O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como impedir governos totalitários ?

♈he Øne

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.576
Reações
24.052
Pontos
503
Estava pensando comigo,há a algum tempo, sobre como impedir governos totalitários. Vejo discussão sobre nazismo, comunismo qual espectro político eles estão, mas não sobre qual posições e ideias levam um governo a se tornar uma ditadura.

Acho que o primeiro ponto seria, diminuir a força do estado (Ou tamanho dele, como queira) e descentralizar seu controle. Com um estado enxuto e e descentralizado fica difícil centralizar o poder e aparelhar a máquina estatal.

Segundo coisa, dar um direito de defesa ao povo. Exatamente dar possibilidade de armamento a população. Acredito que só o efeito de ter que pensar em enfrentar uma população armada já faça com que qualquer ideia autoritaria de um passo atrás, pois o desgaste de enfrentar e matar seu próprio povo pode fazer o governo ruir sem uma necessidade de um combate mais direto.

Essa séria algumas de minhas idéias, mas já adianto não sou nenhum grande conhecedor de história (Embora esteja tentando melhorar)e criei esse tópico para ver a idéia de outras pessoas de como evitar governos tirânicos.
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Thomas Jefferson já cantou a bola lá atrás: "O preço da liberdade é a eterna vigilância".
Você pode criar a constituição mais libertária do mundo (como os founding fathers fizeram), que inclusive permite aos seus cidadãos portarem armas para formarem milícias e se defender se o governo ficar tirânico. Se seus netos quiserem socialismo e autoritarismo, ninguém irá os impedir.
Só a mentalidade de apreço a liberdade pode afastar um governo totalitário.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.845
Reações
31.773
Pontos
1.344
Estava pensando comigo,há a algum tempo, sobre como impedir governos totalitários.



Pra Começar essa discussão é preciso primeiro entender como o poder funciona. E a receita que faz povos serem +democráticos. (Já que democracias não existem devido a bondade de seus lideres).
Tem legenda em português.
 
Ultima Edição:

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Armamento.

Na constituição Americana tem lá falando que é direito irrestrito do cidadão te ruma arma pra se defender e defender a propriedade privada.

George Washington previu isso (ou os outros Maçons que fizeram a constituição junto com ele) e foi extremamente inteligente ao colocar o amamente como direito constitucional, já prevendo que um governo totalitário poderia aniquilar os EUA.

Apesar de Barack Hussein Obama tentar de todas as formas quando foi presidente, não teve jeito.

Por isso que a Esquerda tem desejos sexuais com desarmamento pois eles sabem que se implanta qualquer ditadura com a população desarmada.
 


Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.361
Reações
51.536
Pontos
1.712
Olha, considerando os regimes mundo afora, a maior dica é: não eleja ninguém da esquerda.
Parece que a primeira coisa que os caras fazem ao assumir o poder não é checar a situação do pais, é pensar como perpetuar o poder. Independente de quão mediocre esteja a condição de vida do lugar, é só jogar a culpa em algum outro vizinho ou oposição que está tudo certo.
 

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
Boa sorte em confiar no armamento civil contra veículos blindados, caças, bombardeiros, fragatas e soldados armados com fuzis, granadas e lança-mísseis... isso fora o fato do governo ter redes de inteligência e vigilância sobre todos nós, ser capaz de fechar fronteiras para nos prender aqui, cortar nosso acesso à telecomunicação...

A verdade é que se o Estado moderno quiser passar por cima da gente, ele passa brincando e há pouca coisa que poderíamos fazer para nos defendermos dele.

Muitas vezes, governos autoritários chegam ao poder de forma legítima e se utilizam dos meios legais para ir concentrando mais e mais o poder nas mãos de poucos. Dificilmente um tirano chega logo de cara tocando o terror, geralmente ele vai fazendo isso aos poucos, em busca de legitimidade... enquanto povo vai dando corda, o cara vai endurecendo a repressão e aumentando o próprio poder. Quando a população percebe que vai ser enforcada pela própria corda que deu pro governo, é tarde demais e o aparato repressivo já está totalmente montado.

É por isso que não dá pra subestimar o poder estatal e ficar legitimando seus abusos. Até um tirano precisa de legitimidade para cometer suas atrocidades. Quando nós fazemos vista grossa, ou até aplaudimos ações do governo, nós as estamos legitimando e isso é perigoso pra caramba. Sério, não subestimem o governo porque não vai ser uma pistola 9 mm de auto-defesa que vai nos salvar dele na hora que o negócio azedar de vez.

Existem mecanismos para impedir o autoritarismo, como por exemplo a separação de poderes. Se uma única pessoa controla mais de um poder - como o Maduro, que controla o executivo e o judiciário (aparelhado) venezuelano - este mecanismo básico está quebrado. A lei é o que o Maduro diz que é lei e, por isso, ele deita e rola. O poder legislativo é contra? f**a-se, ele fecha o congresso e inventa uma nova constituinte que lhe dá plenos poderes para fazer o que quiser.

Mas o Maduro só é capaz de fazer isso hoje porque o povo venezuelano foi permitindo a escalada autoritária do chavismo ao longo dos anos... no começo, é tudo a festa do populismo: bonança, dinheiro no bolso, quem se importa se o Chávez tá censurando a mídia golpista? Aí, o Chávez começa a fazer limpa no poder judiciário... f**a-se, eram juízes imperialistas controlados pelo Tio Sam, temos que substituí-los por patriotas! De repente, opositores políticos começam a ir em cana... ah, mas eles eram fascistas lesa-pátria, merecem a cadeia! De repente, algumas pessoas começam a ir às ruas protestar e o governo reprime com violência... bem feito! Polícia tem mais que bater nesses baderneiros! Aí o presidente fecha o congresso e fala que quem reclamar vai pro xilindró e tá feita a cagada. Você teve todos estes anos pra reclamar e, ao invés disso, aplaudiu. Agora é tarde demais.

A forma mais eficiente de se impedir uma escalada autoritária é a população não legitimá-la desde o início. Cada vez que a população aplaude uma porradinha da polícia em opositores políticos, uma censurazinha aqui, uma aparelhadinha lá, uma perseguiçãozinha política ali, uma torturazinha e uma execuçãozinha extrajudicial acolá, o poder do Estado sobre nós aumenta e, quando você menos espera, está caindo sobre você. Aí é não adianta mais chorar.
 
Ultima Edição:

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.845
Reações
31.773
Pontos
1.344
Complementando a resposta acima do @LHand

Economia diversificada também é fundamental pra isso. Como vídeo que linkei acima explica didaticamente.

È o caso da Venezuela também. Em que o petróleo é tão relevante pra economia que todo o resto é secundário.

E pra manter 1 empresa de petróleo funcionando você não precisa de 1 país funcional. Apenas de 1 força armada que mantenha a população em cheque e de técnicos que nem precisam ser da população, podem ser terceirizados.
Maduro decidiu que esses outros setores não são importantes, eles estavam funliando dinheiro pra oposição e foram pulverizados pra cortar a receita da oposição. Governo venezuelano vive hoje praticamente do petróleo.

E se seu Estado não precisa de impostos, agricultura, minas, ou serviços. Pra que precisa de uma população de 30 milhões?
Maduro pode esbravejar mas ele deve estar adorando a fuga de Venezuelanos. Cada um deles é -1 pro governo sustentar com subsídios ou potencial revoltoso que precisa ser calado com violência.

10% da população da Venezuela já saiu do país.
Isso são quase 2 São Paulos sumindo do mapa.
 
Ultima Edição:

Saitama

Bam-bam-bam
Mensagens
1.439
Reações
1.445
Pontos
203
O Estado ideal e mais eficiente seria centralizado. Totalitarismo é uma forma primitiva de estado centralizado, mas isso não significa que todo estado forte seja assim. Ele só precisa se aproximar mais de algo tecnocrático, com base em concursos.
 
Mensagens
1.064
Reações
2.670
Pontos
283
Bem os Libertarios já cantaram essa pedra há muito tempo, a solução final e definitiva e o Anarcocapitalismo e o fim do estado, onde cada um custa da sua vida e de seus problemas , sem estado, sem poder concentrado , sem vermes parasitas querendo mandar na vida alheira e etc.., masssssss infelizmente ainda estamos MUITO longe disso acontecer, e a solução atualmente mais aceitada e a diminuição do estado, mantendo ele o menor possível, através da privatização das estatais, livre mercado, armamento civil , uso massivo de criptomoedas ( já que elas são descentralizadas, e não tem regulamentações estatais e de bônus quebram as pernas de bancos centrais e isso impede que o estado imprima "riqueza" do nada, gerando inflação e f**end0 com a economia e consequentemente a população ), quebrando monopolios estatais como a segurança pública e a justiça ( que e um braço coercitivo do estado ).

enfim poderia também acabar com esse lixo inútil da democracia, já que a democracia e a "mãe de todas as ditaduras" ( como o Lhand disse, todos os tiranos chegam ao poder através de eleições, e quem os coloca lá e o próprio povo, através da democracia ), a Venezuela e um dos casos mais recentes de como a democracia ( que é a ditadura dos burros e idiotas , podem fazer de estrago ) e o Brasil estava , ou melhor ainda está indo nessa direção, mas veremos se nessas eleições esse povinho passivo e preguiçoso acordou para a realidade ou ainda estão vivendo na fantasia socialista que a esquerda tanto prega !!!!!!!!
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.580
Reações
16.499
Pontos
553
Permitir que a população se arme é uma das medidas, inclusive é por isso que nos EUA isso é permitido pela constituição.
TODO governo totalitário, primeiramente desarmou a população antes de chegar ao poder.

E indo contra o post do LHand, a idéia não é bater de frente contra o governo num eventual caso, pois obviamente iria perder. O negócio é ir guerrilha, o que o governo totalitário não tem como ganhar nem fodendo. Ele se auto-destrói antes de "vencer" essa guerra. Não consegue dominar a população.
 

♈he Øne

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.576
Reações
24.052
Pontos
503



Pra Começar essa discussão é preciso primeiro entender como o poder funciona. E a receita que faz povos serem +democráticos. (Já que democracias não existem devido a bondade de seus lideres).
Tem legenda em português.

Eu vi o vídeo, e concordo com a parte de chaves, mas acho que só "liquidificar" as chaves só atrasa o processo dependendo da pessoa. Aqui no Brasil nos vimos o mensalão provando que é possível comprar uma parte da base com dinheiro e vendo isso funcionando na prática. E principalmente um dos poderes é bem menos diluído que os outros, o Judiciário, e esse é bem mais "fácil" conquinstar, principalmente no sistema político brasileiro/americano ainda mais porque são cargos vitalícios.
Agora sobre os pontos bons que concordo:
1° Para quebrar esse sistema e aparelhar este,se leva muito tempo e neste tempo você tem que manter a população feliz, que se traduz em uma sociedade bem estruturada e economicamente boa. Oque é difícil fazer a longo prazo evitando escândalos, corrupção e ao mesmo tempo comprando as pessoas.
2° É realmente muito mais fácil estabelecer uma ditadura em um país com economia focada em apenas uma coisa, principalmente se for um recurso natural. Se esta uma economia que exporta tecnologia, por exemplo, quebraria o país antes mesmo de alguém tomar o poder, pois o seu "recurso natural" nesse caso são as próprias pessoas.
3° Esse sistema funciona muito bem com uma alternância de poder em período de tempo(5, 8 anos), pois evita e dificulta a aparelhagem dele.

Boa sorte em confiar no armamento civil contra veículos blindados, caças, bombardeiros, fragatas e soldados armados com fuzis, granadas e lança-mísseis... isso fora o fato do governo ter redes de inteligência e vigilância sobre todos nós, ser capaz de fechar fronteiras para nos prender aqui, cortar nosso acesso à telecomunicação...

A verdade é que se o Estado moderno quiser passar por cima da gente, ele passa brincando e há pouca coisa que poderíamos fazer para nos defendermos dele.

Muitas vezes, governos autoritários chegam ao poder de forma legítima e se utilizam dos meios legais para ir concentrando mais e mais o poder nas mãos de poucos. Dificilmente um tirano chega logo de cara tocando o terror, geralmente ele vai fazendo isso aos poucos, em busca de legitimidade... enquanto povo vai dando corda, o cara vai endurecendo a repressão e aumentando o próprio poder. Quando a população percebe que vai ser enforcada pela própria corda que deu pro governo, é tarde demais e o aparato repressivo já está totalmente montado.

É por isso que não dá pra subestimar o poder estatal e ficar legitimando seus abusos. Até um tirano precisa de legitimidade para cometer suas atrocidades. Quando nós fazemos vista grossa, ou até aplaudimos ações do governo, nós as estamos legitimando e isso é perigoso pra caramba. Sério, não subestimem o governo porque não vai ser uma pistola 9 mm de auto-defesa que vai nos salvar dele na hora que o negócio azedar de vez.

Existem mecanismos para impedir o autoritarismo, como por exemplo a separação de poderes. Se uma única pessoa controla mais de um poder - como o Maduro, que controla o executivo e o judiciário (aparelhado) venezuelano - este mecanismo básico está quebrado. A lei é o que o Maduro diz que é lei e, por isso, ele deita e rola. O poder legislativo é contra? f**a-se, ele fecha o congresso e inventa uma nova constituinte que lhe dá plenos poderes para fazer o que quiser.

Mas o Maduro só é capaz de fazer isso hoje porque o povo venezuelano foi permitindo a escalada autoritária do chavismo ao longo dos anos... no começo, é tudo a festa do populismo: bonança, dinheiro no bolso, quem se importa se o Chávez tá censurando a mídia golpista? Aí, o Chávez começa a fazer limpa no poder judiciário... f**a-se, eram juízes imperialistas controlados pelo Tio Sam, temos que substituí-los por patriotas! De repente, opositores políticos começam a ir em cana... ah, mas eles eram fascistas lesa-pátria, merecem a cadeia! De repente, algumas pessoas começam a ir às ruas protestar e o governo reprime com violência... bem feito! Polícia tem mais que bater nesses baderneiros! Aí o presidente fecha o congresso e fala que quem reclamar vai pro xilindró e tá feita a cagada. Você teve todos estes anos pra reclamar e, ao invés disso, aplaudiu. Agora é tarde demais.

A forma mais eficiente de se impedir uma escalada autoritária é a população não legitimá-la desde o início. Cada vez que a população aplaude uma porradinha da polícia em opositores políticos, uma censurazinha aqui, uma aparelhadinha lá, uma perseguiçãozinha política ali, uma torturazinha e uma execuçãozinha extrajudicial acolá, o poder do Estado sobre nós aumenta e, quando você menos espera, está caindo sobre você. Aí é não adianta mais chorar.

No caso do armamento não é para fazer uma guerra em si, e sim evitar essa possibilidade.
Principalmente porque:
Você mandar o exercíto manter vigilância, segurança e obediência é uma coisa. Outra seria mandar ele matar alguém, outra pior ainda é mandar ele matar alguém do seu próprio povo.
Fazendo uma análise com o vídeo do moonglaive, as chaves mais baixas iriam ficar com a moral baixíssima e mesmo recebendo dinheiro, a situação vai complicando e dinheiro deixa de ser um peso na balança.
A situação acaba complicando a tempo de você ter que contratar mercenários que só vão durar até seu dinheiro acabar(Oque não demora muito em uma sociedade em guerra). Essa ultima situação(De contratar mercenários) é similar a Líbia, com a diferença é que a Rússia tá dando hack de dinheiro para essa.
Até tanques seriam fácil de se lidar(trincheiras, por exemplo). Se um ditador chegasse a usar jatos para bombardear áreas, seria questão de tempo a um aspecto geral outros países começarem a fazer pressão nele.

Então aquilo, não precisa nem ter a guerra, mas só da pessoa ter que pensar em passar por situações desse tipo já pesa na conta.
Complementando a resposta acima do @LHand

Economia diversificada também é fundamental pra isso. Como vídeo que linkei acima explica didaticamente.

È o caso da Venezuela também. Em que o petróleo é tão relevante pra economia que todo o resto é secundário.

E pra manter 1 empresa de petróleo funcionando você não precisa de 1 país funcional. Apenas de 1 força armada que mantenha a população em cheque e de técnicos que nem precisam ser da população, podem ser terceirizados.
Maduro decidiu que esses outros setores não são importantes, eles estavam funliando dinheiro pra oposição e foram pulverizados pra cortar a receita da oposição. Governo venezuelano vive hoje praticamente do petróleo.

E se seu Estado não precisa de impostos, agricultura, minas, ou serviços. Pra que precisa de uma população de 30 milhões?
Maduro pode esbravejar mas ele deve estar adorando a fuga de Venezuelanos. Cada um deles é -1 pro governo sustentar com subsídios ou potencial revoltoso que precisa ser calado com violência.

10% da população da Venezuela já saiu do país.
Isso são quase 2 São Paulos sumindo do mapa.
Exatamente isso. Percebi melhor, que quando seu recurso natural é seu próprio capital humano fica muito mais difícil fazer qualquer coisa.
 

Jonjon's Kimyo na Boken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.861
Reações
15.018
Pontos
684
Permitindo a população a se armar para poder gerar milícias improvisadas como mecanismo defensivo a fim de evitar tal, evitar dar chances para os que são contra isso, e NÃO votando em comunistas, os quais geram governos autoritários por sí só.
 

Yusuke Urameshi

Bam-bam-bam
Mensagens
5.086
Reações
15.487
Pontos
353
NUNCA, jamais, de modo algum, permitir que a esquerda chegue ao poder.

O Goris já fez alguns tópicos a esse respeito, nos países em que essa ideologia desgraçada passou, só fez f**er com eles.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.378
Pontos
503
^
Deve ser o tópico sobre países africanos, tem episódios sobre países em plena revolução "comuna-libertadora" contra as potências européias, que mesmo depois de independentes seus cidadãos continuavam migrando para um país em pleno apartheid, por incrível que possa parecer.

Preferiam se sujeitar a ser cidadãos de segunda classe a continuar no "paraíso" comuna que suas terras estavam se formando.

Fonte: qualquer livro razoável de geografia daquele tempo.

P.s. Com relação ao post do OP, se impede com educação - não a da escola estatal - de casa, que forma o cidadão de bem, consciente de que é sua e intransferível a responsabilidade sobre seu desenvolvimento.

E essa educação só é possível amparada com a liberdade religiosa cristã e de outro lado suas liberdades individuais [de se defender, de propriedade privada e de empreender].
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Boa sorte em confiar no armamento civil contra veículos blindados, caças, bombardeiros, fragatas e soldados armados com fuzis, granadas e lança-mísseis... isso fora o fato do governo ter redes de inteligência e vigilância sobre todos nós, ser capaz de fechar fronteiras para nos prender aqui, cortar nosso acesso à telecomunicação...
Concordo com você que só o armamento civil não é garantia de defesa a um governo totalitário. Mas acredito que seja um aditivo sim. Para o governo conquistar tudo, no mínimo uma guerra civil irá acontecer.
De qualquer forma, ainda continuo defendendo que a melhor "arma" é o apreço a liberdade. Um governo totalitário só existirá se tiver apoio popular.
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.884
Reações
7.182
Pontos
814
Quando você fala em totalitarismo, se refere a eliminação da democracia representativa?
 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
Boa sorte em confiar no armamento civil contra veículos blindados, caças, bombardeiros, fragatas e soldados armados com fuzis, granadas e lança-mísseis... isso fora o fato do governo ter redes de inteligência e vigilância sobre todos nós, ser capaz de fechar fronteiras para nos prender aqui, cortar nosso acesso à telecomunicação...
Oriente Médio que o diga, né?
 

iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.763
Pontos
303
eu vi numa entrevista de um japones q era tipo um conselheiro daquele gordinho ditador da CN, e ele disse q o gordinho nao libera o mercado pq tem medo da populaçao de revoltar contra ele (ao contrario do q muitos pensam, ele quer muito q o pais prospere, mas nao quer perder as redeas e seu povo pro capitalismo americano, foi isso q deu a entender).

acho q é por ai mesmo, dar liberdade as pessoas de comprar, de vender, de ler, de pensar o que quiserem.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.845
Reações
31.773
Pontos
1.344
@♈he Øne

Eu vi o vídeo, e concordo com a parte de chaves, mas acho que só "liquidificar" as chaves só atrasa o processo dependendo da pessoa. Aqui no Brasil nos vimos o mensalão provando que é possível comprar uma parte da base com dinheiro e vendo isso funcionando na prática. E principalmente um dos poderes é bem menos diluído que os outros, o Judiciário, e esse é bem mais "fácil" conquinstar, principalmente no sistema político brasileiro/americano ainda mais porque são cargos vitalícios.

As únicas chaves que podem ser eliminadas são as que se tornam irrelevantes. Exemplo são alguns ministérios que volta e meia são cortados e incorporados ou todos aqueles funcionários públicos do seu rival demitidos pra dar vaga a seus funcionários.
Em democracias as chaves são sim criadas e destruídas numa velocidade muito maior.


No caso do Judiciario cada um dos ministros do STF é uma chave. Mas devido a alternância de poder o controle sobre ela é tênue e diminui a cada eleição.
Principalmente pelo fato do cargo ser vitalicio e 100% separado dos outros poderes. Sentou ali ele não precisa mais de você pra manter o cargo.
E também não precisa se preocupar com os cargos abaixo.
Juiz do STF só se corrompe porque quer. Não a nada no cargo que leve o juiz a ser coagido a isso.
 
Ultima Edição:

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.845
Reações
31.773
Pontos
1.344
Oriente Médio que o diga, né?

Existe um fator que não está sendo levado em consideração aqui.
Intervenção externa.

No caso do Oriente médio é endêmico e super relevante esse fator.

Rebeldes Sirios por exemplo tem tropas americanas para treina-los, arma-los e servir de escudo contra ataques Sirios e Russos.

Já na Arabia Saudita onde teve uma das primaveras árabes +fortes.
Bem, você não ouviu falar muito sobre isso e sobre o fracasso deles ^^.

Pra uma revolução dar certo é preciso pessoas relativamente bem educadas.
E muito mas muito dinheiro. Armas Pesadas, Munição, Rifles de alta eficiência,

Logo uma revolução só da certo quando apoiada de dentro do próprio governo ou financiada por um ator externo. (não raramente os 2).
 
Ultima Edição:
Mensagens
1.064
Reações
2.670
Pontos
283
So lembrando que uma população armada, caso o estado queira realmente enfrentar a população com o uso das forças armadas, as famílias desses militares estariam no meio do confronto, logo a grande maioria dos soldados irão ter que fazer uma escolha, lutar por uma bando de parasitas burocratas e deixar a sua família a mercê da população , ou escolher o lado da população e ajudar a derrubar o estado.
 

berethor_walker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.105
Reações
2.710
Pontos
734
Crença na liberdade e a confiança que cada um sabe oque é melhor para si, meu primo por exemplo é um moleque que diz ser necessário controlar as pessoas, por exemplo que 1 a cada 7 pessoas são consumistas de forma "doentia" o estado deveria fazer algo para controla-las. Querer abraçar o mundo dessa forma só acaba no final de contas formando tiranos.
frase-se-voce-pegar-o-mais-ardente-dos-revolucionarios-dar-poder-absoluto-a-ele-assim-em-um-ano-ele-mikhail-bakunin-131552.jpg
 

Ronin Ogun

Lenda da internet
Mensagens
13.518
Reações
16.621
Pontos
1.664
Governos autoritários sempre vão existir porque o homem é um bicho que adora o poder.
Não importa a visão política, ele sempre vai dar uma forma de mudar o discurso. Eu sempre vejo a Revolução dos Bichos como um retrato da nossa sociedade. Um amigo disse que a política brasileira poderia mudar se uma série de notáveis se candidatassem, mas a real é que as pessoas querem distância do jogo. Armar uma população só teria eficácia se houvesse uma pressão direta a quem detém o poder, mas aí abre-se uma série de pressupostos ainda mais perigosos, e a gente cairia na barbárie (ainda mais). Leis severas talvez fossem uma forma de coibir abusos, mas isso não quer dizer que o problema seja resolvido. A natureza humana é assim, e sempre será.
 
Topo Fundo