O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Centro de Artes Outer Space (C.A.O.S.) 2.0 [ Os artistas do 3º milênio ]

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.526
Reações
43.036
Pontos
1.453
Fiz minha primeira obra de arte no such art

ficou belíssima, uma peça rara kkkkkkkkkkkkk


lHFm5sX.jpg


usei a versão de graça do jogo, tem bastante ferramentas até, quem quiser testar é só baixar:

 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.029
Reações
14.588
Pontos
503
Tenho tentado praticar desenho e pintura mais realistas de forma que eu consiga pintar algumas telas em acrílico. Fiz esses no Photoshop olhando fotos como referência.

Pegar o ângulo certo das coisas (principalmente da cabeça) é um negócio tenso, pequenas diferenças já mudam completamente a fisionomia da pessoa rs...

Pintei em uma única layer e sem ctrl+z que é pra se aproximar um pouco mais do processo tradicional, pensei que seria ruim, mas passada a insegurança inicial no final das contas acaba te dando mais liberdade.

Edit: Atualizei e Joguei um filtro de nitidez pra ficar mais bonito rs

h4sDaGQ.png


7KZ6YWh.png


Pa69QUo.png
 
Ultima Edição:

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.829
Reações
62.817
Pontos
1.253
Tenho tentado praticar desenho e pintura mais realistas, a ideia é pintar algumas telas em acrílico.

Fiz esses no PS, as regras eram: pintar em uma única layer, não usar ctrl+z, usar a foto apenas como referência visual (não pode traçar por cima e as cores/valores tem que ser no olho também). O que percebo é que preciso melhorar muito minha base e fundamentos. Só mais pra frente na pintura é que eu percebo que eu desenhei a figura inclinada, normalmente pendendo pra esquerda... fora que eu nunca acerto a perspectiva, principalmente da cabeça...

xTva00f.png


7KZ6YWh.png


Pa69QUo.png
Não achei ruim não, eu fui fazer isso (pintura estilo tradicional, sem control Z, sem usar conta-gotas e apenas 1 layer) no desafio semanal do Discord e o resultado ficou bem pior.

Mas 3 pontos pra você treinar que podem dar um resultado bastante significativo :

  1. Estude shape negativo. Te força a pensar em ângulos, proporção e perspectiva de uma referência, porque você vai usar o espaço que fica em volta da figura para que ela seja formada.
  2. Copiar referências utilizando apenas 4~5 valores tonais. Recomendo usar preto, branco, cinza claro e cinza escuro. A razão para escolher esses valores é porque eles mantém a clareza de uma pintura ou imagem mesmo que esteja de longe. Com isso você treina valores tonais e também deixa as pinceladas/brushwork mais eficiente.
  3. Treine thumbnails. Antes de fazer em escala maior, faça uns esboços menores para ver se consegue capturar o essencial da referência. Isso vai facilitar os dois processos acima porque errando e acertando com vários esboços , você pega uma noção melhor da referência original.
Dica bônus : recomendo demais usar o processo de posterização.
Ele serve pra reduzir o número de valores tonais em uma imagem.
Por exemplo:
Colocando no nível 2, você vai ter apenas dois valores, preto e branco, que vão separar as partes com sombra e a parte com luz. Colocando no nível 4, você vai ter exatos 4 valores tonais.

Usando as referências que você utilizou, fica desse jeito no nivel 4:
201443

Não é em toda imagem que fica legal, principalmente se colocar no nível 2, mas já é uma mão na roda pra treinar essa questão dos tons.
 
Ultima Edição:


Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.793
Reações
9.485
Pontos
1.094
Não achei ruim não, eu fui fazer isso (pintura estilo tradicional, sem control Z, sem usar conta-gotas e apenas 1 layer) no desafio semanal do Discord e o resultado ficou bem pior.

Mas 3 pontos pra você treinar que podem dar um resultado bastante significativo :

  1. Estude shape negativo. Te força a pensar em ângulos, proporção e perspectiva de uma referência, porque você vai usar o espaço que fica em volta da figura para que ela seja formada.
  2. Copiar referências utilizando apenas 4~5 valores tonais. Recomendo usar preto, branco, cinza claro e cinza escuro. A razão para escolher esses valores é porque eles mantém a clareza de uma pintura ou imagem mesmo que esteja de longe. Com isso você treina valores tonais e também deixa as pinceladas/brushwork mais eficiente.
  3. Treine thumbnails. Antes de fazer em escala maior, faça uns esboços menores para ver se consegue capturar o essencial da referência. Isso vai facilitar os dois processos acima porque errando e acertando com vários esboços , você pega uma noção melhor da referência original.
Dica bônus : recomendo demais usar o processo de posterização.
Ele serve pra reduzir o número de valores tonais em uma imagem.
Por exemplo:
Colocando no nível 2, você vai ter apenas dois valores, preto e branco, que vão separar as partes com sombra e a parte com luz. Colocando no nível 4, você vai ter exatos 4 valores tonais.

Usando as referências que você utilizou, fica desse jeito no nivel 4:
Visualizar anexo 201443

Não é em toda imagem que fica legal, principalmente se colocar no nível 2, mas já é uma mão na roda pra treinar essa questão dos tons.
Porra,boa observação!
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.029
Reações
14.588
Pontos
503
Dessa vez fiz a tentativa direto na tela com tinta acrílica... Meus rostos sempre ficam com essa cara esquisita, ângulo e perspectiva fora ou sei lá (é foda conseguir ver que está errado mas não saber como acertar)... o jeito vai ser começar a estudar e desenhar rostos meio que direto pra ver se consigo aprimorar essa bagaça.

Em minha defesa, a câmera do celular é uma porcaria, os traços e as cores estão mais bonitos do que nas fotos, mas os problemas estruturais não tem desculpa rs.

D3kohV1.png

BHcl6qh.png

Ogm0nga.jpeg


Críticas são bem vindas, fis :)
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.829
Reações
62.817
Pontos
1.253
Dessa vez fiz a tentativa direto na tela com tinta acrílica... Meus rostos sempre ficam com essa cara esquisita, ângulo e perspectiva fora ou sei lá (é foda conseguir ver que está errado mas não saber como acertar)... o jeito vai ser começar a estudar e desenhar rostos meio que direto pra ver se consigo aprimorar essa bagaça.

Em minha defesa, a câmera do celular é uma porcaria, os traços e as cores estão mais bonitos do que nas fotos, mas os problemas estruturais não tem desculpa rs.

D3kohV1.png

BHcl6qh.png

Ogm0nga.jpeg


Críticas são bem vindas, fis :)
O ideal é voltar lá atrás pra pegar os fundamentos básicos e começar a treinar mesmo.

Sugiro fazer uns still life para pegar um tópico menos complexo do que o corpo humano.
De preferência desenhar em escala cinza, porque valores tonais são mais importantes para a estrutura de uma pintura do que cores.

Por exemplo, sem cores, mas com bom conhecimento de linhas, proporções e perspectiva, já dá pra você fazer um processo e resultado parecido com esse:
Croquis-classique-de-la-vie-morte-d-butant-tutoriel-d-introduction-enseignement-crayon-livres-d-art.jpg_640x640.jpg


Se quiser saber mais sobre pintura, recomendo o canal desse artista aqui chamado Marco Bucci. Em 10 minutos de vídeo ele passa bastante conhecimento de uma forma bem fácil de entender :

Edit:

Sobre estudos de crânio/cabeça, pega o livro do Loomis que fala sobre isso.
Ele é a melhor fonte pra se aprender isso desde que me entendo por gente.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.048
Reações
106.056
Pontos
1.824
Não posto aqui faz tempo, mas agora fui obrigado.
Vc não deveria ter parado alberon, ficaram excelentes, volta logo e pare de vagabundice :obrigue

Pois é, reparei isso, tu sumiu man, que ouve? :keehk
Vou começar amanhã, já tirei umas prints de umas referências aqui, amanhã começarei novamente. :rox

 

Raposaroxa

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.380
Reações
11.626
Pontos
1.064
Screenshot-20210923-225844-Sketchbook.jpg


Alguem aqui ja fez lambe-lambe?!

Estou pensando seriamente em começar a fazer.
Sempre gostei de ve arte na rua, graffiti é algo que tentei por muito pouco tempo, apesar de gostar muito acho que agora não é a hora de levar pra frente, demanda grana das tintas e muita força de vontade ( que no momento não tenho :klol ).

Lambe Lambe parece simples e alcanço o mesmo resultado, que é simplesmente expor minha arte na rua, com a vantagem de levar só alguns minutos pra colar na parede.
Acho que vou começa por esse desenho acima :D
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.048
Reações
106.056
Pontos
1.824
Screenshot-20210923-225844-Sketchbook.jpg


Alguem aqui ja fez lambe-lambe?!

Estou pensando seriamente em começar a fazer.
Sempre gostei de ve arte na rua, graffiti é algo que tentei por muito pouco tempo, apesar de gostar muito acho que agora não é a hora de levar pra frente, demanda grana das tintas e muita força de vontade ( que no momento não tenho :klol ).

Lambe Lambe parece simples e alcanço o mesmo resultado, que é simplesmente expor minha arte na rua, com a vantagem de levar só alguns minutos pra colar na parede.
Acho que vou começa por esse desenho acima :D


É tipo grafite?


 

Nomercy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.441
Reações
522
Pontos
929
Fala Galera, tudo bem ? Faz tempo que não posto nada aqui.
Entres tantos abandonos e recomeços no desenho, voltei a me dedicar com bastante afinco, é recente ainda. Coisa de um mês atrás voltei a me dedicar ao desenho todo dia. Antes disso algo bem esporádido. Mas puxei aqui no Sketchbook e a ultima vez que tinha desenhado esse ano era em Janeiro.


Enfim. 2 meses atrás eu comprei um IPAD em 15x e decidi que iria aprender a pintar digitalmente. Tenho me esforçado e me dedicado nas ilustrações.
Essas abaixos são as últimas que fiz para 2 cursos do site do Domestika . Curto muito os cursos de lá porque são rápidos e os artistas demonstram todo o processo de trabalho deles de lá.

Esse é uma ilustra Search and Find do Victor Beuren. Ilustrador brasileiro que eu curto bastante o estilo. Demorei 28 horas nessa ilustração , mas pude aprender a bastante , desenhei mesmo que de forma simples várias coisas que me tiram do conforto, como animais, poses diferentes e cenários. Pude treinar bastante conceitos de sombra e iluminaçao e fiquei bem feliz pois esse projeto recebeu um destaque no site e tá lá na primeira página do site. Curti por ter sido o primeiro projeto mais sério que fiz , com aplicação de mockups e uma apresentação mais para portifólio.

https://www.domestika.org/pt/projec...-search-and-find-no-procreate-ricardo-lavoura


E esse é do Mattias Adolfson que é um monstro na ilustraçao e seus sketchbooks são uma coisa de doido.
Aqui eu só pintei por cima das fotos do Sketchbooks em desenhos que tinha feito direto com caneta sem rascunho a lápis.

E vocês, alguém faz algum dos cursos de lá ?

Valeu!
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.793
Reações
9.485
Pontos
1.094
Fala Galera, tudo bem ? Faz tempo que não posto nada aqui.
Entres tantos abandonos e recomeços no desenho, voltei a me dedicar com bastante afinco, é recente ainda. Coisa de um mês atrás voltei a me dedicar ao desenho todo dia. Antes disso algo bem esporádido. Mas puxei aqui no Sketchbook e a ultima vez que tinha desenhado esse ano era em Janeiro.


Enfim. 2 meses atrás eu comprei um IPAD em 15x e decidi que iria aprender a pintar digitalmente. Tenho me esforçado e me dedicado nas ilustrações.
Essas abaixos são as últimas que fiz para 2 cursos do site do Domestika . Curto muito os cursos de lá porque são rápidos e os artistas demonstram todo o processo de trabalho deles de lá.

Esse é uma ilustra Search and Find do Victor Beuren. Ilustrador brasileiro que eu curto bastante o estilo. Demorei 28 horas nessa ilustração , mas pude aprender a bastante , desenhei mesmo que de forma simples várias coisas que me tiram do conforto, como animais, poses diferentes e cenários. Pude treinar bastante conceitos de sombra e iluminaçao e fiquei bem feliz pois esse projeto recebeu um destaque no site e tá lá na primeira página do site. Curti por ter sido o primeiro projeto mais sério que fiz , com aplicação de mockups e uma apresentação mais para portifólio.

https://www.domestika.org/pt/projec...-search-and-find-no-procreate-ricardo-lavoura


E esse é do Mattias Adolfson que é um monstro na ilustraçao e seus sketchbooks são uma coisa de doido.
Aqui eu só pintei por cima das fotos do Sketchbooks em desenhos que tinha feito direto com caneta sem rascunho a lápis.

E vocês, alguém faz algum dos cursos de lá ?

Valeu!
Muito foda, meus parabéns!
Me diz uma coisa: como tu escolheu a paleta de cores? Usou alguma de referência, ou é uma que vc mesmo criou com experiência própria?
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.048
Reações
106.056
Pontos
1.824
Fala Galera, tudo bem ? Faz tempo que não posto nada aqui.
Entres tantos abandonos e recomeços no desenho, voltei a me dedicar com bastante afinco, é recente ainda. Coisa de um mês atrás voltei a me dedicar ao desenho todo dia. Antes disso algo bem esporádido. Mas puxei aqui no Sketchbook e a ultima vez que tinha desenhado esse ano era em Janeiro.


Enfim. 2 meses atrás eu comprei um IPAD em 15x e decidi que iria aprender a pintar digitalmente. Tenho me esforçado e me dedicado nas ilustrações.
Essas abaixos são as últimas que fiz para 2 cursos do site do Domestika . Curto muito os cursos de lá porque são rápidos e os artistas demonstram todo o processo de trabalho deles de lá.

Esse é uma ilustra Search and Find do Victor Beuren. Ilustrador brasileiro que eu curto bastante o estilo. Demorei 28 horas nessa ilustração , mas pude aprender a bastante , desenhei mesmo que de forma simples várias coisas que me tiram do conforto, como animais, poses diferentes e cenários. Pude treinar bastante conceitos de sombra e iluminaçao e fiquei bem feliz pois esse projeto recebeu um destaque no site e tá lá na primeira página do site. Curti por ter sido o primeiro projeto mais sério que fiz , com aplicação de mockups e uma apresentação mais para portifólio.

https://www.domestika.org/pt/projec...-search-and-find-no-procreate-ricardo-lavoura


E esse é do Mattias Adolfson que é um monstro na ilustraçao e seus sketchbooks são uma coisa de doido.
Aqui eu só pintei por cima das fotos do Sketchbooks em desenhos que tinha feito direto com caneta sem rascunho a lápis.

E vocês, alguém faz algum dos cursos de lá ?

Valeu!




Sempre fui tentado a fazer um curso desses, por ser baratinho.


 

Lor’themar Pomposo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.982
Reações
7.455
Pontos
694
Caraio gente, vcs mandam bem demais.

Queria muito ter nascido com o dom de saber desenhar bem hahah As vezes tenho tantas ideias legais mas não posso exteriorizar em imagens pq não sei desenhar
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.829
Reações
62.817
Pontos
1.253
Caraio gente, vcs mandam bem demais.

Queria muito ter nascido com o dom de saber desenhar bem hahah As vezes tenho tantas ideias legais mas não posso exteriorizar em imagens pq não sei desenhar
Isso de "dom" é papo furado.
Certas pessoas tem predisposição sim pra determinadas coisas, porém de nada adianta se você não pratica.
Qualquer um pode se tornar bom desenhista.
 

Reila of Astora

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.562
Reações
26.258
Pontos
1.219
Caraio gente, vcs mandam bem demais.

Queria muito ter nascido com o dom de saber desenhar bem hahah As vezes tenho tantas ideias legais mas não posso exteriorizar em imagens pq não sei desenhar
Não tem dom não, é aprender a teoria e praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar praticar.

E continuar praticando.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.048
Reações
106.056
Pontos
1.824
Isso de "dom" é papo furado.
Certas pessoas tem predisposição sim pra determinadas coisas, porém de nada adianta se você não pratica.
Qualquer um pode se tornar bom desenhista.


Melhor exemplo disso é o Messi e o Cristiano Ronaldo.
Um nasceu com aptidão, mesmo assim treina pra baralho (Messi).
E o outro é disciplinado, extremamente profissional, dedicado, tanto que possui 5 bolas de ouro (Melhor do Mundo), só ficando atrás do Messi com 6.

 

Nomercy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.441
Reações
522
Pontos
929
Sempre fui tentado a fazer um curso desses, por ser baratinho.
Cara eu gosto deles porque mostra bastante do processo do artista. E o objetivo do curso geralmente é fazer um projeto no fim. São rápidos e baratos. Sem contar que tem cursos de bastante artista foda que sigo no Instagram e sou fã do trabalho dos caras.

Muito foda, meus parabéns!
Me diz uma coisa: como tu escolheu a paleta de cores? Usou alguma de referência, ou é uma que vc mesmo criou com experiência própria?
Pô, valeu meu amigo! Essa Paleta tem no próprio procreate , ela é chamada "Acampamento" . O legal por ela ser bem limitada te força a trabalhar melhor os contrastes e escolha de cores, Por exemplo ela não tem branco, Mas o amarelo claro funciona como branco principalmente em contraste com os tons terrosos , ela não tem azul , então o verde meio que quebra um galho no lugar. Mas geralmente quando vou trabalhar to procurando a limitar em umas 3 cores gerais e depois detalhes pequenos vou testando cores que ficam mais legais.

Oque tenho observado é que tem cores que são analógas mas não casam bem na ilustração. ai tem a vizinha da cor analóga e fica legal. Então tem coisas que por mais que tenha a teoria , vale o teste na prática pra ver mesmo.
 

Nomercy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.441
Reações
522
Pontos
929
Aproveitando a galera daqui tem behance ?

Montei um pra mim e subi meu primeiro projeto por lá. Deu mais trabalho do que eu imaginava, mas procurei caprichar bastante na apresentação. Mostrando detalhes e aplicações onde poderia ser utilizado as ilustrações
Quem puder conferir lá e dar uma força e feedback eu agradeceria imensamente!

Aplicação em Mock up
218269

O link do projeto completo :

 
Topo Fundo