O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


carro com + de 15 anos vs seguro/ipva

kapiel10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.853
Reações
14.755
Pontos
1.054
Então pessoal sei que o título não ficou muito bom mais é o seguinte:

Não entendo nada de carro , nem de marca, manutenção, preço e nem nada do tipo contudo sou um cara inteligente ou seja se eu pesquisar e ler a respeito eu aprendo.

Moro no RJ e aqui um carro fabricado a mais de 15 anos não paga IPVA , descobri que UM IPVA aqui no RJ custa em média mil conto , seguro aqui é em média uns 2 mil conto ( preços de um carro popular de 2013), ou seja por ano eu teria um gasta médio de 3 mil conto caso pegasse um carro popular mais novo que 15 anos e usasse o seguro , aí vem a seguinte pergunta a vcs :

vale mais a pena pegar um carro de 15 ou 16 anos de 2 portas para evitar ser roubado ( bandido gosta de carro de 4 portas) e assim não pagar IPVA e nem seguro ou um carro com esse tempo me dará dor de cabeça de manutenção a ponto de consumir quase 3 mil reais de manutenção num ano ( sendo assim valendo mais a pena pegar um carro mais novo e pagar ipva+ seguro) ?

OBS 1: sei que a idade do carro não é necessariamente o que irá causar defeitos e sim a rodagem do carro , porém eu me refiro a idade porque na maioria dos casos , quanto mais velho o carro, mais rodado ele é .

OBS 2: a principio não pretendo pegar um carro agora contudo, talvez nesse ano precise pegar um para me locomover e como e esse carro seria mais usado para trabalho por conta disso a questão de ser 2 portas ao invés de 4 não traria grandes incômodos.

a minha lógica tem sentido ? ou tem falhas ? alguém já fez isso?
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.206
Reações
64.094
Pontos
2.059
Com todo respeito, mas essa é a famosa economia burra.

Vou nem entrar na questão de idade/manutenção do carro pq vc já foi eliminado na pré seleção.

Vc vai "economizar" 3k por ano mas vai rodar sem seguro, qdo vc carimbar um Jaguar no transito vc vai se arrepender tanto, mas tanto que vai voltar nesse tópico e editar o titulo pra "peço perdão pelo vacilo"
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.599
Reações
10.569
Pontos
1.389
Tem carro de 15 anos bem conservado mas é rarissimo de achar e quando acha está um valor muito acima do que vale. Eu,se fosse vc pegaria um carro mais novo mesmo pra ter menos dor de cabeça já q mesmo usados mais novos podemos ter um ou outro problema.
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Carro antigo....sem seguro sendo pelo visto um motorista com pouca experiência e ainda no Rj...pense só nesses dois pontos q vc já vai ver que não eh das melhores ideias isso hein? Eh diferente se tu tem um carro de 15 anos q tu tirou zero e cuidou...agora imagina o q terceiro fizeram com esse carro....
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.680
Reações
34.778
Pontos
903
Vou ir na contra mão da opinião popular do tópico. Dá sim para ter um carro com mais de 15 anos de uso que funcione bem e que te exclua de pagar IPVA. Mas, você está um tanto equivocado em achar que bandido não vai olhar pro seu carro só porque ele é velho e duas portas, carros velhos mesmo como Gol bola, quadrado, uno mille, corsa b e entre outros são muito visados pelo desmanche de peças. Um carro dessa idade/valor eu duvido que você vá conseguir um seguro, e se conseguir, em pouco tempo vai ter pago o valor do carro, mas isso quem pode falar com propriedade é o @Nicko , ele é corretor e entende muito bem dessas coisas. Voltando ao que eu disse no começo, dá sim para ter um carro bom com essa idade, mas nada com luxo ou mordomias. Uno Mille é um deles, dá para achar uns judiados mas com uma grana (2 ou 3 mil) você levanta o carro e deixa ele zero, fazendo isso e prosseguindo as manutenções preventivas, é um carro pra vida toda, só não vá esperar ergonomia, conforto e segurança de um carro desse nível. Celta e Corsa são ótimos carros mas é muito fácil achar um desses batendo algo no motor, o meu mesmo bate umas duas coisas. Gol são os mais visados pra roubo. Palio é um uno pouca coisa mais confortável. Se eu fosse você, iria de Uno mille FIRE ou Palio FIRE. Se lembre de ir de motorização FIRE, a FIASA é confiável mas é muito mais manca e gastona. E tenha paciência, procure o mais conservado que achar e leve em pelo menos uns dois mecânicos para ver como está o carro.
 


Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.651
Reações
22.027
Pontos
1.774
Vou ir na contra mão da opinião popular do tópico. Dá sim para ter um carro com mais de 15 anos de uso que funcione bem e que te exclua de pagar IPVA. Mas, você está um tanto equivocado em achar que bandido não vai olhar pro seu carro só porque ele é velho e duas portas, carros velhos mesmo como Gol bola, quadrado, uno mille, corsa b e entre outros são muito visados pelo desmanche de peças. Um carro dessa idade/valor eu duvido que você vá conseguir um seguro, e se conseguir, em pouco tempo vai ter pago o valor do carro, mas isso quem pode falar com propriedade é o @Nicko , ele é corretor e entende muito bem dessas coisas.
Valeu pela citação!!!
Em relação ao seguro, se o veículo for nacional com 15 anos e estiver em boas condições dá sim pra fazer seguro.
Se for importado, ai provavelmente só de roubo/furto e de terceiros...
Normalmente veículos nacionais até 20 anos dá pra fazer seguro sim.
Se for de roubo e furto, ai nem tem limite de idade...já fiz de Opala 84 rs
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.680
Reações
34.778
Pontos
903
Valeu pela citação!!!
Em relação ao seguro, se o veículo for nacional com 15 anos e estiver em boas condições dá sim pra fazer seguro.
Se for importado, ai provavelmente só de roubo/furto e de terceiros...
Normalmente veículos nacionais até 20 anos dá pra fazer seguro sim.
Se for de roubo e furto, ai nem tem limite de idade...já fiz de Opala 84 rs
Ah, isso é verdade, o Nicko já cotou o meu carro que é de 2004, só não fui pra frente porque pretendo trocar meu carro logo devido a problemas mecânicos.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.181
Reações
172.317
Pontos
2.599
Quanto mais velho for, mais rodado será. Quanto mais velho for, mais donos poderá ter tido. Quanto mais velho for, mais coisas que deveriam ser feitas não foram feitas, etc. e tal.

Ou seja, quanto mais velho for, mais provável de pegar uma bomba porque terá dado tanta margem de tempo que fica muito difícil ter uma noção do estado do carro. Sempre existirá uma boa chance de ter comprado um carro que passou por poucas e boas e depois ter que arcar com vários custos de manutenção. E com carro desse tipo você mexerá em uma coisa e aparecerá outra porque mexeu na primeira o que torna tudo complicado.

Se for buscar um carro, busque o mais novo que seu dinheiro puder pagar colocando no orçamento IPVA e seguro.
 

Novalgina

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.984
Reações
27.239
Pontos
1.434
Não vejo nenhum problema na idade do carro neste caso, só a questão do seguro que você está bem errado, mas iniciamos 2021, carro com 15 anos, estamos falando de 2006, já tinhamos carros melhores neste ano. Fox, Corsa, Palio da geração bonitinha. Carros de manutenção em conta. Se fosse 2011 é um pouco diferente, pois seriam Palios e Gol bolinha, Corsa de primeira geração. 2001 então não se fala, pq ali sim os carros de 15 anos seriam mesmo muito velhos.

Broder, dá uma bela pesquisada, pq com certeza tem carros com 15 anos bem cuidados por aí, só esperando oc achar e ser feliz.
 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.131
Pontos
803
Aproveitando o tópico:

Tenho um Palio 2004, está com 194k, manutenção em dia, atualmente uso pouco, vale uns 14k de fipe.

Vale a pena pegar um mais novo, até uns 30k?
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Não sei no RJ, mas em SP o IPVA são 4% da tabela fipe, então não tem valor fixo. A não ser que seja algum carro de luxo dificilmente um carro de 15 anos vai pagar mais de 1000 em IPVA. Precisa ser um carro de pelo menos 25000 de tabela.

Sobre a idade, vai depender muito como já falaram. Mais idade, mais donos, maior chance de ter passado por um dono cupim de ferro.

Até pouco tempo atrás tinha um Honda Fit 2006/2007, já indo pro seus 15 anos. Ele é super valorizado, pelo mesmo valor você encontra carros mais novos, mas na minha opinião nem dá pra comparar. Mecânica super confiável, bem equipado (direção elétrica, ar condicionado, vídeos elétricos) e seguro (air-bag duplo, abs), coisa que os concorrentes vendiam como opcional e olhe lá.

Sobre seguro, vale a pena fazer, mesmo que seja só para terceiros. Hoje qualquer carro novo popular custa 50000 no mínimo, carros médios já começam em 100000. No caso de alguma batida por qualquer motivo pelo menos você se livra do problema com o terceiro e assume o prejuízo do seu.
 

Mek

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
962
Reações
2.638
Pontos
684
Aproveitando o tópico:

Tenho um Palio 2004, está com 194k, manutenção em dia, atualmente uso pouco, vale uns 14k de fipe.

Vale a pena pegar um mais novo, até uns 30k?

Só se quiser dar um upgrade na segurança.

Não que seja impossível de morrer devagar, mas se o uso for apenas bairro/cidade, não trocaria. Caso contrário, sem dúvidas.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.599
Reações
10.569
Pontos
1.389
Aproveitando o tópico:

Tenho um Palio 2004, está com 194k, manutenção em dia, atualmente uso pouco, vale uns 14k de fipe.

Vale a pena pegar um mais novo, até uns 30k?

Se for pelo lado da segurança eu trocaria


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.131
Pontos
803
Só se quiser dar um upgrade na segurança.

Não que seja impossível de morrer devagar, mas se o uso for apenas bairro/cidade, não trocaria. Caso contrário, sem dúvidas.
Meu uso de rodovia seria só pra visitar a família uns 400km de pista dupla, ou cidades vizinhas pista dupla tbm
 
  • Curtir
Reações: Mek

Mek

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
962
Reações
2.638
Pontos
684
Meu uso de rodovia seria só pra visitar a família uns 400km de pista dupla, ou cidades vizinhas pista dupla tbm

Neste caso eu trocaria se o lado financeiro não for te comprometer.

Até 30k dá pra achar facilmente um com ABS, airbag e boa nota de segurança.

O barato só é barato até a hora de acontecer algum acidente (que nunca aconteça contigo). Óbvio que nem todos tem condição de comprar um pacote 5 estrelas de segurança tipo Volvo, mas deve ser uma prioridade nas nossas escolhas.
 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.131
Pontos
803
Neste caso eu trocaria se o lado financeiro não for te comprometer.

Até 30k dá pra achar facilmente um com ABS, airbag e boa nota de segurança.

O barato só é barato até a hora de acontecer algum acidente (que nunca aconteça contigo). Óbvio que nem todos tem condição de comprar um pacote 5 estrelas de segurança tipo Volvo, mas deve ser uma prioridade nas nossas escolhas.
Cara, tô totalmente por fora de preços.

O que da pra pegar até 30k de "bom"?
 

Mek

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
962
Reações
2.638
Pontos
684
Cara, tô totalmente por fora de preços.

O que da pra pegar até 30k de "bom"?

Putz, depende muito do seu perfil. De bate-pronto: Ônix, Logan, Versa, Fit, Fox, Punto, Fiesta mexicano. A lista é grande.

Vai dando uma filtrada na OLX com preço e ano pra sentir o drama.
 
Topo Fundo