O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como é extramente fácil clonar um chip de celular, e como saber se o seu foi clonado

Resu Anera

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.534
Reações
28.197
Pontos
1.154
Estou criando esse tópico porque recentemente tenho visto diversos casos de golpes aplicados pelo Whatsapp, por pessoas utilizando chips clonados.
Minha intenção aqui não é espalhar técnicas criminosas, mas apenas mostrar o quanto as operadoras são falhas em suas diretrizes de segurança. Não é preciso nenhum conhecimento técnico ou hacker, apenas engenharia social. Acabei de ver na TV uma reportagem onde os criminosos clonavam o número, e através do Whatsapp pediam dinheiro emprestado aos parentes e amigos do dono da linha, com a promessa de pagar no dia seguinte. Como ele utiliza o mesmo número, a desconfiança é baixíssima. Recentemente até o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, teve seu número clonado e o estelionatário conseguiu nomear pessoas de seu interesse fingindo ser o governador mandando mensagens aos secretários de governo
http://www.metropoles.com/distrito-...rreu-depois-de-clonar-o-celular-de-rollemberg

Pois bem, vamos ao método e como se precaver dele.
O modo mais utilizado de clonagem de linhas telefônicas, é transferindo a linha para um chip virgem. Essa opção existe para que o portador da linha possa continuar utilizando o mesmo número caso seu chip GSM queime ou seja extraviado/furtado/roubado. Então, ele vai até uma loja da operadora, compra um chip virgem, e pede a transferência da linha antiga para esse novo chip. Tudo que ele precisa é dos dados de alguns documentos da vítima, e as operadoras são pouco rigorosas quanto a esses dados. Dependendo da operadora isso pode ser feito até por telefone (a TIM eu sei que dá). Dentro de poucas horas o número é transferido para o novo chip e o antigo é cancelado, ficando sem sinal.

Por isso, caso sua linha repentinamente fique sem sinal, vá imediatamente até uma loja da sua operadora e peça a solução do problema. Evite deixar seus documentos expostos em sites públicos (como o animal que postou o próprio RG aqui ontem).

É basicamente isso. Eu acho que quanto mais esse método de clonagem for divulgado, mais rápido as operadoras solucionarão esse problema.
 

james7

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
856
Reações
867
Pontos
549
bom, não é clonagem propriamente dita pois o chip original deixa de funcionar, nesse caso é a transferencia do numero mesmo.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Antigamente o pessoal comprava o "kit clonador" no py aonde era um aparelho tipo um pendrive com entrada pra dois chips e vinha mais alguns sim virgens juntos no pacote pra realizar tal procedimento, hoje em dia não sei se existe outro metodo ou se vende ainda isso ae
 

MRVieira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
541
Reações
231
Pontos
774
Pelo meu pouco conhecimento referente ao assunto, a operadora atrela o IMEI do chip ao sistema deles, então esse caso citado não é uma clonagem, e sim de uma reposição de linha. Na parte que também foi citada que as operadoras são pouco rigorosas, pelo menos quando trata-se de reposição de chip a maioria das vezes você consegue fazer por telefone mesmo se tiver o CPF e outros dados da "vítima", mas na loja eles solicitam o RG ou CPF do responsável, caso contrário não fazem.
 


Topo Fundo