Tenho um Jetta Comfortline 1.4 TSI que peguei em 2017 zero km. Só que ele é só gasolina, o que se encaixava e encaixa na minha preferência...
Duas coisas que notei com o TSI até agora: 1) o consumo de óleo é mais alto que um aspirado, então ser regular nas trocas de óleo e manter isso em ordem é imperativo; e 2) ele é muito sensível à qualidade do combustível. É fácil de perceber quando você abasteceu com uma gasolina de má qualidade...
Se é batizada ele acende o EPC mesmo, então tiramos isso da equação. Mas é muito fácil sentir a perda de potência no motor quando a gasolina não é legal... Retomada não é boa, torque não fica legal, consumo/autonomia cai...
Aqui em SP, meu trajeta de ida pro trabalho, sempre com trânsito, da mais ou menos uns 14 km/L. Na volta dá pra fazer uns 15 km/L.
Tive que ir pra Birigui uns meses atrás e pra Bauru nesse fim de semana e a média na estrada foi de 21 km/L.
Eu nunca tinha tido um carro com motor turbo e injeção direta antes de 2017, mas não me arrependo em absolutamente nada. Só tive que fazer as manutenções preventivas, trocar peças por desgaste natural, mas nunca fiquei parado com o carro nem tive que acionar o seguro pra algum evento. Por enquanto eu ainda faço as revisões pela concessionária, mas vou começar a pesquisar uma boa oficina pelos lados que moro, porque a facada em concessionária pra esse carro é profunda.