não vi nenhum lugar que fale que tem que ter pasta =[

sim amigo... os jogos precisam estar na pasta wbfs (em minúsculo! em maiúsculo NÃO funciona) na raiz da partição, e devem estar com os nomes corretos tmbm.

eu uso o GameManager e ele jah coloca com o nome correto, nem mexo em nada, inclusive ele já divide o arquivo se tiver mais de 4gb e for partição FAT32.
 

Midnighteph

Larva
Mensagens
1
Reações
0
Pontos
1
Pessoal, eu sou meio noob em relação a isso e gostaria de fazer algumas perguntas, mesmos que possam parecer estúpidas.
Comprei meu WII semana passada na Argentina e queria testar isso.
1 - Eu preciso então de um cartão SD ou um pen drive E de um HD externo, é isso?
2 - Eu posso fazer isso tudo depois de ter atualizado e colocado aquele software de desbloqueio?
3 - Se eu colocar o software de desbloqueio ele vai rodar tudo? Tem problema de brick? Posso Jogar na internet?
Desculpem as perguntas idiotas, mas me ajudaria muito se alguém pudesse responde-las
 
Topo Fundo