O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Casos de família] O que vocês fariam nessa situação?

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
Minha mãe e meu pai (falecidos) se separam quando eu era criança, meu pai constituiu outra familia e teve outros filhos o qual apesar de saber da existência nunca tive muito contato.
Frequento um restaurante popular da cidade e de vez enquanddo acabo conversando com as pessoas que por essas ironias do destino era o meu meio irmão perdido.
Ele estava em situação de rua (leia-se mendigo) e então como bom samaritano (ou idiota, ou piedoso) o levei para casa (o qual ele só passa o periodo da noite quando estou), na esperança de poder ajudá-lo, pois bem até nos damos bem, porém ele não compartilha do meu ideal de estudo no qual penso que o estudo leva a melhores oportunidades. Ajudei ele como pude dando um celular, fazendo curriculum, fazendo contato com um colega que talvez possa dar a ele um emprego informal na area de segurança (ainda aguardando definição), porém ele continua nessas praticas de mendicancia, quando ele vem para a casa a noite pergunto se conseguiu algum trabalho(bico) e a resposta é sempre não, comprei uns dvds para ele revender porém alega não ter coseguindo vender nenhum (digo vendeu 2).
Não quer estudar (só tem ensino médio) e alega que o importante é ter um trabalho, sinto vontade de expulsá-lo todos os dias, mas fico com pena além disso se vocês olharem (sei que não dá para vocês fazerem) para ele e pela suas atitudes tenho o julgamento que ele esta dentro do spectro, não no seu nível mais avançado mas esta, ele é anti social e ao mesmo tempo se preocupa demais com a opinião das pessoas, em todo lugar que vamos faz anotações de suas idéias em qualquer pedaço de papel que encontre. Diz querer ser Design de Games mas nada faz para que se concretize, quis pagar a inscrição em qualquer curso tecnico disponível na escola tecnica estadual mas não quis fazer nenhum.
Qual a opinião de vocês sobre o caso? O que fariam?
 

GwanTZ

Bam-bam-bam
Mensagens
320
Reações
437
Pontos
248
Então amigo, é complicado para qualquer um opinar nessa situação.
Mas de forma simples e resumida, se ele estiver te incomodando tanto cabe a você chegar e conversar com ele na boa e pedir para se retirar da tua casa.

Sei que é difícil falar para alguém do seu sangue determinadas coisas porém guardar emoções ou rancor irá te prejudicar.
 

tela_azul

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
806
Reações
1.622
Pontos
824
Ajudar não é impor oq voce acha melhor, ou voce de fato o ajuda e aceita que o modo de vida dele é oq ele acha o melhor pra ele ou pede pra sair pois pensam diferente.

Não existe caminho certo ou errado pra vida, cada um vive o melhor da maneira que deseja, se isso te incomoda nao ha mal nenhum em se desvencilhar

Eu vivo uma situação parecida, minha irma e engenheira mecanica e extremamente capaz, mas a pira dela é artes, como não me faz falta, deixo ela viver em uma casa que tenho sem cobrar nada e ajudo ela a se manter quando precisa, não me incomodo pq vejo ela relativamente pobre mas raramente infeliz, talvez me afetasse mais ela infeliz seguindo o caminho "melhor".

Nao to dizendo pra voce se sacrificar, se te faz mal ou tras prejuizo tudo bem, mas se nao for o caso, talvez um olhar mais tolerante torne as coisas melhores
 

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
Ajudar não é impor oq voce acha melhor, ou voce de fato o ajuda e aceita que o modo de vida dele é oq ele acha o melhor pra ele ou pede pra sair pois pensam diferente.

Não existe caminho certo ou errado pra vida, cada um vive o melhor da maneira que deseja, se isso te incomoda nao ha mal nenhum em se desvencilhar

Eu vivo uma situação parecida, minha irma e engenheira mecanica e extremamente capaz, mas a pira dela é artes, como não me faz falta, deixo ela viver em uma casa que tenho sem cobrar nada e ajudo ela a se manter quando precisa, não me incomodo pq vejo ela relativamente pobre mas raramente infeliz, talvez me afetasse mais ela infeliz seguindo o caminho "melhor".

Nao to dizendo pra voce se sacrificar, se te faz mal ou tras prejuizo tudo bem, mas se nao for o caso, talvez um olhar mais tolerante torne as coisas melhores
Não quero impor, eu não adoro estudar (embora goste) só acredito que esse é o melhor caminho para se chegar a um bom emprego ou melhor para que não se fique desempregado, pois é fato que quando a coisa fica ruim nesse pais os empregos mais básicos são os primeiros a ser afetados. Não tenho nada contra quem quer ficar em empregos de base a vida toda e não estudar, o importante é que consiga se manter o que não é o caso dele. Do meu ponto de vista esta dando murro em ponto de faca, ele alega que tem quem viva a vida assim e é verdade mas para ele não esta dando certo.
 

tela_azul

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
806
Reações
1.622
Pontos
824
Não quero impor, eu não adoro estudar (embora goste) só acredito que esse é o melhor caminho para se chegar a um bom emprego ou melhor para que não se fique desempregado, pois é fato que quando a coisa fica ruim nesse pais os empregos mais básicos são os primeiros a ser afetados. Não tenho nada contra quem quer ficar em empregos de base a vida toda e não estudar, o importante é que consiga se manter o que não é o caso dele. Do meu ponto de vista esta dando murro em ponto de faca, ele alega que tem quem viva a vida assim e é verdade mas para ele não esta dando certo.

Pode ser, mas se ele quem quer seguir assim pouco adianta alguem tentar convencer o contrario, por mais que tenha razão, a mudança só parte dele e talvez só parta se realmente estiver insatisfeito.

O que precisa ser pensado é se voce pode dar suporte e lidar com essa escolha, ou se é custoso demais, e tomar a decisão, que pode ser difícil ou não dependendo da conclusão que voce chegar.
 

tela_azul

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
806
Reações
1.622
Pontos
824
No geral, a ideia é não se sacrificar por outro assim, pq não vale a pena, voce desgastado pode ajudar muito menos ele outros do que com essa situação nos ombros, é preciso que para ajudar voce esteja bem
 


Caronte

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.573
Reações
3.003
Pontos
999
[...]além disso se vocês olharem (sei que não dá para vocês fazerem) para ele e pela suas atitudes tenho o julgamento que ele esta dentro do spectro, não no seu nível mais avançado mas esta, ele é anti social e ao mesmo tempo se preocupa demais com a opinião das pessoas, em todo lugar que vamos faz anotações de suas idéias em qualquer pedaço de papel que encontre. [..]
Eu desconfio que seu meio-irmão seja portador de alguma doença mental, SÉRIO. É MUITO normal/comum gente com problemas psiquiátricos não tratados ir parar na rua.
[...] Qual a opinião de vocês sobre o caso? O que fariam? [...]
Procuraria o serviço de assistência social da prefeitura da minha cidade para receber orientações e sondaria a recepção do meio-irmão quanto a possibilidade de visitar um médico psiquiatra e de preferência outros médicos também para ver a saúde no geral(ele pode estar com hepatite, cirrose, hanseníase, etc e nem perceber pois na rua as prioridades são outras).
Se a recepção fosse boa, levaria no médico psiquiatra e estaria mentalmente preparada para a possibilidade de internação ou tratamento ambulatorial (tomar medicação em casa).
 
Ultima Edição:

Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.476
Reações
11.275
Pontos
503
É complicado, esse é o estilo dele, pelo que contou ele não é nenhum marginal, apenas vive a vida do modo dele.
 

Mad_Max

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.575
Reações
2.140
Pontos
963
Ele não tem mãe não?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.381
Pontos
503
Se não ajudar nas despesas, mande passear. Não é fácil, mas onde está escrito que ia ser?

Tem situações onde sair como ''nice guy'' não vai ser possível.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.868
Reações
50.974
Pontos
1.003
Eu to nessa situação tirando a parte de morar na rua e nem eu sei o que fazer quanto a isso
Simplesmente vivo sem vontade das coisas, parece que eu morri por dento e passei a só funcionar no automático
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.053
Reações
106.095
Pontos
1.824


Primeiro erro, colocar um suposto "meio-irmão" para dentro da própria casa.
Uma pessoa que você nunca conheceu de verdade.
Considero isso extremamente arriscado, vai que ele faz alguma com seus documentos ou quando você estiver dormindo.
Ajudar é um gesto nobre mas que de preferência, seja bem longe da gente.
Pessoalmente eu não ajudaria.
Existe um ditado meio idiota mas serve para ser prudente, "Bonzinho só se fode".

 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.477
Reações
91.185
Pontos
1.503
Complicado. Eu tenho o coração mole e provavelmente ajudaria, mas longe, não colocaria dentro de casa até porque prezo pela privacidade.
Ele tem a mesma consideração por você ou tanto faz para ele? Dependendo não vale a pena você ficar nessa situação, se preocupando e tendo despesa (tendo que se sacrificar) por alguém que não está nem aí.

Se for colocar pra fora tenha tato. Não é tão fácil quanto colocar pra morar junto. Seja cuidadoso.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Eu desconfio que seu meio-irmão seja portador de alguma doença mental, SÉRIO. É MUITO normal/comum gente com problemas psiquiátricos não tratados ir parar na rua.

Procuraria o serviço de assistência social da prefeitura da minha cidade
para receber orientações e sondaria a recepção do meio-irmão quanto a possibilidade de visitar um médico psiquiatra e de preferência outros médicos também para ver a saúde no geral(ele pode estar com hepatite, cirrose, hanseníase, etc e nem perceber pois na rua as prioridades são outras).
Se a recepção for boa, levar no médico psiquiatra e estar mentalmente preparada para a possibilidade de internação ou tratamento ambulatorial (tomar medicação em casa).
Reforço esse conselho aqui.

Tente procurar ajuda especializada a respeito pois a própria pessoa sequer vai saber ir atrás, infelizmente é uma responsabilidade que fica para os outros.

Pelo que foi descrito não vai ter recuperação sozinho então melhor buscar ajuda.
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.378
Reações
71.574
Pontos
1.763
Se eu fosse ajudar não seria colocando pra dentro da minha casa.

Não fui eu quem deixou ele na situação de mendicância.

Podem me chamar de fidaputa...
 

Caronte

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.573
Reações
3.003
Pontos
999
Eu to nessa situação tirando a parte de morar na rua e nem eu sei o que fazer quanto a isso
Simplesmente vivo sem vontade das coisas, parece que eu morri por dento e passei a só funcionar no automático
Isso parece depressão, amigo. Procure um psiquiatra e/ou um psicólogo para tirar investigar, na pior das hipóteses você descobre que está tudo bem com a sua cabeça e que apenas está "perdido" na vida (como muita gente nessa crise, na qual eu me incluo, desempregada e sem perspectivas).
 

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
É complicado, esse é o estilo dele, pelo que contou ele não é nenhum marginal, apenas vive a vida do modo dele.
Do meu ponto de vista o modo dele de viver errado, ele acha que não esta dando trabalho mas esta, só pelo fato de estar aqui pois moro em um quarto em pensão, ou seja não há muito espaço toda vez que acordo tem um corpo no chão isso é ruim e como eu disse não sou a favor de mendicancia, eu tava dando para ele 2 reais todo o dia mas mesmo assim ele estava pedindo grana na rua então resolvi deixar de dar, além disso não parece haver grande esforço da parte dele para conseguir um trabalho, tipo esta acostumado com a situação.
 

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
Ele não tem mãe não?
Faleceram como eu disse mas tem irmã (desempregada), a qual visitei com ele outro dia ela tem esposo e filhos, ele saiu de lá porque achou que estava dando trabalho mas ele tem casa porém não volta.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.311
Pontos
1.619
Olha, mesmo tendo ideias divergentes, acho o seu ato impressionante. Eu fui rebelde quando era mais novo (entre os 16 aos 27 anos) e fiz muita coisa errada (não chegando ao ponto de usar drogas, mas experimentei cigarro e bebida alcoolica e foi quando comecei a descobrir que isso não funcionaria comigo (e que poderia me matar), além de matar aulas pra ir pros arcades e TENTAR conseguir mulher, o que não dava certo de jeito nenhum...) e da máfia que fazia parte, nunca recebi nenhum tipo de ajuda deles (apenas pauladas e situações complexas, culminando em ser expulso de casa, ameaçado de morte. Mas isso é outra história).

Você está no caminho certo, fazendo o possível pra que ele retorne a uma vida social/profissional, mas em minha opinião, sempre avise o que está fazendo pra ele pra que se toque e melhore ou resolva fazer alguma coisa, enquanto isso, veja tratamento médico pra ele. Talvez possa ser uma depressão profunda que possa estar passando ou algo mais grave, como a galera andou falando!

Mais uma vez, parabéns!
 

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
pq msm vc tentando fazer melhora-lo de vida ele n quer, se fosse comigo eu desistiria de ajuda-lo por isso
Ele quer melhorar mas do jeito dele, tipo falando pouco com as pessoas, coisas que quando se precisa é meio impossivel
 

Guilge

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.562
Reações
15.547
Pontos
753
Tem que colocar ele na igreja,so assim pra ele melhorar,as pessoas as vezes precisam ter no que se apoiar.
 

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
Tem que colocar ele na igreja,so assim pra ele melhorar,as pessoas as vezes precisam ter no que se apoiar.
Ele vai na igreja que da um apoio social vai lá para tomar café de graça, mas não parece ser influenciado pelo que lá é dito, já participei de iniciativas de apoio também para algumas pessoas é bom pois aproveitam e dão devido significado o que é feito outros apenas usam como muleta através do serviço oferecido, é tipo um lugar para conseguir coisas sem pagar.
 
Topo Fundo