O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ciclo do conhecimento geral/básico em informática

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.236
Reações
24.236
Pontos
1.419
Galera, notei algo "bizarro" agora que voltei a estudar. Vou explicar.

Estou com 29 anos e sou um dos "tiozões" das turmas de engenharia, com o detalhe que tenho tido muita aula partilhada com várias outras engenharias. Como não consegui eliminar a matéria, estou tendo que fazer algo com que trabalho a anos: aulas de CAD.
Eis que percebo algo que me parece absurdo... A geração mais nova do que eu NÃO SABE mexer num computador com Windows! Nas aulas aparecem todos os tipos de problemas mais básicos que qualquer um que tenha entre 25~35 sabe resolver com facilidade, coisas como:

Mouse não mover o ponteiro e a pessoa não saber checar se o mesmo esta pelo menos conectado atrás do computador.
Dificuldade EM NAVEGAR POR PASTAS pra achar um arquivo salvo.
Dificuldade com comandos básicos como o copiar e colar.
Lerdeza e falta de destreza extrema pra mover o ponteiro.
Falta de destreza pra lidar com várias pastas abertos, a pessoa "se perde".

Enfim, não consigo compreender como uma geração que era pra ter crescido mexendo em Word, Excel e na internet tem tanta dificuldade com coisas básicas, pois imagino que todos tenham tido pelo menos um Notebook com um Windows menos intuitivo do que o atual.

Acho curioso que pareço pertencer a um vão nas gerações de tecnologia... Os mais velhos que eu não conseguem se encontrar num Smartphone ou usar a internet de forma eficiente. Os mais novos se acostumaram tanto a ter tudo mais intuitivo que perderam a capacidade de se virar ou usar uma interface que não seja aprimorada pro "touch", plug & play, etc. Inclusive é algo que notei com meus irmãos também, pois ambos jogam em PC desde criança e ambos não sabem formatar um computador, espetar uma placa de vídeo ou atualizar um driver, algo que um "PC gamer" com mais de 20 anos deveria achar extremamente básico.

Isso é uma impressão particular minha ou pessoas que trabalham com edução ou tem um contato com esse público também notou isso nessa transição de tecnologias mais "intuitivas" e fáceis de usar?
 

Velho Buk

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
577
Reações
455
Pontos
748
É isso mesmo. Dou aula de ensino técnico e também para faculdade. Nos últimos 2 anos eu tenho que ensinar o básico de windows e de usar computador, pois maioria que chega não sabe nada e grande parte nunca utilizou um pc. Ai qualquer coisinha vira uma tarefa monstra. É uma geração que cresceu com touch e smartphone.
 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Mensagens
25.335
Reações
9.417
Pontos
1.804
Sim é isso mesmo, a geração nova realmente não sabe e não tem interesse. Aqui onde trabalhamos e a mesma coisa quando vamos contratar, tipo pegamos pessoas que.nai sabem o básico que deveriam aprender ou já estar sabendo na faculdade.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando o Tapatalk
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.236
Reações
24.236
Pontos
1.419
É isso mesmo. Dou aula de ensino técnico e também para faculdade. Nos últimos 2 anos eu tenho que ensinar o básico de windows e de usar computador, pois maioria que chega não sabe nada e grande parte nunca utilizou um pc. Ai qualquer coisinha vira uma tarefa monstra. É uma geração que cresceu com touch e smartphone.

Sim é isso mesmo, a geração nova realmente não sabe e não tem interesse. Aqui onde trabalhamos e a mesma coisa quando vamos contratar, tipo pegamos pessoas que.nai sabem o básico que deveriam aprender ou já estar sabendo na faculdade.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando o Tapatalk

Isso é muito alienígena pra mim, sério. No meu tempo de escola a gente já fazia trabalho usando Word e Excel e agora eu tenho que pegar a função no grupo de laboratório de ser o redator do relatório pq a galera não sabe formatar um texto ou até mesmo suar o Word. Tem um cara no meu grupo que fez a parte dele digitando num app de celular!!!

Isso é muito sinistro pq apesar dessa geração não ter tido muito contato o mercado de trabalho inteiro EXIGE saber o básico de informática ainda e não o básico de Smartphone e redes sociais. Eu não me veria contratando 80% da minha sala nem pra um estágio...
 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Mensagens
25.335
Reações
9.417
Pontos
1.804
Isso é muito alienígena pra mim, sério. No meu tempo de escola a gente já fazia trabalho usando Word e Excel e agora eu tenho que pegar a função no grupo de laboratório de ser o redator do relatório pq a galera não sabe formatar um texto ou até mesmo suar o Word. Tem um cara no meu grupo que fez a parte dele digitando num app de celular!!!

Isso é muito sinistro pq apesar dessa geração não ter tido muito contato o mercado de trabalho inteiro EXIGE saber o básico de informática ainda e não o básico de Smartphone e redes sociais. Eu não me veria contratando 80% da minha sala nem pra um estágio...
Cara é tenso isso, agora imagine aqui onde trabalho onde somos uma empresa de ERP o cara deveria saber o minimo de SQL e o cara não sabe? -_-' muito ruim... e sabemos que não é a faculdade o problema e sim esta nova geração que não tem interesse em nada.
 
Ultima Edição:

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.611
Pontos
1.254
Na minha turma da faculdade EAD (que eu só sei que existe nas provas ehuehuahuehuha) tudo adolescente ou jovens mal sabem programar, aliás, nem sabem o básico de montagem e manutenção de micros, a maioria pedem ajuda nos fórum de discussão ou com os tutores sobre isso
 


Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.790
Reações
39.102
Pontos
2.044
Isso faz parte do emburrecimento das pessoas em virtude da preguiça. Galerinha nova quer tudo mastigadinho, senão fica entediada. Se o conhecimento não cai na sua frente, não vão atrás buscar.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.620
Reações
133.528
Pontos
2.139
geração smartphone.
eu noto isso com os vendedores aqui do setor comercial, eu sou acionado constantemente pra resolver coisas do tipo "cara, tinha uma pasta aqui e sumiu". (não achava o atalho pra pasta".

eu realmente não me importo, já que tô ganhando bem pra isso.
 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Mensagens
25.335
Reações
9.417
Pontos
1.804
Isso faz parte do emburrecimento das pessoas em virtude da preguiça. Galerinha nova quer tudo mastigadinho, senão fica entediada. Se o conhecimento não cai na sua frente, não vão atrás buscar.
E não é só isso as vezes cai na frente só que os caiporas não absorvem o conhecimento... Uma b*sta isso.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando o Tapatalk
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.236
Reações
24.236
Pontos
1.419
E não é só isso as vezes cai na frente só que os caiporas não absorvem o conhecimento... Uma b*sta isso.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando o Tapatalk

Isso é, informação é o que não falta.... Eu tenho ficado bem puto com o grupo da faculdade, uma b*sta professor ficar obrigando a fazer trabalho em grupo, ai caio com essa molecada que só sabe usar smartphone e tenho que fazer tudo.
 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Mensagens
25.335
Reações
9.417
Pontos
1.804
Isso é, informação é o que não falta.... Eu tenho ficado bem puto com o grupo da faculdade, uma b*sta professor ficar obrigando a fazer trabalho em grupo, ai caio com essa molecada que só sabe usar smartphone e tenho que fazer tudo.
Por isso não gosto de trabalho em Grupo. Acho uma b*sta isso. Odeio depender dos outros.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Urundeuva

Bam-bam-bam
Mensagens
1.904
Reações
3.364
Pontos
303
Tenho 47 anos e fiz faculdade tem 2 anos e agora to num curso técnico, a minha dificuldade é que nunca "decorei" como digitar com a mão no teclado. Isso me atrapalhou e atrapalha na produção de textos, aprendi bastante coisa do Word quando tive que fazer meu TCC e não sei fazer planilhas complexas e outras coisas no Excell, por não ter que usar mesmo. Mas sempre que precisava ia no google e fazia.
Isso se deve que minha parte na informática era formatar e montar PC, usava net so para putaria e fórums, etc. E eu fiz curso de digitação em máquina de escrever, mas fiquei 25 anos sem usar para trabalho.
Mas pessoal direto me chamava na aulas e me chama no curso técnico até para ligar os PCs, salvar algo etc.
Quando mostrei meu 1° trabalho no Powerpoint todo mundo queria saber como eu montei aquilo. Mudança de gerações.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.146
Reações
35.299
Pontos
1.053
maioria da garotada de 20 anos nunca viu um computador na vida, só celular ou tablet.
vai aprender quando começa a trabalhar e olha lá.
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.236
Reações
24.236
Pontos
1.419
maioria da garotada de 20 anos nunca viu um computador na vida, só celular ou tablet.
vai aprender quando começa a trabalhar e olha lá.

Acho que não, cara! Tenho certeza que essa galera toda teve contato com computador, talvez não o suficiente pra aprenderem a se virar no ambiente do mesmo... Ou como meus irmãos, nunca com um interesse além do "como piratear jogo X".
 

Fatofi

Lenda da internet
Mensagens
29.327
Reações
11.692
Pontos
1.614
Quando me colocaram em um cursinho de informática com 7 anos era bastante normal ter que se virar no DOS, hoje em dia nem sabem o que é isso

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.620
Reações
133.528
Pontos
2.139
Quando me colocaram em um cursinho de informática com 7 anos era bastante normal ter que se virar no DOS, hoje em dia nem sabem o que é isso

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
As vezes eu abro umas janelas de terminal e deixo rodando um ping ou tracert. Deixo elas lado a lado e vou pegar um capuccino. Quem passa pela minha mesa vê e me olha pensando "HACKERMAN"

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.588
Reações
10.463
Pontos
753
É. Mostrei os caminhos da master race e dos torremos para meu primo de 12 anos.

Ele agora nao desgruda do note dos pais, ja que só tinha console e tablet e smart, claro.

Nao sei se criei um demonho ou salvei a criatura.
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.869
Reações
26.850
Pontos
1.844
Não acho que não é ter contato com computador, mas como as coisas são melhores hoje em dia e dão menos problema o pessoal so sabe usar o que esta ali que usam no dia a dia, nunca precisaram formatar, desfragmentar, rodar chdsk, abrir cmd... pessoal so usa coisas básicas e não se interessa em ir mais a fundo. O pessoal mais velho não teve essa opção, dava muito problema, muito pau, gambiarras eram essenciais, limitação de hardware fazia o pessoal aprender a fazer malabarismo com o que tinha, hoje como tudo é mais poderoso e os sistemas estão melhores (talvez porque tudo é mais poderoso) o pessoal não tem a NECESSIDADE de aprender isso.

Eu com 35 vive uma fase de transição, do surgimento da internet e sempre fui curioso e quis aprender mais e mais sobre como a coisa funcionava, hoje a maioria não precisa entender como funciona, apenas usa, se da problema, é algo fora do que eles estão habituados

Sem falar que antes tudo novo, era um programa novo, pra falar era o IRC, ai pra por algo a mais tinha o script do IRC, pra ouvir musica era o Winamp, mas pra baixar era o Napster, ver video era Windows Media ou outros como mPlayer, mas precisava do Codec, que voce baixava o video no Torrent...

Hoje tudo se resume a sistemas e ambientes fechados, musica Spotify, falar tudo no facebook, que é no navegador, ver video, navegador, ate jogar vai direto no navegador...
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
E eu achando que a molecada atual era mais esperta, e que tinham mais facilidade para mexer com computadores do que a 20 anos... Pois hoje em dia o Windows é bem menos complicado de se mexer, pois a interface é mais facilitada e feita para quase qualquer pessoa com o mínimo conhecimento usar... Até para formatar e instalar o Windows é mais fácil...

Quando comecei a 20 anos a maioria era Windows 95 e 98, mas tinha muitos cursos, eu não precisei fazer, mas não sei se hoje em dia existem cursos como existiam naquele tempo, por isso talvez o emburrecimento da molecada.
 

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.766
Reações
16.021
Pontos
994
Vixi...


Eu não imaginaria isso, mas faz sentido. Percebo também que a maioria dos jovens nem tem computador mais, fazem tudo pelo celular ou tablet e no máximo tem um notebook pra fazer uns trabalhos e etc.. Faz sentido que não saibam usar um Windows da vida.
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.588
Reações
10.463
Pontos
753
E eu aqui querendofazer o reverso da geraçao atual de mongoloides, e quero kmontar meu master race desktop tradionaaaal pois acho a melhor opçao ainda.
 

Stuttz1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.633
Reações
3.286
Pontos
453
Nego ao sabe acessar rede social.
Uma dica, está fazendo engenharia? Saia dessa furada. Mercado ta osso, tô conseguindo me manter empregado com maior sufoco.

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk
 

renderfox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.441
Reações
10.110
Pontos
1.349
Isso parece generalizado. E não é só com computadores. Até quem usa o smartphone, não aproveita coisas básicas.
Já perdi as contas de quantas vezes alguém perdido pergunta o endereço com smartphone com internet na mão.
Ou fica espantado quando digo: "Vamos levantar, o ônibus já vai fazer a curva". Alguns segundos depois aparece o ônibus.
Parece que as pessoas não "conectam" o conhecimento com o uso.
 

Yo_dragon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.250
Reações
24.257
Pontos
784
Hoje tudo se resume a sistemas e ambientes fechados, musica Spotify, falar tudo no facebook, que é no navegador, ver video, navegador, ate jogar vai direto no navegador...
Você se esqueceu dos APPs. Acho que é minha maior birra com S.O. de Smartphones... Tudo é APP. Enquanto por um lado facilita ter um app ali na tela principal já disponível ao alcance de um toque, por outro muitas vezes acaba sendo algo forçado e que só serve pra encher a memória do celular mais rápido. Quer comentar nesse site? Baixe nosso app. Quer desconto no produto X? Baixe nosso app. :kzangado
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.611
Pontos
1.254
Você se esqueceu dos APPs. Acho que é minha maior birra com S.O. de Smartphones... Tudo é APP. Enquanto por um lado facilita ter um app ali na tela principal já disponível ao alcance de um toque, por outro muitas vezes acaba sendo algo forçado e que só serve pra encher a memória do celular mais rápido. Quer comentar nesse site? Baixe nosso app. Quer desconto no produto X? Baixe nosso app. :kzangado
Por falar em APP uma coisa que estou vendo é que a Adobe está migrando ou mesclando a maioria dos seus programas para o smartfone, tipo, usar Photoshop e até o Animate no smartfone, por isso a maioria dos jovens mal sabe mexer no computador hoje em dia tamanha facilidade que está sendo hoje em dia os app's
 

Yo_dragon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.250
Reações
24.257
Pontos
784
Por falar em APP uma coisa que estou vendo é que a Adobe está migrando ou mesclando a maioria dos seus programas para o smartfone, tipo, usar Photoshop e até o Animate no smartfone, por isso a maioria dos jovens mal sabe mexer no computador hoje em dia tamanha facilidade que está sendo hoje em dia os app's
Sim, coisa como editores de texto já foram faz tempo e a galera já tá se acostumando assim (embora o PC com mouse e teclado seja infinitamente mais rápido pra executar certas ações). Agora queria saber como seria o Photoshop pro smart. Deve servir só pra editar as selfies da galerinha descolada. :ksafado
 

Notwen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.166
Reações
7.002
Pontos
703
Começo a acreditas naqueles prints de : Aperte Alt + F4 para ganhar algo em jogos multiplayer e logo em seguida aparece uns 3-5 desconectando..
PC literalmente virou coisa de tio... (MASTER RACE não é PC, é MASTER RACE!)


Você se esqueceu dos APPs. Acho que é minha maior birra com S.O. de Smartphones... Tudo é APP. Enquanto por um lado facilita ter um app ali na tela principal já disponível ao alcance de um toque, por outro muitas vezes acaba sendo algo forçado e que só serve pra encher a memória do celular mais rápido. Quer comentar nesse site? Baixe nosso app. Quer desconto no produto X? Baixe nosso app. :kzangado

melhor que esses apps pedem permissões ótimas.. app de compra e querem acesso a suas fotos, contatos, microfone.. :ksafado
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.588
Reações
10.463
Pontos
753
Isso parece generalizado. E não é só com computadores. Até quem usa o smartphone, não aproveita coisas básicas.
Já perdi as contas de quantas vezes alguém perdido pergunta o endereço com smartphone com internet na mão.
Ou fica espantado quando digo: "Vamos levantar, o ônibus já vai fazer a curva". Alguns segundos depois aparece o ônibus.
Parece que as pessoas não "conectam" o conhecimento com o uso.
Na brasileirândia, voces ficaria enojado ao saber que essas pessoas que se perdem com um GPS online no bolso, na verdade nao tem uma conexao movel decente, ou aparelhos rapidos o bastante para que a tarefa seja mais rapida do que perguntar.

Experiencia propia, estou com um smart b*sta e nao me atrevo a usar google maps, pois pode travar tudo.
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.869
Reações
26.850
Pontos
1.844
Você se esqueceu dos APPs. Acho que é minha maior birra com S.O. de Smartphones... Tudo é APP. Enquanto por um lado facilita ter um app ali na tela principal já disponível ao alcance de um toque, por outro muitas vezes acaba sendo algo forçado e que só serve pra encher a memória do celular mais rápido. Quer comentar nesse site? Baixe nosso app. Quer desconto no produto X? Baixe nosso app. :kzangado
Mas apps são fechados em si, ate pelo conceito de sandbox, o que quis dizer é que antes tudo precisava de um monte de peças, abrir um video, era o app de baixar, o app de ver, os codecs, a conversão...
Hoje a maioria dos apps são fechados em seus ecosistemas, e são poucos que usam coisas mais avançadas, é aquela velha historia do iOS vs Android, que iOS tem updates por anos e ai o user de android diz que ele instala o ROM

O usuário padrão não instala ROM, não muda root, não mexe no sistema, mas antigamente pra usar qualquer coisa, para ter coisas funcionando, ou você sabia fazer essas coisas ou não usava, não tinha outra opção...

O usuario avançado se tornou um nicho, enquanto antes a computação era um nicho de usuários avançados...
 

Fernando N

Habitué da casa
Mensagens
68
Reações
134
Pontos
53
Normal isso. Os mais velhos, que nunca foram de usar computador, agora usam smartphone; quem tem entre 20 e 30 anos e desde a infância usou computador, agora também está migrando para o celular; adolescente só usa computador se for pra jogar.

Com o tempo, esses computadores de mesa só serão uteis mesmo pra que trabalha com informática.

Eu tava assistindo uma aula de arquitetura de computadores e, em certo momento, o professor perguntou pra uma aluna alguma coisa que eu não me lembro sobre a configuração do computador dela, ela simplesmente respondeu que não tinha computador; não sei se é babaquice minha ou se é realmente estranho pensar que alguém que está cursando ensino superior em alguma área relacionada à informática não tenha um computador em casa.

Por outro lado, acho que essa falta de conhecimento pode ser causada pela preguiça mesmo.
Quando estagiava como suporte, eu tinha que ficar sempre ensinando as mesmas coisas para as mesmas pessoas e mais de uma vez, eram coisas simples, como baixar algum programa pirata ou formatar um pc, (algo que quem cursava técnico em informática tinha a obrigação de saber) é só procurar no google que aprende, mas parecia que o pessoal de lá não sabia tomar a iniciativa de fazer isso, só aprendia se tivesse alguém do lado ensinando.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.594
Reações
10.561
Pontos
1.389
As vezes eu abro umas janelas de terminal e deixo rodando um ping ou tracert. Deixo elas lado a lado e vou pegar um capuccino. Quem passa pela minha mesa vê e me olha pensando "HACKERMAN"

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk

ahhhh caramba hhahahhaha acontece comigo também. Na verdade mexo com trabalhos administrativos mas trabalhei em suporte técnico por um tempo então vira e mexe o pessoal me chama para configurar impressoras e rede. Daí quando passo em frente ao pessoal me chamam de: o cara da informática,hacker etc etc
 

Stronger

Supra-sumo
Mensagens
560
Reações
1.789
Pontos
183
Normal. Hoje a galera sai do ensino superior sem nem saber escrever letra cursiva, ué.

Eu já tive vários colegas, desenvolvedores linux, que não sabiam nem o que era runlevel. Tinha um que nem sabia trocar de terminal, ele logava e deslogava toda vez pra trocar o user.
 
Topo Fundo