O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como é morar em uma república universitária?

Digoo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.165
Reações
3.031
Pontos
703
Qual era o teu apelido? Depois que o @Señor M. Falou sobre o apelido da facul fiquei até curioso pra saber qual vai ser o meu pq a maioria deles chegam a ser bem criativos kkkkk.

Rodrigão, não sei porquê, mas a galera geralmente me chamava assim, ou Digo. Tinha alguns que eram mais caricatos tipo: Ojuara, Ceará, Santa Rosa, Batata, mas eu sempre fui Rodrigo, Digo, Digão.
Isso de colocar apelidos é mais pra reps pagas mesmo, e/ou quando o apelido pega na pessoa.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.741
Reações
14.432
Pontos
503
Não faço ideia, mas uma coisa tenho certeza, não é como nos filmes dos EUA que aparecem festanças, gente tomando cerveja em galões com mangueiras e lutinhas com mulheres de topless em piscinas infláveis cheias de gel... :klol
 

wilneeto

Bam-bam-bam
Mensagens
508
Reações
952
Pontos
293
Cara eu morei em republica durante a graduação, era uma casa com 3 caboclo e cada um tinha seu quarto, eramos já amigos da época de escola, mas isso n quis dizer nada. Cada um tem sua peculiaridade, vai mt de se adaptar e cada um aceitar um pouco do estilo do outro, pq se nao vc treta todos os dias e a todo momento com o pessoal. Apenas eu e mais um ficou do começo ao fim da minha jornada, todo ano praticamente um desistia e vinha outro e tinha todo o processo de adaptação, limpeza sempre foi um ponto mt complicado, principalmente louça e banheiro.

Eu sempre fui de boas sabia a hora de toma minha cerveja e a hora de estudar, presenciei/vivenciei também o "boom" dos jogos universitário nos Paraná, a galera esperava o semestre inteiro para o Engenhariadas e no segundo semestre o Joia. Nesse intervalo começo de semestre era uma delicia, toda semana tinha uma festa, cervejada, um balanga, alguma coisa sempre tinha. Cerveja era sempre da mais barata, mas a parceria e a zuera valia a pena. E não importa o quem vc é... SEMPRE vai ter alguém que vc pega. Eu era clinico geral, não selecionava nada a mulherada, se queria me beijar era jogo, era massa chegar na aula e a piazada zuando e aquele converseiro sobre quem pegou quem na noite anterior.

Agora no mestrado, eu já preferi morar sozinho, acredito que foi a melhor coisa que eu fiz, não teria paciência pra todo esse processo de novo, já tive essa experiencia e muita história para contar.
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Eu era clinico geral, não selecionava nada a mulherada, se queria me beijar era jogo, era massa chegar na aula e a piazada zuando e aquele converseiro sobre quem pegou quem na noite anterior.
Tem universidade com mais de 10 mil alunos. Todo mundo lá se conhece mesmo? Independentemente do curso? :kwow
 

wilneeto

Bam-bam-bam
Mensagens
508
Reações
952
Pontos
293
Tem universidade com mais de 10 mil alunos. Todo mundo lá se conhece mesmo? Independentemente do curso? :kwow
Não sei te dizer, estudei em uma universidade que tinha a metade disso. Mas vc acaba conhecendo todo mundo, principalmente se vc vai para os roles. Tinder velho era tiro certo, se eu visse que tinha o nome da faculdade do perfil eu já dava like, se combinasse era só esperar o próximo role :klol
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Não sei te dizer, estudei em uma universidade que tinha a metade disso. Mas vc acaba conhecendo todo mundo, principalmente se vc vai para os roles. Tinder velho era tiro certo, se eu visse que tinha o nome da faculdade do perfil eu já dava like, se combinasse era só esperar o próximo role :klol
E as festas pelos grupos de cada curso (festa da turma de engenharia, direito, etc) ou por quem mora na mesma república?
 


wilneeto

Bam-bam-bam
Mensagens
508
Reações
952
Pontos
293
E as festas pelos grupos de cada curso (festa da turma de engenharia, direito, etc) ou por quem mora na mesma república?
Cara tinha de tudo,
Festas de rep: Cerveja e corote (começo de semestre)
Cervejadas de cursos e atléticas: Open Bar (praticamente todo mes tinha umas duas)
Jogos universitários uma vez por semestre: Engenhariadas e Joia

Tinha q saber dosar se não vc gastava todo o dinheiro em cachaça e festa, ai vai da maturidade e o momento de cada um.
 

leotrix14

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.588
Reações
13.569
Pontos
1.139
Zona, sujeira, fedor de cigarro.
Nunca morei em uma mas visitava, e ainda visito um velho colega que tá a uns 6 anos na mesma pra ver como ele está. Pra quem curte baderna pode ser divertido, vejo que já muitas opiniões e experiências pelo tópico.
 

Tyrael_

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.578
Reações
6.624
Pontos
1.349
Uma das melhores e ao mesmo tempo piores experiências da minha vida.
Dicas:
  1. Tente arranjar alguma com quarto individual;
  2. Com pessoas, de preferência, do mesmo curso que você;
  3. Com pessoas de rotina parecida;
  4. Pessoas que não sejam barraqueiras;
  5. Fique atento, e muito atendo para o contrato que você vai assinar (na pressa de encontrar um canto pra morar você aceita qualquer negócio, mas fique atento com o contrato);
  6. Evite ficar superamiguinho das pessoas, mas mantenha a cordialidade e um convívio bom
  7. Jamais limpe coisas dos outros, mesmo que você acredite que irão fazer por ti algum dia;
  8. Cada um por si e Deus por todos é a regra de ouro, não dependa de ninguém pra nada e sempre seja safo em todas as situações.

Isso foi o que adquiri com a minha experiência e através da observação de amigos que passaram por situações bem complicadas.
 

sua mãe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.579
Reações
2.467
Pontos
453
Morei alguns anos em uma com mais 4 pessoas, fui chamado por um colega de sala que morava lá e precisava de alguém pra ocupar uma vaga. Logo logo ele se mudou e eu acabei ficando "sozinho", já que os outros moradores não faziam muito meu estilo então acabou que peguei pouca amizade com eles.

Acho que tem vários pontos bons é ruins. Teve época de ter morador que levava rapariga pra casa todo santo dia dava até pra escutar o maluco transando kkkk, aprontavam algazarra, davam festas, ficavam fazendo barulho de madrugada era um inferno, mas também já teve bons moradores que parecia que eles nem estavam lá de tão silenciosos. Sei que isso é quase impossível devido a grande rotatividade que repúblicas tem mas saber escolher uma republica com bons moradores é essencial, principalmente se você não quiser ser da putaria 100% do tempo. Tinha dia que eu precisava dormir cedo pra estudar ou fazer estágio no outro dia e era simplesmente impossível devido a barulhos na casa.

Outra coisa foi a questão da cozinha, onde eu morei era o estilo cada um faz o seu. Obviamente sempre tinha o ladrão da geladeira que sempre roubava um presunto ou hambúrguer. Maioria das vezes que chegava em casa todas as panelas ou pratos estavam sujos. Cheguei ao ponto de jogar panela/prato fora que estavam meses na pia. Depois disso eu comprei um prato e uma panela e deixava guardado no meu quarto kkkkk

O lado bom é que aprendi a me virar e a resolver meus próprios problemas já que ninguém estava nem ai pros outros moradores, mas eu acabei sofrendo um pouco devido a ser mais reservado e não ser tanto da curtição como os outros eram.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.868
Reações
50.974
Pontos
1.003
Deve ser uma disgraça, cheio de funkeiro/pagodeiro enchendo a cara de cachaça e droga fazendo farra
 

BillieGDJoe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.065
Reações
1.609
Pontos
353
Uma das melhores e ao mesmo tempo piores experiências da minha vida.
Dicas:
  1. Tente arranjar alguma com quarto individual;
  2. Com pessoas, de preferência, do mesmo curso que você;
  3. Com pessoas de rotina parecida;
  4. Pessoas que não sejam barraqueiras;
  5. Fique atento, e muito atendo para o contrato que você vai assinar (na pressa de encontrar um canto pra morar você aceita qualquer negócio, mas fique atento com o contrato);
  6. Evite ficar superamiguinho das pessoas, mas mantenha a cordialidade e um convívio bom
  7. Jamais limpe coisas dos outros, mesmo que você acredite que irão fazer por ti algum dia;
  8. Cada um por si e Deus por todos é a regra de ouro, não dependa de ninguém pra nada e sempre seja safo em todas as situações.
Isso foi o que adquiri com a minha experiência e através da observação de amigos que passaram por situações bem complicadas.

Tirando pelo que você falou, parece ser uma péssima ideia morar em república, talvez compense pelo lado financeiro, não sei ao certo, mas acredito que se puder pegar algo isolado, sozinho é muito melhor.
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Tirando pelo que você falou, parece ser uma péssima ideia morar em república, talvez compense pelo lado financeiro, não sei ao certo, mas acredito que se puder pegar algo isolado, sozinho é muito melhor.
Oq fode é que a maioria dos quartos pra estudantes são destinados a mulheres. E eles também tem um preço salgado. Fica difícil se manter, principalmente pra quem estuda em tempo integral.
Mas confesso que morar sozinho deve ser melhor mesmo
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.596
Pontos
1.179
Dividi por 1 ano um apartamento com um cara que fazia faculdade na mesma universidade.
Foi tranquilo, como eramos em 2, tinha tudo dividido.
 

iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.763
Pontos
303
Depois disso eu comprei um prato e uma panela e deixava guardado no meu quarto kkkkk

eu tbm fazia isso, kkkkk

5 copos, dois pratos e uma frigideira, comprei com meu dinheiro e guardava no quarto; fodam-se eles
 

wilneeto

Bam-bam-bam
Mensagens
508
Reações
952
Pontos
293
eu tbm fazia isso, kkkkk

5 copos, dois pratos e uma frigideira, comprei com meu dinheiro e guardava no quarto; fodam-se eles
Eu também fiz isso, alguns itens eu deixava guardado no meu quarto.
Frigideira boa é essencial :klol
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.556
Reações
91.760
Pontos
1.254
Resumo de uma república federal (tinha umas 2 colegas de classe que moravam em uma na UFAL e só falavam nisso):

 

Perekopeko

Bam-bam-bam
Mensagens
1.113
Reações
2.137
Pontos
453
Morei em três republicas durante a graduação (bom, uma delas era um Kitnet que dividia com 1 amigo, mas parece que quanto menor e mais fodido o local mais as pessoas decidem como o ponto de encontro ou lugar pra ficar bebendo quando não têm o que fazer, então mesmo tendo 20m² tinha hora que era mais agitada que as outras que morei). Sempre dividi quarto (então nunca tive quarto individual) e por mais que tenha adorado essa época, se eu tivesse que voltar no tempo provavelmente trocaria só isso e pagaria um pouco mais pra ter um quarto individual (se bem que no começo eu não tinha opção e minha grana só dava pra isso mesmo), só pelo conforto mesmo e ter um lugar pra se refugiar quando você só quer sossego.

Tem muita gente que faz todo uma fantasia em volta disso, mas existem repúblicas de todos os tipos, a primeira que morei era bem tranquila e no máximo um cigarrinho aqui ou um sexo ouvido no corredor lá, já a última era bem mais agitada, teve uma festa que fui dormir mais cedo porque tinha uma prova fodida no outro dia no primeiro período porém acordei com uma mina entrando debaixo da minha coberta (isso explica um pouco do porquê no final daquele ano eu estar em pleno 23 de Dezembro fazendo exame enquanto minha família já tinha viajado pra ceia de natal). Quanto a parte de organização foi sempre tranquilo, em uma a gente tirava um dia pra todo mundo dar uma geral na casa e nas outras a gente rachava uma diarista semana sim semana não. Comida e louça deu umas brigas o começo mas depois a gente separou um jogo de pratos, talhares e copo de cor diferente para cada um, ai quando tinha louça suja não tinha como escapar (o maior problema no começo era que nunca era de ninguém a sujeira).

Parte boa disso tudo são as amizades (a maioria que dura só aqueles 4/5 anos, porém são ótimas amizades), tinha uma amiga que era da cidade mesmo e vira e volta ela matava aula e ficava lá na rep fumando narguile e trocando ideia ou as vezes vendo seriado (bons tempos de Sons of Anarchy), e mesmo na parte nerd não precisei abandonar, como era uma facul grande tinha vários que curtiam também, muitas noitadas de Dota, Left 4 Dead ou Age2, jogamos até algumas mesas de RPG.

Fora da nerdice, por morar numa rua com várias reps e conhecer o pessoal tinham várias festas que eu nem pagava pra beber ou só pagava metade, tinha um boteco que a gente sempre ia que o cara nunca cobrava todas cervejas e liberava as fichas da sinuca na faixa, a saudosa Dona Cida, um lugar de lanches que sempre comíamos depois das cervejadas e que não importava o que eu acrescentasse no lanche o preço nunca aumentava. A Copa de 2010 aconteceu quando eu estava lá, foram semanas nebulosas, nunca vi tanta festa na minha vida, até hoje ouço histórias de casos daqueles dias que não tenho certeza se aconteceram mesmo (só imagino como foi a Copa de 14 por lá).

Acho uma experiência ótima de vida, uma hora ou outra você vai precisar aprender a se virar sem seus pais e ver que o negócio é só você, ninguém quer saber dos seus problemas (ainda que tenha levado dois amigos dessa época que pra qualquer m**** eles tavam lá pra ajudar).
 

wilneeto

Bam-bam-bam
Mensagens
508
Reações
952
Pontos
293
Morei em três republicas durante a graduação (bom, uma delas era um Kitnet que dividia com 1 amigo, mas parece que quanto menor e mais fodido o local mais as pessoas decidem como o ponto de encontro ou lugar pra ficar bebendo quando não têm o que fazer, então mesmo tendo 20m² tinha hora que era mais agitada que as outras que morei). Sempre dividi quarto (então nunca tive quarto individual) e por mais que tenha adorado essa época, se eu tivesse que voltar no tempo provavelmente trocaria só isso e pagaria um pouco mais pra ter um quarto individual (se bem que no começo eu não tinha opção e minha grana só dava pra isso mesmo), só pelo conforto mesmo e ter um lugar pra se refugiar quando você só quer sossego.

Tem muita gente que faz todo uma fantasia em volta disso, mas existem repúblicas de todos os tipos, a primeira que morei era bem tranquila e no máximo um cigarrinho aqui ou um sexo ouvido no corredor lá, já a última era bem mais agitada, teve uma festa que fui dormir mais cedo porque tinha uma prova fodida no outro dia no primeiro período porém acordei com uma mina entrando debaixo da minha coberta (isso explica um pouco do porquê no final daquele ano eu estar em pleno 23 de Dezembro fazendo exame enquanto minha família já tinha viajado pra ceia de natal). Quanto a parte de organização foi sempre tranquilo, em uma a gente tirava um dia pra todo mundo dar uma geral na casa e nas outras a gente rachava uma diarista semana sim semana não. Comida e louça deu umas brigas o começo mas depois a gente separou um jogo de pratos, talhares e copo de cor diferente para cada um, ai quando tinha louça suja não tinha como escapar (o maior problema no começo era que nunca era de ninguém a sujeira).

Parte boa disso tudo são as amizades (a maioria que dura só aqueles 4/5 anos, porém são ótimas amizades), tinha uma amiga que era da cidade mesmo e vira e volta ela matava aula e ficava lá na rep fumando narguile e trocando ideia ou as vezes vendo seriado (bons tempos de Sons of Anarchy), e mesmo na parte nerd não precisei abandonar, como era uma facul grande tinha vários que curtiam também, muitas noitadas de Dota, Left 4 Dead ou Age2, jogamos até algumas mesas de RPG.

Fora da nerdice, por morar numa rua com várias reps e conhecer o pessoal tinham várias festas que eu nem pagava pra beber ou só pagava metade, tinha um boteco que a gente sempre ia que o cara nunca cobrava todas cervejas e liberava as fichas da sinuca na faixa, a saudosa Dona Cida, um lugar de lanches que sempre comíamos depois das cervejadas e que não importava o que eu acrescentasse no lanche o preço nunca aumentava. A Copa de 2010 aconteceu quando eu estava lá, foram semanas nebulosas, nunca vi tanta festa na minha vida, até hoje ouço histórias de casos daqueles dias que não tenho certeza se aconteceram mesmo (só imagino como foi a Copa de 14 por lá).

Acho uma experiência ótima de vida, uma hora ou outra você vai precisar aprender a se virar sem seus pais e ver que o negócio é só você, ninguém quer saber dos seus problemas (ainda que tenha levado dois amigos dessa época que pra qualquer m**** eles tavam lá pra ajudar).
Fez facul onde amigo? Algumas características batem com o oeste do Paraná :klol
 

sua mãe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.579
Reações
2.467
Pontos
453
Frigideira boa é essencial :klol

c***lho, lembro que uma vez comprei uma frigideira pequena pra fritar ovo sem usar óleo, um fdp pegou a porra da panela fritou uma carne e fez a proeza de usar uma faca pra tentar desgrudar a carne, fodeu minha panela todinha.... acho que foi a vez que fiquei com mais raiva com relação a cozinha

ai quando tinha louça suja não tinha como escapar (o maior problema no começo era que nunca era de ninguém a sujeira).

Então, hoje em dia eu moro com só mais 1 pessoa e isso torna as coisas muito mais fáceis de organizar. Não tem esse jogo de empurra empurra de bagunça, ou foi uma pessoa ou a outra.

Com relação ao banheiro como era na república de voces? na minha tinha um animal que dizia que não precisava dar descarga quando mijava, o banheiro ficava uma carniça surreal kkkkkkkkkkk
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.234
Reações
12.884
Pontos
503
Morei alguns anos em uma com mais 4 pessoas, fui chamado por um colega de sala que morava lá e precisava de alguém pra ocupar uma vaga. Logo logo ele se mudou e eu acabei ficando "sozinho", já que os outros moradores não faziam muito meu estilo então acabou que peguei pouca amizade com eles.

Acho que tem vários pontos bons é ruins. Teve época de ter morador que levava rapariga pra casa todo santo dia dava até pra escutar o maluco transando kkkk, aprontavam algazarra, davam festas, ficavam fazendo barulho de madrugada era um inferno, mas também já teve bons moradores que parecia que eles nem estavam lá de tão silenciosos. Sei que isso é quase impossível devido a grande rotatividade que repúblicas tem mas saber escolher uma republica com bons moradores é essencial, principalmente se você não quiser ser da putaria 100% do tempo. Tinha dia que eu precisava dormir cedo pra estudar ou fazer estágio no outro dia e era simplesmente impossível devido a barulhos na casa.

Outra coisa foi a questão da cozinha, onde eu morei era o estilo cada um faz o seu. Obviamente sempre tinha o ladrão da geladeira que sempre roubava um presunto ou hambúrguer. Maioria das vezes que chegava em casa todas as panelas ou pratos estavam sujos. Cheguei ao ponto de jogar panela/prato fora que estavam meses na pia. Depois disso eu comprei um prato e uma panela e deixava guardado no meu quarto kkkkk

O lado bom é que aprendi a me virar e a resolver meus próprios problemas já que ninguém estava nem ai pros outros moradores, mas eu acabei sofrendo um pouco devido a ser mais reservado e não ser tanto da curtição como os outros eram.
Se a sua mãe falou tá falado.Obedeça senão leva chinelada kkkkkk:kkk
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.174
Reações
3.460
Pontos
704
Eu morei no começo da minha graduação e não recomendo a ninguém. Ambiente péssimo. Morávamos 8 pessoas na casa e os mais velhos faziam questão de criar uma ideia de autoridade sobre os mais novos mesmo todos pagando o mesmo aluguel. Sobre trotes, tinham vários e a pior parte é a tal "batalha" que supostamente serve pra fazer o indivíduo a criar habilidades e sair da zona de conforto mas na verdade serve mesmo pra sustentar os mais velhos preguiçosos que passaram por isso também e então querem se "vingar" perpetuando a prática. Todo fim de semana tinha alguma festa na casa e estudar era uma grande porcaria. Eu fui "expulso" da casa por não participar das festas e consequentemente não ajudar financeiramente nas mesmas.

Quando sai de lá, aluguei uma casa com outras 4 pessoas descentes e o ambiente foi totalmente outro. Se alguém tomou água e o outro esvaziou, essa pessoa enche e não fica esperando o calouro encher. Jogou algo no lixo e a lixeira encheu? A pessoa tira a sacola e leva o lixo pra fora, não tem que esperar os calouros. Cada um tem noção do quanto de barulho está fazendo para não incomodar os outros.

Não vejo problema algum em dividir casa porém república e o ambiente em torno dela, ao menos aqui em Minas gerais, é um ambiente que eu nunca recomendo pra quem quiser realmente estudar.
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
Já morei em várias repúblicas, cada uma funciona de um jeito diferente, dependa da vibe dos caras e da sua vibe também. Você consegue achar o que procura.

A vantagem é que dividindo a casa em várias pessoas dá pra ter uns luxos a mais, internet boa, tv a cabo, empregada todo dia etc.

Não tive nenhum trote, não passei por nada que não quisesse, foi muito bom pra ajudar na socialização nos primeiros meses numa cidade nova, com gente que eu não conhecia, no geral foi uma experiência muito boa,

Única coisa que não gostei dessa foi que era uma república "tradicional" então tinha muitos eventos lá, festas etc e não era muito meu rolê, no começo eu gostei mas depois acabei cansando dessa vida.

Aí fui morar com uma galera mais de boa, que só morava junto pela convivência e facilidade, sem festas sem baderna, sem zona...

Tudo depende de o que você procura
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
Não faço ideia, mas uma coisa tenho certeza, não é como nos filmes dos EUA que aparecem festanças, gente tomando cerveja em galões com mangueiras e lutinhas com mulheres de topless em piscinas infláveis cheias de gel... :klol

É sim kkkk
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Já morei em várias repúblicas, cada uma funciona de um jeito diferente, dependa da vibe dos caras e da sua vibe também. Você consegue achar o que procura.

A vantagem é que dividindo a casa em várias pessoas dá pra ter uns luxos a mais, internet boa, tv a cabo, empregada todo dia etc.

Não tive nenhum trote, não passei por nada que não quisesse, foi muito bom pra ajudar na socialização nos primeiros meses numa cidade nova, com gente que eu não conhecia, no geral foi uma experiência muito boa,

Única coisa que não gostei dessa foi que era uma república "tradicional" então tinha muitos eventos lá, festas etc e não era muito meu rolê, no começo eu gostei mas depois acabei cansando dessa vida.

Aí fui morar com uma galera mais de boa, que só morava junto pela convivência e facilidade, sem festas sem baderna, sem zona...

Tudo depende de o que você procura
Vc estudou em qual universidade?
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.222
Reações
42.231
Pontos
1.003
Eu não teria a pachorra de encarar e viver nisso, prefiro pagar aluguel com 1 ou 2 amigos do que viver nesse fuzuê de gente
 
Topo Fundo