O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como é morar em uma república universitária?

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Como é a sensação de morar em uma casa cheia de estranhos? Tem muito trote, zoeira e pooltaria, ou da pra estudar normalmente nesse recinto? Tu que escolhe seu apelido ou nome de guerra (não sei como chamam isso na sua região) ou eles que te dão?
Tem alguma dica pra quem provavelmente frequentará locais assim no futuro?
P.S. : Eu até poderia perguntar isso no tópico dos vestibulandos, mas a maioria dos universitários não frequenta o tópico, e também o assunto daquele tópico é vestibular e não sobre o que acontece depois dele ;)
P.S.2 : Não quis ser mal educado com o P. S. acima
P.S.3:71454
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.050
Reações
34.944
Pontos
1.054
Eu não sei, mas um primo meu mora em uma e quando voltou pra casa(nessas férias), voltou maconheiro, magérrimo, fedorento, barbudo, doente(altas tosses), opção sexual estranha(nada contra), feministo e revolucionário(sustentado pelos pais). No inicio achava que era apenas o curso dele, mas depois tbm vi que era a convivência com o pessoal esquisito que mora com ele. Sofreu metamorfose, ui.

Se você quer viver numa american pie da vida, tem que ir pra uma republica que tenha riquinhos, pois quando geral é "pobre", não sobra dinheiro nem pra comprar Skol Beats, o pessoal fica tão preocupado com aluguel que nem pensam em transar direito. Rola umas festas, mas se vc ir duro não vai ser algo bom.

PS: Nem sei pq to dando conselhos, estudo exatas numa faculdade 15 minutos da minha casa onde só tem nerdão.
 

Mek

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
960
Reações
2.635
Pontos
684
Morei a graduação inteira em rep e estimo ter dividido teto com pelo menos 60 pessoas diferentes.

Ambiente que te tira completamente da zona de conforto. Se não desenvolver as habilidades sociais, tu simplesmente não aguenta e volta pra casa da mãe. É um ótimo lugar para aprender na marra que a sociedade está pouco se f**end0 com os seus costumes ensinados em casa (sejam bons ou ruins) e que se você não dançar conforme a música, vai ganhar um chapéu de marreta.

Ao mesmo tempo que foi difícil, foram os melhores anos da minha vida. Formamos um grupo de amigos que nunca imaginei possível e me tornei uma pessoa exponencialmente melhor. Deste grupo, todos estão empregados em grandes empresas e trilhando carreiras brilhantes (universidade de engenharia).
Neste sábado mesmo irei ao casamento de um deles!

Hoje me restam fotos, inúmeras histórias e muitíssimo jogo de cintura pra lidar com qualquer pão com b*sta.

Já adianto que são poucos que se adaptam. Nosso turnover da casa era de 50%. Ainda assim, recomendo a experiência.
 

iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.762
Pontos
303
morei pouco tempo (1 mes e meio, mais ou menos), so sei q era uma bagunça e bebedeira do c***lho, ninguem limpava ou lavava nada, era cada um por si

uma galera disse ai q poucos aguentam, eu acho q fui um dos q n aguentaram... preferi voltar a morar com meus pais do q naquele chiqueiro
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.651
Reações
13.603
Pontos
803
nunca morei e nem aguentaria

quando estudei fora do pais, tive um roommate por 6 meses, foi o que aguentei, pros proximos 6 meses preferi pagar bem mais caro e ficar num single room

imagina morar com uma duzia de outros macho
 


Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.021
Reações
3.566
Pontos
709
O máximo que eu fiz, foi morar junto com mais um amigo, mas o apê tinha 2 quartos, sendo um pra cada.
Me convidaram pra ir morar numa república, mas a casa tinha 4 quartos e umas 6 pessoas, deve ser uma m****. Eu tenho aversão a banheiro e cozinha sujos, só topei dividir o apê com esse amigo pq ele também era organizado nessa parte. Mesmo assim, se eu tivesse condições, teria morado sozinho.
Vai te tirar da zona de conforto, mas se você quer ter paz o tempo todo e um ambiente decente no quesito limpeza, tá bem encrencado.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.375
Reações
12.083
Pontos
1.129
Desconheço, quando fiz minha primeira graduação eu já trabalhava e ganhava suficiente para alugar um apê para mim.
 

Señor M.

Mil pontos, LOL!
Mensagens
240
Reações
579
Pontos
1.019
Depende de qual tipo de república. Na minha época, existiam as repúblicas federais e as particulares. As federais existiam em maior quantidade de casas e de pessoas vivendo juntas. As particulares geralmente não faziam trote, por falta de interessados em função dos altos preços envolvidos.
Nas federais, existe uma hierarquia dentro dela. Os mais velhos (decanos) são os privilegiados da casa, e os novatos (bicho) são os que devem fazer inúmeras tarefas para serem dignos de serem escolhidos pelos atuais moradores a morar na casa. Não são passadas apenas tarefas de casa, mas também tarefas sociais, como visitar as demais repúblicas para fazer reconhecimento dos outros membros, ir a festas para ser visto como bicho pleiteando uma vaga na república x ou y. Nessa etapa você ganha um apelido que na maioria das vezes, engrandece uma característica pejorativa de você e também recebe um trote a ser levado diariamente como se fosse um animal de estimação (carregar uma placa com seu apelido e república, ou um tampa de privada, um cesto de lixo cheio de papel, um cofrinho de barro que deve ficar inteiro até o final do período, etc)
A partir do momento que você passa pela processo de escolha ( que geralmente dura o primeiro período ou pouco menos), você tem tarefas a seguir rigorosamente na república, passando desde limpeza geral, até a aceitação de regras internas que podem ser impostas em função da tradição da republica (já vi tatuagens, piercings, fumar maconha toda sexta, beber cachaça em todo social, etc). E a cada perído da faculdade que você avança, você vai ganhando respeito e admiração pelos demais colegas conquistados nesse período.
Por esse motivo, quem passa pelo processo de escolha por uma república, geralmente ama esse ambiente de coração pelo resto da vida. Mas quem sofre e não aguenta a pressão e as mudanças exigidas pelo processo, acaba detestando o ambiente e não quer voltar a passar por isso.
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Nessa etapa você ganha um apelido que na maioria das vezes, engrandece uma característica pejorativa de você
Mas isso não é considerado bullying? :kpensa

Depende de qual tipo de república. Na minha época, existiam as repúblicas federais e as particulares. As federais existiam em maior quantidade de casas e de pessoas vivendo juntas. As particulares geralmente não faziam trote, por falta de interessados em função dos altos preços envolvidos.
Nas federais, existe uma hierarquia dentro dela. Os mais velhos (decanos) são os privilegiados da casa, e os novatos (bicho) são os que devem fazer inúmeras tarefas para serem dignos de serem escolhidos pelos atuais moradores a morar na casa. Não são passadas apenas tarefas de casa, mas também tarefas sociais, como visitar as demais repúblicas para fazer reconhecimento dos outros membros, ir a festas para ser visto como bicho pleiteando uma vaga na república x ou y. Nessa etapa você ganha um apelido que na maioria das vezes, engrandece uma característica pejorativa de você e também recebe um trote a ser levado diariamente como se fosse um animal de estimação (carregar uma placa com seu apelido e república, ou um tampa de privada, um cesto de lixo cheio de papel, um cofrinho de barro que deve ficar inteiro até o final do período, etc)
A partir do momento que você passa pela processo de escolha ( que geralmente dura o primeiro período ou pouco menos), você tem tarefas a seguir rigorosamente na república, passando desde limpeza geral, até a aceitação de regras internas que podem ser impostas em função da tradição da republica (já vi tatuagens, piercings, fumar maconha toda sexta, beber cachaça em todo social, etc). E a cada perído da faculdade que você avança, você vai ganhando respeito e admiração pelos demais colegas conquistados nesse período.
Por esse motivo, quem passa pelo processo de escolha por uma república, geralmente ama esse ambiente de coração pelo resto da vida. Mas quem sofre e não aguenta a pressão e as mudanças exigidas pelo processo, acaba detestando o ambiente e não quer voltar a passar por isso.
Não é mais prático o sujeito alugar um quartinho? Pra que passar por toda essa palhaçada?
 

Señor M.

Mil pontos, LOL!
Mensagens
240
Reações
579
Pontos
1.019
Mas isso não é considerado bullying? :kpensa



Não é mais prático o sujeito alugar um quartinho? Pra que passar por toda essa palhaçada?


Na minha época não existia essa palavra "Bullying". Pra mim era apenas humilhação. Se você conseguia enxergar isso como uma provação para você ser aceito numa casa, e poder resolver seu problema de moradia, tudo bem. Senão, procure uma casa com trotes mais "leves".
Ocorreram mortes em festas de república. Excesso de álcool e drogas e a necessidade de ser aceito socialmente.

Se você tem condições pagar 1 salário mínimo de aluguel mais despesas, vá em frente (os alugueis super inflacionaram. Quanto mais perto da faculdade, mais caro). Você tem que levar em consideração que grande parte dos estudantes não trabalham nem tem pais para bancar no mínimo 5 anos de faculdade do filho. Então a solução é morar "de graça" em uma república federal. Mas isso tem seu preço.
 
Ultima Edição:

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Depende de qual tipo de república. Na minha época, existiam as repúblicas federais e as particulares. As federais existiam em maior quantidade de casas e de pessoas vivendo juntas. As particulares geralmente não faziam trote, por falta de interessados em função dos altos preços envolvidos.
Nas federais, existe uma hierarquia dentro dela. Os mais velhos (decanos) são os privilegiados da casa, e os novatos (bicho) são os que devem fazer inúmeras tarefas para serem dignos de serem escolhidos pelos atuais moradores a morar na casa. Não são passadas apenas tarefas de casa, mas também tarefas sociais, como visitar as demais repúblicas para fazer reconhecimento dos outros membros, ir a festas para ser visto como bicho pleiteando uma vaga na república x ou y. Nessa etapa você ganha um apelido que na maioria das vezes, engrandece uma característica pejorativa de você e também recebe um trote a ser levado diariamente como se fosse um animal de estimação (carregar uma placa com seu apelido e república, ou um tampa de privada, um cesto de lixo cheio de papel, um cofrinho de barro que deve ficar inteiro até o final do período, etc)
A partir do momento que você passa pela processo de escolha ( que geralmente dura o primeiro período ou pouco menos), você tem tarefas a seguir rigorosamente na república, passando desde limpeza geral, até a aceitação de regras internas que podem ser impostas em função da tradição da republica (já vi tatuagens, piercings, fumar maconha toda sexta, beber cachaça em todo social, etc). E a cada perído da faculdade que você avança, você vai ganhando respeito e admiração pelos demais colegas conquistados nesse período.
Por esse motivo, quem passa pelo processo de escolha por uma república, geralmente ama esse ambiente de coração pelo resto da vida. Mas quem sofre e não aguenta a pressão e as mudanças exigidas pelo processo, acaba detestando o ambiente e não quer voltar a passar por isso.
Mas mano, eu achava que a maioria das faculdades já haviam banido os trotes. Tanto é que a maioria dos meus amigos que fazem faculdade afirmam que a maturidade das pessoas lá é bem maior que no ensino médio
 

OMFGHelp

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.901
Reações
359
Pontos
874
Morei a graduação inteira em rep e estimo ter dividido teto com pelo menos 60 pessoas diferentes.

Ambiente que te tira completamente da zona de conforto. Se não desenvolver as habilidades sociais, tu simplesmente não aguenta e volta pra casa da mãe. É um ótimo lugar para aprender na marra que a sociedade está pouco se f**end0 com os seus costumes ensinados em casa (sejam bons ou ruins) e que se você não dançar conforme a música, vai ganhar um chapéu de marreta.

Ao mesmo tempo que foi difícil, foram os melhores anos da minha vida. Formamos um grupo de amigos que nunca imaginei possível e me tornei uma pessoa exponencialmente melhor. Deste grupo, todos estão empregados em grandes empresas e trilhando carreiras brilhantes (universidade de engenharia).
Neste sábado mesmo irei ao casamento de um deles!

Hoje me restam fotos, inúmeras histórias e muitíssimo jogo de cintura pra lidar com qualquer pão com b*sta.

Já adianto que são poucos que se adaptam. Nosso turnover da casa era de 50%. Ainda assim, recomendo a experiência.
Lenda da Unifei, falou bonito demais pqp

Se prepare jovem, morei 7 anos em república e foi uma das melhores experiências da minha vida.
Passei por 4 rep's diferentes na época de facul e depois de formado morei + 2 anos já que trabalhava na mesma instituição que me formei. No total foi convivência com umas 50~60 pessoas diferentes.

Como o Mek disse, é algo que te tira da zona de conforto e te faz crescer como pessoa, então esteja preparado para mudanças nos seus hábitos.

Morar junto com uma galera que é unida e faz por onde para as coisas acontecerem é definitivamente a melhor experiência. Apenas se prepare pra encarar muita zona, diversão e putaria (faz parte kkkkkkkkkkkkkk)

Lema da melhor rep que morei (OscarCavara) : só a convivência mostra a verdadeira essência, o resto é aparência

Good luck!
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Então a solução é morar "de graça" em uma república federal
A maioria das repúblicas que eu andei vendo cobrava uma taxa que girava em torno de 200 a 300 reais. Eles cobram essa taxa pra custear despesas msm ou o pessoal das repúblicas (federais) que eu vi estavam tapeando os outros?
 

Señor M.

Mil pontos, LOL!
Mensagens
240
Reações
579
Pontos
1.019
Mas mano, eu achava que a maioria das faculdades já haviam banido os trotes. Tanto é que a maioria dos meus amigos que fazem faculdade afirmam que a maturidade das pessoas lá é bem maior que no ensino médio


A faculdade não bane o trote. Ela regulamenta o uso das republicas estudantis vinculadas a instituição. Pode criar um canal de denúncia para diminuir o trote. Mas se o aluno que fez a denúncia for descoberto, pode acreditar que os moradores das demais casas irão saber quem ele é, e ele não terá sossego para morar em nenhuma casa, quem sabe até mesmo para frequentar as aulas, fazer trabalhos.... Ele será encostado do convívio social nas dependências da faculdade.
 
Ultima Edição:

Señor M.

Mil pontos, LOL!
Mensagens
240
Reações
579
Pontos
1.019
A maioria das repúblicas que eu andei vendo cobrava uma taxa que girava em torno de 200 a 300 reais. Eles cobram essa taxa pra custear despesas msm ou o pessoal das repúblicas (federais) que eu vi estavam tapeando os outros?

O dinheiro é pra custear despesas não bancadas pela faculdade ou fundação que sustenta as repúblicas federais, como internet, TV, alimentação, festas, manutenções da casa, etc. É conhecida como caixinha.
 

Mek

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
960
Reações
2.635
Pontos
684
Mas e se o cara for beta que nem eu? Comofas?

Provavelmente vai continuar sendo um beta. Mas um beta que sabe lidar com os alfas, com outros betas lvl 100, e conseguir alcançar seus objetivos (desde boas notas até a putaria).

Às vezes não é necessário transformar características que não podem ser transformadas, mas sim trabalha-las e aprender a lidar com elas para lhe tornar melhor. Convivência em grupo é um ótimo meio para tal.
 

Digoo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.164
Reações
3.015
Pontos
703
Eu não morei em república paga, morei numa casa que a faculdade pagava, faculdade federal.
Sinceramente? Morei com um amigo que estudei na época da escola, e conheci os outros moradores, eu dividia quarto com um cara que veio do Congo.
As regras eram que cada um fazia uma comida: Alguém fazia arroz e feijão, outro a carne, e outro a salada, quem levava um Dolly Guaraná não precisava fazer comida.
Limpeza era feita depois de comer, e a da casa era um mutirão, na casa não tinhamos muitos móveis, então era bem easy, apesar de ser uma casa bem grande.

A convivência é complicada, mas no geral a galera era muito bacana, só um episódio que tinha um cara lá que tinha alguns problemas mentais parece, aí um dia ele veio no meu quarto de madrugada, sentou na cama do Congo e ficou meio me olhando, deu medo pra c***lho kkkk, e ele reclamando também pro assistente social: Minhas roupas ficam com muito cheiro de maconha, eles fumam muita maconha lá, são vagabundos.

Sinceramente não curtiria morar em uma rep onde as pessoas humilham as outras ou nego que te força a beber, fica enxendo o saco. A galera tinha um ótimo bom senso, cada um no seu quadrado e convivíamos muito bem.
 

Señor M.

Mil pontos, LOL!
Mensagens
240
Reações
579
Pontos
1.019
Meu conselho: Vai sem medo de passar vergonha. Encara como uma experiência nova na sua vida. Com certeza vai ser um teste dos seus limites, como nunca foram testados. Mas tudo depende de como você quer se comportar e a partir daí, ao longo do tempo, construir seu caráter.

Cada um passa por uma experiência diferente nesse momento da vida. Cada um vai te passar a impressão que teve. Uns bons, outros ruins. Mas você deve passar por isso pra tirar a sua conclusão. É claro que é bom saber onde você está indo, mas não leve a ferro e fogo as experiências que está lendo aqui.
 
  • Curtir
Reações: Mek

Digoo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.164
Reações
3.015
Pontos
703
Vou fazer uma PT 2, tem mais coisa pra falar rsss.
Em relação a festas, cara, são muitas, em várias reps, geralmente são festas de cursos, por exemplo: Festa da Civil, Psico, Filo, etc... Se você for bixo do curso, você paga bem menos no ingresso, bem barato mesmo.

Uma coisa que eu percebi na minha experiência (na Federal), o trote foi bem de boa, e você se sente meio que enturmado com aquilo, você não leva muito pro lado da humilhação, é uma forma de iniciação, criar relacionamentos, dar risadas, etc... Mas o trote, pelo menos na minha experiência foi bem de boa, eu li aqui algumas coisas do pessoal falando algumas coisas beem humilhantes, na faculdade eles rasparam meu cabelo, etc, mas nunca fui obrigado a beber, veterano dava carona, ajudava nas matérias.

Hoje eu estou me formando numa faculdade particular aqui da cidade, e sinceramente? Acho que a maturidade do pessoal da Federal era bem maior, galera bem mais cabeça, em todos os sentidos, trocar ideia, churrascos, amizades... Se tiver a oportunidade de ir pra uma pública, vai curtir muito.
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Vou fazer uma PT 2, tem mais coisa pra falar rsss.
Em relação a festas, cara, são muitas, em várias reps, geralmente são festas de cursos, por exemplo: Festa da Civil, Psico, Filo, etc... Se você for bixo do curso, você paga bem menos no ingresso, bem barato mesmo.

Uma coisa que eu percebi na minha experiência (na Federal), o trote foi bem de boa, e você se sente meio que enturmado com aquilo, você não leva muito pro lado da humilhação, é uma forma de iniciação, criar relacionamentos, dar risadas, etc... Mas o trote, pelo menos na minha experiência foi bem de boa, eu li aqui algumas coisas do pessoal falando algumas coisas beem humilhantes, na faculdade eles rasparam meu cabelo, etc, mas nunca fui obrigado a beber, veterano dava carona, ajudava nas matérias.

Hoje eu estou me formando numa faculdade particular aqui da cidade, e sinceramente? Acho que a maturidade do pessoal da Federal era bem maior, galera bem mais cabeça, em todos os sentidos, trocar ideia, churrascos, amizades... Se tiver a oportunidade de ir pra uma pública, vai curtir muito.
Qual era o teu apelido? Depois que o @Señor M. Falou sobre o apelido da facul fiquei até curioso pra saber qual vai ser o meu pq a maioria deles chegam a ser bem criativos kkkkk.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.855
Reações
27.815
Pontos
1.444
A república universitária é um local peculiar, não importa o tamanho, a regra é:
Sempre tem um cara que come mais gente que todo mundo.
A maioria fuma maconha.
Uma minoria só enchia a cara e jogava video game, não comia ninguém.
Adivinha de qual grupo eu fiz parte hehehe.
 

0000000

Bam-bam-bam
Mensagens
4.923
Reações
6.771
Pontos
414
Motei em 7 casas diferentes no tempo que estive estudando na UFSC. Sempre dividindo com galera.

Na epoca foi divertido, muitas aventuras, festas, bebedeiras, trabalhos, tardes de mario kart e uma eventual caloura muito de vez em quando (eu mandava mal demais nisso). Uma casa que eu morei dividiam 4 pessoas e a gente fazia uma festa na garagem com tinta liberada, a galera do curso trazia cerveja, se alcoolizava e começava a desenhar nas paredes. Depois a gente postava as fotos dos desenhos em redes sociais. Em uma edição chegou a vir umas 30 pessoas, foi engraçado.

Uma vez a vizinha se irritou com o som alto e mentiu pra policia que tava tendo uma festa rave e um policial chegou a entrar na casa, sendo que a porta da garagem tava fechada. A gente acabou desligando tudo.

Dizem que a faculdade é a melhor epoca da vida, eu achei divertido mas depois de dois anos e meio encheu o saco. É uma vida legal pra jovem, quando voce se aproxima dos 30 ja ve que nada daquilo faz muito sentido. Ja quer calma, produtividade e sossego.

Nao troco por nada a minha vida de agora no meu apartamentinho, meu emprego, renda esposa minha cachorra e calmaria.
 
Topo Fundo