O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Colecionismo, até que ponto pensar nisso? vale qualquer coisa?

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.285
Reações
2.426
Pontos
453
Seguinte... andei pensando sobre estas coisas de colecionar jogos e etc, eu tinha um snes desde a infância, vivia pegando cartuchos com o pessoal que não queria mais, cheguei a ter 30 deles aqui em casa, depois que a fonte do meu snes torrou e eu comprei o wii, não me interessei mais por ele, acabei vendendo o video game, fiquei com uma caixa de sapato cheia de fitas no guarda roupas por anos que poderia guardar pra coleção, mas de originais mesmo, tinha 5, o resto era tudo piratinha, mesmo sendo jogos conhecidos como killer instinct, sunset riders por exemplo, algumas até sem labels, acabei vendendo tudo num lote por preço baixo (ou quase tudo, pois ainda fiquei com algumas poucas como mario world, super metroid, international ss deluxe, donkey kong country 1 que são originais e zelda, mortal kombat 2 e strike gunner que são paralelas).
Fiquei pensando se fiz correto de mandar um monte de coisa embora, mas o espaço em casa economizado e o dinheiro que peguei me dizem que sim, ainda mais por se tratar de um monte de fitas paralelas que acredito eu, quem colecionar mesmo, não iria querer elas na coleção, apenas originais.
Atualmente mantenho na coleção 30 jogos de GameCube todos completos, estas 7 fitas de snes que citei, 3 jogos de n64 e mais um ed64 e 2 jogos de wii que vieram junto quando comprei ele.
De consoles, possuo dois Cubes (indigo e prata) quem penso em vender um também, o wii e o n64.
Tenho visto mais vantagem em emulações do que acumular "tralhas", ainda mais com os preços extremamente altos de jogos, tudo é "raro" hoje em dia, e o preço vai lá em cima, e muitas coisas estão bem surradas.
E vocês, o que acham sobre coleções? teriam coragem? colecionam algo? cartuchos paralelos fariam parte delas?
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.702
Reações
10.755
Pontos
453
Antes também era viciado em colecionar video games e olha que minha coleção tem de tudo.
Casei e joguei tudo na laje para economizar espaço e um dia só por nostalgia peguei meu Super Nintendo e acho que o tempo passou pois as fitas não entram de primeira e tinha que ficar assoprando (fitas original) o controle faz os dedos criarem calos.
Hoje só o trabalho de ligar na TV e ficar aquele monte de coisa espalhada já desanima.
Melhor jogar no celular e um controle Bluetooth, da para salvar quando quiser e matar a vontade com uma biblioteca que nunca teria no meio físico.
 

Marculino

Bam-bam-bam
Mensagens
10.219
Reações
7.444
Pontos
419
Essa questão de colecionismo é complicada, varia muito de pessoa para pessoa. Alguns fazem questão de ter tudo, todos os consoles, tudo completo com caixa e manual, versões específicas de cada console, TV de tubo e até mesmo as notas de compra. Já outros só colecionam o que realmente gostam e jogam, que é o meu caso. Apesar de ter alguns consoles completos e jogos originais, tenho também cartuchos e cds piratas, controle paralelo, everdrive... e jogo também em emuladores.

Pra mim o importante é jogar e se tenho condições de comprar um console ou um jogo original que tenho interesse e estiver barato ou com preço justo vou lá e compro, do contrário gravo um cd em casa mesmo ou jogo em emulador de boa, sem stress. Não me incomodo nem um pouco com isso. Já vendi muita coisa e pretendo futuramente me desfazer de outras caso não tiver mais interesse, porque se for só pra acumular e não jogar é preferível vender do que correr o risco de estragar ao deixar mofando no armário durante anos. Consoles mais antigos vez ou outra você precisa dar uma ligada, colocar pra funcionar um tempo, dar uma manutenção se precisar, senão já era.

Infelizmente com essa onda retrô vieram os oportunistas e acabaram com o desejo de muitos de colecionar, isso a nível mundial. Claro que lá fora ainda se encontra preços bons, mas os preços aumentaram muito de anos pra cá. Já aqui é sem condições, a não ser se você achar em um bazar, feira ou tiver amigos querendo se desfazer por um preço camarada, do contrário é paulada certa tanto no ML quanto na OLX e por itens que estão muitas vezes em um estado ruim de conservação. Eu não alimento essa onda, não pago nunca o que cobram, prefiro importar se precisar.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.296
Pontos
1.619
Já estou na minha segunda coleção de videogames. A primeira coleção era enorme, com tudo nas caixas, usando uma caixa de geladeira deitada para guardar os jogos em cartuchos e CDS e cheguei ao limite de 3000 jogos originais (tinha jogos piratas também, mas não os contava. Geralmente eles eram quem ficava na caixa da geladeira) e 32 videogames.

Quando vi meu quarto vazio (longa história que não tem a ver diretamente com assunto que discutimos), realmente é assustador. Depois de uns 3 anos, comecei de novo com um Saturn, um Dreamcast e um PS2. Hoje já estou com coisa de 34 videogames e coisa de 200 jogos originais (englobando todos os sistemas). E sim, continuo tendo cartuchos paralelos na coleção justamente por não se achar (ou não dar conta) de comprar jogos apenas originais (meu nome NÃO É Riquinho Rico).

Colecionar envolve uma espécie de 'paixão' por alguma coisa. Não tenho grana? Então não posso fazer minha coleção de veículos!

Mas eu gosto de videogames e, EM MINHA OPINIÃO, noto grandes diferenças ou não acho interessante a emulação dos consoles caseiros e com isso, vem a nostalgia de se ter o videogame, ligado na tv (no que tiver em casa), com seus controles originais, jogando os jogos que eu sempre achei legal. Principalmente se comparados com os videogames de hoje
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.019
Pontos
1.109
Eu coleciono games desde 2006 e comecei juntando tudo o que eu tinha de Atari 2600,Master System e Mega Drive desde minha infância.

Comecei a comprar games na época nos Shoppings Populares de Goiania que vendiam jogos por preços acessíveis, principalmente jogos TOP que paguei entre 10-15 reais.

Depois que me mudei para o interior de MG passei a comprar em fórums devido a falta de condições de viajar para Belo Horizonte.

Além das compras teve jogos que ganhei de presente de amigos e parentes, rifas de outro fórum que participo além de trocas.

Quanto aos jogos piratas só considero os cartuchos como parte da coleção porque eles trazem a nostalgia dos tempos de locadoras.

O hobby do colecionismo para mim também trouxe novas amizades porque além dos games também tinha ajuda para outros assuntos.

Por exemplo, tenho um amigo de outro fórum que me ajudou vendendo alguns jogos e mais tarde ele me presenteou com alguns em troca de ajuda para baixar filmes,desenhos animados e seriados antigos e já o presentei com um Wall E de Nintendo DS que ganhei em uma Rifa mas não tinha interesse e ele aceitou meu jogo.

Também já mandei revistas de atividades e livrinhos infantis para o filho dele como agradecimento por tudo que ele fez por mim.

A minha coleção é formada por jogos e consoles mais populares e tenho foco em coletâneas,remakes e jogos de baixa demanda.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.593
Reações
33.002
Pontos
1.048
Eu estou na segunda coleção também. A primeira me desfiz, resumindo o motivo, pois virou uma acumulação sem qualidade. A minha atual não é grande como a primeira mas a qualidade nem se compara.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 


Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.400
Pontos
503
Eu comecei a colecionar em 2000 aos 14 anos, naquele tempo comprava coisa quase de graça, em 2001 comprei dois Megas, um 1 e um 3 por 15 reais, e o 1 ainda veio com a fonte, controles e jogos... O primeiro videogame da minha coleção foi um Master 3 que comprei por uns 10, ou 15 reais... Comprei um Dynavision 3 que tenho até hoje por 10 reais, fora outros consoles baratos... Antes deles eu só colecionava fitas de SNES, e só tinha meu SNES que esta comigo a quase 22 anos.

Em 2006 eu dei uma pausa na coleção, mas em 2010 voltei a colecionar quando comprei um Atari 2600, ai descobri que na internet eu podia comprar muita coisa barata, e voltei a colecionar, mas antes eu comprava muita coisa que nem queria tanto, mas a uns 3 anos passei a comprar só o que eu realmente queria.

Infelizmente a alguns anos esse hobby passou a virar modinha, e muita coisa esta cada vez mais cara, quando comecei comprava consoles a 10, 15 reais, cartuchos e SNES originais a 5, e de brinde ganhava um Mario World, hoje só um Mario World ou um Mario Bros 3 do NES já estão pedindo mais de 100 reais, ai fode tudo... Tudo por causa dessa modinha que acabou virando... Meu Atari 2600 que comprei em 2010 custou 130 reais, mas 30 foi do frete, e ele veio com fonte, dois controles, uns 5 cartuchos e até a caixa! Quero ver quanto custa um nesse estado hoje em dia... A maioria dos itens que comprei foram achados da internet, e de lojas onde comecei a garimpar a partir de 2012, mas infelizmente hoje essas lojas estão caras também e raramente consigo comprar alguma coisa. O negócio é só garimpar mesmo. Não vou fazer loucuras para comprar meus itens, o negócio é só diversão, fiz muitos amigos também nessas caçadas.

Sobre a qualidade da coleção, tem gente que gosta de tudo completo como novo, e só coleciona itens assim, e já vi gente que só coleciona itens lacrados, e nem joga seus itens! Mas no meu caso eu jogo tudo o que tenho, não me importo se os itens são completos ou não, tenho itens piratinhas também, que vou substituindo quando consigo os originais, mas eu quero mesmo é ter os jogos e poder jogar eles.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.232
Reações
41.366
Pontos
1.064
Só tenho o que é do meu interesse, o que não gosto, vendo.

Ganhei vários cartuchos de SNES e Mega de um amigo meu que teve locadora, alguns originais, 70% vendi, a maioria não tive interesse, com isso consegui 4 everdrives, mais economia de espaço e disponibilidade pra jogar jogos bons que custam os olhos da cara.
 

burn1004

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.232
Reações
916
Pontos
599
Cara, acho que esses questionamentos pegam todo mundo que coleciona e foram eles que me fizeram me desfazer de toda a coleção uma vez...
Mas assim, te digo muita coisa mudou quando eu percebi que o fato de colecionar era algo que me agradava... Correr atrás de um item, conseguir, catalogar, fazer manutenção e cuidar da coleção, por si só, já era uma atividade prazerosa pra mim (quase tão prazeroso quanto jogar) e aí eu fiquei em paz, pude focar em uma coleção mais coesa e pronto
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.285
Reações
2.426
Pontos
453
[
Antes também era viciado em colecionar video games e olha que minha coleção tem de tudo.
Casei e joguei tudo na laje para economizar espaço e um dia só por nostalgia peguei meu Super Nintendo e acho que o tempo passou pois as fitas não entram de primeira e tinha que ficar assoprando (fitas original) o controle faz os dedos criarem calos.
Hoje só o trabalho de ligar na TV e ficar aquele monte de coisa espalhada já desanima.
Melhor jogar no celular e um controle Bluetooth, da para salvar quando quiser e matar a vontade com uma biblioteca que nunca teria no meio físico.

Exatamente isso que ando pensando, os consoles antigos trazem aquela nostalgia, mas não são tão práticos, possuem fios para todos os lados que limitam a distancia para de jogar, já tem idade de pelo menos 20 anos e controles e fitas podem não funcionar mais como na época, ai entra os emuladores que trazem esta praticidade de se ter todas as "tralhas" por meio digital, com melhorias de filtros e etc.

Essa questão de colecionismo é complicada, varia muito de pessoa para pessoa. Alguns fazem questão de ter tudo, todos os consoles, tudo completo com caixa e manual, versões específicas de cada console, TV de tubo e até mesmo as notas de compra. Já outros só colecionam o que realmente gostam e jogam, que é o meu caso. Apesar de ter alguns consoles completos e jogos originais, tenho também cartuchos e cds piratas, controle paralelo, everdrive... e jogo também em emuladores.

Pra mim o importante é jogar e se tenho condições de comprar um console ou um jogo original que tenho interesse e estiver barato ou com preço justo vou lá e compro, do contrário gravo um cd em casa mesmo ou jogo em emulador de boa, sem stress. Não me incomodo nem um pouco com isso. Já vendi muita coisa e pretendo futuramente me desfazer de outras caso não tiver mais interesse, porque se for só pra acumular e não jogar é preferível vender do que correr o risco de estragar ao deixar mofando no armário durante anos. Consoles mais antigos vez ou outra você precisa dar uma ligada, colocar pra funcionar um tempo, dar uma manutenção se precisar, senão já era.

Infelizmente com essa onda retrô vieram os oportunistas e acabaram com o desejo de muitos de colecionar, isso a nível mundial. Claro que lá fora ainda se encontra preços bons, mas os preços aumentaram muito de anos pra cá. Já aqui é sem condições, a não ser se você achar em um bazar, feira ou tiver amigos querendo se desfazer por um preço camarada, do contrário é paulada certa tanto no ML quanto na OLX e por itens que estão muitas vezes em um estado ruim de conservação. Eu não alimento essa onda, não pago nunca o que cobram, prefiro importar se precisar.

Realmente essa onda retro matou muito o mercado, porque os oportunistas aparecem forte na cena, mas se encontra muita gente bacana ainda que se desfaz de coisa boa por preço abaixo de mercado, eu já peguei muita coisa assim.
E não é só no meio gamer que tem oportunistas, eu mesmo tenho carro antigo, e com amigos já peguei muita peça por preço de banana, porém com os oportunistas da cena antigo mobilista, fica difícil adquirir algo, todo meio tem este tipo de gente.

Já estou na minha segunda coleção de videogames. A primeira coleção era enorme, com tudo nas caixas, usando uma caixa de geladeira deitada para guardar os jogos em cartuchos e CDS e cheguei ao limite de 3000 jogos originais (tinha jogos piratas também, mas não os contava. Geralmente eles eram quem ficava na caixa da geladeira) e 32 videogames.

Quando vi meu quarto vazio (longa história que não tem a ver diretamente com assunto que discutimos), realmente é assustador. Depois de uns 3 anos, comecei de novo com um Saturn, um Dreamcast e um PS2. Hoje já estou com coisa de 34 videogames e coisa de 200 jogos originais (englobando todos os sistemas). E sim, continuo tendo cartuchos paralelos na coleção justamente por não se achar (ou não dar conta) de comprar jogos apenas originais (meu nome NÃO É Riquinho Rico).

Colecionar envolve uma espécie de 'paixão' por alguma coisa. Não tenho grana? Então não posso fazer minha coleção de veículos!

Mas eu gosto de videogames e, EM MINHA OPINIÃO, noto grandes diferenças ou não acho interessante a emulação dos consoles caseiros e com isso, vem a nostalgia de se ter o videogame, ligado na tv (no que tiver em casa), com seus controles originais, jogando os jogos que eu sempre achei legal. Principalmente se comparados com os videogames de hoje

Eu entendo bem você, eu já tive muito esse pensamento de jogar apenas nos consoles, porém os emuladores trouxeram uma grande felicidade na minha vida também, pois eu era doente pelo n64 e não tinha condições de ter, com a emulação em 2004 no project 64 eu joguei e conheci praticamente toda a biblioteca dele, hoje em dia tenho com o everdrive e gosto demais do console, principalmente pelo controle que não é tão pratico de usar outro no lugar, então prefiro o original mesmo.
Você tinha uma enorme coleção, eu não sei aonde enfiaria tanta coisa kkkk

Eu coleciono games desde 2006 e comecei juntando tudo o que eu tinha de Atari 2600,Master System e Mega Drive desde minha infância.

Comecei a comprar games na época nos Shoppings Populares de Goiania que vendiam jogos por preços acessíveis, principalmente jogos TOP que paguei entre 10-15 reais.

Depois que me mudei para o interior de MG passei a comprar em fórums devido a falta de condições de viajar para Belo Horizonte.

Além das compras teve jogos que ganhei de presente de amigos e parentes, rifas de outro fórum que participo além de trocas.

Quanto aos jogos piratas só considero os cartuchos como parte da coleção porque eles trazem a nostalgia dos tempos de locadoras.

O hobby do colecionismo para mim também trouxe novas amizades porque além dos games também tinha ajuda para outros assuntos.

Por exemplo, tenho um amigo de outro fórum que me ajudou vendendo alguns jogos e mais tarde ele me presenteou com alguns em troca de ajuda para baixar filmes,desenhos animados e seriados antigos e já o presentei com um Wall E de Nintendo DS que ganhei em uma Rifa mas não tinha interesse e ele aceitou meu jogo.

Também já mandei revistas de atividades e livrinhos infantis para o filho dele como agradecimento por tudo que ele fez por mim.

A minha coleção é formada por jogos e consoles mais populares e tenho foco em coletâneas,remakes e jogos de baixa demanda.

Realmente os games trazem muitas amizades boas, eu mesmo tenho amigos virtuais que considero muito, sempre conversamos sobre algo e até vendemos um para o outro por preços bacanas para se ajudar.

Eu estou na segunda coleção também. A primeira me desfiz, resumindo o motivo, pois virou uma acumulação sem qualidade. A minha atual não é grande como a primeira mas a qualidade nem se compara.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk

Estes 30 jogos de snes que eu tinha, a maioria não tinha qualidade, fitas piratas, quebradas a caixinha e sem label, possuia jogos bons com dkc 2, sunset riders, killer instinct, top gear 1 e 2 e street fighter 2 warrior, mas como disse, muitas delas bem surradas e todas piratas, podem ter seu valor, mas passei por valor baixo pra ir tudo de uma vez embora.
Se fosse pra colecionar, eu iria querer pelo menos ter apenas originais, não precisava ter caixa e nem nada, mas que estivessem em estado bom.
Porém o valor me desanima demais, fazendo eu preferir o meio digital.

Eu comecei a colecionar em 2000 aos 14 anos, naquele tempo comprava coisa quase de graça, em 2001 comprei dois Megas, um 1 e um 3 por 15 reais, e o 1 ainda veio com a fonte, controles e jogos... O primeiro videogame da minha coleção foi um Master 3 que comprei por uns 10, ou 15 reais... Comprei um Dynavision 3 que tenho até hoje por 10 reais, fora outros consoles baratos... Antes deles eu só colecionava fitas de SNES, e só tinha meu SNES que esta comigo a quase 22 anos.

Em 2006 eu dei uma pausa na coleção, mas em 2010 voltei a colecionar quando comprei um Atari 2600, ai descobri que na internet eu podia comprar muita coisa barata, e voltei a colecionar, mas antes eu comprava muita coisa que nem queria tanto, mas a uns 3 anos passei a comprar só o que eu realmente queria.

Infelizmente a alguns anos esse hobby passou a virar modinha, e muita coisa esta cada vez mais cara, quando comecei comprava consoles a 10, 15 reais, cartuchos e SNES originais a 5, e de brinde ganhava um Mario World, hoje só um Mario World ou um Mario Bros 3 do NES já estão pedindo mais de 100 reais, ai fode tudo... Tudo por causa dessa modinha que acabou virando... Meu Atari 2600 que comprei em 2010 custou 130 reais, mas 30 foi do frete, e ele veio com fonte, dois controles, uns 5 cartuchos e até a caixa! Quero ver quanto custa um nesse estado hoje em dia... A maioria dos itens que comprei foram achados da internet, e de lojas onde comecei a garimpar a partir de 2012, mas infelizmente hoje essas lojas estão caras também e raramente consigo comprar alguma coisa. O negócio é só garimpar mesmo. Não vou fazer loucuras para comprar meus itens, o negócio é só diversão, fiz muitos amigos também nessas caçadas.

Sobre a qualidade da coleção, tem gente que gosta de tudo completo como novo, e só coleciona itens assim, e já vi gente que só coleciona itens lacrados, e nem joga seus itens! Mas no meu caso eu jogo tudo o que tenho, não me importo se os itens são completos ou não, tenho itens piratinhas também, que vou substituindo quando consigo os originais, mas eu quero mesmo é ter os jogos e poder jogar eles.

Acho legal pegar um jogo lacrado, já peguei alguns de cube assim, mas ari e joguei até enjoar, e agora ficam na prateleira que comprei pra guardar todos bonitinhos.
Realmente se achava muita coisa barata tempos atrás, eu já peguei muito coisa de graça, tanto de pagar coisa de 5 reais quanto de receber doação de jogos.
Mas eu tenho tido outros pensamentos ultimamente, queria ter outras coisas que considero mais importante na minha vida e tenho me apegado bem menos em jogos, apenas jogando eles por everdrives ou por emuladores.

Só tenho o que é do meu interesse, o que não gosto, vendo.

Ganhei vários cartuchos de SNES e Mega de um amigo meu que teve locadora, alguns originais, 70% vendi, a maioria não tive interesse, com isso consegui 4 everdrives, mais economia de espaço e disponibilidade pra jogar jogos bons que custam os olhos da cara.

Everdrive é uma benção na vida de nós retro gamers kkkkk
Eu tenho apenas o ed64, mas ele traz uma felicidade enorme, só de poder jogar um conker's sem ter que pagar 300 reais num cartucho velho, vale muito, além é claro, daqueles vários jogos bobos que praticamente ninguém gosta, mas que temos um certo carinho.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.285
Reações
2.426
Pontos
453
Cara, acho que esses questionamentos pegam todo mundo que coleciona e foram eles que me fizeram me desfazer de toda a coleção uma vez...
Mas assim, te digo muita coisa mudou quando eu percebi que o fato de colecionar era algo que me agradava... Correr atrás de um item, conseguir, catalogar, fazer manutenção e cuidar da coleção, por si só, já era uma atividade prazerosa pra mim (quase tão prazeroso quanto jogar) e aí eu fiquei em paz, pude focar em uma coleção mais coesa e pronto

Eu entendo, realmente pegar, limpar, criar uma ordem e colocar no devido lugar na prateleira, ligar as vezes pra não estragar ou até jogar por horas não tem preço.
As vezes sinto vontade de colecionar alguns jogos de N64 por exemplo, porém quando penso no dinheiro que gastarei com isso, desanima, ainda mais como eu disse, já tenho o ed64 simplesmente pra evitar de adquirir uma montoeira de cartuchos velhos.
No caso de everdrive para o snes, pensei em adquirir um também na época, mas acabei desistindo pelo fato de ter que comprar a versão bem cara para usufruir dos jogos de chips especiais sendo que meu wii faz todo o trabalho.
No fim, cada um tem um modo de lhe dar com colecionismos, eu achava extremamente bacana, hoje já não tem me chamado tanto a atenção como antes, acho que fiz certo de desfazer das fitas de snes, pois elas podem chegar até alguém que estava querendo muito elas, e para mim, não teriam nenhuma utilidade, ficariam numa caixa de sapato por mais vários anos, apenas estragando, mofando.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.728
Reações
79.728
Pontos
1.839
Eu acho que tudo é valido, desde que você esteja satisfeito consigo mesmo. Emular, colecionar, comprar e logo em seguida vender...vai da satisfação de cada um.

Eu continuo a colecionar. Mas não é para jogar tudo não. Tudo de novo que eu compro eu jogo, vindo das gerações de consoles atuais. Não compro jogo de PS4 que eu efetivamente não vá jogar. Meu backlog é gigante...mas todos serão jogados.
Mas tudo o que eu recompro ou compro pela primeira vez de gerações passadas, eu não jogo tudo. Nem é para isso que eu compro. Compro porque quero e curto ver eles lá no meu salão.

Coisa de gente maluca, fazer o quê. Eu mantenho dois barris de carvalho lá no meu salão também, cada um com 200 litros de cachaça...e nem por isso vou beber tudo. Quer dizer...um pouco a gente bebe.
 

Hurley™

Bam-bam-bam
Mensagens
340
Reações
446
Pontos
238
Eu gosto muito de colecionar e dou preferência sempre para itens completos com caixas e manuais. Item pirata eu dispenso.

Acontece que como a maioria daqui não tenho mais o tempo que eu tinha livre de antigamente para jogar, hoje o tempo é escasso por conta do trabalho e vida social. Eu parei de comprar itens retrôs faz um tempo já, mas nos tempos que comprava bastante coisa já comprei quase todos itens que me interessava, entre jogos e consoles.

Hoje estou mais focado em jogos que ainda quero ter, mas como importação hoje ficou muito ruim (taxas, alto valor do dólar, valor dos itens retrôs altos) eu dei uma parada de importar. E se for pra comprar por aqui é pior ainda, preços de produtos caros e itens na maior parte das vezes fuleiros. Se for um item impecável então pode dar um rim pra comprar.
Estou com vários consoles antigos encaixotados que preciso ligar eles para funcionarem senão é perigoso estragarem. :kcry
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.285
Reações
2.426
Pontos
453
Eu acho que tudo é valido, desde que você esteja satisfeito consigo mesmo. Emular, colecionar, comprar e logo em seguida vender...vai da satisfação de cada um.

Eu continuo a colecionar. Mas não é para jogar tudo não. Tudo de novo que eu compro eu jogo, vindo das gerações de consoles atuais. Não compro jogo de PS4 que eu efetivamente não vá jogar. Meu backlog é gigante...mas todos serão jogados.
Mas tudo o que eu recompro ou compro pela primeira vez de gerações passadas, eu não jogo tudo. Nem é para isso que eu compro. Compro porque quero e curto ver eles lá no meu salão.

Coisa de gente maluca, fazer o quê. Eu mantenho dois barris de carvalho lá no meu salão também, cada um com 200 litros de cachaça...e nem por isso vou beber tudo. Quer dizer...um pouco a gente bebe.

Eu acho legal coleções, porém tem sido tudo muito caro e difícil de achar em bom estado, minhas fitas de snes mesmo mandei tudo embora bem baratinho por serem piratas, pra mim, não tem valor uma coleção de piratinhas, se eu for colecionar um dia os jogos de snes, quero os originais, mas não precisam ter caixas ou manuais.
Como você disse, o importante é a satisfação que temos com o hobby do colecionismo.
Tudo que eu ainda tenho aqui da minha coleção, seja cube, snes (as originais que guardei) e de n64, eu joguei ,muito.

Eu gosto muito de colecionar e dou preferência sempre para itens completos com caixas e manuais. Item pirata eu dispenso.

Acontece que como a maioria daqui não tenho mais o tempo que eu tinha livre de antigamente para jogar, hoje o tempo é escasso por conta do trabalho e vida social. Eu parei de comprar itens retrôs faz um tempo já, mas nos tempos que comprava bastante coisa já comprei quase todos itens que me interessava, entre jogos e consoles.

Hoje estou mais focado em jogos que ainda quero ter, mas como importação hoje ficou muito ruim (taxas, alto valor do dólar, valor dos itens retrôs altos) eu dei uma parada de importar. E se for pra comprar por aqui é pior ainda, preços de produtos caros e itens na maior parte das vezes fuleiros. Se for um item impecável então pode dar um rim pra comprar.
Estou com vários consoles antigos encaixotados que preciso ligar eles para funcionarem senão é perigoso estragarem. :kcry

Eu dispenso também itens piratas pra coleção, parece que não agrega em nada.
Eu também tenho tido outros objetivos ultimamente, conquistar outras coisas, e o colecionismo requer tempo para garimpar e principalmente dinheiro.
Está tudo tão caro mesmo, lembro que eu comprei minha coleção de cube aos poucos logo de depois que ele saiu de linha, pagava 50 reais nas principais franquias como zelda, mario kart e metroid por exemplo, tudo completo, inclusive o mario kart double dash e o metroid prime tem bonus disc.
Preciso ligar meu GameCube também, faz uns 2 ou 3 anos que não ligo ele, só uso o wii.
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Acho que colecionismo pode se tornar facilmente um caso de transtorno de acumulação compulsiva, infelizmente muita gente só preza pelo número, por ter na prateleira e esquece que os videogames foram criados para serem utilizados, ter e não usar pode causar problemas graves para alguém que perde a linha e acaba não se contendo e comprando tudo que vê pela frente.
Pensem bem antes de comprar, comprem apenas o que forem usar, não acumulem.

Eu ia acabar meu texto escrevendo a era das maquinas, mas acho que nem precisa falar que aceito doações desses acumuladores de consoles.
 

Boris Herzog

Veterano
Mensagens
554
Reações
557
Pontos
133
Eu só penso em ter uma coleção se algum dia quiser fazer um canal retro no YouTube, pq mto dessa vontade em colecionar estaria ligado aos canais retro que eu assistia, ver aquele mesmo ritual, vídeo após vídeo, eles indo e escolhendo um jogo q provavelmente detonariam , aquelas prateleiras intermináveis, tudo organizadinho, me passava um sentimento bom, eu ficava imaginando com condições financeiras ideias e uma casa própria, tendo minha própria sala lotada de jogos, q é na vdd o msm pensamento sobre ter a própria biblioteca em casa com uma lareira e uma poltrona reclinável.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
O doraemondigimon resumiu bem a questão: é sobretudo paixão e condições financeiras. Se você tem vontade e condições de montar uma coleção de games, e se mesmo que mal chegue a joga-los a coisa te traga satisfação, já fez sentido. A única complicação com colecionismo de games retro é que, se você realmente procura jogar e aproveitar a coleção num sentido prático, fica dependente de tecnologia já bastante defasada, equipamentos cada vez mais caros e de difícil manutenção, em muitos casos.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.232
Reações
41.366
Pontos
1.064
Uma coisa que não entendo, é que tem colecionadores que colecionam o mesmo modelo de console, tem de 3 à 10 modelos idênticos, se fossem modelos diferentes ou limitados até eu achava correto.

Até o colecionador dos USA que tem uma loja/museu tem 1 diferente de cada, não se vê um repetido.
 

Cronu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.481
Reações
1.879
Pontos
869
Eu não abro mão de colecionar, é a minha melhor forma de manter um pedaço importante da minha vida preservada em forma de algo palpável e que eu possa chamar de meu. Revistas, estátuas, action figures e outros objetos também contam.

Os jogos têm que ser originais, completos e em bom estado. Apesar disso dificultar e encarecer as coisas eu não compro nada por preços exorbitantes, tiro alguns minutos todos os dias para pesquisar por alguns jogos, já são vários anos assim. Uso everdrives, gdmu, etc pra melhorar a jogatina, mas só coloco os jogos que eu possuo originais.

Estou com cerca de 200 jogos do Mega Drive ao Game Cube. Não é tanto mas representa uns 50% do total que eu gostaria de ter até os 40 anos (estou com 28 e comecei com 18)
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.285
Reações
2.426
Pontos
453
Acho que colecionismo pode se tornar facilmente um caso de transtorno de acumulação compulsiva, infelizmente muita gente só preza pelo número, por ter na prateleira e esquece que os videogames foram criados para serem utilizados, ter e não usar pode causar problemas graves para alguém que perde a linha e acaba não se contendo e comprando tudo que vê pela frente.
Pensem bem antes de comprar, comprem apenas o que forem usar, não acumulem.

Eu ia acabar meu texto escrevendo a era das maquinas, mas acho que nem precisa falar que aceito doações desses acumuladores de consoles.

Acumular ultimamente é tudo que não ando querendo, realmente muita gente compra por impulso e acaba nem usando.

Eu só penso em ter uma coleção se algum dia quiser fazer um canal retro no YouTube, pq mto dessa vontade em colecionar estaria ligado aos canais retro que eu assistia, ver aquele mesmo ritual, vídeo após vídeo, eles indo e escolhendo um jogo q provavelmente detonariam , aquelas prateleiras intermináveis, tudo organizadinho, me passava um sentimento bom, eu ficava imaginando com condições financeiras ideias e uma casa própria, tendo minha própria sala lotada de jogos, q é na vdd o msm pensamento sobre ter a própria biblioteca em casa com uma lareira e uma poltrona reclinável.

Uma ideia bem legal essa de colecionar para fazer um canal de games, no fim, os jogos teriam utilidade além de serem apenas peças de museu.

O doraemondigimon resumiu bem a questão: é sobretudo paixão e condições financeiras. Se você tem vontade e condições de montar uma coleção de games, e se mesmo que mal chegue a joga-los a coisa te traga satisfação, já fez sentido. A única complicação com colecionismo de games retro é que, se você realmente procura jogar e aproveitar a coleção num sentido prático, fica dependente de tecnologia já bastante defasada, equipamentos cada vez mais caros e de difícil manutenção, em muitos casos.
Realmente pra quem quer colecionar e jogar, fica caro conforme vai encaminhando o andamento da brincadeira, ter tv de tubo, cartuchos, consoles, controles, e aquele monte de fio pra todo lado, além da manutenção que falou.
Coisas antigas requerem tempo de cuidado e manutenção sempre para continuarem funcionando.

Uma coisa que não entendo, é que tem colecionadores que colecionam o mesmo modelo de console, tem de 3 à 10 modelos idênticos, se fossem modelos diferentes ou limitados até eu achava correto.

Até o colecionador dos USA que tem uma loja/museu tem 1 diferente de cada, não se vê um repetido.

Essa é uma boa questão, eu mesmo estou com 2 gamecubes como citei no primeiro post, o prata comprei lacrado em 2007.
O índigo comprei usado em 2014 se não me engano, ele é nacional gradiente, mas não difere nada do americano prata que tenho além do menu em português e a entrada pra componente que nem compensa comprar o cabo de tão absurdo que é o preço.

Eu não abro mão de colecionar, é a minha melhor forma de manter um pedaço importante da minha vida preservada em forma de algo palpável e que eu possa chamar de meu. Revistas, estátuas, action figures e outros objetos também contam.

Os jogos têm que ser originais, completos e em bom estado. Apesar disso dificultar e encarecer as coisas eu não compro nada por preços exorbitantes, tiro alguns minutos todos os dias para pesquisar por alguns jogos, já são vários anos assim. Uso everdrives, gdmu, etc pra melhorar a jogatina, mas só coloco os jogos que eu possuo originais.

Estou com cerca de 200 jogos do Mega Drive ao Game Cube. Não é tanto mas representa uns 50% do total que eu gostaria de ter até os 40 anos (estou com 28 e comecei com 18)

Eu desisti de colecionar, mas se eu voltar um dia, só comprarei jogo original, mas não precisa ser completo, como eu disse, coleção de cartuchos piratas pra mim, não possuem valor algum.
Colecionar é totalmente paixão mesmo, eu acho legal e bonito, mas o tanto de coisa surrada que tem com preço absurdo de caro, fez eu desistir.
Apesar que se garimpar acaba achando mesmo várias coisas, já consegui muita coisa boa por ai.
 
Topo Fundo