O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como controlar de forma ideal as FANS do gabinete?

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.950
Reações
3.103
Pontos
1.239
Pessoal, a dúvida é simples, tenho 6 ML120 Pro RGB ao total no gabinete, sendo 4 delas do proprio gabinete que instalei e duas do radiador do meu water cooler H100i Platinum.

Conectei as 6 fans em um HUB RGB da Corsair, que controla a luminosidade de todas, dá para fazer uns efeitos bem legais em sequencia com as 6, até ai tudo bem.

Quanto aos cabos de energia PWM, duas fans que são do radiador 240mm estão conectadas no próprio adaptador do water cooler, ou seja, eu controlo elas pelo software da Corsair iCue (Silencioso, Equilibrado, Extremo e Zero RPM), eu deixo no equilibrado mesmo e conforme o LIQUIDO vai subindo a temperatura elas aumentam de velocidade sozinhas, tudo perfeito.

183936

A dúvida é em relação as outras 4 FANS que são do gabinete, eu conectei os 4 cabos PWM em um hubzinho da DEEPCOOL que comprei e esse HUB conecta na MOBO no CHA_FAN2, ou seja, as 4 fans são alimentadas pelo HUB que é conectada apenas no conectar CHA_FAN2, se eu não tivesse o HUB estava fudido, pois teria que achar 4 conexoes individuais na MOBO para ligar cada uma.

As fans antigas do gabinete eram SP120 que eram 3 pinos apenas, ou seja, eu não conseguia controlar elas, elas sempre giravam em velocidade padrão, mas troquei todas essas SP120 por ML120 Pro, e agora elas são 4 pinos e eu sei que consigo controlar a velocidade delas, a dúvida é COMO e qual seria a maneira ideal?

Preciso instalar algum software e eu controlo por ele? Pode ser controlado pela própria MOBO? Elas aumentam a velocidade de acordo com a temperatura da MOBO? Onde eu consigo controlar essas coisas, fazer FAN CURVES e etc... pensei que o ideal seria elas aumentarem de velocidade quando os componentes ao redor começarem a esquentar, o que acham?
 

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.790
Reações
1.210
Pontos
1.254
Tendo uma placa mãe ASUS, recomendaria baixar o ASUS AI Suite da sua placa, depois de colocar as fans em modo PWM na BIOS (tenho uma Maximus IX Hero e, ao menos nela, tenho essas opções; se você tiver, use).

Na própria BIOS deve dar pra setar curvas de temperatura e potência também e dá tão certo quanto setar no software via Windows.

Há também uma iniciativa opensource chamada de FanControl, baseada no falecido SpeedFan: Releases · Rem0o/FanControl.Releases (github.com)
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.631
Reações
10.613
Pontos
753
Na minha placa mãe tem o qfan control da asus, utilizo a opção optzime all e acho bem bom:

183975

Já deixa tudo no mínimo e vai aumentando conforme a necessidade
 

IamBulljim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.578
Reações
5.834
Pontos
1.144
Na minha (aorus) eu escolho na bios a curva e qual o parametro (se é a temperatura do chipset, vrm, cpu, etc.)
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.950
Reações
3.103
Pontos
1.239
Tendo uma placa mãe ASUS, recomendaria baixar o ASUS AI Suite da sua placa, depois de colocar as fans em modo PWM na BIOS (tenho uma Maximus IX Hero e, ao menos nela, tenho essas opções; se você tiver, use).

Na própria BIOS deve dar pra setar curvas de temperatura e potência também e dá tão certo quanto setar no software via Windows.

Há também uma iniciativa opensource chamada de FanControl, baseada no falecido SpeedFan: Releases · Rem0o/FanControl.Releases (github.com)

Baixei o ASUS Suite aqui, e consegui controlar elas... como todas estão no CHA_FAN2, se eu altero algo, altera nas 4 fans ao mesmo tempo.

Achei tambem a opção na BIOS de fazer uma fan curve, igual o colega abaixo mostrou, a mesma tela inclusive, não sei se uso o da BIOS ou o da ASUS via Software... eu nem sei fazer fan curve tbm kkk
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.950
Reações
3.103
Pontos
1.239
Na minha placa mãe tem o qfan control da asus, utilizo a opção optzime all e acho bem bom:

Visualizar anexo 183975

Já deixa tudo no mínimo e vai aumentando conforme a necessidade

Dúvida, essa fan curve da BIOS é com base em qual temperatura? Via software asus vc consegue falar se quer se basear na CPU, na MOBO e etc... na BIOS eu não sei.
 


Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
Tem coisas erradas ai.
Primeiro que fan de 3 pinos e suas sp120 são controláveis as velocidades sim.
Tanto 3 como 4 pinos se controla, a diferença apenas é o método de controle. Um por voltagem e outro por pwm, mobos medianas pra cima já controlam por voltagem.(muitas das de entrada também)


Segundo que existe diferenças de fans para cpu e fans para gabinete. O fluxo de ar que cada uma consegue são bem distintos.
Se tu ta usando fans de 75CFM e 2400rpm no gabinente tu tem de reduzir MUITO a potência delas, MUITO MESMO.
Só pra ter ideia eu uso umas corsair de 120m a 32cfm e 140m a 52cfm, deixo a de 140 a 30% e a outra a 50%.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.631
Reações
10.613
Pontos
753
Dúvida, essa fan curve da BIOS é com base em qual temperatura? Via software asus vc consegue falar se quer se basear na CPU, na MOBO e etc... na BIOS eu não sei.

ele faz pelo gráfico de temperatura ali, tipo se o sistema bater 70c aumenta em até 80% as fans, por exemplo.
é mais limitado em relação a software
 

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
Se a sua placa mãe tiver conexões suficientes, você consegue controlar pela placa mãe. Caso não, compra um Hub da Corsair (que esqueci o nome). Ele é conectado no USB da placa mãe.

Enviado de meu Redmi Note 9S usando o Tapatalk
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.950
Reações
3.103
Pontos
1.239
Tem coisas erradas ai.
Primeiro que fan de 3 pinos e suas sp120 são controláveis as velocidades sim.
Tanto 3 como 4 pinos se controla, a diferença apenas é o método de controle. Um por voltagem e outro por pwm, mobos medianas pra cima já controlam por voltagem.(muitas das de entrada também)


Segundo que existe diferenças de fans para cpu e fans para gabinete. O fluxo de ar que cada uma consegue são bem distintos.
Se tu ta usando fans de 75CFM e 2400rpm no gabinente tu tem de reduzir MUITO a potência delas, MUITO MESMO.
Só pra ter ideia eu uso umas corsair de 120m a 32cfm e 140m a 52cfm, deixo a de 140 a 30% e a outra a 50%.

Achava que as de 3 pinos eu não controlava, vc fala por DC né e não PWM.

Estou usando 4 ML120 Pro RGB no gabinete, elas são magneticas e muito mas muito silenciosas... em IDLE elas estão rodando em uns 30% apenas... fiz uma fan curve marro menos aqui e ficou bem legal, testei com o cinebench20 que bate 60 graus maximo no processador e fiz me baseando em 60 graus sendo 100% de RPM, mas sei que jogo nenhum vai chegar nisso.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
Achava que as de 3 pinos eu não controlava, vc fala por DC né e não PWM.

Estou usando 4 ML120 Pro RGB no gabinete, elas são magneticas e muito mas muito silenciosas... em IDLE elas estão rodando em uns 30% apenas... fiz uma fan curve marro menos aqui e ficou bem legal, testei com o cinebench20 que bate 60 graus maximo no processador e fiz me baseando em 60 graus sendo 100% de RPM, mas sei que jogo nenhum vai chegar nisso.
Não é questão apenas de barulho(também é), é questão de sujeira.

Fans do gabinete estão apenas para manter levemente a circulação no mesmo, nada a mais.
Se tornam mais irrelevantes no caso de ter water cooler em relação a cpu.(ainda tem alguma pouca relevância é claro)

Se pra você a poeira está de boas então suave.
Mas por experiência própria eu não gosto de fazer curva nelas, deixo algo equilibrado entre poeira/barulho/eficiência. Se os componentes da mobo estiverem em temps ok, então está ok.
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.950
Reações
3.103
Pontos
1.239
Não é questão apenas de barulho(também é), é questão de sujeira.

Fans do gabinete estão apenas para manter levemente a circulação no mesmo, nada a mais.
Se tornam mais irrelevantes no caso de ter water cooler em relação a cpu.(ainda tem alguma pouca relevância é claro)

Se pra você a poeira está de boas então suave.
Mas por experiência própria eu não gosto de fazer curva nelas, deixo algo equilibrado entre poeira/barulho/eficiência. Se os componentes da mobo estiverem em temps ok, então está ok.

Saquei, imaginei que fosse isso, se eu deixo elas mesmo silenciosas em altas RPM, vai ser um chamador de pó para a minha maquina hehe, mas ela ta limpinha, eu limpo com frequencia.

Eu fiz uma curva simples... deixei sempre em 50% em IDLE e na maioria das tarefas normais, nem dá para escutar elas e ficam em velocidade legal... conforme a temp sobe (games) eu fiz uma leve subida até 80% (e bate os 80% só em jogo pesado) games leves nem sobem a temp do processador e elas ficam na casa dos 50-60.

Concordo em relação a CPU, se fosse um AIR COOLER, teria mais efeito ainda por melhorar a circulação interna e tirar aquele ar quente, mas como é um WC e o radiador está no topo tirando o ar quente, não tem muito sentido, foi mais uma melhoria mesmo e estética para a maquina.

Valeu pela força!
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.950
Reações
3.103
Pontos
1.239
Pessoal, trazendo o tópico a tona novamente, uma dúvida, algo estranho acontecendo aqui...

As 4 fans do gabinete são ML120 Pro RGB que estao conectadas em um HUB PWM e esse HUB na mobo (CHA_FAN2), fiz uma curva super legal no ASUS SUITE e estou controlando via software mesmo e não via BIOS. Todas essas 4 fans ficam 90% tempo em 50% RPM apenas, super silenciosas e efetivas, sobem somente quando o processador esquenta mesmo.

185180

As 2 fans do radiador do H100i são as mesmas, mais duas ML120 Pro RGB que são contraladas pelo Corsair iCue, outro software, e lá entre as opções eu deixo em equilibrado.
185181

Agora vou explicar o que acontece... se eu por exemplo pelo ASUS que controla as 4 fans do gabinete coloco em 100% de RPM, todas elas sobem a velocidade, o barulho aumenta levemente mas reparei que a RPM fica apenas em 1500.. reparem la embaixo na foto a RPM do CHA_FAN2 (onde está o HUB com as 4 fans). O barulho é bem baixo pois as fans são tops.
185182

Agoooooooraaaaa, se eu deixo as FANS do RADIADOR no setting EXTREMO via iCue (que seria 100% RPM tbm) elas PASSAM DOS 1500 rpm e chegam a bater 2500 RPM ai sim fazem um barulho beeeem alto.

Resumindo... as fans do gabinete via Asus mesmo em 100% RPM só chegam a 1500RPM, só que as mesmas FANS (modelo e specs), duas que estão no radiador e são controladas pelo Corsair ICue, se eu seto em 100% elas batem 2500RPM, por qual motivo isso? O limite das fans é 1500 e o icue ta forçando acima disso ou a asus que não tá controlando direito e mandando apenas 1500RPM sendo que ela poderia mandar 2500 igual o icue?

Um software ASUS que controla as do gabinete limita as fans em 1550RPM enquanto o outro software Corsair que controla as fans do radiador chega em 2500rpm. São exatamente IGUAIS, todas as fans, ML120 PRO Rgb... algo de certo está errado.
 
Topo Fundo