O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como emitir nota fiscal de prestação de serviço de desenvolvimento? Sendo pessoa física

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.954
Pontos
599
O título diz tudo, sou pessoa física, trabalho em uma empresa, mas às vezes faço serviço por fora, de desenvolvimento de sistema.
A dúvida é como emitir uma nota fiscal disso, como pessoa física mesmo, sem abrir uma empresa.
Vi que existe um projeto para incluir no MEI as atividades de desenvolvedor, o que iria facilitar muito a nossa vida, veja aqui o projeto https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/133127
Mas enquanto isso não sai, como fazer? Dei uma olhada em Nota Fiscal Avulsa da Prefeitura daqui, mas não encontrei nada que se encaixa.
Alguém aí manja?
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.487
Reações
32.682
Pontos
1.048
Não tem como. No momento pra emitir NF só sendo PJ. Essas NF avulsa não são mais aceitas, todas as NF do país seja de serviço ou mercadoria são eletrônicas. Nota de talonário são frias ou as chamadas "notinhas de balcão" que não tem valor contábil/fiscal. O que pode ser emitido como pessoa física é um recibo chamado RPA (recibo de pagamento para autônomos). Mas tem que ver se a o cliente em questão aceita esse tipo de recibo, pois todos os encargos ficam pra ele e por conta disso muita empresa não aceita RPA.
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
O título diz tudo, sou pessoa física, trabalho em uma empresa, mas às vezes faço serviço por fora, de desenvolvimento de sistema.
A dúvida é como emitir uma nota fiscal disso, como pessoa física mesmo, sem abrir uma empresa.
Vi que existe um projeto para incluir no MEI as atividades de desenvolvedor, o que iria facilitar muito a nossa vida, veja aqui o projeto https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/133127
Mas enquanto isso não sai, como fazer? Dei uma olhada em Nota Fiscal Avulsa da Prefeitura daqui, mas não encontrei nada que se encaixa.
Alguém aí manja?
As vezes quando preciso de nota fiscal nessa área é sempre um sufoco, da ultima vez perguntei ao advogado do meu trabalho como proceder e ele me instruiu a tirar uma nota fiscal em profissão filiada, que pudesse justificar desenvolvimento, a única que encontramos foi instrutor de informática, manutenção de computadores (que pode envolver sistemas), de resto só com CNPJ completo mesmo.
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.954
Pontos
599
Entendi.
Bom na prefeitura aqui tem a NFS-e, nota fiscal de serviço, no caso tenho de me cadastrar na prefeitura como prestador, tem a categoria de desenvolvimento de software, cobra 5% de iss, e assim posso emitir a nota.
Fora isso só esperando sair o MEI pra desenvolvedor, ou abrindo empresa, o que não quero.
 

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.658
Reações
15.271
Pontos
1.659
Como o Piga falou acima, PF só com RPA mesmo.

Agora se você é prestador de serviço e seus clientes pedem NF, porque não constitui uma PJ?
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.487
Reações
32.682
Pontos
1.048
Como o Piga falou acima, PF só com RPA mesmo.

Agora se você é prestador de serviço e seus clientes pedem NF, porque não constitui uma PJ?
Vai ver ele não tem volume de serviços suficientes que justifique abrir um CNPJ. Depois de aberto vai ter que pagar impostos, taxas e outras despesas tendo faturamento ou não.

Mesmo caso que eu como autônomo não possuo máquina de cartão de crédito. O movimento é tão pífio que não justifica arcar com os custos de uma.
 


drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.954
Pontos
599
é isso mesmo, não tenho volume pra abrir PJ, sou funcionario duma empresa e as vezes aparece um sistema pra fazer por conta propria, mas saindo o MEI de desenvolvedor provavelmente vou abrir sim.
 

Weblah

Moderador Caveira
Mensagens
9.902
Reações
13.546
Pontos
449
Entendi.
Bom na prefeitura aqui tem a NFS-e, nota fiscal de serviço, no caso tenho de me cadastrar na prefeitura como prestador, tem a categoria de desenvolvimento de software, cobra 5% de iss, e assim posso emitir a nota.
Fora isso só esperando sair o MEI pra desenvolvedor, ou abrindo empresa, o que não quero.
Eu emito nota assim (nota fiscal de serviços eletrônica no site da prefeitura de SP), tanto como advogado quanto como desenvolvedor.
 

Ruano Roxo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.881
Reações
598
Pontos
844
O que vocês estão falando? É claro que existe Nota Fiscal Avulsa, só que hoje como todas as outras ela é eletrônica. NFA-e, o governo não pode impedir nem atrapalhar transações comerciais gerando obrigações dessa forma.

Cada estado trata isso de uma forma diferente.

@_dreh_ primeiro procure a prefeitura da sua cidade, se não for possível emitir essa nota eventual através da prefeitura então procure a secretaria da fazenda do estado em que você reside e está prestando o serviço.
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Das vezes que prestei serviço era responsabilidade da empresa declarar no imposto de renda dela e me fazer um informe para eu declarar no meu, não tinha emissão nenhuma de nota fiscal. Pra isso ela usava meu NIT.
 
Topo Fundo