O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Chrono Trigger/Cross: Mas afinal, o que houve com Magus?

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.043
Reações
11.481
Pontos
1.024
3048910_featured_image.png
Este é um artigo que escrevi em outra comunidade e quero compartilhar aqui também. Boa leitura!
Pois bem, depois de sofrer um bocado com meu celular desligando sozinho, finalmente terminei a versão DS de Chrono Trigger, e finalmente pude presenciar o final "alternativo", que teoricamente deveria auxiliar a ponte entre Chrono Trigger/Cross.
Há quem diga que estes dois jogos não possuem relação alguma, simplesmente por serem muito diferentes: Chrono Trigger é um jogo com viagens no tempo que apresenta um ambiente bastante "místico", enquanto que Chrono Cross apresenta um visual muito mais "tropical". Nenhuma referência ao jogo anterior é facilmente notada no começo de Chrono Cross, o que abre margem para qualquer um acreditar que não há relação entre os jogos. Mas sim, ambos são jogos relacionados que se passam em um mesmo universo.
Ambos os jogos, entretanto, não apresentam nenhuma possibilidade convincente sobre o que realmente aconteceu com um personagem em particular: Janus, vulgo Magus, também conhecido como "Fiendlord" no ano 600AD.
Este artigo aborda principalmente os personagens Magus e Schala.
Vamos começar o assunto principal do artigo falando sobre os acontecimentos chave envolvendo Magus em Chrono Trigger.
Chrono Trigger - 600AD
104568_3151876458.jpg
A primeira aparição de Magus em Chrono Trigger é no ano 600AD. Magus era conhecido como "fiendlord". Aliado a Ozzie, um demônio que imperava sobre os demônios na época, ambos foram responsáveis por uma grande guerra entre humanos e demônios.
Acreditava-se, inicialmente, que Magus fosse o responsável pela crição da criatura chamada "Lavos", cujo qual destruiria o planeta no futuro. Para evitar que isso acontecesse, os heróis do jogo enfrentam o senhor dos demônios em seu castelo, mas ao derrota-lo é revelado que Lavos não foi criação alguma dele, e que na realidade, Lavos sempre esteve nas profundezas do planeta! O plano de Magus era apenas trazer o monstro até a superfície!
Chrono Trigger - 12.000BC
104426_2545907250.jpg
Após a batalha, todos são tragados para outra era, e após alguns acontecimentos não interessantes para este artigo, todos vão parar no ano 12.000BC. É uma era onde os humanos são divididos em duas categorias: Os iluminados os limitados.
Os iluminados são capazes de usar magia e vivem uma vida bela e plena. Os limitados vivem de forma precária e são menosprezados pelos iluminados.
É neste ponto que as coisas começam a ficar um pouco mais interessantes.
Chrono Trigger - 12.000BC
Janus e Schala
104431_2545907250.png
Janus e Schala são filhos de Zeal, rainha do reino de Zeal, que é o reino dos iluminados. Schala tem um poder imenso. Janus gosta muito da irmã, mas alguns acreditam que não possui poder algum.
Os iluminados viviam em uma cidade acima das nuvens, e eram muito evoluídos tecnologicamente, graças à magia. Naquela era, foi descoberto um poder imenso vindo das profundezas da terra, que logo foi reconhecido como "Lavos". Os iluminados tiveram a brilhante ideia de construir uma máquina para drenar o poder de Lavos e obter ainda mais poder para o reino de Zeal. Essa máquina foi nomeada "Mammon Machine".
Resultado: a mente da rainha foi corrompida pelo mal de Lavos, e esta ficou obcecada pelo poder. Schala, por ser portadora de grande poder, recebeu um pendante com poderes mágicos, que a ajudaria a controlar a Mammon Machine. Foi criado um palácio no oceano para que pudessem posicionar a Mammon Machine mais próxima de Lavos, e então a rainha então abusou ao máximo o poder de sua filha, Schala.
Como já era de se esperar...algo ia dar muito errado.
Lavos emergiu, jogou os gurus que estavam presentes em várias eras diferentes no tempo e, o pior e mais importante acontecimento aqui: Jogou Schala para algum ponto desconhecido no tempo e jogou Janus, ainda um garotinho, para a época 600AD.
Janus posteriormente seria encontrado por Ozzie e, por ser uma criança com poderes, seria educado pelos demônios e imperaria naquela era.
Mas o que houve com Schala?!
Chrono Trigger - O final original de SNES
Ao derrotar Lavos, os heróis salvaram o futuro e por fim cada um deveria retornar a sua era de origem. Magus não diz nada, mas Marle pergunta: "Você vai procurar por Schala, não é?"
...e muito provavelmente é isso mesmo que Magus faria. E era de se esperar que uma continuação abordasse isso.
Por fim, a grande questão que Chrono Trigger deixou no ar foi: O que aconteceu com Schala?
104585_2545907250.png
Chrono Cross surgiu quatro anos após o lançamento de Chrono Trigger, e naturalmente é uma continuação, porém com grandes diferenças. O ambiente é muito tropical, você não vê os mesmos locais do primeiro jogo, e a primeira impressão é "po, mas não era continuação?".
Existe uma razão muito específica para o jogo não abordar os mesmos locais do primeiro jogo, e tudo é explicado com bastante detalhes no decorrer do jogo (e é tanto detalhe, é tanta complexidade, que alguns simplesmente ficam putos e saem xingando o jogo aos quatro ventos).
Essa parte do artigo detalha os acontecimentos de Chrono Cross e a influência de Schala. Fique a vontade para pular algum trecho, pois este ponto quase não faz referência ao Magus, porém acho muito importante prestar atenção nas referências à Schala, porque depois voltaremos em alguns pontos para falar sobre o final alternativo de Chrono Trigger para Nintendo DS.
Chrono Cross - Dimensão paralela, Kid e confusão
104586_2545907250.jpg
Em Chrono Cross, o protagonista é o personagem Serge. Serge vive em paz no vilarejo de Arni. De repente, em uma praia, Serge é puxado para outra dimensão. Nesta dimensão, Serge descobre que ele mesmo está morto a dez anos! Por quê isso aconteceu? Como?
Ao visitar seu próprio túmulo, Serge é atacado e defendido por Kid, que simplesmente apareceu por acaso ali, do nada. Um detalhe que acho muito curioso e interessante é ela dizer que "talvez estivéssemos destinados a nos encontrar". Heh.
Como deve ter percebido, até então, não há nenhuma referência a Magus, Schala, etc.
Kid tem um papel MUITO IMPORTANTE para tudo que acontece em Chrono Cross.
Chrono Cross - Belthasar
104587_2545907250.jpg
Ele aparece um pouco diferente em Chrono Cross, mas enfim...
Um pouco adiante no jogo, Serge encontra Belthasar, que se apresenta apenas como "o guru do tempo". Belthasar é um dos gurus que foi jogado em alguma era no tempo (2.300AD) durante o incidente em Zeal, em Chrono Trigger. Belthasar é o principal responsável por tudo que acontece em Chrono Cross.
Eu não vou explicar a importância dele da mesma forma que fiz acima quando falei sobre os eventos de Chrono Trigger. Belthasar teve um papel muito importante que deve ser explicado com bastante calma.
Chrono Cross - Belthasar // 2.300AD e Chronopolis
104588_2545907250.png
Em Chrono Trigger, 2.300AD seria uma era onde o mundo foi destruído por Lavos em 1999AD.
Considere que este futuro foi alterado em Chrono Trigger. Ainda assim, Belthasar foi jogado para 2.300AD, não? Este ponto no passado não foi alterado. Portanto, Belthasar foi parar em uma era 2.300AD em que o mundo não vivia mais um cenário pós-apocaliptico, e nessa era Belthasar foi capaz de utilizar plenamente seus conhecimentos avançados adquiridos no reino de Zeal. Ele buscou financiamento nessa nova era para criar um "instituto temporal". Chronopolis foi o resultado.
Durante seus estudos em Chronopolis, Belthasar detectou a presença de Schala (!!!). Schala foi fundida ao Lavos após o incidente em Zeal, formando uma criatura chamada "Time Devourer". Quando a criatura estivesse completa, devoraria todo o espaço tempo.
Belthasar fez uma bagunça do c***lho (eu tava evitando usar palavrão até aqui, mas essa não deu...): jogou Chronopolis ao passado, cidade essa que abrigava um computador chamado FATE, que foi responsável por terraformar algumas ilhas na região e popula-las (e tá aí o motivo do ambiente tropical do jogo). O plano era criar um artefato capaz de libertar Schala de Lavos, e o nome deste artefato é "Chrono Cross". A criação da Chrono Cross teve participação de Lucca.
Novamente, não houve nenhum sinal da presença de Magus. Nada.
Chrono Cross - Serge e Schala
104589_2545907250.png
Serge ficou muito doente quando era criança, e seu pai o levou a Marbule para tentar encontrar uma cura. Como planejado por Belthasar (que era um put* gênio, só pode, porque planejar isso, olha...), Schala ouviu o choro de Serge através do espaço-tempo e interviu.
Chrono Cross - Kid e Schala
104590_2545907250.jpg
Schala temia que sua mente fosse ainda mais corrompida, por isso criou uma "filha-clone", entregou a ela seu pendante e enviou-na pelo tempo até a era de 1000AD. Kid foi encontrada por Lucca, que a criou em um orfanato. Essa cena pode ser vista no final bom do Chrono Trigger de PS1 e DS.
Belthasar provavelmente entrou em contato com Kid mais ou menos no ano de 1015AD, ordenando que ela voltasse no tempo e salvasse uma criança da morte. Essa criança era Serge, que morreria afogada.
A ação de Kid foi a responsável por dividir as dimensões.
Kid nunca soube sobre sua origem, até que...
Chrono Cross - A carta de Lucca
104575_3788244216.jpg
Esta carta é entregue para Kid durante o jogo. Não vou traduzir, mas farei considerações ao final:
.....................................................
My dear Kid,
How are you doing? I wonder how old you are as you read this letter? Perhaps you've matured into a beautiful woman, raising a happy family, by now? I was hoping to talk to you in person when you were old enough, but just in case something happens, I'm writing my feelings down on paper and leaving it with Luccia. Perhaps you already know...or perhaps you yourself are also now caught up in some historic crisis as a result of all this. But, anyway...
A long time ago, we -- my friends and I, that is -- changed the future in order to save our planet from being devoured by Lavos, a monster from some unknown planet. We still feel proud of the role we played in saving our world, and in how we were so freely able to change the flow of time.
But sometimes I think of the darker side of what we did... What has become of the future that was "once" supposed to have existed? Where did the "time" that now is no longer allowed to exist "go?" It is true that, thanks to our altering the flow of history, we were able to save so many lives and prevent so much sadness and suffering... But when you think of it, we also caused the deaths of so many that were meant to have come into existence in the time line we destroyed, and also caused new sadness and suffering further along in the new future we created...
That is why I worry that someone might seek revenge on us for what we did. I have had a constant dread in my heart that someone in our new future will travel back in time, just like we did, and try to kill or capture my friends and me. So, even if something dreadful does befall me, Kid, know that what was meant to happen will happen, and that I was always prepared for the worst.
Oh, but don't you dare think the Great Lucca is going to go down without a fight! (I've got a reputation to uphold!) Whatever lies waiting for us around the next corner better watch out, 'cause it's gonna find a pretty mean count-attack coming its way!
Kid... When I think of you, I remember someone I once met a long , long time ago in the distant past... Heh! But she was the complete opposite of the you in this time line... So quiet and gentle... Someday I'll also tell you about her... When you are ready to know of your real name and heritage. I'm not the slightest bit worried about you, Kid! I know that, no matter what happens, 'he' will always be there looking out for you! Or perhaps he has already found you and is there by your side as you read this? If so, hello, Janus! Please take good care of my 'little sister' for me!
There is so much more I want to tell you, but I must leave it for another time. Don't worry! Everything is okay! We will overcome whatever woes may occur! That's for certain! Later, when you're all grown up, I'll come visit you and we'll talk over tea. I look forward to that day!
Well, anyway Kid, until we meet again... Forever and ever your friend, (No matter which time line it is!)
Yours sincerely,
Lucca Ashtear
P.S.
Cut out the tomboy act! Believe me! You'll become a beautiful young lady one day, or my name isn't "Lucca the Great!"
....................................................................
Pois muito bem:
I know that, no matter what happens, 'he' will always be there looking out for you! Or perhaps he has already found you and is there by your side as you read this? If so, hello, Janus! Please take good care of my 'little sister' for me!
Pois bem...este trecho leva a crer que Janus, vulgo Magus, deveria estar com eles ali!
Mas não está. A carta é emocionante, este trecho é emocionante, mas é vago. Atiça sua imaginação, mas não tem nada aí, porque Magus não está com você nesta sala.
Uma curiosidade:
- Magus tinha o poder de se esconder nas sombras
- Em Radical Dreamers, Magil é a representação de Magus, e este tem a habilidade de se esconder nas sombras
- Existe uma sombra a mais na cena onde Kid recebe a carta. Sempre foi entendido como um bug, mas dada a situação, para as mentes mais criativas...
104582_2535973301.png
Chrono Cross - Final e considerações sobre a ausência Magus
Apesar de mencionado, Janus/Magus não aparece no jogo.
Ao final, se conseguir utilizar a Chrono Cross, Schala é libertada, e mesmo assim...nenhum sinal.
No final do jogo, Schala é vista no mar, agora com a aparência de Kid (possívelmente graças a degradação causada por Lavos).
104591_2545907250.jpg
Em uma entrevista com um dos diretores, foi revelado que o personagem Guile, durante a criação do jogo, deveria ter sido Magus, porém sua inclusão seria muito complexa para o jogo, portanto rabiscaram a porra toda e transformaram-no em Guile, um mágico "em busca de um enigma". Guile não tem importância nenhuma pro jogo, nem ao menos como personagem secundário ele tem importância.
Chrono Trigger DS - O final "novo"
104592_2545907250.png
A versão DS possui um final a mais que tenta explicar o que houve.
Neste final, ao invés de enfrentar Lavos em "Day of Lavos", os heróis de Chrono Trigger enfrentam o "Dream Devourer" em uma nova era chamada "Time's Eclipse". Lá, Magus aparece, tenta libertar Schala e não consegue. Schala diz que nenhum tipo de força pode libertá-la, pede para que Magus desista e envia-o para o "presente" (1000AD).
Magus, inconformado com sua impotência, apaga sua própria memória.
Este final daria credibilidade ao Magus como sendo Guile.
Aceitar este final seria como aceitar que a importância de Magus para Chrono Cross e Schala foi a mesma que a de Guile, ou seja: Nenhuma.
E...Magus realmente abandonaria a irmã deste jeito? Depois de crescer no ano 600AD e passar a vida inteira buscando um meio de voltar e se vingar de Lavos, não seria mais correto pressupor que Magus buscaria outra forma de salvar a irmã? Sei não...a impressão que tive é que este final parece fanfic. Fecha o circulo, mas fecha com um put* gosto amargo e descarta um personagem importante como se fosse chinelo velho.
Ufa! Terminei. Obrigado se leu até o final, foi bom colocar tudo em perspectiva. A ausência de Magus em Chrono Cross é o maior mistério da série, em minha opinião, e poderia ser uma ponte para um novo jogo, mas não creio que veremos isso tão logo, infelizmente.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.471
Reações
60.319
Pontos
1.253
Ótima postagem.

Acabaram estragando parte da história de Chrono Trigger com esse Chrono Cross.
Muita coisa na história não faz sentido em CC.
Furos furos e mais furos.
E mais confusão.

Por isso eu digo que não deve haver uma sequência,e nem remake (só relançamento).
 

Makunouchi Ippo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.798
Reações
6.839
Pontos
694
agora está tarde, mas vou salvar para ler depois
parece bem interessante pelo pouco que li
belo tópico :kjoinha
 

Caius Ballad

Bam-bam-bam
Mensagens
846
Reações
876
Pontos
283
Já zerei o Trigger há muito tempo atrás, mas pretendo rejoga-lo e já engatar o Cross que nunca joguei. Bom tópico. Lerei dps para evitar spoiler.
 

xogum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.238
Reações
25.630
Pontos
759
Porque que esses japas adoram FODER a história dos RPGs nas sequências com tramas complicadas demais e sem sentido?

Foi assim em Chrono Cross, Final Fantasy X-2 e XIII-2 e 3 só citar algumas.
 

xogum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.238
Reações
25.630
Pontos
759
Eu nem considero CC sequência de Trigger.
 


felipmts

Supra-sumo
Mensagens
783
Reações
1.108
Pontos
173
Porque que esses japas adoram FODER a história dos RPGs nas sequências com tramas complicadas demais e sem sentido?

Foi assim em Chrono Cross, Final Fantasy X-2 e XIII-2 e 3 só citar algumas.

Eu penso o contrário. Ter se livrado daquele enredo infantil, clichê e sem profundidade do Trigger de "super adolescentes que vão salvar o mundo do mal" digno de DBZ foi um grande avanço. Fora o fato do Cross oferecer um gameplay bem menos linear e personagens principais com um desenvolvimento e background bem construídos nem se fala, já é um diferencial enorme.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.471
Reações
60.319
Pontos
1.253
Eu penso o contrário. Ter se livrado daquele enredo infantil, clichê e sem profundidade do Trigger de "super adolescentes que vão salvar o mundo do mal" digno de DBZ foi um grande avanço. Fora o fato do Cross oferecer um gameplay bem menos linear e personagens principais com um desenvolvimento e background bem construídos nem se fala, já é um diferencial enorme.

Facepalm.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.471
Reações
60.319
Pontos
1.253
Eu acho que já vi você falando uma vez...


Sério mano,o enredo de Chrono Trigger foi pica das galáxias na sua época,e ainda é.
Não é um enredo muito complexo,na verdade é até simples,mas é rico,emocionante,com muitos plot twists marcantes.
E a narrativa impulsiona esse excelente enredo do jogo.

Os personagens de Chrono Trigger tem um desenvolvimento claramente visível,e certamente bem construído.
Só ver o que o Magus representa quando aparece pela primeira vez,e depois em Zeal.

Mas não precisa ter background pra ser bom.
Se for assim a história de Earthbound não é boa também,já que nenhum personagem tem um "background",onde o jogo explica tudinho - nem mesmo o Giygas que é de longe o melhor personagem do jogo.

Complexo não significa melhor.
 

felipmts

Supra-sumo
Mensagens
783
Reações
1.108
Pontos
173
Eu acho que já vi você falando uma vez...


Sério mano,o enredo de Chrono Trigger foi pica das galáxias na sua época,e ainda é.
Não é um enredo muito complexo,na verdade é até simples,mas é rico,emocionante,com muitos plot twists marcantes.
E a narrativa impulsiona esse excelente enredo do jogo.

Os personagens de Chrono Trigger tem um desenvolvimento claramente visível,e certamente bem construído.
Só ver o que o Magus representa quando aparece pela primeira vez,e depois em Zeal.

Mas não precisa ter background pra ser bom.
Se for assim a história de Earthbound não é boa também,já que nenhum personagem tem um "background",onde o jogo explica tudinho - nem mesmo o Giygas que é de longe o melhor personagem do jogo.

Complexo não significa melhor.

Não é ruim, a trama em si é boa mas está longe de ser essa "pica das galáxias" toda. A começar pelo personagem principal que é bem deslocado na história(sério, se Crono sumisse no meio do jogo, não faria falta nenhuma) e não tem nenhum passado. Personagens como a Lucca tem uma história interessante mas é mal explorada no jogo. Outros personagens como Frog acho uma abominação apesar de ter lá o seu carisma.

Acho que no Cross, o conceito de "viajar no tempo" foi utilizado de uma maneira mais criativa e o enredo em si foge dessa formula desgastada de "salvar o mundo de um grande mal".

E sim, personagens principais do CT tem desenvolvimento sim mas de forma muito mais simples que no CC. E pra mim um background, interação e desenvolvimento complexos fazem toda a diferença ao imergir no enredo. Mas claro, cada um tem suas preferencias: uns preferem a simplicidade do CT outros a complexidade e profundidade do CC.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.471
Reações
60.319
Pontos
1.253
Não é ruim, a trama em si é boa mas está longe de ser essa "pica das galáxias" toda. A começar pelo personagem principal que é bem deslocado na história(sério, se Crono sumisse no meio do jogo, não faria falta nenhuma) e não tem nenhum passado. Personagens como a Lucca tem uma história interessante mas é mal explorada no jogo. Outros personagens como Frog acho uma abominação apesar de ter lá o seu carisma.

Acho que no Cross, o conceito de "viajar no tempo" foi utilizado de uma maneira mais criativa e o enredo em si foge dessa formula desgastada de "salvar o mundo de um grande mal".

E sim, personagens principais do CT tem desenvolvimento sim mas de forma muito mais simples que no CC. E pra mim um background, interação e desenvolvimento complexos fazem toda a diferença ao imergir no enredo. Mas claro, cada um tem suas preferencias: uns preferem a simplicidade do CT outros a complexidade e profundidade do CC.

Mas complexidade não quer dizer melhor.

Você está avaliando CT erroneamente,como se ele fosse obrigado a ter essa complexidade toda.

A simplicidade dele é excelente.

Crono não tem passado...e daí?
Precisa ter pra ser bom?
A proposta do personagem é parecida com a de Zelda,onde você é ele e ele é você.

Na moral,o Crono no enredo de CT é um personagem muito mais emocionante e imersivo do que um Shepard da vida,que só fala fala fala e não apresenta emoção ou sentimento algum,pelo menos no Mass Effect 2.

O enredo de Chrono Cross falhou em tentar ser uma sequência complexa de CT,pois só causou complicação,confusão e inúmeros furos na história.

A história de CT pode ser resumida a salvar o mundo do grande mal,mas primeiro:
Me fala que a maioria dos jogos,até os complexos,não são assim.
Segundo :
O resumo é muito raso,pois os acontecimentos e histórias ficam de lado,como o misterioso Lavos.
Por falar nele,você disse que CT não tem profundidade...só esse personagem já é muito profundo,e aliás ele é uma das peças chave no enredo bagunçado de CC.
Outro personagem que apesar de não ter background,mas é profundo,é o Nu.

CT é aquele tipo de jogo que também deixa rastros pra você interpretar,e esses rastros tem uma base sólida criada pelo enredo top de linha,assim como Shadow of the Colossus que possui muitas semelhanças,pois é simples e tem ótima base para fazer interpretações.

Enfim,você deve analisar o enredo pelo o que ele é,não pelo que você queria que fosse.
Na proposta dele,ele é um dos melhores.
 

felipmts

Supra-sumo
Mensagens
783
Reações
1.108
Pontos
173
Mas complexidade não quer dizer melhor.

Você está avaliando CT erroneamente,como se ele fosse obrigado a ter essa complexidade toda.

A simplicidade dele é excelente.

Crono não tem passado...e daí?
Precisa ter pra ser bom?
A proposta do personagem é parecida com a de Zelda,onde você é ele e ele é você.

Tem uma diferença aí. A proposta do CT é mostrar um enredo em equilíbrio com um gameplay assim como outros jogos de jrpg. Legend of Zelda tem foco apenas no gameplay e é justamente nisso que os jogos da série se destacam. Então não acho que faça sentido comparar Crono com Link já que na minha concepção, LoZ não precisa ter um enredo pra ser bom no que se propõe. Pra mim o protagonista de CT precisaria sim ser bem construído pois isso acaba por proporcionar mais imersão e interação na história. Só pelo simples fato do Crono "ser você" não significa que ele deva ser um personagem sem vida. Jogos como Dragon Age Origins e KOTOR que o digam.

Na moral,o Crono no enredo de CT é um personagem muito mais emocionante e imersivo do que um Shepard da vida,que só fala fala fala e não apresenta emoção ou sentimento algum,pelo menos no Mass Effect 2.
Isso é subjetivo. Estou jogando o Chrono Trigger de novo(acabei de começar pois quero tirar conclusões melhores sobre(embora eu ache que a minha opinião não vai mudar) e estou na parte da igreja da idade média) e até agora o Crono se mostrou apenas um "personagem fantasma", quase como um robô.
snes9x_2015_04_17_01_44_44_312.png

O enredo de Chrono Cross falhou em tentar ser uma sequência complexa de CT,pois só causou complicação,confusão e inúmeros furos na história.
Nem vejo como uma sequencia e sim como jogos que se passam no mesmo universo.

A história de CT pode ser resumida a salvar o mundo do grande mal,mas primeiro:
Me fala que a maioria dos jogos,até os complexos,não são assim.
Segundo :
O resumo é muito raso,pois os acontecimentos e histórias ficam de lado,como o misterioso Lavos.
Por falar nele,você disse que CT não tem profundidade...só esse personagem já é muito profundo,e aliás ele é uma das peças chave no enredo bagunçado de CC.
Outro personagem que apesar de não ter background,mas é profundo,é o Nu.
Mas eu não disse que tudo no Trigger se resume apenas à "salvar o mundo do grande mal". Quis dizer que esse era o propósito principal do jogo. Claro que tem coisas além disso mas a história principal se centra nisso e pra mim, só o fato do Cross abandonado essa temática, já considero um avanço. Sobre o Lavos, ele tem um aprofundamento no Trigger mas tudo é bem simples. Na minha opinião, poderiam ter aprofundado muito mais e mostrado de forma mais detalhada e interação dele com outras partes no enredo.

CT é aquele tipo de jogo que também deixa rastros pra você interpretar,e esses rastros tem uma base sólida criada pelo enredo top de linha,assim como Shadow of the Colossus que possui muitas semelhanças,pois é simples e tem ótima base para fazer interpretações.

Enfim,você deve analisar o enredo pelo o que ele é,não pelo que você queria que fosse.
Na proposta dele,ele é um dos melhores.
Usar o fato do jogo deixar coisas em aberto para serem interpretadas como justificativa para falta de profundidade e simplicidade excessiva não faz sentido. Um jogo pode muito bem ter um personagem com um bom background e uma boa interação com outros elementos e ainda sim ter partes interpretáveis(um exemplo é FFVII, Sephiroth e a relação dele com jenova, Shinra e os Ancients). E pra mim isso só torna tudo mais interessante e instigante sobre os fatos do enredo em si.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.471
Reações
60.319
Pontos
1.253
Tem uma diferença aí. A proposta do CT é mostrar um enredo em equilíbrio com um gameplay assim como outros jogos de jrpg. Legend of Zelda tem foco apenas no gameplay e é justamente nisso que os jogos da série se destacam. Então não acho que faça sentido comparar Crono com Link já que na minha concepção, LoZ não precisa ter um enredo pra ser bom no que se propõe. Pra mim o protagonista de CT precisaria sim ser bem construído pois isso acaba por proporcionar mais imersão e interação na história. Só pelo simples fato do Crono "ser você" não significa que ele deva ser um personagem sem vida. Jogos como Dragon Age Origins e KOTOR que o digam.


Isso é subjetivo. Estou jogando o Chrono Trigger de novo(acabei de começar pois quero tirar conclusões melhores sobre(embora eu ache que a minha opinião não vai mudar) e estou na parte da igreja da idade média) e até agora o Crono se mostrou apenas um "personagem fantasma", quase como um robô.
snes9x_2015_04_17_01_44_44_312.png


Nem vejo como uma sequencia e sim como jogos que se passam no mesmo universo.


Mas eu não disse que tudo no Trigger se resume apenas à "salvar o mundo do grande mal". Quis dizer que esse era o propósito principal do jogo. Claro que tem coisas além disso mas a história principal se centra nisso e pra mim, só o fato do Cross abandonado essa temática, já considero um avanço. Sobre o Lavos, ele tem um aprofundamento no Trigger mas tudo é bem simples. Na minha opinião, poderiam ter aprofundado muito mais e mostrado de forma mais detalhada e interação dele com outras partes no enredo.


Usar o fato do jogo deixar coisas em aberto para serem interpretadas como justificativa para falta de profundidade e simplicidade excessiva não faz sentido. Um jogo pode muito bem ter um personagem com um bom background e uma boa interação com outros elementos e ainda sim ter partes interpretáveis(um exemplo é FFVII, Sephiroth e a relação dele com jenova, Shinra e os Ancients). E pra mim isso só torna tudo mais interessante e instigante sobre os fatos do enredo em si.

Começando pelo fim do seu post.
CT tem BASE MUITO BOA pra deixar você interpretar,porque a história criou isso de uma forma coerente e competente.
Ele não é simplesmente um jarro vazio,sem nenhuma base pra você interpretar,cheia de furos,como a história podre de Dark Souls.
Inclusive foi um dos jogos que mais fizeram os jogadores ficarem pensando depois de termina-lo,ou mesmo durante a jogatina.

O Crono tem vida sim,e muita até.
Não precisa ter passado,o jogo começa com você no presente,em 1000 A.D,seria desnecessário e desinteressante contar o passado do Crono.
A interação na história?
Suas ações com ele que o definem.
Não adianta cara,a proposta do personagem é outra,e se encaixa perfeitamente nela.
Analise pelo que é,não pelo que você quer.

Lavos não precisa ser aprofundado mais do que foi : o que contam dele e o que acontece casa direitinho com o enredo de CT.
Sem contar que mesmo não sendo tão aprofundado,ele é um dos mais profundos que tivemos em toda a história dos games.

Digo e repito,você está a
avaliando CT como se fosse obrigado a ter história complexa,com background detalhado e tudo mais.

Parece até que jogou Chrono Cross antes de Chrono Trigger...

Mas olha pra você ver:
Então seguindo sua lógica,Dishonored tem enredo melhor que Shadow of the Colossus,porque é mais complexa?

Tá vendo cara,esse negócio de analisar se baseando em preferências não dá,acaba sendo injusto.
 

Havokdan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.489
Reações
10.062
Pontos
764
Its War!!!! Por isso meu J-RPG favorito sempre foi e será Star Ocean 2. :D
Zerei o CT ano passado no emulador do DS, jogo ótimo, do CC que joguei bem pouco, só gostei da ótima OST.

 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.171
Reações
175.477
Pontos
2.234
Pô, é conhecido o fato de que o Guile seria o Magus em Cross, mas o enredo foi ficando complicado, não conseguiram encaixar e tiraram. O Kato disse.

"Masato Kato: To let the cat out of the bag, in the early stages of development, Guile was indeed meant to be Magus. In our original plan, the true identity of Guile was supposed to be Magus after the events in Trigger. (At the end of Trigger, Magus [a.k.a. Janus in Trigger and Magil in Radical Dreamers] disappeared into a Time Gate to go searching for his big sister, Schala, who was lost somewhere in time.) However, as the game's development progressed and we decided to use such a huge number of playable characters, we decided not to make him be Magus. We thought it was impossible to portray the relationship between Magus and Schala adequately in this game. So we changed tracks, made the colors of the Magus character design paler, and turned him into Guile, the magician. In a way, it's a pity, as I really would like to have seen the valiant figure of Magus come to life again."

Preferiram encaixar aqueles 1564841 personagens imbecis em Chrono Cross.

Ao meu ver, Cross seria bom se não fosse da série Chrono, mas em sendo parte da série, EU acho horroroso. Prefiro mil vezes as maluquices de Radical Dreamers.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.015
Reações
102.497
Pontos
1.299
Eu digo que acho o enredo de Crono Trigger fascinante, e resolvi dar uma chance ao jogo (fazia anos que não jogava RPG de turno) só pelo fato de ter lido o enredo na wikipédia, até agora não me decepcionei nem um pouco.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.471
Reações
60.319
Pontos
1.253
Eu digo que acho o enredo de Crono Trigger fascinante, e resolvi dar uma chance ao jogo (fazia anos que não jogava RPG de turno) só pelo fato de ter lido o enredo na wikipédia, até agora não me decepcionei nem um pouco.

O_O

Você é doido.
Perdeu grande parte da experiência mano.
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.688
Reações
22.768
Pontos
803
primeiro, CC não tem viagem temporal.
segundo, ng critica a qualidade de CC, mas ele não funciona como sequencia de CT.
um pessoal já disse que CC está mais pra universo expandido de CT.
kra , eu curtir CC demais na minha primeira jogada, porem qdo se chega em chronnopolis o jogo desanda.
não ficaria surpreso se alguém chegar com uma teoria maluca que serge morreu em algum ponto da historia e a parte do Miguel em diante não passasse de um sonho.
e o pior q depois daquele samba louco os kra socam shala e lavos no enredo.
 

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.043
Reações
11.481
Pontos
1.024
Eu não acho Chrono Cross ruim, tem coisas não explicadas, mas também abre muita margem para imaginação dos eventos. Gosto da complexidade, apesar de tudo tem muita coisa que realmente encaixa, só que é difícil de conciliar. Quem terminou o jogo sabe que principalmente quando o jogo está chegando ao fim, vem uma porrada de informação complicada de uma vez, é difícil assimilar.

Não somente como continuação, mas como um jogo próprio, acho que Chrono Cross faz um bom trabalho.

Descobrir que Lynx na verdade é o pai do Serge "modificado" pelo FATE é triste...

Existe uma teoria sobre um dos personagens de Chrono Cross ser o Crono:

Traduzido do Chrono Compendium

Miguel
miguel.gif


  • Crono tinha aproximadamente 16 anos em 1000AD. Chrono Cross acontece no ano 1020. Miguel aparentemente é um homem de meia idade.
  • Miguel tem o cabelo avermelhado, apesar de usa-lo em um estilo diferente. Ele não usa roupas tropicais como os demais em El Nido.
  • Miguel é extremamente forte, mais que qualquer um nas ilhas. Além disso, a cor predominante dos ataques dele é branca. Crono, em Chrono Cross, deveria ser da cor amarela por conta de seus ataques de raio, mas o ataque mais forte de Crono é a Luminaire, que Miguel usa e que tem a cor branca.
  • Leena é a filha de Miguel, e ela é muito parecida com o que qualquer um esperaria de uma filha entre Crono e Marle: É basicamente a Marle com cores do Crono. Seu nome também é muito similar a Leene, que é o nome da rainha de Guardia em 600AD (que Marle conhece durante a aventura). Seu nome encaixaria como sendo uma homenagem. Embora sua "avó" e "irmã" vivam em Arni, elas não são nem um pouco parecidas, então é possível pressupor que após Miguel ficar preso no Dead Sea, uma velha mulher provavelmente acolheu Leena como sua neta, já que ela não tinha mais nenhuma família.
  • A cena onde você encontra Miguel também se destaca muito. Ele aparenta saber muita coisa sobre toda a situação de Lavos. E se observar cuidadosamente, o pequeno "fantasma" de Crono está sempre próximo a ele, e permanesse em pé logo atrás dele quando ele morre.
Então...o que aconteceu para que Crono fosse parar no arquipelago de El Nido?
Alguns eventos em Chrono Cross informam que Porre invadiu e conquistou Guardia. Um dos finais no jogo de PS1 mostram que isso ocorreu no ano 1005AD. Não é possível determinar o que exatamente aconteceu com Marle, mas é possível pressupor: Como rainha de Guardia ela pode ter sido morta, aprisionada ou se escondeu em algum canto, possivelmente organizando um contra ataque. Sabendo que as coisas tomariam um rumo ruim, ela encarrega Crono de escapar com sua filha. Ele vai para o mais longe possível de Guardia com Leena, parando em um vilarejo tranquilo em uma ilha, e em seguida muda seu nome para não ser encontrado.
Tem também alguns contra argumentos para essa teoria:
  • Crono é canhoto, Miguel é destro
  • Enquanto que Miguel é incrivelmente forte, ele também esteve preso no tempo para o que seriam dez anos no mundo fora do Dead Sea. Não é possível determinar quanto tempo passou para Miguel. Também considere o quanto Serge fica forte durante o jogo, o que durou apenas alguns meses.
  • É um jogo, e como em filmes, raramente pessoas relacionadas se parecem. Considerem Wakka e Chappu.
  • Miguel sabe muita coisa, mas ao mesmo tempo ele fica preso em uma cidade do futuro que esteve estudando toda a história e linhas temporais divergentes. Considerando que ele não tinha muito o que fazer já que esteve preso, provavelmente ele passou este tempo estudando o banco de dados deles.

Essas teorias forçam um pouco a imaginação pra vários eventos não explicados.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.471
Reações
60.319
Pontos
1.253
Nada, tá certo que o macro eu já sei, mas o game tem umas reviravoltas tão legais e é tão divertido e caprichado, que não faz tanta diferença.
Acredite,faz sim.
Os acontecimentos e a história do jogo se tornam outros quando você não sabe de nada.Você fica mais envolvido e seus pensamentos e suas decisões se tornam mais pesadas.

É tipo eu jogar Shadow of The Colossus sabendo de tudo.
Tira muita graça do jogo.

Eu falo isso por experiência própria.
Apesar de ter achado SotC bonzão,como vi meu irmão jogando,não me envolvi com ele.
Em contrapartida,CT eu joguei tudo sem saber quase nada,e eu fiquei completamente envolvido.
Foi uma experiência muito mais agradável.

Se você tivesse jogado sem saber a história,provavelmente você iria achar a história muito melhor do que você já acha.
 

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.043
Reações
11.481
Pontos
1.024
Acredite,faz sim.
Os acontecimentos e a história do jogo se tornam outros quando você não sabe de nada.Você fica mais envolvido e seus pensamentos e suas decisões se tornam mais pesadas.

É tipo eu jogar Shadow of The Colossus sabendo de tudo.
Tira muita graça do jogo.

Eu falo isso por experiência própria.
Apesar de ter achado SotC bonzão,como vi meu irmão jogando,não me envolvi com ele.
Em contrapartida,CT eu joguei tudo sem saber quase nada,e eu fiquei completamente envolvido.
Foi uma experiência muito mais agradável.

Se você tivesse jogado sem saber a história,provavelmente você iria achar a história muito melhor do que você já acha.

Deixa o menino jogar :klol
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.773
Reações
11.462
Pontos
1.344
Nunca joguei nenhum da série chrono, mas pretendo jogar futuramente, depois que eu fechar o ff7 e o mario rpg, ele é o próximo, ontem comecei o final fantasy VII, final de semana irei continuar, e como joguei ele em 98, não lembro de muita coisa, é praticamente um jogo novo,
 

raphaelhonda

Habitué da casa
Mensagens
184
Reações
145
Pontos
68
Joguei primeiro o Trigger para depois jogar o Cross.

Tive algumas impressões já de cara, o Cross você viaja entre dimensões paralelas, mas no mesmo tempo, já fiquei com a pulga atrás da orelha, milhares de personagens para se recrutar com história sem pé e nem cabeça. Tentaram inovar com tendências da época e saiu esse monstro aí, a história tinha um grande potencial para ser absurda e com tantas mudanças acabou murchando, tanto é que para uma "continuação" da franquia do CT, teve pouco êxito e sucesso.

E sim, eu gostei do jogo e zerei mais de uma vez.

Outra observação é que ele foi na mesma época do final fantasy 8 se eu não me engano, que tbm tentaram inovar e cagaram.
 

xogum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.238
Reações
25.630
Pontos
759
Eu penso o contrário. Ter se livrado daquele enredo infantil, clichê e sem profundidade do Trigger de "super adolescentes que vão salvar o mundo do mal" digno de DBZ foi um grande avanço. Fora o fato do Cross oferecer um gameplay bem menos linear e personagens principais com um desenvolvimento e background bem construídos nem se fala, já é um diferencial enorme.



Desculpa cara, mas a história de CC não faz o menor sentido.
 

felipmts

Supra-sumo
Mensagens
783
Reações
1.108
Pontos
173
Desculpa cara, mas a história de CC não faz o menor sentido.

Tá bom cara, cada um tem sua opinião e preferencias. Joguei o Trigger bem antes e ainda prefiro CC por ter um aprofundamento bem maior nos personagens e além de não ser absurdamente clichê como Trigger além do gameplay bem menos limitado, como eu já disse. Se você se refere às ligações dele com o Trigger, eu não dou a mínima pra isso, prefiro ver como dois jogos independentes e prefiro uma história complexa, densa e "sem sentido" do que a uma história alegrinha e clichê. E também outra coisa que me irrita no Trigger é a maneira infantil e tosca que a história é contada, exemplo é na parte da "idade média" no começo do jogo em que vc precisa salvar a uma princesa para que a Marle não deixe de existir, então salvo ela e volto até o quarto onde a Marle desapareceu e ela volta assim do nada e fala mais ou menos isso: "nossa, eu tava num lugar escuro. A morte é assim mesmo?" de uma maneira totalmente escrota como se "deixar de existir" fosse como ter ido no banheiro e voltado...

Estou jogando o Trigger de novo e até agora minha opinião não mudou em nada, e tbm pretendo re-jogar o Cross quando terminar ele.

Ps: já vi pelo menos umas 4 vezes que dá a maior treta nesse fórum falar que acha CC melhor que CT(ou criticar qualquer jogo cultuado) então melhor parar. :klol
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.471
Reações
60.319
Pontos
1.253
Tá bom cara, cada um tem sua opinião e preferencias. Joguei o Trigger bem antes e ainda prefiro CC por ter um aprofundamento bem maior nos personagens e além de não ser absurdamente clichê como Trigger além do gameplay bem menos limitado, como eu já disse. Se você se refere às ligações dele com o Trigger, eu não dou a mínima pra isso, prefiro ver como dois jogos independentes e prefiro uma história complexa, densa e "sem sentido" do que a uma história alegrinha e clichê. E também outra coisa que me irrita no Trigger é a maneira infantil e tosca que a história é contada, exemplo é na parte da "idade média" no começo do jogo em que vc precisa salvar a uma princesa para que a Marle não deixe de existir, então salvo ela e volto até o quarto onde a Marle desapareceu e ela volta assim do nada e fala mais ou menos isso: "nossa, eu tava num lugar escuro. A morte é assim mesmo?" de uma maneira totalmente escrota como se "deixar de existir" fosse como ter ido no banheiro e voltado...

Estou jogando o Trigger de novo e até agora minha opinião não mudou em nada, e tbm pretendo re-jogar o Cross quando terminar ele.

Ps: já vi pelo menos umas 4 vezes que dá a maior treta nesse fórum falar que acha CC melhor que CT(ou criticar qualquer jogo cultuado) então melhor parar. :klol

Seu problema é avaliar Chrono Trigger de acordo com a sua preferência.

Olha,eu gosto de histórias complexas.Caso contrário eu não tocaria em Metal Gear Solid.Mas eu prefiro histórias simples.No entanto,admito que a história de Metal Gear Solid é top demais.Uma das melhores da história.

Agora,não dá pra falar que a história de Chrono Trigger é narrada de forma "infantil e tosca".

Não é treta que tá dá criticar Chrono Trigger.Fórum é assim mesmo,deve ter discussões,mas suas críticas devem ser coerentes.O modo que você está analisando CT,baseado em gosto/preferência,é incoerente pois além de não condizer com o que o jogo tem e passa,ela é injusta.

Toda e qualquer análise deve ser imparcial.
 
Topo Fundo