O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial CHRONO CROSS The Radical Dreamers Edition - 07/04/2022 - Switch/PS4/Xone/Steam

BispoSnake

Véio reclamão
GOLD
Mensagens
5.677
Reações
12.573
Pontos
854
Os caras tinham que dar uma melhorada pelo menos no Aspect pra 16:9 né... Mas ok, jogarei com afinco.

Bem que esse podia sair no Game Pass no primeiro dia.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.242
Reações
10.758
Pontos
753
Bom, eu sempre sou receoso com os "remasters" da SquareEnix, mas neste caso me pareceu bem aceitável/OK. Acho ainda que este game merecia até mais que o Saga Frontier um remaster naquele nível, mas não está parecendo ruim.
Quanto aos novos artworks dos personagens não achei ruins também, acho que vai ir da preferência da pessoa, pois ficaram fiéis aos originais.
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.191
Reações
6.057
Pontos
353
Bom, eu sempre sou receoso com os "remasters" da SquareEnix, mas neste caso me pareceu bem aceitável/OK. Acho ainda que este game merecia até mais que o Saga Frontier um remaster naquele nível, mas não está parecendo ruim.
Quanto aos novos artworks dos personagens não achei ruins também, acho que vai ir da preferência da pessoa, pois ficaram fiéis aos originais.
os remaster tem dois estilos bem diferentes,


os jogos 2d tem sprites redesenhados e na minha opinião ficam mais bonitos, video Romacing Saga 2 e 3.

os jogos 3d como FFVII, FFVIII, FFIX e agora o CC, bom... é bem mais questionável o trabalho feito... não tá ruim - eu ainda acho melhor que só lançar a versão original, jogos de PSONE envelheceram muito mal, mas o trabalho nos poligonos podia ser melhor. No FFVIII eles até retocaram uma coisa ou outra, no CC não da pra ter certeza ainda...
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.242
Reações
10.758
Pontos
753
os remaster tem dois estilos bem diferentes,


os jogos 2d tem sprites redesenhados e na minha opinião ficam mais bonitos, video Romacing Saga 2 e 3.

os jogos 3d como FFVII, FFVIII, FFIX e agora o CC, bom... é bem mais questionável o trabalho feito... não tá ruim - eu ainda acho melhor que só lançar a versão original, jogos de PSONE envelheceram muito mal, mas o trabalho nos poligonos podia ser melhor. No FFVIII eles até retocaram uma coisa ou outra, no CC não da pra ter certeza ainda...
Só modelos dos personagens e as batalhas são 3d, restante do CC é 2D, pixel art. No Saga Frontier é tudo 2D, incluindo os personagens.
ss_d994cb0320527982e54a8a59d0e78dd5a0994c5b.jpg

A diferença maior é que no Saga retrabalharam os cenários 2D, no CC é um filtro apenas.
 


Ícelo

Bam-bam-bam
Mensagens
2.191
Reações
6.066
Pontos
303
Os preços na eshop e no xbox:

Ht8zuT0.png



L2S9FaC.png


Um port tão pobre não vale 105 reais, aguardo uma promoção de 50%,
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.032
Reações
7.648
Pontos
453
Podiam pelo menos dar uma trabalhada nos cenários, um upscale por AI + manual.

Entendo não fazer widescreen, são cenas pre-renderizadas. Prefiro assim que um zoom. Agora refazer todos os cenários e renderizar outra vez é algo que seria inviável, não tem sentido em pedir isso.

Mas poderiam fazer o que os mods fizeram com FFIX: ficar em 4:3 quando o cenário é 4:3, e ficar em wide quando o cenário já era maior antes, e todas as cenas em 3D como as batalhas serem wide.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.341
Reações
13.680
Pontos
1.604
O Radical Dreamers é um jogo de texto, pelo que vi nas imagens e vídeos. Se não tiver português ou espanhol, sem chance.
 

Bahax

Emulação é Vida!
VIP
Mensagens
5.639
Reações
21.435
Pontos
964
Remaster bem preguiçoso. Única coisa que gostei é a trilha sonora que será remasterizada.
Enquanto isso no emulador: Texturas e CGs aprimoradas por inteligência artificial, 60 fps, Widescreen, legendas em PT-BR. (só baixar a tradução)



Certamente os modders vão transferir tudo isso pra versão PC/Steam. Já nos consoles..
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.277
Reações
33.581
Pontos
1.399
os remaster tem dois estilos bem diferentes,


os jogos 2d tem sprites redesenhados e na minha opinião ficam mais bonitos, video Romacing Saga 2 e 3.

os jogos 3d como FFVII, FFVIII, FFIX e agora o CC, bom... é bem mais questionável o trabalho feito... não tá ruim - eu ainda acho melhor que só lançar a versão original, jogos de PSONE envelheceram muito mal, mas o trabalho nos poligonos podia ser melhor. No FFVIII eles até retocaram uma coisa ou outra, no CC não da pra ter certeza ainda...

Só passando pra dizer que o trabalho no Legend of Mana é SOBERBO ! Aqueles cenários pintados à mão foram retocados para alta resolução de maneira perfeita.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.277
Reações
33.581
Pontos
1.399
Romacing SaGa 3 eu achei muito bonito tb,

na verdade até os remasters recentes da série FF são bonitos ...

Parece que eles aprenderam a técnica que os Modders usam; utilizam I.A. pra upscale dos cenários, e a partir daí retocam à mão. Deveriam refazer os remasters dos FF VII, VIII e IX com essa técnica, porque eles ficam graficamente perfeitos em telas de alta resolução dessa forma, sem cenários pré render embaçados.
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.191
Reações
6.057
Pontos
353
Parece que eles aprenderam a técnica que os Modders usam; utilizam I.A. pra upscale dos cenários, e a partir daí retocam à mão. Deveriam refazer os remasters dos FF VII, VIII e IX com essa técnica, porque eles ficam graficamente perfeitos em telas de alta resolução dessa forma, sem cenários pré render embaçados.


imagina se a moda pega?

SNK, Capcom, Konami, relançando os jogos dela, etc.
 

lakota

Bam-bam-bam
Mensagens
1.138
Reações
1.376
Pontos
203
Jogo da minha vida [emoji3531]

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.342
Reações
63.411
Pontos
903
Pelo que andei lendo de alguns reviews, parece que o game foi um port bem preguiçoso da Square Enix, muitos até achando que chamar de remaster nem seria o correto. Mencionam vários problemas de fps e as CGs que não tiveram um novo retrabalho de melhoria de resolução (praticamente às mesmas do PSOne). De ponto positivo parece que a fonte e a interface estão bem melhores em relação às versões dos FF Pixel Rematers.

Chrono merecia algo bem melhor trabalhado.



Crippled frame rates and performance are more obvious than ever
Sharp character models contrast with blurry, smooth filtered backdrops
Newly remastered musical tracks are part of the launcher menu and not actually integrated within the game

FMV segments haven't been ups


Calling Chrono Cross a remaster does feel like somewhat of a disservice to the quality of Square-Enix's more recent titles, such as Legend of Mana and SaGa Frontier. Each and every scene and background in the original Chrono Cross was beautifully drawn out by either Yasuyuki Honne, a member of Square that later went on to work on the Baten Kaitos series or five other field map designers that brought Termina to life. These backdrops each had a surprising amount of color and distinctive feel to them that made each island that Serge and the crew visited feel unique from one another. They were truly pinnacle achievements of what could be done on the PlayStation 1. In the years past, fans have done their own attempts to upscale the backgrounds and environments to good effect but I had hopes that the definitive release of Chrono Cross from none other than the same hands that molded this experience from nothing at all could do far better than what a piece of upscaling software could do.


Chrono-Cross-Harle.png


Unfortunately, the more I played and ventured from Arni Village to Termina to Marbule and beyond, the more that the glaring 'remaster' graphics stood out as not just a weak pass at improving the art but rather destroying those backdrops that I remember so fondly. What was once chaotic yet balancing brush strokes were instead muted and smeared with the layer of vaseline that can often come with a low-quality upscale. They're a stark contrast to the focused, sharpened character models and the crucial indicators of walkable paths or scene exits can often be difficult to focus on. That being said, if you're looking forward to the upgraded menus, font, and character portraits, you're forced to stick with the 'remastered' graphics on the whole, as the two versions of Chrono Cross are separated through a menu toggle from the initial launcher.

Chrono Cross: The Radical Dreamers Edition is a title that I truly wish had been given the extra effort to address some of the core issues surrounding the frame rates of the original PlayStation 1 release. The crippled frame rates, which remain a constantly fluctuating 15-20 FPS in battles, are only exacerbated by providing players with the ability to slow down and fast forward gameplay without having to finish the game first. In another time, another place, perhaps Chrono Cross The Radical Dreamers Edition would be more critically revered this second time around but I can find little reason to recommend this particular bundle over the PlayStation 1 release based on the core game alone. However, Radical Dreamers has been a title I've long-awaited to play with an official English localization, and including this experimental Super Famicom sound novel into the package helps soften the sting of the otherwise lackluster remaster.


Reviewed on PS5 (PlayStation 4 version). Review code provided by the publisher.
 
Ultima Edição:

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.242
Reações
10.758
Pontos
753
O pior que comentei do FF 6 Pixel remaster que peguei, o jogo falta a fluidez das versões originais. O contador está rodando a 60fps, mas a engine usada tem um problema ao fazer o pan nas cenas, quando move a câmera, na falta de um termo melhor, lembra efeito de tearing ao se movimentar.

É o ritmo da SE, acerta 1, erra 1.
Chrono Cross merecia ser algo como o Saga Frontier.
 

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.887
Reações
24.509
Pontos
503
Comparação no metacritic, ambos com poucas reviews até o momento (ps1 16 x ps4 15), a diferença é gritante

yizj5Rn.png
fI7WJ4W.png
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.242
Reações
10.758
Pontos
753
Se for ver que e um trabalho bem mais ou menos tá até alto demais.
Siliconera dando 100 :kkk

Aparentemente rodando em janela deve ficar legal. O que não curto é aqueles menus mobile que dá para ver em algumas cenas, deveriam separar os ports.
2022040217082600-914EB92238EB4F858AA1CC77F9A71124-1024x576.jpg
 

LANTIS!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.220
Reações
18.429
Pontos
753
Pelo que andei lendo de alguns reviews, parece que o game foi um port bem preguiçoso da Square Enix, muitos até achando que chamar de remaster nem seria o correto. Mencionam vários problemas de fps e as CGs que não tiveram um novo retrabalho de melhoria de resolução (praticamente às mesmas do PSOne). De ponto positivo parece que a fonte e a interface estão bem melhores em relação às versões dos FF Pixel Rematers.

Chrono merecia algo bem melhor trabalhado.



Crippled frame rates and performance are more obvious than ever
Sharp character models contrast with blurry, smooth filtered backdrops
Newly remastered musical tracks are part of the launcher menu and not actually integrated within the game

FMV segments haven't been ups


Calling Chrono Cross a remaster does feel like somewhat of a disservice to the quality of Square-Enix's more recent titles, such as Legend of Mana and SaGa Frontier. Each and every scene and background in the original Chrono Cross was beautifully drawn out by either Yasuyuki Honne, a member of Square that later went on to work on the Baten Kaitos series or five other field map designers that brought Termina to life. These backdrops each had a surprising amount of color and distinctive feel to them that made each island that Serge and the crew visited feel unique from one another. They were truly pinnacle achievements of what could be done on the PlayStation 1. In the years past, fans have done their own attempts to upscale the backgrounds and environments to good effect but I had hopes that the definitive release of Chrono Cross from none other than the same hands that molded this experience from nothing at all could do far better than what a piece of upscaling software could do.


Chrono-Cross-Harle.png


Unfortunately, the more I played and ventured from Arni Village to Termina to Marbule and beyond, the more that the glaring 'remaster' graphics stood out as not just a weak pass at improving the art but rather destroying those backdrops that I remember so fondly. What was once chaotic yet balancing brush strokes were instead muted and smeared with the layer of vaseline that can often come with a low-quality upscale. They're a stark contrast to the focused, sharpened character models and the crucial indicators of walkable paths or scene exits can often be difficult to focus on. That being said, if you're looking forward to the upgraded menus, font, and character portraits, you're forced to stick with the 'remastered' graphics on the whole, as the two versions of Chrono Cross are separated through a menu toggle from the initial launcher.

Chrono Cross: The Radical Dreamers Edition is a title that I truly wish had been given the extra effort to address some of the core issues surrounding the frame rates of the original PlayStation 1 release. The crippled frame rates, which remain a constantly fluctuating 15-20 FPS in battles, are only exacerbated by providing players with the ability to slow down and fast forward gameplay without having to finish the game first. In another time, another place, perhaps Chrono Cross The Radical Dreamers Edition would be more critically revered this second time around but I can find little reason to recommend this particular bundle over the PlayStation 1 release based on the core game alone. However, Radical Dreamers has been a title I've long-awaited to play with an official English localization, and including this experimental Super Famicom sound novel into the package helps soften the sting of the otherwise lackluster remaster.


Reviewed on PS5 (PlayStation 4 version). Review code provided by the publisher.

Quando anunciaram esse "remaster", eu achei um tremendo desrespeito com o legado desse jogo.
E pelo visto meu receio se tornou real.
Uma pena...
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Não tendo tarja preta na horizontal, eu já fico feliz.
 

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.887
Reações
24.509
Pontos
503
tá caindo, já tá 76

q5254rB.png


 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
não é preta, mas é em 4:3

ss_cca255253d7d15153ba3473b06c0af6154f8586e.1920x1080.jpg
Dá pra ver que ainda tem uma margem ali na horizontal. Porque raios não esticam mais isso pra ganhar mais espaço de tela?
Os remaster do VII, VIII e IX, são assim também.

Mas se pegar o Megaman X Legacy Collection, eles conseguem preencher totalmente na horizontal. Eu sou leigo, mas não me parece algo difícil de fazer.
 

Nedaum

Bam-bam-bam
Mensagens
1.471
Reações
2.102
Pontos
353
Dá pra ver que ainda tem uma margem ali na horizontal. Porque raios não esticam mais isso pra ganhar mais espaço de tela?
Os remaster do VII, VIII e IX, são assim também.

Mas se pegar o Megaman X Legacy Collection, eles conseguem preencher totalmente na horizontal. Eu sou leigo, mas não me parece algo difícil de fazer.

É por causa da resolução nativa. Fazer o que você está falando faria com que a proporção de pixels entre o conteúdo e a sua tela não fosse um número inteiro, e sim um valor quebrado, o que gera artefatos.

Sabe o overscan que a gente pode ligar ou desligar na TVs, pra cobrir essas pequenas faixas que alguns canais de TVs possuem? A recomendação é deixar sempre desligado exatamente por isso. Só que no caso das emissoras de TVs, os artefatos gerados por esse zoom são menos perceptíveis, porque a resolução original é alta.

Lembre que esses jogos foram concebidos pra rodarem em TVs CRT, que não possuíam um grid fixo de pixels e muitas das quais possuíam um overscan padrão impossível de desativar.
 
Topo Fundo