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Carro elétrico tem imposto zero; híbrido paga até 7%

deraol

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O governo federal zerou a tarifa de importação de todos os veículos elétricos e de boa parte dos híbridos produzidos fora do Mercosul, que era de 35%. A medida foi publicada nesta terça-feira (27) no Diário Oficial da União e tem vigência imediata.

A rigor, os únicos carros à venda no Brasil impactados imediatamente pela medida são o BMW i3 (elétrico) e o Toyota Prius (híbrido). Eles podem ter seus preços atuais (R$ 199.950 e R$ 116.660, respectivamente) reduzidos, não necessariamente em 35%.

bmw_i3_interna_620x467.jpg

BMW i3, o único carro elétrico a venda no Brasil

Mas as novas regras tornam viável a importação em maior escala de diversos outros modelos, desde os mais conhecidos (Nissan Leaf, Chevrolet Volt) até os produzidos por marcas como menos tradição (como as chinesas).

Também facilita a operação das fabricantes que já detém tecnologia híbrida em seu portfólio e possuem fábrica no Brasil. Com essa "canetada", tornou-se interessante montar localmente carros híbridos, para zerar o imposto e não se submeter à tabela de 2% a 7%. O Prius, aliás, deve ser o primeiro.

Pelas novas regras, carros com qualquer tipo de motor elétrico (alimentado por baterias ou por célula de combustível) e trazidos de fora do Mercosul prontos, semidesmontados ou desmontados (sistema CKD, para montagem local) têm isenção incondicional da tarifa, desde que tenham autonomia mínima de 80 km com uma carga (requisito cumprido com folga pela maioria dos elétricos).

Já modelos que combinam motor elétrico e a combustão (híbridos) são classificados por consumo energético (medido em Megajoules por quilômetro, ou MJ/km) e podem ter tarifa de importação entre zero e 7%.

toyota_prius_novo_620x467.jpg

Novo Toyota Prius: agora sim candidato a fabricação no Brasil

QUANTO GASTAM
Um litro de gasolina contém 29 MJ, e um litro de etanol, 20,1 MJ. Para ter a tarifa zerada, o híbrido com motor de 1.000 cm³ a 3.000 cm³ (1.0 a 3.0) precisa ser montado no Brasil e ter consumo máximo de 0,01 MJ a 1,68 MJ/km. Convertendo para a notação mais usada no Brasil, o teto dessa faixa de consumo é de 17,26 km/litro de gasolina e 11,96 km/litro de etanol. Se o híbrido for importado pronto (como é o caso do Prius), a alíquota é de 2%.

A oneração máxima é de 7%, aplicável a híbridos produzidos fora do Brasil e com consumo do motor a combustão equivalente a 14 km/l de gasolina e 9,7 km/l de etanol.
 

Hitokiri-Ken

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Agora que a Tesla comentou que pode fazer o Model 3 na China, pode ser que o Tesla vire realidade por aqui também.
Isso se conseguirem zerar o IPI também.
 

$delúbio$

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milagres acontecem...
poderiam estender também aos kits de conversão
Mas ainda está faltando mexer no IPI, para que carros elétricos tenham um alíquota própria, não a mesma alíquota de carros com motores à combustão maior que 2.0
 
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$delúbio$

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http://g1.globo.com/carros/noticia/...ortacao-para-carro-eletrico-e-hidrogenio.html

O governo federal zerou o Imposto de Importação para automóveis movidos unicamente a eletricidade ou hidrogênio, que tinham alíquota de 35%. A resolução foi publicada nesta nesta terça-feira (27) pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) no Diário Oficial da União.

saiba mais
A medida entra em vigor hoje e exige autonomia de pelo menos 80 quilômetros com uma carga. Serão beneficiadas unidades importadas, desmontadas ou semidesmontadas.

Além disso, os modelos híbridos, que trabalham com propulsor elétrico aliado a outro tradicional a combustão, continuarão com alíquota entre zero e 7%, dependendo da cilindrada e da eficiência energética.

A Camex já havia reduzido o tributo dos veículos híbridos sem tecnologia de recarga externa(com motor a combustão) em setembro do ano passado. A novidade agora é ampliação para os híbridos com recarga na tomada. Os modelos híbridos com incentivo fiscal podem levar até 6 pessoas e não podem ultrapassar 3.0 litros do motor a combustão.

Tecnologia
Poucos exemplares estão disponíveis no mercado brasileiro, mas a decisão abre caminho para que outros desembarquem por aqui, com fabricação local ou não. Os carros "verdes" emitem pouquíssima ou nenhum poluente na atmosfera, em comparação com os movidos a gasolina ou diesel, mas o preço alto de aquisição ainda é a maior barreira para a popularização.

"A Camex informa que a decisão foi tomada após amplo debate sobre o tema e que a medida busca inserir o Brasil em novas rotas tecnológicas, disponibilizando ao consumidor veículos com alta eficiência energética, baixo consumo de combustíveis e reduzida emissão de poluentes", informou em nota o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

bmw-i3-gal5.jpg
BMW i3 (Foto: Victor Moriyama/G1)
Frota pequena
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, o país conta com cerca de 3 mil veículos elétricos e híbridos. A frota total do país, era de 89,7 milhões de veículos em setembro, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Atualmente, apenas um modelo de carro elétrico, o compacto BMW i3, é comercializado no país: ele foi lançado em 2014 por R$ 226 mil.

Há 4 modelos de carros híbridos:eek: sedã FordFusion Hybrid (R$ 142.000), o hatch Toyota Prius (R$ 116 mil), o Lexus CT200 (lançado em janeiro último, a partir de R$ 134.000) e o esportivo BMW i8 (lançado em 2014 por R$ 799.950).

Em alta
A notícia foi recebida de forma positiva pela Toyota às vésperas do Salão de Tóquio, onde a montadora apresentará a nova geração do híbrido Prius, o mais "barato" dos carros "verdes" no Brasil.

"Neste ano, mesmo com a crise, vamos vender mais (híbridos e elétricos) do que no ano passado. Esperamos passar a marca de 1 mil", diz Ricardo Bastos, gerente-geral de Relações Públicas e Assuntos Governamentais da marca no país. O volume ainda é irrisório comparado com a frota do país.

A alta do dólar também prejudica o aumento dos emplacamentos, já que os poucos modelos "verdes" à venda no Brasil são importados. "Tentamos segurar o preço ao máximo. Está em R$ 116 mil, já foi R$ 110 mil (há 1 ano). Ainda estamos perdendo (dinheiro, com a importação do modelo). A ideia é, em algum momento, empatar (custo e ganho)."

img_8861_1.jpg
Toyota Mirai (Foto: Rafael Miotto/G1)
Hidrogênio?
A resolução publicada nesta terça-feira já engloba veículos impulsionados por hidrogênio, que por enquanto só existem no Japão. Estes modelos funcionam com eletricidade gerada ao misturar combustível de hidrôgenio e o oxigênio do ar. O resultado da reação é apenas vapor de água e calor.

A Toyota lançou comercialmente no ano passado o Mirai, primeiro modelo movido a célula de hidrogênio fabricado em larga escala no mundo, mas a Honda promete apresentar um rival no Salão de Tóquio, que começa ainda nesta terça-feira. A BMW também espera lançar umcarro alemão movido a hidrogênio até 2020.


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Mais incentivos
Na cidade de São Paulo, os veículos elétricos e híbridos têm desconto de 50% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e estão isentos do rodízio municipal, que proíbe a circulação no centro expandido em determinados horários por 1 dia da semana. Em setembro, os modelos "verdes" somavam 387 na capital e 723 no estado.

Outros 7 estados dão isenção de IPVA a modelos elétricos: Piauí, Maranhão, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Além de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul também dão desconto de 50% no imposto para esses veículos.

Guia Prático #125: Sabe o que são carros híbridos? Entenda





Guia Prático #131: Saiba como funciona o carro elétrico
 

Hitokiri-Ken

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Eles precisam agilizar isso também pro transporte público, onibus híbrido e elétrico puro deveria ser prioridade no transporte coletivo.
 


$delúbio$

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o ideal seria também zerar o IPI, mas se ao menos igualassem o IPI dos elétricos aos carros flex 1.0, já seria um grande progresso.
Digo isso porque, com tantos lobistas de usineiro e luditas anti carro elétrico em atividade, conseguir isenção total de IPI seria muito difícil.
Me parece que, num primeiro momento, conseguir paridade com o IPI dos carros flex 1.0 (alíquota de 7%) causaria menos reações contrárias.

Mas o ideal seria pelo menos isentar totalmente o IPI dos elétricos por alguns anos, mas sabemos que se isso fosse proposto logo de cara os mesmos que em 2010 melaram o anúncio das medidas pró carro elétrico agiriam de novo (cerimônia em que o Lula iria anunciar benefícios mas de última hora "puxaram ele pelo braço" e ele desistiu da medida)
http://estadodeminas.vrum.com.br/ap...programa-de-incentivo-ao-carro-eletrico.shtml
 
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Poor_Boy

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To por fora do consumo de um carro elétrico/hibrido, mas no preço que esta a energia elétrica, fico pensando se economicamente vale a pena.

Mas porra, um Prius a menos de 70k seria interessante....
 

deraol

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To por fora do consumo de um carro elétrico/hibrido, mas no preço que esta a energia elétrica, fico pensando se economicamente vale a pena.

O custo para abastecer um carro elétrico chega hoje a R$ 0,06 por quilômetro rodado na cidade de São Paulo. Isso significa que o consumidor gastará, na capital paulista, algo entre R$ 9 e R$ 12 para recarregar a bateria dos veículos, que possuem autonomia para rodar entre 160 a 200 quilômetros por carga

Peguei de uma noticia quando a gasolina e a energia estava mais barata, mas já da pra ter um ideia :kgozo
 

Poor_Boy

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Peguei de uma noticia quando a gasolina e a energia estava mais barata, mas já da pra ter um ideia :kgozo

Putz, a gerencia de energia desses motores é fabulosa heim. Vale muito a pena então, eu pegaria um Prius por menos de 70k.
 

$delúbio$

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To por fora do consumo de um carro elétrico/hibrido, mas no preço que esta a energia elétrica, fico pensando se economicamente vale a pena.

Mas porra, um Prius a menos de 70k seria interessante....
O prius e o fusion hybrid vendidos no Brasil não são plugin, são híbridos cujas baterias são recarregadas só com a recuperação cinética das frenagens.
a energia no Brasil é cara mais pelas barbeiragens do governo e intervenções desastradas do setor do que por pura e simples falta dela.
procure reportagens a respeito de estudos de engenheiros da Usina de Itaipu: se 10% da frota de carros fosse de elétricos puros, o consumo de energia não iria aumentar nem 3%
http://www.autodata.com.br/noticias/20256/eletricos-aumentariam-consumo-de-energia-do-pais-em-3
se fosse necessário apelar para termoelétricas (não é esse o caso, mas só para estudo da hipótese) seria mais eficiente usar combustível em usinas termoelétricas e transmitir pela rede elétrica do que abastecer carros com este mesmo combustível. Sem falar que o controle de emissões em uma usina e concentrado e muito mais eficiente do que em inúmeros carros espalhados
 
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Hitokiri-Ken

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Sem contar que você foge de adulterações e mudanças repentinas de mistura do combustível, manda um toma na cara de usineiros e refinarias também.
 

Ares1521

Bam-bam-bam
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To por fora do consumo de um carro elétrico/hibrido, mas no preço que esta a energia elétrica, fico pensando se economicamente vale a pena.

Mas porra, um Prius a menos de 70k seria interessante....
Enquanto motor a combustão o pessoal sofre pra chegar a 20% de rendimento, os elétricos bostas de 70 anos atrás já passavam de 90%, motor elétrico é absurdamente superior a motor a combustão, o grande problema sempre foi onde armazenar a energia. Seu post me deixou curioso como ta as coisas hoje em dia, ou usar minha conta de luz desse mês:
234kWh, R$160 => R$0,68 por kWh (kct, eu lembro que a uns 6~7 anos atrás quando fiz essa conta para ver quanto custaria rodar com um tesla roadster tinha dado metade disso).
Vou usar um Tesla de referência pq tá fácil a informação (https://en.wikipedia.org/wiki/Tesla_Motors#Model_S):
"(335 km) for the model with the 60 kW·h battery"
5,58km/kWh
Conclusão: Tá 12 centavos por km. Gasolina da por volta de 30~40, logo tá umas 3x mais barato que usar gasolina, isso com a energia cara. Imagine se todo mundo começar a colocar painel solar no telhado ou o governo fizer mais umas hidroelétricas ao invés de usar termoelétricas que precisam de combustível caro, essa bagaça é muito mais barata por km rodado, a única coisa que fode é o preço da bateria que faz o carro ser caro.
E realmente, nunca mais se preocupar com combustível adulterado, mangueira velha vazando água, troca de óleo e com um monte de outras coisas, o sistema é absurdamente simples sem trocentos fluidos e mangueiras. Tem gente que resmunga que leva umas horas para carregar, mas acredito que eu me daria muito bem com o hábito de deixar ligado a noite igual faço com meu celular, perfeito.

O Tesla modelo 3 tá com preço alvo de U$35k, se o dolar voltasse para uns 3 mangos e com poucos impostos daria para ficar na casa dos R$100k, o que já é um preço viável para vender moderadamente no Brasil, comparável com os Fusion/Corola e outros carros assim 0. Se a nossa economia melhorar um pouco nos próximos anos e acontecer milagres de melhorarem a tributação de elétricos, talvez começamos a ter um mercado de elétricos ainda nessa década (não custa sonhar).
 
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Poor_Boy

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Enquanto motor a combustão o pessoal sofre pra chegar a 20% de rendimento, os elétricos bostas de 70 anos atrás já passavam de 90%, motor elétrico é absurdamente superior a motor a combustão, o grande problema sempre foi onde armazenar a energia. Seu post me deixou curioso como ta as coisas hoje em dia, ou usar minha conta de luz desse mês:
234kWh, R$160 => R$0,68 por kWh (kct, eu lembro que a uns 6~7 anos atrás quando fiz essa conta para ver quanto custaria rodar com um tesla roadster tinha dado metade disso).
Vou usar um Tesla de referência pq tá fácil a informação (https://en.wikipedia.org/wiki/Tesla_Motors#Model_S):
"(335 km) for the model with the 60 kW·h battery"
5,58km/kWh
Conclusão: Tá 12 centavos por km. Gasolina da por volta de 30~40, logo tá umas 3x mais barato que usar gasolina, isso com a energia cara. Imagine se todo mundo começar a colocar painel solar no telhado ou o governo fizer mais umas hidroelétricas ao invés de usar termoelétricas que precisam de combustível caro, essa bagaça é muito mais barata por km rodado, a única coisa que fode é o preço da bateria que faz o carro ser caro.
E realmente, nunca mais se preocupar com combustível adulterado, mangueira velha vazando água, troca de óleo e com um monte de outras coisas, o sistema é absurdamente simples sem trocentos fluidos e mangueiras. Tem gente que resmunga que leva umas horas para carregar, mas acredito que eu me daria muito bem com o hábito de deixar ligado a noite igual faço com meu celular, perfeito.

O Tesla modelo 3 tá com preço alvo de U$35k, se o dolar voltasse para uns 3 mangos e com poucos impostos daria para ficar na casa dos R$100k, o que já é um preço viável para vender moderadamente no Brasil, comparável com os Fusion/Corola e outros carros assim 0. Se a nossa economia melhorar um pouco nos próximos anos e acontecer milagres de melhorarem a tributação de elétricos, talvez começamos a ter um mercado de elétricos ainda nessa década (não custa sonhar).
Com essa explicação, Torço fortemente para que carros elétricos ganhe força. Trocaria tranquilamente meu carro a combustão por um elétrico. Além de economizar no abastecimento, ajudaria o ambiente.

Pena que quando essas porras estiverem populares aqui, já estarei velho...
 

ROLGENIO

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To por fora do consumo de um carro elétrico/hibrido...
Só pra vc ter uma ideia, o Fusion Híbrido é ( ou era, talvez esteja desatualizado pq li na época do lançamento) o veículo mais econômico vendido no Brasil.

Mesmo com um motorzão 3.0 ele faz média de 32 km/l. E como já disseram, carregar as baterias de um elétrico sai 3x mais barato.
 

Phoenix Eagle

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Agora que a Tesla comentou que pode fazer o Model 3 na China, pode ser que o Tesla vire realidade por aqui também.
Isso se conseguirem zerar o IPI também.
Ia postar essa notícia naquele seu tópico hehehe - fui pesquisar e já postaram

Finalmente algum incentivo para os elétricos.. demorou pqp.
 

Trendkill

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Teria facilmente um golf bluemotion.. Pena que eu moro em apartamento e não poderia aproveitar a rede elétrica de lá.. Teria wue carregar no trampo :klol
 

Phoenix Eagle

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Teria facilmente um golf bluemotion.. Pena que eu moro em apartamento e não poderia aproveitar a rede elétrica de lá.. Teria wue carregar no trampo :klol

Mas ele é hibrido e/ou elétrico?:kpensa

Até onde havia lido a respeito não tinha nenhum , nem outro - ele apenas tinha um motor de melhor desempenho com tec nova fazendo frente com alguns hibridos mas não sendo um deles.
 

Trendkill

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Mas ele é hibrido e/ou elétrico?:kpensa

Até onde havia lido a respeito não tinha nenhum , nem outro - ele apenas tinha um motor de melhor desempenho com tec nova fazendo frente com alguns hibridos mas não sendo um deles.

Híbrido plug-in. Motor elérico + motor a combustão. Eu quis dizer Golf GTE mas escrevi bluemotion.. O bluemotion é esse que vc citou.. Motor 1.0 turbo muito econômico mas nao hibrido..
 
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Parece que o Golf GTE carrega em 3:30h em tomadas convencionais e menos de uma hora em postos de recarga.
 
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