O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como a China está ditando as tendências para 2020?

Wolf.

Canis lupus
VIP
Mensagens
6.540
Reações
19.635
Pontos
1.049
Cleyton Ferreira*
Especial para Tilt
19/01/2020 04h00

Época de retrospectiva, o período de virada de ano chegou com a missão de mirar o olhar das empresas para o futuro. Seja antecipando as demandas de mercado e o que o consumidor deseja de sua jornada de compra, o momento é para revisar as lições aprendidas e colocar em prática as oportunidades vistas em diversos mercados.


Com esse intuito, em uma recente visita à China, percebi o quanto podemos aproveitar das experiências chinesas em nossa realidade corporativa, tanto na área de varejo, quanto em educação.

Em estadia nas cidades de Pequim, Hangzhou, Qingdao e Xangai, é possível notar que a evolução da experiência do cliente mudou a mentalidade, fazendo com que cada jornada de consumo seja única e que os clientes tenham de fato o poder de decisão em suas mãos.

Com o pensamento evoluído para responder as demandas, não é à toa que os chineses já implementaram soluções que não só promovem economia operacional, mas também agilizam o atendimento.

Eis algumas lições aprendidas que podem ter protagonismo no próximo ano:

Simplificação dos meios de pagamento

Cartão já é passado na China.

O varejo chinês está focado em facilitar o momento da compra com as apostas em pagamentos via QR Code e apps de pagamentos para dispositivos móveis, tais como WeChat e o Alipay.

A adoção dessas soluções foi facilitada no país, já que a maioria dos sistemas das empresas está em ambiente de nuvem e possuem a elasticidade necessária para lidar com alto volume de dados.

As transações passam a ser, em sua grande maioria, eletrônicas com transferência entre usuários de carteiras virtuais ou entre varejistas e usuários.

Essas transações tendem a ser mais simples do que as transações com cartão de crédito que envolvem muitas entidades como emissor, bandeira e adquirentes.

Como referência, durante o Singles´s Day (a Black Friday chinesa), chegou se ao número de US$ 38 bilhões em vendas em um único dia.

Integração de reconhecimento facial com as carteiras de pagamento também já é uma realidade e foi possível presenciar tal facilidade dentro da loja Hema, pertencente ao Alibaba, onde os clientes chineses podiam optar pelo pagamento de suas compras apenas usando o reconhecimento da sua face nos pontos de pagamento.

Trazendo essas opções para a realidade brasileira, ainda não temos esses meios concretizados, mas a mudança do mindset brasileiro já está acontecendo, uma vez que o Brasil é um dos países que mais rapidamente tem adotado o pagamento via mobile e carteiras virtuais.

Esse é o primeiro passo para seguir o padrão de inovação que já acontece na China.
Um desafio será a coexistência de múltiplas carteiras.

Existe uma tendência de termos um número grande de carteiras digitais para pagamento online e no mundo físico.

Diferente da realidade chinesa, onde se vê apenas Alipay e WeChat na maioria dos estabelecimentos.

Conveniência dita o ritmo das mudanças

A impressão que se tem é que os chineses se adaptaram ao modo de vida ocidental e o aperfeiçoaram para ter uma melhor qualidade de vida. Cidades com 10 milhões e até mais de 20 milhões de habitantes geram desafios enormes do ponto de vista de infraestrutura, transporte, diminuição da poluição, habitação e logística.

Tendo isso em vista, algumas facilidades começam a fazer parte do dia a dia da população.

Redes varejistas como Hema e 7Fresh passaram a ditar o ritmo do mercado imobiliário.

A população quer morar perto dessas lojas devido a facilidade de fazer compras pelo aplicativo e, caso o destino da entrega seja de até 3 km de distância da loja, o cliente recebe suas compras em até 1h sem custo adicional de frete.

Itens frescos e, algumas vezes, ainda vivos são supervalorizados.

Uma nova rede de café criada para ser uma quebra de paradigma no modelo atual, a Luckin Coffee, tem lojas espalhadas por toda a China e não possui caixa normal (ou seja, não adianta querer comprar um café com dinheiro ou mesmo cartão de crédito).

Toda a compra é feita por aplicativo com pagamento digital e existe a possibilidade de entrega de todos os pedidos.

Este modelo diminui o número de funcionários e obrigou o Starbucks a começar a fazer entregas também.

O brasileiro está descobrindo o mundo das entregas e, em cidades como São Paulo, já observamos o aumento do consumo de compras online com entregas em domicílio.

Não apenas alimentação, mas as tradicionais redes varejistas veem a compra online incrementar consideravelmente.

A adoção de pagamentos digitais irá impulsionar os modelos de conveniência, quebrando os modelos tradicionais e trazendo novas formas de interação entre as empresas e seus clientes.

IA e automação para uma jornada especial

Os chineses levam a sério a experiência de cada consumidor e vi isso acontecer em um hotel que é tido como uma vitrine tecnológica para outros hotéis do país e grandes redes do mundo todo.

O Fly Zoo usa a inteligência artificial para melhorar a estadia de seus hóspedes e remover os momentos de estresse como check-in e check-out.

Por meio de reconhecimento facial, o check-in é feito via câmera do celular, o hóspede pode entrar no hotel e ir direto paro o elevador que possui câmera que reconhece a identidade do hóspede e permite o acionamento para o andar onde está localizada a suíte.

Por fim, a autorização da entrada no quarto é feita também por reconhecimento facial em uma câmera instalada nas portas dos quartos.

Os serviços de quarto também são automatizados. Peça uma pizza, toalhas limpas ou um champanhe.

Os pedidos são feitos usando uma assistente inteligente do Alibaba e todas as entregas são feitas com robôs.

Em outra área, a de logística, também há uso de automação com robôs.

Com a preocupação com a entrega no prazo, a robotização de processos é utilizada em gestão de estoque e entregas.

Desta forma, a transformação deste negócio é utilizada com objetivo de reforçar o compromisso com o deadline das entregas.

Educação chinesa

A China vive um momento incrível na educação superior. Se antes os pais enviavam seus filhos para estudar em universidades dos Estados Unidos e Europa, hoje os estudantes reconhecem o avanço da educação chinesa e fazem questão de ficar na China para aprimorar seus estudos.

É fato que essa situação derivou dos investimentos feitos no ensino e da mudança da mentalidade do governo chinês para que a educação se tornasse uma prioridade.

Aqui no Brasil, vemos uma lacuna de vagas de tecnologia versus pessoas formadas e capacitadas. Estamos um passo atrás na educação, já que é preciso uma mudança no ponto de vista técnico e de habilidades interpessoais.

Ainda é preciso aliar a capacitação dos profissionais com características de liderança, inovação, protagonismo e liderança de projetos. Por outro lado, as empresas estão investindo na capacitação dos talentos como forma de moldá-los às necessidades do mercado.

Com essas lições postas à mesa, a análise é que o Brasil está em uma esteira de inovação única, em que a IA e digitalização dos negócios já acontecem. Mas, ainda há um longo caminho pela frente, em que 2020 desempenhará papel fundamental em continuar colocando o consumidor como centro das ações.

No contexto corporativo, as companhias já seguem na evolução, ao abraçar a área de tecnologia como parte principal de seus negócios.

E essa é a lição principal: a digitalização das empresas não é responsabilidade de apenas uma área, mas é a mudança integral de um pensamento corporativo que vai impactar em uma jornada transformadora.


* Cleyton Ferreira é CTO no UOL DIVEO

 
Ultima Edição:


Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.201
Reações
44.466
Pontos
803
De todos os itens mencionados, melhoria (especialmente de ordem qualitativa) na educação pública é a nossa prioridade.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.775
Reações
92.969
Pontos
1.353
No Quênia, tem um esquema que tu usa os créditos do celular como meio de pagamento já faz um bom tempo!

Aqui da pra usar também.

O app da operadora emite um QR code que faz o pagamento ir parar junto com a conta de telefone.

Tem outros meios de pagar pelo celular.
Costumo usar o suica. Só passar o celular perto do sensor do caixa.
 

mfalan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.208
Reações
23.990
Pontos
803
Usei esse pagamento via QR code na Black Friday pra aproveitar a promoção no McDonalds via app do Mercado Pago. É legalzim mas não vejo vantagens pro cartão. Se proibiram a Visa e o Mastercard na China é um bom substituto.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.775
Reações
92.969
Pontos
1.353
Usei esse pagamento via QR code na Black Friday pra aproveitar a promoção no McDonalds via app do Mercado Pago. É legalzim mas não vejo vantagens pro cartão. Se proibiram a Visa e o Mastercard na China é um bom substituto.
QR code eu também achei pouquíssimo prático.

Usei só uma vez graças a porcaria do Galaxy S10.
Eta celularzin lixo pro preço que cobra.

Não consegui recarregar meu suica a tempo de chegar no caixa, tinha decidido fazer compras na hora, tava sem carteira, fedendo.
Aí tive que apelar pro app da operadora com QR code.

Depois de alguns minutos que eu saí do estabelecimento essa m**** carregou minha carteira nas 3 tentativas que eu fiz anteriormente.

HueWay eu fazia isso direto e nunca tive problemas em recarregar a carteira virtual "encima da hora".
HueWay>>>>>>>>>>>> Samsung.

Tetatalk を使用して私の SC-04L から送信
 

Fracer

Bam-bam-bam
Mensagens
3.362
Reações
2.858
Pontos
303
Usei esse pagamento via QR code na Black Friday pra aproveitar a promoção no McDonalds via app do Mercado Pago. É legalzim mas não vejo vantagens pro cartão. Se proibiram a Visa e o Mastercard na China é um bom substituto.
Chinês praticamente não usa cartão de crédito, nem dinheiro físico. A grande maioria dos pagamentos naquele país é por QR Code e por outros meios mais modernos de pagamento.

E as coisas lá evoluem tão rápido, mas tão rápido, que o próprio uso do QR Code já deixou faz tempo de ser o meio de pagamento mais moderno usado na China. Em muitos lugares da China o pagamento é por biometria.

E tem lugares que o sujeito simplesmente pega o produto e vai embora, sem precisar parar para pagar.

Esse do meio de pagamento aí è bem antigo no Japon.
Hoje em dia se tu tem o celular no bolso dificilmente precisa carregar a carteira.

Tetatalk を使用して私の SC-04L から送信
Dizem que foi o Japão que inventou o QR Code ( na década de 90 ), mas foi a China que primeiro usou essa ferramenta em larga escala para pagamentos.

A China é especializada em massificar tecnologias num curtíssimo espaço de tempo, lá tudo que tem potencial sai rapidamente do laboratório para o consumo de massa. Ela inclusive pega tecnologias estrangeiras - que sequer saíram do laboratório - e aplica em larga escala no próprio território chinês, depois ainda vende a preço de banana para o mundo ( e sem pagar qualquer tipo de direito para o real proprietário ).

Mas após a posse do Xi Jinping a China está ficando cada vez mais inovadora e cada vez menos copiadora, cada vez mais estão produzindo a própria tecnologia. E o governo Trump está acelerando o processo, aquilo que já estava acelerado ficou ainda mais acelerado.
 

Valcrist

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.149
Reações
4.879
Pontos
713
Eita porra, OP e Fraser postando elogios a China sem vídeos do youtube na postagem para dar credibilidade?
Vocês acabaram de perder 2,28 créditos sociais
 

Fracer

Bam-bam-bam
Mensagens
3.362
Reações
2.858
Pontos
303
No Quênia, tem um esquema que tu usa os créditos do celular como meio de pagamento já faz um bom tempo!
O ocidente praticamente abandonou a África, saqueou e dividiu o continente e pulou fora

Enquanto isso a China vem investindo pesado no Quênia e na maioria dos países africanos. Esse investimento é principalmente na área de infraestrutura, mas os investimentos também vem ocorrendo em outras áreas importantes ( como saúde e educação ). E muitas companhias chinesas estão transferindo parte de sua produção para o continente africano, em muitos casos educando os africanos e ajudando eles a construir a própria empresa.

A China, inclusive, cria marcas especializadas para explorar o mercado naquele continente. Um exemplo é a Transsion, que tem sede na China, mas praticamente só vende produtos na África e consequentemente domina as vendas de smartphones naquele continente ( superando a Samsung e a Huawei ).

Um smartphone de entrada da Transsion custa apenas US$ 15

E já tem empresas chinesas construindo a infraestrutura 5G na África

Em Uganda é uma empresa chinesa, concorrente da Huawei, que está construindo o 5G



Uma das prioridades da China é o continente africano, só no Quênia já tem centenas de empresas chinesas investindo



É um jogo win-win, todos os lados ganham
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.136
Reações
172.561
Pontos
1.714
O ocidente praticamente abandonou a África, saqueou e dividiu o continente e pulou fora

Enquanto isso a China vem investindo pesado no Quênia e na maioria dos países africanos. Esse investimento é principalmente na área de infraestrutura, mas os investimentos também vem ocorrendo em outras áreas importantes ( como saúde e educação ). E muitas companhias chinesas estão transferindo parte de sua produção para o continente africano, em muitos casos educando os africanos e ajudando eles a construir a própria empresa.

A China, inclusive, cria marcas especializadas para explorar o mercado naquele continente. Um exemplo é a Transsion, que tem sede na China, mas praticamente só vende produtos na África e consequentemente domina as vendas de smartphones naquele continente ( superando a Samsung e a Huawei ).

Um smartphone de entrada da Transsion custa apenas US$ 15

E já tem empresas chinesas construindo a infraestrutura 5G na África

Em Uganda é uma empresa chinesa, concorrente da Huawei, que está construindo o 5G



Uma das prioridades da China é o continente africano, só no Quênia já tem centenas de empresas chinesas investindo



É um jogo win-win, todos os lados ganham


Disso eu tô ligado.

China tá não só comprando muita terra como financiando bastante coisa por lá. Cobrando o devido retorno, obviamente (e não tá errado)
 

Fracer

Bam-bam-bam
Mensagens
3.362
Reações
2.858
Pontos
303
Eita porra, OP e Fraser postando elogios a China sem vídeos do youtube na postagem para dar credibilidade?
Vocês acabaram de perder 2,28 créditos sociais
Crédito social é bom, essa chinesinha disse que funciona muito bem ( foi ela que disse )



E na prática o crédito social já existe em muitos países que as pessoas sequer imaginam. De forma velada, implícita, mas existe.

A diferença é que na China é de forma explícita mesmo.
 

Fracer

Bam-bam-bam
Mensagens
3.362
Reações
2.858
Pontos
303
Bora @Fracer chamou pro duelo
Então Kaneda, anteontem saiu uma matéria interessante sobre os carros chineses.

O especialista disse que atualmente a China já está na vanguarda tecnológica do mercado automotivo, principalmente no que tange à veículos autônomos e de nova energia. Ele disse que o avanço é extremamente rápido e vem pegando todo mundo de surpresa, sendo verdade estamos diante de uma nova revolução automotiva ( mas desta vez impulsionada pela China - não mais pelo ocidente ).

Achei bem interessante, deixarei o link da matéria no Spoiler para quem tiver interesse [ veja que as montadoras ocidentais, coreanas e japonesas estão desesperadas. Inclusive, para se manter competitivas, muitas estão fechando parcerias com empresas chinesas - a Toyota, por exemplo, fez parceria com a BYD ]

A China está empurrando as montadoras de outros países, antes do que elas queriam, para o mercado de veículos autônomos e de nova energia. Quem não ceder terá o mesmo destino da Kodak.

Por causa da China a revolução dos EVs, Mini EVs e LSEVs será bem antes do previsto ( inclusive no segmento do hidrogênio ). Isso tem implicação até na geopolítica, muitos grupos de interesse - também americanos - estão desesperados ( a própria guerra comercial tbm é motivada pelo apoio da China ao segmento da nova energia ).
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.772
Reações
80.085
Pontos
1.839
Seus filhos trabalharão (serão escravizados) por chineses. Pode escrever.

Isso se os USA não inventar uma treta feia antes. Mas se deixar assim...não é essas sanções de m**** que os USA enfia á eles que vão parar os caras não...já era.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
China ditando tendências:

103182103184103183

Por meio de reconhecimento facial, o check-in é feito via câmera do celular, o hóspede pode entrar no hotel e ir direto paro o elevador que possui câmera que reconhece a identidade do hóspede e permite o acionamento para o andar onde está localizada a suíte.
Seria uma pena se o governo fosse perigoso e autoritário, e tivesse acesso a este tipo de informação...

103187
 
Ultima Edição:

Fracer

Bam-bam-bam
Mensagens
3.362
Reações
2.858
Pontos
303
China ditando tendências:

Visualizar anexo 103182
Visualizar anexo 103184
Visualizar anexo 103183

Seria uma pena se o governo fosse perigoso e autoritário, e tivesse acesso a este tipo de informação...

Visualizar anexo 103187
Já faz algum tempo que a China deixou de ser aquela máquina de destruir a natureza. Atualmente o país é mais exemplo de conservação do que destruição

China apresenta melhora no desenvolvimento sustentável
Dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, país avançou em 13, como aumento da educação e erradicação da pobreza. Contudo, piorou em 4, como à busca pela igualdade de gênero.

O desenvolvimento na China tem se tornado mais sustentável em nível nacional e regional. É o que aponta um estudo publicado na revista Nature, que analisou o desempenho chinês quanto ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Dos 17 ODS, país avançou em 13

Em nível nacional, a China avançou nos seguintes objetivos:
Erradicação da pobreza, Educação de qualidade, Fome zero, Boa saúde e bem-estar, Água limpa e saneamento, Energia acessível e limpa, Emprego digno e crescimento econômico, Indústria, inovação e infraestrutura, Redução das desigualdades, Cidades e comunidades sustentáveis, Vida sobre a Terra, Paz, justiça e instituições fortes, Estabelecer parcerias para alcançar as metas.


ods.jpg


Em nível regional, o leste da China teve um índice geral de desenvolvimento sustentável mais alto que o oeste, enquanto o sul teve maior pontuação do que o norte chinês. O estudo, publicado nesta quarta-feira (01), foi realizado pela Universidade do Estado do Michigan, nos Estados Unidos, e pela Universidade Agrícola da China. Ele analisou o desempenho chinês entre os anos de 2000 e 2015.

"Nas últimas décadas, a China experimentou um rápido desenvolvimento econômico, refletido em seu excepcional crescimento no produto interno bruto", esclarecem. Os autores sugerem que os métodos utilizados na pesquisa pioneira podem ajudar outros países a monitorar seu progresso no cumprimento dos objetivos estipulados pela ONU.

“Essas informações são urgentemente necessárias, pois muitos países enfrentam o desafio de alcançar a sustentabilidade em tempos de crescimento populacional, desenvolvimento desigual entre regiões dentro de suas fronteiras e escassez de recursos”, diz trecho do estudo.


https://g1.globo.com/natureza/notic...ntavel-mas-piora-em-questoes-ambientais.ghtml

O problema atual da China é apenas na emissão de gases que provocam o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio. Mas mesmo isso é questionável, até porque - segundo os próprios especialistas - o CO² e o CFC não são poluentes, alguns especialistas inclusive questionam o papel desses gases na alteração climática e na camada de ozônio.

E recentemente saiu uma matéria dizendo que as emissões de CO² na China já atingiram o pico, que a tendência é de queda
https://exame.abril.com.br/mundo/da...com-emissoes-de-co2-da-china-mas-com-cautela/

E a poluição atmosférica nas principais cidades vem despencando, com queda de 2 dígitos por ano
http://cbn.globoradio.globo.com/med...a-investindo-bilhoes-de-dolares-para-deix.htm



E estão reflorestando num ritmo absurdo

Estudo da Nasa mostra que planeta está 'mais verde' que há 20 anos
Esse aumento nas áreas foliares globais se deve basicamente aos dois países mais populosos do mundo: China e Índia. Mas se deve, também, à expansão de áreas agrícolas "verdes".

A grande contribuição da China para isto se deve em grande parte ao fato de o país ter implementado programas para conservar e expandir suas florestas.




No caso da Índia, é o inverso. A expansão do verde se deve mais à ampliação agrícola.

https://epocanegocios.globo.com/Mun...e-planeta-esta-mais-verde-que-ha-20-anos.html

E sobre Hong Kong esse brasileiro - que está lá - disse tudo, tudo e mais um pouco
 

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
Seus filhos trabalharão (serão escravizados) por chineses. Pode escrever.

Isso se os USA não inventar uma treta feia antes. Mas se deixar assim...não é essas sanções de m**** que os USA enfia á eles que vão parar os caras não...já era.
Também to com a mesma visão. A China está dando salto tecnologico nos campos de engenharia e medicina. Tecnologia é tudo, vide o salto tecnológico dos USA que fizeram a Russia perder a guerra fria.

Vamos viver ditados por normas socialistas. O único ponto positivo nisso tudo vai ser rir das caras dos esquerda que sempre desejaram isso.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.772
Reações
80.085
Pontos
1.839
Também to com a mesma visão. A China está dando salto tecnologico nos campos de engenharia e medicina. Tecnologia é tudo, vide o salto tecnológico dos USA que fizeram a Russia perder a guerra fria.

Vamos viver ditados por normas socialistas. O único ponto positivo nisso tudo vai ser rir das caras dos esquerda que sempre desejaram isso.

Ainda que já passei dos 40 e logo empacoto e não viverei essa nova ordem mundial.
 
Topo Fundo