O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


CarrOS - Como vcs compraram seu primeiro carro?

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.232
Pontos
2.009
Lembrar de como comprei o primeiro carro me trouxe várias outras lembranças... Ótimos tempos.

O ano era mais ou menos 2003 e eu tinha uns 20 anos.
Na época meu pai ainda tinha poucos resquícios de "riqueza" (leia-se "não pobreza", já que poucos anos depois disso minha família se afundou completamente na falta de dinheiro) mas a empresa já começava a afundar. Ele tinha pela empresa um Gol G3 Power que eu era apaixonado, mas tinham que vender o carro por conta da situação da empresa, decidiram que os sócios não teriam mais carro da firma.

Eu trabalhava na empresa e não ganhava tão mal, acho que coisa de 2 salários mínimos. Não precisava ajudar em casa e meu custo de vida era baixíssimo então eu conseguia guardar alguma coisa. Além disso eu fazia uns bicos em um instituto de pesquisa que dava uma grana boa quando surgia trabalho, lembro que teve uma vez que eu ganhei 1k (to falando de 2002, coisa de uns 5k hoje) em um trabalho de mais ou menos 20 dias que eu me fodi pra c***lho caminhando de mercado em mercado nas ruas de POA fazendo pesquisa de cigarro com estabelecimentos. Fazia sempre esses bicos mais longos em férias da empresa, mas pontualmente eu fazia nos finais de semana pra ganhar mais uns pilas.
Outra coisa que me deu uma grana boa foi quando minha irmã e eu fizemos um curso de modelo a convite de uma "caça talentos" e rendeu um trabalho bom (não vou falar a marca pois deve ter imagens rolando por aí, mas se por volta de 2001 alguém de POA estava no Parcão em um domingo e viu um loiro gostoso Deus grego tirando foto com roupa de surf era eu), acho que ganhei uns 2k + 4 pranchas de surf e roupas, que vendi e fiz ainda mais dinheiro, fazia bico também em campanhas como promoter que dava mais uns pila por fora, sendo uma da VIVO no Iguatemi que rendeu uns bons trocados pois trabalhei com eles quando eu tava de férias na empresa. Eu ficava entregando folder na entrada do Shopping o dia todo e no final do dia recebia em cash, só não lembro os valores devia ser coisa de R$ 50 (uns R$ 250 hoje, que no final de 20 e poucos dias de trabalho rendia uns 5k nos dias de hoje. Fazia também uns eventos e assim eu ia engordando o porquinho já que eu não era gastador, a ideia era fazer grana pra pagar a faculdade.

Aí quando eu sai da empresa do meu pai peguei a rescisão + FGTS, se não me engano era uns 3k na época (uns 15k hoje) e fui viver um período sabático em Laguna onde minha família tinha casa, passava os dias surfando, devorando ppks catarinenses e fumando maconha sem gastar praticamente nada, dos mais ou menos 3k acho que voltei com uns 1,5 k (uns 7k hoje). Nessa época eu fiz bico em uma representação comercial da Akros com o primo da minha mãe e fiz ótimas vendas (inclusive foi o momento que fez eu me apaixonar por vendas), então juntei ainda mais grana e ao todo voltei pra POA somando a sobra da demissão + a representação com uns 4k (20k hoje).

No final disso tudo tinha uma boa grana guardada que me possibilitou comprar o carro a vista, só não faço a mínima ideia do valor, só lembro que paguei exatamente FIPE descontando 5%, isso eu lembro bem pois quem fez toda a negociação foi o sócio do meu pai que eu detestava, ali os sócios já estavam se canibalizando e por motivos de isenção meu pai não poderia negociar a venda do carro pra mim mesmo (no papel foi pro meu pai mas não lembro como foram os trâmites). Lembro que sobrou dinheiro ainda pra botar película e rodas.

Esse mesmo carro eu tive que vender 1 ano e pouco depois por conta das dívidas familiares pois a empresa quebrou, foi uma paulada muito forte pelo "apego" que eu tinha com o carro, já que foi meu primeiro e tinha todo esse background por trás da compra. Quase todo o dinheiro serviu pra pagar contas como plano de saúde e nos sustentarmos até onde desse, com toda a família desempregada.

Depois fiquei anos sem carro, comprei um GOLF 96 acho que em 2007 e já agonizando financeiramente vendi pra comprar um Monza 84 com o assoalho furado, isso só pra eu ir da Americanas (onde eu trabalhava) pra PUC já que não dava tempo de ir de ônibus nos dias de aulas mais pesadas que eu tinha que assistir na íntegra. Acabou a faculdade e vendi o Monza por alguns trocados, andando de ônibus por mais 4 anos. O mais legal disso tudo é que após esses 4 anos eu tava tirando um Versa zero da concessionária depois de me foder DEMAIS pra dar a volta por cima, uma sensação que não tem como explicar pois passava um filme pela minha cabeça.

Interessante pra caraleo, esse wall todo mostra que a nossa "biografia automobilística" (quais carros tivemos e como tivemos) no final das contas ilustra a evolução ou até involução das pessoas, mesmo que a compra de um carro pode enganar muito pra mais e pra menos. Meu sogro por exemplo, é multi milionário e anda com um Idea Adventure 2008. Por outro lado conheço nego que anda de CIVIC zero mas não tem nem dinheiro pra comer direito... Mas no meu caso mostrou perfeitamente como minha vida foi evoluindo (e regredindo em alguns momentos).
 

eiji_kisaragi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
903
Reações
1.428
Pontos
583
Época de faculdade, trabalhando, fui juntando uma grana pra entrada e financiei o restante em 36x um Corsa 98, isso em 2010. Vendia o VR pra pagar parcela do seguro hueeee... Foi osso no começo mas valeu a pena, fui me planejando e consegui quitar a divida em 24x. Na época acho que comprei por 12k o carro, dei 5 de entrada e financiei 7, no total o carro sair por uns 15 ou 16 com os juros no final.
 

Nalo300

Bam-bam-bam
Mensagens
1.236
Reações
3.415
Pontos
353
Comprei o carro do meu Pai por 4000 reais quando eu tinha uns 21 anos (ele queria me dar e comprar um 0KM para ele, mas eu quis "ajudar" ele com o pagamento).
Era um Fiat Palio 97 1.0. o carro era beeem fraquinho e so tinha vidro elétrico. o carro estava bem detonado e fui consertando ele aos poucos. Aprendi muito com ele, desde mecânica básica, como fazer viagens longas, etc. Eu vendi ele a uns 3 anos atrás e comprei um Citroen Xsara 2001 por 7800 Reais.

O carro estava todo destruído, mas eu comprei ele porque queria me aprofundar na mecanica automotiva. Hoje em dia ele está perfeito, com (quase) tudo funcionando, mas sofri bastante para chegar a esse ponto.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
foi em 2008, comprei um Celta 2001

Tinha 53k km

paguei 15k, 4500 vindo de uma moto que eu tinha e financiei o resto e pagava 320 mensais.

carro ficou comigo até 2016
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.258
Reações
69.471
Pontos
2.059
Minha esposa era minha motorista particular desde os 19 anos e eu não tinha vontade nenhuma de dirigir.
Tive de fazer uma viagem pra o exterior com carro alugado, ela deu No Show e fui obrigado a dirigir durante toda a viagem (sempre tive habilitação)

Quando voltei, olhei aquele Celta pé de Boi dela e resolvemos então procurar um carro decente, e então foi assim que comecei a pesquisa e entender melhor sobre carros até chegar naquele que seria nosso companheiro por 8 lindos anos. Meu Civic LXL


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

Nalo300

Bam-bam-bam
Mensagens
1.236
Reações
3.415
Pontos
353
Quando voltamos, olhei aquele Celta pé de Boi dela e resolvemos então procurar um carro decente, e então foi assim que comecei a pesquisa e entender melhor sobre carros até chegar naquele que seria nosso companheiro por 8 lindos anos. Meu Civic LXL
Tive a mesma experiencia. Eu ate estava feliz com o meu paliozinho, ate o dia que eu tive que dirigir uma Hilux em uma estrada de terra. Quando fui dirigir o meu carro de novo, peguei até nojo e vendi ele poucos meses depois.
 


ain é o kresnik

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.171
Reações
3.542
Pontos
1.289
21 anos, 12 anos atrás, paguei a vista, era um Corsa 1.0 do modelo novo, acho que foram 23k. Na época ganhei muito dinheiro com o Ragnarok online, rodando bots, duplicando itens e a porra toda. Até hoje acham que eu menti aqui, mas, eu vendi uma carta que estava vendida por R$10k no npc por engano, pra quem conhece do jogo, era uma GTB. Como era dinheiro duplicado dentro do jogo eu só corri atrás de comprar outra por kks.

Depois disso financiei um upgrade no Corsa 1.8, foram uns 7k. Me arrependo amargamente de ter financiado a diferença pq minha renda não era fixa e tive problemas nos últimos 6 meses do financiamento.

Fiquei com esse carro uns 3 anos, vendi pra me mudar pra SP, aqui em SP eu tive uma Honda Lead, comprada a vista por 3,5k e furtada, uma Yamaha Teneré 250, comprada a vista por 7k de uma conhecida que tava com ela parada há quase 2 anos por ter caído e traumatizado (a moto tinha pouco mais de 1k km), também foi furtada e agora tenho uma Cityclass 200i que comprei no cartão de crédito e já tá paga, foram 7k nela.

Aqui em SP eu penso em comprar um carro agora pq ando transportando muito os meus equipamentos e depender de uber pra carregar e descarregar carro é um cu, aí penso em pegar algo pra trabalho mesmo, provavelmente uma Doblo.
 

alefmm

Bam-bam-bam
Mensagens
1.642
Reações
1.386
Pontos
353
Entre 2012 e 2015 usava um Celta do meu pai.
Nesse ano acabou a faculdade, tinha um dinheiro e comprei o Logan em Dezembro mesmo.

Estou com ele até então.
Foi realmente caro devido os juros e se na época eu fizesse as contas de custo real, não teria comprado.
Até compraria, adiaria um pouco e seria a vista.

Quanto as contas naquela época o objetivo era não comprometer 50% do salário com prestação (não faço ideia de onde saiu essa idéia, de marte talvez).
Sem a faculdade pra pagar era "mais fácil".

Me organizei uns 2 anos depois e esse carro hj custou até o momento 100 mil.
Apartamento na mesma burrada, já foram uns 300 mil e ainda tem 150 pendurado...

Então, por esse motivo não recomendo antecipar sonhos e aprendi da pior forma.

Hoje as coisas são bem diferentes e "sobra" muito dinheiro (IPVA 2022 já estava nos cálculos assim como
esse valor já existe a um tempo reservado).

Mesmo que suba 50% com relação a 2021 não fará diferença. É um tipo de tranquilidade que jamais seria possível com o mindset de 2015 que eu tinha, provavelmente naquela época ficaria irregular.

Isso se chama educação financeira, coisa que nunca tive em casa e fui aprender depois de já ter feito algumas besteiras (muito antes do Logan, mas na época dele até que já tinha mudado bastante porém quilômetros de distância do modo de vida que levo atualmente).

Então se conselho fosse bom era vendido.
O que eu digo é: estude. Não importa o que seja ou seu objetivo, estude o assunto antes. O restante se resolve.


Poco F3 usando o Tapatalk
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.311
Pontos
1.619
Quando eu GANHEI meu primeiro carro.....

Whats-App-Image-2021-12-20-at-11-33-27.jpg


...Não foi bem esse, mas....

Whats-App-Image-2021-12-20-at-11-33-27-1.jpg


...Foi esse: um VW Fusca 1974. Eu estava com 3 anos quando ganhei ele e essa foto mostra o aniversário mais controverso que eu tive com a família da minha avó, pois ela passou o carro como um presente pra mim e quem ia cuidar era o meu velho (que era BEM navalha porque achava que Fusca era Jipe....)

Whats-App-Image-2021-12-20-at-11-33-28.jpg


Agora, esse outro..... Não, não era nosso não! Era de um dos parentes da minha avó. O Máximo que meu pai fez foi dar uma volta nele, dirigindo!

Meu primeiro carro COMPRADO por mim, foi um Gol quadrado CL (pé de boi) ano 94 com o motor 1.6. Um bom carro mas que TODO MÊS (sem falta, por 2 anos seguidos de posse dele) eu troquei a embreagem dele. Fiz de tudo mas sempre dava o mesmo problema.
 

DouglaSPFC

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.790
Reações
5.036
Pontos
714
2006, achei na rua, Tive alguns gastos com troca de vidro e chaveiro depois.
 
Topo Fundo