O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

CNH sem autoescola

pulula

Mil pontos, LOL!
Reações
77
Pontos
1.144
Eu vejo a maioria das pessoas comentando que é tudo uma máfia e que como tem os esquemas, a prova prática meio que não adianta nada. A pessoa pode dirigir super mal e passar. Concordo com tudo isso.

Mas eu acho que o maior problema é o número de pessoas aprendendo no meio do trânsito sem controle nenhum.
Se não tiver auto escola para a pessoa aprender a dirigir sendo observada por um instrutor e seguindo as leis, em lugares específicos, com pouco trânsito com um pouco mais de segurança, a pessoa vai aprender como?
Vai sair o filho de 16 anos e o pai/mãe do lado ensinando no meio do trânsito?
Aí acontece algum acidente e como fica? Quem perde pontos na carteira? O parente? E se é um acidente mais sério, com fatalidade?

A parte do "trânsito seria pior" que eu vejo é justamente essa. Milhares de pessoas aprendendo por conta, de qualquer maneira, em qualquer horário, lugar.
O trânsito já é um caos e uma m* com só quem teoricamente sabe dirigir pq passou nas provas. Imagina juntar quem está aprendendo no meio disso tudo?

Não vale vir com a resposta de: "Ah, mas já é assim, todo mundo aprende por fora." Pq não é. Se existe uma obrigatoriedade, ela inibe muitas pessoas (deveria inibir todas né haha).
Quer dizer que tbm não precisaria ter lei de multa se for pego dirigindo bêbado pq "todo mundo já dirige bêbado."
Vou inventar números, mas é só para exemplificar.
Atualmente 20% dos motoristas admitem que dirigem após beber. Se tirar a lei/blitz, esse número dispara para 50%.
Seria a mesma coisa com a obrigatoriedade da auto escola.

Sendo sincero, eu não gostaria de saber como vai ser o trânsito se todo dia vai ter mais milhares (estou falando da realidade de cidade grande) de pessoas aprendendo a dirigir do meu lado.

Ultima Edição:

Harpius

Mil pontos, LOL!
Reações
3.070
Pontos
1.254
Sem dúvida vai quebrar um monte de autoescolas.
Mas algumas vão se reinventar.
Muitos precisam de dicas para a prova teórica, inclusive, para a prática e vai ser um nicho que terá quem contrate, mesmo que não seja obrigatório.
Isso já acontece para instrutores de pessoas que tem CNH, mas tem medo de dirigir.

Eu vejo a maioria das pessoas comentando que é tudo uma máfia e que como tem os esquemas, a prova prática meio que não adianta nada. A pessoa pode dirigir super mal e passar. Concordo com tudo isso.

Mas eu acho que o maior problema é o número de pessoas aprendendo no meio do trânsito sem controle nenhum.
Se não tiver auto escola para a pessoa aprender a dirigir sendo observada por um instrutor e seguindo as leis, em lugares específicos, com pouco trânsito com um pouco mais de segurança, a pessoa vai aprender como?
Aí acontece algum acidente e como fica? Quem perde pontos na carteira? O parente? E se é um acidente mais sério, com fatalidade?

A parte do "trânsito seria pior" que eu vejo é justamente essa. Milhares de pessoas aprendendo por conta, de qualquer maneira, em qualquer horário, lugar.
O trânsito já é um caos e uma m* com só quem teoricamente sabe dirigir pq passou nas provas. Imagina juntar quem está aprendendo no meio disso tudo?

Não vale vir com a resposta de: "Ah, mas já é assim, todo mundo aprende por fora." Pq não é. Se existe uma obrigatoriedade, ela inibe muitas pessoas (deveria inibir todas né haha).
Quer dizer que tbm não precisaria ter lei de multa se for pego dirigindo bêbado pq "todo mundo já dirige bêbado."
Atualmente 20% dos motoristas admitem que dirigem após beber. Se tirar a lei/blitz, esse número dispara para 50%.

Sendo sincero, eu não gostaria de saber como vai ser o trânsito se todo dia vai ter mais milhares (estou falando da realidade de cidade grande) de pessoas aprendendo a dirigir do meu lado.

Não acredito que com o fim dessa obrigatoriedade vamos ver um monte de amadores aprendendo.
Pelo que vi, a prova teórica continua, assim como a prova prática.
Acredito até que essas provas podem ficar mais rigorosos com o fim das autoescolas.
Além disso, não está claro como a essa nova lei vai lidar com o artigo 310 do Código de Transito Brasileiro.
Isso porque, para que alguém não habilitado treine, é preciso que o dono de um carro lhe entregue a direção, o que pelo artigo que citei é proibido.
Pode ser que a nova lei mexa nisso e se isso acontece, não acho que as autoescolas vão acabar totalmente.
Mesmo hoje, muitas autoescolas instruem pessoas com CNH, mas tem medo de dirigir. Olha que isso não é obrigatório, pois não existe obrigação de alguém com medo, mas com CNH, seja obrigado a isso.
Se pensar nessa linha, o mesmo vale para pessoas que querem tirar CNH.
Certamente muitos vão contratar autoescolas para treinar a prática e ainda ter orientação na prova teórica.
Eu mesmo, quando tirei a minha há muito tempo, fiz mais aulas do que era obrigatório, apenas para ganhar confiança na direção, embora não fosse obrigado às aulas adicionais.
Acho sim que vai reduzir muito o número de autoescolas, mas não acredito que vai acabar com elas.
O que vai acontecer é apenas um ajuste na demanda.

PhylteR

F1 King
GOLD
Reações
45.333
Pontos
2.069

Esse é um ponto que eu não tinha pensado muito, mas que certamente ocorrerá com maior frequência. Pessoas vão tentar aprender no trânsito com conhecidos, afinal, auto-escola não é mais obrigatório - e não vão querer pagar pra aprender. Resta a alternativa de aprender com um conhecido mesmo. Pode não ser a maioria que fará isso, mas certamente muitos mais farão, do que hoje.

Eu mesmo não sabia dirigir mas nem fiz questão de aprender com meu pai ou irmão por exemplo, já que teria que fazer aula prática de qualquer forma. Então fui direto pra auto-escola. Mas sem essa obrigação, olha, é possível que eu tentasse aprender com um conhecido sim...

Isso porque, para que alguém não habilitado treine, é preciso que o dono de um carro lhe entregue a direção, o que pelo artigo que citei é proibido.
No país do "jeitinho", proibição é mero detalhe.

KlTKAT395

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
17.816
Pontos
503
Quando começarem o espantoso aumento de mortes no trânsito, talvez, as pessoas percebam a cagada.

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Reações
181.930
Pontos
2.599
Carmageddon feelings

carmageddon.gif

DATUM

Lenda da internet
VIP
Reações
20.475
Pontos
1.734
Eu vivi numa época em que autoescola não era obrigatória e muita gente simplesmente pegava o carro de um parente para treinar em ruas afastadas e sem movimento. Naquele tempo isso não era um problema, mas estamos falando dos anos 90 e faz muito tempo. De lá pra cá, o trânsito, o respeito e até os costumes das pessoas mudaram bastante.

Polivalente

Bam-bam-bam
Reações
10.815
Pontos
453

Polivalente

Bam-bam-bam
Reações
10.815
Pontos
453

Além disso, não está claro como a essa nova lei vai lidar com o artigo 310 do Código de Transito Brasileiro.
Pode ser que a nova lei mexa nisso e se isso acontece, não acho que as autoescolas vão acabar totalmente.

Dá pra treinar dentro de condomínios ou qualquer outra propriedade privada com espaço. Assim não precisa violar lei nenhuma.

Evergrey

Lenda da internet
GOLD
Reações
17.239
Pontos
1.799
Cagada, mais um motivo de que o trânsito vai estar impossível (mais do que já está) dentro de uma década.

Unicron

Bam-bam-bam
Reações
22.554
Pontos
353
enfim essa máfia vai acabar

só falta o detran ir pra vala também

H!vltag3

Mil pontos, LOL!
Reações
2.968
Pontos
1.144
Se o número de motoristas ruins e que não sabem 2% sobre o CTB já é a maioria, imagina agora.

Kibisurdo

Bam-bam-bam
Reações
2.251
Pontos
333

Mas não é assim que vai funcionar, até onde eu lí quem quiser dar aulas vai precisar fazer um curso de instrutor autônomo no Detran o qual tem uma série de regras a se seguir.

O fato é que ainda vai ter prova tanto teórica (que vai liberar a carteira para fazer as aulas práticas) quanto a prova prática no Detran.

Quem se deu bem foi o próprio Detran já que sem todos a necessidade das aulas vai ter muita gente reprovando e tendo de pagar para refazer os testes assim como os candidatos que, teoricamente, vão economizar muito para tirar a carteira. Só quem perdeu foi as autoescolas que sem a necessidade devem baixar bastante o preço e uma boa parte vai acabar fechando.

Pra fechar com chave de ouro só faltou obrigar a gravar o exame de direção para evitar possíveis "acertos" após um teste mal sucedido ou até mesmo de um estelionato/extorsão de quem vai avaliar o teste.

Ultima Edição:

Harpius

Mil pontos, LOL!
Reações
3.070
Pontos
1.254
Esse é um ponto que eu não tinha pensado muito, mas que certamente ocorrerá com maior frequência. Pessoas vão tentar aprender no trânsito com conhecidos, afinal, auto-escola não é mais obrigatório - e não vão querer pagar pra aprender. Resta a alternativa de aprender com um conhecido mesmo. Pode não ser a maioria que fará isso, mas certamente muitos mais farão, do que hoje.

Eu mesmo não sabia dirigir mas nem fiz questão de aprender com meu pai ou irmão por exemplo, já que teria que fazer aula prática de qualquer forma. Então fui direto pra auto-escola. Mas sem essa obrigação, olha, é possível que eu tentasse aprender com um conhecido sim...

No país do "jeitinho", proibição é mero detalhe.
Muitos aprendem com alguém conhecido, dando o jeitinho.
Isso é fato.
Mas também é fato que se a polícia pega, vai ter as consequências e este é o ponto que estou levantando.
O mesmo acontece quando ocorre algum acidente com o carro na condução de alguém sem habilitação ... seguro não cobre ... eventual prejuízo de terceiros vai ser do dono do carro, podendo inclusive ter reflexos criminais ... o próprio proprietário pode perder a habilitação ...
É assim, se o dono do carro entrega a direção para alguém não habilitado precisa também entender que há riscos.

Dá pra treinar dentro de condomínios ou qualquer outra propriedade privada com espaço. Assim não precisa violar lei nenhuma.
Pela lei não. O artigo diz que não pode entregar a direção para uma pessoa não habilitada. Ou seja, não importa se é numa área privada ou não.
Mas todos sabemos que as pessoas sempre dão o "jeitinho", mas repito, o que não quer dizer que a lei não exista.

Polivalente

Bam-bam-bam
Reações
10.815
Pontos
453
Pela lei não. O artigo diz que não pode entregar a direção para uma pessoa não habilitada. Ou seja, não importa se é numa área privada ou não.
Mas todos sabemos que as pessoas sempre dão o "jeitinho", mas repito, o que não quer dizer que a lei não exista.
Regras de trânsito não valem dentro de prioridade privada. Inclusive uns dos carinhas do Detran que falou sobre isso numa das reportagens.

Harpius

Mil pontos, LOL!
Reações
3.070
Pontos
1.254
Regras de trânsito não valem dentro de prioridade privada. Inclusive uns dos carinhas do Detran que falou sobre isso numa das reportagens.
Cuidado com isso. Não é o que diz o Código de Transito no art. 2, § único.

"Parágrafo único. Para os efeitos deste Código, são consideradas vias terrestres as praias abertas à circulação pública, as vias internas pertencentes aos condomínios constituídos por unidades autônomas e as vias e áreas de estacionamento de estabelecimentos privados de uso coletivo."

Se for numa fazenda até pode um desabilitado dirigir (pois estaria fora da regra acima), mas como disse, se houver um acidente haverá consequências disso para o dono do carro, pois no final este sempre responde civil e criminalmente por eventuais danos.
Além disso, não é qualquer um que tem a oportunidade de treinar numa fazenda. Aqui se trata de uma exceção.
A maioria é o pessoal que em tese precisaria treinar em vias públicas.

EasyName

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Reações
3.877
Pontos
804

O ministro de transportes disse que não vai poder ter esses casos de parentes ensinando a dirigir no meio do trânsito. Vai ter 2 alternativas:

1-Contratar uma auto escola do jeito que já era.
2-Contratar um instrutor autônomo para supervisionar.

doraemondigimon

Lenda da internet
Reações
24.903
Pontos
1.619
Sabe....? Vocês estão se preocupando demais!

Além do que, dizem que ELE estará aqui:

1764798248456.png

...Para comparar o trânsito brasileiro com o da Itália (onde 99,7% dos carros tem algum tipo de amassado)

Geo

Mil pontos, LOL!
Reações
13.454
Pontos
1.379
Nada munda em relação a passar nos exames teórico e prático para obtenção da habilitação. Só o que muda é não seria mais obrigatório obter a qualificação via aulas em autoescolas. Seria como, por exemplo, não precisar frequentar aulas de matemática, conquanto que passe na prova está tudo certo.

antonioli

Membro STAFF
VIP
GOLD
Reações
181.930
Pontos
2.599

CNH sem autoescola: novas regras começam a valer nesta semana; governo prevê renovação automática para 'bom condutor'​

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com instrutor autônomo.​

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou que as novas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começam a valer nesta semana. Entre as alterações, estão o fim da exigência de aulas obrigatórias em autoescolas e a renovação automática e gratuita do documento para motoristas classificados como "bons condutores" (mais detalhes abaixo).
Em entrevista ao g1, o ministro disse que o governo vai lançar o aplicativo CNH do Brasil, uma nova versão atualizada do que já existe – a Carteira Digital de Trânsito (CDT) – na terça-feira (9), em cerimônia no Palácio do Planalto.
Após a cerimônia, a expectativa é de que as novas normas sejam publicadas em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) no mesmo dia. As mudanças passam a valer imediatamente após a publicação. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou as alterações no começo do mês.

Estão entre as mudanças:

• aulas em autoescola deixam de ser obrigatórias;
  • o conteúdo teórico estará disponível no aplicativo do governo, de graça, e não será mais exigida carga horária mínima;
  • o aluno poderá usar carro particular e optar por aulas com um instrutor autônomo, credenciado pelo Detran;
  • as aulas práticas caem de 20 para 2 horas no mínimo (com um instrutor ou em autoescola);
  • as provas práticas continuam sendo presenciais, assim como o exame médico e a coleta biométrica;
  • quem reprovar na primeira avaliação poderá fazer o segundo teste de graça;
  • não haverá mais prazo para a conclusão do processo de habilitação, que hoje é de um ano.

Custo da CNH​

O ministro afirmou que o governo busca o barateamento da carteira de motorista para a população, a digitalização e a modernização do sistema.

"Essa é uma mudança de cultura da sociedade com o fim da obrigatoriedade. Era uma reserva de mercado e a autoescola podava a inovação. Não haverá desemprego. O instrutor terá oportunidade de ser instrutor autônomo também. Vai valorizar a profissão", disse Renan Filho.

O governo afirma que as mudanças podem reduzir em até 80% o custo para que o cidadão se habilite para dirigir – que hoje pode chegar a R$ 5 mil. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, 20 milhões de pessoas estão dirigindo sem habilitação e 30 milhões têm idade para tirar a carteira, mas não têm dinheiro para pagar.

"Cada cidadão vai contratar as horas que precisa para aprender. Se o cara já dirige moto ele não precisa de 20 horas. Será uma fração entre duas horas e 20 horas. O fato é que agora vamos dar liberdade para as pessoas negociarem", afirmou o ministro.

Estímulo ao bom condutor​

Segundo Renan Filho, o governo também vai anunciar na terça-feira (9) a renovação automática e gratuita da CNH para os "bons condutores".

O condutor vai ter direito ao benefício e receberá um selo de bom condutor se não tiver nenhum ponto de infração na carteira registrado no ano anterior à renovação da CNH. Não haverá alteração no prazo de renovação do documento.

"Se não comete infração de trânsito você não precisa que o Estado te dê trabalho. Se você está dirigindo bem, é sinal de que você não precisa de exame novo. Se não levou ponto, sinal que não está cometendo infração. E se você está dirigindo e não cometeu nenhuma infração, não tem sentido. É só pra levar o cidadão ao órgão publico novamente", argumentou o ministro.

Passo a passo para a habilitação​

A previsão é de que a nova versão do aplicativo CNH do Brasil seja disponibilizada também na terça-feira, após o lançamento oficial. A partir do aplicativo o futuro motorista poderá fazer grande parte do processo para conseguir tirar sua habilitação. Ele pode iniciar o processo numa autoescola também.
Os passos pelo aplicativo são:

1. Primeiro, o cidadão vai fazer um curso gratuito, mas obrigatório. Ele pode fazer o curso pelo aplicativo, pelo computador, celular, tablet;
  2. Após o curso, o cidadão recebe um certificado que informa estar apto para fazer a prova teórica;
  3. Antes da prova teórica, a pessoa precisa ir ao Detran para fazer a biometria e a foto;
  4. Exame médico e exame psicológico, realizados por qualquer médico e qualquer psicólogo;
  5. Prova teórica;
  6. Após a aprovação na prova teórica, o futuro motorista pode procurar uma autoescola ou um instrutor autônomo;
  7. Prova prática. Se aprovado, o novo motorista recebe automaticamente a CNH digital.

O instrutor autônomo também vai ser identificado pelo aplicativo e registrará as aulas ministradas no sistema. Ao final, o aluno recebe um novo certificado, informando que está apto para a prova prática.

Prova nacional e padronizada​

De acordo com o ministro Renan Filho, as provas teóricas e práticas serão padronizadas em todo o país e os simulados vão trazer questões que estarão no teste.

"O aluno do Brasil inteiro vai fazer a mesma prova. Antes, cada Detran fazia um tipo de prova. Vamos padronizar as questões, como o mundo faz. No aplicativo vai poder fazer simulados com as questões que cairão na prova. Diferentemente do Enem, por exemplo. No Enem você tem que esconder as questões porque tem menos vagas do que a demanda. Mas a prova do Detran é ao contrário, quanto mais estudarem a questão, mais vão aprender as regras de transito", disse Renan Filho.

"Era uma confusão. Muitas dessas horas o cidadão passava fazendo baliza, mas ninguém morre fazendo baliza. O máximo é um arranhão no carro. A prova era para reprovar as pessoas, dificultar a vida do cidadão", completou.

Isso da renovação muito me interessa. Minha CNH vencerá em fevereiro. Min ajuda Painho e Renan Jr.

kapiel10

Mil pontos, LOL!
Reações
18.156
Pontos
1.054
Achei muito interessante quem for reprovado na prova ter uma segunda chance de fazer gratuitamente, tomara que seja tanto para prova prática quanto teórica

A dúvida que eu tenho é, quando se fazia a prova prática o aluno usava o carro da sua auto escola, nesse caso será que o detran vai disponibilzar carro para quem treinou de forma autônoma ou a pessoa terá que alugar esse carro ?

As auto escolas vão cobrar uma fortuna de aluguel do carro para a prova prática como forma de recuperar o dinheiro não ganho nas aulas na auto escola

Azeon

Lenda da internet
Reações
59.720
Pontos
1.704

CNH sem autoescola: novas regras começam a valer nesta semana; governo prevê renovação automática para 'bom condutor'​

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com instrutor autônomo.​

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou que as novas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começam a valer nesta semana. Entre as alterações, estão o fim da exigência de aulas obrigatórias em autoescolas e a renovação automática e gratuita do documento para motoristas classificados como "bons condutores" (mais detalhes abaixo).
Em entrevista ao g1, o ministro disse que o governo vai lançar o aplicativo CNH do Brasil, uma nova versão atualizada do que já existe – a Carteira Digital de Trânsito (CDT) – na terça-feira (9), em cerimônia no Palácio do Planalto.
Após a cerimônia, a expectativa é de que as novas normas sejam publicadas em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) no mesmo dia. As mudanças passam a valer imediatamente após a publicação. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou as alterações no começo do mês.

Estão entre as mudanças:

• aulas em autoescola deixam de ser obrigatórias;
  • o conteúdo teórico estará disponível no aplicativo do governo, de graça, e não será mais exigida carga horária mínima;
  • o aluno poderá usar carro particular e optar por aulas com um instrutor autônomo, credenciado pelo Detran;
  • as aulas práticas caem de 20 para 2 horas no mínimo (com um instrutor ou em autoescola);
  • as provas práticas continuam sendo presenciais, assim como o exame médico e a coleta biométrica;
  • quem reprovar na primeira avaliação poderá fazer o segundo teste de graça;
  • não haverá mais prazo para a conclusão do processo de habilitação, que hoje é de um ano.

Custo da CNH​

O ministro afirmou que o governo busca o barateamento da carteira de motorista para a população, a digitalização e a modernização do sistema.

O governo afirma que as mudanças podem reduzir em até 80% o custo para que o cidadão se habilite para dirigir – que hoje pode chegar a R$ 5 mil. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, 20 milhões de pessoas estão dirigindo sem habilitação e 30 milhões têm idade para tirar a carteira, mas não têm dinheiro para pagar.

Estímulo ao bom condutor​

Segundo Renan Filho, o governo também vai anunciar na terça-feira (9) a renovação automática e gratuita da CNH para os "bons condutores".

O condutor vai ter direito ao benefício e receberá um selo de bom condutor se não tiver nenhum ponto de infração na carteira registrado no ano anterior à renovação da CNH. Não haverá alteração no prazo de renovação do documento.

Passo a passo para a habilitação​

A previsão é de que a nova versão do aplicativo CNH do Brasil seja disponibilizada também na terça-feira, após o lançamento oficial. A partir do aplicativo o futuro motorista poderá fazer grande parte do processo para conseguir tirar sua habilitação. Ele pode iniciar o processo numa autoescola também.
Os passos pelo aplicativo são:

1. Primeiro, o cidadão vai fazer um curso gratuito, mas obrigatório. Ele pode fazer o curso pelo aplicativo, pelo computador, celular, tablet;
  2. Após o curso, o cidadão recebe um certificado que informa estar apto para fazer a prova teórica;
  3. Antes da prova teórica, a pessoa precisa ir ao Detran para fazer a biometria e a foto;
  4. Exame médico e exame psicológico, realizados por qualquer médico e qualquer psicólogo;
  5. Prova teórica;
  6. Após a aprovação na prova teórica, o futuro motorista pode procurar uma autoescola ou um instrutor autônomo;
  7. Prova prática. Se aprovado, o novo motorista recebe automaticamente a CNH digital.

O instrutor autônomo também vai ser identificado pelo aplicativo e registrará as aulas ministradas no sistema. Ao final, o aluno recebe um novo certificado, informando que está apto para a prova prática.

Prova nacional e padronizada​

De acordo com o ministro Renan Filho, as provas teóricas e práticas serão padronizadas em todo o país e os simulados vão trazer questões que estarão no teste.

"Era uma confusão. Muitas dessas horas o cidadão passava fazendo baliza, mas ninguém morre fazendo baliza. O máximo é um arranhão no carro. A prova era para reprovar as pessoas, dificultar a vida do cidadão", completou.

Isso da renovação muito me interessa. Minha CNH vencerá em fevereiro. Min ajuda Painho e Renan Jr.

Vim pra postar essa matéria, nunca concordei tanto com o que foi falado.
Isso aqui é a maior arma da máfia : "Era uma confusão. Muitas dessas horas o cidadão passava fazendo baliza, mas ninguém morre fazendo baliza. O máximo é um arranhão no carro. A prova era para reprovar as pessoas, dificultar a vida do cidadão", completou.

Baliza era proposital pra reprovar a maioria, aqui sempre foi a primeira coisa a ser feita e vacilou já era, uma das manobras mais inúteis no dia-a-dia, sempre tem um que fala "ah mas fazendo baliza você coloca o carro em uma vaga apertada" sim, fato que pode ajudar mas pode foder, eu já fiz baliza pra entrar em uma vaga apertada, o carro da frente saiu e entrou outro no lugar que apertou mais ainda e me travou, mas é uma manobra que sim ajuda e muito achar uma vaga mas como foi falado "ninguém morre".

Ninguém aprende a dirigir na auto escola, quem aprende a dirigir não podendo passar da terceira marcha e 30km/h ? Eu lembro que enchi o saco do meu instrutor para poder andar a 60km/h e ele me levou na Dutra (100km/h) foi bom pra caramba, também pedi para dirigir no final do dia no meio do trânsito, naquele "para e anda" dos infernos, o carro morreu umas 20x mas ali eu de fato aprendi a achar o peso do pé na embreagem, mas dirigir mesmo é só com o tempo.

antonioli

Membro STAFF
VIP
GOLD
Reações
181.930
Pontos
2.599
Ninguém aprende a dirigir na auto escola,
Isso eu discordo porque aprendi na autoescola. Não sabia porra nenhuma e meu pai era muito fresco com o carro dele. Tive que aprender tudo lá e pelo menos dei sorte de o instrutor ser paciente e experiente.

Depois a gente vai refinando no dia-a-dia.

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.785
Pontos
704
Eu tô fazendo autoescola e tô achando isso ótimo. Não vejo a hora de passar na prova e nunca mais passar nem na calçada daquele lugar. Esse pessoal vai ter que oferecer muito mais se quiser continuar tendo clientela. E como falaram acima, provavelmente muitas ainda vão dar um jeito de se virar com o aluguel de carros.

Azeon

Lenda da internet
Reações
59.720
Pontos
1.704
Isso eu discordo porque aprendi na autoescola. Não sabia porra nenhuma e meu pai era muito fresco com o carro dele. Tive que aprender tudo lá e pelo menos dei sorte de o instrutor ser paciente e experiente.

Depois a gente vai refinando no dia-a-dia.

Então, mas aí eu diferencio o saber dirigir de guiar o carro, a auto escola pode até ensinar a ligar o carro, pisar no acelerador e etc. Mas dirigir mesmo, ter noção de trânsito, espaço, saber fazer as manobras só o tempo e prática mesmo, lembro da minha amiga que me zoava por eu ter repetido na prova 3x antes de passar e ela tirou de primeira... Eu nunca bati meu carro, ela na primeira volta que deu com o pai meteu o carro em uma fonte no centro da cidade.

antonioli

Membro STAFF
VIP
GOLD
Reações
181.930
Pontos
2.599
Então, mas aí eu diferencio o saber dirigir de guiar o carro, a auto escola pode até ensinar a ligar o carro, pisar no acelerador e etc. Mas dirigir mesmo, ter noção de trânsito, espaço, saber fazer as manobras só o tempo e prática mesmo, lembro da minha amiga que me zoava por eu ter repetido na prova 3x antes de passar e ela tirou de primeira... Eu nunca bati meu carro, ela na primeira volta que deu com o pai meteu o carro em uma fonte no centro da cidade.
Mas ensina, dentro das limitações.

Você aprende a sair da inércia, a andar, virar na curva, fazer o retorno, usar os espelhos, usar as setas e etc. Só que é muita coisa para se aprender e fazer ao mesmo tempo e é por isso que ficamos tensos e com velocidade controlada, igual a um robozinho. E quando começamos a dirigir também nas ruas ficamos assim durante um tempo.

Faz parte do processo. Meu eu disse o que eu disse porque não sabia nada de nada. Nunca havia ligado um carro, colocado a primeira marcha e andado 5 metros. Para mim foi muito útil, então espero que desmontem as autoescolas, mas que ainda existam os instrutores com seus carros adaptados. Pelo menos está escrito.

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Reações
98.160
Pontos
1.839
O sistema deveria ser reformulado e não “deixado de lado”.

O país invertido, chinpalandia, só tem 8 ou 80: ou auto escolas que não ensinam e não cobram nada de desempenho do aluno mas cobram uma baita grana do aluno…

…ou nada…zera o custo do aluno mas também não garante que o aluno realmente saiba o que está fazendo.

Pais de ignorantes costumazes.

EasyName

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Reações
3.877
Pontos
804
O sistema deveria ser reformulado e não “deixado de lado”.

O país invertido, chinpalandia, só tem 8 ou 80: ou auto escolas que não ensinam e não cobram nada de desempenho do aluno mas cobram uma baita grana do aluno…

…ou nada…zera o custo do aluno mas também não garante que o aluno realmente saiba o que está fazendo.

Pais de ignorantes costumazes.
O aluno ainda precisa fazer a prova teórica e a prática.

É como se fosse um vestibular, você não é obrigado a fazer nenhum curso pra prestar a prova, você pode só chegar e fazê-la sem ter se preparado anteriormente, provavelmente você não vai passar.

Aqui é a mesma coisa, eles tiram a obrigatoriedade de horas de aula teórica e diminuem as horas de aula prática para 2h obrigatórias. Se a pessoa conseguir passar nas provas só com esse mínimo, muito provavelmente ela já dirige há um tempo...

Topo Fundo