Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!
Logo, jogos como The Last of Us Part 2 são retro?Se um remaster resolve, não é retro.
Se precisa de um remake, é retro.
Vc ta dizendo que the last of us part 2 PRECISA de um remake ?Logo, jogos como The Last of Us Part 2 são retro?
Acho esse critério meio estranho rs.
Nesses critérios aí GTA 5 é retro, witcher 3 é retro, watch dogs 2 ta quase virando retro.Considero retro a partir de 10 anos ou mais.
Logo, jogos como The Last of Us Part 2 são retro?
Muito radical. Por esse critério jogos como final fantasy ix ou chrono cross não seriam retro.Eu só considero Retro tudo o que saiu até 1999
Fora isso eu nem interajo por aqui, quando eu termino um game de depois de 1999 eu posto no topico de games zerados da sessão normal de Consoles
Segundo seu critério, então FFT, que acabaram de anunciar o remaster, não é retro?Se um remaster resolve, não é retro.
Se precisa de um remake, é retro.
Acho que 15 anos então seria mais justo.Nesses critérios aí GTA 5 é retro, witcher 3 é retro, watch dogs 2 ta quase virando retro.
Tudo jogo que podia ter lançado semana passada e a única coisa que ia mudar é requisito de hardware pra empurrar ray tracing.
Eu entendi errado o que ele falou.Vc ta dizendo que the last of us part 2 PRECISA de um remake ?![]()
Acho que 15 anos então seria mais justo.
No caso, jogos que foram lançados em 2010 ou antes.
Sobre "podia ter lançado semana passada".
Evidencia duas coisas.
Uma, os jogos de 2014 ou 2015 tinham gráficos tão bons quanto jogos atuais e as vezes até melhores (caso do Star Wars Battlefront 1 que até hoje é estupendo).
Dois, quanto melhor os jogos vão ficar graficamente, pior será a sensação de que são retro. Mas não significa que vão ser jogos modernos para sempre.
Um dia esses jogos terão feito 20, 30, 40 anos...e aí falarão que não são retro só porque a parte gráfica vai continuar boa?
É legal refletir sobre isso.
Se pegar Assassin's Creed da gen passada e comparar com o AC Shadows, dá uma difrença bem significativa, principalmente em movimento.Desde o ps360 eu acho que conta mais evolução de gameplay do que gráfico, do PS4 pra frente então nem se fala.
Red dead redemption 1 e 2 por exemplo tem sistemas de gameplay bem parecidos, o que o 2 fez foi adicionar detalhes demais pra fazer o player dormir. O "downgrade" real acontece quando se tenta jogar red dead revolver do ps2.
De uncharted 2 pra frente o gameplay é praticamente o mesmo, tomb raider reboot até o último idem.
Mas também da pra pra pegar jogos como mafia 2 (2010) que tem um gameplay bem mais limitado que mafia 3 (2016) ou o primeiro resistance que podia ter lançado no e PS2 e ia ser só mais um FPS.
Enfim, a geração do ps360 foi comprida pra caramba, parece até um 2 em 1. E do PS4 pra frente, pra mim pelo menos, não mudou absolutamente nada.
Posso pegar infamous second son e stellar blade e sem qualquer outra informação, dizer que são da mesma geração já que não houve mudanças significativas de gameplay e inteligência.
Eu também sou assim, é tipo: PS3 e X360 é jogo antigo, Atari, Nes, Snes, Mega, Master e Arcade são Retrô. Como se a palavra desse outro sentido.É um tema complicado, ainda esses dias apareceu pra mim como recomendação no Youtube um vídeo de Battlefield 3 rodando no PC com gráficos no máximo. É um jogo de 2011... e sei lá, não consigo clássificá-lo como retro.
Na real Alan Wake 2 não é isso tudo que falam não.Se pegar Assassin's Creed da gen passada e comparar com o AC Shadows, dá uma difrença bem significativa, principalmente em movimento.
Jogos da Remedy tipo Control no PS4 vs Alan Wake no PS5 é outro que dá uma baita diferença graficamente falando.
Não, mas nesse sentido concordo que os jogos não evoluíram.Desde o ps360 eu acho que conta mais evolução de gameplay do que gráfico, do PS4 pra frente então nem se fala.
Red dead redemption 1 e 2 por exemplo tem sistemas de gameplay bem parecidos, o que o 2 fez foi adicionar detalhes demais pra fazer o player dormir. O "downgrade" real acontece quando se tenta jogar red dead revolver do ps2.
De uncharted 2 pra frente o gameplay é praticamente o mesmo, tomb raider reboot até o último idem.
Mas também da pra pra pegar jogos como mafia 2 (2010) que tem um gameplay bem mais limitado que mafia 3 (2016) ou o primeiro resistance que podia ter lançado no e PS2 e ia ser só mais um FPS.
Enfim, a geração do ps360 foi comprida pra caramba, parece até um 2 em 1. E do PS4 pra frente, pra mim pelo menos, não mudou absolutamente nada.
Posso pegar infamous second son e stellar blade e sem qualquer outra informação, dizer que são da mesma geração já que não houve mudanças significativas de gameplay e inteligência.
Eu entendi errado o que ele falou.
Mas de qualquer forma, o conceito de "precisa" é subjetivo.
Tem gente que considera Super Metroid ultrapassado e precisa de um remake.
Já eu acho que não.
Logo, Super Metroid deixaria de ser retro só porque (no meu conceito) não precisa de Remake?
Isso que é importante questionar.
por isso deve ser algo com múltiplos critérios se não fica algo raso e/ou subjetivo.É um tema complicado, ainda esses dias apareceu pra mim como recomendação no Youtube um vídeo de Battlefield 3 rodando no PC com gráficos no máximo. É um jogo de 2011... e sei lá, não consigo clássificá-lo como retro.
Eu não sei o que a Sony fez com esse jogo ao longo do tempo e de suas plataformas, não sei se tem uma piada aí.Logo, jogos como The Last of Us Part 2 são retro?
Segundo seu critério, então FFT, que acabaram de anunciar o remaster, não é retro?
Tiveram também a coletânea FF pixel remaster, Chrono Cross, e tantos outros...
Seriam pq o critério é pra Hardware lançado até 1999Muito radical. Por esse critério jogos como final fantasy ix ou chrono cross não seriam retro.
Se Super Metroid fosse lançado hoje apenas um patch widescreen resolveria.por isso deve ser algo com múltiplos critérios se não fica algo raso e/ou subjetivo.
olhem por exemplo o que a 2K fez com o Mafia trilogy.
nos dois mais recentes ele deram uma guaribada com pack de texturas e tal, já no primeiro o tratamento foi bem diferente
Visualizar anexo 452279
acho que um boa ótica é analisar como tal jogo seria se ele fosse lançado hoje.
se o jogo pra ser (re)lançado hoje e ser um sucesso comercial, tivesse que passar por mudanças significativas tanto em jogabilidade como no aspecto gráfico, então pode ser considerado Retro.
agora se apenas um pack de texturas, um patch widescreen e outras perfumarias como raytracing dão conta, então é apenas um jogo antigo.
Mas mesmo com o seu critério é difícil de definir.Eu não sei o que a Sony fez com esse jogo ao longo do tempo e de suas plataformas, não sei se tem uma piada aí.
Mas se o jogo que ela lançou no PC for o jogo de PS3 com maquiagem + resolução, isso meio que já responde: não precisa (mas se ela lançou alguma coisa chamando de remake, aí foi apenas um nome usado e ela pode dar o nome que quiser).
Já esse negócio de falar x anos é tão frágil que vc mesmo já mudou o número aleatório que definiu de um post para outro, enquanto essa ideia que eu trouxe não se apega a uma faixa de tempo x ou y, apenas a quanto a obra está distante do padrão que teria para ser lançada hoje, em vista do que se lança no mesmo estilo.
Vocês precisam entender que o que a produtora decide lançar e como ela decide chamar é uma coisa, o bom senso ao interpretar algo dito é outra.
Para se lançar um FFT com as tecnologias de 2025, você PRECISA(RIA) fazer outro jogo.
Você não está entendendo que existe nesse exemplo seu um claro objetivo da dev de prestar reverência ao original, mas quando vc compara o que é FFT com jogos do mesmo estilo lançados hoje, fica claro o porquê dele ser retro (ou seria um AAA de 1997 sendo lançado como indie em 2025, o que mostra que aquele produto ficou obsoleto tecnologicamente falando, ou seja: precisaria de um remake).
Mesma coisa para Pixel Remaster: jogos AAA de suas épocas tendo um lançamento indie-like muito mais para reverenciar do que para trazer de volta aquele jogo no mesmo escopo de produção em que ele se encaixava em sua época, é isso.
Para lançar o FF1 do tal pixel remaster hoje, solo? PRECISA refazer tudo (e sendo a square, provavelmente lançar em uns 3-4 capítulos).
Mas de novo vc está misturando as coisas: não tem nada a ver com qualidade do original, ou se vc curte ele daquele jeito.Se Super Metroid fosse lançado hoje apenas um patch widescreen resolveria.
Mas há pessoas que pensam o contrário.
Então é complicado.
Mas mesmo com o seu critério é difícil de definir.
Porque existem jogos muito antigos que continuam atuais.
Super Mario World não está muito diferente do padrão que os jogos de plataforma tem hoje.
Aliás, ainda é melhor que a maioria dos jogos de plataforma.
E aí, daria pra dizer que o jogo não é retrô?
Apenas se ele nunca tivesse existido e hoje estivesse sendo lançado por uma empresa indie.Se Super Metroid fosse lançado hoje apenas um patch widescreen resolveria.
Mas há pessoas que pensam o contrário.
Então é complicado.
Turrão?Apenas se ele nunca tivesse existido e hoje estivesse sendo lançado por uma empresa indie.
Se tivesse nascendo hoje no nintendo switch 2, jamais seria lançado pela Nintendo daquele jeito mudando apenas o aspect ratio, é isso que vcs turrões estão fazendo força para não entender.
Super Metroid com patch widescreen poderia ser considerado apenas um jogo antigo, na minha visão.se o jogo pra ser (re)lançado hoje e ser um sucesso comercial, tivesse que passar por mudanças significativas tanto em jogabilidade como no aspecto gráfico, então pode ser considerado Retro.
agora se apenas um pack de texturas, um patch widescreen e outras perfumarias como raytracing dão conta, então é apenas um jogo antigo.
Nós vamos chegar em um ponto onde até jogabilidade vai ser difícil de evoluir nesse sentido que você está falando.Mas de novo vc está misturando as coisas: não tem nada a ver com qualidade do original, ou se vc curte ele daquele jeito.
A questão é se existe margem para implementar (e pode ser o mesmo jogo, 1:1 em level-design, mecânica e etc) mas com técnicas novas que daria uma diferença real.
SMW é ótimo, mas um SMW 2025 poderia pegar os assets daquele SMW de wii e fazer o mesmo jogo com um uau! E como o jogo do wii já é velho, imagine com assets gráficos de hoje? Aí vai para um (Uau²)²!.
Esse é o "precisa" do remake que falei.
Nada disso diminui ou torna o original ruim, nada inclusive impede a Nintendo de lançar para o switch 2 o SMW do Snes em 1:1, só esticando a resolução... só que isso não significa que não exista margem para fazer o mesmo jogo mas tecnicamente 100x mais impressionante em 2025.
Olha a diferença de um Super Metroid para um Ori: não importa que vc goste do original, existe margem para fazer a mesma coisa ali (igual Green Hill e Chemical Plant do Sonic Generations X os originais, isso pq Sonic Generations tb já é "velho").
Vc estipulou de 10 para 15 anos então: ano que vem o que acontece? Sua data passa para 16 anos? Ou o jogo que te fez aumentar o limite, ano que vem passa a ser retro pq passa dos 15 anos? Não é mais lógico apenas usar a referencia que está te fazendo arbitrar datas, que são seus olhos?
GTA5 é um jogo de 2013, seria retro? rs