O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como era ter um PC em nossas vidas nos anos 90 e início de 2000?

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Tirando os medalhões que todo mundo conhece, vou postar aqui jogos poucos conhecidos mas que fizeram minha alegria quando garoto:

Jazz JackRabit
Jazz_Jackrabbit_DOS_07.png

Jogo de plataforma da Epic Megagames

Rise of the Triad
ROTT14.png

FPS da Apogee

Lotus 3 The Ultimate Challenge
l3-demoa2.png

Corrida no estilo do Top Gear de SNES. Da Gremlin

Castlevania (já tinha citado na matéria)
Castlevania_1.png

Plataforma, Konami

Crusader - No Regret
Crusader%202%20-%20No%20Regret_2.jpg

Ação isométrica, da Origin.

Crusader - No Remorse
Crusader%201%20-%20No%20Remorse_4.jpg

Ação isométrica, da Origin.


Vamos lembrando!!!
Falando um pouco mais sobre esses jogos, a sequel do Jazz Jackrabbit tinha umas cutscenes animadas, que foram feitas por um animador que pouco depois disso, iniciou seu projeto pessoal que duraria anos e que no seria o que conhecemos hoje como Dust: An Elysian Tail;


Mutos talvez não saibam, mas Rise Of The Triad foi feito por algumas por algumas das pessoas que trabalharam com Wolfenstein 3D, e por isso usa uma engine modificada desse jogo, e apesar de nunca ter tido uma continuação oficial, fãs fizeram uma continuação fan-made do jogo, chamada Return Of The Triad, mas usando a engine superior de Doom:

Lotus 2 originalmente é um jogo do Amiga e teve ports para uma pá de plataformas, incluindo uma muito competente para o Mega Drive, mas a versão definitiva do jogo é para o PC, aqui uma pequena comparação (e tambem é um jogo que pessoalmente acho superior ao spin-off Top Gear):

Castlevania 1 é um jogo que muita gente só sabe do port de NES, mas basicamente todo computador que existia na época teve um port do jogo, ports notáveis são o do MSX2, chamada de Vampire Killer que é bem próximo ao de NES mas ele tem um elemento de exploração, onde vc deve procurar baus com chaves para abrir portas e prosseguir para a próxima seção, o boss final também tem uma forma diferente de todas as outras versões, e a do Sharp X68000, chamada Akumajou Dracula, que é basicamente um remake comparada com todas as versões da época, essa versão depois foi portada pro PS1, ganhando alguns extras e sendo renomeada como Castlevania Chronicles:

Crusader é uma série interessante, já que foi um dos primeiros jogos a usar a resolução aumentada de 640X480 no PC e puxar aos seus limites, e chegou a ser portado para Saturn e PS1, Digital Foundry fez um excelente vídeo sobre a serie:
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.601
Reações
33.017
Pontos
1.048
@yugi moto
Respeito sua opinião no tocante o que achas da plataforma naqueles tempos. Agora falar que o PC não tinha jogo ou que tinha poucos jogos é falar besteira.

Existe um projeto chamado eXoDOS, está na sua versão 3.0 e nessa coleção existe nada menos que +13.000 jogos catalogados. E não estamos incluindo aqui os jogos de Windows não.

Então como pode ver, já naquela época o DOS tinha mais jogos que toda a biblioteca de todos os consoles lançados até então.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 

RM Danger

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.228
Reações
9.676
Pontos
1.034
Tive meu primeiro PC entre 98 e 99,um Compaq Presario com um k6-2 400mhz, 32mb de memória, 4gb de HD e uma vga SIS alguma coisa, até ter Internet eu costumava jogar uns jogos que tinha ganho na promoção do Estadão (para ganhar um joystick tipo manche) e para falar a verdade não me empolguei muito com ele, mas quando meus pais liberaram Internet (discada, claro) tudo mudou.

Pude conhecer o mundo da emulação, que tinha conhecido através da revista Ação Gamer, nunca me esqueci do primeiro site que usei pra baixar os jogos, emux.com, na época baixei os emuladores e games e era surreal poder jogar Mega e Snes no PC, na época joguei muito Pokemon (febre) e Harvest Moon do Snes.

Lembro também que ganhei um destes CDs de acesso a Internet da UOL que vinha com o jogo Age of Empires, nossa, fiquei vidrado, nunca tinha jogado nada do nível em um videogame.

Outro jogo que gostaria de citar no meu testemunho é o Championship Manager (que jogo a versão 01/02 esporadicamente até hoje), já devo ter gasto mais de 2 mil horas nesse jogo, viciante demais, lógico que conheci ele através do Elifoot, mas o jogo era bem simples, depois que conheci a complexidade do CM, não consegui mais voltar atrás.

Se me lembrar de mais histórias, depois acrescento.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 

thiagoencd

Bam-bam-bam
Mensagens
165
Reações
181
Pontos
469
Muito bom relembrar!
Minha história lembra um pouco a do rapaz que comprou o Pentium 3 bem caro. Foi em 1998, eu estava no segundo ano e minha mãe não tinha condições para me dar, acabei pedindo para minha vó que tinha mais condições e acabei convencendo, falei que poderia usar para trabalhar e tal. Até então meu único contato com computadores tinha sido na escola em um curso fajuto onde a gente só ficava jogando. Feito isso fui procurar os PCs e preços.
Na época tinha as lojas grandes como Casas Bahia, Ponto Frio e as lojas de informática. Lembro que nas lojas de informática as configurações eram melhores, assim como o preço, mas só parcelavam em cheque e minha vó não tinha. Acabei caindo na besteira de pedir pra ela comprar nas Casas Bahia mesmo, acabamos pegando um PC da Metron(já até faliu), era um Pentium 166(não era MMX), com 16MB de RAM, HD de 1,6GB, Kit multimida genérico com CD Lite-On de 16x e placa de som genérica. A placa de vídeo era uma Trident 9685 com 1MB de memória e o Monitor SVGA Hyundai de 14(a melhor coisa que tive no conjunto, durou mais de 10 anos e ainda deve funcionar até hoje onde quer que esteja).
No kit ainda veio uma impressora Canon BJC 240 que era uma porcaria, ou usava o cartucho preto ou o colorido pois só tinha espaço para um. Total foi de R$ 2200 mais os juros do financiamento, muito dinheiro, e por 1500 mais ou menos eu poderia pegar um Pentium 233MMX com 32 de memória. Cheguei em casa e montei no chão mesmo pois ainda nem tinha mesa, improvisei um T pra ligar a tomada pois nunca tinha visto daquele tipo antes.
Lembro que me serviu bastante, veio com o Windows 95 mas rapidamente deu defeito e lá fui eu com meu padrasto de ônibus levar na assistência técnica lá no centro. Quando consertaram, pra minha surpresa veio com um HD de 2GB e fiquei super contente! Lembro de ter jogado muito nesse PC o Elifoot 98, CM99, Megarace 2, Rally Championship e Carmen Sandiego.
Lembro também que esse mesmo PC deu pau e eu não sabia como dar boot pelo CD pra instalar o 95 de novo, já tinha acabado a garantia e a solução que encontrei foi comprar o 95 em disquetes, eram 13 mais o de boot se não me engano.

Depois de alguns anos ele parou e eu não tinha dinheiro pra consertar, somente quando comecei a trabalhar e minha vó fez um cartão de crédito para ela e me colocou como dependente eu consegui comprar peças novas. Aproveitei só o gabinete e fonte(AT na época) e tive que pegar a PC Chips M812, peguei também um Athlon 800(na época o Duron era mais barato, mas o vendedor me fez um ótimo preço), 64MB de RAM e um HD gigante de 40GB(que queimou uma semana depois de acabar a garantia, acabei pegando um de 10GB depois), gigante mesmo para a época! Quase explodi a casa montando ele(aqueles conectores de força AT tinha ordem certa dos fios) então chamei um técnico que montou corretamente e felizmente tudo funcionou, menos o CD que já estava bichado antes. Essa foi a época que mais usei o PC, internet direto com meu modem de 56k, várias músicas baixadas pelo audiogalaxy. Foi uma época muito boa pra mim!

Esse era o monitor.
11874594-crt-monitor-hyundai-1.jpg
Essa era a porcaria de impressora
Canon-BJC-1010.jpg
 

thiagoencd

Bam-bam-bam
Mensagens
165
Reações
181
Pontos
469
Fiz essa mesma trajetória Elifoot->CM, mas comecei com o 99, depois que pulei pro 01-02 que foi o melhor e jogo até hoje. Porém ainda jogo elifoot de vez em quando e até baixei para o celular.
Tive meu primeiro PC entre 98 e 99,um Compaq Presario com um k6-2 400mhz, 32mb de memória, 4gb de HD e uma vga SIS alguma coisa, até ter Internet eu costumava jogar uns jogos que tinha ganho na promoção do Estadão (para ganhar um joystick tipo manche) e para falar a verdade não me empolguei muito com ele, mas quando meus pais liberaram Internet (discada, claro) tudo mudou.

Pude conhecer o mundo da emulação, que tinha conhecido através da revista Ação Gamer, nunca me esqueci do primeiro site que usei pra baixar os jogos, emux.com, na época baixei os emuladores e games e era surreal poder jogar Mega e Snes no PC, na época joguei muito Pokemon (febre) e Harvest Moon do Snes.

Lembro também que ganhei um destes CDs de acesso a Internet da UOL que vinha com o jogo Age of Empires, nossa, fiquei vidrado, nunca tinha jogado nada do nível em um videogame.

Outro jogo que gostaria de citar no meu testemunho é o Championship Manager (que jogo a versão 01/02 esporadicamente até hoje), já devo ter gasto mais de 2 mil horas nesse jogo, viciante demais, lógico que conheci ele através do Elifoot, mas o jogo era bem simples, depois que conheci a complexidade do CM, não consegui mais voltar atrás.

Se me lembrar de mais histórias, depois acrescento.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.232
Reações
41.373
Pontos
1.064
Resumo da minha vida nessa época:

- Primeiro veio um MSX, hardware lindão, mas não tinha nada pra rodar, só disquetes de 5/1.4 com programas gravados que foi do padrinho da minha irmã.
- Depois veio um 486 DX2, com kit multimídia, jogava uns jogos de MS-DOS, o jogo que mais joguei foi o Rally Championship.
- A era de ouro foi com um Duron, nessa época é que eu baixava muitas roms de Neo-Geo pela discada, 5 horas pra baixar 20 MB, O Download Acelerator Plus ajudava muito.
- Usar discada só das 00:00 até 06:00 e finais de semana.
- Baixava mp3 no trampo, levava um pack com 10 disquetes, compactava dividindo partes por disco e levava pra casa.
 


thiagoencd

Bam-bam-bam
Mensagens
165
Reações
181
Pontos
469
Resumo da minha vida nessa época:

- Primeiro veio um MSX, hardware lindão, mas não tinha nada pra rodar, só disquetes de 5/1.4 com programas gravados que foi do padrinho da minha irmã.
- Depois veio um 486 DX2, com kit multimídia, jogava uns jogos de MS-DOS, o jogo que mais joguei foi o Rally Championship.
- A era de ouro foi com um Duron, nessa época é que eu baixava muitas roms de Neo-Geo pela discada, 5 horas pra baixar 20 MB, O Download Acelerator Plus ajudava muito.
- Usar discada só das 00:00 até 06:00 e finais de semana.
- Baixava mp3 no trampo, levava um pack com 10 disquetes, compactava dividindo partes por disco e levava pra casa.
Cara, eu lembro que eu fazia isso também, cheguei a utilizar o drivespace pra compactar. Lembro também que meu primeiro PC não veio com o Office e eu ingênuo tentei copiar o Word do curso pra colocar em casa pelo disquete, óbvio que não consegui. Depois acabei comprando pirata mesmo o Office 97.

Edit: Sábado era só a partir das 14:00.
 

BenitoTratorista

Bam-bam-bam
Mensagens
449
Reações
961
Pontos
278
Ter PC antes de 1995 era para pouquíssimos. Lembro de alguns amigos sortudos que tinham "pais tecnológicos" com computadores em casa. O meu pai, por exemplo, dizia que coisas tão caras não eram feitas para brincar, e eu só fui ter o meu no final de 1997, por insistência da minha mãe, que inclusive fez um carnê que parecia um caderno de doze matérias para pagar o "brinquedo". Era um Pentium 133Mhz, com 8MB Ram e kit multimídia/cd de 8X, o que eu achava impressionante, porque o do meu amigo era 2X.

Vale lembrar que minha vida escolar, que já não era "aquela coisa", virou um caos. Os jogos mais executados eram Stunts, Doom, The Need for Speed, Outlaws, Road Rash e todo e qualquer CD de demos que surgisse.
 

Summo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.028
Reações
2.160
Pontos
974
Excelente tópico, @Piga . Você escreve muito bem! Você podia voltar a publicar textos com mais frequência, como na época do (finado?) Gagá Games.

Senti tanta nostalgia com esse tópico que resolvi fazer uma postagem mais completa, como você, separando as épocas.

ERA DO POUCO INTERESSE
Infelizmente, não tenho muitas memórias do primeiro PC aqui de casa (1996~1997), porque praticamente não o utilizava. A razão é que eu era bem criança e os consoles já supriam minhas necessidades como jogador... além disso, achava o PC muito "complexo" e nem me arriscava a tentar nada de muito diferente nele. Daí, não me lembro dos detalhes técnicos mais específicos. Só me recordo que ele tinha Windows 95, entrada de disquete 5 1/4, um visor que mostrava o clock, o famigerado botão "turbo" e os seguintes joguinhos, que o sujeito da manutenção deixou na máquina pra gente:

Dangerous Dave
oZ0i6BA.jpg


Roxo
(dar marteladas no saco do Collor)
X1xX9ub.png


Bang Bang
(eu achava difícil pra porra)
OGUG7SY.gif


Bow and Arrow
wX6G3SI.png


Mario Genérico de DOS
tsfzSIx.jpg



PRIMEIRO PC DECENTE - INÍCIO

Aí chegamos em no fim da década de 90 e meu pai ficou empolgadíssimo com PCs, após fazer um curso de informática básica. Resultado: tivemos a primeira máquina decente (e que deve ter custado uma fortuna na época): Pentium III 500Mhz, 64 MB de RAM, 9 GB de HD, Kit Multimídia, Windows 98 e uma fucking WEBCAM da CREATIVE.

Essa danadinha aqui:
4HYNc4q.jpg


Em 1999, qualquer um que chegava na nossa casa e via a webcam em funcionamento deixava os miolos no teto. E ela ainda vinha com uns joguetinhos que você interagia com a sua imagem na tema (uma proto-realidade aumentada?) que impressionavam bastante.

Meu pai já tentava utilizá-la para conversar com outras pessoas, usando o extinto NetMeeting madrugadas afora (hoje entendo perfeitamente o objetivo do velho :viraolho). O coitado nunca conseguia fechar uma conversa por videoconferência, devido a qualidade porca da conexão, mas a mera possibilidade de achar uns peitinhos ao vivo já o deixava entretido por horas a fio.

Num primeiro momento, eu não criei tanto interesse em jogar nele. Os consoles continuavam a suprir minhas necessidades, salvo raras exceções. Recordo-me, em síntese, de:

Joguinhos online de sites como Cartoon Network e Nickelodeon (no velho Macromedia Shockwave)

Esse da Vaca e Frango é emblemático porque nunca esqueci a musiquinha. Mas havia vários outros, de séries como Dexter, Meninas Superpoderosas, etc. Um certo dia, descobri que poderia jogá-los offline, puxando o arquivo swc na pasta de Temporary Internet Files. Minha cabeça explodiu.

Dark Forces 2 - Jedi Knight
VgVVNHO.jpg

Comprei a versão nacional e ainda tenho os discos (que obviamente não funcionam mais).
2c8KvV1.png


Rayman Gold
63icPUA.jpg


Age of Empires
qNoIESI.jpg


Adventures da Lucas Arts

Em especial Monkey Island e Full Throttle (nem vou postar imagens porque já colocaram várias vezes nesse tópico).

Jogos de CD que vinham em revistas
Meu favorito (que re-comprei recentemente no GOG e jogo até hoje) é o Shogo: Mobile Armor Division.
9RpOL9z.jpg


Outra coisa que não esqueço:

Charges e Chat do Humortadela
ERbnJmA.jpg

bScVk4T.jpg

Como dizem os jovens... "quem nunca?"



EMULAÇÃO E MUGEN

Como vocês estão carecas de saber, a internet era bem limitada naqueles tempos e a informação não se dissipava com a mesma velocidade dos tempos atuais. Assim, nesse meio, sobreviviam as famosas "lendas de colégio" - histórias absolutamente inverídicas elaboradas por coleguinhas ou obtidas de fontes questionáveis (o pai do meu primo que trabalha na Nintendo) - que não podiam ser desmistificadas devido à falta de informação.

Eis que um certo dia, um colega de classe me diz que havia conseguido um programa que rodava os jogos de Super Nintendo e Game Boy. Um tal de emulador. Inclusive rodando Pokémon, que era febre na época. Eu achei a história completamente delirante, uma lenda sem qualquer embasamento e que seria desconstituída em breve. Mas em casa, na calada da madrugada, botei minha conexão do IG de 56k pra funcionar e fui pesquisar a respeito. Parecia verdade! Como fazer download era difícil, pedi que ele gravasse os programinhas para mim em disquetes. Lembro até hoje do que veio neles: ZNES, NO$GMB, Pokemon Yellow e Aero the Acrobat.

znMbooM.png

A interface bonita e intuitiva do NO$GMB.

O primeiro jogo que efetivamente emulei foi o Aero e, no momento que vi a logo da SUNSOFT, minha cabeça explodiu. Inesquecível. A partir daí, qualquer tempinho de conexão era dedicado ao download compulsivo e descontrolado de ROMs (
que deveriam ser baixadas e deletadas em 24h!). Lembro da audácia que foi baixar Chrono Trigger, no auge dos seus 2,6 MB (não cabia em disquete).

Creio que foi a minha época mais prolífica como jogador. Intercalava RPGs do SNES/GB com PS1 e vivia nisso. Frequentava as home pages que tratavam no assunto (a do @evil_gambit mesmo era referência na época e me ajudou a tirar a fumaça da tela em 2300 AD no Chrono Trigger) e ficava com os olhos doloridos de tanto encarar a tela do velho PC.

Meus horizontes foram expandidos algum tempo depois, quando o marido de uma amiga da minha mãe, técnico de informática nerdão e que trampava na área, me passou um CD gravado, cujo título, escrito à caneta, anunciava "JOGOS - ROMS". Ele tinha gravado (o que na época eu acreditava - hoje vejo que não era isso) todos os jogos do Atari, GB, Mega Drive e SNES.

"JOGOS - ROMS" morou na unidade de CD meu PC por anos à fio e foram incontáveis os títulos que terminei graças a ele.

Outra coisa que eu lembro que me atraiu na época foi o M.U.G.E.N.
lQR8uEK.jpg

Onde mais a Fomiga Atômica poderia enfrentar o Goku Gold Oozazu? Eram horas dedicadas a baixar e acrescentar os chars e cenários; sentia-me um programador mexendo nas "linhas de código" para moldar minha versão.



FIM?

Infelizmente, mesmo com essas "incursões", jamais me dediquei ao PC como minha plataforma principal. Acho que sempre liguei muito a ideia de jogar como "refastelar no sofá ou cama, ligar o console e sair jogando" e não me sinto confortável sentado na frente da máquina por horas à fio. Tanto que, dessa época em diante, só tive PCs "qualquer coisa" (esses prontos de Ponto Frio), até 2010, quando abri mão em prol de notebooks (que uso basicamente para internet, trabalho e etc). Tive alguns momentos que a veia "PC Gamer" veio com mais força (certa época eu perdi MUITAS madrugadas no Age of Empires II online e no Starcraft) mas eles passaram logo.

Mesmo assim, guardo essas lembranças com carinho.
 
Ultima Edição:

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.601
Reações
33.017
Pontos
1.048
@Summo
Excelente post! Eu brincava muito com esses joguinhos de Windows, principalmente no colégio. Lembro que em 1995 a escola que eu estudava fez uma parceria com a IBM e foi montado um laboratório cheio dos Aptivas DX-50. As aulas da professora era tão chatas e irrelevantes (aliás, essa professora tá no meu FB :kpedo) que eu ficava jogando esse joguinho do ski aqui:
ski1.gif

Outro que eu brinquei bastante foi esse:
gfs_35919_2_1.jpg

Os IBM Aptiva do colégio eram todos assim:
734215-MLB25147265588_112016-O.jpg

Outra boa lembrança que tenho dessa época de colégio foi que, houve um evento educacional pra mostrar as benesses da informática na educação das crianças, como eu era um dos queridinhos da professora :kpedo fui convidado (por indicação dela) com mais 03 amigos pra representar a Instituição num estande montado em conjunto com a IBM:

4-002.jpg

Repare no cigarro na mão de uma professora (seta vermelha). :klol Educação raiz de qualidade que nunca mais veremos por aí! :rox:rox Ô época boa. Era feliz e não sabia!! :kpaixao
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.362
Reações
43.732
Pontos
1.339
Nunca tive boas condições financeiras e só tive um clone do Nes que me divertiu muito mas fiquei fora de outras gerações na década de 90. Só fui ter um pc em 97 e um dia ao acaso descobri emuladores de de arcade, nes, mega e snes. Pensa numa felicidade em descobrir tudo o que você não podia jogar na época kkkk. Hoje não ligo tanto pra emulação mas foi uma época fantastica!
 

pc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
732
Reações
907
Pontos
1.034
Muita felicidade ter vivenciado muita coisa do que postaram aqui..meu primeiro Pc foi em 95.. um tio ligou para o meu pai oferecendo umas máquinas que a empresa estava se desfazendo.. era um 386 dx40mhz com exímios 8mb de ram(!!!!).. sim, um monstro rs... HD não lembro a capacidade... Se era de 340mb...
La fomos nós "viajar" pra Sampa pra pegar o CPU( sou de Santos)... Lembro da sensação dos momentos: meu pai falando com meu tio pelo telefone e eu imaginando, nossa, isso é real?? Teremos um computador??? Eu tinha uns 10 anos pra 11... acho que o valor foi 500 reais se não me engano..
Foi d+... Windows 3.1.. Dos... Vários jogos.. Stunts, Prince of Pérsia, Lotus, Street Rod!!!! E varios outros.. tudo rodado em um SyncMaster da Samsung.. tinha uma impressora Epson tambem, ficava desenhando e fazendo várias coisas no Print Artista.. cartões de visita para o meu pai rs até cartões de Aniversário...
Passaram-se um ano e fizemos um upgrade para um 486 dx2 66mhz.. continuamos com os 8mb de RAM e coloquei um kit multimidia 8x.. Noooooooossa, que epoca foi essa meu povo! Full Throtle, DarkForces.. muitos emuladores... Lembro que tinha o MegaDrive e achava engraçado e surreal quando os amigos dos meus irmaos chegavam com os disquetes 3 1/2 com as ROMs... Pqparil.. nostalgia total..

Em 1997 fiz outro upgrade: fui pra um Pentium 2 266mhz!
Foi uma grana.. o Pentium 2 tinha acabado de chegar por aqui... muita coisa em 3d.
Revista do Cd-Rom e cd Expert bombando! Já usava o US Robotics pra surfar e baixar muita coisa, desde ROMs até pornô kkkkk tinha meus 13 anos na epoca...
Em 1999 peguei um Pentium 3 700mhz. Geforce fudidona...Acredito que tinha 256mb ou 512mb de ram.. outro monstro. Como me divertia!!

Em 2002 peguei um AthlonXP e a internet se transformou em banda Larga! BENDITA banda larga.. gritante.. eu fiquei em choque como era ridiculamente mais rapido.. videis, download de jogos.. nesse época não comprava mais tanta revista com jogos... Muita jogo conorado nos camelozinhos da vida kkk

Depois entrei na faculdade e fiquei com esse Pc muito tempo.. tive placas mae da ECS k7vta3, k75s... Nenhum upgrade específico... Não jogava mais tanto....
Usava computador para word, Net(Orkut, MSN e outras porcarias)..
Em 2011 comprei um notebook i7 e nao tive mais desktop...
Que saudade de tudo isso!
 

Kaneda1985

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.546
Reações
66.716
Pontos
563
Meu primeiro pc foi se não me engano em 1999 um k6 2 350 e graças a ele descobri a emulação e perdi horas e horas com snes, mega e neo geo comprados no jornal balcão.... Nunca tive pc gamer, sempre tive dificuldades mas aproveitei muito.... Em 2011 comprei meu primeiro pc com meu dinheiro.. UM i3 bem fraco mas nessa época eu já estava no mundo retro e jogava direto na fonte rsss... Depois de muito estudo e ralação, consegui montar esse monstro aqui e pretendo usar bastante ele.

31906771_2093838950851507_4321688215988731904_n.jpg
31820574_2093838974184838_5019521372527788032_n.jpg


SPEC: Ryzen 1700x, ddr 4 de 8gb, ssd de 240gb samsung e rx 570. Muita felicidade rsss
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Lembrei de outra coisa que marcou minha jogatina de PC em 2003, no penúltimo ano da escola, devido as minhas reprovações, os computadores disponíveis para utilizarmos eram muito lentos para navegar e não tinha som, então um amigo nos recomendou o site http://www.stickgames.com/games/stickdeath/ que ainda parece na ativa, são vários jogos violentos com personagens varetas, fluíam muito bem e deu para curtir bastante na hora do recreio e nas aulas de educação física que não participávamos. Fica a dica para quem ainda usa PC dos anos 90. haha

Em 1995 tinha um Pentium 100mhz, exatamente como este:
Acho que tinha 8mb de ram, lembro de tentar instalar o fifa 97 nele e não conseguir pq pedia pelo menos 16mb :lolwtf
Quando instalava o Railroad Tycoon então.. não dava pra ter mais nada instalado no pc:
Railroad_Tycoon_2_cover.jpg


Melhor CD Expert ever, empatada com Little Big Adventure 2 e Constructor :kjoinha
Nossa... Tinha me esquecido do Railroad Tycoon II, foi um dos poucos jogos do gênero que joguei pra caramba, porém, foi a versão para o Dreamcast. haha

Fui procurar um para comprar agora mas não está disponível, vou correr atrás de uma cópia. :D
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.021
Pontos
1.109
Meu primeiro contato com computadores foi em 1988 quando tinha 9 anos.

O colégio onde estudei já contava com computadores mas não me lembro dos modelos usados e me lembro de um jogo de matemática onde era calculado o número de pessoas que entravam e desciam em um trem.

Em 1991 meu pai comprou um 286 que ficava no escritório da firma que ele tinha e era usado exclusivamente para trabalho e tinha um programa de planilha que deve ser um predecessor do Excel e depois que ficou ultrapassado foi para minha casa em 1993 mas não dava para jogar devido as configurações.

Em 1994 fui aos EUA e comprei alguns jogos de Mega Drive e de PC pensando em uma aquisição de um futuro computador com alguns jogos como Doom e Wolfenstein 3D que foram os primeiros jogos de PC que realmente gostei porque na época era mais ligado em consoles.

Em 1995 meu pai comprou um 486 que vinha com alguns CDS multimídia e jogos como Mega Race. Um fato curioso é que meu na época meu pai começou a implicar com meu gosto por consoles e fliperamas mas não implicava com jogos de PC.

No 486 gostei de Doom,Wolfenstein 3D,Mega Race,Blake Stone e Sango Fighter além de conhecer os Duke Nukem 1 e 2 que eram jogos de plataforma ao invés de serem FPS mas na época ainda preferia os consoles.

Doom,Wolfenstein 3D e Blake Stone foram os únicos FPS que gostei porque os jogos que vieram depois dele não me atraíram.

Meu pai também começou a comprar revistas de informática da Editora Europa que vinham com CD Roms com programas e demos de jogos, livros e até fitas VHS com Video Aulas de programas de informática já que na época ainda não tinha internet.

Depois trocamos de PC umas vezes e em 2003 comecei a usar emuladores e meu primeiro emulador foi o WGens que tinha uma interface bem legal com o Mega Drive segundo modelo e meu primeiro jogo foi o Bare Knuckle III.

Na época tinha internet discada e frequentava os sites de emulação em busca de emuladores para os sistemas da Sega,Nintendo e do Neo Geo além de emuladores de PC Engine e Neo Geo Pocket que nunca tive chance de jogá-los pelo fato de terem sido pouco difundidos por aqui.

Também comecei a frequentar Lan Houses para acessar internet e jogar GTA Vice City para PC que também era um dos meus jogos favoritos e achei legal poder colcoar músicas em MP3 no jogo.

Atualmente tenho um notebook que em matéria de games só uso para jogar emuladores.
 
Ultima Edição:

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.866
Reações
50.968
Pontos
1.003
Meu PC veio acho que em 2005 mais ou menos
Ainda com Windows 98


Era gostoso demais usar o PC na década passada
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.321
Reações
25.426
Pontos
803
Só me lembro que essa época jogava muito Elifoot 98
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
Essa era a porcaria de impressora
Canon-BJC-1010.jpg

Eu tive uma impressora parecida com essa. Foi a minha primeira impressora, mas a minha já tinha lugar para os 2 cartuchos (preto e branco e colorido) ao mesmo tempo. Durou bastante. Depois eu troquei por uma HP, porque o suporte da Canon aqui no Brasil era complicado. Se desse um defeito não tinha muito o que fazer.

@Summo
Outro que eu brinquei bastante foi esse:
gfs_35919_2_1.jpg

Eu me lembro desse jogo do gato e rato ! Veio num disquete que meu irmão me deu com vários outros joguinhos para Windows. O pacote se chamava Windows Entertainment ou Microsoft Entertainment Pack. Tinha outros games como Tetris e jogos de baralho.

Eu tive vários desses pacotes de jogos para Windows. Alguns games que me lembro eram o Klotski e o Jezzball.

IVCr7O.jpg


CI44eO.png

Achei na Wikipedia a lista oficial dos joguinhos que vinham nesses pacotes: https://en.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Entertainment_Pack
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.601
Reações
33.017
Pontos
1.048
Como naqueles tempos não existia internet ainda (pelo menos não no Brasil), o que se tinha era as BBS (Buletin Bords Services). Eu acessava duas na época: Uma gratuita, que era da antiga TELER e outra que eu pagava uma taxa mensal que era de São Paulo, mas tinha "nodes" no RJ: A Mandic BBS.

comunicao-digital-para-alunos-do-ensino-mdio-5-728.jpg

Assim era a tela da Mandic. Usando meu US Robotics de 36.000 KBPS, acho que eu pagava uma taxa mensal de R$ 15,00 por mês o que me dava direito a utilizar uns 25min diários. A da Telerj era gratuita, mas precisava ser indicado por alguém de dentro da empresa pra ter conta, como meu pai prestava serviços lá, easy. O porém é que era apenas 10min diários. Quase nada. Pra quem não sabe a Telerj era a OI antes da privatização. Segue o logo dela (não achei imagem do sistema dela :ksnif )
Telerj.png

A Mandic tinha um acervo muito maior que o da Telerj. Eu usava o sistema dela pra baixar jogos completos. A Mandic afirmava que só havia shareware e freeware, mas quem upava eram os próprios usuários, não se tinha controle e a pirataria rolava solta. Claro que com 25min diários não dava pra baixar nada. Levei mais ou menos um mê pra baixar os 05 disquetes de 1.44mb do DOOM. :ksnif:ksnif:ksnif Pelo menos a gente conseguia retomar o download de onde parava.

Já na BBS da Telerj eu usava pra chat. Lá não tinha jogos pra downloads, e com 10 min de acesso, as conversas tinham que ser a jato. Foi dessa necessidade que nasceu as abreviações e carinhas que usamos hoje. Blz; vc; tbm, :) , :( ; 8D ; tc e etc é tudo dessa época. As carinhas feitas com caracteres evoluiu pros smiles e as abreviações continuaram, algumas sumiram, novas foram criadas com o tempo.

Falow!
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.019
Reações
6.879
Pontos
704
A da Telerj era gratuita, mas precisava ser indicado por alguém de dentro da empresa pra ter conta, como meu pai prestava serviços lá, easy. O porém é que era apenas 10min diários. Quase nada. Pra quem não sabe a Telerj era a OI antes da privatização. Segue o logo dela (não achei imagem do sistema dela :ksnif )
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.866
Reações
50.968
Pontos
1.003
Eu lembro de algumas historias minhas com PC

Esse mesmo Windows 98 que eu tinha em casa tinha um problema peculiar: Toda vez que alguém apertava Scroll Lock, o Windows simplesmente reiniciava de forma brusca, na cara da pessoa, na mesma hora. Apertou já era, tela preta e reinício
Obvio que quando eu me dei conta eu arranquei a tecla

Teve uma vez que nesse mesmo PC, o Windows XP entrou em modo de segurança e ficou pra sempre, a gente tentava de tudo e não conseguia tirar do modo de segurança. Meu pai teve que levar o PC num amigo dele que mexia com isso pra fazer o backup (porque a gente nem sabia o que era isso na época) e reformatar
Também quando voltou ele, vendo que eu tinha emuladores e roms, já deixou instalado SNES9X, CALLUS (meu deus, callus...), Gens, Project64...

Desde sempre um primo teve um PC melhor do que o meu. Quando chegou o PC com W98 aqui ele já tinha um melhor, com W98 mas uma versão mais completa do que a nossa porque ele tinha aqueles temas e mais algumas coisas. Eu sempre viajei no tema do mergulhador que ficava nadando no lugar da ampulheta ("bons" tempos que a gente conseguia ver as coisas carregando no PC) e que tinha aqueles efeitos sonoros de água nas coisas do sistema. Também era foda pra ficar jogando, foi lá que eu aprendi a jogar Age of Empires e Age of Mythology (e hoje em dia sou o melhor da minha família mesmo meus primos e meu irmão sendo mais viciados na epoca das Lan House), a gente podia ver The Sims rodando perfeitamente (ele tinha até aquela edição especial do The Sims Em Férias que vinha com uma toalha heauheaue), POD, FIFA 2000 ou 2001 totalmente em português, Carmen Sandiego...
Aquela época era tão foda com espaço que sempre que a gente queria jogar algum jogo não instalado que ocupasse mais espaço tinha que perguntar se podia instalar ou não
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Meu primeiro computador foi lá pra 2003 - 2004. Eu não sei qual era a configuração, eu tinha 5 - 7 anos na época. Onde eu morava era uma cidade muito pequena e, nessa época, poucos tinham computador. Mesmo aqui sendo pequeno (coisa de 6 - 7k de habitantes na época) lembro que tinha 4 lan houses só no meu "bairro". Na verdade, usei o meu computador poucas vezes, ele pifava varias vezes. Mas eu já joguei uns joguinhos que vinham num CD (jogos do MegaDrive). Já cheguei a acessar alguns sites usando a rede telefônica(dia de semana e até fim de semana) (eu com meus 7 anos kkkk). Acho que o computador durou nem um ano em nossas mãos. Ele pifou uma vez, mandamos pra uma informática e nunca mais eu o vi. Acabaram sumindo umas peças...
 

duke_tolgo

Bam-bam-bam
Mensagens
364
Reações
836
Pontos
268
meu primeiro pc um 386 na década de 90 joguei muitos jogos nele, abuse,kyrandia,stunt, prince of persia,wolfenstein,one must fall,lemmings,grand prix circuit,terminator 2 etc... ate me conformava em jogar doom com tela reduzida e ainda com pc spearker... já que doom era pesado pra um 386, depois mais pra frente fui trocando as peças e aos poucos evoluindo pc, e assim fui conhecendo os jogos mais recentes da época.^^

Tai uma era que não tenho a minima nostalgia e saudade que va com Deus e não volte :klol

- Internet discada pagando pulso de telefone , lentíssima até pra abrir imagens ela carregava e demorava
- Peças de PC caríssimas
- Pcs de baixa potencia para o consumidor final quase monotarefas, abria mais de uma coisa ao mesmo tempo até os celerons ja começavam a peidar na farofa
- Poucos joguetes para PC, nem se comparava com os consoles não é como hoje na steam
- Controle lixoso só na base da gambiarra e olha lá, hoje graças adeus temos suporte plug and play
- Disquetes e CD ROM ainda de armazenamento pifio, 300 cds de instalação para um simples jogo ou programa
- Caixinhas multimídia? placa de som e rede? PCs brancos encardidos? Capas bregas de PC :klingua2:klingua2:klol

a lista segue ..
Foram tempos negros que não sinto falta alguma , ainda bem que a tecnologia esta evoluindo
em alguns pontos concordo contigo, minha nostalgia se restringe mais na parte da experiência em conhecer os jogos em suas determinadas época ... sobre o controle praticamente fui obrigado aprender a jogar jogos de luta no teclado, justamente por não ter controles decente na época,(pelo menos nunca achei) ...mais por causa disso tenho preferência em jogar jogos de luta pelo teclado.:klol:klol

ps: cd foi bom pra fazer uns backups ...pior mesmo era o disquete que alem do tamanho super limitado, estragava com facilidade, era uma desgraça gravar uns 30 disquete de determinado jogo e uns deles estar corrompido.
 
Ultima Edição:

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.521
Reações
12.735
Pontos
1.634
Esse tópico é uma viagem! Falando da época que o pessoal começou a descobrir os emuladores.
Me lembro de um de mega drive onde o layout do emulador, o mouse se transforma em uma espadinha e a barra de opções simulava sangue em movimento. kkkk Era o emulador gens?
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.866
Reações
50.968
Pontos
1.003
Esse tópico é uma viagem! Falando da época que o pessoal começou a descobrir os emuladores.
Me lembro de um de mega drive onde o layout do emulador, o mouse se transforma em uma espadinha e a barra de opções simulava sangue em movimento. kkkk Era o emulador gens?
Genecyst
Eu tenho saudade desses emuladores com uma interface diferenciada
O ZSNES também tinha uma interface foda

Mas hoje em dia por mim todos os emuladores tinham a interface do Dolphin (como o RPCS3 tem, o CEMU tem, o Citra tem)
É a melhor
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.487
Reações
10.772
Pontos
503
Minha vez!
Bom, como disse em outro tópico, só fui ter um PC depois que passei no vestibular: tanto eu como meu irmão tínhamos feito cursos de informática, então ter um computador com Windows virou uma necessidade. Compramos uma máquina montada em 1997 com a seguinte configuração:

Pentium 166
16 MB Ram
Windows 95
Placa de som Sound Blaster 16 (vinha com o clássico Actua Soccer 2 e um Pinball que só rodava em DOS)
Em resumo, um autêntico MASTER RACE!:obrigue
Detalhe: só no ano seguinte que nós assinamos com uma provedora de internet, a Domain, graças a um cupom de desconto da revista da NET. O kit de acesso vinha com a versão shareware de Quake 1 e o demo de Quake 2! Tudo pra ter aquela "poderosa" internet discada:kkk
Mas a minha maior fonte de diversão foi um conjunto de CD-ROMs no qual vinha os seguintes jogos:
1) Screamer 2;
2) Mech Warrior 2 (zerei uma das campanhas);
3) Return to Zork (adventure dificílimo);
4) Jagged Alliance: Deadly Games (meu primeiro RPG tático);
Aí em 1999 tive contato com os emuladores e virei gamer de vez!
Esse pentium sobreviveu a dois vírus de computador, duas trocas de drive de CD-ROM e uma troca de HD. Só fui aposentá-lo em 2006.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.601
Reações
33.017
Pontos
1.048
Esse tópico é uma viagem! Falando da época que o pessoal começou a descobrir os emuladores.
Me lembro de um de mega drive onde o layout do emulador, o mouse se transforma em uma espadinha e a barra de opções simulava sangue em movimento. kkkk Era o emulador gens?
O primeiro emulador que eu descobri foi o de Mega Drive. Um dia não sei quem apareceu lá em casa com um CD prensado com o emulador e umas 600 Roms. Rodou meio lento, não sei se por conta da configuração do PC ou o emulador que estava meio crú mesmo; mas foi legal ver os jogos do velho Mega funcionando no PC. Infelizmente não lembro qual emulador era, mas lembro a primeira Rom que joguei, e foi o Sonic.
 

Summo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.028
Reações
2.160
Pontos
974
@Summo
Excelente post! Eu brincava muito com esses joguinhos de Windows, principalmente no colégio. Lembro que em 1995 a escola que eu estudava fez uma parceria com a IBM e foi montado um laboratório cheio dos Aptivas DX-50. As aulas da professora era tão chatas e irrelevantes (aliás, essa professora tá no meu FB :kpedo) que eu ficava jogando esse joguinho do ski aqui:
ski1.gif

Outro que eu brinquei bastante foi esse:
gfs_35919_2_1.jpg

Os IBM Aptiva do colégio eram todos assim:
734215-MLB25147265588_112016-O.jpg

Outra boa lembrança que tenho dessa época de colégio foi que, houve um evento educacional pra mostrar as benesses da informática na educação das crianças, como eu era um dos queridinhos da professora :kpedo fui convidado (por indicação dela) com mais 03 amigos pra representar a Instituição num estande montado em conjunto com a IBM:

4-002.jpg

Repare no cigarro na mão de uma professora (seta vermelha). :klol Educação raiz de qualidade que nunca mais veremos por aí! :rox:rox Ô época boa. Era feliz e não sabia!! :kpaixao

Skifree era demais! Mas eu só descobri como passar do Abominável Homem das Neves há pouco tempo!

Muito engraçada a foto e o cigarro. Realmente, eram outros tempos!
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Tai uma era que não tenho a minima nostalgia e saudade que va com Deus e não volte :klol

- Internet discada pagando pulso de telefone , lentíssima até pra abrir imagens ela carregava e demorava
- Peças de PC caríssimas
- Pcs de baixa potencia para o consumidor final quase monotarefas, abria mais de uma coisa ao mesmo tempo até os celerons ja começavam a peidar na farofa
- Poucos joguetes para PC, nem se comparava com os consoles não é como hoje na steam
- Controle lixoso só na base da gambiarra e olha lá, hoje graças adeus temos suporte plug and play
- Disquetes e CD ROM ainda de armazenamento pifio, 300 cds de instalação para um simples jogo ou programa
- Caixinhas multimídia? placa de som e rede? PCs brancos encardidos? Capas bregas de PC :klingua2:klingua2:klol

a lista segue ..
Foram tempos negros que não sinto falta alguma , ainda bem que a tecnologia esta evoluindo
Falha mais que tá pouco, se hoje em dia é possível jogar RTS e Point'n Clicks nos consoles, deve-se aos PCs, e isso é só um exemplo. Nem preciso falar da performance de um Pentium III, que empirocava qualquer console da época. E já naquela época, a Logitech possuía no catálogo os melhores controles pra ser jogar simuladores de voo.
 

Summo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.028
Reações
2.160
Pontos
974
Esse pentium sobreviveu a dois vírus de computador, duas trocas de drive de CD-ROM e uma troca de HD. Só fui aposentá-lo em 2006.

Já que você tocou no assunto, vamos esticá-lo: vocês lembram da primeira vez que pegaram vírus na máquina?

No meu caso, foi algo tão traumático que me recordo com perfeição, haha.

O filho de uma amiga da minha mãe veio na minha casa e tentou instalar o Carmageddon 2... só que o jogo não funcionou. O problema é que, depois disso, as janelas do PC ficavam minimizando sozinhas e isso me impedia de jogar meus tão queridos emuladores.

Lembro que eu estava avançando no Mega Man X3 nessa época. Via aquela "ceninha" do começo trezentas vezes por dia, esperando que a janela não fosse minimizar... e ela minimizava :kclassic.

Para arrumar o problema, meu pai chamou um técnico do serviço dele. O cara já era um senhor de idade e todo problema que ele detectava, ele falava que era um "conflito". Tipo médico diagnosticando "virose" quando não sabe qual é a doença, haha.

Ele instalou o primeiro antivírus que tivemos e pegamos o danado: chamava VBS.Happytime. O culpado era o Carmageddon 2, que foi prontamente excluído do PC.

Pude voltar aos meus emuladores!
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.487
Reações
10.772
Pontos
503
Meu primeiro vírus foi uma coisa boba: não tinha antivírus no PC porque demorei a ter internet em casa e aí achei que bastava aqueles freeware do McAfee. Um belo dia meu irmão que estava visitando meus primos em Recife mandou um e-mail pra dizer que estava bem e veio junto uma animação de queima de fogos. Era um WORM:facepalm:facepalm:facepalm!!!
Só então é que eu comprei o Norton.
A segunda e última vez que um vírus ferrou com um computador meu foi um adware/trojan que eu peguei quando
descobri os sites pornográficos/hentai:ksanfona
 
Ultima Edição:

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.588
Pontos
614
Já que você tocou no assunto, vamos esticá-lo: vocês lembram da primeira vez que pegaram vírus na máquina?

No meu caso, foi algo tão traumático que me recordo com perfeição, haha.

O filho de uma amiga da minha mãe veio na minha casa e tentou instalar o Carmageddon 2... só que o jogo não funcionou. O problema é que, depois disso, as janelas do PC ficavam minimizando sozinhas e isso me impedia de jogar meus tão queridos emuladores.

Lembro que eu estava avançando no Mega Man X3 nessa época. Via aquela "ceninha" do começo trezentas vezes por dia, esperando que a janela não fosse minimizar... e ela minimizava :kclassic.

Para arrumar o problema, meu pai chamou um técnico do serviço dele. O cara já era um senhor de idade e todo problema que ele detectava, ele falava que era um "conflito". Tipo médico diagnosticando "virose" quando não sabe qual é a doença, haha.

Ele instalou o primeiro antivírus que tivemos e pegamos o danado: chamava VBS.Happytime. O culpado era o Carmageddon 2, que foi prontamente excluído do PC.

Pude voltar aos meus emuladores!

Todo mundo sabe que jogos são vírus e estragam pcs, cara :ksafado

Eu sempre mexi no PC, desde os 15 que arrumava e trampei uns bons anos dando manutenção.. Até hoje pego ainda, quando aparece. E o que lembro muito é de quando eu tinha uns 9 anos, eu ferrei um 486 SX que eu tinha aqui todo, fuçando nos arquivos dele..
Meu pai chegou querendo usar pra adiantar uns trabalhos, viu ele todo fudido, levantou impaciente: "se vira, mexeu, agora descobre como faz pra arrumar!!"
Não tinha youtube, não sabia nada de inglês, fui testando, achei o setup da bios, fui fuçando em todas as opções e depois de uns 3 dias ele voltou a funcionar normal kkk
 
Topo Fundo