O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Chernobyl | HBO | 2019

Mad_Max

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.575
Reações
2.140
Pontos
963
Vou agradecer ao OP pela recomendação da série. Assisti ontem o primeiro episódio.

Surreal a situação.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Dei uma olhada em um documentário e... talvez o Dyatlov tinha razão.
Se o Akimov e o Toptunov não tivessem se desesperado e finalmente feito algo contrariando o Dyatlov quando as coisas começaram a sair de controle o reator poderia não ter explodido.
Sim, já estava dando m****, só que eles não sabiam exatamente como estava dando. Se continuassem seguindo as ordens do Dyatlov era possível que a situação se mantivesse estável no período em que as turbinas de circulação de água foram paradas e a reserva entrar em operação e nada de pior acontecesse. Mas durante esse tempo a água restante no reator estava evaporando com o acúmulo de temperatura no fundo e criando pressão, quando o AKimov e oToptunov se desesperaram e apertaram os botões para baixar algumas barrar para diminuir a atividade do material isso comprimiu o vapor e fez a pressão atingir o limite e quebrar a estrutura, gerando mais calor e mais pressão que fez o reator explodir.

Enfim....

DYATLOV FEZ NADA ERRADO!

06BeMdP.jpg
 

Jack Burton

Bam-bam-bam
Mensagens
920
Reações
6.829
Pontos
433
Fiquei sabendo do seriado ontem aqui pelo tópico, foda d+!
Obrigado por compartilhar!
beer2.gif
 

Mustafa90

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.352
Reações
18.256
Pontos
503
Assisti o segundo episódio ontem e put* QUE PARIU o que foi esse final? Me deu uma agonia assistindo. Espetacular. Não só o final mas ambos os episódios.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.332
Reações
132.662
Pontos
1.779
Dei uma olhada em um documentário e... talvez o Dyatlov tinha razão.
Se o Akimov e o Toptunov não tivessem se desesperado e finalmente feito algo contrariando o Dyatlov quando as coisas começaram a sair de controle o reator poderia não ter explodido.
Sim, já estava dando m****, só que eles não sabiam exatamente como estava dando. Se continuassem seguindo as ordens do Dyatlov era possível que a situação se mantivesse estável no período em que as turbinas de circulação de água foram paradas e a reserva entrar em operação e nada de pior acontecesse. Mas durante esse tempo a água restante no reator estava evaporando com o acúmulo de temperatura no fundo e criando pressão, quando o AKimov e oToptunov se desesperaram e apertaram os botões para baixar algumas barrar para diminuir a atividade do material isso comprimiu o vapor e fez a pressão atingir o limite e quebrar a estrutura, gerando mais calor e mais pressão que fez o reator explodir.

Enfim....

DYATLOV FEZ NADA ERRADO!

06BeMdP.jpg
Como assim? Pelo que entendi, houve a simulação, o reator explodiu, e a unica medida que poderia ser tomada era evacuar a cidade e providenciar as medidas que só depois de horas que foram tomadas.
Esse do bigode aí é o dyatlov? Eu não consegui me familiarizar com os nomes ainda. Enfim, o problema do cara da foto é que ele ignorou todas as evidencias que pulavam na cara dele, com os relatos dos colegas, e tomou medidas que já não fariam qualquer efeito. Ele tratava como se o reator não tivesse explodido. Creio eu que o medo dos caras era tanto de ir para um gulag ou ser fuzilado que ele queria não enxergar a m**** que estava acontecendo.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Como assim? Pelo que entendi, houve a simulação, o reator explodiu, e a unica medida que poderia ser tomada era evacuar a cidade e providenciar as medidas que só depois de horas que foram tomadas.
Esse do bigode aí é o dyatlov? Eu não consegui me familiarizar com os nomes ainda. Enfim, o problema do cara da foto é que ele ignorou todas as evidencias que pulavam na cara dele, com os relatos dos colegas, e tomou medidas que já não fariam qualquer efeito. Ele tratava como se o reator não tivesse explodido. Creio eu que o medo dos caras era tanto de ir para um gulag ou ser fuzilado que ele queria não enxergar a m**** que estava acontecendo.
Estou falando do que acontece ANTES da série explodir, o que acontece imediatamente antes da primeira cena dentro da usina.
Sim, o Dyatlov fez muita m**** e pelo que ouvi ele já andava meio perturbado, veja só, por ter tido um filho morto aparentemente em consequência de outro acidente com material radioativo!

Repetindo, o Dyatlov iria mesmo ferrar a usina, mas pelo que entendi da descrição do acidente se a equipe tivesse obedecido tudo que ele fez talvez o reator não tivesse explodido. Derretido sim, quebrado e explodido não.
O que fez o reator explodir foi o Akimov e o Toptunov terem baixado os bastões na hora em que eles baixaram, porque eles não aguentaram mais quando estava tudo indo para o c***lho e desobedeceram o Dyatlov.
Foi uma acidente, foi consequência de algo que ninguém ali sabia, mas foi essa a causa da explosão.

Enfim, a série não é sobre isso, é sobre o que acontece após acidente.
 


Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.332
Reações
132.662
Pontos
1.779
Estou falando do que acontece ANTES da série explodir, o que acontece imediatamente antes da primeira cena dentro da usina.
Sim, o Dyatlov fez muita m**** e pelo que ouvi ele já andava meio perturbado, veja só, por ter tido um filho morto aparentemente em consequência de outro acidente com material radioativo!

Repetindo, o Dyatlov iria mesmo ferrar a usina, mas pelo que entendi da descrição do acidente se a equipe tivesse obedecido tudo que ele fez talvez o reator não tivesse explodido. Derretido sim, quebrado e explodido não.
O que fez o reator explodir foi o Akimov e o Toptunov terem baixado os bastões na hora em que eles baixaram, porque eles não aguentaram mais quando estava tudo indo para o c***lho e desobedeceram o Dyatlov.
Foi uma acidente, foi consequência de algo que ninguém ali sabia, mas foi essa a causa da explosão.

Enfim, a série não é sobre isso, é sobre o que acontece após acidente.
Tem como vc dizer qual documentário vc viu? To gostando da serie e gostaria de ver mais material a respeito.

Eu não imaginava o quanto a radiação é destrutiva de imediato. Achava que a morte ocorria depois de anos, por cancer e tal. Não sabia que poderia queimar daquele jeito de forma tão imediata, a enfermeira por exemplo pegando na roupa do bombeiro e queimando a mão, ou o bombeiro mesmo de luva ficando do jeito que ficou.
É um troço de botar medo no coração mesmo. Fui pesquisar um pouco e vi o que aconteceu com Hiroshi Ouchi, o cara literalmente perdeu a pele do corpo inteiro ao se expor a radiação. Se forem pesquisar sobre ele, é melhor ter estomago forte pois é aterrador como ele morreu.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Tem como vc dizer qual documentário vc viu? To gostando da serie e gostaria de ver mais material a respeito.

Basta ler sobre o acidente em qualquer lugar, uma busca rápida já me reforçou essa impressão: "Os operadores violaram procedimentos, possivelmente porque eles ignoravam os defeitos de projeto do reator."

Foi um acidente porque ninguém ali realmente sabia de várias nuances do funcionamento do reator.
Disse que baixar os bastões (na verdade chamados de "hastes", parece) comprimiu o vapor e o aumentou a pressão, mas não apenas isso. Os dois operadores baixaram as hastes para diminuir a potência que estava aumentando, só que... inserir as hastes AUMENTA a potência! Porquê elas não são bastões puros de grafite, elas tem uma construção mais complexa e não uniforme, ao serem inseridas as hastes causam uma reação que inicialmente aumenta a potência brevemente, então baixá-las teve o efeito contrário do que eles estavam desesperados para fazer na hora, e ninguém ali sabia desse efeito contra intuitivo.

Os caras fizeram tudo que o Dyatlov mandou eles fazerem, indo contra o manual (durante o procedimento deixaram o reator com apenas 7 hastes quando o manual diz que o mínimo era 15) e quando finalmente tentaram fazer a coisa certa... bum.
 

Marauder

Bam-bam-bam
Mensagens
2.603
Reações
2.831
Pontos
334
Dei uma olhada em um documentário e... talvez o Dyatlov tinha razão.
Se o Akimov e o Toptunov não tivessem se desesperado e finalmente feito algo contrariando o Dyatlov quando as coisas começaram a sair de controle o reator poderia não ter explodido.
Sim, já estava dando m****, só que eles não sabiam exatamente como estava dando. Se continuassem seguindo as ordens do Dyatlov era possível que a situação se mantivesse estável no período em que as turbinas de circulação de água foram paradas e a reserva entrar em operação e nada de pior acontecesse. Mas durante esse tempo a água restante no reator estava evaporando com o acúmulo de temperatura no fundo e criando pressão, quando o AKimov e oToptunov se desesperaram e apertaram os botões para baixar algumas barrar para diminuir a atividade do material isso comprimiu o vapor e fez a pressão atingir o limite e quebrar a estrutura, gerando mais calor e mais pressão que fez o reator explodir.

Enfim....

DYATLOV FEZ NADA ERRADO!

06BeMdP.jpg

Eu apaguei o primeiro episódio do hd... mas pelo que eu me lembro, o seriado já começa com o reator explodindo!
A mulher do bombeiro acorda de madrugada olha pela janela e vê a usina nuclear explodindo... a partir daí que cortava a cena pros caras que operavam a usina... já não não tinha mais o que fazer pra salvar o núcleo
 

Marauder

Bam-bam-bam
Mensagens
2.603
Reações
2.831
Pontos
334
Tem como vc dizer qual documentário vc viu? To gostando da serie e gostaria de ver mais material a respeito.

Eu não imaginava o quanto a radiação é destrutiva de imediato. Achava que a morte ocorria depois de anos, por cancer e tal. Não sabia que poderia queimar daquele jeito de forma tão imediata, a enfermeira por exemplo pegando na roupa do bombeiro e queimando a mão, ou o bombeiro mesmo de luva ficando do jeito que ficou.
É um troço de botar medo no coração mesmo. Fui pesquisar um pouco e vi o que aconteceu com Hiroshi Ouchi, o cara literalmente perdeu a pele do corpo inteiro ao se expor a radiação. Se forem pesquisar sobre ele, é melhor ter estomago forte pois é aterrador como ele morreu.

Se ficou impressionado com o bombeiro queimando a mão, procure por Louis Slotin, no google, foi um dos físicos que trabalharam no projeto Manhattam. Durante testes com o núcleo da bomba atômica no laboratório, acidentalmente ele desencadeou um principio de fissão nuclear... rapidamente o cara separou duas semi-esferas de plutônio, que começavam a desencadear uma fissão nuclear com as próprias mãos... imagine então como o cara ficou.
No filme "O Início do Fim" eles retratam esse episódio, porém está bem fora do contexto.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Se ficou impressionado com o bombeiro queimando a mão, procure por Louis Slotin, no google, foi um dos físicos que trabalharam no projeto Manhattam. Durante testes com o núcleo da bomba atômica no laboratório, acidentalmente ele desencadeou um principio de fissão nuclear... rapidamente o cara separou duas semi-esferas de plutônio, que começavam a desencadear uma fissão nuclear com as próprias mãos... imagine então como o cara ficou.
No filme "O Início do Fim" eles retratam esse episódio, porém está bem fora do contexto.

Não sei por que é que tentam tratar a pessoa nesses casos.
Não é mais racional dar uma arma e uma bala para o infeliz?

Eu apaguei o primeiro episódio do hd... mas pelo que eu me lembro, o seriado já começa com o reator explodindo!
A mulher do bombeiro acorda de madrugada olha pela janela e vê a usina nuclear explodindo... a partir daí que cortava a cena pros caras que operavam a usina... já não não tinha mais o que fazer pra salvar o núcleo
Sim, a série é sobre o que acontece após a explosão. Mas repare que o Akimov e o Toptunov comentam entre eles várias vezes que "não fizeram nada de errado".

Aproveitando, é hoje, domingo, que é exibido Chernokino?
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.332
Reações
132.662
Pontos
1.779
Se ficou impressionado com o bombeiro queimando a mão, procure por Louis Slotin, no google, foi um dos físicos que trabalharam no projeto Manhattam. Durante testes com o núcleo da bomba atômica no laboratório, acidentalmente ele desencadeou um principio de fissão nuclear... rapidamente o cara separou duas semi-esferas de plutônio, que começavam a desencadear uma fissão nuclear com as próprias mãos... imagine então como o cara ficou.
No filme "O Início do Fim" eles retratam esse episódio, porém está bem fora do contexto.

Bicho, será que tem alguma vitima pior que o Hiroshi Ouchi ?? O cara viveu em coma tres meses com o corpo sem pele, literalmente.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.826
Reações
28.450
Pontos
1.179
Será que o seriado vai abordar o que causou a explosão? Existe um documentário de um instituto nuclear frances no YT explicando o por que da m****.
@Giant Enemy Crab Será que a radiação não interferiu na transmissão de sinais eletrônicos? Por isso parou a comunicação com o helicóptero, mas a luz faz todo sentido, enfim, situação de m**** o final do segundo ep.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.400
Reações
91.665
Pontos
1.353
Será que o seriado vai abordar o que causou a explosão? Existe um documentário de um instituto nuclear frances no YT explicando o por que da m****.
@Giant Enemy Crab Será que a radiação não interferiu na transmissão de sinais eletrônicos? Por isso parou a comunicação com o helicóptero, mas a luz faz todo sentido, enfim, situação de m**** o final do segundo ep.
Que afetar afetou.
Mas a causa do acidente deve ter sido pelo efeito causado ao piloto somado a problemas elétricos no helicóptero.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Será que a radiação não interferiu na transmissão de sinais eletrônicos? Por isso parou a comunicação com o helicóptero, mas a luz faz todo sentido, enfim, situação de m**** o final do segundo ep.

Cagaço + Fumaça impedindo de ver o cabo do guindaste deve ter sido a principal causa, pelo menos na série.
Já na vida real... quem sabe.

 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.299
Pontos
1.053
outros acontecimentos de 1986:

em janeiro teve a explosão da Challenger (me lembro até hoje, estava em casa, assistindo a Globo e mostraram o acidente praticamente realtime).

março, Cometa Halley.

Chernobyl em abril.

junho foi a vez de Maradona e a Mão de Deus.

em agosto, morreram 1500 pessoas em Camarões devido uma nuvem de gás venenoso no lago Nyos.

novembro teve a Vaca Louca.
 

milh0use

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.320
Reações
13.421
Pontos
1.404
Dei uma olhada em um documentário e... talvez o Dyatlov tinha razão.
Se o Akimov e o Toptunov não tivessem se desesperado e finalmente feito algo contrariando o Dyatlov quando as coisas começaram a sair de controle o reator poderia não ter explodido.
Sim, já estava dando m****, só que eles não sabiam exatamente como estava dando. Se continuassem seguindo as ordens do Dyatlov era possível que a situação se mantivesse estável no período em que as turbinas de circulação de água foram paradas e a reserva entrar em operação e nada de pior acontecesse. Mas durante esse tempo a água restante no reator estava evaporando com o acúmulo de temperatura no fundo e criando pressão, quando o AKimov e oToptunov se desesperaram e apertaram os botões para baixar algumas barrar para diminuir a atividade do material isso comprimiu o vapor e fez a pressão atingir o limite e quebrar a estrutura, gerando mais calor e mais pressão que fez o reator explodir.

Enfim....

DYATLOV FEZ NADA ERRADO!

06BeMdP.jpg
Qual documentário, camarada?
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.299
Pontos
1.053
Qual documentário, camarada?

tem esse documentário que o colega comentou:



sobre a causa do acidente, o relato do Dyatlov dá a entender que havia uma falha estrutural no reator, do qual os técnicos não tinham conhecimento.
muito conveniente todos terem sido declarados culpados já em 1987.

https://www.washingtonpost.com/arch...8dd-9236-e3e61cbe41da/?utm_term=.105b3a561b94

https://www.neimagazine.com/features/featurehow-it-was-an-operator-s-perspective/

mas é praticamente impossível saber a culpa, nunca um governo vai admitir falha de projeto (da mesma maneira que queda de avião geralmente é falha do piloto).
mais fácil culpar o elemento humano.
 
Ultima Edição:

Ares1521

Bam-bam-bam
Mensagens
6.893
Reações
15.791
Pontos
404
Não sei por que é que tentam tratar a pessoa nesses casos.
Não é mais racional dar uma arma e uma bala para o infeliz?
É que sem certeza que a dose foi letal, você mataria alguém? E existem casos de dosagem bem grande da pessoa viver bem depois, obviamente só os casos cagadas, porém como é possível, muito difícil você escolher matar logo.

Alias, tabela de referência sobre radiação:
radiation.png


Essa tabela esta em Sievert, que é uma medição de radiação absorvida. No seriado você vê eles falando em Roentgen, cada 107R = 1Sv, mas isso pode variar, se você estiver uma hora em um lugar de 107R/h, mas tiver tomado remédio e utilizando roupa de proteção ,vai tomar menos de 1Sv.
Tomar a radiação de forma concentrata também faz muito mais mal que tomá-la de forma espaçada no tempo.
Tem algumas cidades no Brasil, em especial em MG que tem alta concentração de radon que se você não fizer sua casa com sistema de proteção, ao longo de alguns anos vai tomar radiação suficiente para um câncer, infelizmente a maioria das pessoas não tomam providências corretas e nessas cidades muitos morrem por não saber disso!
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.826
Reações
28.450
Pontos
1.179
Aconselho a quem interessar, ver o documentário HORA ZERO O DESASTRE DE CHERNOBYL, no YouTube. Se bem me lembro, conta detalhadamente os acontecimentos na usina uma hora antes dá explosão.
Irei ver mais uma vez para deixar fresco na cabeça pro episódio da semana.
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.954
Pontos
599
mas os caras não sabiam se proteger na época? nem na usina tinha trajes anti-radiação pros funcionários... nem bombeiros, nem enfermeiros, ninguém estava nem aí... nem iodo tinha no hospital mais proximo... que loucura!!!
 

Rubro Negro

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.350
Reações
13.863
Pontos
1.429
mas os caras não sabiam se proteger na época? nem na usina tinha trajes anti-radiação pros funcionários... nem bombeiros, nem enfermeiros, ninguém estava nem aí... nem iodo tinha no hospital mais proximo... que loucura!!!
Ate hj ninguem sabe lidar com tragedias, a m**** tem que acontecer pra depois tomarem as medidas.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
É que sem certeza que a dose foi letal, você mataria alguém? E existem casos de dosagem bem grande da pessoa viver bem depois, obviamente só os casos cagadas, porém como é possível, muito difícil você escolher matar logo.

Falo depois de ficar claro que iria morrer.
Pra que ficar esperando o corpo da pessoa derreter sabendo que não poderá fazer nada?
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Esse episódio 3 foi um pouquinho mais longo?

Muito estúpido essa disciplina toda de seguir a hierarquia cegamente, e o delírio coletivo que ainda persistia do pessoal que estava administrando a situação. Surreal os mineradores terem que ficar pelados para cavar o tunel.

xCgEaO6.jpg


Episódio não tão intenso, mas pelo visto no próximo os envolvidos começarão a perder a paciência.
Viram? "Como o procedimento de emergência de desligar o reator pode tê-lo feito explodir?" Por isso que o Dyatlov insistiu tanto que não tinha explodido, porque até onde se sabia na época aquilo era impossível, por isso que estava no manual. Ninguém sabia que aquele design naquelas condições poderia se comportar daquela forma.

No mais, a fotografia tem uns momentos belíssimos.

OwaZST3.jpg
 

Tacrovy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.156
Reações
53.605
Pontos
1.284
mais um episódio muito bom, foca um pouco no núcleo, e mais em outras situações, e po

Os caras DERRETENDO AOS POUCOS, c***lho que morte horrível pra se ter, pqp
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.954
Pontos
599
a culpa foi dele sim, somado a defeito na construção
 

marciofz

Bam-bam-bam
Mensagens
1.852
Reações
9.090
Pontos
303
Opa chegando hoje em casa já vou baixar o torresmo do ep. 3!!

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
O podcast do episódio mencionou o filho do Dyatlov. Assim que ouvi a história imaginei o quanto ela pode ter influenciado o comportamento dele durante o acidente.
Ele foi supervisor de uma fábrica de submarinos nucleares na sibéria, e lá houve um acidente. Ele foi exposto a radiação que supostamente seria fatal mas sobreviveu. Quem ficou doente tempos depois foi o filho dele, morreu de leucemia, e tem gente que imagina se ele não foi exposto a radiação indiretamente. As roupas que ele vestia e foi para cara deveriam estar contaminadas...

Algo que reparei que esse episódio não mostrou foi a parada de 1 de Maio em Kiev.
 

PHMN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.209
Reações
7.909
Pontos
1.094
Vocês viram a audácia desse FDP?

Já é a segunda maior nota de TV show no IMDB. Passou band of brother e game of thrones....
 
Topo Fundo