O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como é se formar um Policial Militar

fusca0km

Bam-bam-bam
Mensagens
5.329
Reações
6.613
Pontos
389
Ganhamos mais um herói !!!!

Parabéns por essa escolha de profissão. Que a carreira seja um sucesso e te dignifique nessa vida!
 

CumulusNimbus

Bam-bam-bam
Mensagens
1.433
Reações
2.609
Pontos
303
Outra coisa bem legal foi o contato com gás CS. O famoso gás lacrimogêneo. Aqui em Brasília o uso dele é constante por causa do grande número de manifestações, e por isso devemos estar habituados aos efeitos. Eu nunca tinha tido nenhum contato com isso, só com spray de pimenta. Por mais doido que isso seja, a empolgação de todo mundo era muito grande, porque passar 10 horas por dia em sala de aula é monótono demais. Esses momentos são os que quebram a monotonia hehehe. Fomos colocados sentados em grupo e o gás foi jogado em cima.

Cara, esse treinamento/adestramento é tão fod* que esse momento aí em cima foi considerado empolgante ?!

Anyway, parabéns pelo esforço e tudo mais !:kjoinha
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Acho que se eu vivesse num país menos corrupto e sem esses índices de morte que ultrapassa a guerra do Iraque, talvez eu fosse um militar, acho a disciplina e a ordem militar uma coisa bem foda.

Mas num país como esse, com esse histórico de ditadura e essa gente podre corrupta, a melhor opção que posso fazer é manter meu estágio de 8k e futuramente sair dessas terras que me matam um pouco a cada dia que passa.
 

Furiza

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.169
Reações
2.052
Pontos
703
Acompanhando o tópico

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk
 

Flea.

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.068
Reações
20.632
Pontos
1.144
To lendo aqui, vai ser legal acompanhar a experiência.

Não sei como é comparado à PMDF mas tenho um amigo que foi da PM do RS, brigadiano, e o mlk sentiu pra c***lho o tempo lá, entrou novinho pra manter o casamento, o cara tinha uns 19 anos, e foi de cara tranquilão pra super pilhadão, ainda é gente finissima, um dos caras mais pé no chão e confiáveis que já conheci na vida mas c***lho, afetou absurdamente o psicologico dele, no fim ficou uns 2 anos e vazou, hoje trabalha como educador social.

Enfim, espero que não aconteça o mesmo contigo e dê tudo certo, pago um pau imenso pra quem decide seguir profissões ingratas como essa, como policial, bombeiro, professor, etc.
 


conrado_bh

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.102
Reações
2.299
Pontos
1.224
Interessante hein!
Meu pai e avô foram militares e eu, por pouco, não segui esse caminho também.
Marcando pra acompanhar!
Parabéns!
 

Gattsu82

Supra-sumo
Mensagens
1.170
Reações
1.055
Pontos
194
Excelente tópico aguardando mais novidades do soldado Resu Anera raso!
 

4pac

Novato
Mensagens
19
Reações
20
Pontos
14
Acompanhando...

Desde mlk q tenho sonho em ser PM, passei nesse concurso da PMDF tbm mas fiquei pro CFP 4 previsto lá pra setembro.
 

Inforplay

Habitué da casa
Mensagens
406
Reações
169
Pontos
78
Acompanhando. Acabei de concluir o CFP da PMCE. Foi difícil pra mim também que era civil vinha do ar condicionado.

Enviado de meu LG-E977 usando Tapatalk
 

Resu Anera

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.534
Reações
28.195
Pontos
1.154
Escrevi muito ontem porque tive metade do dia livre. Acabei de chegar em casa e a partir de agora os relatos ficarão menores por causa do pouco tempo livre que terei. Assim que tiver outra folga ou no final de semana, volto a escrever os relatos. Por enquanto só vou responder.

Na boa colega, você deveria tentar um concurso melhor. Tem muito concurso melhor que esse que além de pagar melhor, não te submete a esse tratamento degradante.

A não ser que você queira realmente seguir esse caminho, por algum motivo você adore isso, tente outros concursos melhores.

Há Vários concursos de segundo grau que pagam melhor. |De nível superior nem preciso mencionar.


Sugiro que continue estudando e consiga o mais rápido um serviço melhor

Como disse anteriormente, não me vejo aqui daqui 10 anos. Mas por enquanto está sendo um aprendizado válido. Tenho 21 anos e já sou formado, então isso me dá uma certa liberdade pra escolher quais caminhos seguir. Por enquanto ficarei aqui.


Estou gostando muito dos relatos, parabéns pela iniciativa! Uma curiosidade: quais assuntos foram abordados nas aulas teóricas nessas primeiras semanas?

Ética e fundamentos históricas da PM; Direito Penal Militar e Processual Penal Militar; Direito Administrativo; Redação Oficial e mais algumas outras. Esse tipo de coisa.


Não há nenhum momento de lazer, como um futebol pra treinar o físico?

Lazer não. Temos TFM (treinamento físico militar) uma ou duas vezes por semana. Apesar da boa vontade dos instrutores, é impossível fazer um treino eficiente para 150 pessoas de uma vez. Além disso, devido à rotina, é impossível criar qualquer tipo de condicionamento físico.

Os momentos de lazer são criados por nós mesmos. Hoje mesmo, na volta do stand de tiro, ficamos exatamente uma hora e meia dentro do ônibus zoando um ao outro sem parar. E é zoação pesada mesmo, nego tem que aguentar, porque se apelar...


E tem gente que gosta disso? Sinceramente, isso pra mim não é treinamento, nem to falando pelo rigor(faz parte), mas pelo ritual de "imbecilização" que tu tas passando, cuidado pra não virar mais um porco fardado... E detalhe, eu não estou denegrindo o trabalho do policial, só acho que a polícia aqui não deveria ter esse tipo de treinamento militar, por motivos óbvios, eles estão aqui para proteger e não para oprimir, mas pelo o que vejo, o policial aqui no Brasil é preparado para oprimir de maneira cega, sem pensar, e esquecem que eles tb são cidadãos, diferente de um militar numa guerra num país estrangeiro por exemplo, enfim, boa sorte aí, e espero que não se torne mais um que vira as costas pra sociedade e defende a máfia que está no poder, pq esse teu treinamento serve pra isso.

ps: E não sou esquerdista e não quis denegrir de forma alguma o trabalho da polícia.


O final da sua mensagem não quer dizer muita coisa. Eu sou esquerdista e não estou denegrindo o trabalho da polícia. Quanto ao restante, não vejo como um ritual de imbecilização. Há sim vários rituais pelos quais passamos (vou descrever na próxima mensagem), mas nenhum deles com intenção de te formar um idiota. Tem muita coisa desnecessária e que eu discordo, mas isso é mais por questão do RDE (Regulamento DIsciplinar do Exército), que permite os abusos que acontecem.

Cara, esse treinamento/adestramento é tão fod* que esse momento aí em cima foi considerado empolgante ?!

Anyway, parabéns pelo esforço e tudo mais !:kjoinha

Pra você ver como são as coisas hehehe


To lendo aqui, vai ser legal acompanhar a experiência.

Não sei como é comparado à PMDF mas tenho um amigo que foi da PM do RS, brigadiano, e o mlk sentiu pra c***lho o tempo lá, entrou novinho pra manter o casamento, o cara tinha uns 19 anos, e foi de cara tranquilão pra super pilhadão, ainda é gente finissima, um dos caras mais pé no chão e confiáveis que já conheci na vida mas c***lho, afetou absurdamente o psicologico dele, no fim ficou uns 2 anos e vazou, hoje trabalha como educador social.

Enfim, espero que não aconteça o mesmo contigo e dê tudo certo, pago um pau imenso pra quem decide seguir profissões ingratas como essa, como policial, bombeiro, professor, etc.

Gente que tem o psicológico fraco surta mesmo. Na primeira semana saíram uns 50, mesmo sem ter outro lugar pra trabalhar, e tem diversos outros que estão aqui que já estão com o psicológico afetado. Alguns internalizaram esse negócio de vibração, mas mesmo sendo alunos nós já percebemos que esses serão os que vão dar problema lá na frente, responder processo, etc.


Acompanhando...

Desde mlk q tenho sonho em ser PM, passei nesse concurso da PMDF tbm mas fiquei pro CFP 4 previsto lá pra setembro.


É em setembro mesmo.

Acompanhando. Acabei de concluir o CFP da PMCE. Foi difícil pra mim também que era civil vinha do ar condicionado.

Enviado de meu LG-E977 usando Tapatalk


Vai contando aí como foi. Vai ser legal fazer um comparativo.
 

Resu Anera

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.534
Reações
28.195
Pontos
1.154
Como eu disse antes, os rituais são parte importante do meio militar. Essa vai ser a parte mais difícil de explicar, porque só estando na pele mesmo pra entender a importância dessas coisas.

Além da semana zero, que é um ritual em si, um dos primeiros que tivemos foi a aula inaugural do curso. Apesar de já ter um mês de curso, esse foi o nome dado.

Fomos deslocados os mais ou menos 1100 alunos pro Centro de Convenções, que fica em Brasília (o curso é em Taguatinga) em um comboio de 20 ônibus, 5 carros de apoio, uma ambulância e alguns motociclistas batedores, além do Fenix 01 fazendo a escolta aérea. Foi nesse dia que caiu a ficha e eu pensei "c***lho, eu sou policial mesmo. Eu tenho poder".

Os batedores foram fechando todas as entradas que davam na pista que estávamos usando, o que permitiu que chegássemos ao local sem trânsito nenhum, apesar do trajeto ter sido feito em horário de pico. Eu entendi que isso foi uma espécie de mensagem pra nós: "Nos importamos com vocês". Pra mim foi significante pra c***lho. Logo eu que passei os últimos quatro anos pegando 6 horas por dia de ônibus pra ir pra faculdade, agora tinha gente fechando a pista pra eu passar. Porra, foi foda!

leBBKdy.jpg


sLcVtsa.jpg


C3uq6sH.jpg




-----------------------
Outro ritual pelo qual passamos foi o início do uso da farda. Ficamos dois meses usando o "fantasminha", que é aquela camisa branca com calça jeans. O dia em que finalmente passamos a utilizar a farda foi muito emocionante também, porque não veio de graça. Pros nossos familiares foi uma formatura de uma hora de duração, mas pra nós teve muito mais coisa por trás.



Pra chegar nessa formatura, ficamos ensaiando uma semana duas horas por dia depois do expediente, e no dia antes dela passamos por um rito de passagem. Começou com uma corrida de 5km em forma pelas ruas da cidade. Taguatinga finalmente viu o rosto dos novos policiais. Depois disso, voltamos pra escola, onde foi feita uma fogueira e jogamos nossas camisas brancas lá. Das cinzas dela nasceram novas pessoas, com mais poder e também muito mais responsabilidades. A partir desse dia não fomos mais chamados de alunos, e sim de policiais. Não precisamos mais andar com as mãos pra trás. Finalmente estávamos livres disso.

Saímos do quartel 23:00 pra estar lá às 06:00 no dia seguinte, quando seria a formatura.

Já na formatura, entramos em forma na lateral do quartel, enquanto nossos familiares nos aguardavam no pátio. Quando a corneta deu o toque de "marche" e fomos em direção ao pátio, rompendo pelo paredão de fumaça azul, foi uma sensação indescritível. Estávamos ali, prontos pra ser apresentados às nossas famílias, não como "Fulano", mas como "Policial Militar Fulano". Agora podíamos ostentar esse título. Passou pela cabeça todas as dores, os sacrifícios, as abdicações, tudo que foi preciso fazer pra finalmente estar ali. Confesso que foi difícil segurar as lágrimas.

5y3nwcU.jpg



-----

Esses são alguns dos rituais pelos quais passamos. Espero que tenha conseguido explicar um pouco, porque acho difícil que alguém entenda o que significa isso sem fazer parte.

Psicologicamente, todas essas coisas são o caminho do guerreiro. Primeiro temos nossa personalidade reduzida, para então sermos apresentados ao grupo e seus valores, e então emergir como um novo ser, um herói, imbuído desses valores que nos foram apresentados enquanto não nos reconhecíamos mais como indivíduos. Claro que em um curso de formação isso é feito de forma reduzida, mas em um curso de Operações Especiais, por exemplo, esse caminho é feito por completo, e vendo hoje os vídeos do final desses cursos, entendo o sentimento de orgulho que esses guerreiros têm. Não é a toa que eles sentem prazer em ter o brevê pregado direto na pele. Eu iria querer o mesmo.
 

Veiga_Wesker

Bam-bam-bam
Mensagens
7.815
Reações
2.463
Pontos
424
Uma dúvida, pra ser policial civil, é só por concurso e tem que ter nível superior?
 

Hassassin

Bam-bam-bam
Mensagens
2.114
Reações
2.877
Pontos
324
Bem bacana o relato. Está para sair o Edital da Polícia Federal, previsto para esses meses de agora entre junho e julho. Estou empolgado para fazer a prova, vou me dedicar bastante pois além de ser uma ótima instituição o salário é bacana, em torno dos 7k mensais.
 

papamike

Supra-sumo
Mensagens
3.803
Reações
468
Pontos
184
Parabéns camarada agora você é um Policial Militar e isso você levará para sempre.
 

MUDD2

Bam-bam-bam
Mensagens
613
Reações
413
Pontos
409
Parabéns, muito bom teus relatos e me vi em situações parecidas mas há muitos anos atrás.
 

Resu Anera

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.534
Reações
28.195
Pontos
1.154
Uma dúvida, pra ser policial civil, é só por concurso e tem que ter nível superior?

Os requisitos dependem do estado. No DF e em GO eu sei que exigem nível superior.A entrada é só por concurso público, apesar de eu já ter escutado umas histórias cabulosas de terceirizados na PCGO participando de operações.


Bem bacana o relato. Está para sair o Edital da Polícia Federal, previsto para esses meses de agora entre junho e julho. Estou empolgado para fazer a prova, vou me dedicar bastante pois além de ser uma ótima instituição o salário é bacana, em torno dos 7k mensais.


A PF realmente tem um plano de carreira muito bom, e o trabalho é bem interessante também. Mas o clima lá não anda muito bom por causa da guerra entre agentes e delegados. Já ouvi de gente lá dentro que qualquer dia pode rolar um tiroteio lá dentro se não derem um fim nisso.
 

Resu Anera

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.534
Reações
28.195
Pontos
1.154
Hoje aconteceu uma coisa que me emocionou muito e me deu mais orgulho ainda de vestir essa farda.

Uma colega de pelotão infelizmente perdeu o pai ontem. Abalou muito todo mundo, porque sabíamos que ele estava doente e estávamos todos na torcida.

Hoje conseguimos liberação pra ir no velório, mas não contamos pra ela que íamos. Chegamos lá de surpresa e fardados (como ainda não andamos armados, não podemos sair da escola de farda, mas hoje conseguimos essa autorização excepcional). Falamos com ela um por um pra dar os pêsames e depois entramos em forma e cantamos o brado de guerra do pelotão. Todos que estavam no cemitério aplaudiram, muitos chorando.

Depois nosso comandante contou que isso é proibido, porque é reservado apenas pra autoridades, mas que se der m**** ele segura.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.421
Reações
70.262
Pontos
1.929
Não me leve à mal, mas isso não é treinamento. É adestramento.

Não te ensinam a pensar, só a reagir.


Mas pra isso existe a policia civil.

Militar é preparado pra reagir e não pensar, até porque, se pensar demais toma chumbo.
 

Resu Anera

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.534
Reações
28.195
Pontos
1.154
Você nunca entenderá o valor que sua família tem até se tornar um militar. Isso é algo que nunca vou esquecer.
 

JrlegendrJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.012
Reações
8.870
Pontos
1.289
é outra visão quando se ta de dentro. boa carreira resu asnera :coolface
 

zohan

Bam-bam-bam
Mensagens
2.908
Reações
3.073
Pontos
453
Resu Anera, uma pergunta imbecil: você está se formando POLICIAL MILITAR (do DF) ou algo relacionado ao Exército Brasileiro?

Outra dúvida, há muita diferença na formação/treinamento?

Por que vi umas fotos que você postou e pareceu a farda dos soldados do exército, por isso fiquei confuso.

Quem quiser/puder responder, também vale!

:viraolho
 

De Flitsend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.306
Reações
3.194
Pontos
703
Tópico maravilhoso.

Não sabia que o treinamento policial se assemelhava tanto ao do exército. Sempre imaginei algo pesado, mas não neste estilo.

Boa sorte Resu Anera.
 

Resu Anera

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.534
Reações
28.195
Pontos
1.154
Resu Anera, uma pergunta imbecil: você está se formando POLICIAL MILITAR (do DF) ou algo relacionado ao Exército Brasileiro?

Outra dúvida, há muita diferença na formação/treinamento?

Por que vi umas fotos que você postou e pareceu a farda dos soldados do exército, por isso fiquei confuso.

Quem quiser/puder responder, também vale!

:viraolho

Estou me formando policial militar. Essa farda só é usada no curso, na rua vou usar essa:

novo-uniforme.jpg


Tem muitas diferenças no treinamento sim, são atividades totalmente distintas. E nas Forças Armadas as coisas são bem mais pesadas.



Ja rolou aquela aula de como aceitar proprina?!


Nas aulas de ética e durante todo o curso somos ensinados a não aceitar isso de forma alguma e denunciar quem aceita. Há formas de fazer isso sem se prejudicar.

A PMDF tem uma incidência menor de corrupção por causa do salário e das condições de trabalho, que não são ótimos, mas estão em um patamar acima dos outros estados. O salário mesmo já não é o mais alto do Brasil desde o ano passado, e no ano que vem cairá pra sexto, se não me engano.

Outra coisa que inibe muito esses desvios de conduta é a atuação da corregedoria e da justiça militar aqui. A corregedoria investiga todos os casos de abuso que são denunciados, e quem vai pro tribunal com certeza sai de lá com alguma pena. Uma coisa que poucos sabem é que o policial tem que pagar do próprio bolso sua defesa. Um exemplo: dois alunos brincando de empurrar o outro no alojamento são plotados por superior, que deu voz de prisão a um deles por isso. O aluno foi pra Papudinha e ficou lá 3 dias até conseguir um habeas corpus por R$20 mil. Adivinhem que foi que pagou esses 20 mil.

Até o QRU está aos poucos desaparecendo. QRU é o código usado pra "algo" e geralmente remete a algo errado. QRU pode ser desde a amante até o almoço grátis.
 

Resu Anera

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.534
Reações
28.195
Pontos
1.154
Eu tenho vários vídeos aqui também, mas eles mostram rosto de outras pessoas, então vou postar só fotos.

---

Essa semana fomos pro stand de tiro. Infelizmente por motivos que é melhor não citar aqui, não tivemos a quantidade de tiros que seria ideal para um treinamento, mas ainda assim foi 250% superior à quantidade de tiros do curso de PCGO, por exemplo. O que significa que lá eles não tiveram quase nada.

O dia foi assim:

6 da manhã em forma no quartel para iniciarmos o deslocamento. Cautelar colete na reserva de armamento e levar as caixas de munição pro ônibus (21.500 balas pesam pra c***lho!)

Mais ou menos uma hora depois chegamos no stand do exército. Entrar em forma, apresentar, etc, etc, etc.

Cada pelotão foi pra um stand. Lá foram cauteladas as armas, que deveriam estar sempre SEMPRE SEMPRE SEMPRE SEMPRE no coldre, sem carregador e abertas. No stand de tiro qualquer falha é considerada falha grave, mas felizmente nesse dia todo mundo foi padrão.

Fomos pra linha de tiro, recebemos um pequeno resumo das princípios básicos e tal e finalmente começamos a aula. Os instrutores eram muito bons mesmo, com destaque para o mais antigo nesse dia, que era excepcional. Foi notável a diferença na instrução dele. Muita gente que estava com dificuldade melhorou depois que ele auxiliou pessoalmente. Eu mesmo estava dando muita gatilhada, e na hora da prova saiu tudo perfeito e tirei 10. Ele até comentou sobre isso quando foi avaliar meu alvo: "Esse aluno aí é só receber uma pressão que melhora. Isso é bom, o cara que na hora do aperto não folga." Claro que minha moral foi lá no alto hehehe.

4YNNeYX.jpg


Aconteceu uma outra coisa interessante nesse dia. Em todos os pelotões tem aqueles caras que você acha que não tem perfil pra policial. O cara é meio quieto, não vibra muito, tem a voz mansa, parece não ter o perfil de líder. No stand todos esses mitos caíram. Um desses caras no meu pelotão acertou todos os tiros NA PROVA no centro do alvo ou na cabeça. Nenhum fora disso. Vocês não têm noção do risco que é mirar na cabeça (mais difícil de acertar), ainda mais na hora da prova, que é quando tá valendo ponto. O cara foi lá, fez isso e acertou.

Ao final fizemos uma linha e fomos varrendo o stand pra colher os cartuchos no chão. A casa não era nossa, então tínhamos que devolver como pegamos. Feito isso, fomos tirar uma foto e agradecer o instrutor que citei anteriormente. Um colega de pelotão fez um discurso muito bonito que o levou ao choro. Era a última instrução de tiro que ele dava, porque ia pra reserva.

Ah, outra coisa. Eu peguei a missão de cuidar das marmitas dos instrutores. Pedimos pra um contato nosso entregar as marmitas no stand, já que não podíamos sair, e eu tinha que recolher o dinheiro com os instrutores. Cheguei em um stand onde um dos instrutores era do Bope, e perguntei pra outro se todos ali iriam querer a marmita. A resposta dele: "Nós quatro vamos querer, agora o caveira ali eu não sei. Tem três dias que tô trabalhando com e nunca vi o cara comer ou beber" :kwow
 

Resu Anera

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.534
Reações
28.195
Pontos
1.154
As 24/7 deram muito problema?


Nenhum. A única hora que deu pane foi quando começou a chover, mas aí é porque as munições molharam, não é culpa da arma. A conversa que tenho escutado desde o início do curso é que aquelas armas que deram problema sofreram algum tipo de modificação, e essa arma não aceita customização nenhuma.
 
Topo Fundo