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Carros elétricos

tonyr2d2

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To fazendo o cofrinho pra chegada do Kicks E-Power em 2021. Espero que até lá o dólar esteja menos surreal...



As fabricantes estão enfim acordando para a era dos veículos eletrificados no Brasil. A Nissan é uma das que estão puxando a fila: lançará o hatch médio elétrico Leaf este ano e também prepara uma configuração híbrida do SUV compacto Kicks para ser lançada entre o final de 2020 e princípio de 2021.


QUATRO RODAS conversou com fontes ligadas à marca no Salão de Detroit 2019, e elas confirmaram: o sistema, conhecido como e-Power, será similar ao utilizado pelo Note no Japão. Foi, inclusive, o grande responsável por fazer do monovolume o carro mais vendido na terra do sol nascente em 2018, quebrando a supremacia do badalado Toyota Prius.

Funciona assim: um motor tricilindro a gasolina de 1,2 litro, com 80 cv e 11 mkgf, opera como gerador, aproveitando o combustível do próprio tanque do veículo. Ele alimenta diretamente uma pequena bateria de 1,5 kW, que por sua vez envia energia para um motor elétrico, montado sobre o eixo dianteiro, responsável pela propulsão.


Se a unidade motriz é sempre elétrica, então o Kicks e-Power será elétrico, certo? Errado: como a bateria é pequena – possui apenas 5% da capacidade de um Leaf – possui capacidade ínfima de armazenamento e precisa ser o tempo todo alimentada pelo gerador a combustão.


Não há, pelo menos no sistema utilizado atualmente pelo Note, qualquer outra forma de geração de eletricidade, como a partir da regeneração de energia cinética dissipada nas frenagens, por exemplo. Assim, o sistema pode ser considerado um híbrido de longo alcance – a edição de Janeiro de QUATRO RODAS explica as diferenças entre os tipos de híbridos e elétricos disponíveis.

RODAS explica as diferenças entre os tipos de híbridos e elétricos disponíveis.


nissan-e-power.jpg


As diferenças entre um sistema de propulsão elétrico, híbrido puro e o híbrido e-Power
As diferenças entre um sistema de propulsão elétrico, híbrido puro e o híbrido e-Power (Divulgação/Nissan)

Há registros de que o Note e-Power esteja registrando médias de consumo superiores a 35 km/l com gasolina japonesa.


Agora imaginemos que o nosso Kicks chegue a 30 km/l usando combustível brasileiro, dotado de 27,5% de etanol, e mantenha o tanque de 41 litros – pequeno para os padrões de um modelo a combustão, mas interessante para um sistema como este. Pronto: poderíamos calcular uma autonomia teórica de incríveis 1.200 km.

No caso do Note e-Power, a potência é de 109 cv, menos até do que os já modestos 114 cv gerados pelo Kicks convencional. Por outro lado, o torque é de abundantes 25,9 mkgf, muito acima dos 15,5 mkgf de nosso SUV e superior até aos 25,5 mkgf de um Golf 1.4 TSI. Trata-se do mesmo motor elétrico da primeira geração do Leaf.

 

doraemondigimon

Lenda da internet
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Não se esqueçam que a BYD (carros elétricos de pobre), tiveram um representante no Brasil!!

http://www.byd.ind.br/


E tá querendo voltar pra cá, com força! Ela tem muitos veículos interessantes e pode ser uma coisa a se observar no futuro.

Tinha uma tal de green leaf/wheel (acho que é isso) também, com uns carrinhos a pilha, de preço e qualidade quebra galho, mas me parece que só serviu pros chineses descobrirem que os brasileiros com quem fecharam negócio, só fizeram foi encher os bolsos de grana e sumiram no mundo!

Além disso, não podemos esquecer que teve também a venda de motos elétricas chinesas no Brasil (aqui eu já vi umas 3 rodando) desse modelo:




A primeira (que eu conseidero FEIA de ENCARDIR), me lembra das... Coisas que aparecem em um clipe do Michael Jackson...

2703-Michael-16-jpg-500x0.jpg


E a segunda, é bonitinha! Mas, ela parece um brinquedo com um alto falante de péssima qualidade (e o infeliz ainda passa pelo ônibus parado anunciando funk, ou seja.... :knojo ), além de NÃO ter conseguido ultrapassar o ônibus enquanto ele estava andando (tem um design espoortivo, mas parece que estava andando movida a pedal)
 

tooevil

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Sempre gostei do motor a combustão, o som do ronco ao pisar fundo e etc, mas nessa semana dirigi um carro elétrico de "um app" aqui de SP(Renault Zoe)
. Cara mudei a opinião que tinha sobre elétricos.

Tirando as coisas que já meio que esperava, como não ouvir barulho algum de motor ligado, a praticidade de uma unica marcha e toda tecnologia embarcada.
O que mais me surpreendeu foi o motor, nem precisa pisar fundo pra se sentir em um esportivo.
E ele é um dos mais fracos "de torque" disponível no Brasil, esse torque instantâneo disponível o tempo todo faz você grudar no banco (parecia estar na Millenium falcon na velocidade da Luz:keehk kkk) quando você "da uma esticada", sensação que só tive andando de esportivos .

Hoje se carro elétrico se não fosse tão caro e o fato de ter poucas estações de recarga em SP, eu iria de elétrico sem pensar duas vezes pra uso urbano, pra viagem ainda ficaria em duvida.
 
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