O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Coexistência pacífica entre humanos, animais e máquinas?

HappyLol

Habitué da casa
Mensagens
217
Reações
166
Pontos
78
Não... não é o termo de política internacional entre a ex União Soviética e EUA. Quero me referir de que ambos possam viver sem que aja problemas, e que ambos ajudam uns aos outros... na própria natureza existe essa coexistência do mutualismo... ambos são beneficiados.

46270_4082686665561_1330990485_n.jpg

Mas o que vemos hoje? Um desequilíbrio mental entre pessoas que defendem os animais contra o especismo, mas ao mesmo tempo tem uma grande misantropia a sua espécie humana, outras também tem uma mesma mentalidade, mas prefere modificar e aperfeiçoar geneticamente absolutamente tudo a seu favor, para justamente ter maior produção em massa, como também substituir sua própria natureza por corpos artificiais como máquina, na ideia da imortalidade em relação ao trans humanismo. Algo que os próprios egípcios tentaram fazer, mas fracassaram... a carne pode apodrecer... mas desconhece que a alma pode continuar...

saude-e-transhumanismo.jpg

Quando se trata de tecnologia e sustentabilidade, ambos parecem próximos e ao mesmo tempo distantes... o que vemos em tecnologia até agora é somente para nossa conveniência e entretenimento: impressora 3d, drones, óculos VR, máquinas que plantam, que constroem casas, robôs para companhia... mas cade algo que tenha um impacto positivo para a natureza? Ainda esta muito longe de vermos ruas e casas com placas solares, torres de energia eólicas, mini usinas hidrelétricas... só podemos ver em países desenvolvidos... parece muito distante não é verdade?

ick83zox62.jpg
Só que voltamos a falar de meio ambiente e tecnologia... sabem daqueles seres místicos, os golens? O que vocês pensariam se os robôs trabalhassem para a natureza de uma forma mutualista? Parece até coisa de ficção... mas é algo que ainda não vimos pegar tanta força... só o que faltava... como também tem a questão da liberdade das máquinas... se elas vão ser livres para fazer o que quiser ou vão sempre ser controlados igual ventrílocos controlados por seres humanos a distância ou por comandos.... certo a natureza precisa também de uma grande mão... mas por enquanto a mentalidade é de que a natureza sabe se adaptar fácil e não precisam de ajuda... mas nós é que dependemos dela..

Arconic-Future-889x500.jpg

Quando pensamos no futuro, acreditamos naquela visão Jatson e futurama: carro voadores, casas e prédios no céu.... mas porque tem que ser no céu? Não tem mais terreno suficiente? Se for esse caso... mas sempre com a visão espacial... a natureza praticamente quase que nem existe, já que se não tem terreno suficiente... e os animais onde e que ficam? Única coisa que vemos em Jatson é único cachorro falante... cade os outros animais? Zoológico? Tem um episódio dos Simpsons na qual Bart, trabalha em um zoológico de dinossauros... é algo muito interessante... mas vamos voltar um pouquinho de realidade aqui...

sem-tc3adtulo3.jpg
Vocês talvez ou não, devem ter ouvido falar de agrofloresta... é uma relação entre trabalho de plantas silvestres com plantas domésticas, vivendo um do lado da outra, sem que a agricultura convencional impacta com o meio ambiente do bioma daquela região... agricultura em massa não vê o impacto que causa a outras espécies, o problema é a conveniência humana por trás disso... quando se trata de produção enxuta que ainda tira os nossos benefícios, no geral a quantidade continua sendo a inimiga da qualidade.

BoscoVerticale-story1-659x330.jpg
Agora vamos encaixar tudo o que você leu até agora... imaginem um futuro em que uma cidade possa coexistir pacificamente entre animais, seres humanos e máquinas? Eu sei que você não gostaria de pisar em um formigueiro, ou ser picado por uma abelha ou macacos ou roedores começam a aparecer na cozinha certo?

Mas vamos pensar que nessa cidade tenha "tubos" que separam o ambiente humano com o ambiente de outros seres... ou não necessariamente tubos... mas algo que possa separar mas ao mesmo tempo estar próximo da natureza... imagina você acordar em plena manhã, avistar vários pássaros e animais em frente a sua janela? Claro que alguns não vão gostar da ideia e que não funcionaria... mas quem não gostaria de um lugar verde? Se tivermos máquinas, pessoas e animais trabalhando mutualmente, ninguém sairia perdendo... basta sonhar e imaginar como a música de John lennon.

 
Ultima Edição:

VinceVega

Condenado a ser livre!
VIP
Mensagens
5.251
Reações
9.493
Pontos
1.229
Quero me referir de que ambos possam viver sem que aja problemas, e que ambos ajudam uns aos outros... na própria natureza existe essa coexistência do mutualismo... ambos são beneficiados.

Na natureza o que prevalece é a lei da selva.
 

Nebula

Bam-bam-bam
Mensagens
620
Reações
3.357
Pontos
283
É uma visão utópica clássica e muito bonita, mas infelizmente, não passa disso. Equilíbrio perfeito entre espécies nunca foi real nem mesmo antes do homem surgir, visto que algumas extinções em massa coincidem com a abundância de fósseis de predadores que teriam surgido no mesmíssimo período... ou seja, quando uma espécie dominante surge, é natural que outras percam seu espaço e acabem desaparecendo - é o caso com nós, contudo, nunca ocorreu numa escala tão grande quanto com a gente.

Podemos amenizar os efeitos disso? Sim, afinal, somos seres racionais (ou deveríamos ser), mas requer força de vontade, planejamento, esforço e, principalmente, dinheiro. A má notícia é que a maior parte do último tá na mão de gente que não pensa em nada além do próprio nariz, e os outros, um naco enorme da população prefere direcionar em futilidades. Como resultado, aproximadamente 10.000 espécies de plantas e animais vão pro beleléu todo ano.

Pra fechar com chave de ouro, até nos endireitar como espécie continua sendo um sonho distante. Guerras, desigualdade social, exploração infantil, educação precária, fome... se resolver nossos próprios problemas já é osso, imagine transformar o planeta inteiro numa espécie de "paraíso". Só sonhando mesmo.
 


HappyLol

Habitué da casa
Mensagens
217
Reações
166
Pontos
78
Única coisa que fico pessimista em relação dessa utopia, é em relação a agrofloresta, os próprios donos de
grandes fazendas de gados e plantações teriam que abrir mão do que já fazem, eles obviamente não querem fazer isso, produzem e ganham com tudo isso... uma coexistência pacífica... é quase impossível ou uma piada e nunca vai acontecer..

Não só isso, como também outros fatores, como divisões de crenças e ideologia... se as própria natureza
humana necessita da oposições para gerar grandes revoluções como um mal necessário... e muito difícil de
curto prazo enxergarmos um mundo em que pessoas se harmonizem com seus próprios semelhantes, criaturas e
máquinas... algo que atualmente é quase impossível... as vezes tenho mais que pensar em uma distopia da escassez e crises para as pessoas mudarem ou se adaptar as dificuldades...

Como por exemplo a própria crenças... não querendo apoiar ou defender o ateísmo.. não quero entrar em discussão anti religiosa ... mas a descrença é um mal necessário para que depois as pessoas começarem a buscar algum sentido mais universal das coisas e não restrita imposta pela religião. O apego a ideologia e a conveniência humana torna as coisas insustentáveis.
 

NeWii

Bam-bam-bam
Mensagens
5.382
Reações
4.673
Pontos
434
houve um concurso de projeto em 24h de arquitetura com o tema de biomimética em que colocamos esse conceito de humanos, animais e plantas viverem no mesmo local:

GCpIFyA.jpg


Depois foi oferecido um livro digital com todos os projetos, pelo numero da página não ficamos muito longe em uma escala mundial.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Existe a possibilidade de diminuir os conflitos, porém "sem que aja problemas" não. O próprio exemplo do mutualismo é uma análise focada, ela é +/+ dentro daquela interação em específico, mas no sistema da comunidade biótica alguém com certeza está se fodendo nessa história.

Se você pegasse a população humana atual e forçasse todo mundo a viver da maneira mais ecologicamente equilibrada possível, aplicando todo os recursos humanos em busca disso, você teria um impacto considerável na biosfera. A menos, claro, que estejamos falando no genocídio de grande parte da população humana que morreria devido a falência generalizada dos sistemas de informação, logística e produtivos.

Sem falar no problema que acaba surgindo das próprias relações de poder, que invariavelmente (Sendo realista) exige a presença de um complexo industrial bélico.

Eu acredito que hoje só temos noção do impacto da natureza graças ao avanço da tecnologia e dos sistemas industriais. E é através dessas mesmas tecnologias que vamos acabar superando os problemas no futuro, seja este bom ou ruim. Ainda vamos cagar muito no planeta até resolvermos a convivência na biosfera... E, pelo menos em um futuro próximo, ela jamais será 100%. Ironicamente, indo no sentido oposto ao do texto, eu acho que só vamos atingir algum grau de convivência parcialmente pacífica quando passarmos a manipular diretamente a biologia da biosfera.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Todos os que conheci e que se diziam preocupados e engajados com o 'ECO', curiosamente sempre viveram muito bem e de forma confortável no "EGO".
 

lakota

Bam-bam-bam
Mensagens
1.138
Reações
1.376
Pontos
203
Acho que as máquinas viverão bem com os animais, nós, elas darão um jeito

Enviado de meu Vibe K5 Plus usando Tapatalk
 

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.607
Reações
14.377
Pontos
1.053
Não existem Elfos e nem Druidas para buscar um equilíbrio, em todo caso logo a humanidade se extingue e uma nova espécie domina esse mundo :coolface.

Bem que a Pixar podia fazer um filme onde animais e máquinas estão em conflito, pelo menos entra na Teoria Pixar :coolface.
 

HappyLol

Habitué da casa
Mensagens
217
Reações
166
Pontos
78
Quase ia criar um tópico parecido, mas me lembrei que já tinha postado sobre... Sabe ainda acredito que da para mudar, e que pelo menos neste século queira ou não queira, vamos ter que sofrer e ao mesmo tempo muito trabalho mesmo, não emprego.

Esqueci de mencionar que tem as ecovilas, permacultura e cooperativas que podem ter um papel importante no desenvolvimento e planejamento de uma civilização mais sustentável.

As cooperativas é única forma de comprar recursos, áreas como cidades e ruas, mas também noto a questão da mentalidade das pessoas de países subdesenvolvido e dos desenvolvido.

Quando comento sobre cooperativas em grupos brasileiro no Facebook, poucas pessoas opinam, a maioria so curte, as vezes parecem até pessimista, por fato de haver muita corrupção e o chamado Lei de Gerson, que faz as pessoas não acreditar que é possível cooperar com os outros.

Enquanto em outros países desenvolvidos, as ideias e o otimismo andam bem, as vezes penso que Brasil so pode ter um impacto de mudança, quando muitos países mais desenvolvido refugiar para esta extensa terra, ja tem outra mentalidade , pois até então, so vemos países subdesenvolvidos entrando no Brasil . Fico pensando se questão histórica e politica tem uma forte influência nas pessoas de desacreditar em desenvolver algo juntos.
 
Ultima Edição:

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.339
Reações
26.669
Pontos
1.359
Pra pensar no ECO tem que ser alguém que estar no EGO, porque quem não está no EGO tem que ralar pra kralho e nao tem tempo pra pensar nessas coisas
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.184
Reações
44.443
Pontos
803
Há alguns obstáculos no meio do caminho, como o capital.

Em outras palavras, duvido muito. Talvez a longuíssimo prazo, quando o planeta estiver dando sinais mais “contundentes” de que está fodido.
 
Topo Fundo