O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como era ter um PC em nossas vidas nos anos 90 e início de 2000?

rounindx

Bam-bam-bam
Mensagens
174
Reações
448
Pontos
248
Os anos 90 pra mim foram um inferno, uma pobreza da porra, vender o almoço pra comprar a janta (não que seja muito diferente hoje).

Fui ter meu primeiro PC em 2000 com 16 anos, comprei por R$ 200,00 um 486 DX4 100Mhz (overclock para 120Mhz) com 8MB de RAM, HD de 200MB, placa de video de 1MB Trident, leitor de disquete 3.1/2", monitor 14" Monocromático (escala de cinza, precisava esquentar pra aparecer imagem) foi um belo aprendizado rodando Windows 95, rodava DOOM, Quake, emulador de Genesis (Genecyst) que rodava só no DOS, o emulador de SNES (ZsnesDOS) não rodava alguns jogos com 8MB de ram, com um upgrade de RAM rodou.

Depois que consegui um Leitor de CD comecei a instalar algumas Demos, Silent Hunter, Strafe, Hexen, Heretic. a "final form" desse PC tava bem usável, upgrade pra 32MB de ram, HD de 1,2GB Bigfoot, placa de video Trident 3D de 4MB, Leitor/Gravador 4x da Creative, tinha até um Scanner SCSI que precisava de uma placa própria, monitor colorido e Windows 98.

Logo depois passei tudo que ainda funcionava pra um kit de Pentium 100, melhorou bastante. Aprendi tudo que precisava pra montar os PCs seguintes mexendo nesses PCs antigos. Eu tinha muita paciência, o 486 precisava formatar toda semana praticamente, o HD era muito pequeno. Em 2004 fiz um "upgrade", dei meu Pentium 100 por um Athlon XP 2400, com 256MB de RAM, HD de 40GB, usei até 2007, troquei por um Core2 Duo E4500, usei até 2010, Troquei por um Phenom II x4 que usei até 2016 e troquei pelo meu atual, FX 8300, tudo mais fácil hoje.

Mesmo assim, bons tempos.
 

NIETTO.U2

Veterano
Mensagens
298
Reações
255
Pontos
109
Parabéns cara! Ficou muito show. Pena você não conseguir colocar os floppy drivers e o cd-rom funcionais. Qual a história dessas peças? Eram algo que você já tinha ou comprou só pra fazer o sleeper?

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk

Muito obrigado!
Então, únicas coisas que comprei foi o gabinete e o mouse, ambos novos!
Infelizmente, as mothers atuais, não tem mais conectores para ligar esses baguios.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.692
Pontos
1.048
Muito obrigado!
Então, únicas coisas que comprei foi o gabinete e o mouse, ambos novos!
Infelizmente, as mothers atuais, não tem mais conectores para ligar esses baguios.
Existe no eBay e em sites como o Aliexpress placas PCI que acrescentam controladoras IDE. Dê uma olhada.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 

NIETTO.U2

Veterano
Mensagens
298
Reações
255
Pontos
109
Existe no eBay e em sites como o Aliexpress placas PCI que acrescentam controladoras IDE. Dê uma olhada.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk

Boa... vou olhar pra fazer funcionar todo mundo!
Obrigado pela dica.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.852
Reações
14.401
Pontos
1.013
Yo!!

Estava acompanhando este tópico desde o começo enquanto eu montava ou meu "Sleeper PC Retro" e, agora que terminei, é hora de contribuir com o tópico.
Esse PC é um pouco diferente do que é comentado aqui no tópico, pois montei um PC moderno dentro de um gabinete antigo. O setup está todo retrô com o teclado, mouse, mousepad e alguns programas antigos rodando no windows 10 X64 (que inclusive, está com a cara do Windows XP).
Ele roda o protetor de tela "HOMEM DA ILHA", o Paciência Clássico, Winamp e o jogo de Pimball Clássico também.

Fiz um video dele no Youtube -

Características do SLEEPER PC RETRO:

- GABINETE ANTIGO BEGE - NOVO NA CAIXA
- DRIVE DE DISQUETE 5.1/4" BEGE (APENAS ENFEITE)
- DRIVE DE DISQUETE 3.1/2" BEGE (APENAS ENFEITE)
- GRAVADOR DE DVD LG BEGE (APENAS ENFEITE)
- PAINEL FRONTAL C/LEITOR DE CARTÕES E USB BEGE (FUNCIONAL)
- TECLADO ABNT2 BEGE - NOVO
- MOUSE CLONE 700DPI COM ESFERA - NOVO NA CAIXA
- MOUSEPAD DISQUETE - NOVO
- WINDOWS 10 PRO 64 BIT
- INTEL CORE I3-3240 @ 3.40Ghz
- 8GB DDR3 666MHz
- PLACA MÃE ASUS P8H61-M LX3 R2.0
- HD 2TB 5400 RPM
- PLACA DE VIDRO RADEON HD 4830 SAPPHIRE 512MB GDDR3

Espero que curtam a parada! Eu estou amando ter uma mesa anos 90 aqui kkkk

Joguei minhas peças antigas fora por falta de tempo :( Mas eu achei interessante esse gabinete antigo com aparência nova... Tu comprou no Mercado livre? No meu PC atual só tem porta ps/2 pro mouse mas além de não encontrar na minha cidade mouse PS/2, eu só tenho no gabinete peça pra usb e apenas um ps/2 pra mouse que só encontro PS/2 no mercado livre!
 

NIETTO.U2

Veterano
Mensagens
298
Reações
255
Pontos
109
Joguei minhas peças antigas fora por falta de tempo :( Mas eu achei interessante esse gabinete antigo com aparência nova... Tu comprou no Mercado livre? No meu PC atual só tem porta ps/2 pro mouse mas além de não encontrar na minha cidade mouse PS/2, eu só tenho no gabinete peça pra usb e apenas um ps/2 pra mouse que só encontro PS/2 no mercado livre!

Sim comprei ele no ML... na verdade comprei mais um outro zerado, porém na horizontal para montar um projeto 2 ;)
No ML tem bastante adaptadores de ps2 para usb. Eu mesmo comprei um:
https://produto.mercadolivre.com.br...ps2-adaptador-leitor-codigo-de-barras-ps2-_JM
 


CharlieBrown

Habitué da casa
Mensagens
326
Reações
303
Pontos
98
Opa... beleza... por acaso foi vc que veio na minha casa uma vez?
Não fui eu não!
Talvez tenha sido o Alexandre_Metal, do mesmo Forum na época, que me indicou que vc arrumaria o Mega
Eu enviei pelos correios mesmo, já que moro em SP
Abraço!
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Não fui eu não!
Talvez tenha sido o Alexandre_Metal, do mesmo Forum na época, que me indicou que vc arrumaria o Mega
Eu enviei pelos correios mesmo, já que moro em SP
Abraço!
Opa... sim, achei que vc era o alexandre metal... mas não lembro de nada pelo correio... talvez não tenha sido eu.
 

CharlieBrown

Habitué da casa
Mensagens
326
Reações
303
Pontos
98
Opa... sim, achei que vc era o alexandre metal... mas não lembro de nada pelo correio... talvez não tenha sido eu.
Se vc é o Andrei, então foi vc hehehe
Mas sem problemas, 10 anos é tempo pra caramba já

Abraço!

Contribuindo um pouco mais com o tópico, depois do meu Pentium 166, mudamos para um AMD Slot A, 500mhz que, se não me engano, foi o PC que finalmente tive a tão sonhada Voodoo 3!
Depois vieram outros, mas aí já passou dos anos 2000
Ótimos tempos aqueles, de muito Quake 2 buscando servidor no Gamespy e outros jogos (como o Jedi Knight 2 também, com o tenebroso online na Microsoft Zone).

Saudades daqueles tempos! :kpaixao
 

PauloSGM

Ser evoluído
Mensagens
54
Reações
91
Pontos
28
Que tópico, meus amigos. Pena que estou sem tempo agora pra contar minha história. Mas em breve farei um textão. Salvando aqui nos favoritos...
 
Ultima Edição:

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.692
Pontos
1.048
Dando um UP no tópico pra mostrar uma coisa pra vocês! Mais algumas "aquisições". Na verdade foi uma doação, não gastei um tostão. Vamos a história por trás :kgay. Essa é a terceira doação que recebo de itens relacionados a retrocomputação. Tudo começou quando eu comentei com alguém que eu estava atrás de algumas peças de computadores antigos. Quem falou com alguém que conhecia outrem e pá, já tinha conseguido a primeira doação. A segunda veio da mesma pessoa. Pra mais detalhes vejam esse meu tópico aqui na pasta Retrô: https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/como-era-ter-um-pc-em-nossas-vidas-nos-anos-90-e-início-de-2000.515178/ OBS: Não está no OP, está pelo tópico. Mas podem ler tudo que o assunto é bacana! :kjoinha

Voltando ao assunto aqui, no inicio da semana passada recebi uma ligação de uma pessoa que estava se mudando, precisava entregar o apartamento e soube através de alguém (que passou meu contato também) que eu teria "destinação" para equipamentos obsoletos. Ele me disse o que tinha e marcamos outro dia pra eu ir buscar. Voltei com o carro abarrotado de coisas. Infelizmente eu não bati fotos (de novo) de como as coisas chegam aqui. A priori tudo vai pra minha varanda, geralmente chega imundo (não foi o caso dessa vez) e como o @The Kong já adivinhou em outra ocasião, a minha esposa fica pistola com a bagunça e a sujeira que essas doações "proporcionam" ao nosso lar (moro em apartamento :kcreu), então tenho que "processar" o "material" pra ver o que presta e o que não presta. Pelo volume geralmente levo de uma semana a um mês pra verificar tudo. Essa última leva demorou 7 dias para eu fazer a triagem. História contatada, vamos ao resultado.
Teclados, muitos teclados! Pra ser exato, foram 28 teclados.... :kduvida Só desse Gateway KB-0447 foram 10! :obrigue
p_20180811_150830_001.jpg

Esse teclado da Gateway é muito gostoso de digitar. Não conhecia, a construção dele é bem robusta, o plástico é grosso incluindo as teclas, que por conta disso são bem difíceis de tirar. Todos eles são padrão PS2 (mini-Dimm) e estão novos, com a serigrafia perfeita. Abaixo, uma foto mais de perto de um deles.
p_20180811_150922.jpg

Sinceramente não sei o que vou fazer com tanto teclado, ainda mais repetidos! Mas não acabou. Ainda faltam 18! :brbr
O próximo também é da Gateway, mas são do modelo SK-9921. Não é robusto como o anterior mas ainda sim com muita qualidade. 03 unidades, todas PS2 (mini-Dimm) também.
p_20180811_151855.jpg

Dando continuidade aos teclados, na foto abaixo, o de cima também é um Gateway, mas não consegui identificar o modelo pois a etiqueta em baixo estava com outra etiqueta colada por cima e quando fui tirar rasgou. :facepalm O do meio é desses teclados genéricos chineses, não tem marca nem modelo (pelo menos não indicado nele ou na etiqueta na parte de trás). O de baixo também é genérico, não tem modelo mas tem marca: Venezyz. :lolwtfTodos são PS2 (mini-Dimm).
p_20180811_152722.jpg

Seguindo em frente temos estes teclados da Dell. O de cima e o do meio são do mesmo modelo RT7D20. Estão novos! O de baixo é o mais judiado em termos de conservação de todos que vou mostrar aqui. Apesar de estar com a serigrafia perfeita e com os pezinhos intactos, ele está bastante amarelado e precisou de amor e carinho pra voltar a funcionar corretamente. Me dei o trabalho pois ele é MECÂNICO! O modelo é RTD5JTW. Todos os DELLs são PS2 (mini-Dimm).
p_20180811_153919.jpg

Continuando com as marcas famosas, temos agora 03 teclados da HP. De cima pra baixo, os dois primeiros são modelo KB-0316 e o de baixo é modelo KB-0133. Todos PS2 (mini-Dimm).
p_20180811_154941.jpg

Ainda da mesma família, temos esses dois teclados modelo KB-0133, agora sob a marca da Compaq. Ambos PS2 (mini-Dimm).
p_20180811_155305.jpg

Agora algo curioso: Esses dois teclados IBM modelo KB-0225 pelo que a etiqueta verde indica, pertenceu ao governo do USA. Nessa etiqueta lemos UNCLASSIFIED U.S. Government Property. Só Deus sabe como eles vieram parar em terra brasilis. :kcopa
p_20180811_154514.jpg

E pra finalizar (os teclados, calma que tem mais :kkk) esses dois teclados genéricos MAXMAX. Um deles estava sem uso na caixa ainda. O que difere esses teclados dos demais mostrados até então é que esses são USB.
p_20180811_153322.jpg


Agora vocês devem imaginar o trabalho que deu testar cada tecla de cada teclado além de desmontá-los para poder higienizá-los! Como tudo vai pros meus armários, não posso me dar o luxo de deixar passar um ovo de barata ou traça sequer, então a limpeza é cirúrgica! E estamos falando "somente" dos 28 teclados que foram aproveitados, pois teve alguns que foram descartados por estar com algum tipo de problema. Pra mim, não basta só funcionar. Tem que funcionar muito bem, tem que estar com os pezinhos intactos, tem que estar com a serigrafia perfeita. No geral os teclados estão em condições de ótimo a excelentes! UFA! Acabou os teclados! :kgordo

Dando uma geral nas CPUs, consegui salvar 04 placas-mãe: Nessa foto aparece três delas. Da esquerda pra direita: PC Chips M825G socket 462; MSI MS-7095 socket MPGA 478B e Ecs KM400-M2 socket 462. Já disse antes e repito. A complicação da retrocomputação são as MOBOS. Geralmente as memórias estão boas, o processador está bom. O que mais dá problema depois do HDD que, diga-se de passagem, tem várias opções substitutivas, as MOBOS vão pro vinagre por N razões e não há substitutas para elas. Vá achar uma MOBO de 486 funcionando! Eu tenho apenas uma e tenho um bocado de processadores 486 funcionando.
p_20180812_210509.jpg

Consegui também salvar 04 fontes ATX. Aqui estão 03 delas! A de baixo a esquerda é específica pra Desktops HP, daqueles horizontais fininhos. Queria aproveitar o gabinete mas infelizmente só encaixa MOBO da própria HP que por sinal tava em curto (que novidade!) e não tinha como eu adaptar nada do que tenho aqui. Então foi pra reciclagem!
p_20180812_211244.jpg

Salvei também esses processadores. Na linha de cima: 02 AMD Semprons. Na linha do meio: Intel Celerons de várias gerações. Na linha de baixo, da esquerda pra direita. Mais um Pentium MMX, um Core 2 Duo e um Pentium 4.
p_20180814_105618.jpg

Consegui salvar também esses dois HDDs: O Westerdigital é SATA de 80Gb e o Maxtor é IDE de 40Gb. Todos testados com HDTune sem badblocks, ou seja, funcionando perfeitamente! Por outro lado, foram uns 08 pra reciclagem. :ksnif
p_20180814_165958.jpg

Também salvos da reciclagem esses drivers ópticos, CD-ROMs e Gravadoras de CD/DVD.
p_20180814_170133.jpg

Também escapou da reciclagem esses floppy drivers. Na verdade só dois deles, pois um terceiro abriu o bico e foi pro sal logo após eu tirar essa foto.
p_20180814_180434.jpg

Agora pra finalizar, montei essa máquina: é um Athlon X2 (que não está na foto dos processadores) com uma mobo PC Chips A15G que é a quarta MOBO salva (que não estava na foto das MOBOs acima) com uma quarta fonte que não entrou na foto das fontes acima (mas que é a melhor delas todas) nesse gabinete da Positivo cujo o miolo eu não aproveitei NADA! Usei um dos drivers de CD que está na foto dos CD-ROMs acima como um dos floppy drivers além do HDD de 40GB IDE da Maxtor.
p_20180814_231511.jpg

p_20180814_231445.jpg

p_20180814_231626.jpg

p_20180814_231654.jpg

Mandei muito gabinete bom pra reciclagem. Infelizmente meu parco espaço está no limite e eu não tenho como "estocar" gabinetes. Apesar da marca Positivo não me agradar e apesar de ter uma leve oxidação na parte de trás dele, fiquei com ele por ele ser branco, ser o menor de todos (já que não consegui aproveitar o da HP) e por estar muito novo. Com essa máquina são 07 os PCs que tenho aqui. Abaixo a config da máquina em funcionamento já com o Windows XP SP3 instalado.
p_20180814_230842.jpg

O interessante dessa MOBO é o vídeo integrado da Nvidia. E também por ser um processador AMD, já que basicamente é tudo Intel por aqui. Pra finalizar logo esse post que está imenso, o legal de montar essas máquinas com peças que se desconhece a origem é fazer tudo funcionar a contento. Por exemplo eu quebrei a cabeça pra montar essa CPU. Por razões até então desconhecida ela desligava sozinha. Durante a limpeza, foi colocada pasta térmica nova. A BIOS não acusava superaquecimento o que comprovei com um termômetro lazer que tenho aqui. Monitorei a fonte com multímetro e não era ela também. Depois de muito pastar, me ocorreu de desconectar o botão que liga do gabinete e usar o reset como botão de power. O PC permaneceu ligado e acabou o problema. Ou seja, era o botão do gabinete que tava ruim. Substituí por outro e tudo funcionando como deve estar. Isso que é legal na retrocomputação.

Pra finalizar, existe as miudezas que a gente salva que é irrelevante postar fotos: Coolers, dissipadores, umas memórias RAM, cabos, parafusos, interruptores, etc e etc.

Falow!!! :rox:rox
 
Ultima Edição:

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.462
Pontos
784
Dando um UP no tópico pra mostrar uma coisa pra vocês! Mais algumas "aquisições". Na verdade foi uma doação, não gastei um tostão. Vamos a história por trás :kgay. Essa é a terceira doação que recebo de itens relacionados a retrocomputação. Tudo começou quando eu comentei com alguém que eu estava atrás de algumas peças de computadores antigos. Quem falou com alguém que conhecia outrem e pá, já tinha conseguido a primeira doação. A segunda veio da mesma pessoa. Pra mais detalhes vejam esse meu tópico aqui na pasta Retrô: https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/como-era-ter-um-pc-em-nossas-vidas-nos-anos-90-e-início-de-2000.515178/ OBS: Não está no OP, está pelo tópico. Mas podem ler tudo que o assunto é bacana! :kjoinha

Voltando ao assunto aqui, no inicio da semana passada recebi uma ligação de uma pessoa que estava se mudando, precisava entregar o apartamento e soube através de alguém (que passou meu contato também) que eu teria "destinação" para equipamentos obsoletos. Ele me disse o que tinha e marcamos outro dia pra eu ir buscar. Voltei com o carro abarrotado de coisas. Infelizmente eu não bati fotos (de novo) de como as coisas chegam aqui. A priori tudo vai pra minha varanda, geralmente chega imundo (não foi o caso dessa vez) e como o @The Kong já adivinhou em outra ocasião, a minha esposa fica pistola com a bagunça e a sujeira que essas doações "proporcionam" ao nosso lar (moro em apartamento :kcreu), então tenho que "processar" o "material" pra ver o que presta e o que não presta. Pelo volume geralmente levo de uma semana a um mês pra verificar tudo. Essa última leva demorou 7 dias para eu fazer a triagem. História contatada, vamos ao resultado.
Teclados, muitos teclados! Pra ser exato, foram 28 teclados.... :kduvida Só desse Gateway KB-0447 foram 10! :obrigue
p_20180811_150830_001.jpg

Esse teclado da Gateway é muito gostoso de digitar. Não conhecia, a construção dele é bem robusta, o plástico é grosso incluindo as teclas, que por conta disso são bem difíceis de tirar. Todos eles são padrão PS2 (mini-Dimm) e estão novos, com a serigrafia perfeita. Abaixo, uma foto mais de perto de um deles.
p_20180811_150922.jpg

Sinceramente não sei o que vou fazer com tanto teclado, ainda mais repetidos! Mas não acabou. Ainda faltam 18! :brbr
O próximo também é da Gateway, mas são do modelo SK-9921. Não é robusto como o anterior mas ainda sim com muita qualidade. 03 unidades, todas PS2 (mini-Dimm) também.
p_20180811_151855.jpg

Dando continuidade aos teclados, na foto abaixo, o de cima também é um Gateway, mas não consegui identificar o modelo pois a etiqueta em baixo estava com outra etiqueta colada por cima e quando fui tirar rasgou. :facepalm O do meio é desses teclados genéricos chineses, não tem marca nem modelo (pelo menos não indicado nele ou na etiqueta na parte de trás). O de baixo também é genérico, não tem modelo mas tem marca: Venezyz. :lolwtfTodos são PS2 (mini-Dimm).
p_20180811_152722.jpg

Seguindo em frente temos estes teclados da Dell. O de cima e o do meio são do mesmo modelo RT7D20. Estão novos! O de baixo é o mais judiado em termos de conservação de todos que vou mostrar aqui. Apesar de estar com a serigrafia perfeita e com os pezinhos intactos, ele está bastante amarelado e precisou de amor e carinho pra voltar a funcionar corretamente. Me dei o trabalho pois ele é MECÂNICO! O modelo é RTD5JTW. Todos os DELLs são PS2 (mini-Dimm).
p_20180811_153919.jpg

Continuando com as marcas famosas, temos agora 03 teclados da HP. De cima pra baixo, os dois primeiros são modelo KB-0316 e o de baixo é modelo KB-0133. Todos PS2 (mini-Dimm).
p_20180811_154941.jpg

Ainda da mesma família, temos esses dois teclados modelo KB-0133, agora sob a marca da Compaq. Ambos PS2 (mini-Dimm).
p_20180811_155305.jpg

Agora algo curioso: Esses dois teclados IBM modelo KB-0225 pelo que a etiqueta verde indica, pertenceu ao governo do USA. Nessa etiqueta lemos UNCLASSIFIED U.S. Government Property. Só Deus sabe como eles vieram parar em terra brasilis. :kcopa
p_20180811_154514.jpg

E pra finalizar (os teclados, calma que tem mais :kkk) esses dois teclados genéricos MAXMAX. Um deles estava sem uso na caixa ainda. O que difere esses teclados dos demais mostrados até então é que esses são USB. Agora vocês devem imaginar o trabalho que deu testar cada tecla de cada teclado além de desmontá-los para poder higienizá-los! Como tudo vai pros meus armários, não posso me dar o luxo de deixar passar um ovo de barata ou traça sequer, então a limpeza é cirúrgica! E estamos falando "somente" dos 28 teclados que foram aproveitados, pois teve alguns que foram descartados por estar com algum tipo de problema. Pra mim, não basta só funcionar. Tem que funcionar muito bem, tem que estar com os pezinhos intactos, tem que estar com a serigrafia perfeita. No geral os teclados estão em condições de ótimo a excelentes! UFA! Acabou os teclados! :kgordo

Dando uma geral nas CPUs, consegui salvar 04 placas-mãe: Nessa foto aparece três delas. Da esquerda pra direita: PC Chips M825G socket 462; MSI MS-7095 socket MPGA 478B e Ecs KM400-M2 socket 462. Já disse antes e repito. A complicação da retrocomputação são as MOBOS. Geralmente as memórias estão boas, o processador está bom. O que mais dá problema depois do HDD que, diga-se de passagem, tem várias opções substitutivas, as MOBOS vão pro vinagre por N razões e não há substitutas para elas. Vá achar uma MOBO de 486 funcionando! Eu tenho apenas uma e tenho um bocado de processadores 486 funcionando.
p_20180812_210509.jpg

Consegui também salvar 04 fontes ATX. Aqui estão 03 delas! A de baixo a esquerda é específica pra Desktops HP, daqueles horizontais fininhos. Queria aproveitar o gabinete mas infelizmente só encaixa MOBO da própria HP que por sinal tava em curto (que novidade!) e não tinha como eu adaptar nada do que tenho aqui. Então foi pra reciclagem!
p_20180812_211244.jpg

Salvei também esses processadores. Na linha de cima: 02 AMD Semprons. Na linha do meio: Intel Celerons de várias gerações. Na linha de baixo, da esquerda pra direita. Mais um Pentium MMX, um Core 2 Duo e um Pentium 4.
p_20180814_105618.jpg

Consegui salvar também esses dois HDDs: O Westerdigital é SATA de 80Gb e o Maxtor é IDE de 40Gb. Todos testados com HDTune sem badblocks, ou seja, funcionando perfeitamente! Por outro lado, foram uns 08 pra reciclagem. :ksnif
p_20180814_165958.jpg

Também salvos da reciclagem esses drivers ópticos, CD-ROMs e Gravadoras de CD/DVD.
p_20180814_170133.jpg

Também escapou da reciclagem esses floppy drivers. Na verdade só dois deles, pois um terceiro abriu o bico e foi pro sal logo após eu tirar essa foto.
p_20180814_180434.jpg

Agora pra finalizar, montei essa máquina: é um Athlon X2 (que não está na foto dos processadores) com uma mobo PC Chips A15G que é a quarta MOBO salva (que não estava na foto das MOBOs acima) com uma quarta fonte que não entrou na foto das fontes acima (mas que é a melhor delas todas) nesse gabinete da Positivo cujo o miolo eu não aproveitei NADA! Usei um dos drivers de CD que está na foto dos CD-ROMs acima como um dos floppy drivers além do HDD de 40GB IDE da Maxtor.
p_20180814_231511.jpg

p_20180814_231445.jpg

p_20180814_231626.jpg

p_20180814_231654.jpg

Mandei muito gabinete bom pra reciclagem. Infelizmente meu parco espaço está no limite e eu não tenho como "estocar" gabinetes. Apesar da marca Positivo não me agradar e apesar de ter uma leve oxidação na parte de trás dele, fiquei com ele por ele ser branco, ser o menor de todos (já que não consegui aproveitar o da HP) e por estar muito novo. Com essa máquina são 07 os PCs que tenho aqui. Abaixo a config da máquina em funcionamento já com o Windows XP SP3 instalado.
p_20180814_230842.jpg

O interessante dessa MOBO é o vídeo integrado da Nvidia. E também por ser um processador AMD, já que basicamente é tudo Intel por aqui. Pra finalizar logo esse post que está imenso, o legal de montar essas máquinas com peças que se desconhece a origem é fazer tudo funcionar a contento. Por exemplo eu quebrei a cabeça pra montar essa CPU. Por razões até então desconhecida ela desligava sozinha. Durante a limpeza, foi colocada pasta térmica nova. A BIOS não acusava superaquecimento o que comprovei com um termômetro lazer que tenho aqui. Monitorei a fonte com multímetro e não era ela também. Depois de muito pastar, me ocorreu de desconectar o botão que liga do gabinete e usar o reset como botão de power. O PC permaneceu ligado e acabou o problema. Ou seja, era o botão do gabinete que tava ruim. Substituí por outro e tudo funcionando como deve estar. Isso que é legal na retrocomputação.

Pra finalizar, existe as miudezas que a gente salva que é irrelevante postar fotos: Coolers, dissipadores, umas memórias RAM, cabos, parafusos, interruptores, etc e etc.

Falow!!! :rox:rox

CARA, pra que tanto teclado?

Vai arrumar um divórcio logo logo HUAEHUAEHAUH
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.462
Pontos
784
Dando um UP no tópico pra mostrar uma coisa pra vocês! Mais algumas "aquisições". Na verdade foi uma doação, não gastei um tostão. Vamos a história por trás :kgay. Essa é a terceira doação que recebo de itens relacionados a retrocomputação. Tudo começou quando eu comentei com alguém que eu estava atrás de algumas peças de computadores antigos. Quem falou com alguém que conhecia outrem e pá, já tinha conseguido a primeira doação. A segunda veio da mesma pessoa. Pra mais detalhes vejam esse meu tópico aqui na pasta Retrô: https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/como-era-ter-um-pc-em-nossas-vidas-nos-anos-90-e-início-de-2000.515178/ OBS: Não está no OP, está pelo tópico. Mas podem ler tudo que o assunto é bacana! :kjoinha

Voltando ao assunto aqui, no inicio da semana passada recebi uma ligação de uma pessoa que estava se mudando, precisava entregar o apartamento e soube através de alguém (que passou meu contato também) que eu teria "destinação" para equipamentos obsoletos. Ele me disse o que tinha e marcamos outro dia pra eu ir buscar. Voltei com o carro abarrotado de coisas. Infelizmente eu não bati fotos (de novo) de como as coisas chegam aqui. A priori tudo vai pra minha varanda, geralmente chega imundo (não foi o caso dessa vez) e como o @The Kong já adivinhou em outra ocasião, a minha esposa fica pistola com a bagunça e a sujeira que essas doações "proporcionam" ao nosso lar (moro em apartamento :kcreu), então tenho que "processar" o "material" pra ver o que presta e o que não presta. Pelo volume geralmente levo de uma semana a um mês pra verificar tudo. Essa última leva demorou 7 dias para eu fazer a triagem. História contatada, vamos ao resultado.
Teclados, muitos teclados! Pra ser exato, foram 28 teclados.... :kduvida Só desse Gateway KB-0447 foram 10! :obrigue
p_20180811_150830_001.jpg

Esse teclado da Gateway é muito gostoso de digitar. Não conhecia, a construção dele é bem robusta, o plástico é grosso incluindo as teclas, que por conta disso são bem difíceis de tirar. Todos eles são padrão PS2 (mini-Dimm) e estão novos, com a serigrafia perfeita. Abaixo, uma foto mais de perto de um deles.
p_20180811_150922.jpg

Sinceramente não sei o que vou fazer com tanto teclado, ainda mais repetidos! Mas não acabou. Ainda faltam 18! :brbr
O próximo também é da Gateway, mas são do modelo SK-9921. Não é robusto como o anterior mas ainda sim com muita qualidade. 03 unidades, todas PS2 (mini-Dimm) também.
p_20180811_151855.jpg

Dando continuidade aos teclados, na foto abaixo, o de cima também é um Gateway, mas não consegui identificar o modelo pois a etiqueta em baixo estava com outra etiqueta colada por cima e quando fui tirar rasgou. :facepalm O do meio é desses teclados genéricos chineses, não tem marca nem modelo (pelo menos não indicado nele ou na etiqueta na parte de trás). O de baixo também é genérico, não tem modelo mas tem marca: Venezyz. :lolwtfTodos são PS2 (mini-Dimm).
p_20180811_152722.jpg

Seguindo em frente temos estes teclados da Dell. O de cima e o do meio são do mesmo modelo RT7D20. Estão novos! O de baixo é o mais judiado em termos de conservação de todos que vou mostrar aqui. Apesar de estar com a serigrafia perfeita e com os pezinhos intactos, ele está bastante amarelado e precisou de amor e carinho pra voltar a funcionar corretamente. Me dei o trabalho pois ele é MECÂNICO! O modelo é RTD5JTW. Todos os DELLs são PS2 (mini-Dimm).
p_20180811_153919.jpg

Continuando com as marcas famosas, temos agora 03 teclados da HP. De cima pra baixo, os dois primeiros são modelo KB-0316 e o de baixo é modelo KB-0133. Todos PS2 (mini-Dimm).
p_20180811_154941.jpg

Ainda da mesma família, temos esses dois teclados modelo KB-0133, agora sob a marca da Compaq. Ambos PS2 (mini-Dimm).
p_20180811_155305.jpg

Agora algo curioso: Esses dois teclados IBM modelo KB-0225 pelo que a etiqueta verde indica, pertenceu ao governo do USA. Nessa etiqueta lemos UNCLASSIFIED U.S. Government Property. Só Deus sabe como eles vieram parar em terra brasilis. :kcopa
p_20180811_154514.jpg

E pra finalizar (os teclados, calma que tem mais :kkk) esses dois teclados genéricos MAXMAX. Um deles estava sem uso na caixa ainda. O que difere esses teclados dos demais mostrados até então é que esses são USB. Agora vocês devem imaginar o trabalho que deu testar cada tecla de cada teclado além de desmontá-los para poder higienizá-los! Como tudo vai pros meus armários, não posso me dar o luxo de deixar passar um ovo de barata ou traça sequer, então a limpeza é cirúrgica! E estamos falando "somente" dos 28 teclados que foram aproveitados, pois teve alguns que foram descartados por estar com algum tipo de problema. Pra mim, não basta só funcionar. Tem que funcionar muito bem, tem que estar com os pezinhos intactos, tem que estar com a serigrafia perfeita. No geral os teclados estão em condições de ótimo a excelentes! UFA! Acabou os teclados! :kgordo

Dando uma geral nas CPUs, consegui salvar 04 placas-mãe: Nessa foto aparece três delas. Da esquerda pra direita: PC Chips M825G socket 462; MSI MS-7095 socket MPGA 478B e Ecs KM400-M2 socket 462. Já disse antes e repito. A complicação da retrocomputação são as MOBOS. Geralmente as memórias estão boas, o processador está bom. O que mais dá problema depois do HDD que, diga-se de passagem, tem várias opções substitutivas, as MOBOS vão pro vinagre por N razões e não há substitutas para elas. Vá achar uma MOBO de 486 funcionando! Eu tenho apenas uma e tenho um bocado de processadores 486 funcionando.
p_20180812_210509.jpg

Consegui também salvar 04 fontes ATX. Aqui estão 03 delas! A de baixo a esquerda é específica pra Desktops HP, daqueles horizontais fininhos. Queria aproveitar o gabinete mas infelizmente só encaixa MOBO da própria HP que por sinal tava em curto (que novidade!) e não tinha como eu adaptar nada do que tenho aqui. Então foi pra reciclagem!
p_20180812_211244.jpg

Salvei também esses processadores. Na linha de cima: 02 AMD Semprons. Na linha do meio: Intel Celerons de várias gerações. Na linha de baixo, da esquerda pra direita. Mais um Pentium MMX, um Core 2 Duo e um Pentium 4.
p_20180814_105618.jpg

Consegui salvar também esses dois HDDs: O Westerdigital é SATA de 80Gb e o Maxtor é IDE de 40Gb. Todos testados com HDTune sem badblocks, ou seja, funcionando perfeitamente! Por outro lado, foram uns 08 pra reciclagem. :ksnif
p_20180814_165958.jpg

Também salvos da reciclagem esses drivers ópticos, CD-ROMs e Gravadoras de CD/DVD.
p_20180814_170133.jpg

Também escapou da reciclagem esses floppy drivers. Na verdade só dois deles, pois um terceiro abriu o bico e foi pro sal logo após eu tirar essa foto.
p_20180814_180434.jpg

Agora pra finalizar, montei essa máquina: é um Athlon X2 (que não está na foto dos processadores) com uma mobo PC Chips A15G que é a quarta MOBO salva (que não estava na foto das MOBOs acima) com uma quarta fonte que não entrou na foto das fontes acima (mas que é a melhor delas todas) nesse gabinete da Positivo cujo o miolo eu não aproveitei NADA! Usei um dos drivers de CD que está na foto dos CD-ROMs acima como um dos floppy drivers além do HDD de 40GB IDE da Maxtor.
p_20180814_231511.jpg

p_20180814_231445.jpg

p_20180814_231626.jpg

p_20180814_231654.jpg

Mandei muito gabinete bom pra reciclagem. Infelizmente meu parco espaço está no limite e eu não tenho como "estocar" gabinetes. Apesar da marca Positivo não me agradar e apesar de ter uma leve oxidação na parte de trás dele, fiquei com ele por ele ser branco, ser o menor de todos (já que não consegui aproveitar o da HP) e por estar muito novo. Com essa máquina são 07 os PCs que tenho aqui. Abaixo a config da máquina em funcionamento já com o Windows XP SP3 instalado.
p_20180814_230842.jpg

O interessante dessa MOBO é o vídeo integrado da Nvidia. E também por ser um processador AMD, já que basicamente é tudo Intel por aqui. Pra finalizar logo esse post que está imenso, o legal de montar essas máquinas com peças que se desconhece a origem é fazer tudo funcionar a contento. Por exemplo eu quebrei a cabeça pra montar essa CPU. Por razões até então desconhecida ela desligava sozinha. Durante a limpeza, foi colocada pasta térmica nova. A BIOS não acusava superaquecimento o que comprovei com um termômetro lazer que tenho aqui. Monitorei a fonte com multímetro e não era ela também. Depois de muito pastar, me ocorreu de desconectar o botão que liga do gabinete e usar o reset como botão de power. O PC permaneceu ligado e acabou o problema. Ou seja, era o botão do gabinete que tava ruim. Substituí por outro e tudo funcionando como deve estar. Isso que é legal na retrocomputação.

Pra finalizar, existe as miudezas que a gente salva que é irrelevante postar fotos: Coolers, dissipadores, umas memórias RAM, cabos, parafusos, interruptores, etc e etc.

Falow!!! :rox:rox

Daqui uns 15 anos meu I7 7700 vai estar com vc kkk
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Dando um UP no tópico pra mostrar uma coisa pra vocês! Mais algumas "aquisições". Na verdade foi uma doação, não gastei um tostão. Vamos a história por trás :kgay. Essa é a terceira doação que recebo de itens relacionados a retrocomputação. Tudo começou quando eu comentei com alguém que eu estava atrás de algumas peças de computadores antigos. Quem falou com alguém que conhecia outrem e pá, já tinha conseguido a primeira doação. A segunda veio da mesma pessoa. Pra mais detalhes vejam esse meu tópico aqui na pasta Retrô: https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/como-era-ter-um-pc-em-nossas-vidas-nos-anos-90-e-início-de-2000.515178/ OBS: Não está no OP, está pelo tópico. Mas podem ler tudo que o assunto é bacana! :kjoinha

Voltando ao assunto aqui, no inicio da semana passada recebi uma ligação de uma pessoa que estava se mudando, precisava entregar o apartamento e soube através de alguém (que passou meu contato também) que eu teria "destinação" para equipamentos obsoletos. Ele me disse o que tinha e marcamos outro dia pra eu ir buscar. Voltei com o carro abarrotado de coisas. Infelizmente eu não bati fotos (de novo) de como as coisas chegam aqui. A priori tudo vai pra minha varanda, geralmente chega imundo (não foi o caso dessa vez) e como o @The Kong já adivinhou em outra ocasião, a minha esposa fica pistola com a bagunça e a sujeira que essas doações "proporcionam" ao nosso lar (moro em apartamento :kcreu), então tenho que "processar" o "material" pra ver o que presta e o que não presta. Pelo volume geralmente levo de uma semana a um mês pra verificar tudo. Essa última leva demorou 7 dias para eu fazer a triagem. História contatada, vamos ao resultado.
Teclados, muitos teclados! Pra ser exato, foram 28 teclados.... :kduvida Só desse Gateway KB-0447 foram 10! :obrigue
p_20180811_150830_001.jpg

Esse teclado da Gateway é muito gostoso de digitar. Não conhecia, a construção dele é bem robusta, o plástico é grosso incluindo as teclas, que por conta disso são bem difíceis de tirar. Todos eles são padrão PS2 (mini-Dimm) e estão novos, com a serigrafia perfeita. Abaixo, uma foto mais de perto de um deles.
p_20180811_150922.jpg

Sinceramente não sei o que vou fazer com tanto teclado, ainda mais repetidos! Mas não acabou. Ainda faltam 18! :brbr
O próximo também é da Gateway, mas são do modelo SK-9921. Não é robusto como o anterior mas ainda sim com muita qualidade. 03 unidades, todas PS2 (mini-Dimm) também.
p_20180811_151855.jpg

Dando continuidade aos teclados, na foto abaixo, o de cima também é um Gateway, mas não consegui identificar o modelo pois a etiqueta em baixo estava com outra etiqueta colada por cima e quando fui tirar rasgou. :facepalm O do meio é desses teclados genéricos chineses, não tem marca nem modelo (pelo menos não indicado nele ou na etiqueta na parte de trás). O de baixo também é genérico, não tem modelo mas tem marca: Venezyz. :lolwtfTodos são PS2 (mini-Dimm).
p_20180811_152722.jpg

Seguindo em frente temos estes teclados da Dell. O de cima e o do meio são do mesmo modelo RT7D20. Estão novos! O de baixo é o mais judiado em termos de conservação de todos que vou mostrar aqui. Apesar de estar com a serigrafia perfeita e com os pezinhos intactos, ele está bastante amarelado e precisou de amor e carinho pra voltar a funcionar corretamente. Me dei o trabalho pois ele é MECÂNICO! O modelo é RTD5JTW. Todos os DELLs são PS2 (mini-Dimm).
p_20180811_153919.jpg

Continuando com as marcas famosas, temos agora 03 teclados da HP. De cima pra baixo, os dois primeiros são modelo KB-0316 e o de baixo é modelo KB-0133. Todos PS2 (mini-Dimm).
p_20180811_154941.jpg

Ainda da mesma família, temos esses dois teclados modelo KB-0133, agora sob a marca da Compaq. Ambos PS2 (mini-Dimm).
p_20180811_155305.jpg

Agora algo curioso: Esses dois teclados IBM modelo KB-0225 pelo que a etiqueta verde indica, pertenceu ao governo do USA. Nessa etiqueta lemos UNCLASSIFIED U.S. Government Property. Só Deus sabe como eles vieram parar em terra brasilis. :kcopa
p_20180811_154514.jpg

E pra finalizar (os teclados, calma que tem mais :kkk) esses dois teclados genéricos MAXMAX. Um deles estava sem uso na caixa ainda. O que difere esses teclados dos demais mostrados até então é que esses são USB. Agora vocês devem imaginar o trabalho que deu testar cada tecla de cada teclado além de desmontá-los para poder higienizá-los! Como tudo vai pros meus armários, não posso me dar o luxo de deixar passar um ovo de barata ou traça sequer, então a limpeza é cirúrgica! E estamos falando "somente" dos 28 teclados que foram aproveitados, pois teve alguns que foram descartados por estar com algum tipo de problema. Pra mim, não basta só funcionar. Tem que funcionar muito bem, tem que estar com os pezinhos intactos, tem que estar com a serigrafia perfeita. No geral os teclados estão em condições de ótimo a excelentes! UFA! Acabou os teclados! :kgordo

Dando uma geral nas CPUs, consegui salvar 04 placas-mãe: Nessa foto aparece três delas. Da esquerda pra direita: PC Chips M825G socket 462; MSI MS-7095 socket MPGA 478B e Ecs KM400-M2 socket 462. Já disse antes e repito. A complicação da retrocomputação são as MOBOS. Geralmente as memórias estão boas, o processador está bom. O que mais dá problema depois do HDD que, diga-se de passagem, tem várias opções substitutivas, as MOBOS vão pro vinagre por N razões e não há substitutas para elas. Vá achar uma MOBO de 486 funcionando! Eu tenho apenas uma e tenho um bocado de processadores 486 funcionando.
p_20180812_210509.jpg

Consegui também salvar 04 fontes ATX. Aqui estão 03 delas! A de baixo a esquerda é específica pra Desktops HP, daqueles horizontais fininhos. Queria aproveitar o gabinete mas infelizmente só encaixa MOBO da própria HP que por sinal tava em curto (que novidade!) e não tinha como eu adaptar nada do que tenho aqui. Então foi pra reciclagem!
p_20180812_211244.jpg

Salvei também esses processadores. Na linha de cima: 02 AMD Semprons. Na linha do meio: Intel Celerons de várias gerações. Na linha de baixo, da esquerda pra direita. Mais um Pentium MMX, um Core 2 Duo e um Pentium 4.
p_20180814_105618.jpg

Consegui salvar também esses dois HDDs: O Westerdigital é SATA de 80Gb e o Maxtor é IDE de 40Gb. Todos testados com HDTune sem badblocks, ou seja, funcionando perfeitamente! Por outro lado, foram uns 08 pra reciclagem. :ksnif
p_20180814_165958.jpg

Também salvos da reciclagem esses drivers ópticos, CD-ROMs e Gravadoras de CD/DVD.
p_20180814_170133.jpg

Também escapou da reciclagem esses floppy drivers. Na verdade só dois deles, pois um terceiro abriu o bico e foi pro sal logo após eu tirar essa foto.
p_20180814_180434.jpg

Agora pra finalizar, montei essa máquina: é um Athlon X2 (que não está na foto dos processadores) com uma mobo PC Chips A15G que é a quarta MOBO salva (que não estava na foto das MOBOs acima) com uma quarta fonte que não entrou na foto das fontes acima (mas que é a melhor delas todas) nesse gabinete da Positivo cujo o miolo eu não aproveitei NADA! Usei um dos drivers de CD que está na foto dos CD-ROMs acima como um dos floppy drivers além do HDD de 40GB IDE da Maxtor.
p_20180814_231511.jpg

p_20180814_231445.jpg

p_20180814_231626.jpg

p_20180814_231654.jpg

Mandei muito gabinete bom pra reciclagem. Infelizmente meu parco espaço está no limite e eu não tenho como "estocar" gabinetes. Apesar da marca Positivo não me agradar e apesar de ter uma leve oxidação na parte de trás dele, fiquei com ele por ele ser branco, ser o menor de todos (já que não consegui aproveitar o da HP) e por estar muito novo. Com essa máquina são 07 os PCs que tenho aqui. Abaixo a config da máquina em funcionamento já com o Windows XP SP3 instalado.
p_20180814_230842.jpg

O interessante dessa MOBO é o vídeo integrado da Nvidia. E também por ser um processador AMD, já que basicamente é tudo Intel por aqui. Pra finalizar logo esse post que está imenso, o legal de montar essas máquinas com peças que se desconhece a origem é fazer tudo funcionar a contento. Por exemplo eu quebrei a cabeça pra montar essa CPU. Por razões até então desconhecida ela desligava sozinha. Durante a limpeza, foi colocada pasta térmica nova. A BIOS não acusava superaquecimento o que comprovei com um termômetro lazer que tenho aqui. Monitorei a fonte com multímetro e não era ela também. Depois de muito pastar, me ocorreu de desconectar o botão que liga do gabinete e usar o reset como botão de power. O PC permaneceu ligado e acabou o problema. Ou seja, era o botão do gabinete que tava ruim. Substituí por outro e tudo funcionando como deve estar. Isso que é legal na retrocomputação.

Pra finalizar, existe as miudezas que a gente salva que é irrelevante postar fotos: Coolers, dissipadores, umas memórias RAM, cabos, parafusos, interruptores, etc e etc.

Falow!!! :rox:rox
rapaz... o cara que te doou as peças gostava de teclados... ou tinha medo de ficar sem teclados num apocalipse zumbi...kkkkk
Governo americano? o cara deve ser espião... estes teclados devem estar com keylogger mecânico instalados dentro... kkkkk
O que fazer com tanto teclado? eu faria o seguinte.... pega controles de videogame da china ou originais que estejam estragados, pega a placa lógica dos teclados, segue as trilhas e faz controles (baseados nas teclas do teclado) então vc terá controles funcionais para PC.... bastando apenas configurar as teclas no emulador ou jogo de preferência...
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.659
Reações
14.235
Pontos
503
Caramba Piga, quanta coisa você ganhou, eu já ganhei muita coisa também, mas não tanta assim de uma vez... :klol

Uma vez um amigo de outro fórum me doou algumas peças preciosas de PC, alguns drives de 5 1/4 em ótimo estado, um zip drive interno, vários disquetes de 5 1/4, inclusive uma caixa lacrada, e mais alguns mouses que eu não tinha, a patroa dele queria liberar espaço, e ele teve que se desfazer de bastante coisa, e como ele queria deixar com alguém que realmente quisesse e cuidasse, ele acabou doando os itens para mim, e até hoje tenho todos eles, já faz uns 5 ou 6 anos. Eu achei legal a atitude dele, pois dependendo de quem a pessoa doa, pode ser que quem ganhe passe nos trocos em minutos... :klol

Se você não souber o que fazer com tantos teclados eu dou uma sugestão, como você ganhou eles, sugiro doar para quem precise, mas não doar tudo para uma só pessoa, e sim um de cada para quem realmente for aproveitar, que realmente precise, e caso você consiga outros itens e peças que não tenha onde guardar e queira se desfazer, acho legal montar PCs e doar para instituições, só escolha o lugar certo para isso, que realmente ajude pessoas, pois tem muitas instituições picaretas por ai, que só pegam os itens e revendem para ficar com o dinheiro só para eles, e a gente achando que esta nas mãos de pessoas necessitadas...
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.691
Reações
2.838
Pontos
1.334
Piga, vendo sua coleção de teclados me bateu uma curiosidade.

Hoje em dia os computadores não têm mais entrada PS2, é tudo USB. Por acaso existe adaptador de PS2 para USB ?
 

NIETTO.U2

Veterano
Mensagens
298
Reações
255
Pontos
109
Yo!!

Para montar meu setup retrô, eu comprei um adaptador que de um lado é usb e do outro 2 ps2 (um para teclado e outro para o mouse).

Funcionou perfeitamente e tem outros tipos diferentes de adaptores também no ML.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.692
Pontos
1.048
Piga, vendo sua coleção de teclados me bateu uma curiosidade.

Hoje em dia os computadores não têm mais entrada PS2, é tudo USB. Por acaso existe adaptador de PS2 para USB ?
Sim existe. Funciona perfeitamente. Geralmente eles são assim:
adaptador-usb-ps2-teclado-e-mouse-985a32e5.jpg

A entrada roxa é pra teclado e a verde é para mouse. Pode-se usá-las individualmente (só mouse ou só o teclado), não precisa ter os dois conectados simultaneamente não.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.659
Reações
14.235
Pontos
503
Eu tenho um adaptador desses quase igual, só é preto, funciona até no meu Nintendo Wii e as vezes uso nele para rodar Windows 1.0 e 3.1 no DOSBOX :klol

Esses tempos um camarada me deu um outro, mas não funcionou, ele era só um fio USB pequeno ligado a duas entradas uma do lado da outra.

Vendo o seu gabinete eu não curto a marca Positivo também, mas esse seu esta bem inteiro e bonito, pior que apesar da marca, ela tem alguns gabinetes bem bonitos também, eu tenho um PC dela com socket 775, o gabinete dele é preto e tem umas portas de plástico nas baias, só não me agrada a marca dele na frente, mas gosto muito desse gabinete, quero turbinar ele, já adicionei mais memória e um processador Pentium 4 Dual Core, antes era um Celeron, só estou atrás de uma placa de vídeo agora :klol

 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.692
Pontos
1.048
Eu tenho um adaptador desses quase igual, só é preto, funciona até no meu Nintendo Wii e as vezes uso nele para rodar Windows 1.0 e 3.1 no DOSBOX :klol

Esses tempos um camarada me deu um outro, mas não funcionou, ele era só um fio USB pequeno ligado a duas entradas uma do lado da outra.

Vendo o seu gabinete eu não curto a marca Positivo também, mas esse seu esta bem inteiro e bonito, pior que apesar da marca, ela tem alguns gabinetes bem bonitos também, eu tenho um PC dela com socket 775, o gabinete dele é preto e tem umas portas de plástico nas baias, só não me agrada a marca dele na frente, mas gosto muito desse gabinete, quero turbinar ele, já adicionei mais memória e um processador Pentium 4 Dual Core, antes era um Celeron, só estou atrás de uma placa de vídeo agora :klol

Então, pelo menos o meu gabinete a escrita da marca positivo é mais discreta, o seu tem um destaque muito grande pelo cromado sobre o preto.

Eu tenho processador e mobo aqui, só não monto um Pentium 4 pois o único pente de RAM de 1GB que tenho aqui pra essa placa está ruim, só funciona 256 mega, só uso pra testes, ou seja, bootar a máquina.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.659
Reações
14.235
Pontos
503
Então, pelo menos o meu gabinete a escrita da marca positivo é mais discreta, o seu tem um destaque muito grande pelo cromado sobre o preto.

Eu tenho processador e mobo aqui, só não monto um Pentium 4 pois o único pente de RAM de 1GB que tenho aqui pra essa placa está ruim, só funciona 256 mega, só uso pra testes, ou seja, bootar a máquina.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
Pois é, só isso enfeia esse meu, mesmo assim o gabinete é bom, um dia que a placa mãe dele for para o saco ainda quero montar um PC mais atual nele :klol

Putz, PCs Pentium 4 e Celerons similares com socket 478 e 775 são os que mais tenho aqui... Acho que tenho uns 4 PCs funcionais. Mas as memórias DDR1 e DDR2 são o que ferram esses PCs, só tenho duas ou três DDR1 que funcionam numa boa, e as DDR2 são as que mais dão pau... E pior que só as memórias maiores que me dão problemas, as DDR1 só tenho uma de 1 GB boa, antes tinha outra igual que deu problema e não funcionou mais, as outras uma é de 256 MB e a outra de 512... E as minhas DDR2 só as de 2 GB que me estragam... Em compensação tenho uma de 256 MB que catei do lixo e estava imunda, mas funciona que uma beleza... :facepalm
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Os teclados de hoje em dia estão cada vez mais "lixo"... o teclado que uso em meu PC é de meados de 2000... nestes casos é bom ter um adaptador destes de usb e realmente ter em casa um teclado que preste.
 

rounindx

Bam-bam-bam
Mensagens
174
Reações
448
Pontos
248
Esses dias me doaram umas peças, uma placa ABIT SG-95 (LGA 775) com espelho, Fonte EVGA 400W bronze, um gabinete preto genérico de 4 baia, coloquei um HD de 40GB da Maxtor ATA, 2GB de RAM (DDR2), processador Celeron 420 (FSB 800Mhz, essa placa não suporta processadores com FSB maior ou menor) e tentei colocar uma placa de video ATI HD 5450 de 1GB mas não aceitou nem a pau, essa placa mãe é bem problemática, chipset SiS, quando dava video pela GPU não instalava os drivers, ficava 640x480 e 16 cores, depois que desisti e fui procurar os drivers da IGP soube que não funcionaram também no Windows 7 x86, por causa de uma briga entre a SiS e a Microsoft, nem desabilitando as verificações de certificado de drivers pelos comandos no CMD. Perdi um fim de semana mexendo nessa máquina, no fim joguei ela num canto, quando achar outro kit "quase de graça" eu coloco ali, o plano era fazer funcionar e doar pra alguém carente, sem grana pra montar um PC básico, mas fazer o que.

Meses atrás eu doei alguns PCs bem usáveis, um Athlon II x2 com 4GB de ram DDR3 e uma Geforce 9500GT da Zogis de 1GB, com monitor LCD 19 da AOC e tudo. O amigo que recebeu ficou muito agradecido, tá desempregado a anos e deu pra até fazer uns frelas de programação com esse PC, paguei até o frete.

Outro foi um Duron 1.2Ghz, tava inteirinho, foi até com kit multimídia e monitor de tubo de 15" e um controle de PS2, Com uma Geforce 3 TI ainda rodava altos emuladores.

Pra um primo eu consegui um Core2 Duo E7500, com 4GB de ram DDR2 e até consegui uma GTX650ti que tinha caido na minha mão por R$300, roda muita coisa ainda, mesmo dando um put* gargalo com esse dual core. :klol

Minha casa é muito pequena, eu curto mexer com hardware, mas um PC de cada vez e sempre acaba indo pra alguém. Meu estoque de hardware usado tá baixo, até cabos. Terminando de montar esse PC vai ser o último por um bom tempo.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.659
Reações
14.235
Pontos
503
Caramba, esse Athlon II x2 parece ser melhor que o que eu tenho aqui, o meu eu montei usando sucatas, e ele ainda tem 2 GB de ram DDR3 e vídeo onboard :klol

Ano passado negociei umas coisas com um primo meu, e ele me deu um gabinete casepobre cheio de coolers, ai não tinha nada nele, e descobri uma loja de usados que vendia peças de PC sem teste, e consegui achar nela uma placa mãe com um Athlon II x2 de 3.0 Ghz, comprei ela suja por 5 reais, nem sabia que processador era se era Intel ou AMD, ai limpei ela, troquei a pasta térmica e levei um susto quando vi que processador era, e que ela funcionou...



Dias depois fui na mesma loja e achei uma memória DDR3, comprei por 5 reais também e funcionou, faz mais de 1 ano que não consigo ir nessa loja, mas preciso ir lá de novo, quero montar um PC só com peças achadas lá :klol

A placa mãe em questão é essa aqui:



Depois que limpei ela ficou bem novinha, fui pesquisar sobre ela e ainda é vendida, e custa quase 300 reais, não sei porque raios uma placa dessas foi parar nessa loja de usados, tipo o Mensageiros da caridade, tinha até o espelho original dela :kwow
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.692
Pontos
1.048
Caramba, esse Athlon II x2 parece ser melhor que o que eu tenho aqui, o meu eu montei usando sucatas, e ele ainda tem 2 GB de ram DDR3 e vídeo onboard :klol

Ano passado negociei umas coisas com um primo meu, e ele me deu um gabinete casepobre cheio de coolers, ai não tinha nada nele, e descobri uma loja de usados que vendia peças de PC sem teste, e consegui achar nela uma placa mãe com um Athlon II x2 de 3.0 Ghz, comprei ela suja por 5 reais, nem sabia que processador era se era Intel ou AMD, ai limpei ela, troquei a pasta térmica e levei um susto quando vi que processador era, e que ela funcionou...



Dias depois fui na mesma loja e achei uma memória DDR3, comprei por 5 reais também e funcionou, faz mais de 1 ano que não consigo ir nessa loja, mas preciso ir lá de novo, quero montar um PC só com peças achadas lá :klol

A placa mãe em questão é essa aqui:



Depois que limpei ela ficou bem novinha, fui pesquisar sobre ela e ainda é vendida, e custa quase 300 reais, não sei porque raios uma placa dessas foi parar nessa loja de usados, tipo o Mensageiros da caridade, tinha até o espelho original dela :kwow
Essa loja seria no RJ?

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.659
Reações
14.235
Pontos
503
Essa loja seria no RJ?

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
Não, é em Porto Alegre, RS.

É uma loja que vende doações, a maioria itens de escritório de firmas que fecham, e eles acabam doando tudo para lá, ai vem muitos computadores e o que não funciona 100%, eles depenam e vendem qualquer peça a 5 reais. Mas tudo no estado e sem teste.

Eu fui umas 5 vezes lá ano passado e consegui pegar uns HDs, tudo IDE, algumas memórias e placas, uns 60% funcionaram, mas só algumas dessas coisas já valeram 100% a pena eu ter ido lá, essa Placa mãe e a memória DDR3 eu peguei nas última vez que fui. Faz mais de 1 ano e meio que não consigo ir lá, isso que fica a uns 2 KM de casa, não vou lá de medo por ser em um lugar perigoso, e bem perto de um presídio albergue, o lugar também é meio assustador, cheio de coisas amontoadas, parece um cenário do Massacre da serra elétrica :klol

Uma hora pretendo ir lá de novo.
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.462
Pontos
784
Piga, vendo sua coleção de teclados me bateu uma curiosidade.

Hoje em dia os computadores não têm mais entrada PS2, é tudo USB. Por acaso existe adaptador de PS2 para USB ?

as motherboard atuais ainda vem com UM conector PS2
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.912
Pontos
803
Não sei se é frescura da minha parte, mas vocês também tem problemas pra usar teclado de membrana depois de usar teclado mecânico depois de tanto tempo? Eu até uso, mas não consigo por muito tempo, a sensação tátil e a falta do barulho é muito esquisito pra mim.
 

Marculino

Bam-bam-bam
Mensagens
10.219
Reações
7.444
Pontos
419
Excelente tópico, nostalgia pura! Meu primeiro PC foi um 486 DLC, jogava nele aquele jogo de ski do windows 3.1, Prince of Persia, Out of this World, F1 Grand Prix... tudo copiado na marra em disquete. Pouco tempo depois meu pai comprou o kit creative 2x, aí mudou da água pro vinho! Jogos como NFS 1, Phantasmagoria, Heretic, Full Throttle, The Dig dentre vários outros clássicos... Bons tempos.
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.462
Pontos
784
agora podia navegar no meu segundo computador, o Dreamcast! Apesar das limitações do Dreamcast ele quebrou um galho, usava para baixar saves, ver alguma coisa pela rede, especialmente datas de eventos pela cidade, conhecer apenas o nome de bandas para comprar o CD nas lojas, e claro, ver pornografia

Achamos o lendário Leonan

:coolface:coolface
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Meu primeiro contato com PC foi em 1995, um Pentium 133mhz com 16mb de ram e o famoso kit multimidia da creative, CD, caixinhas de som, um microfone e uma placa de video basica Trident 1mb. Me diverti muito nessa epoca, considero uma das mais felizes da minha carreira gamer. Games como Doom, Quake, Duke Nuken, Tomb Raider, Syberia, fora alguns classicos da SEGA como Virtua Fighter, Sonic and Knucles, Virtua Cop. Desde lá nunca larguei o pc.
 
Topo Fundo