O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Com quantos anos vocês consideram um game RETRO??

Rafa9000

Veterano
Mensagens
380
Reações
870
Pontos
118
Estou com essa duvida na cabeça, pq quero jogar Middle-Earth: Shadow of Mordor e bom....ele já tem 11 anos. Ele já é considerado retro??
Qual métrica vocês utilizam??? 10+, 20+, 30+???
 

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.717
Reações
34.036
Pontos
1.053
15, assim o jogo tem tempo de "debutar" e ficar mais "ultrapassado" do que se tem atualmente.
Mas concordo que logo logo jogos do fim do ps3/Xbox 360, início do xone e ps4 vai ter 15 anos e a indústria mudou muito pouco desde então, existem inúmeros exemplos de games de 2014/2015 que podiam ter sido lançado semana passada.
 


Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
12.257
Reações
19.744
Pontos
1.659
Retrô para mim sempre vai ser 8bits, 16Bits e 32Bits e só. Só agora estou tentando entender que PS2, Dreamcast e Gamecube são retrôs.
 

crane1

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
660
Reações
679
Pontos
794
Eu considero retrô até PS2, GC e XBOX OG. Jogos de no máximo 2005~2006.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.145
Reações
5.581
Pontos
704
Até PS3/360, e ainda o 3DS e o Vita. São consoles de 20/15 anos atrás com muito mais limitações técnicas do que o que veio depois.
 

Selaht

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.324
Reações
3.468
Pontos
954
Sempre duas gerações pra trás.
Wii U se tornou retrô hj.
 

Rodrigocfb

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.826
Reações
3.919
Pontos
1.354
Vou na linha de 2 gerações pra trás também

Porém com ressalvas

Jogos como The Last of US, GTA V, Batman Arkham City, etc que são jogos da geração PS3/X360 é meio estranho considerar retro
 

BarbudimGamer

Supra-sumo
Mensagens
365
Reações
918
Pontos
178
Primeiro jogo ds vida foi o Kirby's Dream Land, em meados de 1993, ganhei um NES do meu primo, e depois não sei qual fim levou pro NES, realmente nao sei... Só sei que reiniciei no Atari 2600 hahaha.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.837
Reações
52.614
Pontos
1.453
Eu só considero Retro tudo o que saiu até 1999
Fora isso eu nem interajo por aqui, quando eu termino um game de depois de 1999 eu posto no topico de games zerados da sessão normal de Consoles
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
19.426
Reações
48.728
Pontos
1.003
retro é o que não tem mais suporte ativo ou tá definhando, logo 360/PS3/WII/WII U/3DS é retro por hora.
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
4.649
Reações
9.248
Pontos
353
a grosso modo, se não é a atual geração é retro.

na antiga Zophar Domain já surgiu essa discussão (é uma discussão retro, já que essa thread deve ter uns 20 anos de idade...), e tinha bons argumentos lá, como por exemplo duas gerações, ou seja PS3 & XBOX 360 já seriam retro.

é muito comum as empresas darem suporte ou retrocompatibilidade à geração posterior e abandonarem completamente a anterior a esta,

caso do PS5 que dá suporte ao PS4, inclusive com software via atualizações e jogos, e abandonar o anterior, no caso, o PS3.
 

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.402
Reações
4.831
Pontos
703
Considero retro a partir de 10 anos ou mais.

Logo, jogos como The Last of Us Part 2 são retro?

Acho esse critério meio estranho rs.
Nesses critérios aí GTA 5 é retro, witcher 3 é retro, watch dogs 2 ta quase virando retro.

Tudo jogo que podia ter lançado semana passada e a única coisa que ia mudar é requisito de hardware pra empurrar ray tracing.
 

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.916
Reações
9.929
Pontos
453
Eu só considero Retro tudo o que saiu até 1999
Fora isso eu nem interajo por aqui, quando eu termino um game de depois de 1999 eu posto no topico de games zerados da sessão normal de Consoles
Muito radical. Por esse critério jogos como final fantasy ix ou chrono cross não seriam retro.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.015
Pontos
453
Se um remaster resolve, não é retro.

Se precisa de um remake, é retro.
Segundo seu critério, então FFT, que acabaram de anunciar o remaster, não é retro?

Tiveram também a coletânea FF pixel remaster, Chrono Cross, e tantos outros...
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
34.021
Reações
81.601
Pontos
1.453
Nesses critérios aí GTA 5 é retro, witcher 3 é retro, watch dogs 2 ta quase virando retro.

Tudo jogo que podia ter lançado semana passada e a única coisa que ia mudar é requisito de hardware pra empurrar ray tracing.
Acho que 15 anos então seria mais justo.
No caso, jogos que foram lançados em 2010 ou antes.

Sobre "podia ter lançado semana passada".
Evidencia duas coisas.
Uma, os jogos de 2014 ou 2015 tinham gráficos tão bons quanto jogos atuais e as vezes até melhores (caso do Star Wars Battlefront 1 que até hoje é estupendo).

Dois, quanto melhor os jogos vão ficar graficamente, pior será a sensação de que são retro. Mas não significa que vão ser jogos modernos para sempre.
Um dia esses jogos terão feito 20, 30, 40 anos...e aí falarão que não são retro só porque a parte gráfica vai continuar boa?

É legal refletir sobre isso.
Vc ta dizendo que the last of us part 2 PRECISA de um remake ? :khuh
Eu entendi errado o que ele falou.
Mas de qualquer forma, o conceito de "precisa" é subjetivo.

Tem gente que considera Super Metroid ultrapassado e precisa de um remake.
Já eu acho que não.
Logo, Super Metroid deixaria de ser retro só porque (no meu conceito) não precisa de Remake?

Isso que é importante questionar.
 

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.402
Reações
4.831
Pontos
703
Acho que 15 anos então seria mais justo.
No caso, jogos que foram lançados em 2010 ou antes.

Sobre "podia ter lançado semana passada".
Evidencia duas coisas.
Uma, os jogos de 2014 ou 2015 tinham gráficos tão bons quanto jogos atuais e as vezes até melhores (caso do Star Wars Battlefront 1 que até hoje é estupendo).

Dois, quanto melhor os jogos vão ficar graficamente, pior será a sensação de que são retro. Mas não significa que vão ser jogos modernos para sempre.
Um dia esses jogos terão feito 20, 30, 40 anos...e aí falarão que não são retro só porque a parte gráfica vai continuar boa?

É legal refletir sobre isso.

Desde o ps360 eu acho que conta mais evolução de gameplay do que gráfico, do PS4 pra frente então nem se fala.

Red dead redemption 1 e 2 por exemplo tem sistemas de gameplay bem parecidos, o que o 2 fez foi adicionar detalhes demais pra fazer o player dormir. O "downgrade" real acontece quando se tenta jogar red dead revolver do ps2.

De uncharted 2 pra frente o gameplay é praticamente o mesmo, tomb raider reboot até o último idem.

Mas também da pra pra pegar jogos como mafia 2 (2010) que tem um gameplay bem mais limitado que mafia 3 (2016) ou o primeiro resistance que podia ter lançado no e PS2 e ia ser só mais um FPS.

Enfim, a geração do ps360 foi comprida pra caramba, parece até um 2 em 1. E do PS4 pra frente, pra mim pelo menos, não mudou absolutamente nada.
Posso pegar infamous second son e stellar blade e sem qualquer outra informação, dizer que são da mesma geração já que não houve mudanças significativas de gameplay e inteligência.
 

Rallado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
563
Reações
481
Pontos
534
É um tema complicado, ainda esses dias apareceu pra mim como recomendação no Youtube um vídeo de Battlefield 3 rodando no PC com gráficos no máximo. É um jogo de 2011... e sei lá, não consigo clássificá-lo como retro.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.015
Pontos
453
Desde o ps360 eu acho que conta mais evolução de gameplay do que gráfico, do PS4 pra frente então nem se fala.

Red dead redemption 1 e 2 por exemplo tem sistemas de gameplay bem parecidos, o que o 2 fez foi adicionar detalhes demais pra fazer o player dormir. O "downgrade" real acontece quando se tenta jogar red dead revolver do ps2.

De uncharted 2 pra frente o gameplay é praticamente o mesmo, tomb raider reboot até o último idem.

Mas também da pra pra pegar jogos como mafia 2 (2010) que tem um gameplay bem mais limitado que mafia 3 (2016) ou o primeiro resistance que podia ter lançado no e PS2 e ia ser só mais um FPS.

Enfim, a geração do ps360 foi comprida pra caramba, parece até um 2 em 1. E do PS4 pra frente, pra mim pelo menos, não mudou absolutamente nada.
Posso pegar infamous second son e stellar blade e sem qualquer outra informação, dizer que são da mesma geração já que não houve mudanças significativas de gameplay e inteligência.
Se pegar Assassin's Creed da gen passada e comparar com o AC Shadows, dá uma difrença bem significativa, principalmente em movimento.

Jogos da Remedy tipo Control no PS4 vs Alan Wake no PS5 é outro que dá uma baita diferença graficamente falando.
 

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
12.257
Reações
19.744
Pontos
1.659
É um tema complicado, ainda esses dias apareceu pra mim como recomendação no Youtube um vídeo de Battlefield 3 rodando no PC com gráficos no máximo. É um jogo de 2011... e sei lá, não consigo clássificá-lo como retro.
Eu também sou assim, é tipo: PS3 e X360 é jogo antigo, Atari, Nes, Snes, Mega, Master e Arcade são Retrô. Como se a palavra desse outro sentido.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
34.021
Reações
81.601
Pontos
1.453
Se pegar Assassin's Creed da gen passada e comparar com o AC Shadows, dá uma difrença bem significativa, principalmente em movimento.

Jogos da Remedy tipo Control no PS4 vs Alan Wake no PS5 é outro que dá uma baita diferença graficamente falando.
Na real Alan Wake 2 não é isso tudo que falam não.
Iluminação e modelos fantásticos, com sérios problemas de qualidade de imagem (blur devido ao TAA ruim e isso com DLAA e DLSS ativado, ghosting, smearing, etc)..

É um problema que vem acontecendo muito em jogos recentes, como Final Fantasy VII Remake, Remnant 2, vários projetos na UE5 e os jogos modernos da Capcom.

Sobre Assassin's Creed, o Shadows dá uma diferença significativa quando tem Ray Tracing ativado.
Ainda assim, AC Unity ainda parece um jogo recente e tem qualidade de imagem melhor que muitos.

Desde o ps360 eu acho que conta mais evolução de gameplay do que gráfico, do PS4 pra frente então nem se fala.

Red dead redemption 1 e 2 por exemplo tem sistemas de gameplay bem parecidos, o que o 2 fez foi adicionar detalhes demais pra fazer o player dormir. O "downgrade" real acontece quando se tenta jogar red dead revolver do ps2.

De uncharted 2 pra frente o gameplay é praticamente o mesmo, tomb raider reboot até o último idem.

Mas também da pra pra pegar jogos como mafia 2 (2010) que tem um gameplay bem mais limitado que mafia 3 (2016) ou o primeiro resistance que podia ter lançado no e PS2 e ia ser só mais um FPS.

Enfim, a geração do ps360 foi comprida pra caramba, parece até um 2 em 1. E do PS4 pra frente, pra mim pelo menos, não mudou absolutamente nada.
Posso pegar infamous second son e stellar blade e sem qualquer outra informação, dizer que são da mesma geração já que não houve mudanças significativas de gameplay e inteligência.
Não, mas nesse sentido concordo que os jogos não evoluíram.
 

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.916
Reações
9.929
Pontos
453
Eu entendi errado o que ele falou.
Mas de qualquer forma, o conceito de "precisa" é subjetivo.

Tem gente que considera Super Metroid ultrapassado e precisa de um remake.
Já eu acho que não.
Logo, Super Metroid deixaria de ser retro só porque (no meu conceito) não precisa de Remake?

Isso que é importante questionar.

Enfim, a geração do ps360 foi comprida pra caramba, parece até um 2 em 1. E do PS4 pra frente, pra mim pelo menos, não mudou absolutamente nada.
Posso pegar infamous second son e stellar blade e sem qualquer outra informação, dizer que são da mesma geração já que não houve mudanças significativas de gameplay e inteligência.

É um tema complicado, ainda esses dias apareceu pra mim como recomendação no Youtube um vídeo de Battlefield 3 rodando no PC com gráficos no máximo. É um jogo de 2011... e sei lá, não consigo clássificá-lo como retro.
por isso deve ser algo com múltiplos critérios se não fica algo raso e/ou subjetivo.

olhem por exemplo o que a 2K fez com o Mafia trilogy.

nos dois mais recentes ele deram uma guaribada com pack de texturas e tal, já no primeiro o tratamento foi bem diferente

1749225240545.png

acho que um boa ótica é analisar como tal jogo seria se ele fosse lançado hoje.
se o jogo pra ser (re)lançado hoje e ser um sucesso comercial, tivesse que passar por mudanças significativas tanto em jogabilidade como no aspecto gráfico, então pode ser considerado Retro.
agora se apenas um pack de texturas, um patch widescreen e outras perfumarias como raytracing dão conta, então é apenas um jogo antigo.
 

Mitch_Conner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
863
Reações
2.290
Pontos
674
Logo, jogos como The Last of Us Part 2 são retro?

Acho esse critério meio estranho rs.
Eu não sei o que a Sony fez com esse jogo ao longo do tempo e de suas plataformas, não sei se tem uma piada aí.

Mas se o jogo que ela lançou no PC for o jogo de PS3 com maquiagem + resolução, isso meio que já responde: não precisa (mas se ela lançou alguma coisa chamando de remake, aí foi apenas um nome usado e ela pode dar o nome que quiser).

Já esse negócio de falar x anos é tão frágil que vc mesmo já mudou o número aleatório que definiu de um post para outro, enquanto essa ideia que eu trouxe não se apega a uma faixa de tempo x ou y, apenas a quanto a obra está distante do padrão que teria para ser lançada hoje, em vista do que se lança no mesmo estilo.


Segundo seu critério, então FFT, que acabaram de anunciar o remaster, não é retro?

Tiveram também a coletânea FF pixel remaster, Chrono Cross, e tantos outros...

Vocês precisam entender que o que a produtora decide lançar e como ela decide chamar é uma coisa, o bom senso ao interpretar algo dito é outra.

Para se lançar um FFT com as tecnologias de 2025, você PRECISA(RIA) fazer outro jogo.
Você não está entendendo que existe nesse exemplo seu um claro objetivo da dev de prestar reverência ao original, mas quando vc compara o que é FFT com jogos do mesmo estilo lançados hoje, fica claro o porquê dele ser retro (ou seria um AAA de 1997 sendo lançado como indie em 2025, o que mostra que aquele produto ficou obsoleto tecnologicamente falando, ou seja: precisaria de um remake).

Mesma coisa para Pixel Remaster: jogos AAA de suas épocas tendo um lançamento indie-like muito mais para reverenciar do que para trazer de volta aquele jogo no mesmo escopo de produção em que ele se encaixava em sua época, é isso.

Para lançar o FF1 do tal pixel remaster hoje, solo? PRECISA refazer tudo (e sendo a square, provavelmente lançar em uns 3-4 capítulos :klolwtf).
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
34.021
Reações
81.601
Pontos
1.453
por isso deve ser algo com múltiplos critérios se não fica algo raso e/ou subjetivo.

olhem por exemplo o que a 2K fez com o Mafia trilogy.

nos dois mais recentes ele deram uma guaribada com pack de texturas e tal, já no primeiro o tratamento foi bem diferente

Visualizar anexo 452279

acho que um boa ótica é analisar como tal jogo seria se ele fosse lançado hoje.
se o jogo pra ser (re)lançado hoje e ser um sucesso comercial, tivesse que passar por mudanças significativas tanto em jogabilidade como no aspecto gráfico, então pode ser considerado Retro.
agora se apenas um pack de texturas, um patch widescreen e outras perfumarias como raytracing dão conta, então é apenas um jogo antigo.
Se Super Metroid fosse lançado hoje apenas um patch widescreen resolveria.
Mas há pessoas que pensam o contrário.

Então é complicado.

Eu não sei o que a Sony fez com esse jogo ao longo do tempo e de suas plataformas, não sei se tem uma piada aí.

Mas se o jogo que ela lançou no PC for o jogo de PS3 com maquiagem + resolução, isso meio que já responde: não precisa (mas se ela lançou alguma coisa chamando de remake, aí foi apenas um nome usado e ela pode dar o nome que quiser).

Já esse negócio de falar x anos é tão frágil que vc mesmo já mudou o número aleatório que definiu de um post para outro, enquanto essa ideia que eu trouxe não se apega a uma faixa de tempo x ou y, apenas a quanto a obra está distante do padrão que teria para ser lançada hoje, em vista do que se lança no mesmo estilo.




Vocês precisam entender que o que a produtora decide lançar e como ela decide chamar é uma coisa, o bom senso ao interpretar algo dito é outra.

Para se lançar um FFT com as tecnologias de 2025, você PRECISA(RIA) fazer outro jogo.
Você não está entendendo que existe nesse exemplo seu um claro objetivo da dev de prestar reverência ao original, mas quando vc compara o que é FFT com jogos do mesmo estilo lançados hoje, fica claro o porquê dele ser retro (ou seria um AAA de 1997 sendo lançado como indie em 2025, o que mostra que aquele produto ficou obsoleto tecnologicamente falando, ou seja: precisaria de um remake).

Mesma coisa para Pixel Remaster: jogos AAA de suas épocas tendo um lançamento indie-like muito mais para reverenciar do que para trazer de volta aquele jogo no mesmo escopo de produção em que ele se encaixava em sua época, é isso.

Para lançar o FF1 do tal pixel remaster hoje, solo? PRECISA refazer tudo (e sendo a square, provavelmente lançar em uns 3-4 capítulos :klolwtf).
Mas mesmo com o seu critério é difícil de definir.

Porque existem jogos muito antigos que continuam atuais.
Super Mario World não está muito diferente do padrão que os jogos de plataforma tem hoje.
Aliás, ainda é melhor que a maioria dos jogos de plataforma.

E aí, daria pra dizer que o jogo não é retrô?
 

Mitch_Conner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
863
Reações
2.290
Pontos
674
Se Super Metroid fosse lançado hoje apenas um patch widescreen resolveria.
Mas há pessoas que pensam o contrário.

Então é complicado.


Mas mesmo com o seu critério é difícil de definir.

Porque existem jogos muito antigos que continuam atuais.
Super Mario World não está muito diferente do padrão que os jogos de plataforma tem hoje.
Aliás, ainda é melhor que a maioria dos jogos de plataforma.

E aí, daria pra dizer que o jogo não é retrô?
Mas de novo vc está misturando as coisas: não tem nada a ver com qualidade do original, ou se vc curte ele daquele jeito.

A questão é se existe margem para implementar (e pode ser o mesmo jogo, 1:1 em level-design, mecânica e etc) mas com técnicas novas que daria uma diferença real.

SMW é ótimo, mas um SMW 2025 poderia pegar os assets daquele SMW de wii e fazer o mesmo jogo com um uau! E como o jogo do wii já é velho, imagine com assets gráficos de hoje? Aí vai para um (Uau²)²!.
Esse é o "precisa" do remake que falei.

Nada disso diminui ou torna o original ruim, nada inclusive impede a Nintendo de lançar para o switch 2 o SMW do Snes em 1:1, só esticando a resolução... só que isso não significa que não exista margem para fazer o mesmo jogo mas tecnicamente 100x mais impressionante em 2025.

Olha a diferença de um Super Metroid para um Ori: não importa que vc goste do original, existe margem para fazer a mesma coisa ali (igual Green Hill e Chemical Plant do Sonic Generations X os originais, isso pq Sonic Generations tb já é "velho").

Vc estipulou de 10 para 15 anos então: ano que vem o que acontece? Sua data passa para 16 anos? Ou o jogo que te fez aumentar o limite, ano que vem passa a ser retro pq passa dos 15 anos? Não é mais lógico apenas usar a referencia que está te fazendo arbitrar datas, que são seus olhos?

GTA5 é um jogo de 2013, seria retro? rs
 

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.916
Reações
9.929
Pontos
453
Se Super Metroid fosse lançado hoje apenas um patch widescreen resolveria.
Mas há pessoas que pensam o contrário.

Então é complicado.
Apenas se ele nunca tivesse existido e hoje estivesse sendo lançado por uma empresa indie.
Se tivesse nascendo hoje no nintendo switch 2, jamais seria lançado pela Nintendo daquele jeito mudando apenas o aspect ratio, é isso que vcs turrões estão fazendo força para não entender.
 
Ultima Edição:

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.518
Reações
19.210
Pontos
503
Eu não levo em consideração só a idade/geração do jogo, mas também o quão avançado ele é em relação aos padrões atuais.

Muita gente considera os jogos de PS3 e Xbox 360 como retrôs por simplesmente serem da geração retrasada, mas tem muitos que não devem tanto em relação aos jogos de hoje em dia, tirando algumas limitações óbvias da época, tipo resolução e nível de detalhamento. Olha o The Last of Us, por exemplo. Não consigo olhar pra ele e considerá-lo retrô só porque é do PS3. Aliás, esse jogo tem expressões faciais melhores que muitos jogos de hoje em dia.

Claro, tem jogos menos avançados na geração PS360 e que são mais datados. Nem tudo é no nível do The Last of Us, Uncharted 3 e outros, mas mesmo no caso dos mais velhos e menos avançados, ainda tenho dificuldade em vê-los como retrôs.

Já a sexta geração eu considero retrô sem pensar duas vezes.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
34.021
Reações
81.601
Pontos
1.453
Apenas se ele nunca tivesse existido e hoje estivesse sendo lançado por uma empresa indie.
Se tivesse nascendo hoje no nintendo switch 2, jamais seria lançado pela Nintendo daquele jeito mudando apenas o aspect ratio, é isso que vcs turrões estão fazendo força para não entender.
Turrão?
As vezes eu não consigo entender porque vocês falam desse jeito...

Eu estou tentando discutir aqui, refletir.
Não estou forçando definição guela abaixo igual "turrão".

Levando isso em consideração, e olhando o que você falou:
se o jogo pra ser (re)lançado hoje e ser um sucesso comercial, tivesse que passar por mudanças significativas tanto em jogabilidade como no aspecto gráfico, então pode ser considerado Retro.
agora se apenas um pack de texturas, um patch widescreen e outras perfumarias como raytracing dão conta, então é apenas um jogo antigo.
Super Metroid com patch widescreen poderia ser considerado apenas um jogo antigo, na minha visão.

Mas isso porque você está fazendo uma distinção entre "retro" e "antigo".
Compreendo essa distinção e achei interessante.
Mas de novo vc está misturando as coisas: não tem nada a ver com qualidade do original, ou se vc curte ele daquele jeito.

A questão é se existe margem para implementar (e pode ser o mesmo jogo, 1:1 em level-design, mecânica e etc) mas com técnicas novas que daria uma diferença real.

SMW é ótimo, mas um SMW 2025 poderia pegar os assets daquele SMW de wii e fazer o mesmo jogo com um uau! E como o jogo do wii já é velho, imagine com assets gráficos de hoje? Aí vai para um (Uau²)²!.
Esse é o "precisa" do remake que falei.

Nada disso diminui ou torna o original ruim, nada inclusive impede a Nintendo de lançar para o switch 2 o SMW do Snes em 1:1, só esticando a resolução... só que isso não significa que não exista margem para fazer o mesmo jogo mas tecnicamente 100x mais impressionante em 2025.

Olha a diferença de um Super Metroid para um Ori: não importa que vc goste do original, existe margem para fazer a mesma coisa ali (igual Green Hill e Chemical Plant do Sonic Generations X os originais, isso pq Sonic Generations tb já é "velho").

Vc estipulou de 10 para 15 anos então: ano que vem o que acontece? Sua data passa para 16 anos? Ou o jogo que te fez aumentar o limite, ano que vem passa a ser retro pq passa dos 15 anos? Não é mais lógico apenas usar a referencia que está te fazendo arbitrar datas, que são seus olhos?

GTA5 é um jogo de 2013, seria retro? rs
Nós vamos chegar em um ponto onde até jogabilidade vai ser difícil de evoluir nesse sentido que você está falando.
Aí não existirá mais jogos retrô.

Concorda ou não?

Eu creio que 10 anos já é retro.
Os 15 anos eu falei porque aqui na pasta o povo tem a tendência a esperar esse tempo para considerar um jogo ou console retrô.

BTW, poderíamos colocar na jogada o critério da "retrocompatibilidade" dos aparelhos/videogames.
É algo que pode ser interessante a se refletir nessa discussão.
 
Topo Fundo