tão jênio que nem leu o que eu escrevi. O motor pode até chegar nesse giro, mas se você faz isso constantemente com certeza você está aumentando o desgaste prematuro do seu motor.
Pode continuar girando 6 mil rpm toda vez, o carro é seu você faz o que quiser. Agora, não vem dar esses conselhos pra outras pessoas, nem todo mundo é cupim de ferro, tem gente que cuida do carro.
A 120 por hora em 5a marcha um carro mil está a mais ou menos 4 mil rpm, já é um giro bastante alto. Se você não se incomoda em fazer consumo de v6 em carro mil, com o motor berrando e tremendo o carro todo, bom pra você.
Todo motor 1 litro moderno de quatro cilindros foi projetado para girar alto. Todo! A central eletrônica não deixa esses motores excederem giro. É muito pior aumentar carga de acelerador além dos limites dos pontos de ignição que girar alto nesses motores. Você pega um Renault D4D por exemplo, a 4.000 RPM, e ele sequer chegou preto do pico de potência. Os Fire são conhecidos por entregar boa potência em regimes mais baixos, mas com cilindrada reduzida não há milagre: ou gira ou a potência não vem. Se tudo estiver em ordem, bombas, óleos, arrefecimento, não tenha medo de dar giro a esses motores.
O "jênio" aqui fica muito tempo com os carros. Não vendo carro com menos de 130 mil km rodados, todos em perfeita ordem mecânica, sem qualquer defeito dessa ordem. Meu velho Mille Fire, que tenho há 18 anos, foi amaciado e mantido como se deve: sob alta carga, em marcha correta. Carros que tive em casa e que não gostavam de girar alto? Dodge Dart e Opala 4L. Outro tipo de animal.
Em tempo, como meu Uno Mille não tem conta-giros, as referências serão em km/h (velocímetro do carro).
Em condução tranquila, segunda marcha até 60 km/h e terceira até 80 km/h. A partir dessa velocidade ele já aceita bem quinta marcha. Em situação que potência é necessária, segunda até 80 km/h e terceira até 110 km/h. Essas são as relações desse motor para ultrapassagens e outras situações similares. Foi projetado assim. Não usar o que o carro oferece é sim desgastá-lo e colocar si mesmo em risco.