as pegadinhas estão aparecendo:
https://carros.uol.com.br/noticias/...nao-significam-carro-eletrico-mais-barato.htm
No final de julho, foi aprovada uma revisão da tabela de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que deverá vigorar em novembro. A ideia é aliviar um pouco a taxação de modelos mais eficientes.
Na teoria, isso se somaria à atual isenção do Imposto de Importação para eletrificados (total para elétricos, parcial para híbridos -- de 2% a 7% de alíquota).
Lembramos ainda que, com ou sem mudança de IPI, existem ainda os 11,6% de PIS/Cofins e 12% de ICMS.
Só que -- como UOL Carros adiantou, infelizmente -- esses objetivos podem ficar só no discurso. Na vida real, esse novo IPI pode não funcionar para reduzir os preços que o comprador paga por híbridos ou elétricos.
para "dar uma mão" à bandeira dos elétricos, sem abrir mão da arrecadação.
"Ao definir as faixas de peso na cobrança do IPI, o governo não levou em conta o peso extra dos elétricos por conta das baterias e dos híbridos, que têm baterias menores, mas contam com dois motores. Parece que encontrou um mecanismo para não abrir mão da arrecadação", explica Henry Joseph Jr., diretor técnico da Anfavea.
Ironicamente, o primeiro carro com propulsão elétrica vendido oficialmente no país pode ser prejudicado pelo novo IPI. Atualmente, o BMW i3 acaba sendo beneficiado: é tratado pela Receita Federal como híbrido por trazer um motor compacto a combustão, abastecido com gasolina, que funciona como um gerador de eletricidade, para estender a autonomia das baterias.
Com isso, paga atualmente 7% de IPI, enquanto elétricos puros arcam com 25%.
Já com a nova tabela, calculamos que o i3 (1.315 kg e consumo de 1,71 MJ/km -- índice do modelo anterior, já que a fabricante não forneceu os dados do modelo i3S) passaria a pagar 17%. Questionada, a BMW não informou se os cálculos podem ser considerados corretos.
De toda forma, pode ser uma deixa para passar a vender no país a variante realmente elétrica, sem o motor extensor a gasolina. Futuros rivais como Chevrolet Bolt e Nissan Leaf 2 vão se valer disso para pagar entre 7% e 9% de IPI.