O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como foi seu primeiro contato com videogames? E qual o seu primeiro console?

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.260
Reações
15.497
Pontos
1.524
primeiro_contato_console.jpg

Há algum tempo tenho essa curiosidade aqui na pasta Retrospace: como vocês conheceram videogames e qual o primeiro console que tiveram?

Se me lembro bem, a primeira vez que vi um videogame foi na casa de um (já falecido) primo, ele jogando Atari. Foi uma hipnose ver aquilo, aquele monte de cores se mexendo e ele de alguma forma controlando a tela.

Meu primeiro videogame foi justamente um Atari por conta disso mesmo. Ganhei um acho que em 1987 ou 88, lembro nitidamente de jogar Pitfall na hora da propaganda politica de 88, depois desligar e ir dormir. Como era uma unica TV, o tempo de jogatina era contado!

E vocês? Quais experiências tem pra contar?
 

knOx_DF

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.708
Reações
3.466
Pontos
1.019
Foi tão cedo que nem me lembro. Eu tinha um Atari 2600 (acho que era um clone tipo Dactar).
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Primeiro contato foi no atari e PC, mas o primeiro VG foi o megão... quando vi aquele console pensei... "pronto... agora os caras acertaram... não precisam construir mais nada depois disso"... rsrsrs
 

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.230
Pontos
333
Eu tenho 2 irmãos por parte de pai. Um 3 anos mais velho e o outro 2 anos mais velho.
Quando criança meu pai sempre me levava pra passar os fins de semana na casa deles, com eles e a mãe deles. Eu ia lá e eles iam na minha casa, então crescemos com muito contato. Apesar de mães diferentes e casas diferentes meu pai enquanto vivo sempre teve o cuidado de nós aproximar.
Meu primeiro contato foi inclusive na casa deles. Isso por volta de 1985/1986..num Atari 2600.
Meu primeiro console foi o mesmo Atari 2600. Herdado deles.
Tive Atari até por volta de 1990, quando minha mãe comprou para mim um Master System.
Tenho um carinho todo especial com o Atari, afinal joguei somente ele de 1987-1990.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
O primeiro contato com videogame, não me lembro.

Primeiro Console: Atari 2600, presente do meu pai para os filhos. Mas era de todos.

Primeiro console pra "chamar de meu" foi um Master System.
 

Wellington S.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.144
Reações
2.017
Pontos
703
O primeiro contato com videogames que eu tive foi com o Super Nintendo, o primeiro jogo acho que foi Super Mario World, e foi também o Super Nintendo o primeiro console que eu tive também.
 


Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Foi na casa do meu então vizinho, eu tinha 5 anos. O jogo era River Raid, no Atari 2600. Mas não me empolgou não. Primeira vez que videogame realmente me causou uma impressão foi aos 7 ou 8 anos, na casa de um amigo da escola, era Rock 'n' Roll Racing no SNES. Aí eu imediatamente passei a querer ter um videogame, que veio a se concretizar meses depois com um Dynavision 3.
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
o primeiro contato eu não vou lembrar .. e tão pouco poder especificar
eu sei que um tio da minha mãe, vizinho nosso tinha um atari que era dos filhos dele que tem a minha idade hj + ou - .. então pode ter sido esse
mas também, tenho uns flashes de memória de um, não sei se parente, ou amigo dos meus pais que eu cheguei a visitar algumas poucas vezes na infancia .. e lembro de ter visto e talvez jogado algo lá ... só não sei especificar o que ...
e por ultimo, lembro que a primeira vez que vi um pc na vida foi quando meu pai foi fazer um conserto na casa da diretora da pré escola que eu ia, e eu fui junto com ele ... e lembro de ter visto a filha dela jogar num computador

* essas 3 lembranças são coisas com 5 anos ou menos ... eu não me recordo com exatidão ... honestamente não sei dizer o que veio primeiro
dificil também ser um arcade, pois , apesar de ja ter visto um, naquele tempo eu não conseguia ficar de pé pra jogar ...

meu palpite é que o pc veio primeiro ..e o atari do tio, embora vizinho, naquele tempo eu ia pouco lá ..

o primeiro console foi o master system . que ganhei em meados de 92
 

Rick_Taylor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.444
Reações
5.457
Pontos
703
Primeiro contato foi com O Atari 2600 da Polyvox na antiga UD no Anhembi (Feira de Utilidade Domésticas) que nos anos 80 não vendia nada, servia para as empresas mostrarem os produtos que iriam sair no futuro (quase uma CES hoje em dia). Ir nessa feira era um programa obrigatório na minha família e ver aquela coisa ligada na teve que você podia interagir foi algo fenomenal.

O primeiro videogame também foi um Atari 2600 que ganhei no natal (acho que em 83 ou 84). Como os jogos eram simples conseguia fazer todos na minha casa jogarem, jogar com meu pai é uma lembrança que tenho até hoje. Bons tempos :ksnif
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.600
Reações
2.912
Pontos
1.264
Meu primeiro contato foi com o Atari na casa de meu primo, o jogo foi Seaquest.

seaquest1.png

E o primeiro console foi o Turbo Game. Saudades. :ksnif
909808010307447.jpg
 

RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
Atari ... Meu primeiro foi um 2600 da polyvox que estava na casa da minha mãe até pouco tempo atrás ...
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
Como a maioria do pessoal aqui, meu contato foi com o atari. lá pelos idos pré-históricos de 1987.
Meus tios que tinham, e tinham vários cartuchos.
Fiquei louco por aquilo, e uns 2 anos depois, ganhei um dactar.
Daí viciei e nunca mais parei.
O interessante da minha história é que quando fomos comprar o dactar, na mesma loja tinha um recém-lançado mega drive americano (tectoy nem tinha lançado por aqui).
Estava passando Altered Beast e meu pai ficou impressionado com aquilo, ao ponto de querer fazer a loucura de compra-lo.
E eu, criança idiota que era, queria comprar o videogame "da minha tia" e rejeitei o megão pra ficar com o clone de atari :facepalm
A única coisa que me impede de me auto chutar na bunda por isso é que tenho certeza que quando meu pai visse o preço da máquina da sega ia cair pra trás.
O dactar já foi um sufoco pra comprar, imagina se ele, trabalhador, ia ter dinheiro pra um 16 bit importado. A empolgação ia passar na hora:kkk
 

Gentilhomem

Bam-bam-bam
Mensagens
3.759
Reações
11.171
Pontos
303
O Super nintendo do meu tio foi o meu primeiro contato, depois eu tive um dynavision.
 

DouglaSPFC

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.788
Reações
5.029
Pontos
714
Mortal Kombat, no fliperama de um boteco que tinha na rua que eu morava.
Meu primeiro video game foi um Top Game (clone do nintendinho). lembro que quando meu pai comprou, foi o amigo do meu irmão para ajudar a plugar o que tinha que ser plugado, e quando funcionou esse meu amigo soltou um "que muito loco" a cara de satisfação que meu pai fez quando ele falou isso é algo que nunca vou esquecer.
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.220
Reações
3.980
Pontos
1.109
Meu primeiro contato com os videogames foi com o Atari 2600 que joguei pela primeira vez na casa de uns primos de segundo grau em 1985 quando morava no Rio de Janeiro. Mas não me lembro de qual jogo tinha jogado na época.

Mas antes disso já tinha jogado em um fliperama do Barra Shopping em máquinas como Galaga,Rally X e Sea Fighter Poseidon.

Entre 85-86 ganhei um Atari 2600 com 4 cartuchos: Enduro,Megamania e um cartucho com 2 jogos que eram Space Invaders e Seaquest.
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.913
Reações
16.940
Pontos
1.524
Primeiro contato foi River Raid, acho que em 1992/1993. Meu primeiro VG foi um Mega Drive usado em 1995/1996
 

Jack B

Bam-bam-bam
Mensagens
71
Reações
399
Pontos
223
Primeiro contato foi com a maquina do Mortal 1, e o meu primeiro vídeo game foi o mega drive.
 

Rodrigocfb

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.658
Reações
3.599
Pontos
1.354
Nao lembro o ano (acho que 86 ou 87), quando ganhei o Odyssey dos meus pais com Didi na Mina Encantada e o jogo 3 em 1 que vinha nele.

Lembro de jogar bastante, mas nao tenho certeza do ano...

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
 

No Man's sky

Veterano
Mensagens
506
Reações
659
Pontos
133
n lembro, mas foi na casa do vizinho, ele tinha um atari e por passar muito tempo la com meus irmãos. meus pais acabaram fazendo um esforço e comprou um dactar pra a gente. lembro q ninguém falava em nintendinho nessa epoca.
 

thiagoencd

Bam-bam-bam
Mensagens
165
Reações
181
Pontos
469
Meu primeiro contato foi na casa de um primo que tinha um Atari 2600 Polyvox. Não lembro o jogo especificamente, mas lembro que a gente jogava em uma Tv preto e branco ainda e lembro de Megamania, Seaquest, River Raid, Frogger, Enduro, Superman, Freeway, Mr. Postman e Bobby is going home. Depois pedi um pra minha vó e ganhei um Dactar no natal com um cartucho de 4 jogos. Não me lembro quais eram os jogos e nem em que ano aconteceu, mas é isso ai.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.262
Reações
2.377
Pontos
453
Que eu me lembre, meu primeiro contato foi com o snes no inicio dos anos 90, quando meu pai tinha um, mas tenho muita pouca recordação desse snes dele, eu era muito pequeno, logo ele comprou o play 1.
 

linkmau

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
777
Reações
1.621
Pontos
574
A primeira vez que vi um videogame, foi na casa de um primo. Foi um Atari, e posso dizer que foi amor a primeira vista :kpaixao
Depois disso, se seguiu uma "briga" pra comprar um videogame, fui várias vezes nas Casas Bahia pra comprar um Nintendinho e meu Pai sempre achava muito caro...realmente era muito caro. Resumindo só comprei o meu primeiro videogame quando comecei a trabalhar...primeiro salário comprei um Turbo System(nes) com Battletoads :kluv
Foram muitas brigas, com minha família....porque naquela época só tinha 1 TV :klol
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.024
Reações
102.530
Pontos
1.299
A primeira vez que vi foi na casa de um tio meu, ele tava jogando um NES emprestado, era um jogo de corrida que penso hoje ser o Rad Racer, isso devia ser lá pelo meio de 89/90. Meu primeiro console foi um Master de segunda mão, daqueles com Hang-On, Safari Hunt e labirinto escondido na memória, isso lá pelos idos de 92, fortes emoções me aguardavam :klol
 

Taluigi

Ser evoluído
Mensagens
82
Reações
166
Pontos
43
Lembro que foi com um Dynavision 3, meu primeiro jogo que joguei na vida oi o primeiro Contra do NES. Porém o jogo estava modificado e já vinha com 30 vidas, então o jogo estava bem fácil fácil. Infelizmente o video-game não ligava mais. Por sorte, esses famiclones estavam por todo canto e consegui ter um Dynavision Radical. Comecei a jogar mais e mais jogos, como Gradius, Adventure Island, e mais.
Depois percebi que dava para colocar outros e jogos e não aqueles que já vinha com o console, tive uma fita que vinha com o Sonic the Hedgehog pirata, eu achava que era mentira porque isso só tem em vídeo-game da TecToy, mas por incrível que pareça era real.
Tem um jogo que até hoje eu quero zerar, o Spelunker II. é um jogo complicadíssimo que está em Japonês. Eu não sei para onde ir, o que eu devo fazer.
 

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.607
Reações
14.377
Pontos
1.053
Acho que foi nos Arcades que apareciam no parque próximo a minha casa nas festas juninas.

Vários consoles passaram por minhas mãos, mas foi o PS1 o primeiro que podia chamar de meu mesmo (presente de um dos meus irmãos).
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.755
Reações
7.643
Pontos
1.264
Sempre respondi a essa pergunta dizendo que foi o jogo Alex Kidd, do Master System na casa de um primo, mas minha memória me enganou: foi o jogo Seaquest, jogado na casa de outros primos quando eu tinha 8 ou 9 anos.
Nunca me interessei por ele ou pelo Atari, talvez por causa da simplicidade de gráficos e sons.
Já existia Atari em 1982 ou 1983?

Meu primeiro VG foi o Mega Drive 3, da Tec Toy, comprado em dezembro/1996 e ainda funciona. Eu o guardei nesse último domingo após mais de um mês re-jogando meus jogos favoritos.
 
Ultima Edição:

Deus-da-Destruição

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.466
Reações
28.597
Pontos
1.024
Sou de uma família meio pobre e não tive luxos na infância, então tudo que tive foi tarde, inclusive meu primeiro vídeo game.
Mas me lembro como se fosse ontem, estava eu com 7 anos, sentado no sofá assistindo Trapalhões em um domingo frio do mês de Julho, quando o vizinho da frente da minha casa na época, dono de um misto de mecânica, funilaria e ferro velho, chama meu pai no portão oferecendo um negócio pra ele.
Só meu pai foi e logo depois de um tempo, meu pai me grita no portão pra ver uma coisa, chegando lá no ferro velho, tinha uma cadeira com uma tv e uma coisa colorida na tela com barulhos esquisitos, era um ATARI 2600 com o jogo PAC-MAN. Foi amor a primeira vista e logo ja me interessei e fiquei jogando enquanto meu pai conversava com o cara.
Ele disse que arrumou um carro pra um cara e o maluco não tinha grana e deu esse video game pra ele, que ofereceu pro meu pai, só que ele achou caro e não aceitou.
Estávamos construindo nossa casa e só meu pai trabalhava, então todo o dinheiro era para contas e comida, nada de luxo.
Somente depois de 3 anos, já na época do Super Nintendo que meu pai pode comprar um Clone do Atari Milmar com 128 jogos na memória, com muito custo.
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.219
Reações
5.355
Pontos
703
no natal de 1983 meu pai foi numa Casas Bahia comprar móveis e nossa primeira TV colorida uma Mitsubishi caixa de madeira que durou assombrosos 26 anos!!!!
ai fiquei vendo e jogando pois o atendente deixou um videogame chamado Intellivision, que tinha um controle pavoroso, e era parecido com o Atari. Enchi o saco de meu pai mas não ganhei ele para eu e meus 3 irmãos.

no natal de 1984 eu e meus irmãos ganhamos para a família um super game cce, acredito que melhor em sua construção do que o Atari. Nossa isso foi mágico. Sou doido para ter um aqui mas a situação atual n me permite.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.410
Reações
7.479
Pontos
453
Meu primeiro contato com games foi através do Game Boy "tijolo" de um primo meu em 95 ou 96, não lembro muito bem. Nesse mesmo dia, também ganhei o meu primeiro console.

Meu primo tinha uma fita pirata com vários games e o primeiro que vi e joguei foi Tetris. Alguns poucos segundos depois, minha mãe volta da rua para casa com a caixa enorme do Super Nintendo + Super Mario World e me deseja feliz aniversário dando um abraço bem apertado. O resto é história...:kbeca
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.181
Pontos
634
Primeiro contato foi com uns 9 anos, quando passava na casa de um colega para irmos juntos para a escola à tarde. Ele tinha lá um Atari 2600 ligado numa tevê Telefunken preto-e-branco de 20 polegadas. Ele tinha muitos irmãos na mesma faixa de idade e fazia-se uma fila enorme para cada um jogar. Mundo completamente mágico e inimaginável pra mim. Enduro e Pac-man eram os mais jogados, mas tinha também Megamania, Keystone Kepers, River Raid e Pitfall.

Tinha pouquíssimas condições na época e passei anos serrando controle de Atari na casa de amigos, até que apenas em 1988 minha mãe parcelou um Atari 2600 no carnê do Mappin. A essa altura eu já tinha contato com arcades [que eu chamava de "jogo de bar"] e já sacava que na versão de Pac-man de arcade o visual era melhor e que cada fantasminha tinha a sua própria cor característica.

Muito ingênuo, eu imaginava que quando enfim fosse jogar Atari numa tevê em cores os fantasminhas de Pac-man assumiriam cada um uma cor distinta, como no arcade. Pois vejam, até tevê em cores eu demorei muito para ter. Aí quando vi que o buraco era muito mais embaixo e que até as frutinhas que apareciam se movendo no labirinto da versão arcade eram substituídas na versão do Atari sempre por uma "caixa" imóvel e sem graça que surgia logo abaixo da "casinha dos fantasmas", pensei: "... ei.. isso não está certo". :klol Sim, até existe a versão de Atari com fantasmas coloridos, que ainda perdia em visual para o arcade, mas eu não conhecia. Só sabia da versão mais clássica mesmo. Esta:

timthumb.php


Depois meu irmão começou a trabalhar e um dia chegou em casa com um Top Game da CCE e o resto é história. Passei sempre muito tempo jogando cada console que tive em todas as gerações. Curiosidade: Playstation 2 foi um dos poucos que nunca tive, por motivo de "força maior": surgiu um tal de Xbox que, destravado, trazia praticamente todos os videogames + arcades [de verdade] que eu tinha ou não jogado para a tela da minha tevê, uma verdadeira caixa de pandora.

Alcançadas minha independência financeira e fase adulta, mantenho todos esses aí na assinatura abarrotados de jogos + steam com apenas 17 jogos.

A trajetória dos games é uma das cosas mais fascinantes que já vivenciei.
 
Ultima Edição:

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.689
Pontos
1.048
Já contei essa história antes mas é sempre gostoso de lembrar novamente. O relato a seguir é o que minha mãe conta, já que minhas memórias são obscuras.....

Em 1984 o ATARI 2600 era febre aqui no Brasil. Por conta disso meu pai comprou um pra ele, da Polyvox com intuito de jogar, o que ele nunca fez. Eu tinha 04 anos na época e a única lembrança clara que eu tenho desse período é ter aprendido a jogar o Missile Command (que veio junto com o aparelho). Então o primeiro console e o primeiro jogo que joguei na vida foram respectivamente o ATARI 2600 e o Missile Command.

Minhas memórias mais recentes são já com 6, 7 anos de idade jogando jogos como Freeway, Frostbite, Pitfall, River Raid, Enduro, Keystone Kapers, Bobby Is Going Home entre tantos outros....

Falow!
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Tinha feito um baita texto ontem, infelizmente não copiei a tempo, quando fui fazer meu mouse que está estragado deu duplo clique, apaguei sem querer, então continuou carregando até das Bad Gateway 504, quando consegui voltar para a página tive a certeza de ter perdido tudo. :/

Vou resumir o que havia escrito com tanta emoção, detalhes e entusiasmo.

De acordo com os lançamentos da época e as datas no rodapé das fotos, lembro da minha existência com clareza de 1989 em diante, neste período recordo de uma amiga japonesa negra da minha irmã em que quando a visitávamos jogava no Atari 2600 dela. Nisto ansiava por obter meu próprio console, felizmente, mesmo que a contragosto, fui posar na casa de um primo no dia que ele ganhou o Top Game, clone do Nes, aproximadamente em julho de 1990, quando ele fez aniversário, o meu seria comemorado no mês seguinte, quando finalmente ganhei um igual ao dele, a diferença é que o meu veio com o Brush Roller e o dele com Galaga.

Costumo dizer que comecei a jogar videogame em 1990 quando presenciei o Galaga, além das lembranças serem muito mais claras era muito mais empolgante, meu primo ainda ganhou o Yie Air Kung Fu que curti bastante, compramos o meu na Arapuã que ficava ao lado do cinema em que meu pai trabalhava, ele me pôs no taxi, que era um fusca dirigido por uma mulher, coisa pouco comum hoje, tanto a mulher taxista quanto o fusca, e tive que me contentar em pintar os corredores controlando uma brocha, até começar o legado das locadoras que marcaram com bastante força a minha vida.

Depois disso tudo que era relacionado aos games passou a me interessar, passei a colecionar revistas, como era um péssimo aluno tinha que fazer reforço de manhã e estudar de tarde, quando passei a gazear para frequentar fliperamas, altas loucuras de que não me arrependo, foi legal pra caramba enquanto durou.
 

Rubro Negro

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.350
Reações
13.863
Pontos
1.429
Atari 2600
Tinhas uns 7 anos na epoca e tinha um cara proximo a nossa casa, e ele estava precisando de grana pra visitar a mae em MG, meu pai ficou ficou sabendo e do nada numa noite, meu me chega com 1 bicicleta e uma caixa que nunca tinha visto na vida.
Ao abrir foi uma sensação de espanto e alegria, enduro, galaga, pac man, mon patrol, frog, river raid, hero, entre tantos outros fizeram a minha alegria, dos primos e da penca de amigos kkk.
A porta de casa era tanto par de chinelos que perdia a conta kkk. O bom que meu pai chegava em casa e ia na padaria comprar pao e mortadela pra todos nos.

Bons tempos
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.460
Reações
10.737
Pontos
503
Meu primeiro contato com jogos eletrônicos foi com o Game & Watch do Donkey Kong Jr. que meu irmão tinha ganho de aniversário da melhor amiga da minha mãe. Os filhos dela tinham um Odyssey...e um Atari importado, com frente de madeira!
Isso foi em 1984. No verão seguinte joguei direto Jungle Hunt e Missile Command no Atari Polyvox dos meus primos e acho que isso foi decisivo pro meu pai escolher qual console comprar na época .
 
Topo Fundo