O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Cientistas imprimem primeiro coração 3D com tecido humano

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.963
Reações
26.987
Pontos
1.844
É a primeira vez que a ciência reproduz, usando uma impressora, o órgão exatamente como ele é: com células, veias, ventrículos e átrios.

Imagine que você tem um problema cardíaco que exige um transplante de coração – mas, em vez de esperar uma doação, você pudesse fazer um órgão novo em uma impressora 3D.

Por enquanto, esse é apenas um sonho. Mas a ciência está trabalhando para que, num futuro não tão distante, ele vire realidade. É o caso de pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, que conseguiram imprimir um coração 3D com tecido humano. O modelo criado pelos israelenses é pioneiro, porque tem todas as estruturas de um coração real: veias, ventrículos e átrios. Nenhum estudo até agora havia obtido sucesso nesse feito.

Para chegar a esse resultado, os estudiosos colheram amostras de gordura de pessoas. Em seguida, separaram células em si dos materiais extracelulares, que consistem majoritariamente em proteínas.

As células foram reprogramadas para se transformarem em células-tronco, capazes de gerar qualquer tipo de tecido do corpo. Com isso, o que eram células do tecido adiposo viraram células cardíacas e de vasos sanguíneos.

Já as proteínas foram transformadas em algo que os pesquisadores chamaram de biotinta, com consistência de gel. Esse gel funciona como a cola que mantém as células-tronco unidas em forma de coração. Após vários testes, os cientistas chegaram ao modelo final. Ele não é do tamanho do nosso – tem apenas 3 centímetros, o mesmo que o coração de um coelho ou uma cereja.

O coração 3D não tem a capacidade de bombear sangue. Mas esse é o plano dos experts israelenses para os próximos experimentos. Eles também pretendem transplantar os coraçõezinhos em animais para ver se funcionam.

A expectativa é que, em breve, nós também possamos desfrutar dessa tecnologia. “Talvez, em dez anos, os melhores hospitais do mundo tenham órgãos impressos e esses procedimentos [criá-los e imprimi-los]seja feito rotineiramente”, diz Tal Dvir, principal autor do estudo. Tomara!

FONTE: https://super.abril.com.br/saude/cientistas-imprimem-primeiro-coracao-3d-com-tecido-humano/
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
Negócio impressionante. Acho que ainda estaremos vivos para ver aplicações em perfeitas condições de uso desse tipo de tecnologia. Em 10 anos como falam não sei mas não duvido dependendo do órgão.
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.963
Reações
26.987
Pontos
1.844
Negócio impressionante. Acho que ainda estaremos vivos para ver aplicações em perfeitas condições de uso desse tipo de tecnologia. Em 10 anos como falam não sei mas não duvido dependendo do órgão.
Fico pensando que se conseguirem isso para rins, ajudaria muita MUITA gente que vive a base de dialise.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
sensacional isso, eu já tinha visto alguém falar sobre essa técnica, não lembro se foi o átila ou o pirula, mas o mais da hora e que vc pode usar células da própria pessoa, imagino que isso possa diminuir a chance de rejeição

eu quero estar vivo pra ter um olho biônico, que enxerga infravermelho, dá zoom, fotografa/filma (tipo aquela parada do black mirror) e mostra informações como batimentos cardíacos, nível de glicose, etc kkkkkk
 


VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.963
Reações
26.987
Pontos
1.844
sensacional isso, eu já tinha visto alguém falar sobre essa técnica, não lembro se foi o átila ou o pirula, mas o mais da hora e que vc pode usar células da própria pessoa, imagino que isso possa diminuir a chance de rejeição

eu quero estar vivo pra ter um olho biônico, que enxerga infravermelho, dá zoom, fotografa/filma (tipo aquela parada do black mirror) e mostra informações como batimentos cardíacos, nível de glicose, etc kkkkkk
Eu acho que vai chegar um momento que a tecnologia vai nos possibilitar ter "upgrades" mas ai vai ter um monte de questão ética, ja estava lendo discussões sobre o CRISPR e como modificar fetos pode criar pais que modifiquem filhos e isso aumente mais diferenças sociais etc e já tem governo querendo matar a caneta contra a inovação... Mas uma coisa que aprendemos é que não se segura a inovação depois que uma porta é aberta... ainda prevejo um futuro meio cyber-punk com tais 'upgrades' e como pode ter governos indo contra, talvez certos upgrades precisem ser feitos com bio-hackers em um quarto escondido... bem estilo cyber-punk mesmo...

Vai gerar muita discussão, espero estar vivo para ver.
 

Larva Maligna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.712
Reações
18.431
Pontos
703
A ciência é maravilhosa. Tem que aplaudir esses cientistas e médicos. Que venham mais descobertas para beneficiar muitas pessoas.
 

Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.349
Reações
59.325
Pontos
2.184
Sonho, hein.

Fico pensando num futuro próximo, com esta tecnologia mais conhecida e barateada e a cura para todos tipos de câncer
Que futuro promissor
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
talvez certos upgrades precisem ser feitos com bio-hackers em um quarto escondido... bem estilo cyber-punk mesmo...
E já sei até o ano que vai se tornar realidade:

eu acho que isso está mais perto da realidade do que esse cyberpunk 2077 ae

image


alias, que jogo, pqp, devo ter zerado ele umas 30 vezes
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.188
Reações
44.449
Pontos
803
Só espero pelos sucesso dos cientistas envolvidos nessa pesquisa.

Tempos atrás postaram tópico sobre pesquisa sendo feita de lá que prevê a cura “do câncer “ dentro de pouco tempo (não creio, mas torço).
 

leotrix14

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.588
Reações
13.569
Pontos
1.139
70161


É o ano de 2025 e uma empresa enorme conhecida como The Union revolucionou o mundo da medicina criando órgãos humanos artificiais. O único problema é que as pessoas que se beneficiam do transplante ficam com uma dívida pesada com a empresa. Se as contas não são saldadas, indivíduos chamados repo-men vêm cobrar a dívida.

:kkk:kkk:klol:klol
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Será que rola um coração augmented?
 
Topo Fundo