O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


CDPR diz que mercado VR é muito pequeno e não se preocupa com Cyberpunk competir com Half-Life

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.971
Reações
41.632
Pontos
1.689
HL tem meu respeito, mas objetivamente falando, a CDPR com Cyberpunk está muito maior de HL.
Valve perdeu o timing para lançar o 3, e nessa geração atual só os mais velhos que jogaram na época ainda cultuam o jogo como se fosse o supra sumo.

Até as piadinhas de HL3 sendo lançado perderam a relevância.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.513
Reações
104.422
Pontos
2.419
VR é o futuro, nenhuma chance de não ser, a unica questão é se esse futuro é hoje daqui a 5 anos ou daqui a 20 anos.

O futuro é botar um visor na cara ao invés de jogar na TV?

Duvido. Aliás a propósito eu ouvi que 3D era o futuro garantido tbem.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Só na OS que um jogo que não foi lançado de uma nova franquia é mais importante que HL que tem dois dos jogos mais importante de todos os tempos na franquia.

O futuro é botar um visor na cara ao invés de jogar na TV?

Duvido. Aliás a propósito eu ouvi que 3D era o futuro garantido tbem.
Ouviu errado, ninguém de bom senso falou isso, ficar repetindo isso eternamente não muda o fato de que VR é sim o futuro e é somente questão de tempo.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.513
Reações
104.422
Pontos
2.419
Ouviu errado, ninguém de bom senso falou isso, ficar repetindo isso eternamente não muda o fato de que VR é sim o futuro e é somente questão de tempo.

Desculpa mas falou sim, houve um hype intenso em torno do 3D e teve um nicho que foi defensor fervoroso de que era o futuro e que jogar em 3D era incrível.

Agora é a mesma coisa, tem um nicho entusiasta que não se cansa de falar que VR é a oitava maravilha, enquanto o resto não está nem aí.

Não tem o menor fundamento falar que VR é garantido como o futuro, isso é desejo da sua parte, apenas isso.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Desculpa mas falou sim, houve um hype intenso em torno do 3D e teve um nicho que foi defensor fervoroso de que era o futuro e que jogar em 3D era incrível.

Agora é a mesma coisa, tem um nicho entusiasta que não se cansa de falar que VR é a oitava maravilha, enquanto o resto não está nem aí.

Não tem o menor fundamento falar que VR é garantido como o futuro, isso é desejo da sua parte, apenas isso.
Você realmente não consegue ver que VR é a progressão natural da coisa? Não tem para onde ir a não ser VR e MR, isso pra praticamente qualquer coisa hoje em dia.

O único motivo que você achar normal jogar jogos em tela e controle é porque sempre foi limitado assim, mas não existe nenhuma rasão para ficar nesse estado pra sempre. Isso é equivalente ao cara jogar Atari e achar que não tem nenhum motivo para adicionarem mais botões e inputs porque esta funcionando daquele jeito.
 


Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.513
Reações
104.422
Pontos
2.419
Você realmente não consegue ver que VR é a progressão natural da coisa? Não tem para onde ir a não ser VR e MR, isso pra praticamente qualquer coisa hoje em dia.

O único motivo que você achar normal jogar jogos em tela e controle é porque sempre foi limitado assim, mas não existe nenhuma rasão para ficar nesse estado pra sempre. Isso é equivalente ao cara jogar Atari e achar que não tem nenhum motivo para adicionarem mais botões e inputs porque esta funcionando daquele jeito.

Pra mim ter que colocar um visor na cara não é evolução natural nenhuma e particularmente não acredito que se torne padrão, embora possa permanecer como uma opção.

Simplesmente ligar a TV e jogar, ou pegar o seu device portátil é muito mais simples e natural.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Pra mim ter que colocar um visor na cara não é evolução natural nenhuma e particularmente não acredito que se torne padrão, embora possa permanecer como uma opção.

Simplesmente ligar a TV e jogar, ou pegar o seu device portátil é muito mais simples e natural.
Ter um device portátil para jogar? Ter que colocar um fone no ouvido? Ter que ficar assistindo ao invés de só escutar?

Que ousadia é essa, simplesmente ligar o rádio e ouvir o jogo é muito mais simples e natural.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.876
Reações
230.182
Pontos
2.529
Vr é nicho do nicho. Não vale nem a pena lançar jogo para isso

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.426
Reações
80.036
Pontos
2.059
Agora é a mesma coisa, tem um nicho entusiasta que não se cansa de falar que VR é a oitava maravilha, enquanto o resto não está nem aí.

Eu diria que a grande diferença aí é que esse resto que não está nem aí nunca sequer testou VR (e um de qualidade, diga-se), enquanto que quase todo mundo pôde testar o 3D e ter uma opinião embasada.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.518
Reações
33.033
Pontos
1.674
No momento The Witcher é maior que Half-Life sim, HL 2 saiu em 2004, muito tempo se passou.

Half-Life foi grandioso, hoje a gente não sabe qual seria o alcance de um novo game. Infelizmente vamos ficar sem saber pq jogo VR não é parâmetro.
Não

Primeiro que cyberpunk nem lançou.

Segundo half-life ainda vive pelos filhos dele, half-life criou um ecosistema inteiro que a valve ainda mantém(citei os jogos previamente).

Quando(SE) um half life 3 é lançado não é apenas 1 gigante jogo, é 1 ecossistema gigantesco a ser lançado. Ainda mais com o avanço atual do workshop da steam



Valve lançar um Half Life 3 ela vai literalmente lançar uma steam 3.0, uma cacetada de coisa vai convergir e atualizar pra acompanhar.
E isso é bem maior que um goty da CDPJR
 

minx

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.966
Reações
10.517
Pontos
1.459
Fiz um teste num VR e achei legal por 15min... depois retirei e fui jogar numa qualidade melhor.
O dono do VR que joguei já até anunciou.

Resumindo: Perfumaria :kcreu
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Não

Primeiro que cyberpunk nem lançou.

Segundo half-life ainda vive pelos filhos dele, half-life criou um ecosistema inteiro que a valve ainda mantém(citei os jogos previamente).

Quando(SE) um half life 3 é lançado não é apenas 1 gigante jogo, é 1 ecossistema gigantesco a ser lançado. Ainda mais com o avanço atual do workshop da steam



Valve lançar um Half Life 3 ela vai literalmente lançar uma steam 3.0, uma cacetada de coisa vai convergir e atualizar pra acompanhar.
E isso é bem maior que um goty da CDPJR

Mas o ecossistema do Half Life é a engine e o mod tools, o 1 usava a engine do Quake e seu editor World Craft, o 2 se não me engano ainda usava o mesmo editor pros mapas, outro pra animação facial e plugins pra exportar modelos e animações.
 

[[Solid_Snake]]

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
38.831
Reações
30.909
Pontos
959
Videogame não funciona assim. Não é uma linha evolutiva. Até hoje as pessoas gostam de side scrollings, Celeste e Hollow Knight são dois dos principais jogos desta geração.

Verdade é que games não são uma imitação do real. Isso é mais claro ainda com puzzles que são ordenações lógicas abstratas e não concretas.

Quem diz coisas como "todos os jogos serão VR ou todos os jogos serão open world" entende muito pouco de ludos.

Você tem que vir aqui citar um ou outro caso de bom jogo VR. Já mostra que a coisa não é tão simples. Será que astrobot é um bom jogo por conta de seu bom game design e não por ser VR? Veja, você não teria dificuldade alguma pra responder isso pra vários jogos não VR ao longo da história que foram inovadores. O VR me perdoe a expressão, embaça as vistas. Faz muita gente acreditar que as inovações estão no equipamento quando na realidade estão muito mais no game design e principalmente nos controles. Em muitos casos é só uma perspetiva diferente com controles desajeitados e sem profundidade de gameplay.

Tem coisas feitas no Astro Bot que você não conseguiria fazer com o jogo sem ser VR. Aliás, só a visão em 360° que o VR permite já muda completamente a sua imersão, isso pq o PSVR é bem limitado pelos controles, imagina o que os caras não fariam com controles iguais do Valve Index, que é o que o PSVR 2 provavelmente vai ter.

Aliás, já experimentou Astro Bot? Eu pensava como alguns aqui, que era gimmick igual o 3D, mas depois que você joga cara, não tem jeito, você percebe que vai ser a evolução natural dos jogos. O que você falou é correto, as pessoas não deixaram de jogar jogos 2D, side-scrolling etc, mas não é mais o foco do mercado, o foco são jogos totalmente em 3D.

Com o VR vai ser a mesma coisa, vão continuar existindo jogos 3D, mas o VR vai ser padrão, ou no mínimo todo jogo que sair vai permitir jogar de ambas as formas, como RE7 já fez.

A questão é a tecnologia, fazer um VR bom hoje ainda é caro, mas daqui 5 anos não será. Poderemos ter óculos VR melhores que o Valve Index por 200 doletas.
 

Água Mineral

Bam-bam-bam
Mensagens
3.485
Reações
4.439
Pontos
303
Eu diria que a grande diferença aí é que esse resto que não está nem aí nunca sequer testou VR (e um de qualidade, diga-se), enquanto que quase todo mundo pôde testar o 3D e ter uma opinião embasada.
1 - essa colocação ta meio errada, "resto" se refere a uma minoria, e minoria no caso é quem joga em VR

2 - Testar um VR não é tão inacessível quanto você quer pintar, qualquer feira de fim de semana ou shopping tem VR de PS4. A galera não testa por falta de interesse mesmo.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.426
Reações
80.036
Pontos
2.059
1 - essa colocação ta meio errada, "resto" se refere a uma minoria, e minoria no caso é quem joga em VR

Aí é com quem colocou dessa forma que vc tem que falar.

2 - Testar um VR não é tão inacessível quanto você quer pintar, qualquer feira de fim de semana ou shopping tem VR de PS4. A galera não testa por falta de interesse mesmo.

Em momento algum eu disse que era inacessível. O meu ponto foi de que quase todo mundo acabou testando o 3D em algum momento, principalmente pq em vários lugares do brasil vc era obrigado a assistir alguns filmes no cinema em 3D, simplesmente pq foi empurrado goela abaixo.

No mais, basta ver nos fóruns (esse aqui mesmo por exemplo) a quantidade de gente que já usou o 3D em algum momento vs quem nunca testou VR (mas adora falar sobre algo que sequer entende).
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Vocês tem que entender um ponto. Quando é necessário recorrer sempre ao mesmo exemplo pra demonstrar a qualidade de uma tecnologia, tem alguma coisa bem errada. Eu não questiono a qualidade do Astrobot. Mas do lançamento do PSVR pra cá teve muito mais jogos de qualidade não VR e alguns deles inovadores do que bons jogos VR. Ou seja, é como se a inovação do VR o restringisse. Ele é inovador mas numa única direção.

Skyward Sword e Mario Galaxy demonstram não um potencial dos controles de movimento, mas todos eles aplicáveis em um Zelda e Mario respectivamente. É uma inovação, mas é só aquela. BOTW é mais inovador que SS e faz pouco uso dos controles de movimento. Quando a Nintendo desapego da ideia de ficar inovando hardware ela achou possíveis a pontos de melhoria e aberturas criativas naquilo que já existe a anos.

VR é um problema para desenvolvedores porque por incrível que pareça os limita. "Como posso fazer bom uso dessa tecnologia ?" Vem antes de "como posso fazer um bom jogo?"
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.426
Reações
80.036
Pontos
2.059
VR é um problema para desenvolvedores porque por incrível que pareça os limita. "Como posso fazer bom uso dessa tecnologia ?" Vem antes de "como posso fazer um bom jogo?"

Eu penso que qualquer tecnologia disruptiva causou o mesmo efeito. Não foi assim com o 3D também?

É óbvio que vc precisa de tempo para poder aprender como extrair o melhor de algo novo. Tudo teve o seu tempo para maturar, e acredito que o VR também terá.
Só que, por hora, o VR precisa maturar mais a tecnologia em si do que o seu uso.
 

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
O nível atual do VR é extremamente satisfatório, só quem espera um produto revolucionário (o que não faz sentido) fica decepcionado.

O que entendi em meio as críticas sobre o VR é aquilo do 8 ou 80, se eu gosto é algo bom, se eu não me adaptei é ruim.

Toda tecnologia tem um início para se maturar e a atual fase do VR é justamente o de maturação, evidentemente mesmo que se torne algo extremamente próximo a OASIS do Player One ainda vai ter gente que não vai gostar.

O que me chama atenção é o fato da CDPR ignorar os quase 5 milhões de sistemas Sony VR vendidos e sair dando declarações absurdas liked Tio Phil. Devemos lembrar que no meio dos games o que mais tem é gente cuspindo pra cima, duvido muito a empresa não investir nesse mercado num futuro não tão distante.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Quanto tempo a Nintendo levou pra descobrir o potencial da tecnologia de side scrolling? Dois anos?

Mas tem uma coisa importante. Nintendo costuma fazer antes o software e depois construir o hardware pra que aquela ideia de gameplay seja possível. Bons jogos são criados assim.

Porque existem games desde os anos 70. E será que ninguém em todo esse tempo nunca pensou em ideia de gameplay que apenas faltava la a tecnologia pra isso? Pra nenhum game designer foi aquele momento "caramba, agora vou poder fazer aquele jogo que eu sempre quis fazer!"

Porque jogos são um conjunto de regras, eles não são meios físicos, o futebol não é a bola, o campo e as traves, é o chute, o dominio, o passe... são técnicas, movimentos que só fazem sentido por serem regulados por uma regra.

Eu sinceramente acho que já deu tempo do VR ter demonstrado a que veio. Se não foi capaz de fazer um momento boom como foi o caso de Super Mario Bros, então pouco provável que o fará no futuro.
 

fVilaça

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.206
Reações
2.292
Pontos
964
Eu diria que a grande diferença aí é que esse resto que não está nem aí nunca sequer testou VR (e um de qualidade, diga-se), enquanto que quase todo mundo pôde testar o 3D e ter uma opinião embasada.


Na minha opinião não tem nem comparação 3D com VR.


Acho que a grande maioria que critica ou sequer experimentou o PS VR, ou qualquer outro que seja, ou é muito ISTA.

Na minha casa até hoje com parentes, amigos, é uma unanimidade, cheguei a chamar minha esposa para experimentar a segunda fase do segundo mundo do ASTROBOT de tão fascinado eu fiquei ao jogar.

No meu caso que tava muito desanimado com essa geração atual, com vídeo game em geral e deu uma bela de uma revitalizada.

Enfim acho que se o Half Life vender bem só temos a ganhar, e na minha oinião o VR é sim o futuro dos jogos, torço muito para que se torne um padrão no futuro.
 

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.063
Reações
11.548
Pontos
1.024
VR pode conviver tranquilamente com o mercado de games normal. E em comparação sim, é bem pequeno, por isso são poucos os jogos com grande orçamento.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.513
Reações
104.422
Pontos
2.419
Valve lançar um Half Life 3 ela vai literalmente lançar uma steam 3.0, uma cacetada de coisa vai convergir e atualizar pra acompanhar.
E isso é bem maior que um goty da CDPJR

O tempo passou, outras coisas surgiram, não existe segurança nenhuma de que se sair um Half-Life 3 vai automaticamente virar uma espécie de novo padrão no mercado.

É o que já falaram aqui, é como se a Nintendo ficasse 15 anos sem lançar nenhum Mario, aí achar que de repente quando saísse um novo automaticamente seria um enorme sucesso devido as glórias do passado, não é assim que funciona, o mercado é dinâmico.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.853
Reações
10.504
Pontos
1.069
Não posso dizer que o VR é o futuro sem realmente ter certeza como a tecnologia vai se desenvolver, ainda tem uma série de problemas que precisam ser solucionados, e na minha opinião os dois principais são o preço e o espaço que precisa para ter a experiência completa.

Mas existe sim um caminho bom para ser seguido. Quem compara a tecnologia com o 3D não sabe o que fala, não é perfumaria, já testei o HTC Vive e o Oculus Rift em um arcade VR e realmente é muito foda. Para crescer só precisa transpor essas barreiras.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.426
Reações
80.036
Pontos
2.059
VR só vai ficar realmente popular quando:
  • for standalone
  • for mais barato
  • ter uma biblioteca considerável de system-sellers
Ou seja, provavelmente apenas quando a Nintendo lançar o Virtual Boy Mini.

Isso aqui

Quest-main-photo.jpeg

Mas consideravelmente menor e mais leve, e custando no máximo $300. Põe o selo Nintendo e aí o negócio vai vender realmente bem. Se será popular? Não sei. Nisso eu penso que ainda precisaremos de mais alguns bons anos (mais de uma década).

Mas que eu acho que a Nintendo poderia fazer essa porra vender bastante, isso eu acho. O próprio hardware atual da imagem já é muito bom considerando-se tanto o preço quanto onde a tecnologia se encontra no momento. Mas já há protótipos consideravelmente menores e mais leves que darão muita diferença na usabilidade (principalmente pelos mais jovens).

Definitivamente, a Nintendo é o tipo de empresa capaz de fazer tal produto brilhar.
 
Topo Fundo