O que há de Novo?
  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Colaterais da Vacina - Conte aqui como foi após a vacinação contra o Coronavírus

Sicalc

Bam-bam-bam
Mensagens
4.107
Reações
10.264
Pontos
303
Saiba quais são os efeitos colaterais das vacinas de Covid-19 em uso no Brasil
Especialistas reforçam que imunizantes são seguros, a maioria dos sintomas é comum e esperado e que as reações adversas graves são raras
Lucas Rocha, da CNN, em São Paulo
09 de junho de 2021 às 04:30 | Atualizado 10 de junho de 2021 às 13:03
Compartilhar

Imagem vacinação
As reações adversas mais frequentes são leves e comuns a todas as vacinas disponíveis contra a Covid-19, de acordo com os especialistasFoto: Getty Images (goc)
A aplicação das vacinas contra a Covid-19 no Brasil tem provocado dúvidas sobre seus possíveis efeitos colaterais. As reações mais comuns após a vacinação incluem dor ou sensibilidade e inchaço no local da injeção, além de febre baixa e dor no corpo, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim).
As pessoas também podem apresentar quadros de fadiga e calafrios, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os sintomas podem aparecer no momento da aplicação, ou entre 24 e 48 horas, e cessam em poucos dias.

Leia mais
Segundo o infectologista do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), Álvaro Furtado, as reações adversas podem ser classificadas em leves, moderadas e graves e são comuns a todas as vacinas disponíveis contra a Covid-19.
“Não são todas as pessoas que evoluem para eventos adversos. Quando aparecem, na maioria das vezes, são efeitos leves, transitórios com desaparecimento entre 24h e 48h, e não colocam em risco a vida da pessoa”, diz.
O infectologista explica que não há indícios científicos de que uma vacina provoque eventos adversos mais intensos do que outras. “Para a Covid-19, apesar das vacinas serem produzidas com tecnologias diferentes, os eventos adversos são muito parecidos entre os imunizantes Pfizer, Coronavac, AstraZeneca, Covaxin, Sputnik e Janssen”, afirma. (veja quadro abaixo)
A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – Regional do Espírito Santo, Ana Paula Burian, ressalta que os eventuais riscos de eventos adversos graves após a administração da vacina são muito menores do que os da infecção pela Covid-19. Ela destaca a importância do monitoramento dos sinais e da procura por atendimento médico caso os sintomas persistam por mais de 48h ou se intensifiquem, independentemente da duração.
A especialista afirma que não há uma explicação científica do porquê algumas pessoas apresentam efeitos mais fortes do que outras após a vacinação. “Somos diferentes, não tem explicação para isso. Você pode vacinar irmãos, de uma mesma família, mesmo pai e mesma mãe, e um não ter sintoma nenhum e outro cair de cama, por exemplo”, diz.
Segundo Álvaro, não há como estimar a possibilidade de reação adversa. “Isso diz respeito à parte genética e imunológica, algumas pessoas têm mais eventos adversos, não tem como prever isso”, explica.

Foto: Arte/CNN Brasil
Quando buscar atendimento médico
Os especialistas ressaltam que todos os sinais de reação que possam estar relacionados à vacinação contra a Covid-19 devem ser acompanhados. O infectologista da USP recomenda às pessoas que apresentem sintomas persistentes, com duração acima de 72 ou 96h, procurar atendimento médico.
“Pacientes que tenham alguma alteração clínica realmente diferente, que os impeça de fazer atividades habituais, alterações na pele ou neurológicas, dificuldade de movimentação, ou sintomas que vão piorando com o tempo”, explica.
O especialista afirma que a investigação médica é fundamental para esclarecer se os efeitos podem estar, de fato, relacionados com a aplicação da vacina. “Muitas vezes, a pessoa toma a vacina e começa a ter alguns eventos, mas aquilo tem uma outra causa. A função do profissional médico é avaliar se a relação de causa e efeito tem significância”.
Tecnologia x efeitos colaterais
Em geral, as bulas das vacinas autorizadas para aplicação no Brasil – Oxford/AstraZeneca, Coronavac, Pfizer/Biontech, Johnson & Johnson, Sputnik V e Covaxin descrevem reações adversas semelhantes. Os efeitos mais comuns citados são dor, sensibilidade e vermelhidão no local da aplicação, além de cansaço, indisposição, dores no corpo, febre e calafrios.
A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações explica que a ciência tem se desdobrado para investigar os possíveis impactos das diferentes tecnologias utilizadas para a produção das vacinas no desenvolvimento de efeitos colaterais.
Os imunizantes da AstraZeneca, Johnson & Johnson e Sputnik V utilizam uma tecnologia conhecida como vetor viral, um vírus enfraquecido que transporta os genes virais para dentro das células, estimulando a resposta imunológica.
Já as vacinas Coronavac e Covaxin utilizam uma versão do coronavírus inativado para desencadear a produção de anticorpos. O imunizante da Pfizer/Biontech, por sua vez, é produzido com a tecnologia do RNA Mensageiro (mRna), na qual o material genético sintético carrega o código genético do SARS-CoV-2 e estimula o organismo a gerar anticorpos contra o vírus.
Segundo a especialista, a relação entre as tecnologias e reações adversas específicas ainda é incerta. No entanto, estudos têm investigado principalmente o desenvolvimento de trombose por imunizantes que utilizam a tecnologia de vetor viral.
“É uma tecnologia nova, a relação que temos anteriormente é com a vacina de Ebola, que foi utilizada na África para conter a doença e que também era de vetor viral. O que ainda não sabemos é se todas as pessoas vão ter esse tipo de reação tomando essa vacina, só o tempo vai dizer”, afirmou.
Casos de pessoas que apresentaram coágulos sanguíneos supostamente relacionados à vacinação contra a Covid-19 foram registrados no Brasil e em países como Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica e Canadá.
As investigações são contínuas e acontecem após a aplicação de diferentes imunizantes como Oxford/AstraZeneca, Pfizer/BioNTech, Johnson & Johnson e Moderna. Entidades e organizações internacionais de saúde reforçam que os benefícios da vacinação são superiores aos riscos de infecção e agravamento pela Covid-19.
Independentemente da tecnologia utilizada, os imunizantes não permitem o desenvolvimento da Covid-19. As vacinas garantem proteção porque previnem a doença, especialmente nas formas graves, reduzindo as chances de morte e internações.
Embora não impeça o contágio nem a transmissão do vírus, a vacinação é essencial, já que induz o sistema de defesa do corpo a produzir imunidade contra o coronavírus pela ação de anticorpos específicos, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), efeitos colaterais moderados após a vacinação podem indicar que a vacina está funcionando e que o sistema imunológico está respondendo como deveria.
Reações alérgicas graves
De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), reações alérgicas são incomuns, mas podem ocorrer após a aplicação de qualquer vacina. Sintomas como falta de ar, coceira intensa ou paralisia muscular podem indicar reação alérgica à vacina e indicam a necessidade de busca por atendimento médico.
Segundo estimativas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, a reação alérgica chamada anafilaxia é extremamente rara após a vacinação contra a Covid-19, atingindo cerca de 2 a 5 casos por milhão de vacinados no país norte-americano.
_

Tópico para experiências sobre os efeitos colaterais.

Tive febre, sensação de moleza e dor nos olhos. Não estou 100% ainda, mas vai passar.
E vocês tetudos? Como foi a sensação de levar uma furada? :coolface

Relatem os colaterais...
 


overoad

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.946
Reações
24.866
Pontos
659
AZ, semana passada. Mal estar forte, braço doendo, dor de cabeça. Começou na noite em que tomei a vacina e ficou até por volta do meio dia do dia seguinte.
 

PhylteR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
27.511
Reações
24.673
Pontos
769
Tomei primeira dose de AZ em junho e senti apenas dor no braço por uns 4 dias no local da aplicação.
 


Slow in Snow

Bam-bam-bam
Mensagens
2.660
Reações
5.462
Pontos
303
Tomei a primeira dose da vachinavac quarta passada, até aqui não senti absolutamente nada de diferente.
 

Emperor

Bam-bam-bam
Mensagens
5.761
Reações
10.683
Pontos
379
AZ, tomei na hora do almoço e tive leve desconforto no corpo e dor de cabeça a noite.
 

11456

Bam-bam-bam
Mensagens
6.170
Reações
5.697
Pontos
384
AZ tive dor de cabeça , dores no corpo em geral e cala frios a noite no dia seguinte já estava bem

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.408
Reações
3.913
Pontos
278
Astrazenica, dor no braço por uns 3 dias e um pouco de febre no dia seguinte mas nada demais também, da minha família irmão e mãe tiveram um pouco de febre também mas de resto tranquilo.
 

Pseudim

Doutrinador Escandinavo
Mensagens
10.576
Reações
13.663
Pontos
639
Pfizer, zero efeitos colaterais, com a exceção de uma leve dor no local da aplicação que passou no dia seguinte (imagino que seja pela agulha, e não pela vacina em si)
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
14.783
Reações
25.090
Pontos
553
AstraZeneca.

Passei a comer MUITO menos, fora que fico saciado mais fácil.

É sério :kkk

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.142
Reações
17.569
Pontos
353
tomei a coronavac (vachina) e só tive dor local, bem semelhante a vacina da gripe

pai e mãe de 55~56 anos tomaram astrazeneca e tiveram febre e dor local, minha vó de 85 anos tb tomou AZ e não teve nada, nem minha tia de 70
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
14.783
Reações
25.090
Pontos
553
Ahhh pronto hahahaha, já dá pra tu vender curso por ai falando que se vacinar com astrazenica emagrece hahahahah tá ai uma oportunidade...
ex gordo, em nome de Oxford.

Teje fitness
Tomei a vacina numa quarta, no período da tarde.
Fui sexta pra praia já quase sem fome, comendo muito menos que meu usual. E permanece até hoje (já fazem meses).
Tudo bem que passei a prestar mais atenção na dieta pra tentar emagrecer e fazer mais exercícios, mas é inegável que a AZ me iniciou nesse mundo :klolwtf
 

Tokai

Bam-bam-bam
Mensagens
2.081
Reações
4.053
Pontos
303
Pfizer somente uma leve dor local por algumas horas.

O local onde tomei tinha uma fila de 3 pessoas, achei estranho já que a maioria queria essa marca.
 

VinceVega

Bam-bam-bam
Mensagens
4.211
Reações
6.524
Pontos
329
Pfizer, zero efeitos colaterais, com a exceção de uma leve dor no local da aplicação que passou no dia seguinte (imagino que seja pela agulha, e não pela vacina em si)
A mesma coisa comigo, acredito que ficou doendo porque a enfermeira aplicou com tanta pressa que quase não deu tempo da agulha entrar no braço.
 

Zitow

Bam-bam-bam
Mensagens
4.071
Reações
7.772
Pontos
344
Tomei a AstraZeneca e senti apenas fraqueza e uma leve tontura no dia seguinte. O braço quase não doeu.
 

ReBirFh

Habitué da casa
Mensagens
188
Reações
257
Pontos
74
Astrazeneca. 1º dia, corpo mole, meio enjoado, dor de cabeça, calafrio, febre alta e vomitei o jantar; 2º dia, dor de cabeça e corpo mole; 3º dia, novo em folha.
 

Sr.Haller

Bam-bam-bam
Mensagens
7.186
Reações
5.836
Pontos
414
AstraZeneca. Suei feito um porco de madrugada, tive febre, calafrios e dores no corpo. Os mesmos sintomas no dia seguinte, mais uma dor de cabeça tão forte que trabalhar (olhando para uma tela) foi impossível.

Fiquei tão fraco que uma reação dermatológica que acreditava nunca mais teria voltou a ocorrer depois de anos.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.164
Reações
34.195
Pontos
553
Tomei a primeira dose da Astrazeneca.

Durante a noite tive febre e meu corpo ficou ruim. Não consegui dormir bem, mas não chegou ao ponto de eu querer tomar remédio.
 

alexandrecabeza

Bam-bam-bam
Mensagens
1.310
Reações
558
Pontos
214
Astrazeneca. Senti apenas uma dor bem leve no braço que começou na noite do dia da aplicação e durou uns 3 a 4 dias. No mais foi bem de boa...
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
24.815
Reações
47.049
Pontos
589
Tomei a vacina hipster de uma dose só. Se eu não tivesse sentido a "penetração" acharia que tinha soro ali. Deu nada.
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
4.665
Reações
8.667
Pontos
303
Pfizer (primeira dose): dor forte no braço, não conseguia nem levantar ele. Febre e cansaço extremo. Durou pouco isso tudo, umas 24 horas depois já tava tranquilo e a dor no braço sumiu em 36 horas.
Moderna (segunda dose): dor no braço mais amena. Febre e calafrios. Cansaço extremo. Durou pouco também, umas 30 horas.

Esse cansaço extremo pode ter sido só preguiça acumulada :klolwtf
 
Topo Fundo