O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Chrono Trigger: a fórmula de sucesso do RPG que viaja no tempo

Ellie

Bam-bam-bam
Mensagens
996
Reações
2.374
Pontos
353
Com ideias originais e inovadoras e uma equipe talentosa, clássico da Square completa 25 anos e segue atual e divertido.

POR CLAUDIO PRANDONI

Pode parecer só clichê ou brincadeira, mas dizer que Chrono Trigger é uma obra atemporal é a melhor maneira de definir o jogo. E óbvio que não digo isso apenas pelo fato de a aventura ter viagem no tempo e explorar diversas eras diferentes, mas sim pois mesmo 25 anos depois do lançamento ela continua atual, divertida e envolvente.
Chrono Trigger saiu em 11 de março de 1995 para o Super Famicom, no Japão, e ao longo dos anos ganhou diversas adaptações (algumas melhores, outras piores). Desenvolvido pela então Squaresoft, é fruto de uma união improvável que ganhou o título de ‘Dream Team’, o Time dos Sonhos: as principais mentes de Dragon Quest e Final Fantasy se uniram para criar um game original.
O resultado impressiona pela originalidade e competência em pinçar os melhores aspectos de cada uma dessas séries lendárias e combinar de forma coesa. De um lado temos toda a desenvoltura técnica de Final Fantasy, representada por Hironobu Sakaguchi, em especial no sistema de combate, que refinou o sistema de barras ATB e apresentou duelos que acontecem no próprio cenário da ação e um engenhoso sistemas de habilidades especiais em equipe.

chrono-trigger_z73ivMw.jpg


Por sua vez, do time de Dragon Quest e o produtor Yuji Horii veio a criação de um mundo cativante e coeso, do início ao fim, através do tempo e todas as eras - e até além disso. Naturalmente, muito disso vem também do icônico design de personagens, monstros e máquinas de Akira Toriyama, já na época aclamado como o lendário criador de Dragon Ball.
Em meio a tantos talentos consagrados, brilhou também a estrela de um novato com vontade de mostrar seu talento. Após trabalhar como engenheiro de som em títulos da Squaresoft, Yasunori Mitsuda pediu a Sakaguchi a chance de compor a trilha completa de um jogo e recebeu a missão de cuidar de Chrono Trigger.
O resultado é um trabalho impecável, sensível e marcante, que embalou perfeitamente as aventuras de Crono e os outros através do relógio, mas cobrou um preço caro: Mitsuda mergulhou tão fundo no projeto que teve úlceras no estômago e precisou ser hospitalizado. Para terminar o trabalho dele veio ninguém menos que o também lendário Nobuo Uematsu, o compositor dos primeiros Final Fantasy.
Em toques inesquecíveis de originalidade, o Dream Team ajudou também a apresentar e consolidar o conceito de New Game+, quando você terminar o jogo e pode recomeçar a jornada com os equipamentos e habilidades já obtidos. Em Chrono Trigger não era só isso: o New Game+ era o caminho para obter os muitos finais diferentes planejados pela equipe.
Ao reiniciar a aventura era possível enfrentar o chefão final a qualquer momento, o que rendia resultados diferentes dependendo do momento da trama em que isso era feito. De fato, isso foi expandido anos depois na versão para Nintendo DS (e adaptações subsequentes) com a adição mais um final, traçando uma conexão mais clara (ou não, vai ao gosto do freguês) com a subestimada continuação Chrono Cross, misto de sequência direta e espiritual, de tão inovadora e original também, que saiu em 1999 para o primeiro PlayStation.

Pena que o legado da série Chrono fique restrito a adaptações do game original, lembranças de um clássico perdido do PS1 e Radical Dreamers, um título obscuro de Super Famicom que ficou restrito ao Japão - e inspirou Cross. Durante algum tempo a Square foi dona da marca Chrono Break, acendendo expectativas para um novo episódio da franquia, mas não passou de fogo de palha e o sonho morreu.
Oficialmente, nem Square Enix e nem os envolvidos nos títulos anteriores comentam detalhes ou eventuais dificuldades para haver um novo jogo, restringindo-se a dizer apenas que seria complicado.
Um fragmento desse sonho chegou a se cristalizar em um trailer fenomenalfeito por Simon Stafsnes Andersen, criador do aclamado Owlboy. Além disso, alguns dos conceitos originais planejados para Chrono Break foram reaproveitados no game mobile Final Fantasy Dimensions II que, verdade seja dita, vale apenas pela curiosidade e não tanto pela qualidade geral do game, infelizmente.
Seja como for, sonhar é de graça e nada é impossível - que o diga a série Mana, que de franquia obscura da Square passou a receber mais carinho da produtora nos últimos anos, inclusive no ocidente, e neste ano vai ter Trials of Mana, um promissor remake 3D de um game que durante décadas foi oficialmente exclusivo do Super Famicom, no Japão.

Quem sabe o aniversário de 25 anos de Chrono Trigger não mexa com as emoções dos diretores de alto escalão da Square Enix e resulte no retorno da série em grande estilo?




Acham que rola uma sequência um dia?
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.408
Pontos
1.304
Querem um jogo atual que trata esta temática e tem parte do Dream Team (Chrono Trigger + Xenogears ) ?

Another Eden, baixei e estou jogando, apesar de parecer um Gacha da vida ele tem história.

É dirigido por Masato Kato (só o escritor de CT e Xenogears) e Yasunori Mitsuda (um dos compositores de CT e Xenogears).

Ontem mesmo durante um encontro com um Boss foi fácil identificar uma referência a música do Grahf
 

Bloodstained

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.529
Reações
105.905
Pontos
1.003
Quem é rei nunca perde a majestade. Se um dia cogitarem uma sequência, que seja pelas mãos do Dream Team... e se cogitarem um remake, que seja pelas mãos da própria Square ou de um estúdio com "pedigree" comprovado, como o Bluepoint. :kjoinha
 


fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.395
Reações
16.974
Pontos
1.053
Chrono trigger é um dos melhores jogos que já joguei, há pouco tempo joguei a versão do ds que só serviu para consolidar minha opinião.
Agora, sinceramente, acho que não devia ser feito uma sequência nem remake do jogo, tenho medo de acabarem estragando ele.

Enviado de meu moto g(6) play usando o Tapatalk
 

A Voz do Polvo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.573
Reações
17.798
Pontos
749
Pra fazer um remake disso ae só juntando o dream team novamente. Aí acho que dá pra botar fé.

Acho que todos ainda estão na ativa, só não sei do Hironobu Sakaguchi.

De acordo com a wiki, anda fazendo joguinhos de celular... acho que o último jogo no velho estilo lançado por ele foi o The Last Story.
 

Looz

Bam-bam-bam
Mensagens
2.333
Reações
3.783
Pontos
453
Nem sei se vale a pena fazer um Remake do Trigger... É um jogo que estará sempre em minhas lembranças. Era tudo épico nele. Tenho medo de estragarem, caso façam algo.
 

DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.393
Reações
5.837
Pontos
453
Querem um jogo atual que trata esta temática e tem parte do Dream Team (Chrono Trigger + Xenogears ) ?

Another Eden, baixei e estou jogando, apesar de parecer um Gacha da vida ele tem história.

É dirigido por Masato Kato (só o escritor de CT e Xenogears) e Yasunori Mitsuda (um dos compositores de CT e Xenogears).

Ontem mesmo durante um encontro com um Boss foi fácil identificar uma referência a música do Grahf

Não parece um Gacha, É um Gacha kek

Já tentei instalar umas 3 vezes mas sempre desanimo, essa porra é super pesada, nunca cheguei nem a completar a instalação.O download é super lento também.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.408
Pontos
1.304
Não parece um Gacha, É um Gacha kek

Já tentei instalar umas 3 vezes mas sempre desanimo, essa porra é super pesada, nunca cheguei nem a completar a instalação.O download é super lento também.
Porque você deve estar fazendo o download full, faça i standard, aqui no full não chegava a 1% no standard baixou em 5 segundos, o jogo vai fazendo download enquanto você joga.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.497
Reações
42.940
Pontos
1.453
muito bom

meu segundo jogo favorito do snes, só perde pra super mario RPG pra mim
 

Affenius

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.054
Reações
3.422
Pontos
749
Só de ler o nome já começa a tocar a música tema na cabeça e o coração bater mais rápido.
 

slartibartfast

Bam-bam-bam
Mensagens
1.659
Reações
2.657
Pontos
324
Nunca terminei, mas cheguei perto de um dos finais com quase 90 horas de gameplay. Um dos melhores rpgs que já tive oportunidade de jogar. Esse ai não precisa de remake, precisa de uma continuação a altura...
 

BispoSnake

Véio reclamão
GOLD
Mensagens
5.633
Reações
12.353
Pontos
854
Pra mim, Chrono Trigger empata com Ocarina of Time e Metal Gear Solid como melhores jogos de todos os tempos.

Infelizmente, nunca tive paciência pra terminar Chrono Cross.

E também acredito que um remake seria catastrófico. Prefiro que levem uns 5 anos pra desenvolver uma sequência de Trigger / Cross... Aliás, que fim deu o Break, alguém sabe?

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 

albanibr

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
13.235
Reações
26.530
Pontos
1.299
Fácil o melhor jogo que joguei...personagens carismáticos, trilha sonora perfeita, boa mecanica de combate..

poderiam fazer um remaker com a mesma arte do Secret of mana remaker ficaria bem legal,
pois manteria o carisma dos personagens
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.262
Reações
19.295
Pontos
1.469
Jogão. Muito embora tenha muitas variáveis, só pude testar um final.

Peguei emprestado de um amigo que pagou 170 reais nele. Em 1995.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.526
Pontos
1.564
1995 eu ainda estava anestesiado com FFVI lançado em 1994 dai a Square lança outro megaton um ano depois....era uma loucura alugar Chrono Trigger de final de semana, eu lembro que eu tinha q sair do trabalho na hora do almoço e rezar para o cartucho estar disponivel na sexta feira para locação....era a época de ouro dos VGs para mim....Super Nintendo em 1994, 95 e 96 foi uma máquina de fazer RPGs lendários.

Meu Chrono Trigger segue guardado com todo carinho do mundo.

AQvhRrR.jpg
 

BaronCrovaxx

Bam-bam-bam
Mensagens
299
Reações
322
Pontos
248
Chrono, FFVI, FFVII sempre estarão no meu top5 all time, isso se vcs aceitarem Ocarina e Witcher3... :viraolho:viraolho:viraolho:viraolho
 

Kimer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.032
Reações
9.720
Pontos
779
Pra mim é o melhor RPG já feito.

Um remake só seria legal se fosse pelas mãos do Dream Team, e acho muito difícil ele se reunir novamente...
 

Lucio Felipe

Bam-bam-bam
Mensagens
128
Reações
110
Pontos
228
Chrono Trigger é um jogo classico e muito foda, por isso que sempre será foda. Mas não só ele, tem outros varios jogos que tambem são atemporais tanto antigos como novos, antigos posso citar:

Final Fantasy VI
Super Mario World
Super Mario Bros 3
Tales of Phantasia
Sonic The Hedgehog 2 e 3
Donkey Kong Country 2 e 3
Assassin Creed 2 e 4
Metal Gear Solid 2, 3 e 5
Need For Speed Most Wanted ( 2005 )
God of War 2 e 3

E por ai vai. Existe muitos jogos que são classicos e atemporais!
 

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.810
Reações
5.940
Pontos
959
1995 eu ainda estava anestesiado com FFVI lançado em 1994 dai a Square lança outro megaton um ano depois....era uma loucura alugar Chrono Trigger de final de semana, eu lembro que eu tinha q sair do trabalho na hora do almoço e rezar para o cartucho estar disponivel na sexta feira para locação....era a época de ouro dos VGs para mim....Super Nintendo em 1994, 95 e 96 foi uma máquina de fazer RPGs lendários.

Meu Chrono Trigger segue guardado com todo carinho do mundo.

AQvhRrR.jpg

vc sabe que isso aí vale uma nota né ?
posso te dar o cu em troca se quiser .
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.526
Pontos
1.564
vc sabe que isso aí vale uma nota né ?
posso te dar o cu em troca se quiser .

Sei sim, tem cópias completas e em bom estado de conservação como a minha no eBay por preços bem alto.

Se soubesse q CT iria valorizar tanto assim teria comprado umas 4 cópias na época e hoje daria pra fazer uma boa grana lol.
 
Topo Fundo