O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Cartunismo (e arte em geral) no Brasil

Nickotine

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.045
Reações
2.124
Pontos
719
Seguinte pessoal, eu sempre me interessei por desenho. Desde cedo eu sempre mostrei aptidão pro negócio, mas abandonei o sonho de trabalhar com isso aos 17 porque não exercitei o talento com nenhum curso de aperfeiçoamento e nem mesmo com leves exercícios em casa mesmo. Resultado: perdi o jeito por completo. Razão: nessa época, eu fui fortemente desencorajado pelo mercado brasileiro nessa área, que nunca foi valorizada. Acabei mirando em outro ângulo. Hoje sou quase formado em direito.

Ontem eu encontrei com um amigo meu que é fotografo. Ele me contou que também enfrenta esse problema, mas em menor escala. As pessoas logo fazem bico ao ver os preços que o estúdio cobra pelas fotografias, e sobre a falta de valorização desse trabalho. Mas encontrar com ele me fez reviver essa chama de vontade que eu sempre tive de trabalhar, mesmo que por hobby, com o desenho.

Contudo, minha vida já está quase formada. Me formarei em direito dentro de um ano e meio, com 22 anos. Não possuo mais as manhas dos desenhos que outrora fazia tão bem, nem mesmo sei mais mexer em um photoshop ou corel. Se eu realmente fosse retomar a prática, demoraria um bom tempo e consumiria o pouco tempo que eu teria disponível, seja com a prática ou cursos na área. Além disso, por enquanto isso seria completamente inviável, visto que fim de faculdade é sempre regado à trabalhos, artigos, cursos e, no meu caso, o exame da OAB. Ou seja, caso eu fosse realmente voltar a praticar (e quem sabe descolar uma grana como freela?) seria daqui a dois anos, no mínimo.

Isso já foi meu sonho. Hoje eu não sei o que é, mas o que vocês fariam numa situação dessas? Diferente deste meu amigo fotografo, trabalhos de desenho podem ser executados em casa e recebidos de todos os cantos do mundo, o que elimina o fator de ser desvalorizado no país. Por outro lado, se construir nome no Brasil já é difícil, imagina internacionalmente?

Acabou sendo um pseudo-MBML, mas adoraria saber o que vocês acham e, se houver alguém versado sobre esse campo por aqui, que me desse dicas.

por sinal, perguntei pro cara quantas das mulheres que ele já fotografou nuas ele já levou pra cama. ele disse que já levou todas. VDM.
 

trevz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.466
Reações
26.085
Pontos
1.109
Vc já começou errado, quem faz arte não pode pensar primeiramente na grana.

Desenhe por prazer, o resto é consequência.
 

Hartman

Bam-bam-bam
Mensagens
3.871
Reações
954
Pontos
239
Até estranhei esse novo avatar :klolz

Eu não sei se é o certo ou o errado, mas eu terminaria minha faculdade de direito e com o tempo livre desenharia como um hobby mesmo, sem tentar ganhar dinheiro com isso.

Nem sempre é bom transformar um hobby em um trabalho, por exemplo:Eu gosto muito de video games e cinema, mas não me vejo trabalhando com isso.

É claro que eu posso ser a exceção.
 

Nickotine

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.045
Reações
2.124
Pontos
719
Até estranhei esse novo avatar :klolz

Eu não sei se é o certo ou o errado, mas eu terminaria minha faculdade de direito e com o tempo livre desenharia como um hobby mesmo, sem tentar ganhar dinheiro com isso.

Nem sempre é bom transformar um hobby em um trabalho, por exemplo:Eu gosto muito de video games e cinema, mas não me vejo trabalhando com isso.

É claro que eu posso ser a exceção.

É aquele negócio: como um hobby eu adoro desenhar. Mas meu sonho sempre foi trabalhar com isso. É aquele mesmo negócio de quem toca em uma banda: tocar uma guitarra no quarto é o hobby, mas o sonho é fazer shows e ganhar a vida com isso.

E o avatar é o reflexo do meu novo vício aHEIUAheuaEH. AC sugou minha alma!

Valeu!
 

trevz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.466
Reações
26.085
Pontos
1.109
É aquele negócio: como um hobby eu adoro desenhar. Mas meu sonho sempre foi trabalhar com isso. É aquele mesmo negócio de quem toca em uma banda: tocar uma guitarra no quarto é o hobby, mas o sonho é fazer shows e ganhar a vida com isso.

E o avatar é o reflexo do meu novo vício aHEIUAheuaEH. AC sugou minha alma!

Cara, eu tinha esse sonho também, de trabalhar com desenhos, desde criança levava jeito pra coisa...

Algum tempo atrás andei vendo em alguns fóruns de arte uns relatos de pessoas que hoje vivem disso e se arrependem de ter transformado o hobby que era divertido e prazeroso em sua principal fonte de renda (não lembro o nome do rapaz, mas ele desenhou algumas edições para a Marvel). Se queixavam de stress, falta de reconhecimento, pouco retorno e algumas outras coisas.
 

Nickotine

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.045
Reações
2.124
Pontos
719
Cara, eu tinha esse sonho também, de trabalhar com desenhos, desde criança levava jeito pra coisa...

Algum tempo atrás andei vendo em alguns fóruns de arte uns relatos de pessoas que hoje vivem disso e se arrependem de ter transformado o hobby que era divertido e prazeroso em sua principal fonte de renda (não lembro o nome do rapaz, mas ele desenhou algumas edições para a Marvel). Se queixavam de stress, falta de reconhecimento, pouco retorno e algumas outras coisas.

É esse um dos meus medos. Já fiz uns freelas quando menor (fiz um mascote pra uma faculdade). Ia ganhar uns 500 mangos por isso, mas o cara via, se queixava, já tava querendo passar a perna e acabei pulando fora. Foi isso que me desencorajou pra falar a verdade, mas queria saber se eu que tive um azar de pegar um cliente errado, ou sei lá. Como eu temia, só confirmo que esse é o padrão mesmo.

Falar a verdade, eu fiquei com um pouco de inveja. Esse meu amigo fotografo foi meu colega no ensino médio (aliás, desde a segunda série) e hoje ele ganha a vida com o sonho dele. Quisera eu seguir esses passos também.

Valeu pelas dicas!
 


trevz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.466
Reações
26.085
Pontos
1.109
Cara, vou procurar o tópico do fórum que eu disse, se achar eu atualizo aqui
 

Vings

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.615
Reações
11.340
Pontos
629
É aquele negócio: como um hobby eu adoro desenhar. Mas meu sonho sempre foi trabalhar com isso. É aquele mesmo negócio de quem toca em uma banda: tocar uma guitarra no quarto é o hobby, mas o sonho é fazer shows e ganhar a vida com isso.

E o avatar é o reflexo do meu novo vício aHEIUAheuaEH. AC sugou minha alma!

Valeu!

Só que tenha em mente que quando seu hobby vira negócio, ele perde parte do seu glamour.
 

Raposaroxa

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.380
Reações
11.626
Pontos
1.064
Cara, experiencia própria, to na batalha de trabalhar com fotografia e ilustração a no minimo 2 anos, eu posso contar nos dedos de 1 mão quantas vezes consegui freelas, essa área é bem dificil infelizmente, as oportunidades não são muitas, tem muita área pra trabalhar com os 2, mas pelo menos pra min, sem uma ajuda de alguém ja no ramo fica bem difícil.
Ah nao ser que vc seja um cara mega foda na sua arte, vc vai ter que começar bem de baixo, e ta dificil.
Mas recomendo que vocÊ volte a treinar e fazer o que você gosta.
 

Nickotine

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.045
Reações
2.124
Pontos
719
Só que tenha em mente que quando seu hobby vira negócio, ele perde parte do seu glamour.
Cara, experiencia própria, to na batalha de trabalhar com fotografia e ilustração a no minimo 2 anos, eu posso contar nos dedos de 1 mão quantas vezes consegui freelas, essa área é bem dificil infelizmente, as oportunidades não são muitas, tem muita área pra trabalhar com os 2, mas pelo menos pra min, sem uma ajuda de alguém ja no ramo fica bem difícil.
Ah nao ser que vc seja um cara mega foda na sua arte, vc vai ter que começar bem de baixo, e ta dificil.
Mas recomendo que vocÊ volte a treinar e fazer o que você gosta.

Pois é. O negócio é extremamente tenso.

Dei uma olhada no seu DA Raposa. Ótimos desenhos. Curti em especial o "taste the rainbow" :klolz

Foda é que fotografia toda festa precisa. Cartunistas e desenhos em geral não é bem assim.
 

Raposaroxa

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.380
Reações
11.626
Pontos
1.064
HaHAHaHAHAH é mano, mas nem pra festa eu to conseguindo, aspessoas vem me perguntar, pedir um orçamento, mas todo mundo dá pra traz, é incirvel, eu sinceramente desisti de tentar viver disso, fotografo e desenho por puro prazer, oq vier de grana disso é lucro.
 

Nickotine

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.045
Reações
2.124
Pontos
719
HaHAHaHAHAH é mano, mas nem pra festa eu to conseguindo, aspessoas vem me perguntar, pedir um orçamento, mas todo mundo dá pra traz, é incirvel, eu sinceramente desisti de tentar viver disso, fotografo e desenho por puro prazer, oq vier de grana disso é lucro.

Foi o que meu amigo me disse. O cara faz todo um trabalho em cima das coberturas de eventos e chegam argumentando coisas do tipo "mas porra, quer tudo isso só pra tirar umas fotos?"

Imagino a vontade de pular em cima com um machado nas mãos do cara :klol

A sorte dele é que ele se afiliou a um fotografo famoso aqui da cidade e tá ganhando muito bem pra idade dele (ele se formou na escola e nem curso fez, comprou o material e o cara lá ensinou tudo pra ele)
 

lucky_ace

Bam-bam-bam
Mensagens
8.870
Reações
3.787
Pontos
409
A maior MENTIRA que as pessoas adoram contar é que não se consegue viver de arte. É justamente o contrário, sendo artista você dificilmente vai passar fome, só vai se ferrar se não quiser trabalhar mesmo!

Eu sou artista gráfico há 5 anos. Desses 5, trabalhei formalmente uns 3 e meio. Pega uma profissão qualquer aí que o cara trabalhe engravatado, que seja funcionário de empresa, manda ele ficar desempregado um ano e meio. Ele sai da área, bicho! Ele vai fazer bico, vai fazer qualquer coisa. Eu, empregado, desempregado, nunca deixei de trabalhar com arte. Quando eu saio de um emprego já saio preparado, vou fazer freelance, vou vender pôster, ilustrações... Até dia 28 eu estou de aviso prévio no meu emprego, pedi demissão semana passada, e já estou me preparando aqui pra vender artesanato esse ano.

A arte nunca me abandona, ela nunca me deixa na mão, e ela me dá autonomia. Eu não preciso pedir emprego. Quando eu era moleque e vivia desenhando, meu pai também me dizia que era um hobby, que eu tinha que ser um engenheiro, um arquiteto. Eu seria um engravatado como ele, mas a minha mãe me convenceu de que eu tinha talento e se não vivesse disso eu desperdiçaria minha vida. Eu fiz o que achava que devia fazer e não me arrependo.

Agora, a arte tem uma coisa, ela testa a humildade do artista. Geralmente o cara que quer ficar rico se frustra, porque a arte não trabalha para o seu benefício material, ela não permite que você a use pra ostentar. Mas ela não te deixa passar necessidade.
 

attempt

Bam-bam-bam
Mensagens
5.634
Reações
839
Pontos
309
Eu já mandei portfólio pra alguns estúdios de ilustração e não recebi resposta.
A impressão que eu tenho é que se tu for realmente bom não vai faltar emprego, até em mercado internacional. E desde que tu treine todo dia, dá pra chegar num nível desses. O problema é que isso leva alguns anos.
Seu eu fosse tu, faria alguns cursos de desenho por fora, levaria o negócio como hobby mesmo, treinando pelo menos 1 hora por dia. Daqui alguns anos tu vai notar que evoluiu bastante (se estudou) e vai poder tentar algo profissionalmente.
 

Raposaroxa

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.380
Reações
11.626
Pontos
1.064
Eu já mandei portfólio pra alguns estúdios de ilustração e não recebi resposta.
A impressão que eu tenho é que se tu for realmente bom não vai faltar emprego, até em mercado internacional. E desde que tu treine todo dia, dá pra chegar num nível desses. O problema é que isso leva alguns anos.
Seu eu fosse tu, faria alguns cursos de desenho por fora, levaria o negócio como hobby mesmo, treinando pelo menos 1 hora por dia. Daqui alguns anos tu vai notar que evoluiu bastante (se estudou) e vai poder tentar algo profissionalmente.
Quando você é top de linha a coisa fica realmente mais facíl, mas não é garantia, a uns bons anos atras trampei numa empresa de jogos de celular e tinha a area artistica da empresa, tava sempre trocando ideia com os artistas pq queria um dia ser um deles, em uma das conversas eles me falaram que nessa busca por uma vaga nesse meio tem empresa q simplesmente ignora o artista por ele ter um nível "muito alto", por achar que o cara vá pedir um salário condizente com a habilidade dele( onde tudo que a empresa quer é lucrar na mão de obra. ).
Qunado fiz curso de desenho na Quanta, um dos professores que era amigo do Roger Cruz( desenha X-men pra gringa ) dizia q Brasileiro era escolhido muitas vezes pelas marcas la fora pq podem receber bem menos que os americanos pra fazer o mesmo trampo.
Como o Lucky_Ace disse a arte te da autonomia, mas pra chegar nela você tem varios obstaculos, sem o apadrinhamento ou como ja ouvi Guilherme Briggs dizer, sem um Mecenas fica difícil.
 

Nickotine

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.045
Reações
2.124
Pontos
719
A maior MENTIRA que as pessoas adoram contar é que não se consegue viver de arte. É justamente o contrário, sendo artista você dificilmente vai passar fome, só vai se ferrar se não quiser trabalhar mesmo!

Eu sou artista gráfico há 5 anos. Desses 5, trabalhei formalmente uns 3 e meio. Pega uma profissão qualquer aí que o cara trabalhe engravatado, que seja funcionário de empresa, manda ele ficar desempregado um ano e meio. Ele sai da área, bicho! Ele vai fazer bico, vai fazer qualquer coisa. Eu, empregado, desempregado, nunca deixei de trabalhar com arte. Quando eu saio de um emprego já saio preparado, vou fazer freelance, vou vender pôster, ilustrações... Até dia 28 eu estou de aviso prévio no meu emprego, pedi demissão semana passada, e já estou me preparando aqui pra vender artesanato esse ano.

A arte nunca me abandona, ela nunca me deixa na mão, e ela me dá autonomia. Eu não preciso pedir emprego. Quando eu era moleque e vivia desenhando, meu pai também me dizia que era um hobby, que eu tinha que ser um engenheiro, um arquiteto. Eu seria um engravatado como ele, mas a minha mãe me convenceu de que eu tinha talento e se não vivesse disso eu desperdiçaria minha vida. Eu fiz o que achava que devia fazer e não me arrependo.

Agora, a arte tem uma coisa, ela testa a humildade do artista. Geralmente o cara que quer ficar rico se frustra, porque a arte não trabalha para o seu benefício material, ela não permite que você a use pra ostentar. Mas ela não te deixa passar necessidade.
Eu já mandei portfólio pra alguns estúdios de ilustração e não recebi resposta.
A impressão que eu tenho é que se tu for realmente bom não vai faltar emprego, até em mercado internacional. E desde que tu treine todo dia, dá pra chegar num nível desses. O problema é que isso leva alguns anos.
Seu eu fosse tu, faria alguns cursos de desenho por fora, levaria o negócio como hobby mesmo, treinando pelo menos 1 hora por dia. Daqui alguns anos tu vai notar que evoluiu bastante (se estudou) e vai poder tentar algo profissionalmente.

Gostei. Vou fazer isso mesmo Ocelot. Acabei formando meu pensamento nesse tópico: vou levar como hobby e, assim como o trevz disse no primeiro post (que consequentemente acabou por fechar o tópico), o resto vai ser consequência!
 

Stud1

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.550
Reações
11.200
Pontos
744
A maior MENTIRA que as pessoas adoram contar é que não se consegue viver de arte. É justamente o contrário, sendo artista você dificilmente vai passar fome, só vai se ferrar se não quiser trabalhar mesmo!

Eu sou artista gráfico há 5 anos. Desses 5, trabalhei formalmente uns 3 e meio. Pega uma profissão qualquer aí que o cara trabalhe engravatado, que seja funcionário de empresa, manda ele ficar desempregado um ano e meio. Ele sai da área, bicho! Ele vai fazer bico, vai fazer qualquer coisa. Eu, empregado, desempregado, nunca deixei de trabalhar com arte. Quando eu saio de um emprego já saio preparado, vou fazer freelance, vou vender pôster, ilustrações... Até dia 28 eu estou de aviso prévio no meu emprego, pedi demissão semana passada, e já estou me preparando aqui pra vender artesanato esse ano.

A arte nunca me abandona, ela nunca me deixa na mão, e ela me dá autonomia. Eu não preciso pedir emprego. Quando eu era moleque e vivia desenhando, meu pai também me dizia que era um hobby, que eu tinha que ser um engenheiro, um arquiteto. Eu seria um engravatado como ele, mas a minha mãe me convenceu de que eu tinha talento e se não vivesse disso eu desperdiçaria minha vida. Eu fiz o que achava que devia fazer e não me arrependo.

Agora, a arte tem uma coisa, ela testa a humildade do artista. Geralmente o cara que quer ficar rico se frustra, porque a arte não trabalha para o seu benefício material, ela não permite que você a use pra ostentar. Mas ela não te deixa passar necessidade.

Foi uma das coisas mais sinceras e bonitas que eu já li sobre a arte. Ars gratia artis na forma mais pura e bela.

Queria só acrescentar o exemplo do ator Bryan Cranston que faz o Walter White no Breaking Bad. Ele decidiu que queria ser ator, ponto. Se se fosse possível manter-se vivo sendo ator, já seria o suficiente. Ele nunca estabeleceu prazos para o sucesso (o motivo da grande maioria falhar e desistir), o seu objetivo de vida foi viver por e pela arte, nada mais. O reconhecimento profissional (e financeiro) só veio depois dos 50 anos, mas ele diz que mesmo se nunca viesse, ele seria um homem feliz, pois tudo que ele desejou era viver da arte e isso ele conseguiu.

Pra quem quiser ouvir a entrevista inteira (excelente), escutem esse podcast (precisa saber inglês) :

http://www.nerdist.com/2011/08/nerdist-podcast-119-bryan-cranston/
 

attempt

Bam-bam-bam
Mensagens
5.634
Reações
839
Pontos
309
Quando você é top de linha a coisa fica realmente mais facíl, mas não é garantia, a uns bons anos atras trampei numa empresa de jogos de celular e tinha a area artistica da empresa, tava sempre trocando ideia com os artistas pq queria um dia ser um deles, em uma das conversas eles me falaram que nessa busca por uma vaga nesse meio tem empresa q simplesmente ignora o artista por ele ter um nível "muito alto", por achar que o cara vá pedir um salário condizente com a habilidade dele( onde tudo que a empresa quer é lucrar na mão de obra. ).
Qunado fiz curso de desenho na Quanta, um dos professores que era amigo do Roger Cruz( desenha X-men pra gringa ) dizia q Brasileiro era escolhido muitas vezes pelas marcas la fora pq podem receber bem menos que os americanos pra fazer o mesmo trampo.
Como o Lucky_Ace disse a arte te da autonomia, mas pra chegar nela você tem varios obstaculos, sem o apadrinhamento ou como ja ouvi Guilherme Briggs dizer, sem um Mecenas fica difícil.

Sim, mercado publicitário parece ser um negócio mais complicado, com QI e tudo mais que se vê em outras profissões.
Mas se tu estudou na quanta tu deve saber mais ou menos como é o 'caminho' pra quadrinista ; não sei se é realmente verdade, mas até onde eu sei:
treinar e desenhar bem> fazer páginas testes> procurar uma agência dessas que levam teu trabalho pra fora> profit.
Aparentemente, o primeiro passo é o mais difícil. Quer dizer, até que não é um caminho complicado, mas pode ser que essa seja uma visão simplificada e ingênua.
E sim, dificilmente alguém vai ficar rico com ilustração, e quadrinhos muito menos...
O problema também é a concorrência. Eu só preciso gastar 2 minutos no deviantart pra ver coisas absurdamente fodas e entrar em depressão.
Por outro lado, não é difícil ver desenhos medianos publicados aí pela cidade em propagandas, e o Rob Liefeld ainda ganha muito dinheiro...
 

Raposaroxa

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.380
Reações
11.626
Pontos
1.064
É, é compliacado, e infelizmente nem todos podem seguir o sonho eternamente,as contas aparecem.
Nem quero me botar no patamar de alguem que mal tem dinheiro pra comprar lapis e folha sulfite, e mesmo assim se torna um ilustrador, desenhista e etc, mas uma hora a gente tem que decidir se quer passar 15 anos tentando alcançar o sonho, ou ser quer passar 4 anos pra se tornar um egravatado e realmente ter dinheiro.
Nenhum caminho é garantia,mas uma hora tem q decidir.
Pelo menos pra min ta assim...
 

Stud1

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.550
Reações
11.200
Pontos
744
Queria só aprofundar dizendo que ser artista não é certeza que você fugirá da rotina massante da maioria. Talvez você fique as mesmas 8 horas que eu trabalhando todo dia, talvez nossas roupas mudem (eu uso muito terno), talvez nem isso. Mas, se no final do dia você conseguir olhar para o que você fez e sentir orgulho, acho que você realmente pode tentar essa vida.

Eu termino um dia e vejo contas, balanços, planilhas de excel e do ms project, projeções etc. Você, por outro lado, verá o seu trabalho, o seu cartoon, o seu artesanato, a sua pintura e se você ainda achar que falta uma compensação financeira no final do mês, você não foi feito para essa área tão cruel e gratificante.
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.254
Reações
24.347
Pontos
1.419
To na batalha pra me tornar ilustrador em algum futuro não tão distante e tenho uma visão um pouco diferente... Ou não.

Primeiro de tudo, se esse é seu sonho mesmo, não fique adiando mais. Eu adiei de pegar pesado no treino por mais de 4 anos, sendo empurrado de um lado a outro pelos meus pais que queriam que eu tivesse um diploma de qualquer jeito, etc. Agora larguei mão dessa porra toda e estou treinando a sério(e poderia estar me esforçando mais, alias) e deu pra evoluir bastante nesses 6 meses que estou treinando(sendo que dei uma diminuída cretina no ritmo dos últimos 2 meses, por causa de festas e o trampo que começou a pegar mais pesado).
Acho que o que difere minha opinião da dos demais, é que se vc quer levar isso profissionalmente, pare de levar como um hobby e fazer um ou outro rabisco por dia e olhe la. Estude. Estude anatomia, muita. Estude um pouco da parte teórica. Estude perspectiva, proporções, natureza morta, tente desenhar pessoas reais, copiar fotos, entender o que esta fazendo. Saber montar um corpo do zero, estruturar, colocar um objeto num espaço. Depois pintura e tudo que envolve a mesma.

Leva anos, eu acho que ainda estou longeeee de atingir um nível profissional que eu possa viver disso, mas sei que estou evoluindo. Estou pra ver de ir pra São Paulo estudar na Quanta, mais pela vivência com outros artistas do que pelo conhecimento em si, acho que será uma boa experiência e talvez ajude a entrar nesse meio.

Só pra exemplificar:

Como eu estava desenhando rostos na respectiva data(sem referências):
digitalizar0024.jpg

EDIT: o desenho esta sem data... err... mas foi no mês 10 de 2012.

E como estou desenhando hoje(sem referências):
now.jpg



Ok, não é nada extraordinário, mas da pra mostrar um bom salto, lembrando que fiquei desde 12 de dezembro até 1 de fevereiro sem desenhar. Acho que da pra exemplificar o que um treino real pode mudar me pouco tempo, sendo que antes quando eu desenhava por hobby apenas não via evolução quase em um ano inteiro, simplesmente por não entender o que estava fazendo errado e por consequência não conseguir melhorar.
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.254
Reações
24.347
Pontos
1.419
Sim, mercado publicitário parece ser um negócio mais complicado, com QI e tudo mais que se vê em outras profissões.
Mas se tu estudou na quanta tu deve saber mais ou menos como é o 'caminho' pra quadrinista ; não sei se é realmente verdade, mas até onde eu sei:
treinar e desenhar bem> fazer páginas testes> procurar uma agência dessas que levam teu trabalho pra fora> profit.
Aparentemente, o primeiro passo é o mais difícil. Quer dizer, até que não é um caminho complicado, mas pode ser que essa seja uma visão simplificada e ingênua.
E sim, dificilmente alguém vai ficar rico com ilustração, e quadrinhos muito menos...
O problema também é a concorrência. Eu só preciso gastar 2 minutos no deviantart pra ver coisas absurdamente fodas e entrar em depressão.
Por outro lado, não é difícil ver desenhos medianos publicados aí pela cidade em propagandas, e o Rob Liefeld ainda ganha muito dinheiro...

Ilustração da mais dinheiro na parte publicitária, pelo que sei, só que é algo mais por "por trás das câmeras". Vc pode também ganhar muito dinheiro com ilustração fazendo trabalho pra diversas outras áreas, tipo capas de livros, card games, empresas de entretenimento no geral, etc, mas o nível técnico é realmente MUITO alto. Concept Art já exige um nível técnico um pouco menor, mas um conhecimento muito grande em todos os fundamentos... Vc pode ganhar MUITO bem com ambos, mas é um nível que é para poucos, talvez concept seja mais facil de se ganhar bem do que ilustração, onde vc precisa ter mais nome...
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.254
Reações
24.347
Pontos
1.419
D
Tu evolui bastante cara...
Dei uma deslizada muito feia, sinto mó vergonha quando penso... Realmente não desenhei nada além de rabiscos entre trabalhos do dia 12 até a poucos dias atrás, aff. Queria eu ter o foco que alguns muleques(que hoje já são profissionais da área) do fórum da ConceptArt.org tiveram pra atingir um nível profissional competitivo. Percebo que evoluo na mesma velocidade, se pegar no treino, mas perco o foco muito fácil dos meus objetivos.
 

Nickotine

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.045
Reações
2.124
Pontos
719
Sensacional a tua evolução Vini. Deu pra ver seu foco e estudo como reflexo nos desenhos, o que só mostra a dedicação que vc empregou nessas etapas. Quanto ao lapso, eu diria pra ficar tranquilo: todos precisamos de férias, e aposto que vc se sente revitalizado depois desse período. Mas eu sei que quando queremos muito algo, nos cobramos incessantemente. Te entendo muito bem.

Só pra deixar registrado que desejo toda a sorte para todos vocês que desejam ganhar a vida no ramo. É para poucos aventureiros, mas sem dúvidas no final vale a pena para os que se dedicam e amam o que fazem.
 

trevz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.466
Reações
26.085
Pontos
1.109
Deu vontade de voltar a rabiscar, pena que não faço isso à uns 6-7 anos :klol
 
Topo Fundo