O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Começar tocar violão

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.346
Reações
47.398
Pontos
1.599
Caras, direto ao ponto, quero começar tocar. :coolface

Sempre tive uma certa vontade, acho que nunca comecei por pura preguiça. Agora na casa dos 30, com um certo tempo livre, acho um hobbie interessante para agregar na minha vida e tentar variar com o vício no vídeo game.

O intuito do tópico é: qual violão comprar para esse propósito? Aprender. Tenho noção zero, vou tentar aulas no YouTube ou sei lá.

Aceito dicas.
 
Ultima Edição:

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.930
Reações
39.397
Pontos
2.044
Tocar violão exige muita disciplina e persistência. Eu recomendo ir a uma escola de música e fazer algumas aulas antes de comprar o instrumento. Assim, tu vê se é algo que gosta mesmo. Não recomendo comprar o instrumento antes de fazer isso. Mas se tu quiser comprar um violão de qualquer jeito, o melhor a pegar é um que tenha cordas próximas ao braço, que não exijam muita força pra tocar. Violão com corda de náilon é mais fácil pra aprender, mas os de corda de metal tem um som mais bonito, mas isso é impressão pessoal minha. Marcas boas para iniciantes são Gianini, Tagima, fuja de tonante. Marca top é Takamine.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Tocar violão exige muita disciplina e persistência. Eu recomendo ir a uma escola de música e fazer algumas aulas antes de comprar o instrumento. Assim, tu vê se é algo que gosta mesmo. Não recomendo comprar o instrumento antes de fazer isso. Mas se tu quiser comprar um violão de qualquer jeito, o melhor a pegar é um que tenha cordas próximas ao braço, que não exijam muita força pra tocar. Violão com corda de náilon é mais fácil pra aprender, mas os de corda de metal tem um som mais bonito, mas isso é impressão pessoal minha. Marcas boas para iniciantes são Gianini, Tagima, fuja de tonante. Marca top é Takamine.
@extremepower , as dicas são essas mesmo.
Na casa dos 30, a paciência é menor e frustração maior (e seu tempo pode variar, levando vc a abandonar tudo), logo ser autodidata pode ser um tiro no pé.

Tocar um instrumento é um dos melhores exercícios mentais, é um prazer enorme, mas nem tudo são flores, siga as dicas do metal god, eu fui autodidata, parei de tocar tem 15 anos, cheguei em um nível que não evoluía mais (excelente base, nível Dave Mustaine) mas solo básico e mais lento, solava pouca coisa de Metallica, Iron Maiden, Pearl Jam, Deep Purple, etc e nada mais que isso, paciência de estudar era 0, ainda mais sozinho, aí fiquei naquilo mesmo. Tentei retomar várias vezes durante esses 15 anos, mas a paciência em começar só 2 (do 0 não) não existe.

Enfim, para comprar um instrumento, vc tem que entender um pouco mais mesmo, para comprar um violão confortável, tem muita diferença entre o violão, violão acústico/folk (que tem braços finos iguais guitarra) e semi acústico, se aprender em um ou em uma guitarra, vai sofrer qndo pegar um violão qlqr, braço largo, cordas mais altas e vai parecer q vc não sabe tocar pq a força que vc exerce em cada, são bem diferentes (mesmo instrumentos regulados por um bom luthier) o contrário é mais adaptável.

Entre numa escola básica que ofereça instrumento, depois vai numa loja conhecer alguns e com uns 3-4 meses vc já saberá o qual comprar, mas se mesmo assim quiser comprar algo só para praticar em casa (após as aulas), eu nem sei se ainda existem essas marcas, mas sugiro Eagle, Gianini, DiGiorgi, Tagima, Takamine, alguns Tonante e Austin (eram marcas de introdução, tinha muita porcaria, mas dava para selecionar um ou outro para estudo somente).

Sucesso meu amigo, ainda pretendo retomar um dia, mas perto dos 40 não vejo mais fazendo isso, minha expectativa de tocar algo em 1 semana já me derruba qndo tento algo, psicológico me atrasa demais.

Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.871
Reações
50.985
Pontos
1.003
Tem outra coisa também
No início os dedos vão machucar, especialmente se vc escolher um violão de aço
Tem que acostumar com isso que depois fica de boa
 


Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.684
Reações
15.310
Pontos
1.659
Eu começei a tocar contrabaixo quando tinha entre 18/19 anos, aprendi muita coisa sozinho, e eu atingi um nivel, onde que pegando as tablaturas na internet eu tocava direitinho as musicas, claro que nada de musicas muitos difíceis.

Minha escola musical era baseada em musicas do Blink 182, Green Day, Sum 41, Ramones, etc. E as vezes eu variava um pouco e ia para outras bandas que curto como Red Hot, Iron Maiden, Metallica, etc.

Eu cheguei a tocar em uma banda, onde participamos de um festival.

Aí com o tempo, virei pai e acabei perdendo o interesse por conta do tempo que tinha que dedicar, acabei vendendo todos instrumentos e caixa de som.

Hoje, cerca de 10 anos depois de ter parado de tocar, voltei a adquirir meus instrumentos de volta, e começei aula com um profissional para apreender bem a parte teórica, e também estou começando a tocar outros estilos.

Meu objetivo atual é usar a musica como um hobby, e quem sabe arrumar uma outra banda para tocar em algum lugar e dar umas risadas no final de semana.

Recomendo você comprar um violão simples no mercado livre, e ir atrás das aulas no youtube de musicas que você goste, e que tenham acordes mais simples, assim quando você se ver tocando algumas dessas musicas, você vai querer continuar e aprender mais e ai você parte para aulas pagas.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
eu aprendi com violão de nylon. foi por volta de 2000 ou 2001... nunca fiz aula, não entendo pn de teorias, partituras, nomes tecnicos, nada. apenas tiro de ouvido umas poucas bandas. "aprendi" lendo tablaturas daquelas revistinhas que tinham antigamente. talvez seja a pior maneira possivel de "aprender" mas foi assim q consegui.

hoje em dia tenho um de aço mas me arrependo. eu prefiro mt mais nylon, mas ai vai de cada um.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.346
Reações
47.398
Pontos
1.599
Esse modelo é uma boa pra começar?


Outra coisa, sei que o nível de aprendizagem muda muito denuma pessoa pra outra, mas vocês acham que um investimento de 3-4 horas semanais um bom tempo para se ter uma boa evolução?
 
Ultima Edição:

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.684
Reações
15.310
Pontos
1.659
Esse modelo é uma boa pra começar?


Outra coisa, sei que o nível de aprendizagem muda muito denuma pessoa pra outra, mas vocês acham que um investimento de 3-4 horas semanais um bom tempo para se ter uma boa evolução?
Sim, é um bom instrumento para começar.

Mas tenha em mente, que quanto mais barato, pior é o acabamento, qualidade dos componentes, etc, e isso pode influenciar muito no som e também na tocabilidade.

Se você tem um pouco mais de budget disponivel, recomendo pegar um seizi mini, que é top, e depois caso você não prossiga, será fácil de revender:




Da uma ouvida no som desses seizi:



PS: Aproveita e já segue esse cara, que ele dá aulas online e manja muito.
 

da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.390
Reações
14.090
Pontos
453
Como comentaram, é algo que exige muita persistência e paciência pois você não vai conseguir a maioria das músicas que lhe interessam logo de cara. É um trabalho de meses. Mas se você conseguir dedicar ao menos 1 hora por dia terá um progresso mais rápido.

Quanto à escola, acho as aulas presenciais bem importantes para que você não pegue alguns vícios porém da para se virar sozinho se você tiver facilidade com estudos a distância. No YouTube tem muito material disponível.

Recomendo que não deixe a parte teórica de lado. É chato no início mas vai facilitar a execução das músicas mais para a frente.

Quando ao violão, esse Giannini que postou é mais do que suficiente para estudos. Tem qualidade suficiente para você não passar raiva e não vai lhe dar um prejuízo grande caso desista de aprender.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Esse modelo é uma boa pra começar?


Outra coisa, sei que o nível de aprendizagem muda muito denuma pessoa pra outra, mas vocês acham que um investimento de 3-4 horas semanais um bom tempo para se ter uma boa evolução?
Sim desde que seja pelo menos 1hs continua de exercício bem executado (vc vai entender com o tempo), não adianta pegar 10min uma vez, 5min outra e assim por diante, vc pode pegar esses pqnos tempos para tentar algo ou praticar um exercício sem ser o tempo de treinamento mesmo, não sei se me claro.

Outra sugestão, não se compare, o canal que o Travis passou é válido e todos os bons músicos que orientem e mostrem de forma calma como esse camarada mostrou, são válidos, mas lembre que sua mão, coordenação, entre outros fatores, mesmo com a prática, talvez vc não consiga executar com perfeição, então vc com entendimento, vai executar da sua forma, vai aprender a executar do seu jeito com a mesma sonoridade que a original/ideal.

Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Sim desde que seja pelo menos 1hs continua de exercício bem executado (vc vai entender com o tempo), não adianta pegar 10min uma vez, 5min outra e assim por diante, vc pode pegar esses pqnos tempos para tentar algo ou praticar um exercício sem ser o tempo de treinamento mesmo, não sei se me claro.

Outra sugestão, não se compare, o canal que o Travis passou é válido e todos os bons músicos que orientem e mostrem de forma calma como esse camarada mostrou, são válidos, mas lembre que sua mão, coordenação, entre outros fatores, mesmo com a prática, talvez vc não consiga executar com perfeição, então vc com entendimento, vai executar da sua forma, vai aprender a executar do seu jeito com a mesma sonoridade que a original/ideal.

Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk


Esse é um exemplo simples do que estou falando.
Todo estilo tem um jeito "padrão" de trocar e se mudar algum detalhe pode alterar sua característica, mas o músico tem sua característica e isso vc tem que aceitar e aprender a fazer para replicar de forma fiel, mas vc pode fazer sua versão, vai soar igual, as pessoas vão entender, mas vai soar diferente.

O que estava falando acima não é exatamente isso, mas envolve. Imagine que vai ter uma música que usa um acorde q vc não consegue fazer, sua mão e coordenação não permite, então vc muda a posição ou a ordem de tocar para manter o predominante do som, mas não está fazendo "a coisa certa".

Uso o rock como exemplo, mas isso pode (e vc deve) converter para qlqr estilo.

Se eu voltasse a tocar hj, eu ficaria em músicas que gostou não estilo, afinal é por hobbies de passar tempo e não ser o melhor ou ser um amador expert.

Vá com calma e respeite seu desenvolvimento, não pule etapas, estude com qualidade e respeite seu limite, se vc enroscar em um exercício nos primeiro 15min, ficar 2hr batendo ali sem fazer certo só batendo ou fazendo um trecho errado não vai ajudar, isso não conta. Então pare, veja a dificuldade, entenda e tente com mais calma depois, qndo tiver domínio, aí sim vc conta o tempo certo daquele exercício.

Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk
 

Santeria

Bam-bam-bam
Mensagens
4.315
Reações
8.464
Pontos
353
To querendo começar também. Música sempre foi uma parte crucial da minha vida e eu sempre tive várias bandas e guitarristas como ídolos, nunca aprendi por pura preguiça também. O foda é que instrumento de corda me parece ter um aprendizado muito chato e demorado.

Toquei bateria uma época na casa de um amigo meu e achei bem mais divertido o começo do aprendizado, até cheguei a tirar uma coisinha que outra na batera. Qualquer hora vou numa escola de música ver quanto é pra começar a tocar violão (meu objetivo é guitarra, mas creio que deva ser melhor começar pela viola).
 

Nalo300

Bam-bam-bam
Mensagens
1.236
Reações
3.415
Pontos
353
Eu estou aprendendo a um pouco mais de 5 meses (guitarra + violão).
É algo que voce precisa treinar todos os dias, nem que seja 15 min por dia.

Da para aprender sozinho sem problemas, mas eu ate entrei em uma escola de musica para eu ter uma direção certa.
Compra um violão classico usado (menos de 200 reais). se voce realmente gostar, voce compra um bom.
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Quem quiser tocar uns rock de boas e tiver muita preguiça é só pegar o power chord, galera que eu conheço chama de bordão.
download.jpg

É a mesma posição dos dedos e ce faz em qualquer nota que já da pra tocar as bases. Muito usado por punks. Kurt Cobain fazia um monte de coisa com issae. Na guita soa melhor, fica pesadão.
 

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.684
Reações
15.310
Pontos
1.659
Quem quiser tocar uns rock de boas e tiver muita preguiça é só pegar o power chord, galera que eu conheço chama de bordão.
Visualizar anexo 258259

É a mesma posição dos dedos e ce faz em qualquer nota que já da pra tocar as bases. Muito usado por punks. Kurt Cobain fazia um monte de coisa com issae. Na guita soa melhor, fica pesadão.

Eu quando pego um violão fico só no power chord mesmo, até sei os acordes de violão, mas como só estudo contrabaixo, por falta de prática me sinto mais seguro no power chord.

Mas eu particularmente não acho o power chord algo para quem tem preguiça, afinal é uma técnica como qualquer outra, e precisar ser bem estudada e treinada para saber como usar os power chord, é essencial o conhecimento de escala, e também é possivel fazer variações com power chord de oitavas, ou quartas. E no power chord que sugiram musicas como smoke on the water, smells like teen spirit, black in black, eye of the tiger, etc.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.871
Reações
50.985
Pontos
1.003
Todo estilo tem um jeito "padrão" de trocar e se mudar algum detalhe pode alterar sua característica, mas o músico tem sua característica e isso vc tem que aceitar e aprender a fazer para replicar de forma fiel
Quando o cara aprende isso é uma coisa incrível, na época a galera até achava que esse cara era o próprio gravando vídeo escondido


 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.346
Reações
47.398
Pontos
1.599
Sim, é mesmo. Disciplina, persistência é o caminho.
Acordei com as pontas dos dedos doloridas, acho que toquei umas 2h ontem, mas não vou desistir não, hoje vou praticar mais 1 horinha mais ou menos, a ideia é manter essa média de 1h todo dia até conseguir tocar algo decentemente.
 
  • Curtir
Reações: %>%

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
To querendo começar também. Música sempre foi uma parte crucial da minha vida e eu sempre tive várias bandas e guitarristas como ídolos, nunca aprendi por pura preguiça também. O foda é que instrumento de corda me parece ter um aprendizado muito chato e demorado.

Toquei bateria uma época na casa de um amigo meu e achei bem mais divertido o começo do aprendizado, até cheguei a tirar uma coisinha que outra na batera. Qualquer hora vou numa escola de música ver quanto é pra começar a tocar violão (meu objetivo é guitarra, mas creio que deva ser melhor começar pela viola).
Eu quero aprender a tocar guitarra também, apesar de ter um irmão baterista. O lance de bateria é que você precisa um folego bem maior. Eu até tentei tocar, mas quando foi para a parte do pedal duplo eu desisti.

Acordei com as pontas dos dedos doloridas, acho que toquei umas 2h ontem, mas não vou desistir não, hoje vou praticar mais 1 horinha mais ou menos, a ideia é manter essa média de 1h todo dia até conseguir tocar algo decentemente.
Aí mano, aquele rocksmith será que ajuda no aprendizado? Tenho instalado ele no ps3 tem um tempo mas nunca usei. Estava pensando em usar ele para ajudar a aprender.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.346
Reações
47.398
Pontos
1.599
Eu quero aprender a tocar guitarra também, apesar de ter um irmão baterista. O lance de bateria é que você precisa um folego bem maior. Eu até tentei tocar, mas quando foi para a parte do pedal duplo eu desisti.


Aí mano, aquele rocksmith será que ajuda no aprendizado? Tenho instalado ele no ps3 tem um tempo mas nunca usei. Estava pensando em usar ele para ajudar a aprender.
Não faço ideia, nunca joguei.
 
  • Curtir
Reações: %>%

Santeria

Bam-bam-bam
Mensagens
4.315
Reações
8.464
Pontos
353
Eu quero aprender a tocar guitarra também, apesar de ter um irmão baterista. O lance de bateria é que você precisa um folego bem maior. Eu até tentei tocar, mas quando foi para a parte do pedal duplo eu desisti.
É impressionante como bateria é difícil, put* que pariu. Tenho a impressão de que é mais difícil que guitarra até. Coordenar os 4 membros é um negócio de outro planeta.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
É impressionante como bateria é difícil, put* que pariu. Tenho a impressão de que é mais difícil que guitarra até. Coordenar os 4 membros é um negócio de outro planeta.
Fora os gastos mano. Pois guitarra é corda e no maximo um captador (se tu for cupim de aço), já bateria eu acompanho a dor do meu irmão de ter comprar baqueta, pele hidraulica (para quem toca black metal é mato), fora outras coisas.
Um dias destes eu sai com ele para procurar um "pirulito" especifico (aquele lance que vai no pedal) de pedal duplo e acabou que ele teve que pedir pelo mercado livre pois tinha loja que nem sabia o modelo.

180_416_0_20201213204524.jpg
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.930
Reações
39.397
Pontos
2.044
Acordei com as pontas dos dedos doloridas, acho que toquei umas 2h ontem, mas não vou desistir não, hoje vou praticar mais 1 horinha mais ou menos, a ideia é manter essa média de 1h todo dia até conseguir tocar algo decentemente.
Normal os dedos doerem no início. Com o tempo, vai formar um cascão ali e não doerá mais.
 

VagnerMg

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.113
Reações
3.603
Pontos
1.319
Comecei hoje. Rapaz, o negócio é difícil.
Se fosse fácil todo mundo tocaria!

Tocar qualquer instrumento razoavelmente exige muito estudo e prática... Dominar todo instrumento e suas técnicas pode ser trabalho de uma vida inteira e olhe lá, uma vez que isso varia muito da facilidade de cada um (uns chamam de talento). Eu mesmo, sempre tive muita dificuldade e sempre fui mais no tranco do que no talento.

Hoje voltei a estudar e levo mais de boa, sem pressão e pretensão alguma.

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

%>%

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
1.906
Reações
2.023
Pontos
1.404
Boa sorte! Divirta-se! Posta sua evolução aqui, vai até ficar legal de você olhar pra trás depois de uns meses/um ano e ver como evoluiu.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.255
Pontos
1.503
Acabei chegando tarde neste tópico.
Que bom que tomou essa iniciativa! Aprender um instrumento musical faz muito bem para a saúde e no processo de inteligência.
Espero que ainda esteja firme no propósito. O segredo é praticar sempre. Nem que seja 15min. por dia.

Eu ia recomendar comprar instrumento usado na OLX e ML. Tem muita coisa boa sendo vendida a preço bem mais em conta do que novo de marca pior.
Outra dica seria ver se não é viável pagar o curso do Fabio Lima. O cara manja demais e talvez o curso seja proveitoso (é online).

Estou pra começar a aprender piano. Fiz há muitos anos coisa de 4 meses, que me marcaram. A vontade nunca saiu, mas sem o instrumento as coisas complicam e o instrumento custa caro. Pretendo adquirir um ano que vem e finalmente pagar um professor particular por pelo menos 1 ano. Depois é mais prática mesmo.

Boa sorte!
 
Topo Fundo