O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ciência da Computação, ou Engenharia da Computação?

stefano4d

Supra-sumo
Mensagens
1.593
Reações
344
Pontos
159
Fala aí pessoal. Não sei se esta seria a área mais adequada pro tópico ou se o ideal seria movê-lo para o Vale Tudo, mas enfim.
Como visto pelo título, estou em dúvida sobre qual carreira seguir no mercado de TI. A única certeza que eu tenho é que quero estar nessa área, pois é algo pelo qual tenho muita afinidade.
Pesquisando pelas internerds e também analisando as disciplinas de cada curso na grade da Unisinos (faculdade que vou cursar), tem aquela divisão que indica que BCC é mais voltada pra programação, software e um pouco de mundo acadêmico, e a engenharia é mais focada em hardware e eletrônica. A questão em engenharia também envolve as disciplinas comuns pra todas as engenharias(física, química, etc) que eu considero por não serem matérias muito úteis ao profissional de TI.
Feita essa analise e vendo pela experiência dos que fizeram essas faculdades aqui, a minha maior questão é a seguinte.
Pro mercado, sera que tem muita diferenciação pra esses profissionais? No Brasil tem aquele velho "preconceito" em que a engenharia sempre está num pedestal superior, mas na área de TI não sei dizer se isso se repete. Essa dúvida me vem em mente pois em questão de curso, eu iria preferir fazer BCC por ter disciplinas mais ligadas diretamente com o assunto, enquanto a engenharia tem algumas meio desviadas. A diferença entre os cargos dos dois profissionais seria grande o suficiente pra valer a pena esse leve desvio?
Abraço a todos!

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Cara, ao menos aqui em POA o mercado específico para engenheiros da computação é muito menor que para pessoas formadas em CC. Dito isso, as chances de trabalhar em cargos "comuns" de TI tendo qualquer um dos cursos é alta. (cargos relacionados a desenvolvimento de software ou infraestrutura) Meio que não vai fazer muita diferença entre ter Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou até Análise de Sistemas.

Aí as tuas ambições de carreira que dizem no que você vai querer se especializar e para onde você vai. Depois que se tem experiência não é muito difícil conseguir emprego em outro lugar e se mudar para perto de um polo de determinada área, por exemplo. Porém, isso normalmente não existe para estágios e tudo mais, então vale a pena avaliar o que tem mais oportunidades perto de onde você pretende estar enquanto estiver cursando a faculdade.

Agora, se isso não é simplesmente a questão de "escolher um curso" e você gosta mais de uma área do que da outra, então eu acho que vale a pena fazer o curso sobre o que gosta mais.

Eu sou (quase) formado em CC e onde eu estudava meio que 60% do pessoal mexia com infraestrutura (redes, servidores, etc.), uns 30% com desenvolvimento de software (programadores, analistas de sistema, analista de testes, etc) e o resto não tava na área ainda. Eu, por exemplo, trabalho com automação de testes, que é parte da área de análise de qualidade mas consiste em passar o dia em tarefas tecnicas (programação, basicamente).
 

stefano4d

Supra-sumo
Mensagens
1.593
Reações
344
Pontos
159

Interessante, essa duvida quando ao mercado específico e salários é uma das coisas que mais me deixou em dúvida. Além disso esqueci de mencionar que a única experiência que tenho com programação atualmente é em automação industrial, mas espero que não seja algo de dura adaptação.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 

AzraelKnight

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.732
Reações
11.357
Pontos
1.053
Se a intenção é ser pedreiro da TI, faz um curso no SENAI que você fica de boa.
Se for ter uma carreira de sucesso, tanto faz o curso.
Se for para mexer com hardware, Engenharia é melhor. Se não, Ciência.

Porém, eu vejo CC e Análise de Sistemas como "pré-requisito" para o que importa: pós-graduação.
Quando se mexe com projetos, sua habilidade em programar é ignorada e uma pós vai ditar mais o rumo da carreira.
Engenharia de Software (uma pós) é muito bom para alavancar os salários.
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Interessante, essa duvida quando ao mercado específico e salários é uma das coisas que mais me deixou em dúvida. Além disso esqueci de mencionar que a única experiência que tenho com programação atualmente é em automação industrial, mas espero que não seja algo de dura adaptação.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Ao meu ver o salário de TI é tipo o carro amarelo do F-Zero :P
A gente consegue ter um inicial razoavelmente bom, bem acima de outras áreas. Porém, quanto mais a gente cresce menos o salário cresce proporcionalmente. Ex.: Pode ser contratado como junior ganhando uns 2.5 ~ 3k em uma empresa boa, mas teu salário de sênior fica estagnado em 6k/7k e pouco, enquanto em outras áreas o cara pode começar ganhando 1.5 / 1.8k mas um cargo de gerência rende muito mais (10k+).

O caminho natural pra muita gente é mover para gerente de pessoas ou de projetos após alcançar os tetos de sênior/consultor nas suas áreas. Aí vem a dica do @AzraelKnight de fazer uma pós/mba/certificações/especializações/etc. dependendo de onde se quer ir.

O salário vai flutuar muito de área para área e também de acordo com a região. Um salário trabalhando na zona nobre de são paulo é mais que o dobro daqui de poa, mas o custo de vida também é muito mais alto. E um cara que trabalha como desenvolvedor em uma empresa pequena vai ganhar muito menos que um cara que é consultor SAP pago por hora, por exemplo. (porém, uma academia SAP é uma fortuna)

Creio que o curso de engenharia deve te dar pré-requisitos pra fazer pós em outras áreas da engenharia caso tu queira migrar, já o de CC não sei se dá tanta opção.

Hoje em dia o LinkedIn é uma boa ferramenta pra ver como está o mercado em determinadas regiões, se tem bastante oportunidade e quais empresas estão lá. Novamente, ir para um lugar com Polo tecnológico é (quase) garantia de emprego na área de TI.
 

stefano4d

Supra-sumo
Mensagens
1.593
Reações
344
Pontos
159
Ao meu ver o salário de TI é tipo o carro amarelo do F-Zero [emoji14]
A gente consegue ter um inicial razoavelmente bom, bem acima de outras áreas. Porém, quanto mais a gente cresce menos o salário cresce proporcionalmente. Ex.: Pode ser contratado como junior ganhando uns 2.5 ~ 3k em uma empresa boa, mas teu salário de sênior fica estagnado em 6k/7k e pouco, enquanto em outras áreas o cara pode começar ganhando 1.5 / 1.8k mas um cargo de gerência rende muito mais (10k+).

O caminho natural pra muita gente é mover para gerente de pessoas ou de projetos após alcançar os tetos de sênior/consultor nas suas áreas. Aí vem a dica do @AzraelKnight de fazer uma pós/mba/certificações/especializações/etc. dependendo de onde se quer ir.

O salário vai flutuar muito de área para área e também de acordo com a região. Um salário trabalhando na zona nobre de são paulo é mais que o dobro daqui de poa, mas o custo de vida também é muito mais alto. E um cara que trabalha como desenvolvedor em uma empresa pequena vai ganhar muito menos que um cara que é consultor SAP pago por hora, por exemplo. (porém, uma academia SAP é uma fortuna)

Creio que o curso de engenharia deve te dar pré-requisitos pra fazer pós em outras áreas da engenharia caso tu queira migrar, já o de CC não sei se dá tanta opção.

Hoje em dia o LinkedIn é uma boa ferramenta pra ver como está o mercado em determinadas regiões, se tem bastante oportunidade e quais empresas estão lá. Novamente, ir para um lugar com Polo tecnológico é (quase) garantia de emprego na área de TI.

Vou seguir essa dica do LinkedIn assim que possível.
Quanto a questão de polos próximos, tenho a vantagem de morar relativamente perto da Unisinos, e consequentemente, do polo tecnológico. Assim que surgir oportunidades lá, irei atrás. Valeu cara, obrigado também ao @AzraelKnight pelas dicas!
Se alguém quiser acrescentar algo a mais à discussão, até para ajudar outras pessoas com as mesma dúvida fique a vontade. A princípio minha opção será CC mesmo

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 


Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.725
Reações
13.725
Pontos
803
Nem um nem outro

recomendacao de alguem aqui q pulou fora de CC no 4º periodo pq ta feia a area de TI no hue.
 

AzraelKnight

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.732
Reações
11.357
Pontos
1.053
A princípio minha opção será CC mesmo
Sem querer atrapalhar, mas atrapalhando...: verifique se não vale a pena fazer o curso de Tecnólogo em Ciências da Computação... assim você economiza 2 anos da sua vida e estuda algo focado na profissão (menos matérias idiotas como direito do trabalho, administração de pessoas, etc). Analise o conteúdo programático da faculdade e compare os dois cursos, geralmente a grade reduzida acaba não sendo nenhuma perda significativa quanto ao curso completo).
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.665
Reações
9.493
Pontos
653
Apinfo tb é muito bom para ver as tendências nas suas respectivas regiões.

Abçs.
 

stefano4d

Supra-sumo
Mensagens
1.593
Reações
344
Pontos
159
Sem querer atrapalhar, mas atrapalhando...: verifique se não vale a pena fazer o curso de Tecnólogo em Ciências da Computação... assim você economiza 2 anos da sua vida e estuda algo focado na profissão (menos matérias idiotas como direito do trabalho, administração de pessoas, etc). Analise o conteúdo programático da faculdade e compare os dois cursos, geralmente a grade reduzida acaba não sendo nenhuma perda significativa quanto ao curso completo).
Na Universidade em questão o mais próximo disse seriam Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Segurança da Informação... Analisando as duas eu perderia algumas cadeiras que me pareceram interessantes pela vontade de compreender mesmo (inteligência artificial, sistemas operacionais)... Mas nesse caso é de opinião própria, sem seguir a razão. E o tecnólogo aqui é 3 anos... Não sei se tem alguma diferença, mas nesse caso eu vejo que vale "gastar" um ano a mais

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.665
Reações
9.493
Pontos
653
Na Universidade em questão o mais próximo disse seriam Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Segurança da Informação... Analisando as duas eu perderia algumas cadeiras que me pareceram interessantes pela vontade de compreender mesmo (inteligência artificial, sistemas operacionais)... Mas nesse caso é de opinião própria, sem seguir a razão. E o tecnólogo aqui é 3 anos... Não sei se tem alguma diferença, mas nesse caso eu vejo que vale "gastar" um ano a mais

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
Rapaz, essas matérias são chatas pra kct, mas de qualquer forma eu recomendo vc ir mesmo pra CC de preferência em uma grande faculdade. Fazer CC te abre muito mais oportunidades, enquanto que os cursos de tecnólogos te engessam bastante em um seguimento.

Abçs.
 

alef360

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.652
Reações
3.880
Pontos
734
Nem um nem outro

recomendacao de alguem aqui q pulou fora de CC no 4º periodo pq ta feia a area de TI no hue.

mas no quarto período tu concluiu isso?
o mercado de TI é o que menos sofreu com a crise. eu estou no último semestre e direto recebo contato via linkedin de headhunters. aí tenho que recusar porque ainda não formei.

a área de TI exige gente qualificada igual qualquer outra, a diferença é que com TI você tem várias opções pra se qualificar.

eu faço estágio de 6h/dia e ganho mais que alguns amigos que se formaram em adm. tenho dois amigos engenheiros (um hidrico e um mecanico) que estão há mais de seis meses sem conseguir emprego, participando de diversos processos seletivos.

@op

se vc curte ou tem interesse, recomendo que faça sim. eu tô pra me formar em CC (Bacharelado), e apesar de ter algumas matérias consideradas "inutéis", o curso te dá uma ótima base. mas muito vai ter que partir de você. e não faça tecnólogo, não vale a pena.
 

AzraelKnight

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.732
Reações
11.357
Pontos
1.053
Rapaz, essas matérias são chatas pra kct,
Não são "chatas". São "técnicas" demais. Sistema Operacional é muito legal de aprender.
IA eu achei chato pois não via aplicação (a gente só conseguia acelerar busca e ordenação...).
Mas quem mexe com automação tirar melhor proveito.
E para quem gosta de "inovar", é um prato cheio. Difícil é manter "a chama acesa".
 

trevz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.466
Reações
26.085
Pontos
1.109
Depende da área que vc vai querer trampar, mas é mais o que vc falou mesmo, CC = desenvolvimento, engenharia = hardware e eletrônica.

Eu não pensaria 2x e partiria pra desenvolvimento, tem um mercado amplo demais.

Porém eu escolheria algum tecnólogo de curta duração, no máximo estourando 3 anos, já fiz um tempo de CC e a grade era zuada demais, várias matérias inúteis pro mercado de trabalho, vc acaba tendo que estudar dobrado pra dar conta da faculdade + aprender o que realmente o mercado pede.

Faz um tecnólogo e se encha de certificações/pós/especializações das áreas que vc tenha mais afinidade.
 

stefano4d

Supra-sumo
Mensagens
1.593
Reações
344
Pontos
159
mas no quarto período tu concluiu isso?
o mercado de TI é o que menos sofreu com a crise. eu estou no último semestre e direto recebo contato via linkedin de headhunters. aí tenho que recusar porque ainda não formei.

a área de TI exige gente qualificada igual qualquer outra, a diferença é que com TI você tem várias opções pra se qualificar.

eu faço estágio de 6h/dia e ganho mais que alguns amigos que se formaram em adm. tenho dois amigos engenheiros (um hidrico e um mecanico) que estão há mais de seis meses sem conseguir emprego, participando de diversos processos seletivos.

@op

se vc curte ou tem interesse, recomendo que faça sim. eu tô pra me formar em CC (Bacharelado), e apesar de ter algumas matérias consideradas "inutéis", o curso te dá uma ótima base. mas muito vai ter que partir de você. e não faça tecnólogo, não vale a pena.
A parte do LinkedIn parece ser um pré requisito mesmo... Vou observar a melhor maneira de me portar nessa parte.
Não são "chatas". São "técnicas" demais. Sistema Operacional é muito legal de aprender.
IA eu achei chato pois não via aplicação (a gente só conseguia acelerar busca e ordenação...).
Mas quem mexe com automação tirar melhor proveito.
E para quem gosta de "inovar", é um prato cheio. Difícil é manter "a chama acesa".
Eu tenho curiosidade por essas matérias. Sou curioso por tecnologia em geral, tanto é que não desgrudo aqui da pasta (mesmo não postando muito)

Depende da área que vc vai querer trampar, mas é mais o que vc falou mesmo, CC = desenvolvimento, engenharia = hardware e eletrônica.

Eu não pensaria 2x e partiria pra desenvolvimento, tem um mercado amplo demais.

Porém eu escolheria algum tecnólogo de curta duração, no máximo estourando 3 anos, já fiz um tempo de CC e a grade era zuada demais, várias matérias inúteis pro mercado de trabalho, vc acaba tendo que estudar dobrado pra dar conta da faculdade + aprender o que realmente o mercado pede.

Faz um tecnólogo e se encha de certificações/pós/especializações das áreas que vc tenha mais afinidade.

A grade da minha universidade parece ser bacana, e me dá matérias optativas que vou aplicar de acordo com a carreira que estiver seguindo mais pro fim

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 

Trevorian

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.550
Reações
2.714
Pontos
994
Tanto CC, como sistemas, sao validas, sou formado em CC. O que vai contar muito vai ser sua especialização depois. Onde eu trabalho a exigência mínima era T. I, o que pesou foi a experiência e especialização. Pelo amor de Deus, inglês, no mínimo avançado. Saiu uma pesquisa aí que acho, que so 30% das pessoas dessa área tem um bom inglês. E isso está matando as empresas, com muitas contas globais isso se tornou um grande problema.

Enviado de meu Vibe K5 usando sinal de fumaça.
 
Ultima Edição:

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Pelo amor de Deus, inglês, no mínimo avançado.
Bem lembrado. Inglês abre portas nas maiores empresas do mundo. Qualquer vaga com salário melhor normalmente vai envolver projetos com times distribuídos em países diferentes e todo mundo falando inglês.

Eu cansei de ver gente com potencial que não podia tentar vagas boas porque não tinha inglês. Eu mesmo trabalhei em uma empresa em que o mais importante era ter inglês, as coisas de análise de qualidade (processos, técnicas, etc.) eles ensinavam lá dentro.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.870
Reações
3.938
Pontos
1.544
Legal o tópico. Sou advogado há alguns anos mas a vontade de fazer CC ou EC voltou no último ano, com inclinação para CC mesmo. Quero muito aprender a construir e configurar coisas e se puder ganhar dinheiro com isso tá show.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
Não faz diferença.

O que importa vai ser aonde vai se especializar, sua experiência nessa especialização e certificação na mesma.
 

attempt

Bam-bam-bam
Mensagens
5.634
Reações
839
Pontos
309
Vou seguir essa dica do LinkedIn assim que possível.
Quanto a questão de polos próximos, tenho a vantagem de morar relativamente perto da Unisinos, e consequentemente, do polo tecnológico. Assim que surgir oportunidades lá, irei atrás. Valeu cara, obrigado também ao @AzraelKnight pelas dicas!
Se alguém quiser acrescentar algo a mais à discussão, até para ajudar outras pessoas com as mesma dúvida fique a vontade. A princípio minha opção será CC mesmo

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Tô tendo várias cadeiras com o povo de CC na Unisinos e recomendo.
 

Dugout

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
200
Reações
88
Pontos
714
Cara, ambos vão te permitir atuar na ampla área da informática. Porém o mercado é mais aquecido na parte de TI, na parte de desenvolvimento. Sou formado em EC e trabalho basicamente com desenvolvimento de sistemas, sem extensão pra parte de hardware, FPGA e coisas do tipo. Se eu voltasse no tempo eu seguiria um conselho que um Professor me deu antes de entrar na faculdade, com essa sua mesma dúvida, vai para CC, são 4 anos e tu foge de algumas matérias complicadas que tem na Engenharia, como física 1 ao 3, calculo 1 ao 4, sinais e sistemas, controle e etc.
 

stefano4d

Supra-sumo
Mensagens
1.593
Reações
344
Pontos
159
Cara, ambos vão te permitir atuar na ampla área da informática. Porém o mercado é mais aquecido na parte de TI, na parte de desenvolvimento. Sou formado em EC e trabalho basicamente com desenvolvimento de sistemas, sem extensão pra parte de hardware, FPGA e coisas do tipo. Se eu voltasse no tempo eu seguiria um conselho que um Professor me deu antes de entrar na faculdade, com essa sua mesma dúvida, vai para CC, são 4 anos e tu foge de algumas matérias complicadas que tem na Engenharia, como física 1 ao 3, calculo 1 ao 4, sinais e sistemas, controle e etc.

Pois é, as cadeiras básicas de engenharia aparentemente não tem uso nenhum na computação (principalmente química geral).
Quanto a parte de hardware, tem matérias optativas na Unisinos que me permitem fazer algumas dessas, se eu sentir necessidade
Esqueci de mencionar, como tenho técnico em eletrotécnica, tenho uma base de eletrônica.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 

alef360

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.652
Reações
3.880
Pontos
734
Cara, ambos vão te permitir atuar na ampla área da informática. Porém o mercado é mais aquecido na parte de TI, na parte de desenvolvimento. Sou formado em EC e trabalho basicamente com desenvolvimento de sistemas, sem extensão pra parte de hardware, FPGA e coisas do tipo. Se eu voltasse no tempo eu seguiria um conselho que um Professor me deu antes de entrar na faculdade, com essa sua mesma dúvida, vai para CC, são 4 anos e tu foge de algumas matérias complicadas que tem na Engenharia, como física 1 ao 3, calculo 1 ao 4, sinais e sistemas, controle e etc.

Fiz CC na Unifesp e aqui não rola fugir dos calculos hahaha
Física eu fiz só uma, agora cálculo foi do 1 ao 3, depois tive o númerico.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Sobre a engenharia, esse mantra que Análise/CC = Software e Engenharia = Hardware não é bem assim. O engenheiro de computação tem a atribuição do artigo 9 do CREA - resumidamente, pode fazer quase tudo o que o Eng. Eletricista tem como atribuição, com exceção óbvia da alta tensão, prediais e o c***lho. Coisas como Telecom, embarcados, automação, e por aí vai. Fora, obviamente a programação.

Problema é que a engenharia de computação anda foda ultimamente. Totalmente escanteada e tem lugar que nem enxerga a gente como engenheiro: Esses dias vi um processo de trainee pra engenharia em geral e até produção eles aceitavam, mas Computação não. Enxergam a galera da EC mais como um analista com vidro elétrico. Tem colega meu de turma que tá trampando com Web, outros desenvolvendo jogos... Nenhum sequer se preocupou em tirar o Crea.

Eu com a cabeça que tenho hoje não me meteria a fazer Engenharia, se fosse pra trabalhar na TI. Faria mais um tecnólogo e uma boa pós, mesmo. Forma mais rápido, vai direto ao ponto e de quebra escapa de umas buchas.
 

[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.758
Reações
4.827
Pontos
1.194
Graduação Superior na T.I é muito relativo, principalmente se tratando de expectativa de salário, trabalho na maior empresa do estado com se não o maior um dos maiores setores de T.I (Rio Grande do Sul)

90% dos Gestores dessas áreas não são formados em curso específicos, não conheço NENHUM graduado nesses cursos lá, Geralmente a formação acadêmica para cargos de liderança e que geralmente são de melhor remuneração a graduação desejada é administração mesmo.

Quando falamos da área especifica; bom eu sou Analista Sênior em Oracle DBA, fiz cursos e tenho know-how forte na área de banco de dados / dashboards e uso de ferramentas de B.I trabalho MUITO com PL/SQL e SQL em geral e por trabalhar lá dentro 90% dos meus colegas não tem graduação e quando tem não e na área de atuação.

Mas..... Dezenas de certificados, magento,php,c++,javascript,dba,(até vba) entre dezenas de outros certificados.

A Galera viaja muito no que se diz respeito na teoria, ou seja o que a grade diz, o que o curso tem de proposta com palavrinhas eloquentes tendenciosas e que traçam uma carreira que dificilmente existe.

Verdade seja Dita, T.I é PURA experiência e vontade de aprender, a graduação é uma base forte mas não é tudo E sempre mantenha suas expectativas quanto salário baixas, esse mercado está prostituído, é necessário se destacar MESMO.

Enfim, Afinidade com T.I não vai manter você num curso desses, então TENHA um pouco de experiência no setor, trabalhando no dia á dia num setor desses e ENTÃO tu vai ter certeza se é o que vc quer ( e nem que vc faça isso como menor aprendiz, mas sério, veja o dia dia dessas áreas )

P.S: Sou formado em Gestão da Qualidade (ISO e AFINS e faço a segunda graduação em Gestão Ambiental )
 
Topo Fundo