O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Carreira em TI, por onde começar?

deep dog

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.321
Reações
5.155
Pontos
703
Pessoal, seguinte.

Tenho 25 anos, sou formado em Administração. Cheguei a cursar 1 período de Ciência da Computação, mas troquei para Administração por pura insegurança..
Eu nunca havia tido contato com programação até então. Na aula de linguagem, acabei me assustando um pouco por ver várias pessoas fazendo as tarefas sem dificuldades.

Não me arrependo por ter trocado, mas não estou feliz e não vejo muito futuro em Administração.
Sempre tive muito contato com informática, sempre aprendi tudo sozinho na marra, e sempre gostei demais.

Gostaria de saber quais as melhores carreiras para se seguir hoje em dia em TI. Desenvolvimento, análise de dados, big data? Por onde começar?
Por mais que a galera reclame do mercado de TI, ainda assim é a melhor área no quesito de oportunidades no Brasil.

Vale o debate também da galera que já trabalha a tempos com isso.

Obrigado!
 
Mensagens
808
Reações
1.185
Pontos
183
Depende de várias coisas, você mora onde? Sobre qual área seguir, eu no seu lugar se tivesse que escolher somente os que vc listou, faria ciência da computação, arrumaria trabalho em desenvolvimento pra pegar uma experiência mais base e depois tentaria ir pra outras paradas que achasse mais interessante
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Acho que você deve ver como é a oferta de emprego na sua cidade ou na sua região, caso queira ir para outro estado é bom ver qual é a demanda de lá. Mas de qualquer maneira, você deve saber o arroz com feijão (linguagens web : PHP, JAVASCRIPT; HTML e CSS).

Fora os empregos da área da saúde, T.I é a área onde você sabendo programar consegue um job ainda na facul. Mas é o salário o problema, mas isso pode ser melhorado com especializações e idade.
 


dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.900
Reações
95.060
Pontos
2.179
De linguagem, uma que você pode estudar com certeza é Javascript. Hoje em dia segundo alguns indicativos é a linguagem mais utilizada do mundo, é a linguagem que todos browsers executam, mas da para programar no servidor também, da para fazer aplicativo, até app desktop tem gente que faz.

Depois pode aproveitar o embalo e já pegar PHP. As suas são parecidas. Uma vez aprendendo uma, já da para sair usando a outra quase sem estudar. E como PHP é a linguagem mais utilizada para backend web, você já fica preparando para trabalhar na area.

E em terceiro Python. É a linguagem que mais se usa na nova area de ciencia de dados, é uma linguagem querida pelos cientistas, pelas universidades e também se usa em web. Outra que não tem erro.

Mas seguindo a regra do estudar o que tem na sua região, talvez voce precise estudar Java e/ou .NET.

Pode assustar a quantidade de linguagens que existem, mas no mercado de trabalho não foge muito dessas que postei.
 

encerrado.

Supra-sumo
Mensagens
1.077
Reações
480
Pontos
179
É o que um professor meu sempre diz, o cara tem que focar no mercado da região, no mínimo.
Aí tem uma pegadinha, é melhor vc focar sim no mercado da região, mas tem q pensar tb no futuro e em qual região vc quer estar, pq uma vez que vc tem experiência com as tecnologias x,y,z o mercado te direciona pra vagas com tecnologias x,y,z e sim, dá um trabalho maior, aprender as tecnologias a,b,c trabalhando 8 hras por dia com x,y,z. É difícil conseguir uma vaga pra trabalhar com a,b,c se vc só tiver experiência com x,y,z
 

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
Data Science

Data-Sceince-venn.jpg


Como você já fez administração já deve ter as partes verde e rosa do diagrama de venn. A grande vantagem é que hoje você pode ter até conhecimento de mestrado de forma gratuita pela internet.

Comece pelo MIT OCW e se tiver alguma duvida use o link abaixo como guia:
Aconselho a fazer tbm as aulas de mestrado do OCW(di grátis até injeção na testa né?)
Se quiser um ou mais "mestrados" em inteligência artificial aconselho os master degree da Georgia Tech(você pode pagar ou fazer di grátis)
 
Mensagens
808
Reações
1.185
Pontos
183
De linguagem, uma que você pode estudar com certeza é Javascript. Hoje em dia segundo alguns indicativos é a linguagem mais utilizada do mundo, é a linguagem que todos browsers executam, mas da para programar no servidor também, da para fazer aplicativo, até app desktop tem gente que faz.

Depois pode aproveitar o embalo e já pegar PHP. As suas são parecidas. Uma vez aprendendo uma, já da para sair usando a outra quase sem estudar. E como PHP é a linguagem mais utilizada para backend web, você já fica preparando para trabalhar na area.

E em terceiro Python. É a linguagem que mais se usa na nova area de ciencia de dados, é uma linguagem querida pelos cientistas, pelas universidades e também se usa em web. Outra que não tem erro.

Mas seguindo a regra do estudar o que tem na sua região, talvez voce precise estudar Java e/ou .NET.

Pode assustar a quantidade de linguagens que existem, mas no mercado de trabalho não foge muito dessas que postei.
pelo que olho no apinfo, em SP o que predomina é .NET, mas como vc disse JS e PHP tambem vale a penar conferir
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Se tu mora fora de SP/BH/Floripa. esqueça informática.

As pessoas reclamam mais da falta de emprego fora dessas cidades do que dos salários/planos.
Ainda que, tenham pessoas que GOSTAM de se sujeitar a ganhar menos do que o salário mínimo.


Se tu não puder mudar para essas cidades, vai ter que procurar outro curso.

OBS: Se for insistir, cuidado com cursos que exigem estágio caso não more em SP/BH.
E tome mais cuidado ainda com cursos a distância.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Aí tem uma pegadinha, é melhor vc focar sim no mercado da região, mas tem q pensar tb no futuro e em qual região vc quer estar, pq uma vez que vc tem experiência com as tecnologias x,y,z o mercado te direciona pra vagas com tecnologias x,y,z e sim, dá um trabalho maior, aprender as tecnologias a,b,c trabalhando 8 hras por dia com x,y,z. É difícil conseguir uma vaga pra trabalhar com a,b,c se vc só tiver experiência com x,y,z

Mas eu falei isso se caso fosse focar na região. Mas, de qualquer maneira, sempre é bom focar no lugar em que vai trabalhar e nas tendências do mundo da T.I.
 

DanteMayCry

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.247
Reações
13.024
Pontos
1.254
Pra galera de SP, qual a linguagem de programação seria melhor tirar uma certificação?
 

KingMaster80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.135
Reações
2.330
Pontos
453
Pessoal, faço Contabilidade, mas não gostei muito da área, não quero trabalhar diretamente com isso, queria saber, se eu mudar pra TI, tem alguma utildiade o curso de contabilidade, alguma área de TI em que eu posso fazer algum uso disso?
 

Ponfick

All Hail
Mensagens
10.015
Reações
2.945
Pontos
1.204
Pessoal, faço Contabilidade, mas não gostei muito da área, não quero trabalhar diretamente com isso, queria saber, se eu mudar pra TI, tem alguma utildiade o curso de contabilidade, alguma área de TI em que eu posso fazer algum uso disso?

Com certeza tem.

O que não falta e local para aplicar conhecimento de contabilidade.

Termina seu curso e faz uns cursos de programação por fora.

Acho perca de tempo fazer um curso superior para programar.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Com certeza tem.

O que não falta e local para aplicar conhecimento de contabilidade.

Termina seu curso e faz uns cursos de programação por fora.

Acho perca de tempo fazer um curso superior para programar.

Também acho que compensa bem mais fazer um curso superior na área burocrática e aprender a programar por fora.

A área contábil é universal e popularmente compreensível, ao contrario da TI.
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.382
Reações
71.577
Pontos
1.763
A melhor opção é começar.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Indo pro outro lado e saindo dessa furada.

:coolface
 

Skull Kid

Bam-bam-bam
Mensagens
961
Reações
2.528
Pontos
248
A área contábil é universal e popularmente compreensível, ao contrario da TI.
Sim sim.
Até por que as leis trabalhistas que são regidas aqui no pais são as mesmas da China.
E que o JavaScript que uso para programar aqui é diferente na China.

Tá certinho meu chegado.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
O primeiro passo de todo bom programador é escrever todo o código de cabeça em uma folha de papel usando uma caneta.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Vejo muita gente na sua situação que sai de um curso X e vai pra CIÊNCIA da computação e sai mais frustrado ainda.

Acho que o curso de CIÊNCIA é uma péssima escolha de troca pra quem gosta de TI no ramo prático. Esse é um curso, teoricamente, pra cientista, pesquisadores. Vc já viu a grade curricular? Vc vai fazer física, calculo integral/diferencial, geometria analítica, matérias pesadíssimas de matemática... programas mesmo vc vai ver uma coisinha ou outra, o básico pra dizer que aprendeu alguma coisa em alguma linguagem.

Eu fiz uma troca como vc tbm, mas antes de trocar eu fui assistir aulas de ciência da computação mesmo estando matriculado em outro curso, anonimamente. Como é uma bagunça as universidades federais isso foi possível, sentei na sala mesmo e comecei a assistir como se fosse um aluno matriculado. Foi a melhor coisa que eu fiz, conheci um pessoal lá que foram mt gente boa comigo e explicaram exatamente isso que falei acima, uma put* luz se acendeu pra mim.

Não sei quais suas pretensões, mas mesmo que vc ainda esteja pensando que cursar ciência msm depois de saber que é basicamente matemática e física invés de programação de fato, acho que msm assim ainda é uma péssima escolha pois pra viver disso no brasil é quase impossivel, 99% das pessoas que fazem ciência vão se especializar em alguma coisa depois da faculdade pra trabalhar no mercado sem ser como pesquisador, ou seja, mais perda de tempo invés de já sair "pronto" pra trabalhar.

O que eu fiz foi cursar SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, que é um curso prático, pronto por mercado mesmo, vemos tudo de uma maneira mais rasa. Se aprende C++, java, python, o basicão de sistemas operacionais, matérias de arquitetura, matérias administrativas, desenvolvimento web... basicamente uma pincelada em tudão, que daí sim no fim do curso vc é capaz de ir pra onde quiser, vc não vai ser excelente em nada mas vai saber sobre qualquer assunto e se aprofundar nele.

Tem tbm a área de Engenharia de computação, não conheço muito bem, parece se ruma meio termo entre ciencia e sistemas... creio que tenha mais mercado de trabalho do que ciência. Tem tbm cursos técnicos que consegue fazer em menso tempo e pode ser tão bom, ou até melhor, do que qualquer faculdade.

Enfim... é isso que eu penso. qq coisa pode mandar PM ou falar por aqui msm que eu posso responder se souber.
 

deep dog

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.321
Reações
5.155
Pontos
703
Vejo muita gente na sua situação que sai de um curso X e vai pra CIÊNCIA da computação e sai mais frustrado ainda.

Acho que o curso de CIÊNCIA é uma péssima escolha de troca pra quem gosta de TI no ramo prático. Esse é um curso, teoricamente, pra cientista, pesquisadores. Vc já viu a grade curricular? Vc vai fazer física, calculo integral/diferencial, geometria analítica, matérias pesadíssimas de matemática... programas mesmo vc vai ver uma coisinha ou outra, o básico pra dizer que aprendeu alguma coisa em alguma linguagem.

Eu fiz uma troca como vc tbm, mas antes de trocar eu fui assistir aulas de ciência da computação mesmo estando matriculado em outro curso, anonimamente. Como é uma bagunça as universidades federais isso foi possível, sentei na sala mesmo e comecei a assistir como se fosse um aluno matriculado. Foi a melhor coisa que eu fiz, conheci um pessoal lá que foram mt gente boa comigo e explicaram exatamente isso que falei acima, uma put* luz se acendeu pra mim.

Não sei quais suas pretensões, mas mesmo que vc ainda esteja pensando que cursar ciência msm depois de saber que é basicamente matemática e física invés de programação de fato, acho que msm assim ainda é uma péssima escolha pois pra viver disso no brasil é quase impossivel, 99% das pessoas que fazem ciência vão se especializar em alguma coisa depois da faculdade pra trabalhar no mercado sem ser como pesquisador, ou seja, mais perda de tempo invés de já sair "pronto" pra trabalhar.

O que eu fiz foi cursar SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, que é um curso prático, pronto por mercado mesmo, vemos tudo de uma maneira mais rasa. Se aprende C++, java, python, o basicão de sistemas operacionais, matérias de arquitetura, matérias administrativas, desenvolvimento web... basicamente uma pincelada em tudão, que daí sim no fim do curso vc é capaz de ir pra onde quiser, vc não vai ser excelente em nada mas vai saber sobre qualquer assunto e se aprofundar nele.

Tem tbm a área de Engenharia de computação, não conheço muito bem, parece se ruma meio termo entre ciencia e sistemas... creio que tenha mais mercado de trabalho do que ciência. Tem tbm cursos técnicos que consegue fazer em menso tempo e pode ser tão bom, ou até melhor, do que qualquer faculdade.

Enfim... é isso que eu penso. qq coisa pode mandar PM ou falar por aqui msm que eu posso responder se souber.
Obrigado pelo seu relato, pra mim fez todo o sentido.
Como seria minha segunda gradução, não teria o mínimo de saco e paciência pra peitar matérias pesadas como física, cálculo, etc.

To mais pendendo pro lado de Sistemas de Informação e/ou Engenharia mesmo.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Ciência da Computação é uma área completamente diferente de Sistemas da Informação (antigo curso: Análise de Sistemas).

Basicamente é pra transformar você num cientista. Aprender a nível hardcore o funcionamento dos conceitos a tecnologias computacionais.

Eu acho esse curso maravilhoso. Agora se você quer perguntar qual é o melhor, depende do que você quer fazer para o seu futuro. C.C. numa faculdade séria, tende a ser um curso muito mais difícil que S.I., mas eles são para mercados diferentes, mesmo que, devido a falta de infra e tecnologia no Brasil que se forma em C.C. acaba indo trabalhar como S.I..
 

KingMaster80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.135
Reações
2.330
Pontos
453
Com certeza tem.

O que não falta e local para aplicar conhecimento de contabilidade.

Termina seu curso e faz uns cursos de programação por fora.

Acho perca de tempo fazer um curso superior para programar.
Teria como me dar dicas ou opiniões de como aplicar conhecimento de contabilidade em TI? qual caminho deveria seguir? TI tem muitas áreas, qual seria a melhor para aplicar isso?
 

Ponfick

All Hail
Mensagens
10.015
Reações
2.945
Pontos
1.204
Teria como me dar dicas ou opiniões de como aplicar conhecimento de contabilidade em TI? qual caminho deveria seguir? TI tem muitas áreas, qual seria a melhor para aplicar isso?

Acredito que qualquer sistema de uma loja/empresa, faz bom uso das questões contábeis.
Já vim alguns sistemas falharem por não terem uma ferramenta integrada para isso.

Se tu gostar de estatística, Analise de Dados pode ser perfeito para você.
Aprender R e Python seria uma boa caso fosse para essa área.

Se tu gosta de Probabilidade e Álgebra Linear, Machine Learning pode ser uma boa.
Python se faz presente aqui também.

Mas se tu quiser esquentar a cabeça com cliente mala, vai para desenvolvimento.
PHP, Java e javascript lhe acompanharão nessa loucura.

Quando eu comecei nessa área, Delphin e Java eram as linguas da moda.
Ambas ainda tem um bom mercado.
Porem se eu fosse começar de novo minha escolha seria Python.
Para mim é a linguagem perfeita para iniciantes.
É a mais facil que eu já vi.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Teria como me dar dicas ou opiniões de como aplicar conhecimento de contabilidade em TI? qual caminho deveria seguir? TI tem muitas áreas, qual seria a melhor para aplicar isso?
Cara, basicamente qualquer curso superior de qualquer coisa, no fim vc pode se especializar em alguma área de T.I. em algum tipo de pós-graduação, mas eu não posso te falar qual especialização pq nao sou da área de contabilidade.

Eu estava prestes a me formar em Geofísica, faltava 1 ano apenas, mas larguei tudo e fui pra Sistemas de Informação. Eu tinha várias especializações em TI pra fazer após o curso de geofísica, a decisão mais inteligente seria eu ficar e me especializar, ia economizar tempo e seria um funcionário super especializado (com certeza ganhando muito bem por causa disso). Resolvi sair pq não aguentava mais aquele curso e o ambiente que eu tava, me causou depressão grave na época.

Se vc gosta um minimo do seu curso, procure saber sobre especialização em T.I. na sua área, fale com professores, procure no google, etc... Não tem como ngm te dar dicas disso, a não ser que seja justamente alguém de contabilidade que fez essa mudança pra T.I na mesma área.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Minha carreira em programação é longa. Meu primeiro empego foi desenvolvendo sistemas comerciais com banco de dados em Clipper para DOS. Depois o mercado começou a pedir interface gráfica, daí passei a desenvolver sistemas comerciais em Visual Fox Pro e Visual Objects. Depois começaram a pedir sistemas comerciais para web, comecei com ASP, depois fui para PHP. Depois começaram a pedir sistemas web chamados na época de clientes ricos, daí fui para ColdFusion MX (backend) com Flash (front end), ColdFusion com Java Applets como backend e JSP (backend) com AJAX (frontend). Nessa época comecei a trabalhar com geoprocessamento e comecei a me especializar. Hoje trabalho com computação científica e HPC, desenvolvendo em C++ puro. Tive colegas que se especializaram em sistemas embarcados do tipo que fazem as transações nas maquininhas de cartões, normalmente em C ANSI.

Resumo: se almejas bons salários no futuro, ou tu te especializas ou vais para a área gerencial. Não dá para ficar mais de 15 anos em sistemas comerciais. Eles nunca pagarão muito bem porque qualquer garoto que entra no mercado faz esses sistemas.
 
Topo Fundo