O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como ativar HDR no Windows 10?

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
Alguem tem experiência ai com HDR no Windows 10?
Tenho uma TV aqui com HDR10+ porem a opção no Windows fica cinza e não consigo ativar. O problema seria o cabo? Precisa ter um cabo próprio? Está tudo funcionando em 4K normal, só o HDR que não ativa.
 

ganondorfan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.467
Reações
3.705
Pontos
453
Mesma coisa aqui, eu pensei que fosse minha VGA.

Aguardo os entendidos a responder também.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.344
Reações
10.972
Pontos
1.409
Alguem tem experiência ai com HDR no Windows 10?
Tenho uma TV aqui com HDR10+ porem a opção no Windows fica cinza e não consigo ativar. O problema seria o cabo? Precisa ter um cabo próprio? Está tudo funcionando em 4K normal, só o HDR que não ativa.
eu já fiz isso uns anos atrás, e o cabo HDMI precisa ser uma versão de HDMI superior a 1.4 salvo engano. talvez a versão esteja errada mas a limitação é essa. experimenta outros cabos HDMI.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.661
Reações
22.047
Pontos
1.774
Alguem tem experiência ai com HDR no Windows 10?
Tenho uma TV aqui com HDR10+ porem a opção no Windows fica cinza e não consigo ativar. O problema seria o cabo? Precisa ter um cabo próprio? Está tudo funcionando em 4K normal, só o HDR que não ativa.

Pode ser o cabo sim, pode ser a GPU tb...
Tem que ser um cabo pelo menos HDMI 2.0 tipo esse abaixo, pelo menos na descrição diz que suporta 4k hdr..

https://www.amazon.com.br/Cabo-Premium-Pix-018-0320-Preto/dp/B076BDG6RQ

Mas se é pra gastar talvez seja melhor ir para o cabo HDMI 2.1 logo....
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Meu amigo, vc tem q saber se sua placa de vídeo passa hdr pela saída q vc tá usando.
Briguei há alguns anos com a Asus pq a Rx580 (4gb) só passa pelo display port, e não pelo hdmi ou dvi, só que como a placa tem suporte ao hdr e não menciona por qual porta, tomei na bunda. Tenho tudo documentando por e-mail, pensei em procesador para pegar o dinheiro de volta ou pegar uma placa melhor dentro do meu aceitável, mas como a placa não tá no meu nome, não há como fazer isso.
Então veja nessa ordem:
Saída de vídeo transmite HDR?
Entrada de video suporta HDR?
Cabo transmite HDR?
Wndows está com a configuração de RGB correta?

Se tudo isso for sim, não sei te ajudar. Se for não, e só corrigir o que está com limitação/incompatibilidade.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 


AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
Acho que o problema está no cabo mesmo galera. Seguindo as dicas aí, eu ativei umas paradas no menu da TV que até me permitiram ativar o HDR mas a imagem fica piscando toda hora. Amanhã vou ir procurar outro cabo e conto se rolou ou não.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Acho que o problema está no cabo mesmo galera. Seguindo as dicas aí, eu ativei umas paradas no menu da TV que até me permitiram ativar o HDR mas a imagem fica piscando toda hora. Amanhã vou ir procurar outro cabo e conto se rolou ou não.
Aqui é a mesma coisa, mas o problema (no meu caso) não é o cabo como já relatei acima.
Qual sua gpu/igpu/apu?

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
Aqui é a mesma coisa, mas o problema (no meu caso) não é o cabo como já relatei acima.
Qual sua gpu/igpu/apu?

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
Uma GTX 1060 da Zotac. Pelo que eu vi de relatos dessa placa na internet ela funciona o HDR pelo HDMI.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Uma GTX 1060 da Zotac. Pelo que eu vi de relatos dessa placa na internet ela funciona o HDR pelo HDMI.
A Nvidia disponibiliza para esse modelo, mas no site da fabricante não fala se funciona HDR nela. Teste o cabo e se não rolar, entre em contato com a fabricante.
No meu caso a AMD tem a tecnologia HDR na rx580, mas as fabricantes que decidem em quais portas será transmitido. A ASUS resolveu disponibilizar somente pela DP, neste modelo.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 

Mike Handle

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.829
Reações
188
Pontos
799
Esse tópico me fez comprar um cabo hdmi novo. Tenho um monte de cabo aqui, mas nunca sei se prestam mesmo. Tenho uma gtx 1080 ti e uma q70t e quando eu ativo o hdr no Windows fica horrível.

Na dúvida, comprei um hdmi 2.1 logo para ficar preparado para o ps5/ placa de vídeo nova, caso não mude muita coisa aqui.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Esse tópico me fez comprar um cabo hdmi novo. Tenho um monte de cabo aqui, mas nunca sei se prestam mesmo. Tenho uma gtx 1080 ti e uma q70t e quando eu ativo o hdr no Windows fica horrível.

Na dúvida, comprei um hdmi 2.1 logo para ficar preparado para o ps5/ placa de vídeo nova, caso não mude muita coisa aqui.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
Quando for sw desfazer da 1080ti, me avisa, se tiver condições eu quero fazer um up da minha rx580.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
Trocar de placa de vídeo esses dias está tenso. Estou doido atrás de uma RTX 2070 usada em preço justo mas a galera quer vender coisa com um ano se uso quase que com mesmo preço da nova.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Eu tive esse problema e era o cabo mesmo.

No meu caso até ativava o HDR no hdmi, mas quando passava de 60 fps a tela começava a piscar. Troquei de cabo resolveu.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.661
Reações
22.047
Pontos
1.774
4k HDR 60hz tem que ser 2.1 ou ativar um modo de cor que não lembro...

Então pelo que vi aqui no google não é isso não...
4k 60hz já pegava no HDMI 1.4...acho que até 1.3c, mas não pegava o HDR.
ai fizeram o 2.0, 4k HDR 60hz pega no HDMI 2.0 pra cima no caso a versão 2.0a e 2.0B segundo o quote do google abaixo.
E no 2.1 o que pega é 8K/60Hz ou 4K/120Hz.

Pelo menos foi isso o que o google disse

HDMI high speed 2.0 com transmissão em alta faixa dinâmica HDR de vídeo e largura de banda até 18Gbps.
Possui suporte a imagens 3D em telas wide 16:9 e superwide 21:9 e transmissão de áudio multi-dimensional a 1536 kHz.
Com condutores de cobre puro livre de oxigênio, conta com blindagem dupla para máxima isolação a interferências externas e capa externa em PVC de alta qualidade.
Este cabo oferece recursos modernos, como alta largura de banda, dual view e proporção de cinema. É compatível com todos os formatos de 3D do mercado. O produto está em total conformidade com o padrão HDMI 2.0b, possui pontas Gold 24k e 19 pinos. Oferece imagens nítidas e reais na ultra resolução de 4K com a gama de cores ampliada HDR.

Adicionalmente sobre as versões do HDMI

Versão 1.4 (2009)
O novo padrão HDMI tem canal Ethernet integrado, suporte a 1080p em 3D e imagens com resolução de 4K.[5]

Versão 2.0 (2013)
O HDMI 2.0 permite um tráfego de dados de até 18 Gbps, podendo carregar uma resolução de 3840x2160 (4k) em até 60 fps. A nova tecnologia de cabos dá suporte a até 32 canais de áudio e conta com outros atrativos, como sincronização automática de som e imagem e extensões CEC adicionais. O conector físico não foi alterado, o que torna o HDMI 2.0 retrocompatível com os aparelhos atuais.[6]

Versão 2.0a (2015)
O HDMI foi lançado em 8 de abril de 2015 e suporte adicional para High Dynamic Range (HDR) de vídeo com metadados estático.[116]

Versão 2.0b (2016)
Foi lançado em março de 2016. Inicialmente apoiado o mesmo padrão HDR10 como HDMI 2.0a como especificado na especificação CTA-861,3.[115] Em dezembro 2016 um apoio adicional para o transporte HDR vídeo foi adicionado para HDMI 2.0b na especificação CTA-861-G foi lançado recentemente, que estende os metadados estática sinalização para incluir Híbrido Log-Gamma (GAN).

Versão 2.1 (2017)
O HDMI 2.1 foi anunciado oficialmente pelo Fórum HDMI em 4 de Janeiro de 2017,[79][80] e foi lançado em 28 de novembro, 2017.[120] Ele adiciona suporte para resoluções mais elevadas e taxas de atualização mais elevados, incluindo 4K 120 Hz e 8K 60 Hz. HDMI 2.1 também introduz uma nova categoria HDMI cabo chamado Ultra High Speed (referido como 48G durante o desenvolvimento), que certifica os cabos para as novas velocidades mais altas que esses formatos requerem. cabos Ultra High Speed HDMI são compatíveis com dispositivos HDMI mais velhos, e os cabos mais antigos são compatíveis com novos dispositivos HDMI 2.1, que completa 48 Gbit / s de largura de banda não é possível sem os novos cabos.

Os recursos adicionais do HDMI 2.1
  • A resolução máxima suportada é 10K a 120 Hz.
  • HDR dinâmica para especificar HDR metadados em uma cena cena-a-ou mesmo uma base quadro-a-quadro.
  • Exibir Fluxo Compressão (DSC) de 1,2 é usada para formatos de vídeo maior do que 8K com 4: subamostragem 0 croma: 2.
  • Alta taxa de quadros (HFR) para 4K, 8K, 10K e, o que adiciona suporte para taxas de actualização até 120 Hz.
  • Aprimorada Audio Return Channel (EARC) para formatos de áudio baseado em objetos, comoDolby Atmos e DTS: X.
 
Ultima Edição:

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.658
Reações
20.640
Pontos
1.344
Tenho um dúvida. O hdr funciona em qualquer resolução? Tenho jogado em 4k + hdr. Mas em jogos pesados irei baixar pra 1440p. Eu vi q a imagem fica excelente na q80r em 1440p. Fiquei até impressionado pelo seu poder de upscale.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Tenho um dúvida. O hdr funciona em qualquer resolução? Tenho jogado em 4k + hdr. Mas em jogos pesados irei baixar pra 1440p. Eu vi q a imagem fica excelente na q80r em 1440p. Fiquei até impressionado pelo seu poder de upscale.
Acho que sim.

Eu tô jogando quase tudo em 1440p também na c9. Eu praticamente não vejo diferença pra 4k nativo.

Já em 1080p eu percebo que fica bem borrado.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.214
Reações
172.411
Pontos
2.599
Tenho um dúvida. O hdr funciona em qualquer resolução? Tenho jogado em 4k + hdr. Mas em jogos pesados irei baixar pra 1440p. Eu vi q a imagem fica excelente na q80r em 1440p. Fiquei até impressionado pelo seu poder de upscale.
Funciona muito bem. 1440p com HDR fica muito bom sim.
 

O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.149
Reações
4.227
Pontos
453
Acho que sim.

Eu tô jogando quase tudo em 1440p também na c9. Eu praticamente não vejo diferença pra 4k nativo.

Já em 1080p eu percebo que fica bem borrado.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
Aqui também tenho jogado a maioria em 1440p na minha Samsung RU7100, mesmo o upscaling sendo bem elogiado, eu sai de uma 32 e fui para uma 43 e fico na mesma distancia, o FULL HD já não é tão aceitável como antes.

Em 1080p agora só jogos bem pesados, só que infelizmente esse modelo de TV que tenho o HDR é inexistente para jogos, como é um HDR de entrada, nenhum que ativei teve um resultado satisfatório, já para filmes funciona até bem.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.658
Reações
20.640
Pontos
1.344
Acho que sim.

Eu tô jogando quase tudo em 1440p também na c9. Eu praticamente não vejo diferença pra 4k nativo.

Já em 1080p eu percebo que fica bem borrado.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk

Pois é, tb to assustado com a qualidade de imagem aqui em 1440p! Da pra ir com ela tranquilamente!

1080p nen testei! haha! Tenho uma 1080ti mas estou indo pra 3070 esse mês ainda quando ela chegar!

Funciona muito bem. 1440p com HDR fica muito bom sim.

Vlw man! Tava só curioso, aí pesquisei e não achei nada a respeito.
 

Dante Viggo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.773
Reações
3.263
Pontos
1.064
Eu fui testar aqui em 4k, 60 e hdr no game pathfinder e a tela ficou com uma cor amarelada.
Será o cabo tbm?
 

Trevorian

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.550
Reações
2.714
Pontos
994
Aproveitando o topico, acabei de pegar una tv com suporte a hdr. Não sei que versão é o meu cabo, ja tenho ele há um tempo. O Windows 10 me permite ativar, no AC Odyssey, me permite ativar, porém achei que as cores ficaram lavadas e não consegui ver diferença com ele ativado ou desativado no jogo. Nesse caso, o problema seria o cabo? Com a versão incorreta, o sistema não deveria barrar? No icone de input da. Tv, ta com o icone do HDR, que de certa forma, indica que esta ativado.

Enviado de meu moto g(8) power usando o Tapatalk
 

O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.149
Reações
4.227
Pontos
453
Aproveitando o topico, acabei de pegar una tv com suporte a hdr. Não sei que versão é o meu cabo, ja tenho ele há um tempo. O Windows 10 me permite ativar, no AC Odyssey, me permite ativar, porém achei que as cores ficaram lavadas e não consegui ver diferença com ele ativado ou desativado no jogo. Nesse caso, o problema seria o cabo? Com a versão incorreta, o sistema não deveria barrar? No icone de input da. Tv, ta com o icone do HDR, que de certa forma, indica que esta ativado.

Enviado de meu moto g(8) power usando o Tapatalk
Seria bom testar em outra fonte, se possível sem algum jogo, no próprio windows com algum player que você use.
Como eu mencionei acima, em jogo eu não tive uma boa experiência de HDR, já no Youtube ou no MPC funciona satisfatório, apesar do meu HDR ser de entrada.
 

Mike Handle

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.829
Reações
188
Pontos
799
Troquei o cabo, mas deu o mesmo resultado. Tudo meio acizentado, cores meio lavadas. Pelo menos, com a calibração de brilho nas opções do HDR dá para dar uma amenizada.

Acho que deve ser do windows mesmo, em jogos com HDR e calibração mais refinada, como Doom Eternal, dá para obter um resultado bacana.

Quanto ao 1440p, comprar uma TV de 120hz deu uma sobrevida grande à minha 1080 ti. Alguns jogos ela já nao tava segurando 4k60 numa boa, mas em 1440p ela voa, bota o fps para acima de 90 em quase tudo, então acaba compensando a perda de definição. O próprio Doom, que rodava 4k60 numa boa, baixei para 1440p 120, pois, para mim, fica bem melhor a fluidez e não perde tanto a qualidade.

Eu só to com aquela coceirinha do “imagina esse jogo a 4k 120 fps, que delícia seria?”, mas dá para segurar até as 3080 ficarem um pouco mais baratas.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Aproveitando o topico, acabei de pegar una tv com suporte a hdr. Não sei que versão é o meu cabo, ja tenho ele há um tempo. O Windows 10 me permite ativar, no AC Odyssey, me permite ativar, porém achei que as cores ficaram lavadas e não consegui ver diferença com ele ativado ou desativado no jogo. Nesse caso, o problema seria o cabo? Com a versão incorreta, o sistema não deveria barrar? No icone de input da. Tv, ta com o icone do HDR, que de certa forma, indica que esta ativado.

Enviado de meu moto g(8) power usando o Tapatalk
Qual a sua TV? Aqui o assassins creed odyssey tem um HDR muito bom. Coisa linda.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo