O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Cinema X Séries de TV

Alan Shore

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.493
Reações
201
Pontos
544
Hoje eu estava no consultório médico esperanhdo minha vez, quando me deparei com uma matéria na revista Veja sobre como as séries de TV americanas estão se aproximando da qualidade do cinema, e como o cinema hollywoodiano, por outro lado, está ficando cada vez menos criativo e atraente para o público mais exigente.

Eu já tinha percebido um pouco isso, mas nunca tinha realmente parado pra pensar. Nem nunca discuti isso com ninguém. Vou tentar lembrar alguns pontos da matéria aqui, bem como incluir minha opinião, e ver o que vocês acham.

Bem, eu lembro que a matéria começava falando como os seriados de TV eram estáticos, os personagens não mudavam, e se o faziam, era pouco, e muitas séries falavam sobre a mesma coisa e basicamente, não havia inovação.

Até que uma série chegou. E essa série se chamava Família Soprano.

r9j2qa.jpg


Acompanhando Tony Soprano, um capitão de uma máfia suburbana em decadência, a Família Soprano foi o marco zero das séries de qualidade atuais. Pela primeira vez (segundo a matéria), um personagem evoluía, se transformava, e ficava mais complexo com o passar do tempo, uma característica antes só vista nos filmes. Esse conceito se tornou base para qualquer série dramática e mudou drasticamente não só o padrão de qualidade das séries, como o espectador que as procurava.

Então, as séries começaram a ousar cada vez mais e entraram em um boom criativo. Histórias e premissas totalmente originais chegaram à TV: Um professor de química que vira traficante e produtor de drogas ao descobrir que tem câncer terminal, um assassino em série que tem um código de ética e só mata outro assassinos, um médico viciado e que não liga pros pacientes, e muitos outros personagens diferentes e inovadores.

A matéria chegou a comparar a fase atual das séries de TV, com a explosão criativa dos filmes entre a década de 60 e 70.

33lzdjn.jpg


Enquanto isso, Hollywood fica na defensiva e entra em uma espiral de remakes e reboots. É difícil encontrar algo novo.

Os atores devem sempre ser jovens e bonitos. Enquanto no mundo da TV, das três séries melhores conceituadas atualmente (Mad Men, Boardwalk Empire e Breaking Bad), dois dos protagonistas são atores com mais de 40 anos, que não são exatamente modelos de beleza. Isso só contando essas três. O talento e a interpretação está pesando mais.

De um lado, o reconhecimento do talento, da evolução, os personagens densos e tramas complexas. Do outro, a preferência pelo que é belo, pelo que é fácil, pelo que é raso.

É claro que eu estou generalizando e falando estritamente de Hollywood. Ainda há filmes excelentes saindo todos os anos, assim como há séries lamentáveis. Mas parece que cada vez mais aumenta o número de porcarias no cinema , e cada ano vemos uma nova série boa estreando na televisão.

Eu mesmo, ano passado, passei uns 3 ou 4 meses sem assistir quase nenhum filme. No tempo livre que eu tinha, só queria ver alguma série.

Sempre vou gostar de cinema, mas cada vez mais os seriados estão ganhando um pouco do seu espaço.

E vocês?
 

Desann

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.975
Reações
6.131
Pontos
999
Eu também já vinha reparando nisso. Nunca teve tanta série boa ao mesmo tempo como nos dias atuais, já a quantidade de filmes bons parece estar decaindo ano após ano.
 

Dark_Schneider_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.435
Reações
16.541
Pontos
674
eu li essa materia, e reflete bem a realidade. Lá dizia que o publico que o cinema quer atrair é o masculino adolescente, os demais que se fodam. Ou procurem a TV, onde estao as produções de boa qualidade.
 


PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.611
Reações
38.888
Pontos
2.069
Acho que são duas mídias bem diferentes. Seria o mesmo que comparar novelas à cinema ou às séries.

E não acho que o cinema esteja decadente. Quem quer bons filmes, pode procurar que vai encontrar, de todos os gêneros.
A diferença é que agora as séries estão ficando mais populares por aqui, com o advento da internet e tudo mais. Antigamente as pessoas dependiam de TV a cabo pra poder assistí-las - agora são constantemente lançadas em DVD e muita gente faz download dos episódios.

Sobre os temas originais, acho que fica mais fácil colocar um tema inusitado numa série de TV, porque os roteiristas têm, digamos, um tempo ilimitado para desenvolver os personagens. No cinema o roteiro já tem que sair pronto, e não dá pra demorar muito até que o público conheça o protagonista. Tem que ser tudo bem mais rápido e dinâmico.

Sobre a qualidade, vai melhorando com o tempo, é claro. As séries estão muito mais elaboradas do que já foram, mas os filmes também.
 

Raddy

Lenda da internet
Mensagens
49.486
Reações
12.066
Pontos
1.762
Hoje em dia eu prefiro muito mais série do que filme.
Comédia, principalmente.

Além dos motivos já citados (entre eles a falta de inovação), confesso que não curto ficar 2 horas sentado, por exemplo, assistindo uma comédia no cinema, que hoje em dia anda muito fraco. Agora, se pego um episódio semanal de 20 minutos de Modern Family, eu já me cago de rir.
 

Johannah

Supra-sumo
Mensagens
3.804
Reações
15
Pontos
169
Séries p/ mim é como um prazer rápido e duradouro.
Em 40 minutos tu se sacia e se curte semana que vem tem mais.
É tipo um filme que tu adora e pode vê-lo todas as semanas de maneira inédita.

Hoje em dia há série sobre praticamente todos os assuntos, todos os gêneros, daí é dificil não ter uma que te agrade... no meu caso, várias!
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Johannah;7655972 disse:
Séries p/ mim é como um prazer rápido e duradouro.
Em 40 minutos tu se sacia e se curte semana que vem tem mais.
É tipo um filme que tu adora e pode vê-lo todas as semanas de maneira inédita.

Hoje em dia há série sobre praticamente todos os assuntos, todos os gêneros, daí é dificil não ter uma que te agrade... no meu caso, várias!

Tirou as palavbras de minha boca ou melhor do meu teclado.

Penso da mesma forma que você.
 
D

Deleted member 146544

"Séries de TV americanas estão se aproximando da qualidade do cinema, e como o cinema, por outro lado, está ficando cada vez menos criativo e atraente para o público mais exigente."

Eu ri hein.Dizer que cinema ta ficando cada vez menos criativo é coisa de retardados nostalgicos que só sabem falar isso pra toda coisa existente, seja vg, filme, livro e etc.É impossível cinema ficar cada vez menos criativo, pra dar uma resposta rápida sem chegar a Hollywood (que não tem grandes mudanças do que era a anos atras): Vá (o autor da reportagem na Veja) num festival de filmes e me diz a "falta de criatividade do cinema atual", em Hollywood ainda sai filmes criativos e etc mas falar em festival é ser mais direto.
 

Scalon

The Fire Rises
Mensagens
11.912
Reações
799
Pontos
379
A maioria aqui que ta falando que séries não são essa coca-cola toda e que cinema não ta decaindo, aposto que não viu séries como The Wire, The Sopranos, etc. :coolface:

Tanto que nessa mesma matéria eles dizem que só há 3 filmes no nivel de Familia Soprano com a mesma tematica, The Goodfellas e The Godfather 1 e 2 e eu concordo. Se for pegar filmes que falam de traficantes/policiais/politica acho que não conheço nenhum que seja no nivel de The Wire. :lol

Depois faço um outro post falando mais, agora não posso. :p
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.611
Reações
38.888
Pontos
2.069
Scalon;7656307 disse:
A maioria aqui que ta falando que séries não são essa coca-cola toda e que cinema não ta decaindo, aposto que não viu séries como The Wire, The Sopranos, etc. :coolface:

Tanto que nessa mesma matéria eles dizem que só há 3 filmes no nivel de Familia Soprano com a mesma tematica, The Goodfellas e The Godfather 1 e 2 e eu concordo. Se for pegar filmes que falam de traficantes/policiais/politica acho que não conheço nenhum que seja no nivel de The Wire. :lol

Depois faço um outro post falando mais, agora não posso. :p

Mas como é que dá pra comparar uma série de, digamos, 3 temporadas / 60 e tantos episódios +ou- / inúmeras horas de conteúdo; com um filme? É ridículo isso. A condução de uma série e seu roteiro é muito diferente de um filme.

Não sei como é The Wire e nunca vi, mas claro que deve tratar de política/traficantes/policiais de uma forma bem aprofundada, podendo fazer isso exatamente por ser um seriado. Dia de Treinamento é um ótimo filme que trata de traficantes/polícia... Não lembro se fala de política ou não. Agora, se está no nível de The Wire já é algo meio subjetivo, imagino.

Não acho que seja questão de um ser melhor que o outro. É apenas questão de ser diferentes mesmo, ao meu ver.


Boston Legal é uma série de advogados que eu simplesmente adoro. Tem ótimos personagens e ótimo roteiro. E trata dos mais variados temas: corrupção, pena de morte, amizade, amor, violência, meio-ambiente, etc. e etc... Seria impossível compará-la a um filme sobre advogados, porque o filme é obrigado a focar num assunto só, sem chance de abordar tantas coisas de tantas maneiras. Sem falar que uma série ainda pode corrigir o seu rumo conforme é produzida. O filme feito, se pecou em algum aspecto, é pra sempre, não dá pra melhorar/consertar depois.
 

Scalon

The Fire Rises
Mensagens
11.912
Reações
799
Pontos
379
PhylteR;7656511 disse:
Mas como é que dá pra comparar uma série de, digamos, 3 temporadas / 60 e tantos episódios +ou- / inúmeras horas de conteúdo; com um filme? É ridículo isso. A condução de uma série e seu roteiro é muito diferente de um filme.

Não sei como é The Wire e nunca vi, mas claro que deve tratar de política/traficantes/policiais de uma forma bem aprofundada, podendo fazer isso exatamente por ser um seriado. Dia de Treinamento é um ótimo filme que trata de traficantes/polícia... Não lembro se fala de política ou não. Agora, se está no nível de The Wire já é algo meio subjetivo, imagino.

Não acho que seja questão de um ser melhor que o outro. É apenas questão de ser diferentes mesmo, ao meu ver.


Boston Legal é uma série de advogados que eu simplesmente adoro. Tem ótimos personagens e ótimo roteiro. E trata dos mais variados temas: corrupção, pena de morte, amizade, amor, violência, meio-ambiente, etc. e etc... Seria impossível compará-la a um filme sobre advogados, porque o filme é obrigado a focar num assunto só, sem chance de abordar tantas coisas de tantas maneiras. Sem falar que uma série ainda pode corrigir o seu rumo conforme é produzida. O filme feito, se pecou em algum aspecto, é pra sempre, não dá pra melhorar/consertar depois.

Sim, são estruturas totalmente diferentes. Mas da pra ter uma ideia do nivel, por exemplo no caso de Familia Soprano comparando com Goodfellas e The Godfather, eu falo no mesmo nivel no sentido de história, dialogos, atuações, direção, etc.

E no caso de The Wire eu não sei de nenhum filme que seja tão realista como a série, em sentidos de mostrar a burocracia, a vida da bandidagem, corrupção policial e politica, etc.

Pra demonstrar o que eu to querendo dizer, vou citar uma série que voce ja viu, The West Wing, me diga algum filme totalmente politico que seja tão bom como TWW nos tempos do Sorkin?

Hoje séries em alguns sentidos tão dando de lavada em filmes. Comédias principalmente, em 2010 não teve nenhum filme realmente foda de comédia, enquanto que séries nós tivemos Modern Family, Community, Eastbound & Down, The Office, 30 Rock, Parks & Recreation, Curb Your Enthusiasm, Entourage e outras de ótima qualidade.

E mesmo em dramas eu acho que séries ainda leva uma vantagem. Ano passado, que foi um ótimo ano pra filmes, acho que teve uns 30 filmes realmente bons lançados. Cada filme, vamos supor, da 2h de duração. 30 x 2 = 60 horas de entretenimento com filmes.

Agora séries, tivemos Mad Men (13 episódios), Breaking Bad (13 ep.), Boardwalk Empire (12 ep.) The Walking Dead (6 ep.), True Blood (12 ep.), Sons of Anarchy (13 ep.), Justified (13 ep.), Treme (10 ep.) e mais uns 20 episódios de outras séries medianas mas que sempre tem alguns episódios fodas =

99 episódios x 45 min = 74h e 15 min de entretenimento com séries.

Minha conta pode parecer absurda ja que eu to contando todos os episódios de cada série contra apenas 2h de cada filme, mas se levar em conta que cada episódio é uma coisa e que saem muito mais filmes do que séries, ela tem fundamento.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.611
Reações
38.888
Pontos
2.069
Scalon;7656747 disse:
Sim, são estruturas totalmente diferentes. Mas da pra ter uma ideia do nivel, por exemplo no caso de Familia Soprano comparando com Goodfellas e The Godfather, eu falo no mesmo nivel no sentido de história, dialogos, atuações, direção, etc.

E no caso de The Wire eu não sei de nenhum filme que seja tão realista como a série, em sentidos de mostrar a burocracia, a vida da bandidagem, corrupção policial e politica, etc.

Pra demonstrar o que eu to querendo dizer, vou citar uma série que voce ja viu, The West Wing, me diga algum filme totalmente politico que seja tão bom como TWW nos tempos do Sorkin?

Hoje séries em alguns sentidos tão dando de lavada em filmes. Comédias principalmente, em 2010 não teve nenhum filme realmente foda de comédia, enquanto que séries nós tivemos Modern Family, Community, Eastbound & Down, The Office, 30 Rock, Parks & Recreation, Curb Your Enthusiasm, Entourage e outras de ótima qualidade.

E mesmo em dramas eu acho que séries ainda leva uma vantagem. Ano passado, que foi um ótimo ano pra filmes, acho que teve uns 30 filmes realmente bons lançados. Cada filme, vamos supor, da 2h de duração. 30 x 2 = 60 horas de entretenimento com filmes.

Agora séries, tivemos Mad Men (13 episódios), Breaking Bad (13 ep.), Boardwalk Empire (12 ep.) The Walking Dead (6 ep.), True Blood (12 ep.), Sons of Anarchy (13 ep.), Justified (13 ep.), Treme (10 ep.) e mais uns 20 episódios de outras séries medianas mas que sempre tem alguns episódios fodas =

99 episódios x 45 min = 74h e 15 min de entretenimento com séries.

Minha conta pode parecer absurda ja que eu to contando todos os episódios de cada série contra apenas 2h de cada filme, mas se levar em conta que cada episódio é uma coisa e que saem muito mais filmes do que séries, ela tem fundamento.

Mas como eu poderia comparar The West Wing com qualquer filme? Claro que The West Wing tem espaço para diálogos memoráveis, histórias complexas e duradouras, vários casos e maneiras de falar sobre um assunto... Afinal, é uma série. Um filme não tem chance de ter tanta coisa, por isso é um negócio totalmente diferente. Incomparável, pra mim.

Se The Wire mostra tanto a burocracia, é porque tem espaço pra isso. Como você disse, um filme tem 2 horas de duração, em média. Se ele ficar se enrolando, não vai chegar em lugar algum. É um sistema todo diferente, desde roteiro até a direção, que você citou pra tentar nivelar Sopranos e Godfather.

As séries conseguem se aprofundar bastante nos temas, e desenvolver muito os personagens... Isso é uma qualidade, mas não faz uma série ser melhor ou pior que um filme. Série é série, e deve ser comparada com seus pares, não com cinema.

Agora, dizer que ano passado teve apenas uns 30 filmes bons... Puts, impossível eu concordar com isso. Pode ter tido apenas uns 30 no circuito mais conhecido de Hollywood... Mas se quiser achar filme bom a rodo, é só pegar coisas de outros países também. Estão cada vez melhores.

E mesmo que surja um ano em que o cinema não lance quase nada decente. Grande coisa, eu ainda tenho todos os anos de 1930 até 2xxx para assistir vários outros filmes. Não preciso assistir só o que foi lançado num respectivo ano.

E porra, comparar horas de diversão entre séries e filmes? Fala sério :lol Eu assisto bem mais filmes do que séries, então tenho bem mais horas de diversão com cinema do que com TV. Mas isso não significa que eu prefira cinema ou que isso comprova que cinema é melhor. Apenas sou mais antenado em filmes do que séries, mas não tenho como dizer "caramba, cinema tá bem melhor do que TV", porque se eu pego uma série boa, vou me divertir da mesma forma que me divirto com filmes bons.
 

Alan Shore

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.493
Reações
201
Pontos
544
Eu não estou querendo comparar as mídias de cinema e séries de televisão. Eu quero comparar a qualidade crescente das séries e o efeito que isso tem na preferência do público.

Como disse, eu mesmo já fiquei um bom tempo sem ver quase nenhum filme novo, porque algumas séries estavam me prendendo muito mais que qualquer lançamento.

E eu quero deixar claro que estamos falando do cinema mainstream.

felipeski;7656265 disse:
Eu ri hein.Dizer que cinema ta ficando cada vez menos criativo é coisa de retardados nostalgicos que só sabem falar isso pra toda coisa existente, seja vg, filme, livro e etc.É impossível cinema ficar cada vez menos criativo, pra dar uma resposta rápida sem chegar a Hollywood (que não tem grandes mudanças do que era a anos atras): Vá (o autor da reportagem na Veja) num festival de filmes e me diz a "falta de criatividade do cinema atual", em Hollywood ainda sai filmes criativos e etc mas falar em festival é ser mais direto.


Mas a matéria estava falando de Hollywood, não de cinema independente ou de outros países, onde você realmente acha coisa boa aos montes. E é inegável a falta de criatividade de Hollywood hoje em dia, quando você viu tantos reboots e remakes serem feitos?


Darren Hayes;7655984 disse:
Naum entendeu a piada detected.

Realmente não entendi, cara.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.611
Reações
38.888
Pontos
2.069
Alan Shore;7657123 disse:
Mas a matéria estava falando de Hollywood, não de cinema independente ou de outros países, onde você realmente acha coisa boa aos montes. E é inegável a falta de criatividade de Hollywood hoje em dia, quando você viu tantos reboots e remakes serem feitos?

Nem tinha reparado nesse fato... Realmente Hollywood tá devendo em vários aspectos, mas isso ocorre há alguns anos. Saem algumas coisas boas, mas não na frequência que sai em circuito independente, até mesmo dos EUA.
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Ah cara, tenho preconceito com séries. Não gosto mesmo, por uma série de motivos que to com preguiça de digitar.
 

Alan Shore

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.493
Reações
201
Pontos
544
PhylteR;7658513 disse:
Nem tinha reparado nesse fato... Realmente Hollywood tá devendo em vários aspectos, mas isso ocorre há alguns anos. Saem algumas coisas boas, mas não na frequência que sai em circuito independente, até mesmo dos EUA.

Sim.

Agora vamos fazer um exercício: Imagine que você já viu todos os filmes que saíram até 2010. Eu sei que isso é impossível, mas é só pra ilustrar meu ponto. E para fins de discussão, imagine que 127 horas e Cisne Negro já saíram de cartaz (Porque agora é justamente a época que os bons filmes chegam aqui). Quantos filmes, hoje, você quer realmente assistir no cinema? Quantos, ao sair da sala, você acha que no final sentirá que seu dinheiro (entrada inteira) foi bem gasto? E quantos filmes realmente surpreendentes você acha que terá visto ao longo de 2011?

As chances são que você terá de esperar até o fim do ano, que é quando os filmes que concorrerão ao Oscar costumam sair, ou esperar uma ou outra surpresa que, felizmente, todo ano tem. No resto do tempo, você provavelmente só vai ter acesso a filmes medianos ou icógnitas, que é melhor baixar do que gastar o dinheiro com eles. Ou então você fica em casa, assiste Mad Men, e tem sua necessidade de assistir algo de qualidade satisfeita enquanto não sai um filme bom.

Pelo menos comigo é assim. Sim, tem uma PORRADA de filmes que eu quero ver, mas poucos são recentes.

E mais uma vez, falando de Hollywood. Até porque não é todo mundo que tem acesso à filmes independentes ou fora do eixo.

Eduardo Furlan;7658536 disse:
Ah cara, tenho preconceito com séries. Não gosto mesmo, por uma série de motivos que to com preguiça de digitar.

Pô, dá algumas razões aí. Talvez você ainda tenha a impessão das séries da década de 90, mas hoje muita coisa mudou. Algumas produções fazem páreo com qualquer filme, em todos os aspectos.

Uma característica das séries que eu gosto muito, é como você facilmente se apega aos personagens por vê-los por tanto tempo, é quase como se você os conhecesse de verdade. Claro que um bom diretor tira isso de letra em um bom filme, afinal, quem não se emocionou no final de Coração Valente? Com o Forrest Gump? E muitos outros. Mas isso é mais frequente nas séries, justamente pelo fator de convivência.
 

Scalon

The Fire Rises
Mensagens
11.912
Reações
799
Pontos
379
PhylteR;7657016 disse:
Mas como eu poderia comparar The West Wing com qualquer filme? Claro que The West Wing tem espaço para diálogos memoráveis, histórias complexas e duradouras, vários casos e maneiras de falar sobre um assunto... Afinal, é uma série. Um filme não tem chance de ter tanta coisa, por isso é um negócio totalmente diferente. Incomparável, pra mim.

Se The Wire mostra tanto a burocracia, é porque tem espaço pra isso. Como você disse, um filme tem 2 horas de duração, em média. Se ele ficar se enrolando, não vai chegar em lugar algum. É um sistema todo diferente, desde roteiro até a direção, que você citou pra tentar nivelar Sopranos e Godfather.

As séries conseguem se aprofundar bastante nos temas, e desenvolver muito os personagens... Isso é uma qualidade, mas não faz uma série ser melhor ou pior que um filme. Série é série, e deve ser comparada com seus pares, não com cinema.

Agora, dizer que ano passado teve apenas uns 30 filmes bons... Puts, impossível eu concordar com isso. Pode ter tido apenas uns 30 no circuito mais conhecido de Hollywood... Mas se quiser achar filme bom a rodo, é só pegar coisas de outros países também. Estão cada vez melhores.

E mesmo que surja um ano em que o cinema não lance quase nada decente. Grande coisa, eu ainda tenho todos os anos de 1930 até 2xxx para assistir vários outros filmes. Não preciso assistir só o que foi lançado num respectivo ano.

E porra, comparar horas de diversão entre séries e filmes? Fala sério :lol Eu assisto bem mais filmes do que séries, então tenho bem mais horas de diversão com cinema do que com TV. Mas isso não significa que eu prefira cinema ou que isso comprova que cinema é melhor. Apenas sou mais antenado em filmes do que séries, mas não tenho como dizer "caramba, cinema tá bem melhor do que TV", porque se eu pego uma série boa, vou me divertir da mesma forma que me divirto com filmes bons.

Mas eu não to falando de quantidade de conteúdo, isso é óbvio, eu to falando de qualidade em geral. Vou repetir o que eu disse no post anterior, eu to falando de qualidade de dialogos, direção, atuação, etc. Uma série mesmo tendo um espaço bem maior pra contar uma história pode sair um monte de merdas também ué. O que mais tem hoje é série de baixa qualidade. Não é preciso ficar vendo quantas temporadas tem uma série pra dizer por exemplo que Rede Social, um filme de 2h, é melhor que V que ja teve 2 temporadas.

Não interessa a diferença de tempo, as 2h de Rede Social são melhores que os 22 episódios de V e ponto final.

Voltando a The Wire, ela não é brilhante em mostrar essas coisas porque tem tempo pra isso, simplesmente os caras sabem mostrar melhor que todo mundo. E não to falando de quantidade, se for pra falar nisso, então eu digo que o que é mostrado em 3 episódios de The Wire é melhor que qualquer filme do tipo.

Voce fala dos filmes, então faz uma lista ai de uns 40 a 50 filmes realmente bons lançados ano passado. Esses 30 filmes eu incluo os 10 da categoria de melhor filme, mais alguns como The Town, Scott Pilgrim vs The World, Kick Ass, Shutter Island, How to Train Your Dragon, Let Me In e foi só o que eu lembrei agora pra voce ter uma ideia. Esses filmes que eu citei a maioria eu dou de 8.5 a 10. Mais alguns filmes nota 8 e pronto eu chego nos 30 filmes. O resto é tudo filme de 7.5 pra baixo pra mim.

Agora, filme fora de circuito?
Pro filme não entrar no circuito no minimo deve ser de algum país la da PQP, que não deve ter nem 2.000 votos no IMDB. Eu não pego e nem conheço esses filmes, e acredito que 99% das pessoas também não. Filme quando é bom e tem uma pequena popularidade, eu pego tudo, quem acompanha meu posts no tópico do ultimo filme que voce viu sabe que todo filme bom que saiu e foi comentado eu vejo.

Sobre o argumento de não lançar muitos filmes em determinado ano, grande coisa, eu também posso ver séries lançadas nos anos anteriores, década de 90 teve uma porrada de séries marcantes como Senfield, Arquivo X, Twin Peaks, Oz, etc. E nas décadas de 80 pra trás tem muita coisa boa também.

E voce não entendeu sobre a minha comparação de horas de filmes e séries, o que eu falei é que a quantidade de séries boas que tem é maior que a de filmes (lembrando que eu to contando por episódios no caso das séries), o que o Alan Shor escreveu agora no ultimo post é que eu to querendo dizer. E se voce viu mais filmes do que séries foi porque voce quiz ué, as séries estão la a todo momento assim como os filmes. :p

Enfim, pra encerrar sobre a comparação das séries, eu só to dizendo o que o matéria da Veja falou, então pode ter certeza que quem escreveu uma matéria de 6 páginas se não me engano e que ainda teve destaque na capa da revista não é qualquer um...
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.611
Reações
38.888
Pontos
2.069
Alan Shore;7658857 disse:
Sim.

Agora vamos fazer um exercício: Imagine que você já viu todos os filmes que saíram até 2010. Eu sei que isso é impossível, mas é só pra ilustrar meu ponto. E para fins de discussão, imagine que 127 horas e Cisne Negro já saíram de cartaz (Porque agora é justamente a época que os bons filmes chegam aqui). Quantos filmes, hoje, você quer realmente assistir no cinema? Quantos, ao sair da sala, você acha que no final sentirá que seu dinheiro (entrada inteira) foi bem gasto? E quantos filmes realmente surpreendentes você acha que terá visto ao longo de 2011?

As chances são que você terá de esperar até o fim do ano, que é quando os filmes que concorrerão ao Oscar costumam sair, ou esperar uma ou outra surpresa que, felizmente, todo ano tem. No resto do tempo, você provavelmente só vai ter acesso a filmes medianos ou icógnitas, que é melhor baixar do que gastar o dinheiro com eles. Ou então você fica em casa, assiste Mad Men, e tem sua necessidade de assistir algo de qualidade satisfeita enquanto não sai um filme bom.

Pelo menos comigo é assim. Sim, tem uma PORRADA de filmes que eu quero ver, mas poucos são recentes.

E mais uma vez, falando de Hollywood. Até porque não é todo mundo que tem acesso à filmes independentes ou fora do eixo.


Sim, cinema no decorrer do ano eu gosto muito de ir, mas acabo indo muito pouco, exatamente porque o cinema aqui da região não passa filmes mais desconhecidos.

Para 2011, do circuito mainstream hollywoodiano, espero bastante por Scream 4, The Adjustment Bureau, Pirates 4, The Hangover II, The Beaver, Cars 2... E pro segundo semestre nem sei.

Mas como eu disse, felizmente o universo dos filmes é uma fonte praticamente inesgotável de coisas boas. Por isso não dá pra ficar preso em Hollywood.
 

Oscar Metal

Bam-bam-bam
Mensagens
7.823
Reações
960
Pontos
314
Dark_Schneider_;7655793 disse:
eu li essa materia, e reflete bem a realidade. Lá dizia que o publico que o cinema quer atrair é o masculino adolescente, os demais que se fodam. Ou procurem a TV, onde estao as produções de boa qualidade.

[COLOR="Black"]É o publico da OS.
Que adora Scott PIlgrin, Marvel e Dc filmes, KIck Ass, etc.[/COLOR]

:-D

[COLOR="Black"]Eu dou preferência por filmes com diretores já consagrados ou com filmes já segmentados como o gênero Terror. Mas gosto gosto![/COLOR][ksafado]
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.611
Reações
38.888
Pontos
2.069
Scalon;7659127 disse:
Mas eu não to falando de quantidade de conteúdo, isso é óbvio, eu to falando de qualidade em geral. Vou repetir o que eu disse no post anterior, eu to falando de qualidade de dialogos, direção, atuação, etc. Uma série mesmo tendo um espaço bem maior pra contar uma história pode sair um monte de merdas também ué. O que mais tem hoje é série de baixa qualidade. Não é preciso ficar vendo quantas temporadas tem uma série pra dizer por exemplo que Rede Social, um filme de 2h, é melhor que V que ja teve 2 temporadas.

Não interessa a diferença de tempo, as 2h de Rede Social são melhores que os 22 episódios de V e ponto final.

Voltando a The Wire, ela não é brilhante em mostrar essas coisas porque tem tempo pra isso, simplesmente os caras sabem mostrar melhor que todo mundo. E não to falando de quantidade, se for pra falar nisso, então eu digo que o que é mostrado em 3 episódios de The Wire é melhor que qualquer filme do tipo.

Voce fala dos filmes, então faz uma lista ai de uns 40 a 50 filmes realmente bons lançados ano passado. Esses 30 filmes eu incluo os 10 da categoria de melhor filme, mais alguns como The Town, Scott Pilgrim vs The World, Kick Ass, Shutter Island, How to Train Your Dragon, Let Me In e foi só o que eu lembrei agora pra voce ter uma ideia. Esses filmes que eu citei a maioria eu dou de 8.5 a 10. Mais alguns filmes nota 8 e pronto eu chego nos 30 filmes. O resto é tudo filme de 7.5 pra baixo pra mim.

Agora, filme fora de circuito?
Pro filme não entrar no circuito no minimo deve ser de algum país la da PQP, que não deve ter nem 2.000 votos no IMDB. Eu não pego e nem conheço esses filmes, e acredito que 99% das pessoas também não. Filme quando é bom e tem uma pequena popularidade, eu pego tudo, quem acompanha meu posts no tópico do ultimo filme que voce viu sabe que todo filme bom que saiu e foi comentado eu vejo.

Sobre o argumento de não lançar muitos filmes em determinado ano, grande coisa, eu também posso ver séries lançadas nos anos anteriores, década de 90 teve uma porrada de séries marcantes como Senfield, Arquivo X, Twin Peaks, Oz, etc. E nas décadas de 80 pra trás tem muita coisa boa também.

E voce não entendeu sobre a minha comparação de horas de filmes e séries, o que eu falei é que a quantidade de séries boas que tem é maior que a de filmes (lembrando que eu to contando por episódios no caso das séries), o que o Alan Shor escreveu agora no ultimo post é que eu to querendo dizer. E se voce viu mais filmes do que séries foi porque voce quiz ué, as séries estão la a todo momento assim como os filmes. :p

Enfim, pra encerrar sobre a comparação das séries, eu só to dizendo o que o matéria da Veja falou, então pode ter certeza que quem escreveu uma matéria de 6 páginas se não me engano e que ainda teve destaque na capa da revista não é qualquer um...

Tá, beleza. Mas onde eu quero chegar é que, pra mim, não dá pra comparar qualidade de um roteiro de uma série com a de um filme. Nem a direção... Acho sistemas muito diferentes. Você está querendo dizer que as séries estão com melhores roteiros e outras coisas que os filmes. E eu tô querendo dizer que não tenho como concordar nem discordar disso, porque não acho coisas comparáveis. Comparo filmes com filmes, e séries com séries.

Agora, se a pessoa tá se divertindo mais com as séries que estão lançando do que com os filmes, aí já parte pro gosto pessoal e não dá pra entrar nessa discussão.

Sobre filmes independentes, ele não precisa ter menos que 2000 votos no IMDB pra ser de fora do circuito. Filmes japoneses, franceses, italianos, canadenses... Todos esses não fazem parte do circuito que 99% das pessoas estão acostumadas a assistir. Mesmo assim, possuem muitos votos em IMDB e muita qualidade.
Mas novamente entramos em gosto pessoal. Você vai ficar achando que ano passado teve x filmes bons, e esse número vai ser diferente para as outras pessoas, porque vai ser difícil coincidir alguém que goste exatamente apenas dos mesmos filmes que você.
Se eu disse que ano passado eu vi apenas umas 3 séries boas, quer dizer que ano passado só tiveram 3 séries boas?

Já notei que a matéria da Veja falou especificamente de filmes de Hollywood. Ou seja, não consideram nenhum outro país. E como eu já disse, concordo que Hollywood anda bem decadente. Inclusive os filmes que mais gosto e estão saindo dos EUA são do circuito independente e ficam conhecidos porque passam em festivais por aí.
Se o cara depender só de Hollywood pra se divertir com filmes, terá uma vída difícil.
 

Scalon

The Fire Rises
Mensagens
11.912
Reações
799
Pontos
379
Cita alguns ai Phylter, que eu quero ver então.

E diz como tu fica sabendo deles. Minha fonte de informações pra ver quais filmes eu vou ver é o forum, metacritic, rottentomatoes, imdb, neogaf, omelete e outros sites de informações de filmes. Qualquer filme que eu vejo ser bem elogiado nesses meios eu vejo. :p
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Bom. Não gosto de séries por, entre outras razões:

-Exigem muito tempo. Você pega uma série tipo Lost, são 6 temporadas, cada uma tem uns 20 episódios acho. Somando tudo, sao muitas e muitas horas, e eu não tenho paciência.

- Séries geralmente são filmadas como são as novelas aqui no BR: com uma frente pequena de capítulos. Assim, elas vão sendo moldadas pra agradar o público. Tenho a impressão que séries são totalmente audiência-wh*re, não existe tanto uma preocupação artística, e sim comercial, a ponto de irem praticamente escrevendo a série depois que ela já comecou a ser exibida.

- Por serem produzidas pensando em TV, séries tem uma formatação muito específica. É preciso criar ganchos antes de cada intervalo comercial, e deixar um gancho no final do capítulo. Isso, pra mim, faz com que elas fiquem muito artificiais, sem naturalidade alguma.

Enfim, tenho a sensação que numa série o controle artístico é muito pequeno, e submetido sempre ao aspecto comercial. Ouço falar bem de várias séries tipo Mad Man, Boardwalk Empire, Sopranos; mas o pouco que vi delas só serviu pra confirmar as impressões que eu coloquei acima.
 

Scalon

The Fire Rises
Mensagens
11.912
Reações
799
Pontos
379
Furlan, ve The Sopranos e The Wire que voce vai retirar o que voce disse, eu garanto.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.611
Reações
38.888
Pontos
2.069
Scalon;7659308 disse:
Cita alguns ai Phylter, que eu quero ver então.

E diz como tu fica sabendo deles. Minha fonte de informações pra ver quais filmes eu vou ver é o forum, metacritic, rottentomatoes, imdb, neogaf, omelete e outros sites de informações de filmes. Qualquer filme que eu vejo ser bem elogiado nesses meios eu vejo. :p

Da França, posso citar L'illusionniste... Mas deve ter boa chance de você ter assistido, até porque ele concorreu ao Oscar.
Do Canadá eu só me lembro agora de Cairo Time.
Mao's Last Dancer é um filme australiano que também gostei bastante. Só que não lembro se é mesmo de 2010.


Agora só lembro disso aí. Minha memória é péssima.
E eu fico sabendo dos filmes mais ou menos da mesma forma que você. Mas adiciono nesse rol de pesquisa os festivais mundo afora, já que muitos focam nessas obras mais independentes. E também as distribuidoras. Muitas distribuidoras são focadas em filmes de fora daquele circuito comercial tradicional, então se você pesquisar por elas só vai encontrar coisas do gênero. Mas claro, aí tem que ir atrás das notas.

Se você não curte ir muito longe dos EUA, recomendo ficar de olho nos filmes da Sony Pictures Classics e da Fox Searchlight Pictures, por exemplo. São ramificações da Sony e Fox, obviamente, focadas em filmes menos comerciais. Distribuem muita coisa boa mesmo. Alguns ficam extremamente conhecidos e até concorrem a Oscar (Juno, Miss Sunshine, etc.), mas muitos ainda permanecem mais desconhecidos, porém não menos agradáveis.


Edit: ah, e eu também tenho sorte de aqui na cidade ter uma ótima locadora que tem uma ótima seção de filmes arte/cult/estrangeiro. Então ali eu encontro bastante coisa bacana.
 

Scalon

The Fire Rises
Mensagens
11.912
Reações
799
Pontos
379
O Ilusionista eu tenho que ver mesmo, vi o pessoal falando muito bem, esse sim é bem conhecido e acabei deixando passar.

Esses festivais eu não fico muito ligado, principalmente porque muitos deles o site não faz critica de vários filmes e procurar saber o que o pessoal achou deles fica mais complicado.

Sobre essas ramificações da Fox e da Sony eu to ligado, realmente sempre tem uns filmes bons deles.
 

Alan Shore

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.493
Reações
201
Pontos
544
Eu não quero criar uma discussão aqui sobre uma coisa ser melhor que a outra, até porque como já foi colocado, são formatos diferentes e a comparação não é pertinente.

A questão é mais sobre a atratividade das duas mídias atualmente.


Eduardo Furlan;7659397 disse:
Bom. Não gosto de séries por, entre outras razões:

-Exigem muito tempo. Você pega uma série tipo Lost, são 6 temporadas, cada uma tem uns 20 episódios acho. Somando tudo, sao muitas e muitas horas, e eu não tenho paciência.

- Séries geralmente são filmadas como são as novelas aqui no BR: com uma frente pequena de capítulos. Assim, elas vão sendo moldadas pra agradar o público. Tenho a impressão que séries são totalmente audiência-wh*re, não existe tanto uma preocupação artística, e sim comercial, a ponto de irem praticamente escrevendo a série depois que ela já comecou a ser exibida.

- Por serem produzidas pensando em TV, séries tem uma formatação muito específica. É preciso criar ganchos antes de cada intervalo comercial, e deixar um gancho no final do capítulo. Isso, pra mim, faz com que elas fiquem muito artificiais, sem naturalidade alguma.

Enfim, tenho a sensação que numa série o controle artístico é muito pequeno, e submetido sempre ao aspecto comercial. Ouço falar bem de várias séries tipo Mad Man, Boardwalk Empire, Sopranos; mas o pouco que vi delas só serviu pra confirmar as impressões que eu coloquei acima.


Você parece estar com a impressão das séries da década de 90. Muita coisa mudou. As séries de TV a cabo geralmente tem 13 episódios, algumas temporadas até menos. A qualidade das produções deu um salto absurdo, pega um episódio de Boardwalk Empire que é uma série de época, e vê o nível da produçao da série. Tem tanta preocupação com a fidelidade e os detalhes como em um filme. Isso sem falar nos diálogos, atuações e etc, nada se parecem com novelas.

Com relação ao tempo, você tem razão. Mas se você pegar uma série só, dá pra assistir um episódio por dia tranquilamente. Ou se acompanhar uma atual, um episódio por semana, mais fácil ainda.

Furlan, pega o episódio piloto de Boardwalk Empire, Mad Men, Breaking Bad, Família Soprano e The Wire e dá uma olhada. Se você realmente não se interessar, é porque não é do seu gosto mesmo. Aí tudo bem.

Citei várias séries porque você tem um gosto peculiar e eu não sei qual delas vai te atingir melhor, senão eu só falaria pra começar com Família Soprano mesmo, que não tem erro.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.611
Reações
38.888
Pontos
2.069
Scalon;7659504 disse:
O Ilusionista eu tenho que ver mesmo, vi o pessoal falando muito bem, esse sim é bem conhecido e acabei deixando passar.

Saiu aqui como "O Mágico", se não me engano.
 

Pirondi

Habitué da casa
Mensagens
808
Reações
74
Pontos
94
O publico que vai ao cinema é diferente do publico que assiste seriado.

O pessoal vai no cinema como habito e acaba assistindo qualquer lixo por causa de um trailer.

Ja para ver seriados como sao longos é preciso causar algum interesse logo de inicio para o publico nao mudar de canal.
 
Topo Fundo