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Carros elétricos e híbridos.

Piga

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Vou deixar um vídeo aqui bem interessante sobre carros elétricos / híbridos, somente pra reflexão. Vídeo em inglês.



Pra quem não quiser assistir, segue um resumo. O carro tratado em questão é um Toyota Prius, que o autor do vídeo chama de "o carro mais odiado da internet", o qual ele comprou por apenas 1500 dólares. O motivo é que acabou a vida útil das baterias e substituí-las custa nada menos que o valor do carro. Isso na realidade americana onde teoricamente tudo é mais acessível que o Brasil.

Além disso no próprio vídeo ele ensina como substituir e aonde comprar as tais baterias.

A questão que eu quero levantar aqui se lá fora substituir as baterias é o preço do carro, como será aqui no Brasil? Os carros de mais de 150k serão descartáveis por conta dos preços de manutenção?

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geist

Lenda da internet
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É por isso que ainda são conceito. Não tem como popularizar enquanto não resolverem essa barreira tecnológica.
Até em outras frentes as baterias chegaram a um "limite". Veja os smartphones. Não conseguem aumentar muito mais o processamento, qualidade da tela e outras funções (projeção, som potente por exemplo) por causa da bateria.

Dizem que uma tendência será o aluguel de veículos elétricos e autônomos diretamente das fabricantes. Aí eles deduzem do valor o custo de substituição das baterias. Se tornará inviável ter carro próprio.

Eu ainda não tenho opinião formada. Fizeram tanto alarde e propaganda sobre o veículo movido a hidrogênio e depois do nada a coisa apagou. O elétrico pode ter o mesmo destino. Acredito que até amadurecer a tecnologia sobre os elétricos, poderiam deixar os veículos muito mais eficientes usando biocombustíveis (álcool, biodiesel). Aliviaria o meio ambiente e o bolso dos motoristas.

O ciclo dessas baterias também podem causar danos ambientais. Cabe reflexão.
 

javagod

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Sejam políticos ecorretardados ou alguns fabricantes, querem acabar com o veículo próprio e incentivar o transporte como serviço. E para muita gente estará ok. Para quem quiser ter o seu veículo (e acredito que não haverá qualquer incentivo para isso, inclusive com taxas e impostos abusivos), formatos como leasing serão os preferidos: acabou, devolve o carro e pega outro (na Europa já é algo comum). Mas também pode haver serviços de troca de bateria por valores aceitáveis, quiçá até subsidiados enquanto não atinge volume para se sustentar.

De qualquer forma, não gosto dessa projeção.
 

Málocco Meeeermo

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Tudo é questão de amadurecimento tecnológico. Tendência de qualquer produto, quando se torna produto de massa (e carro elétrico/híbrido ainda não são nem nos EUA), é tornarem acessíveis tanto a compra, quanto a manutenção.

Lembro do meu primeiro celular comprado em 1999, um Ericsson 618 (o mais simples celular digital TDMA) comprado na angiga Maxitel(nem existia TIM aqui em Minas) por 299. Isso na época que o salário mínimo era 136, ou seja, o celular mais fodido custava o que hoje seriam cerca de 1950 Reais (+-210% do salário mínimo). E na época, extrema minoria possuía celular. E hoje temos celulares simples e novos custando aproximadamente 90 Reais (10% do salário mínimo).

Não adianta fazermos prognósticos baseados somente na situação de mercado atual, pois esses veículos não são, AINDA, produtos acessíveis à massa, mas que mais cedo ou mais tarde, serão.

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doraemondigimon

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Uma das coisas que VAI ser rentável nesse novo mundo do 'eletroautomotivo' é justamente se fazer empresas que irão reciclar/manutenção das baterias. A China está criando muitas dessas empresas, justamente pra atender essa, que será uma das maiores demandas para os veículos.

E quem for esperto (e tiver dinheiro ou chance de montar uma), vai crescer astronomicamente nessa área!)
 

doraemondigimon

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Pra quem não quiser assistir, segue um resumo. O carro tratado em questão é um Toyota Prius, que o autor do vídeo chama de "o carro mais odiado da internet", o qual ele comprou por apenas 1500 dólares. O motivo é que acabou a vida útil das baterias e substituí-las custa nada menos que o valor do carro. Isso na realidade americana onde teoricamente tudo é mais acessível que o Brasil.

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Eu vi o video e gostei da economia que ele fez, já que na CCS ficaria 4.000 US$ pra fazer o serviço, enquanto que, pra ele fazer em casa, ficou em 1.500 US$. O custo de compra do veículo foi de 1.500 US$ e ele já tinha um comprador que pagaria os 4.000 US$ no carro (portanto, ser o carro 'mais odiado da internet' não faz tanto sentido já que tem gente que queria comprar o bicho) e convenhamos, ganhar 1.000 US$ em uma revenda de carro usado, apenas trocando as 'pilhas', é um belo diferencial!
 


ESNER

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É possível usar as baterias para armazenar energia para uma casa, sítio, chácara, fazenda, indústria. vejo como uma alternativa pois até elas pararem totalmente de armazenar energia, ainda podem ser muito utilizadas.
Liga-la num sistema de capacitação solar ou eólica então, potencializa o uso.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
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É possível usar as baterias para armazenar energia para uma casa, sítio, chácara, fazenda, indústria. vejo como uma alternativa pois até elas pararem totalmente de armazenar energia, ainda podem ser muito utilizadas.
Liga-la num sistema de capacitação solar ou eólica então, potencializa o uso.
O intuito do tópico não é bem esse. Quem paga hoje no Brasil 130k num Prius, daqui a 5 anos quando a vida útil da bateria acabar faz o que? Joga o carro fora ou paga o valor de outro Prius para trocá-las?

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ESNER

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O intuito do tópico não é bem esse. Quem paga hoje no Brasil 130k num Prius, daqui a 5 anos quando a vida útil da bateria acabar faz o que? Joga o carro fora ou paga o valor de outro Prius para trocá-las?

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A garantia do sistema elétrico do Prius é de 8 anos, logo ele não precisa jogar o carro fora depois de 5. E ao final da garantia após 8 anos, o carro vai continuar funcionando, provavelmente com uma capacidade menor de armazenamento de energia na bateria dando uma menor autonomia

Quando for necessário trocar, é só ir na concessionária e trocar. Ou daqui alguns anos pode ter empresas com know-how para reciclar baterias usadas e o custo cair ainda mais que os 10500 cobrados atualmente pela Toyota.
 

Piga

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A garantia do sistema elétrico do Prius é de 8 anos, logo ele não precisa jogar o carro fora depois de 5. E ao final da garantia após 8 anos, o carro vai continuar funcionando, provavelmente com uma capacidade menor de armazenamento de energia na bateria dando uma menor autonomia

Quando for necessário trocar, é só ir na concessionária e trocar. Ou daqui alguns anos pode ter empresas com know-how para reciclar baterias usadas e o custo cair ainda mais que os 10500 cobrados atualmente pela Toyota.
Veja o vídeo que eu postei. Não é bem assim.

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ESNER

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Veja o vídeo que eu postei. Não é bem assim.

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Vi o vídeo no dia que ele foi publicado no canal

A indústria automotiva americana trabalha focado na venda de carros novos, serviços lá são caros, o carro lá com mais de 5 anos só compensa usar até acabar. No caso do Prius lá foi a bateria que deu problema, porém poderia ser um motor a combustão tradicional ou um câmbio automático que se tivesse quebrado, não compensaria arrumar. Porque mesmo pagando uns 2mil pela troca de um cambio, o carro ainda poderia apresentar outros problemas o que não deixaria o carro viável para ser arrumado. Logo o problema do híbrido não é a troca de bateria.
 
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