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Civic Si e Golf GTI lado a lado. Qual leva?

lorenço

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Recentemente testamos o Honda Civic Si e ficamos entusiasmados com o esportivo – mais ainda pelo retorno da sigla, agora em carroceria cupê, ao País. Mas também ficamos curiosos: como o vibrante japonês se sairia em confronto direto com seu grande rival, o Volkswagen Golf GTI? É a briga que você acompanha nos próximos parágrafos, sete anos depois do último embate em terras brasileiras (procure na edição 8 de Car and Driver). Civic Si e Golf GTI voltam à pista para mostrar o quanto evoluíram nesse tempo. E para encerrar a discussão sobre qual é o melhor.
2º LUGAR // HONDA CIVIC SI


Abre1_17.jpg


É normal esperar muito mais dele. Seu antecessor foi tão apaixonante, que é raro encontrar algum modelo usado que já não esteja um tanto desnutrido e com a quilometragem alta. Na versão 2015, que acaba de chegar, o desenho é uma exceção: um cupê esportivo sempre será mais legal que um sedã ou um hatch. É como um leão em uma savana – nada é mais característico. A silhueta de carro customizado, com o aerofólio indiscreto no topo da tampa tem tudo para conquistar os velhos fãs. A grade mostra o que a versão americana do Civic tem que a nossa não tem, e os para-choques dianteiros e traseiros parecem ter saído de um ensaio do Overhaulin’.
LEWIS E BOLT
Ficamos ainda mais curiosos sobre o desempenho ao saber que a nova geração do Si evoluiu também sob o capô: saiu o 2.0, que girava até 7.800 rpm para extrair 192 cv, e entrou o 2.4, que só precisa ir até as 7.000 rpm para tirar 206 cv (na adaptação para a nossa gasolina E22, ele perdeu 2 cv já que o modelo idêntico vendido nos EUA tem 208 cv com a gasolina deles). O câmbio ficou na mesma: é a caixa manual de 6 marchas do antecessor com relações alongadas. Agora, o torque é de 23,9 mkgf e chega às 4.400 rpm. No antecessor eram 19,2 mkgf a 6.100 rpm.
Fomos tirar a prova desse acréscimo de força na pista e comprovamos que ele... ficou para trás comparado ao VW e ao próprio antecessor. O Si não manteve nem o mesmo rugido. Enquanto o carro de 2007 fazia de 0 a 100 km/h em 7,7 s, este aqui cravou 8,1 s, o que o deixou bem longe dos 6,6 s do Golf GTI. Nas retomadas, o motor turbo e o câmbio de automatizado DSG do VW foram absolutos. Na prova de 0 a 400 m ele diminuiu a vantagem do VW para um segundo. Mas no fim das contas foi como comparar Carl Lewis e Usain Bolt.


Abre2_23.jpg

Civic exagera no interior com bancos e iluminação vermelha. Do antecessor sobrou o excelente câmbio manual de seis marchas

PEDALINHO DE CISNE
E de quem é a culpa? Bem, além das marchas mais longas, o Si cupê é 39 kg mais pesado que o antecessor e tem 10 kg extras frente ao Golf. O diferencial de deslizamento limitado é mecânico e se ele pelo menos não atrapalha nas arrancadas, tampouco dá a mesma ajuda do diferencial eletrônico do VW. Não bastasse isso, o comando i-Vtec tem pouco a ver com o do antigo Si com a explosão que empurrava o carro a partir dos 6.100 rpm. Agora ele é gradativo, linear. Sua atuação se dá sem toda aquela graça das 5.200 às 7.000 rpm.
A prova final foi na pista de um kartódromo, já que o Si sempre nos fez babar pela suspensão perfeita, e até dura demais para conviver na cidade. Por isso, deveria se destacar em uma pista travada. Apesar da distribuição de peso de um pedalinho de cisne, com 61% na frente e 39% atrás, confiamos nele. Engano. Na primeira curva você sente a traseira rígida como concreto, mas a frente balança um pouco, querendo empinar.
Com os controles desligados, uma cortina de fumaça faz com que se contorne as curvas como um Super Tucano A29 da esquadrilha da fumaça. Algo que você nunca verá o Golf fazer. Nem tentar fazer. Ao sair da pista, comprovamos que este Civic ainda é feroz do jeito que a gente adora, e suas garras e dentes são os mesmos. Mas com sete anos de desgaste.
1º LUGAR // VW GOLF GTI


Abre3_5.jpg


É a primeira vez que ele vai para uma pista tão apertada comprovar seus dotes. E é difícil crer em tudo o que ele é capaz de fazer em um kartódromo com explosivos 35,7 mkgf a apenas 1.500 rpm e tração dianteira. Imagine controlar tudo isso tendo que acertar a direção e recebendo a maior parte carga dos freios em apenas um dos eixos! É como pedir para alguém que está pegando fogo recitar um poema. Mas o GTI consegue, sem assustar quem está ao volante – e nem acabar com os pneus.

TIGRE AMESTRADO
Tal comportamento não é apenas fruto da eletrônica que transforma carros em robôs, e por mais que o bloqueio de diferencial manipulado por computador seja uma das grandes invenções da engenharia, o Golf foi premiado desde o nascimento. A plataforma MQB, onde é erguido, faz com que ele seja um carro absolutamente equilibrado. É como ter um tigre em casa e ele não rasgar o seu sofá, nem comer as crianças.
Por isso, não se apegue apenas nas acelerações nitidamente mais rápidas do que as do Civic Si, nem no motor mais potente e com mais torque, tampouco no câmbio DSG de seis marchas que trabalha como um enviado de Deus. O GTI é mais do que engolir asfalto, é uma experiência nova, o primeiro hatch verdadeiramente esportivo que não requer que você seja milionário, nem lhe cobra espaço, conforto ou perícia para dirigir.


Abre4.jpg

Câmbio DSG de dupla embreagem evita que o Golf perca tempo nas arrancadas, e ainda deixa você dirigir devagar na cidade

A posição de guiar é perfeita, o painel não parece um sobrado de dois andares, e para quem curte tecnologia, a versão avaliada vem com o comando mode que permite adequar motor, câmbio e firmeza de suspensão e direção com a situação de momento. Quando você ataca uma curva, a suspensão recebe uma mãozinha do bloqueador eletrônico do diferencial, que manda potência para a roda dianteira que está com mais atrito e ajuda você a contorná-la sem que o carro escape de frente.
EVEREST
Ele também é mais prático. O acesso traseiro está longe de ser uma maravilha, mas no Si, quem sentar no banco de trás tem de passar sob uma régua de 1,60 m. Ou seja, os mais altos sentirão o vidro traseiro na nuca. É o preço que se paga para ter um cupê. As portas dianteiras menores do VW também facilitam a vida. Isso sem falar do acabamento, trabalhado em preto e cinza e mais refinado que o vermelho sangue dos bancos, painel e luzes do Honda. Por fora, enquanto você reconhece um Si de cima do Everest, o GTI só se entrega pelo emblema na grade, uma fina linha vermelha da dianteira e pelas rodas. Precisa de mais?
O GTI anda mais, tem o conforto de um carro comum, bebe menos e é mais barato. Parte de R$ 101.470 na versão que traz tudo o que o Si tem por R$ 119.900 mil, menos o sistema de entretenimento e o teto solar. Com R$ 123.954 você tem o ACC, que controla o carro na estrada de acordo com o veículo à frente, o teto, o entretenimento com tela de 5” e o assistente de luz alta. Algo que o Si deve ganhar na próxima transformação – torcemos para que ela venha em menos de 7 anos e um bocado mais disposta.

Tabela_Grande_1.jpg


fonte: http://caranddriverbrasil.uol.com.b...ivic-si-e-golf-gti-lado-a-lado-qual-leva/9314

acho que o civic não ta valendo muito a pena. parece que o carro regrediu ao invés de evoluir.

da pra ver que o carro é beeeeem mais alto que o si antigo. foram dar ouvidos a gente que não manja picas de carros, devem ter ouvido reclamação do tipo: "meu carro enrrosca na hora de entrar em casa com a mala cheia de compra" aí ergueram o carro que mais parece um trator pra satisfazer esse tipo de gente, só que perdeu a essencia do anterior que tinha uma suspensão bem foda.

por 125 mil que é o preço do si prefiro 1000x um gti, que ainda da pra andar de boas na cidade com o dsg se adaptando ao modo de condução.
 
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PARA A Honda tomar no fiofó,não que eu não goste do Si,mas aqui no DF as duas concessionárias da marca já colocaram mais ágio: 131.000,00

Vá dar meia hora de bunda japonesada da Honda.
 

Tpsy

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Mesmo não achando o si muito bonito escolho ele todas as vezes pelo cambio manual. To nem ai se o cambio automático troca de marcha mais rápido, eu quero é diversão.

PARA A Honda tomar no fiofó,não que eu não goste do Si,mas aqui no DF as duas concessionárias da marca já colocaram mais ágio: 131.000,00

Vá dar meia hora de bunda japonesada da Honda.


:klol

Já foi na autohaus? Lá sempre tinha bons negócios.
 
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Mesmo não achando o si muito bonito escolho ele todas as vezes pelo cambio manual. To nem ai se o cambio automático troca de marcha mais rápido, eu quero é diversão.




:klol

Já foi na autohaus? Lá sempre tinha bons negócios.

Sim.
AUTOHAUS + DF VEICULOS= MESMOS DONOS e depois na PLAZA.

Fui só como amante das novidades mesmo,como não pude ir ao salão de SP, estes dias em casa fui a FIAT (ver 500 Abarth), RAM (saber novidades da BODONA 2015) e na Honda ver o CIvic pois me mandaram um convite(cartão resposta comercial) e fui lá averiguar.

Não tem o que discutir são dois bólidos sensacionais tanto o golf como civic mas a ganancia das montadoras e concessionarias chegou a estratosfera.O Abarth mal lançou e ja sofreu reajuste, Si com muito, mas muito ágio e o GTI desde o lançamento final de 2013 já saiu de 94.900 e pulou para 109.000 semana passada.

É DE CAIR O CU DA DAS NOSSAS BUNDAS
 

blackhole

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No quesito beleza o civic ixtrupá o golf.

Quando chegarem os motores turbo da honda pode ser que o panorama mude.
 

Pimenta_

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O Civic Si parece que parou no tempo, enquanto o GTI evoluiu muitíssimo. Mas agora vamos ver quando a Honda lançar os motores turbo dela como vai ser a próxima geração do Civic.

Apesar de eu adorar o Si, ficaria com o GTI mesmo, pois é melhor em tudo praticamente.
 


RainbowSix

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Besteira comparar, o GTi vem com um cheat code de fábrica chamado Turbocharger.
 

RodrigoANBR

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acho que isso era evidente..

mais cv, mais leve, maior torque e dupla embreagem... não tem como o civic se dar melhor em pista...
 
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RodrigoANBR

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Mas os hondeiros sempre se gabam de não precisarem de turbo e tal, VTEC isto , VTEC aquilo.
Esta geração mark VII está muito agradável e o verdadeiro esportivo da linha o R , na sua launch Edition vendeu mais que pão quentinho em vendinha Cubana.

http://www.vwvortex.com/news/volkswagen-news/500-golf-r-pre-orders-sold-12-hours/


mas não da para comparar as coisas..

o b16 de 1994 gerava 160 cv no vti (aspirado)

existia motor turbo em 1994 para carros de rua de baixo custo? nao...

a coisa mudou... esses motores da vw/audi são muito interessantes....

a era do turbo chegou, vide os TFSI, a honda tb vai de turbo.. até a ferrari vai voltar com os turbo!
 

lorenço

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mas não da para comparar as coisas..

o b16 de 1994 gerava 160 cv no vti (aspirado)

existia motor turbo em 1994 para carros de rua de baixo custo? nao...

a coisa mudou... esses motores da vw/audi são muito interessantes....

a era do turbo chegou, vide os TFSI, a honda tb vai de turbo.. até a ferrari vai voltar com os turbo!

até o ford gt apelou pra cheat. não adianta, é a tendencia. e os turbos de hj não são como aqueles antigos que tinham um lag gigantesco que tornava a direção quase impossivel pra leigos
 
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mas não da para comparar as coisas..

o b16 de 1994 gerava 160 cv no vti (aspirado)

existia motor turbo em 1994 para carros de rua de baixo custo? nao...

a coisa mudou... esses motores da vw/audi são muito interessantes....

a era do turbo chegou, vide os TFSI, a honda tb vai de turbo.. até a ferrari vai voltar com os turbo!


Concordo contigo, quem me conhece mais sabe que nunca gostei de VW,realmente este casamento dupla embreagem mais turbo está indo muito bem.Até pensei ano passado em pegar um Jetta tsi,mas desisti
Vou ficar de Motor Cummins e Cambio cvt mesmo por um bom tempo.
ABRAÇOS!
 

lorenço

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no começo até achei legal, mas sei lá, vendo hj esse civic aí ta muuuuito alto. tem algo errado no visual dele. essas rodas são muito grandes pro carro parece, tipo aqueles carros do pimp my ride.

não curti, parece aquelas rodona de carroagem.

o anterior era muito mais lindo.
 

Hitokiri-Ken

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Se estivesse no mercado com uma folga de orçamento desse nível, iria de cupê. Sinceramente depois de tanto tempo sem nenhum mísero representante no mercado não deixaria passar essa.

O Golf pode até ser mais redondo, mas não é como se o Civic deixasse de ser um carro muito decente.
 

lorenço

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acho que esse mesmo motor se fosse colocado no civic si antigo iria andar mais.
 

Tpsy

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até o ford gt apelou pra cheat. não adianta, é a tendencia. e os turbos de hj não são como aqueles antigos que tinham um lag gigantesco que tornava a direção quase impossivel pra leigos

Mas ainda existe um certo lag. É pequeno, mas perceptível, e consequentemente a resposta de acelerador dos aspirados continua imbatível.

Se estivesse no mercado com uma folga de orçamento desse nível, iria de cupê. Sinceramente depois de tanto tempo sem nenhum mísero representante no mercado não deixaria passar essa.

O Golf pode até ser mais redondo, mas não é como se o Civic deixasse de ser um carro muito decente.

É só ver quando anunciaram aquele civic si cupê da oitava geração aqui no Brasil, muito procurado e valorizado.
 

RodrigoANBR

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Mas ainda existe um certo lag. É pequeno, mas perceptível, e consequentemente a resposta de acelerador dos aspirados continua imbatível.



É só ver quando anunciaram aquele civic si cupê da oitava geração aqui no Brasil, muito procurado e valorizado.


um dos problemas apontados pela matéria é justamente isso... o civic entrega potencia em alta rotação... ja o golf bem antes...

então isso nao faz muito sentido... (em motores semelhantes)...
 

lorenço

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um dos problemas apontados pela matéria é justamente isso... o civic entrega potencia em alta rotação... ja o golf bem antes...

então isso nao faz muito sentido... (em motores semelhantes)...

pois é, hj com 1500rpm esses carros ja da o torque total (no caso do gti). os turbo antigamente tinha que passar 4500 rotações pra daí tomar uma patada.
 

Málocco Meeeermo

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Civic Si além de mais feio, passou vergonha diante do GTI. Não tem nem o que discutir. O antigo Si era uma obra prima.
 

lorenço

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Civic Si além de mais feio, passou vergonha diante do GTI. Não tem nem o que discutir. O antigo Si era uma obra prima.

sim o antigo era uma delicia, tenho um normal e ja acho o comportamento do carro foda mesmo sendo manco.

o ruim é que os caras estão detonando os modelos, compram e ficam tacando turbo, enchendo de xuning e etc.

mas isso é bom pra quem tem um modelo bem cuidado, pois esse carro tem chances de virar um grande classico daqui uns anos
 

Tpsy

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um dos problemas apontados pela matéria é justamente isso... o civic entrega potencia em alta rotação... ja o golf bem antes...

então isso nao faz muito sentido... (em motores semelhantes)...

Meu post ficou meio confuso, mas de 1krpm pra 1,5krpm é um lag, ainda que pequeno.

Quando a resposta do acelerador isso é um fato, carros turbo tem menos resposta do acelerador. Mas a resposta não tem a ver com força na aceleração, mas sim com sensibilidade no pedal.

Mesmo com a sensibilidade maior o Turbo>Aspro quanto a aceleração(nesse caso).
 

lorenço

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Meu post ficou meio confuso, mas de 1krpm pra 1,5krpm é um lag, ainda que pequeno.

Quando a resposta do acelerador isso é um fato, carros turbo tem menos resposta do acelerador. Mas a resposta não tem a ver com força na aceleração, mas sim com sensibilidade no pedal.

Mesmo com a sensibilidade maior o Turbo>Aspro quanto a aceleração(nesse caso).

mas nisso da pra por um sprint booster pra amenizar também.

isso nos modelos normais, pois nesses esportivos deve ter algo parecido de fábrica. fica bem poca coisa, nada que se compare a aqueles turbo antigos que de repente acordavam e ficavam estranhos de controlar

isso tbm se for nos manuais né, pois se for nesses automáticos ultra modernos de 6, 8 marchas o cara não deve nem sentir tanto, pois o cambio fica ali gerenciando por baixo dos panos a marcha e rotação pra engatar (o cambio não vai deixar entrar a marcha no buraco de rotação)
 

RainbowSix

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Sim, mas naquele tempo os concorrentes do Civic Si eram o que? Audi A3 1.8T? Marea Turbo? Carros turbo com uma tecnologia muito inferior ao de um GTi MK7 de hoje em dia. O Si realmente foi um carro que marcou por andar muito mesmo com um motor aspirado. Mas o "andar muito" num Civic Si dependia também da tocada do motorista, num GTi atual não. Turbo é cheat code, como dizem no exterior, "indução forçada", acho injusto comparar turbo com aspirado.

Os 35kgfm a 1500rpm do GTi são impressionantes pra um motor 2.0 original de fábrica. Antigamente se usava motores 2.5 pra compensar a falta de torque em baixa rotação mesmo com turbo, a Audi usava motores 2.5 (até ainda usa nos carros mais pirocudos), Volvo, etc.

Um carro antigo e turbo com motor 2.0 tinha um comportamento muito diferente, por exemplo o eclipse 95 que eu tive, 2.0 213cv Turbo. Pra subir um rampa de shopping, se você coloca na 1a marcha, ou você sobe muito lentamente ou começa a queimar pneu, se você troca pra segunda marcha, você tem que cuidar pro carro não morrer em baixa rotação, porque ele mal vai ter força pra subir partindo de uma baixa rotação antes do turbo entrar, e quando o turbo entra frita pneu e você tem que aliviar, mas cuidar pra rotação não baixar muito pra não morrer, ou tentar subir em uma velocidade maior em segunda marcha cuidando pra não fritar pneu pois o carro não tinha controle de tração. Era uma experiência muito diferente dos atuais. Mas ao mesmo tempo era muito legal a sensação do turbo entrando, ouvir nitidamente a pressurização trabalhando ("o turbo enchendo"), por conta da isolação acústica ruim e depois colar no banco. É um tempo que se foi, hoje os carros estão ficando chatos, muito lineares, muito automáticos em tudo, estão virando carro pra jogador de videogame.
 

Pimenta_

F1 King
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Realmente os carros mais antigos tinham muito mais turbo lag, mas infelizmente nunca cheguei a andar num desses carros turbo da década de 90. Hoje em dia realmente não dá pra perceber muito, o meu Jetta responde muito rápido e só algumas vezes eu percebo um leve lag.

Naquela época realmente os Honda aspirados conseguiam andar junto, mas os tempos mudaram, a tecnologia evoluiu demais e o motor turbo hoje em dia tornou-se praticamente obrigatório.
 

TuriistaH .BR

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Real concorrente do GTI é o Type-R.

Só aqui no brasil mesmo por preço, apesar de serem esportivos acho que o publico de cada carro é diferente.

Review só falou só obvio, não tem como um carro manual+aspirado competir com um dualclutch+turbo, é um abismo de tecnologia.
 

lorenço

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Real concorrente do GTI é o Type-R.

Só aqui no brasil mesmo por preço, apesar de serem esportivos acho que o publico de cada carro é diferente.

Review só falou só obvio, não tem como um carro manual+aspirado competir com um dualclutch+turbo, é um abismo de tecnologia.

acho que não ein, apesar de ser mais fraco o si era pra competir com o gti, pois pro type-R tem tem o GTI R, aí são mais de 300cv e 40kg de torque se não me engano, tração integral...
 

lorenço

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aproveitando o tópico pra não ter que abrir mais um:

volkswagen_golf_r_4.jpg


A tração integral sempre foi uma característica definidora de caráter para o Golf R, variante mais potente do hatch germânico. A 4MOTION, como é chamada, amparada por sistemas de assistência, é quem ajuda a manter sob rédeas os 300 cv do modelo apimentado, que estreou em 2014 sua quarta geração. Autoesporte foi até o circuito alemão de Ehra-Lessien, um complexo de testes de 96 km, para acelerar a versão com câmbio manual de seis marchas. Mais do que isso, também fomos acelerados no verdadeiro estilo alemão ao longo de um circuito com slalon, chicanes, curvas abertas, fechadas e algumas retas.

Quando falo em "estilo alemão", leia-se situação extrema em que os 38,75 kgfm de torque do motor 2.0 TSI desafiam toda estabilidade do modelo na mão de um piloto berlinense com cinco recordes mundiais no currículo (confira abaixo). Ronny Wechselberger foi quem guiou o Golf R, pondo em xeque até o controle eletrônico de estabilidade (ESC Sport), de série no modelo. O sistema reage propositalmente com atraso, dando ao modelo mais liberdade para manobras ágeis. Pressione o botão de comando por mais de três segundos e você não terá mais o auxílio eletrônico, mas um carro apto para as pistas. Esse mecanismo não está presente em nenhum outro carro da linha Golf.

A não ser pela tração integral e o desligamento do controle de estabilidade, pode-se pensar que Golf GTI e Golf R são gêmeos. Mas as diferenças de família são mais profundas. Apesar de ambos serem equipados com o mesmo motor 2.0, um quatro cilindros turbo de injeção direta de gasolina, o R tem 80 cv a mais do que seu consanguíneo. Além disso, o propulsor do Golf R passou por algumas alterações na cabeça do cilindro, nos pistões, no turbocompressor e nas válvulas de injeção de alta pressão. Ainda assim, ambos têm duplo comando de válvulas variáveis. Diríamos, então, que são apenas irmãos, sendo que o R exagerou um pouquinho mais na cerveja de trigo e no joelho de porco.

O hatch tem 38,75 kgfm de torque, disponíveis entre 1.800 e 5.500 rotações. Equipado com a transmissão mecânica, chega aos 100 km/h em 5,1 segundos. Com câmbio automatizado de seis marchas e dupla embreagem, o tempo cai para 4,9 segundos. Os dados são da fabricante. Não é preciso testar essas cifras para entender quão mais esportivo ele é. Basta se ajustar na posição de dirigir, 20 mm mais baixa do o normal, que deixa o Golf R 5 mm mais próximo do chão que o GTI. A suspensão dianteira é independente McPherson e a traseira, multilink com modificações, como maior rigidez lateral.

volkswagen_golf_r_3.jpg


Design
Mesmo de olhos bem fechados é possível saber que o que está à frente é um Golf fora da curva, com perdão do trocadilho. O ronco do 2.0 turbo se exibe desde cedo. Abra os olhos e repare nos dois jogos de ponteiras de escapamento duplos cromados para se certificar de não é um Golf qualquer. As outras mudanças estéticas são sutis. “O objetivo é criar um equilíbrio emocionante entre respeitabilidade e esportividade, contenção e diferenciação”, afirma Klaus Bischoff, chefe de design da Volkswagen.

O modelo recebeu novo para-choques, com entradas de ar maiores e grade dianteira personalizada com o logo “R”, também presente na tampa do porta-malas. As luzes diurnas de LED permanecem com o formato de “U”. Na traseira, lanternas escurecidas diferenciam o modelo. Nas laterais, por fim, destacam-se as pinças de freio pretas sob as rodas “Cadiz” de 18 polegadas, calçadas por pneus 225/40, e os retrovisores cromados foscos. Por dentro, o Golf R também recebeu um tratamento diferente, com assentos dianteiros esportivos, por exemplo, bordado com o logo da versão.

Por enquanto, essas características não poderão ser vistas de perto no Brasil, já que o hatch não tem previsão de ser importado pela Volkswagen. Na Europa, ele parte de 38.325 euros. O equivalente a R$ 118.361 na cotação atual.

volkswagen_golf_r_14.jpg


Na pista
Para assimilar o Golf R em um circuito, é preciso retomar sua característica essencial, citada ao início do texto. A tração integral 4MOTION é ativada sob demanda e começa a funcionar antes de qualquer roda começar a patinar, acionada pela atividade da embreagem. O objetivo é eliminar perda de tração.

A Volkswagen também pensou em como economizar o combustível demandado por esse mecanismo, coisa que não deve nem passar pela cabeça dos donos desse hatch apimentado. De qualquer forma, se o carro estiver exigindo pouca força de tração, por exemplo, ela é direcionada primeiro ao eixo de rodas dianteiro, enquanto o traseiro é desacoplado. Mas, segundo a marca, a tração volta ao normal à menor reação da embreagem.

volkswagen_golf_r_13.jpg


Outro mecanismo para manter os 300 cv domados é formado pelos quatro bloqueios de diferencial eletrônico, que atuam em parceria com o sistema de estabilidade. O nome é complicado, mas o funcionamento simples. Ele freia as rodas que estejam derrapando e transfere o torque delas para as rodas do lado oposto. Assim, o sistema atua como um bloqueio trasversal, enquanto a embreagem torna-se um bloqueio longitudinal.

Se você é como nosso amigo Ronny Wechselberger e não quer saber de moderação, vá direto ao modo de condução “Race”, exclusivo do Golf R e um dos cinco disponíveis para o veículo. Nele, o amortecimento do veículo é aumentado, reduzindo os movimentos da carroceria, e as respostas e trocas do câmbio DSG são reconfiguração de um modo dinâmico.

Depois, aproveite os engates justos e curtos do câmbio manual, a suspensão durinha e a direção progressiva. E lembre-se, em 12,7 segundos você poderá estar aos 250 km/h de velocidade máxima e terá, entre 5.500 e 6.200 rpm, os 300 cv do Golf R sob suas rédeas.

volkswagen_golf_r_2.jpg


fonte: http://revistaautoesporte.globo.com...lf-r-versao-mais-extrema-do-hatch-alemao.html
 

TuriistaH .BR

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acho que não ein, apesar de ser mais fraco o si era pra competir com o gti, pois pro type-R tem tem o GTI R, aí são mais de 300cv e 40kg de torque se não me engano, tração integral...

É sim, aqui o SI não tem concorrente direto.. talvez em proposta a CLA da mercedes ou o GT86. Tão disputando em preço mesmo.

Lá fora o Type-R é concorrente direto do GTI, fica exatamente entre as duas versões, (GTI e R).. assim como das outras marcas, Megane RS, 208 GTI, Leon Cupra, Focus ST etc.
 

rdmvs

Bam-bam-bam
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com 130k na mão eu comprava um GTi sem nem ler comparativos.

Carro foda demais.
 

lorenço

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É sim, aqui o SI não tem concorrente direto.. talvez em proposta a CLA da mercedes ou o GT86. Tão disputando em preço mesmo.

Lá fora o Type-R é concorrente direto do GTI, fica exatamente entre as duas versões, (GTI e R).. assim como das outras marcas, Megane RS, 208 GTI, Leon Cupra, Focus ST etc.

se fosse um desse aqui:

honda-civic-type-r-concept-2014-8.jpg


mas se a honda traz esse si coupe com roda de carroagem a 124 mil reais imagina uma belezinha dessas?

é muita zoeira esse si custar tudo isso, no fullpower lap por exemplo ficou atrás do DS3 por exemplo que é mais barato.

ainda se tivesse um recheio de equipamentos que justificasse. pelo preço da pra pegar carros como o gti com algum opcional até
 

blackhole

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Se eu tivesse 130k e fosse obrigado a gastar em um carro não iria de golf nunca.

Pode ser GTI, mas continua sendo um Golf.

Se fosse obrigado a comprar o civic si ou o golf gti a duvida seria pesada, mas acho que iria no SI.
 

lorenço

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Pois é.

Comparativo de gênio comparar um aspirado MT com um turbinado AT.

nada a ve isso daí. os 2 são esportivos derivados de um carro médio, potencia parecida e preços parecidos.

na verdade é uma infelicidade o si não ter conseguido ser a altura mesmo, pois essa é a nova tendencia.

hj os carros estão vindo recheados de tecnologia, quem não segue fica pra trás
 

matroska

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nada a ve isso daí. os 2 são esportivos derivados de um carro médio, potencia parecida e preços parecidos.

na verdade é uma infelicidade o si não ter conseguido ser a altura mesmo, pois essa é a nova tendencia.

hj os carros estão vindo recheados de tecnologia, quem não segue fica pra trás


Concordo contigo.

Pessoal que fica falando que não pode comparar os odis estão viajando.

Ambos são derivados de um médio e o principal partem do mesmo preço praticamente.

O Fato é que a Honda viu como é o mercado do huezil e trouxe um carro com menos tecnologia para viver do sucesso do SI anterior e da marca honda. Esse SI é caro demais pelo que oferece. Tinha que ser uns 20 a 30 mil mais barato.

O Golf GTI é bem mais carro com muito mais tecnologia nele.
 

firulero

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Entre esses dois aí para ser um carro para brincar em track days, eu iria de Si sem nem pensar duas vezes, pq:

1) Manual >>>> Automático no quesito diversão;

2) Cupê faz calcinhas ficarem molhadas só de olhar;

3) Golf de cu é rola.


É só dar uma reduzida de leve na suspensão que o carro está pronto para te dar toneladas de diversão numa pista.
 
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