O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Centro de Artes Outer Space (C.A.O.S.) 2.0 [ Os artistas do 3º milênio ]

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Vida útil da caneta do ipad vc diz? Se for é bem longa, só não deixar cair no chão hue.
As pontas gastam com o tempo, mas demora bastante, a caneta já vem com 1 ponta reserva. Depois da pra comprar as pontas separadas (um pacote com 4 acho q sai 129 no site da apple, deve durar mais de 1 ano de boas)

O modelo da caneta não tem como fugir, tem que ser a Apple pencil mesmo, as outras são bem mais limitadas.

Agora se for o modelo do ipad compre o que couber no seu bolso, hj todos os modelos são compatíveis com a pencil, eu tenho o mais barato (ipad 2018) e já é animal pelo preço.

------------------

Eu não consigo ficar exclusivamente no ipad pq gosto muito do papel, mas pra pintura não tem como, é uma mão na roda.
Aaahhhhh da pra trocar a ponta!!! Essa eu não sabia!

Quanto ao iPad, o meu medo é de comprar uma versão mais barata e não rodar legal o app

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Outra coisa, além do ipad, existem outros tablets aqui no Brasil que atende bem este propósito?
 

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
@skydog Tem muitas opções de software no mercado.
Algumas pagas, outras gratuitas. Vai depender do interesse e de como o artista se acostuma com o software.
Ando lidando com o Godot, seguindo alguns tutoriais e me deparei com esse vídeo no canal e aque confirmo ser uma boa opção a ser seguida.

 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Tablets da Wacom.
Uso uma Intuos 4, mas os preços aqui são extra-ultra-supra-exorbitantes.
Sim! Eu dei uma pesquisada mas acredito que no meu caso não vale a pena, porque desenho a 3 anos, minhas técnicas (ou falta delas) não exigem esse investimento.

Não encontrei nada de interessante com Android....pelo visto vou focar na Apple mesmo

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
 

trevz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.464
Reações
26.078
Pontos
1.109
Sim! Eu dei uma pesquisada mas acredito que no meu caso não vale a pena, porque desenho a 3 anos, minhas técnicas (ou falta delas) não exigem esse investimento.

Não encontrei nada de interessante com Android....pelo visto vou focar na Apple mesmo

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

Com android não tem mesmo, acho que não deve nem ter caneta com pressão similar a apple pencil.

Aaahhhhh da pra trocar a ponta!!! Essa eu não sabia!

Quanto ao iPad, o meu medo é de comprar uma versão mais barata e não rodar legal o app

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

O procreate limita a quantidade de layers conforme o hardware do aparelho, por isso nunca é pra travar, mesmo em resoluções mais altas.
 


Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
Sim! Eu dei uma pesquisada mas acredito que no meu caso não vale a pena, porque desenho a 3 anos, minhas técnicas (ou falta delas) não exigem esse investimento.

Não encontrei nada de interessante com Android....pelo visto vou focar na Apple mesmo

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

Se for pegar algo pra iniciante, uma Wacom Bamboo e sua stylus preenche muito bem as necessidades do entusiasta.
Meu problema com as Bamboos pequenas é não ter wheel ou botões pra atalhos.
Um teclado sem fio resolve, mas pelo preço que se paga por esss hardwares, deveria vir de brinde.

Outra opção é tablets da Huion. Menciono tablets, pois hardware como as Cintiqs da vida é inalcançavel pra brasileiro comum e muito disso é culpa das más práticas financeiras da própria Wacom BR e o peso da extratributação "porque sim".

Ainda tem a opção da Microsoft: o Microsoft Surface Pro e o Macrosoft Surface Studio, que são ambos um computador/notebook com todos os features das mesas digitalizadoras da Wacom. Mas, infelizmente, aqui é Brazil, porra, e o Estado precisa lucrar nas costas de quem deseja prosperar fazendo algo que ama. Uma Surface Studio no ML inicia em 13K.

Cheguei a pegar uma stylus da Wacom pro meu ipad, mas como ele é velho vagaray, pra mim não resolveu e o motivo é, basicamente, tecnologia antiga e já abandonada. Com o iPad Pro, não há motivos pra escolher outro hardware, no final da contas.
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Vou ficar entre o ipad 6ª geração ou o mini (processador melhor, portátil)
 

trevz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.464
Reações
26.078
Pontos
1.109
Vou ficar entre o ipad 6ª geração ou o mini (processador melhor, portátil)

O mini mesmo sendo menor acho que compensa mais mesmo, melhor cpu, dobro de capacidade (64gb), tela true tone e display laminado (não tem espaço entre a ponta da caneta e a tela). No ipad 6 gen tem um pequeno gap entre a ponta da caneta e a tela.

O espaço é pouca coisa, aqui não incomoda tanto, mas se não tivesse seria melhor.
 

Slap Shot

Bam-bam-bam
Mensagens
2.037
Reações
3.789
Pontos
453
@skydog Tem muitas opções de software no mercado.
Algumas pagas, outras gratuitas. Vai depender do interesse e de como o artista se acostuma com o software.
Ando lidando com o Godot, seguindo alguns tutoriais e me deparei com esse vídeo no canal e aque confirmo ser uma boa opção a ser seguida.


Acho que essa resposta foi pra mim, não?
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Vida útil da caneta do ipad vc diz? Se for é bem longa, só não deixar cair no chão hue.
As pontas gastam com o tempo, mas demora bastante, a caneta já vem com 1 ponta reserva. Depois da pra comprar as pontas separadas (um pacote com 4 acho q sai 129 no site da apple, deve durar mais de 1 ano de boas)

O modelo da caneta não tem como fugir, tem que ser a Apple pencil mesmo, as outras são bem mais limitadas.

Agora se for o modelo do ipad compre o que couber no seu bolso, hj todos os modelos são compatíveis com a pencil, eu tenho o mais barato (ipad 2018) e já é animal pelo preço.

------------------

Eu não consigo ficar exclusivamente no ipad pq gosto muito do papel, mas pra pintura não tem como, é uma mão na roda.
dura bastante tempo cara, embora nao use ipad com caneta meus amigos da area me falam q vai de boa por uns 3/4anos
Eu mesmo uso atualmente uma genius pen grande (eu sei é bem veia)
uso já tem uns 3 anos e agr q a caneta ta começando a dor uns pobremas, usei bastente a bamboo e a intuos, tbm usei um pouco uma nova da huion bem baratinha pra fazer um desenho rapido. Não vejo muita diferença entre essas mesas digitalizadoras. (sem tela claro)
Quero comprar uma huion de 19p grafica, pq wacom cintiq eh inviavel, muito caro, mesmo pra qm trabalha com isso.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Aproveitando o topico de desenho vou postar um model sheet de um personagem do meu atual projeto^^
Feito na genius pen e com os softwares: photoshop pra uns ajustes e lineart no Jump Paint (o programa de desenho da shonen jump do japão)
FormatFactory02-Leyria%2Bmodel%2528baixa%2Bres%2529.png
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
dura bastante tempo cara, embora nao use ipad com caneta meus amigos da area me falam q vai de boa por uns 3/4anos
Eu mesmo uso atualmente uma genius pen grande (eu sei é bem veia)
uso já tem uns 3 anos e agr q a caneta ta começando a dor uns pobremas, usei bastente a bamboo e a intuos, tbm usei um pouco uma nova da huion bem baratinha pra fazer um desenho rapido. Não vejo muita diferença entre essas mesas digitalizadoras. (sem tela claro)
Quero comprar uma huion de 19p grafica, pq wacom cintiq eh inviavel, muito caro, mesmo pra qm trabalha com isso.
A caneta mesmo ou a ponta?

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.867
Reações
104.799
Pontos
1.824
Tenho desenhado muito pouco ultimamente :/

Faz quase 1 Mês que to pra acabar o último que to fazendo, mas tamos ai, mesmo desenhando pouco acho que tenho melhorado um bocado no processo de pintura, esta cada vez mais fluido...

W.I.P so far:


fuckyou530.jpg





Ainda é para aquele portfólio que você estava fazendo?
Ou já é para o trabalho?

Sobre os desenhos, também estou em marcha lenta, desenho uns dias a passo outros ocioso, quero retornar à fazer todos os dias como estava fazendo.






 

Raposaroxa

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.378
Reações
11.617
Pontos
1.064
Ainda é para aquele portfólio que você estava fazendo?
Ou já é para o trabalho?

Sobre os desenhos, também estou em marcha lenta, desenho uns dias a passo outros ocioso, quero retornar à fazer todos os dias como estava fazendo.
O portfólio ja esta feito, mas sem duvidas vou atulizar com esse ( ainda vou adicionar bem mais elementos nesse desenho ) e outros desenhos que pretendo fazer e dar um "ar" comercial.

Não sei quantos aqui estão cientes, mas em outros tópicos comentei que estava saindo do BR meses atras...
Estou aqui em portugal faz 4 meses e meio, e fiquei sem pc uns 2 meses ate conseguir um trabalho, e não trabalho pouco por aqui :kbeca
O que aconteceu é que teve uma época que peguei uma gripe pesada por aqui e falta de energia por causa das coisas da vida mesmo.
Mas agora minha vida ta um pouco mais suave, mais organizada, entou vou me dedicar mais.

Todo mundo tem problema, o negocio é não abandonar as coisas que gostamos :rox
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.238
Reações
12.111
Pontos
1.119
O portfólio ja esta feito, mas sem duvidas vou atulizar com esse ( ainda vou adicionar bem mais elementos nesse desenho ) e outros desenhos que pretendo fazer e dar um "ar" comercial.

Não sei quantos aqui estão cientes, mas em outros tópicos comentei que estava saindo do BR meses atras...
Estou aqui em portugal faz 4 meses e meio, e fiquei sem pc uns 2 meses ate conseguir um trabalho, e não trabalho pouco por aqui :kbeca
O que aconteceu é que teve uma época que peguei uma gripe pesada por aqui e falta de energia por causa das coisas da vida mesmo.
Mas agora minha vida ta um pouco mais suave, mais organizada, entou vou me dedicar mais.

Todo mundo tem problema, o negocio é não abandonar as coisas que gostamos :rox
Ta onde em Portugal? Dia 7 estarei por ai.
 

Raposaroxa

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.378
Reações
11.617
Pontos
1.064
Ta onde em Portugal? Dia 7 estarei por ai.
Vim pra Lisboa, mas eventualmente penso em sair daqui e ir pra uma cidade menor, mais calma, mas não muito distante.
Sou neto de portuguesa, então acabei resolvendo tentar tirar a cidadania, no meu caso é bem demorado, aachei melhor vir antes e ir trabalhando ate receber a cidadania, depois disso talvez me mude pra outro país, nada definido ainda...


Comecei a fazer um desenho de um casal de conhecidos espanhois que moram aqui no mesmo apartamento que eu:

 
Ultima Edição:

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.615
Reações
52.434
Pontos
2.082
Historia para contar eu tenho, mas tenho que melhorar as minhas animações para começar a mostrar para vcs xD

Não se apegue a isso. Existem maneiras de se fazer sem precisar ficar uma animação fluida fudida.
E da pra explorar uma certa linguagem visual a teu favor e ficar um resultado estiloso e FODA.
Esses teus bonecos estão bem legais.

A não ser, claro, que você queira animar mesmo :kbeca
 

YSolaire

Bam-bam-bam
Mensagens
3.718
Reações
8.203
Pontos
453
Não se apegue a isso. Existem maneiras de se fazer sem precisar ficar uma animação fluida fudida.
E da pra explorar uma certa linguagem visual a teu favor e ficar um resultado estiloso e FODA.
Esses teus bonecos estão bem legais.

A não ser, claro, que você queira animar mesmo :kbeca

Po, vlw xD

Estou sempre vendo técnicas novas, mais cedo ou mais tarde vou acabar fazendo alguma coisa xD

Ultimos trabalhos:

youil-samara-004.jpg
VR2.png
1562282363496_004.png
 

Shotomensch

Bam-bam-bam
Mensagens
2.949
Reações
7.192
Pontos
453
Galera, sei que já devem ter perguntado isso mil vezes aqui, mas:

To querendo começar a desenhar por hobby apenas, arte digital (photoshop). Vou começar absolutamente do zero nesse mundo (nunca desenhei nem no papel).
Comprei usado de um amigo uma mesa Wacom Intuos Creative, modelo basicão. Mas ainda não comecei.

Vocês sabem algum site/canal bom pra aprender arte digital DO ZERO?? Em modelo de curso/tutorial mesmo, aulas sucessivas. Inglês não é problema pra mim.
O que está sendo problema é que existem infinitas fontes de recursos, então não sei qual escolher, além de ter muitas que são pagas e bem caras (to querendo algo free ou barato por enquanto).
É muito fácil achar canais/sites com cursos pra aprender SOFTWARE photoshop, mas minha dificuldade está sendo pra aprender ARTE do zero, não o software.

Pode ser uma recomendação de livro também. Só queria algo pra dar meu ponta pé inicial nesse mundo, pq existe uma infinidade de informações na internet sobre isso, e muitas vezes não são pra alguém começando do zero e em digital.

Muito obrigado pela atenção!
 
Ultima Edição:

trevz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.464
Reações
26.078
Pontos
1.109
Galera, sei que já devem ter perguntado isso mil vezes aqui, mas:

To querendo começar a desenhar por hobby apenas, arte digital (photoshop). Vou começar absolutamente do zero nesse mundo (nunca desenhei nem no papel).
Comprei usado de um amigo uma mesa Wacom Intuos Creative, modelo basicão. Mas ainda não comecei.

Vocês sabem algum site/canal bom pra aprender arte digital DO ZERO?? Em modelo de curso/tutorial mesmo, aulas sucessivas. Inglês não é problema pra mim.
O que está sendo problema é que existem infinitas fontes de recursos, então não sei qual escolher, além de ter muitas que são pagas e bem caras (to querendo algo free ou barato por enquanto).
É muito fácil achar canais/sites com cursos pra aprender SOFTWARE photoshop, mas minha dificuldade está sendo pra aprender ARTE do zero, não o software.

Pode ser uma recomendação de livro também. Só queria algo pra dar meu ponta pé inicial nesse mundo, pq existe uma infinidade de informações na internet sobre isso, e muitas vezes não são pra alguém começando do zero e em digital.

Muito obrigado pela atenção!

A resposta vai depender do que onde vc quer chegar, quer desenhar manga? Realismo? Pintar paisagens? etc.

No começo independente do que vc queira eu focaria apenas na diversao, pega o tema que vc curte, escolhe alguns artistas e começa a copiar de boa, conforme vc for avançando vc vai ter dúvidas mais claras sobre onde vc tem dificuldade, aí fica mais fácil pra alguém te indicar algum material.
 

Shotomensch

Bam-bam-bam
Mensagens
2.949
Reações
7.192
Pontos
453
A resposta vai depender do que onde vc quer chegar, quer desenhar manga? Realismo? Pintar paisagens? etc.

No começo independente do que vc queira eu focaria apenas na diversao, pega o tema que vc curte, escolhe alguns artistas e começa a copiar de boa, conforme vc for avançando vc vai ter dúvidas mais claras sobre onde vc tem dificuldade, aí fica mais fácil pra alguém te indicar algum material.

Opa, valeu pelas dicas cara!

Então, como eu sou extremamente noob não sei o nome dos estilos haha mas o que me interessa é algo nesse estilo aqui:


O que me inspirou a ter isso como hobby é a arte das cartas do jogo Magic The Gathering. Então a "temática" seria fantasia, mas não sei dizer o estilo de desenho. Concept art de fantasia?
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.471
Reações
60.318
Pontos
1.253
Opa, valeu pelas dicas cara!


Então, como eu sou extremamente noob não sei o nome dos estilos haha mas o que me interessa é algo nesse estilo aqui:




O que me inspirou a ter isso como hobby é a arte das cartas do jogo Magic The Gathering. Então a "temática" seria fantasia, mas não sei dizer o estilo de desenho. Concept art de fantasia?

É meio complicado explicar isso.
Posso estar errado aqui,mas vou tentar explanar.

Concept art não é um estilo,e sim uma área.
Você faz um conceito e a pessoa ou empresa vai lá e utiliza esse conceito pra algo maior.

Como algumas vezes concept art é mais focada em produção,o que mais conta é a técnica em si ; o jeito,ou estilo que o artista retrata aquilo vem em segundo plano e é mais difícil de identificar nesses casos.
Mas depende de quem vai pedir isso,pode ser que uma produtora por exemplo dê mais espaço pro artista incorporar seu próprio estilo ali.

No caso de Magic aí,seria uma ilustração,você faz e eles utilizam sua própria arte no produto.
No artista que você citou,apesar de não ter um estilo tão bem definido,notei traços de impressionismo em algumas pinturas com uma grande variedade de cores,em outras já percebi que economizou nas cores e valores tonais,e portanto tá mais alinhado com o Tonalismo do que outros estilos.

Outra coisa é que o estilo de alguém pode estar na próprio design dos objetos/pessoas/lugares.

Aqui tem uma lista com vários estilos,apesar que existem tantos estilos que fica até difícil defini-los:


Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Shotomensch

Bam-bam-bam
Mensagens
2.949
Reações
7.192
Pontos
453
É meio complicado explicar isso.
Posso estar errado aqui,mas vou tentar explanar.

Concept art não é um estilo,e sim uma área.
Você faz um conceito e a pessoa ou empresa vai lá e utiliza esse conceito pra algo maior.

Como algumas vezes concept art é mais focada em produção,o que mais conta é a técnica em si ; o jeito,ou estilo que o artista retrata aquilo vem em segundo plano e é mais difícil de identificar nesses casos.
Mas depende de quem vai pedir isso,pode ser que uma produtora por exemplo dê mais espaço pro artista incorporar seu próprio estilo ali.

No caso de Magic aí,seria uma ilustração,você faz e eles utilizam sua própria arte no produto.
No artista que você citou,apesar de não ter um estilo tão bem definido,notei traços de impressionismo em algumas pinturas com uma grande variedade de cores,em outras já percebi que economizou nas cores e valores tonais,e portanto tá mais alinhado com o Tonalismo do que outros estilos.

Outra coisa é que o estilo de alguém pode estar na próprio design dos objetos/pessoas/lugares.

Aqui tem uma lista com vários estilos,apesar que existem tantos estilos que fica até difícil defini-los:


Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
Muuuuuito obrigado pela resposta! Vou me informar sobre estilos sim, muito interessante.

Acho que copiar ou fazer cartas alternativas de Magic é um bom começo, já que a variedade é imensa e elas já vem com uma "história" embutida pra dar inspiração do tema.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.471
Reações
60.318
Pontos
1.253
Muuuuuito obrigado pela resposta! Vou me informar sobre estilos sim, muito interessante.

Acho que copiar ou fazer cartas alternativas de Magic é um bom começo, já que a variedade é imensa e elas já vem com uma "história" embutida pra dar inspiração do tema.
Com certeza são boas fontes de inspiração.
Em conjunto a isso eu recomendo estudar uns artistas das antigas tbm tipo Bosch e Gustave Dore que tinham visões fodas sobre fantasia.
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Pessoal, queria a opinião de vocês na seguinte questão:

Vamos supor que eu tenha dificuldades em desenhar tentáculos. Se eu baixar imagens de polvos, colocar no fundo do procreate e realizar o contorno dos tentáculos, repetidamente como um exercício, terei mais facilidade de desenhar com o tempo?
 

Slap Shot

Bam-bam-bam
Mensagens
2.037
Reações
3.789
Pontos
453
Pessoal, queria a opinião de vocês na seguinte questão:

Vamos supor que eu tenha dificuldades em desenhar tentáculos. Se eu baixar imagens de polvos, colocar no fundo do procreate e realizar o contorno dos tentáculos, repetidamente como um exercício, terei mais facilidade de desenhar com o tempo?
Pela minha prática (tanto no papel quanto em softwares), sim.
 

trevz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.464
Reações
26.078
Pontos
1.109
Pessoal, queria a opinião de vocês na seguinte questão:

Vamos supor que eu tenha dificuldades em desenhar tentáculos. Se eu baixar imagens de polvos, colocar no fundo do procreate e realizar o contorno dos tentáculos, repetidamente como um exercício, terei mais facilidade de desenhar com o tempo?

Se vc só copiar por copiar não, se vc copiar tentando entender realmente como são os tentáculos pode ser que sim.

Mas ainda assim vc pegaria mais rápido se não copiasse por cima, deixa aberto do lado e vai tentando ver se entende como os tentáculos são.
 

Aloeh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.474
Reações
6.610
Pontos
799
Comprei um livrinho de colorir A5.

Aí usei lápis de cor aquarelável, a ideia era fazer um desenho por dia nas férias, mas circunstâncias me desanimaram (tive 2 gatos que tiveram que fazer cirurgia) e acabei fazendo só 3. :klolz



Tudo bem básico, sempre quis desenhar, tentei quando mais novo, e acabei desanimando.

Com a faculdade de arquitetura animei de novo e estou tentando pegar o jeito.
 

Aloeh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.474
Reações
6.610
Pontos
799
Ah, teve esses desenhos que fiz para um trabalho na faculdade



O primeiro foi feito o desenho da construção no papel vegetal, escaneado, impresso, aí achei que tinha ficado legal e desenhei a vegetação.

O segundo foi desenhado no papel vegetal com lapis, eu tava achando não tinha borrado nada, ai quando escaneei ficou a desgraça :klolz , deixei manchado que qualquer tratamento que fazia no photoshop tirava detalhes do desenho.

O terceiro é um desenho pra aquarela, por isso que não muitos detalhes além das linhas de contorno. Esse o professor pediu de presente.
 
Topo Fundo