O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Chora, véio] Como era ser otaku antes da internet?

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.468
Pontos
503
Lembro eu que o primeiro anime que vi era com duas toupeiras que ajudavam pessoas e animais, me impactou pq tinha umas paradas bem diferentes como personagens amigos morrendo e tal, anos depois descobri que se chamava Nick e neck.

Tinha do peter.pan, mas era um problema pq na globo passavam dois desenhos do Peter, um que só ele voava e outro que todos os garotos.voavam. o Op postou acima.

Daí depois assisti o que todos viram, cdz, db, Rayearth, isso até ficar adolescente e ir morar em Curitiba, então descobri a revista Anime Do e que existia o animencontro na cidade e lá.decobri que uma galera se reunia para assistir animes no MIS, aí virei um otaku fedido

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk

Pora bicho, nostalgia demais Nick e Neck. Eu nem sonhava em saber que era anime, não manjava absolutamente nada, eu só sentia que tinha uma carga dramática maior que a dos outros desenhos, tinha algo mais, era mais emocionante, mas eu não sabia porque era legal assim, diferentão.

Outro que causou isso em mim foi Macross, que passava com nome de Robotech. Esse até a minha irmã assistia comigo, era tipo a nossa novela, a gente não perdia de jeito nenhum.

Fora isso, assistir anime, pra quem não tinha tv a cabo, era depender da manchete ou sbt, mas pelo menos eles trouxeram uns bem legais.
Depois de um tempo um amigo meu começou a comprar a revista Animax, ai ele e a irmã dele compravam também umas fitas vhs pelo correio dos tais fansubers. Ai nessas consegui ver umas paradas diferentes.

Nunca esqueço que esse amigo meu tinha os episódios do Yu yu Hakusho gravados da tv em várias fitas, ai virou mexeu eu tava pegando emprestado com ele.

Primeira experiência, já graças a internet, foi ver a saga do Hades na casa de outro amigo que tinha banda larga, porque eu nem pc tinha.
 

SkyHakuu

Bam-bam-bam
Mensagens
902
Reações
1.504
Pontos
333
Manchete né !!
internet, dragonball z eu baixava discado, eps de 40mb na época, que nem tinha saido no BR, tudo japonês sem legend, e dava spoilers, achava o maximo na época.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.495
Reações
26.183
Pontos
1.053
Lembro de alugar fita VHS na locadora pra poder ver o último ep do Jiraya.
 

Luis Lionheart

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.241
Reações
16.711
Pontos
1.444
Pora bicho, nostalgia demais Nick e Neck. Eu nem sonhava em saber que era anime, não manjava absolutamente nada, eu só sentia que tinha uma carga dramática maior que a dos outros desenhos, tinha algo mais, era mais emocionante, mas eu não sabia porque era legal assim, diferentão.

Outro que causou isso em mim foi Macross, que passava com nome de Robotech. Esse até a minha irmã assistia comigo, era tipo a nossa novela, a gente não perdia de jeito nenhum.

Fora isso, assistir anime, pra quem não tinha tv a cabo, era depender da manchete ou sbt, mas pelo menos eles trouxeram uns bem legais.
Depois de um tempo um amigo meu começou a comprar a revista Animax, ai ele e a irmã dele compravam também umas fitas vhs pelo correio dos tais fansubers. Ai nessas consegui ver umas paradas diferentes.

Nunca esqueço que esse amigo meu tinha os episódios do Yu yu Hakusho gravados da tv em várias fitas, ai virou mexeu eu tava pegando emprestado com ele.

Primeira experiência, já graças a internet, foi ver a saga do Hades na casa de outro amigo que tinha banda larga, porque eu nem pc tinha.
É me doutrinou antes de mufasa. Sem falar que era aquela coisa de nem todo mundo estar seguro como os americanos

Sobre vhs eu lembro dos filmes do fatal Fury e que via com a galera da rua.

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.495
Reações
26.183
Pontos
1.053
Ou quando tinha aquela baixaria de que um deles tomou um murro do Marcelo Del Greco e puseram na revista até o B.O pra expor a situação....
Ah anos 90, put@ que pariu que época maravilhosa.
Pô não lembro dessa treta.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.495
Reações
26.183
Pontos
1.053
Isso aqui acho que isso aqui trouxe muito anime de qualidade na época:

 


FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.495
Reações
26.183
Pontos
1.053
É me doutrinou antes de mufasa. Sem falar que era aquela coisa de nem todo mundo estar seguro como os americanos

Sobre vhs eu lembro dos filmes do fatal Fury e que via com a galera da rua.

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk
Vinha junto com revista de videogame. Acho que na Ação Games.
 

A Voz do Polvo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.575
Reações
17.801
Pontos
749
c***lho. Tu é antigo, hein? :klolwtf

Eu comecei em 1994 mesmo com Cavaleiros na saudosa Manchete. O final da tarde era ótimo. Assistia Sailor Moon, Samurai Troopers (Warriors), Shurato, Cavaleiros, Yu Yu Hakusho. Acho que era essa a ordem...

Se não me falha a memória, nas sextas eles passavam USMangá com uns OVAs de anime. Lembro de ter assistido os "filmes" de Fatal Fury 1, 2, e Art of Fighting. Alguns desses OVAs eu tenho até hoje em VHS.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.452
Reações
15.504
Pontos
403
+ Qual o primeiro anime ou mangá que você lembra de ter entrado em contato?
- A série original de Macross. Primeiro a versão Robotech na Globo, depois a original na CNT. Na mesma época também alugava com frequência na locadora a fita Capitão Harlock e a nave Arcadia. Também me lembro vagamente de ter visto Peter Pan no Bouken na Globo.

+ Você assistia animes por meios oficiais (TV) ou meios alternativos (fansub)?
- Comecei a comprar VHS de fansubber em meados dos anos 90. Minhas primeira encomenda foi do BAC (acho que era Iria, Bastard, Record of Lodoss War OVA, Macross Plus). Posteriormente do Shin Seiki e Lum's Club. Quando chegava minhas encomendas com 10 ou 20 VHS, eu costumava ficar assistindo direto até o dia seguinte. Tendo acumulando algumas centenas de fitas no decorrer dos anos.

+ Como a informação sobre animes e mangás chegava até você? Revista? Newsletter? Catálogo de loja?
- Revistas como a Animax, Henshin e Anime DO. Coloquei algumas na mesa para tirar a foto abaixo:

C3seQOV.jpg
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.851
Reações
14.401
Pontos
1.013
c***lho. Tu é antigo, hein? :klolwtf

Eu comecei em 1994 mesmo com Cavaleiros na saudosa Manchete. O final da tarde era ótimo. Assistia Sailor Moon, Samurai Troopers (Warriors), Shurato, Cavaleiros, Yu Yu Hakusho. Acho que era essa a ordem...

Se não me falha a memória, nas sextas eles passavam USMangá com uns OVAs de anime. Lembro de ter assistido os "filmes" de Fatal Fury 1, 2, e Art of Fighting. Alguns desses OVAs eu tenho até hoje em VHS.
Tenho até hoje em VHS do Samurai Shodown que ganhei de brinde em uma revista da ação games que comprei na época. Curtia a música de encerramento.

Eu sempre assistia anime na manchete. Era na época a única forma de eu ter acesso.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.891
Reações
7.119
Pontos
1.189
+ Qual o primeiro anime ou mangá que você lembra de ter entrado em contato?
- A série original de Macross. Primeiro a versão Robotech na Globo, depois a original na CNT. Na mesma época também alugava com frequência na locadora a fita Capitão Harlock e a nave Arcadia. Também me lembro vagamente de ter visto Peter Pan no Bouken na Globo.

+ Você assistia animes por meios oficiais (TV) ou meios alternativos (fansub)?
- Comecei a comprar VHS de fansubber em meados dos anos 90. Minhas primeira encomenda foi do BAC (acho que era Iria, Bastard, Record of Lodoss War OVA, Macross Plus). Posteriormente do Shin Seiki e Lum's Club. Quando chegava minhas encomendas com 10 ou 20 VHS, eu costumava ficar assistindo direto até o dia seguinte. Tendo acumulando algumas centenas de fitas no decorrer dos anos.

+ Como a informação sobre animes e mangás chegava até você? Revista? Newsletter? Catálogo de loja?
- Revistas como a Animax, Henshin e Anime DO. Coloquei algumas na mesa para tirar a foto abaixo:

C3seQOV.jpg

Eu tenho/tinha estas duas:
1652181085746.png

Essa Animax aí foi basicamente meu primeiro curso de desenho. rs
 

Luis Lionheart

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.241
Reações
16.711
Pontos
1.444
Curso de desenho com a Erika Awano, que desenhou o numero 4 do Megaman (coisinha bonita!) e fez aquele treco chamado Holy Avenger.

Depois sumiu, nunca mais fez nada…! Alguém tem notícias dela?
Cara, como eu sigo o Cassaro no twitter vira e mexe ele fala dos projetos da Awano, ele ainda tem parceria com a continuação de Holy Avenger e coisas da dragão Brasil, sei que ela estava trampando pra estúdio de fora, agora o que ela fez lá eu não sei dizer, mas tá ativa por aí.



Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.891
Reações
7.119
Pontos
1.189
Curso de desenho com a Erika Awano, que desenhou o numero 4 do Megaman (coisinha bonita!) e fez aquele treco chamado Holy Avenger.

Depois sumiu, nunca mais fez nada…! Alguém tem notícias dela?

Nossa, verdade. Tinha até esquecido dela!

Realmente gostaria de saber o que ela tá fazendo agora.
 

JANDRADE

Supra-sumo
Mensagens
401
Reações
506
Pontos
178
Assistia os animes do Toonami no Cartoon Network de madrugada, e ía pra escola de manhã com sono, era foda.
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.659
Reações
9.459
Pontos
653
Sou geração manchete e provavelmente o primeiro anime que assisti foi super campeões, mas quem fez com que eu passasse a assistir efetivamente animes foi a Locomotion.
Eu só fui começar a ler manga já na adolescência, em sites gringos, nunca li manga traduzido para o português. E o motivo de eu começar foi que um amigo ficou dando spoiler do Naruto, que eu via em sub br, e para não ficar em desvantagem comecei a procurar fontes que eram mais recentes que a dele. Nisso acabei descobrindo os saudosos mangareader e mangafox.
Hj não vejo mais anime, apenas leio mangas e suas variações asiáticas.

Abçs
 

FireFlower

Bam-bam-bam
Mensagens
730
Reações
1.601
Pontos
333
A coisa mais antiga que eu consigo lembrar de anime é a música da abertura do Sawamu. Não foi um bom começo porque eu detestava aquele desenho, era sério demais pro meu gosto. Acho que só fui me apaixonar mesmo quando vi Jetter Mars. Osamu Tezuka até hoje pra mim é o maior artista de mangá/anime de todos os tempos.
Gostar de anime na era pré-internet era uma benção e uma maldição ao mesmo tempo. Era mágico quando aparecia um na televisão, aquela arte e o conceito de um desenho em que a história continuava de episódio para episódio eram de explodir a cabeça. Mas era uma tarefa quase impossível acompanhar os enredos naquele caos que era a programação de TV.
Acho que só fui conseguir acompanhar série completa de anime na Manchete, com Sailor Moon, Yu Yu Hakusho... por um tempo me aventurei a entrar em contato com uns fansubbers pra receber fitas VHS pelos Correios, e foi quando descobri que o Japão também produzia muita coisa de baixa qualidade.
Quando o SBT encerrou a exibição do Dragon Ball clássico antes do final, eu resolvi ir até uma livraria no bairro da Liberdade em São Paulo para ver se encontrava o mangá, só pra saber como a história terminava. Daí comecei a colecionar mesmo sem saber japonês, e foi meu primeiro contato com mangá. Nem sequer podia imaginar que um dia veria publicações no Brasil, na nossa língua.
Era muito raro encontrar alguém pra conversar sobre esse assunto, até surgir Cavaleiros do Zodíaco. Aí todo mundo só falava nisso, e o pior é que eu nem gostava muito dessa série. Cheguei a comprar umas revistas pra tentar acompanhar um pouco mais esse universo mas achava todas muito fraquinhas, com um senso de humor esquisito. Mas logo viria a internet com uma enxurrada de informação.
 

goodstuff210

Bam-bam-bam
Mensagens
5.758
Reações
3.238
Pontos
434
VHS de fansubber por 3 real a fita com 4 episodios.
Lembro que eu comprava com outros otakus pra dividir o frete.
Eventos semanais de assistir anime através de um projetor num clubezinho.

encomendava mangá japones e artbook da Fonomag.
 
  • Curtir
Reações: wyk

Saffer Sephiroth

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.634
Reações
2.033
Pontos
1.214
Anos 90 muita gente assistia CDZ, mas senti mesmo o distanciamento quando comecei a ver Dragon Ball Z no Cartoon Network, na época quase ninguém tinha TV à cabo, depois que começou a passar no Band Kids me senti incluso denovo.

Meu amigo de infância me emprestou Eva para ver no VHS e Naruto boas épocas baixando video RMVB de 43MB que demoravam o sábado inteiro para baixar na Naruto Project que acredito que nem exista mais para acompanhar. Bons tempos

Evento o primerio que eu fui foi na Anime Friends em 2004. Era muito pobre na época e só tinha dinehiro para a comida, mas eu passava o dia inteiro de fome para comprar alguma lembrança no evento..rs Adorava os shows que era bem desorganizado na época e terminava quase meia noite...rs chegava uma da manhã em casa. Bons tempos.
 

PuIseman

Supra-sumo
Mensagens
508
Reações
1.298
Pontos
163
Acho que o primeiro anime que vi foi Zillion. Passavam outros na época, mas esse foi o mais memorável pra mim.
Via o que passava na TV aberta e fechada mesmo e só fui descobrir fansubs em 2003, quando uma colega baixou pra mim Nightwalker e Evangelion.
 

Frankley

Bam-bam-bam
Mensagens
511
Reações
385
Pontos
253
Qual o primeiro anime ou mangá que você lembra de ter entrado em contato?
Se for pra levar em conta que o ThunerCats é anime, então Caverna do Dragão assim como Poliposition foram tbm meus primeiros animes. Mas CDZ foi o primeiro anime 100% japones que tive contato. Enquanto o mangá foi Ranma 1/2, que na época que era lançada e publicada bem estilo ocidental mesmo, sem ser inverso como era públicada pela conred e jbc, onde eram publicadas bem estilo mangás do japão mesmo. Então mangá de Ramna era públicada pela uma editora aqui que foi lançado antes essas duas editoras publicarem os seus primeiros mangás q foram responsáveis por popularizarem os mangás aqui no Brasil.
De que maneira você assistia animes? Era pela TV aberta? Pelo video-cassete? DVD? Real Media Video?
Era pela Tv aberta na década de 90 até início dos anos 2000, depois foi pelo Real Media Vídeo, começando assistindo Evangelion com qualidade bem ruim na época.
Você assistia animes por meios oficiais (TV) ou meios alternativos (fansub)?
Na tv assistia lá na década de 90 e início dos anos 2000, como SBT - o Fly, Guerras Mágicas e DB, depois na Bobo - Samurai X, Digimon, Sakura Card Captor , DBZ; Band - DBZ, Tenchi Muyo, Bunk, El Hazard; Manchete - CDZ, Yuyu, U.S Mangá, Shurato, Sailor Moon, Samurai Warriors e Super Campeões. Lá em 2003, comecei assistindo por fansub, começando com CDZ a Saga de Hades, depois Hellsing e Naruto.
Tinha grupo ou gente para conversar a respeito de mangás e animes? Como era esse contato? Reuniões, cartas, telefonemas?
Na época de criança, tinha só amigos da vizinhança mesmo pra conversar sobre desenho em geral, na rua mesmo ou em casa de um deles ou no meu. Mas na adolescência, principalmente no ano 2000, quando chegou a internet discada em casa, utilizava muito o irc onde era o local cheio de canais, como comunidade pra conversar com usuários sobre certo tema, então como gostava de anime, entrava no canal sobre anime e lá falava sobre anime a vontade nesse canal com users de lá.
Como a informação sobre animes e mangás chegava até você? Revista? Newsletter? Catálogo de loja?
Cara, na decada de 90 até inicio de 2000, utilizei as revistas que comprava nas bancas, mas depois com chegada da internet aqui olhava sites próprios de animes ou outros sites que falava de coisa de nerd em geral, como herói e omelete bem no início.
 
Ultima Edição:

Luis Lionheart

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.241
Reações
16.711
Pontos
1.444
Gente não sei quem ainda vai ler, mas agora nesse tópico me veio a.lemvranca de um anime que assisti e nunca mais encontrei pq era cabaço e hj só lembro o nome dele ou do capítulo, era Coisas que os livros não ensinam.

É totalmente Ecchi, fala de um professor que precisa de cuidar de uma.aluna desinibida, detalhe ela é chefe de um yakuza e ele não quer dano nenhum a ela, outro detalhe, ele leciona na escola mais violenta do Japão, conhecem?
 

Frankley

Bam-bam-bam
Mensagens
511
Reações
385
Pontos
253
Gente não sei quem ainda vai ler, mas agora nesse tópico me veio a.lemvranca de um anime que assisti e nunca mais encontrei pq era cabaço e hj só lembro o nome dele ou do capítulo, era Coisas que os livros não ensinam.

É totalmente Ecchi, fala de um professor que precisa de cuidar de uma.aluna desinibida, detalhe ela é chefe de um yakuza e ele não quer dano nenhum a ela, outro detalhe, ele leciona na escola mais violenta do Japão, conhecem?
vc deve está falando de GTO

51ykhrOy8BL._SX345_BO1,204,203,200_.jpg
 

RTX

Bam-bam-bam
Mensagens
4.973
Reações
9.842
Pontos
353
Eu não sou dos anos 80, mas se me permitem entrosar, que eu me lembre o primeiro contato que eu tive com animes foi com pokémon na Eliana (1999/2000), lembro até que passava o ultraman tiga junto. Nessa época tbm tinha DBZ na Band, mas eu era novo demais pra entender o que tava rolando.

Como eu consigo lembrar disso sendo tão pirralho, não tenho idéia.

Agora que eu tenho lembrança clara, foi cdz na Band em 2004, junto com Tench Muyo, etc... Quem apresentava o programa era a Kelly Key com um put* decote. :kpaixao:ksanfona

images.jpeg

Depois veio Hunter x Hunter e Super Campeões road to 2002, em 2006 na Rede TV.

Em 2008 de novo na Rede TV, Pokémon e parece que deu uma agitação na galera, pq aqui msm eu vi que começou a vender várias coisas, tipo álbum, cartas, coisa que eu não via naquela época.

Eu demorei um pouco pra ter acesso a internet, já foi em 2012 que eu comecei a ver os primeiros legendados como o anime do Kenichi o discípulo mais forte (algo assim).

Por fim, hoje eu posso dizer que recuperei o tempo perdido, já vi tantos novos, como muita velharia tbm.

Edit: Essas revistas da NeoTokyo e AnimeDO me traz nostalgia demais, já ia até esquecendo de mencionar. Era a única forma de eu expandir esse contato fora da TV aberta e sem ter internet. Tudo isso ali por volta de 2004-2007. :kpaixao
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.403
Reações
91.672
Pontos
1.353
eu lembro que alugava Hokuto no Ken, resolução baçaceira as vezes vinha com legenda encima de legenda.
e filmes do dragon ball Z. Igualmente bagaceira. Cheguei a pegar um que tinha legenda em frances por baixo. :klolz

Casa da minha avó tinha um monte de fita do hamutaro, por causa da minha priminha, mas as fitas eram tudo gravadas pela minha tia direto da tv japonesa, ai levou pra casa da avó pra guria ter o que assistir, ja que ela não falava pt-br.

Tirando esses, só me lembro de ter arrumado um fita do Ninja Scroll, alias, se me lembro bem nem foi eu, foi um amigo de escola, e "acabamos nos reunindo pra assistir" por causa de um video prehistorico que tinha cenas desse filme enquanto tocada Hallowed be thy Name, do Cracle of Filth.




Fui passar a assistir mais "anime" depois que vim morar no Japão, por 3 motivos:
1) Japoneses quando vão falar com estrangeiro, eles mudam o jeito de falar, ai eu via anime pra acostumar com "linguagens comuns". Não deu pra aprender quase nada, tirando uns desenhos infantis, pois personagem de anime também não fala "normal", normalmente.
Mas de qualquer forma, acabei pegando gosto por pelo menos os desenhos de comédia, um ou outro de outro genero.

2) Namorei uma muié que passava a maior parte do tempo livre lendo manga e assistindo anime. Ai eu via umas coisas "por amor".

3) Hoje em dia eu vejo os que ta na moda pelo mesmo motivo de muita gente assistir BBB no BR, coisas pra conversar com femeas.


E as vezes clico em algum aleatório que aparece na amazon prime pra ver qual é, mas geralmente dropo no primeiro episódio, isso quando chega a tanto. Mas as vezes acho umas pérolas nessa, meio raro, mas as vezes tem.
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.891
Reações
7.964
Pontos
453
Sobre fansub de VHS, peguei três fitas do Anime Gaiden em março ou abril de 2002, ainda as tenho comigo. Parece que o mais famoso era o Shin Seiki, curiosamente ele era da cidade vizinha a minha e nunca tinha ouvido falar dele.
Comprei os OVAS do Samurai X (uma fita com o primeiro episódio + aberturas de séries diversas), outra com o restante dos episódios e mais uma com Macross Plus filme.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.403
Reações
91.672
Pontos
1.353
Sobre fansub de VHS, peguei três fitas do Anime Gaiden em março ou abril de 2002, ainda as tenho comigo. Parece que o mais famoso era o Shin Seiki, curiosamente ele era da cidade vizinha a minha e nunca tinha ouvido falar dele.
Comprei os OVAS do Samurai X (uma fita com o primeiro episódio + aberturas de séries diversas), outra com o restante dos episódios e mais uma com Macross Plus filme.

lembrei que eu tinha arrumado uns vhs do Samurai X também, sem censura.
Depois dessa eu sempre falei "A globo retalhou o retalhador".
 

%>%

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
1.902
Reações
2.020
Pontos
1.404
meu pai odiava os "desenhos de japônes voador" :klolz

Yu Yu Hakusho, Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball, aquele de futebol (não lembro o nome), fora giraya, jaspion... bons tempos.

Adolescente lia uns mangás também, vagabond, e assistia mais umas coisas, hellsing...

Pra ser sincero depois de adulto nunca mais consegui assistir anime... Pelo menos as coisas que eu gostava quando criança/adolescente. Talvez eu precise achar alguma coisa mais "adulto", não sei.
 
Topo Fundo