O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como melhorar a comunicação?

Pouca ideia

Bam-bam-bam
Mensagens
1.522
Reações
5.242
Pontos
453
Tenho dificuldades para me comunicar. Quando tenho de explicar algo para alguém, por exemplo, eu me enrolo, não consigo achar a palavra certa para dizer o que quero sendo que sei bem o que quero dizer, entende?

Me enrolo muito com as palavras. Não consigo falar de modo constante, a minha fala é, muitas vezes, interrompida porque tenho que parar e pensar na palavra que quero usar. Não tô dizendo que falo como um retardado, mas acho que isso pode ser irritante numa entrevista de emprego ou até mesmo para se comunicar no ambiente de trabalho. As vezes sinto que sou prolixo e que preciso falar de modo mais "eficiente".

Eu pensei em ler mais para aumentar o meu repertório de palavras, treinar sozinho, falar para o gravador do celular sobre um assunto aleatório para praticar, pensei em fazer um curso online de oratória (mas fico com o pé atrás, porque tem muito picareta que não manja b*sta nenhuma querendo dar cursos na internet e a grana está meio curta). Na verdade eu já faço tudo isso que citei, exceto o curso.

Eu não sei por onde começar a estudar/praticar, por isso estou abrindo este tópico. Alguém aí já teve o mesmo problema e conseguiu se livrar? Se sim, como?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.192
Reações
172.348
Pontos
2.599
FIlme-se falando sobre algum assunto o qual se sinta a vontade e tenha algum domínio e depois veja o quão eloquente foi, suas expressões e tal. Curso de oratória pode valer a pena sim, mas talvez deixe para o futuro para quando for possível fazer presencialmente sem transtornos.
 

mtirellisiqueira

Supra-sumo
Mensagens
10
Reações
17
Pontos
173
Te entendo bem.

Tem a "Porrada Terapia" do Simon Wajntraub



Tem uns casos cabulosos aí!

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
 

edikaoz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.899
Reações
15.058
Pontos
989
Você já está no caminho certo. O primeiro passo para ter uma oratória melhor é ler, e ler muito!!!! Quanto maior seu vocabulário, melhor sua fala.

Sugiro que você tente se gravar (vídeo) e assista depois para perceber o que lhe incomoda mais, atacando esse ponto em seguida. Também sugiro que você escreva bastante (papel e caneta mesmo). Isso vai lhe ajudar a organizar os pensamentos.

Por fim, a sugestão maior é: domine o assunto que deseja transmitir. Procure sempre estar atualizado e preparado em relação ao assunto que vai discutir. Você citou uma entrevista de emprego, e nesse caso o melhor é conhecer a empresa onde vai dar entrevista, se preparar com as perguntas mais frequentes (pretensão salarial, seus defeitos e qualidades, etc.). Por fim, verificar se a ansiedade não está lhe atrapalhando e ter ciência de que perguntas fora do script podem (e vão) acontecer, ou seja, esteja pronto para um eventual improviso.
 


LVX

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.530
Reações
4.915
Pontos
1.349
1) Entenda como a ansiedade social afeta sua fala:



2) PRÁTICA. Comunicação assim como qualquer outra habilidade se você treinar o suficiente se torna fácil, natural.

3) Não desista e não se massacre por erros simples, encare como experiência para atingir um outro nível.

Persista até conseguir, boa sorte
 
Ultima Edição:

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.093
Pontos
303
Acho que falta imaginação e improviso.
Eu tenho uma eloquência muito boa a galera adora participar dos workshops que faço, porem é de lei, eu sempre apresento o workshop para mim mesmo na minha mente umas mil vezes ahuahuauha, fico vários dias pensando no assunto e juntando as ideias.

O segredo é praticar, não tem drama. O meu eu pratiquei na igreja em grupos de jovens, muitos nem acreditam que eu quase não conversava com ninguém quando era mais novo hahaha
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.230
Reações
10.930
Pontos
503
Não fique assim, é mais do que normal do que você imagina.

Já aconteceu comigo e pelo menos uma vez na vida ocorrerá com alguém.


A questão é: como posso me precaver de uma situação dessas?


Simples: no que você tem por domínio sobre o determinado assunto.


Não esquecendo a dica de alguns camaradas que é gravar o vídeo de você mesmo, até por voz. Inclusive reforçar a leitura, da escrita e no enriquecimento do vocabulário pode ser um diferencial no que você almeja para o processo do diálogo, não descuidando de algum tema que possa ser reforçado no cotidiano, como economia, política, da fofocaria, da astrologia, da porr* toda. Nem sempre o rosto bonito se salva sem o repertório. Um detalhe importante: falar de política e economiquês com uma pessoa que só quer botar o assunto da put*** em dia não é e nem será uma ideia formidável. Só fale daquilo que na roda da conversa colocar o assunto disto em dia; interessante também dinamizar o diálogo, ficar só falando de um assunto o tempo inteiro é maçante.



Se você tem timidez ou algo mais introspectivo, não sugiro curso da oratória; em vez disso, faça curso de teatro. Parece bobagem mas você aprende a se contornar em situações que poderiam ser contornadas com alguma vantagem. Por exemplo, fazer piada de algo que não se conhece bem e fazer todo mundo rir, até mesmo pra quebrar o climão. Nessa situação, já dá pra quebrar gelo e então fazer limonada em cima disso, já que estará mais seguro e confiante.



Por praxe, eu costumo alongar muito na escrita, talvez por perfeccionismo um tanto exagerado. Mas a mesma eloquência verbal se dá no meu dia a dia, mas neste caso, busco ser mais direto possível e sem rodeios. O mesmo se aplica ao Whatsapp e qualquer meio de comunicação digital no trabalho, das relações interpessoais e sociais.
 

Doydis

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.612
Reações
19.525
Pontos
1.094
Acho que um psiquiatra iria te diagnosticar com algum nível de fobia social. Esse troço é complicado mesmo. Normalmente podem te receitar algum ansiolítico e/ou terapia.

Eu recomendo seguir as dicas da galera aqui primeiro e adquirir mais autoconfiança. Isso ajuda a "desbloquear" a mente quando ela parece se fechar atrapalhando a fluência da fala.
 

Ashh

Veterano
Mensagens
251
Reações
409
Pontos
138
É mais facil dq vc imagina, só vai em lugares públicos e deixe as pessoas puxarem assunto com vc. Use palavras q todos entendam
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.307
Reações
45.804
Pontos
803
Você tem que ser assertivo, muitos confundem ser assertivo com ser ignorante mas não isso é ser direto, conseguindo ser assim não haverá dificuldade pra se comunicar.
 

Venn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.526
Reações
2.686
Pontos
353
Tente racionalizar mais a fala. Falar (pra quem não é mudo) é como respirar, piscar os olhos ou mexer qualquer membro do corpo (bem.. nem todos).

É feito instintivamente. Eu mesmo também costumava acelerar muito a fala, e a me enrolar. Foca mais na fala (e menos nos pensamentos) quando se dispor a falar. Racionalmente reduz a velocidade do que fala. Com o tempo, esse novo ritmo vai sendo assimilado.

Somado a isso, leitura / escrita ajudam bastante. Ter bom arsenal de palavras ajuda a não travar buscando uma específica em momentos específicos. Mais do que ler / escrever, procure falar palavras diferentes de vez em quando. Tenta as agregar ao seu cotidiano.

De quebra, ainda vai causar admiração das pessoas a sua volta pelo vocabulário.
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.102
Reações
28.037
Pontos
1.044
Sofro do mesmo problema amigo, a dica q todos te deram foram muito bem colocadas e apenas incluo mais uma dica, se isso está te atrapalhando demais e se vc já usou de todas as dica do pessoal e não deu certo então procure uma FONOAUDIÓLOGA.

Eu procuro ficar longe de oratórias, discursos e etc...
 

D_de_vingança

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.906
Reações
3.357
Pontos
1.144
Você já está no caminho certo. O primeiro passo para ter uma oratória melhor é ler, e ler muito!!!! Quanto maior seu vocabulário, melhor sua fala.

Sugiro que você tente se gravar (vídeo) e assista depois para perceber o que lhe incomoda mais, atacando esse ponto em seguida. Também sugiro que você escreva bastante (papel e caneta mesmo). Isso vai lhe ajudar a organizar os pensamentos.

Por fim, a sugestão maior é: domine o assunto que deseja transmitir. Procure sempre estar atualizado e preparado em relação ao assunto que vai discutir. Você citou uma entrevista de emprego, e nesse caso o melhor é conhecer a empresa onde vai dar entrevista, se preparar com as perguntas mais frequentes (pretensão salarial, seus defeitos e qualidades, etc.). Por fim, verificar se a ansiedade não está lhe atrapalhando e ter ciência de que perguntas fora do script podem (e vão) acontecer, ou seja, esteja pronto para um eventual improviso.
Sobre leitura, isso é verdade demais. Eu costumo ler e assistir conteúdos em inglês, mais do que em português (pra não perder a fluência) e estou perdendo a fluência do português mesmo kkkkk
Esqueço de palavras, sinônimos, construção complexa de frases... Estou perdendo em discussões que antes eram fáceis. Tenso isso.
 

edikaoz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.899
Reações
15.058
Pontos
989
Sobre leitura, isso é verdade demais. Eu costumo ler e assistir conteúdos em inglês, mais do que em português (pra não perder a fluência) e estou perdendo a fluência do português mesmo kkkkk
Esqueço de palavras, sinônimos, construção complexa de frases... Estou perdendo em discussões que antes eram fáceis. Tenso isso.
A pessoa passa a pensar no outro idioma, é tenso!!!

Dependendo do assunto, isso pode causar alguns contratempos, hehehe... Mas é sempre bom saber mais de um idioma sim. O cérebro precisa de treinamento assim como o corpo!
 

Thomas Shelby

Bam-bam-bam
Mensagens
2.249
Reações
4.945
Pontos
353
Eu tenho um problema semelhante, o pior é que muitas vezes eu começo a me explicar como se tivesse feito algo errado mas nao fiz nada lol.
 

GuixD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
145
Reações
302
Pontos
739
Eu entendo vc parça quando voltei a estudar e entrei na faculdade, tive que começar a apresentar os trabalhos, meu deus do céu dava vontade de chorar quando eu ia falar na frente da turma pqp kkkkkk
Agora com essa pandemia os trabalhos são gravados em video, mas mesmo assim da uma vergonha. :lolwtf
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
é só meter o louco e falar nada com nada, geralmente faço isso no forum!
 

Bloodberry

Ilusão e Teatralidade
VIP
Mensagens
12.479
Reações
26.506
Pontos
1.294
Sabe no The Sims onde o carinha fica treinando discurso no espelho?

FUNCIONA

Enviado de meu Redmi Note 8 usando o Tapatalk
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Eu melhorei muito pra me expressar fazendo terapia. O foco eram outros assuntos, mas me ajudou na ansiedade.
No momento, eu estou passando por algo parecido mas em inglês. Estou tentando melhorar aos poucos.
 
Topo Fundo