O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Cartuchos N64 não funcionam

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
736
Reações
974
Pontos
543
Não use wd, fica melado, procure na sua cidade o limpa contato, na minha opinião, é mais eficiente que o álcool isopropílico, dei banho no slot e nas placas do snes e do n64, pegam a meses tudo de primeira.
No seu caso, pode fazer o que eu disse no primeiro post que já fica ótimo.

WD 40 melando? Cara, que marca você usa? rs

Seca na hora isso daí.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
WD 40 melando? Cara, que marca você usa? rs

Seca na hora isso daí.
Mas desengripante, mesmo o wd40, tem efeito de limpeza em eletrônicos? Já vi limpa contatos, mas nunca usei ou cogitei comprar, seria o mesmo produto/fórmula com outro rótulo?

Eu tenho um desengripante da marca protegelub, a função é identica ao wd 40, mas 5x mais barato, no que uso a qualidade não influência, sei que "marca" não é só preço, tem sim vantagens da qualidade.

Sempre usei desengripante para lubrificação geral (não melecada) e tirar rangidos de portas e janelas ou melhorar o fechar de um cadeado duro, nada mais que isso, nunca pensei em usar em componente eletrônicos para limpeza, só usei álcool etílico quando não tenho o isopropílico (maioria das vezes) e sempre seco bem com algodão e secador (no frio), fico com receio de usar qualquer marca de desengripante e dar ruim, uma vez apliquei na engrenagem de um aparelho e espirou um pouco na placa, o aparelho não ligou mais, tive que enviar na assistência e eles mencionaram que tinham respingos de algo q danificou a placa, desde então fiquei longe deles em eletrônico.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Obrigado pelas respostas.
Eu tenho um donkey kong country 2 que peguei de uma loja aqui na cidade, estava um pouco amarelada a carcaça, até ai tudo bem, quando cheguei em casa e abri, a surpresa, os contatos da placa tinham sido lixados, limpei ele com limpa contato e saiu muita sujeira, notei que a placa está um pouco avermelhada em algumas partes, mas o jogo funcionou normalmente, terminei ele e não tive nenhum problema.
Será que com o tempo este jogo pode acabar "morrendo"?
Qual verniz de placa me recomenda para eu tentar proteger melhor a placa? Nunca mexi com esses vernizes.
Como o cetics disse, se o cobre estiver aparecendo, as trilhas vão oxidar e vai romper as trilhas, melhor dar uma lixada nelas com cuidado até deixar emais brilhosas e remover a oxidação caso estejam oxidadas, mas só use uma daquelas lixas d'água bem finas, as mais finas que você encontrar, e tome bastante cuidado ao lixar para não rompe-las, ai depois limpe elas com álcool isopropílico, e use um verniz protetor como esse:



Eles levam um dia para secar, mas fica bem protegidos, passe em toda a parte que você lixou nas trilhas, só tome cuidado para não passar nos contatos. Esse verniz não é verde como o original, mas protege mesmo assim, os verdes originais que eram usados nos chips eu acho que são difíceis de achar. Se você não achar esse verniz para venda, o que acho difícil de acontecer, também pode fazer caseiro, eu nunca fiz, mas parece bem fácil de fazer.

 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Abrio primeio cartuhco e assustei:
3a4e960b40534debb25787a2c8f4152b.jpg


Será q essas partes quebradas influenciam nas trilhas para funcionamento do cartucho:

2e3847ea29449cf66db780d57b581b15.jpg


Os dois lados estão assim.
Vou limpar e ir para os próximos.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 


Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Essa parte ai não influencia em nada, pois acho que deve ser só um aterramento. Uma vez abri meu Ocarina of Time para limpar, e me deparei com essas partes quebradas nos dois lados também, mas só colei elas com Bonder e ela funciona normalmente até hoje... Provavelmente alguém abriu ela antes de mim e apertou demais os parafusos daquelas chapas metálicas, quebrando essas partes.
 

Claud09

Habitué da casa
Mensagens
290
Reações
160
Pontos
78
Se você tiver um e mais jogos de nível jogabilidade regular como por exemplo o superman64 ou outro game de categoria fraco do N64, essa placa poderia ser doadora nos chips dos jogos bons e excelentes, dependendo do jogo substituto e situação da placa .
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Se você tiver um e mais jogos de nível jogabilidade regular como por exemplo o superman64 ou outro game de categoria fraco do N64, essa placa poderia ser doadora nos chips dos jogos bons e excelentes, dependendo do jogo substituto e situação da placa .
Obrigado pela sugestão, mas como o game tá funcionando sem problemas vou manter da forma que está.
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
vai gastando o verniz na parte onde a placa PCB faz contato com a parte plástica.... e gastando este verniz fica mais propenso a oxidar naquele lugar
Por este motivo... as novas placas que desenvolvo, tento sempre deixar um espaço maior nos contatos que passam pra dentro da parte plástica e fica mais difícil romper... veja a foto anexa de um novo modelo que estou desenvolvendo... a flecha amarela indica onde a parte plástica faz contato com a placa... e neste modelo não fica uma trilha fina neste lugar e sim parte do contato.... com isso fica mais difícil romper...
Claro que nem sempre isso é possível em outras placas que desenvolvi tinha tantas coisas que não sobrou espaço para fazer esta técnica.83318
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.262
Reações
2.377
Pontos
453
Abrio primeio cartuhco e assustei:
3a4e960b40534debb25787a2c8f4152b.jpg


Será q essas partes quebradas influenciam nas trilhas para funcionamento do cartucho:

2e3847ea29449cf66db780d57b581b15.jpg


Os dois lados estão assim.
Vou limpar e ir para os próximos.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
Depois de ver este post seu, eu até reabri todos meus cartuchos pra verificar se não estavam muito apertados, ainda bem que estão todos certos, aproveitei pra fazer mais uma limpeza nos contatos, mas não saiu sujeira no cotonete.
 

Wolfdarks

Bam-bam-bam
Mensagens
317
Reações
391
Pontos
238
Até tenho uns cartuchos além do ED64. Aproveitei e abri eles para limpa-los, Mario Tennis me chamou atenção por sempre que jogava não salvava, sempre dava dados corrompidos, depois fui ver qual era o problema e vi que tinha resto de solda próximo de um lugar vago, creio eu que faltou um componente ali, não liguei muito, jogo funciona 100% sem o save.

Como carinha falou, a única maneira de de fazer ficar funcionando é n u n c a parar de joga-los, mesmo passando por todos aqueles cuidados. Isso também serve para máquinas.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Até tenho uns cartuchos além do ED64. Aproveitei e abri eles para limpa-los, Mario Tennis me chamou atenção por sempre que jogava não salvava, sempre dava dados corrompidos, depois fui ver qual era o problema e vi que tinha resto de solda próximo de um lugar vago, creio eu que faltou um componente ali, não liguei muito, jogo funciona 100% sem o save.

Como carinha falou, a única maneira de de fazer ficar funcionando é n u n c a parar de joga-los, mesmo passando por todos aqueles cuidados. Isso também serve para máquinas.
Era dois buraquinhos no meio da placa? Se sim pode ser um capacitor que foi retirado por alguém, recentemente recuperei um South Park de N64 que estava com uma trilha rompida, mas além disso ele não funcionava também porque alguém tinha removido um capacitor dele, ai adicionei um que tinha aqui e ele voltou a pegar, mas não cheguei a testar ele sem o capacitor depois que recuperei a trilha, pode ser que ele funcionasse sem o capacitor também apesar de certamente alguém ter removido ele por algum motivo.
 

Wolfdarks

Bam-bam-bam
Mensagens
317
Reações
391
Pontos
238
Era dois buraquinhos no meio da placa? Se sim pode ser um capacitor que foi retirado por alguém, recentemente recuperei um South Park de N64 que estava com uma trilha rompida, mas além disso ele não funcionava também porque alguém tinha removido um capacitor dele, ai adicionei um que tinha aqui e ele voltou a pegar, mas não cheguei a testar ele sem o capacitor depois que recuperei a trilha, pode ser que ele funcionasse sem o capacitor também apesar de certamente alguém ter removido ele por algum motivo.
Não era o capacitor, o cartucho aberto é parecido com o da primeira foto postada por Kabaneri, a peça que falta é um pequeno chip.
Como tá funcionando de boas não tem problema, só que não salva. Preferir só tirar a solda dele pra não ocorrer algum acidente.
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
é n u n c a parar de joga-los
Ontem fui abrir meu novo megadrive da tectoy, que mantenho sempre encaixotado em duas caixas a do MEGA e a marrom que vem por fora... tudo muito bem embalado... mas... quando abri o console estava todo embolorado por fora, até a carta do stefano estava embolorada...
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Ontem fui abrir meu novo megadrive da tectoy, que mantenho sempre encaixotado em duas caixas a do MEGA e a marrom que vem por fora... tudo muito bem embalado... mas... quando abri o console estava todo embolorado por fora, até a carta do stefano estava embolorada...
q zica cara, tem uns pacotinhos que com umas bolinhas que parecem de gel, vem em diversos produtos, eles servem para evitar esse cheio de mofo (guardado) e mofo, mas o ideal é sempre abrir e deixar tomar um ar (dependendo do lugar guardado) a cada 15 dias, é importante que o local onde guarda consoles/caixas, seja ventilado e não tenha umidade.
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
q zica cara, tem uns pacotinhos que com umas bolinhas que parecem de gel, vem em diversos produtos, eles servem para evitar esse cheio de mofo (guardado) e mofo, mas o ideal é sempre abrir e deixar tomar um ar (dependendo do lugar guardado) a cada 15 dias, é importante que o local onde guarda consoles/caixas, seja ventilado e não tenha umidade.
Valeu pelas dicas.
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.932
Reações
2.616
Pontos
994
q zica cara, tem uns pacotinhos que com umas bolinhas que parecem de gel, vem em diversos produtos, eles servem para evitar esse cheio de mofo (guardado) e mofo, mas o ideal é sempre abrir e deixar tomar um ar (dependendo do lugar guardado) a cada 15 dias, é importante que o local onde guarda consoles/caixas, seja ventilado e não tenha umidade.

Sílica
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
@odin games
Essa é a placa do meu n64, dá para saber qual é?
8d0e38f1bfc3c012ce9a58a84da01260.jpg
70f11deeca7b108f56d5db31e5acc71b.jpg


Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
É uma placa americana transcodificada para PAL-M, se você não quer que alguns jogos dê problemas de cores oscilando de coloridos para preto e branco, melhor passar ele para NTSC novamente, o processo não é difícil caso você tenha algum conhecimento em eletrônica, a alguns meses eu fiz quando comecei minhas gambiarras e deu 100% certo:

 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
É uma placa americana transcodificada para PAL-M, se você não quer que alguns jogos dê problemas de cores oscilando de coloridos para preto e branco, melhor passar ele para NTSC novamente, o processo não é difícil caso você tenha algum conhecimento em eletrônica, a alguns meses eu fiz quando comecei minhas gambiarras e deu 100% certo:

Fora esse detalhe das cores, a algum ganho na melhoria dos detalhes dos jogos, serrilhados e contornos? Sei q nada melhor que jogar em uma tv de tubo e não espero milagres, mas não disponho de espaço para uma tubão.
Na minha led de 24p o mario 64 fica bem legal, mas o Ocarina não curti a imagem, parece mais "borrado" que o normal. Tive essa impressão tmb com o ps2 tanto com cabo componente quanto vga tradicional, deixo a configuração dm modo jogo que é a melhor até o momento. O ps2 numa tela maior e com o componente (46p) achei melhor que na tv de 24p.


É esse amigo q tenho trocar:

06ff2768d7e9951e7c928a9384f418fd.jpg


Sou péssimo com solda, ontem troquei a bateria do Ocarina, mas deu trabalho e não ficou bonito, mas testei e tá tudo ok. Se eu cortar essas pernas q estão para fora e soldar o novo, será q rolaria? Ficaria uma emenda.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Fora esse detalhe das cores, a algum ganho na melhoria dos detalhes dos jogos, serrilhados e contornos? Sei q nada melhor que jogar em uma tv de tubo e não espero milagres, mas não disponho de espaço para uma tubão.
Na minha led de 24p o mario 64 fica bem legal, mas o Ocarina não curti a imagem, parece mais "borrado" que o normal. Tive essa impressão tmb com o ps2 tanto com cabo componente quanto vga tradicional, deixo a configuração dm modo jogo que é a melhor até o momento. O ps2 numa tela maior e com o componente (46p) achei melhor que na tv de 24p.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
Ainda não testei ele na minha LCD que é a melhor TV que tenho, mas mesmo em PAL-M a imagem dele já era boa nela, então deve ficar bem melhor no NTSC. Não que o PAL-M seja pior ou melhor que o NTSC, mas é sempre melhor passar os consoles para os seus sistemas de cores originais, pois eles foram fabricados para serem daquele sistema, e sempre que são alterados alguma coisa acaba piorando. Eu não notei muita diferença na de tubo, na verdade não parei para reparar na época, eu queria mesmo era terminar com o problema das oscilações de cores, os dois jogos que postei nesse post eram alguns que ficavam trocando de colorido para o preto e branco, eu tinha outros também que não lembro agora, mas um console que reparei que melhorou significantemente a qualidade de imagem foi meu Playstation 1 SCHP 9001, por anos eu joguei ele transcodificado, tenho ele desde 2003, e nem sabia da grande diferença que era voltar ele para o seu sistema de cores original, eu desfiz a transcodificação dele a uns dois meses e quando liguei ele a primeira vez fiquei espantado... Meu PS One também... A imagem chegava a doer nos olhos de tão cristalina, parecia que os jogos tinham sido polidos, antes tinham uns serrilhados em volta dos personagens que eu achava que eram assim mesmo, mas depois disso descobri que eles não eram assim e a imagem deles eram bem melhores.

Infelizmente essas TVs de LED devem ser problemáticas para os N64, eu tive sorte com a minha LCD e até hoje não tive problemas com imagem, mas já vi muitos relatos de gente que se complicam com os retrôs nessas TVs, principalmente o N64.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Ainda não testei ele na minha LCD que é a melhor TV que tenho, mas mesmo em PAL-M a imagem dele já era boa nela, então deve ficar bem melhor no NTSC. Não que o PAL-M seja pior ou melhor que o NTSC, mas é sempre melhor passar os consoles para os seus sistemas de cores originais, pois eles foram fabricados para serem daquele sistema, e sempre que são alterados alguma coisa acaba piorando. Eu não notei muita diferença na de tubo, na verdade não parei para reparar na época, eu queria mesmo era terminar com o problema das oscilações de cores, os dois jogos que postei nesse post eram alguns que ficavam trocando de colorido para o preto e branco, eu tinha outros também que não lembro agora, mas um console que reparei que melhorou significantemente a qualidade de imagem foi meu Playstation 1 SCHP 9001, por anos eu joguei ele transcodificado, tenho ele desde 2003, e nem sabia da grande diferença que era voltar ele para o seu sistema de cores original, eu desfiz a transcodificação dele a uns dois meses e quando liguei ele a primeira vez fiquei espantado... Meu PS One também... A imagem chegava a doer nos olhos de tão cristalina, parecia que os jogos tinham sido polidos, antes tinham uns serrilhados em volta dos personagens que eu achava que eram assim mesmo, mas depois disso descobri que eles não eram assim e a imagem deles eram bem melhores.

Infelizmente essas TVs de LED devem ser problemáticas para os N64, eu tive sorte com a minha LCD e até hoje não tive problemas com imagem, mas já vi muitos relatos de gente que se complicam com os retrôs nessas TVs, principalmente o N64.
Tmb não sei do que se trata exatamente, já tive tv de lcd e led, somente nesta de 24 polegadas senti piora, eu achei que seria até melhor nela, mas foi engano, é jogável, mas não fica muito bom não, fica igual ligar o ps2 com cabo padrão numa led/lcd full hd.

Sobre volta o n64 a sua originalidade, seria essa peça q tenho trocar:

06ff2768d7e9951e7c928a9384f418fd.jpg



Sou péssimo com solda, ontem troquei a bateria do Ocarina, mas deu trabalho e não ficou bonito, mas testei e tá tudo ok. Se eu cortar essas pernas q estão para fora e soldar o novo, será q rolaria? Ficaria uma emenda.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Tmb não sei do que se trata exatamente, já tive tv de lcd e led, somente nesta de 24 polegadas senti piora, eu achei que seria até melhor nela, mas foi engano, é jogável, mas não fica muito bom não, fica igual ligar o ps2 com cabo padrão numa led/lcd full hd.

Sobre volta o n64 a sua originalidade, seria essa peça q tenho trocar:

06ff2768d7e9951e7c928a9384f418fd.jpg



Sou péssimo com solda, ontem troquei a bateria do Ocarina, mas deu trabalho e não ficou bonito, mas testei e tá tudo ok. Se eu cortar essas pernas q estão para fora e soldar o novo, será q rolaria? Ficaria uma emenda.
Tem que remover essa peça, que é um cristal oscilador, e junto com ele tem que remover esse capacitor cerâmico que está ligado junto com ele. No lugar desse cristal tem que colocar outro que é o 14.31818. Mas além disso tem que fazer outra modificação, que está nessa parte circulada de azul:



Tem uma ligação de uma perna nesse chip, a outro terminal, tem que remover aquele ferrinho ali fazendo aquela ligação, e baixar novamente a perna do chip que está levantada e soldar ela no lugar original, para isso tem que tomar muito cuidado, é a parte mais difícil do processo.

Se você não tem muita experiência melhor nem tentar isso sozinho, melhor pedir para alguém que saiba fazer, eu levei anos para fazer isso no meu até ter certeza que um dia conseguiria, e isso só aconteceu a uns 5 meses... Depois disso o processo fica assim:



Na época que fiz isso eu recém tinha começado com os meus consertos, estava todo cagado, menos mal que deu certo...:klol
 
Topo Fundo