O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


CarrOS usados, dicas para não cair em uma roubada

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.599
Reações
10.570
Pontos
1.389
Ae galera ! Nos próximos anos acredito que eu vá comprar um carro usado. Com a experiencia de vocês, o que costumam verificar antes de fechar a compra com um carro q vocês gostaram ?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.192
Reações
172.348
Pontos
2.599
Se possível, tentar adquirir o carro em uma concessionária ou agência. Como é um local com CNPJ e tal tem alguma reputação a zelar e também oferece ali seus meses de garantia.

Se tiver alguém que entenda de carro, tipo para reparar se foi feito algum trabalho de reparo na lataria, pintura e etc. é bom e também para ajudar a ver a parte mecânica para não ter surpresinhas.

No mais é avaliar o estado do carro, dar uma volta para buscar barulhos, verificar se a suspensão está funcionando mesmo, o peso do volante, sendo manual se a embreagem está com peso ok e sem patinar, se os engates do câmbio está preciso, se o carro responde bem e por aí vai.

Uma coisa que vale muito a pena fazer e o custo é baixo é, caso tenha real interesse no carro, fazer uma consulta no carcheck ou checkauto a fim de procurar qualquer informação relevante no histórico do carro.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.199
Reações
23.296
Pontos
1.619
Outra coisa importante....

Os conselhos que o @antonioli deu são muito importantes mas existe um pequeno que deve ser considerado também:

Se o coração bateu forte na hora da escolha do veículo, leve sempre pro lado RACIONAL antes de fechar negócio. O lado EMOCIONAL tem que ficar guardado até todas as verificações serem passadas corretamente. Daí, é só comemorar!
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
se for comprar de particular, olha pro dono antes de olhar pro carro..

não negocie com quem nem sabe se comunicar de forma clara..

carro é sempre um reflexo do dono..
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.192
Reações
172.348
Pontos
2.599
Outra coisa importante....

Os conselhos que o @antonioli deu são muito importantes mas existe um pequeno que deve ser considerado também:

Se o coração bateu forte na hora da escolha do veículo, leve sempre pro lado RACIONAL antes de fechar negócio. O lado EMOCIONAL tem que ficar guardado até todas as verificações serem passadas corretamente. Daí, é só comemorar!
Essa é a dica número zero. Se partir para o emocional quase todas as dicas podem ir para o saco.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.692
Reações
34.840
Pontos
903
Primeiro, vá pesquisando o que te interessa, não compre um carro só porque achou bonito. Procure se ele tem o espaço que você precisa, como é a motorização, consumo, histórico de problemas crônicos, custo médio de manutenção, cotação de seguro, se é muito visado pra roubo, como é a revenda do veículo, se os itens de série/opcionais te satisfazem, se é o carro ideal pro terreno em que você vai andar (não adianta colocar um passat europeu pra andar na roça ou um fusca pra andar na estrada), como é a segurança do carro, se a posição de guiar te agrada...
Depois, faça um test-drive no veículo em si que você está interessado, veja se você gosta do carro, se a suspensão não está batendo, se o motor não está batendo ou fumando, se os freios estão bons, se os itens do carro funcionam, etc...depois leve ao seu mecânico de confiança e peça para ele dar uma olhada e te dizer o estado do carro. Mas tem algumas coisas que você pode ver na hora que não são muito técnicas:
Veja se as portas, capô, para-choque e paralamas estão alinhados, portas desalinhadas ou que não fecham corretamente (você precisa bater forte pra fechar) são um sinal de que o carro levou uma porrada nessa região, verifique se os faróis, tantos traseiros ou dianteiros apresentam um desgaste (aquela coloração amarelada e embaçada) iguais, um farol todo amarelado e outro farol novinho é um sinal claro de que o carro sofreu uma batida, verifique os pontos de solda das portas, do porta malas, verifique o estado dos pneus, o estado da suspensão, (com o carro parado, empurre o carro pra baixo nas proximidades das caixas de roda, se ele ficar pulando loucamente os amortecedores estão ruins, se der um pulo e voltar, estão ok), veja se os freios não estão chiando quando você freia, verifique o estado do freio de mão, veja se não tem pistão, tucho ou válvula batendo, o estado das mangueiras do radiador, veja se o dono não usava água no reservatório da radiador, veja se não tem ferrugem nas partes metálicas inferiores do cofre, isso indica que o carro pegou alagamento, e pra não ter dor de cabeça, pague esses serviços que fazem uma pesquisa da ficha do veículo para averiguar se não tem multa, problemas na justiça, leilão, sinistro e etc.
 


geist

Lenda da internet
Mensagens
22.448
Reações
91.053
Pontos
1.503
Tivemos recentemente duas experiências ruins com compra de usados na família. Um comprou de agência e outro de terceiro. Os dois carros deram problema no motor, de manutenção muito custosa. O que comprou na agência passou um pouco de stress, mas conseguiu resolver tudo por conta da agência (garantia). O que comprou de terceiro morreu com o prejuízo. O cara que vendeu lavou as mãos e pau na bunda do comprador.

Então, sendo assim, é mais seguro pagar um pouco a mais e pegar de agência mesmo. Só toma cuidado que a garantia é sobre motor e câmbio normalmente, então fica espero com a parte elétrica e de suspensão.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Troquei de carro recentemente, comprei de terceiro.

Se não tiver pressa, pesquise bastante! Escolha um ou mais modelos que te chame atenção e faça uma pesquisa extensa. Leia análises em texto ou em vídeo no YouTube, existe muito material. Dá uma olhada nos sites como carrosnaweb e best cars onde os donos deixam suas opiniões. No Facebook costumam ter grupos sobre os carros, participe e vá acompanhando. É bem comum o pessoal ir fazer perguntas das mais simples a mais cabulosas, com isso você vai aprendendo o que costuma incomodar mais, pontos de atenção, algum problema crônico.

Depois é pesquisar bastante nos classificados e marcar de ver os que chamarem mais atenção. Gosto de carro de terceiro ao invés de loja pois costuma ser o carro como ele é no dia a dia. Na loja sempre vão dar uma maquiada pra vender mais fácil. Você também está falando com o dono, qualquer dúvida que tiver provavelmente ele vai saber dizer.
Como dizer, carro vai muito do dono, então preste atenção no dono principalmente. Se a pessoa parecer ser uma pessoa muito enrolada, é melhor cair fora. Questione as manutenções e se possível exija notas de serviço. No meu caso achei um carro único dono e ele tinha diversas notas desde quando tirou o carro zero e deu pra ver que dê faro havia sido feita as manutenções das notas.

Por fim, quando achar um carro que agrade e que vai querer ficar, pegue a placa e faça uma consulta nesses sites como olho no carro e carcheck, eles vão te dar um histórico de possíveis outros donos, se teve algum sinistro ou passagem de leilão. Se for fazer seguro já aproveite e passa a placa e chassi pro corretor pra já ter uma ideia de valores ou algum impedimento.
 

leadership

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
862
Reações
653
Pontos
784
Não comprem carro que saíram de linha, a melhor coisa é focar nos populares. Peça de reposição é importante.
 

Claude Speed

Bam-bam-bam
Mensagens
3.203
Reações
5.578
Pontos
453
Se não manja nada, no mínimo peça alguem que conheça ir com você ou leve numa oficina para colocar no elevador. Aquelas empresas de vistoria como Terceira Visão ajudam muito.

Além da parte dos documentos obviamente, verifique a lataria pra ver se foi batido, suspensão, se tem remendos, etc. Peça nota de revisões, manutenções corretivas e essas coisas. O anúncio também é importante, você acaba filtrando o perfil de dono, caso o cara não coloque boas fotos e nem faz uma descrição decente, esqueça.

Não se apegue a quilometragem, ainda mais em carros com várias anos de uso, tem muita picaretagem por aí maquiada, a maioria de revenda, inclusive.

Comprando à vista, melhor ir de particular porque consegue um bom desconto, geralmente abaixo da fipe. Os carros tendem a ser mais honestos também.

 
Topo Fundo