diz acerca de ps2 vs GC ?
veja por si mesmo (os números no ps2 são maiores em quase toda analise) ok tem menos ram mas quando se desmiúça, os resultados são fascinantes.
PS2 DVD 4,7GB/8,5GB
GC Mini dvd 1,5GB
PS2 32MB 3.2GB ram 4MB cache vram 40 GBseg 2MB audio ram 3.2GB seg
GC 24MB 2.4GB ram 3MB vram ( sendo: 2MB para Frame Buffer e 1MB cache vram 20 GBseg) 16MB 81mb/seg 8 bit auxiliar ram usada para audio vram e otimização de loadings
PS2 CPU Emotion Engine sendo 1 fpu 0, 64gf e 2 vetores vu0 vu1 2,44gf e 3,08gf respectivamente, performance global de 6.2 GigaFlops
GC Gecko CPU performance global de 1.9 Gigaflops
PS2 Graphics Synthersizer não trabalha com pontos flutuantes, teorical Fill Rate de 2.4 Giga Pixels 75M PPS
GC Flipper 8 Gigaflops capaz de um Fill Rate teórico de 0,6Giga Pixels cerca de 32MPPs, de 6 a 12M com efeitos
Diferenças: ps2 usa programação gráfica centralizada no cpu, xbox e gc no gpu, quando um jogo é convertido do gc ou do dreamcast para ps2 ele usam apenas o fpu do emotion engine; pois quando um jogo ps2 usa as unidades vu1 vu0 aí já viu não tem cpu que o alcance.
Diferenças 2 o GameCube consegue fazer todo processo de renderização em menos passes 8 camadas por 1 passe isso é uma vantagem simbolica, pois o ps2 consegue o mesmo resultado com mult passes, economicamente falando não compensa, mas como ps2 vende mais console então compensa
1- veja o que dev de Drive 3 disse:
How do the Xbox and PS2 versions compare? Any word on a release for the PC version?
Edmondson: Obviously the Xbox version is slightly graphically improved, but the PS2 version we're really proud of, it really pushes the hardware. Both versions are in parallel development, it's been designed from day one to be on both systems. The differences tend to be things like bump-mapping that we can't afford to do on the PS2.
As for the GameCube, the machine is just not geared toward games like Driv3r, it couldn't handle that level of detail. We have some ex-Rare people who know the 'Cube very well, and what it came down to at the end of the day was: "we can do it if we cut down on this detail" - and we weren't prepared to do that.
The PC version should appear three or four months after the console version, so September or October.
2- outro dev: "Sim, é muito bom que a Nintendo Gamecube consiga fazer oito camadas de uma só vez. Está tudo pronto para você. Acredite, eu teria adorado", diz Jason Rubin da Naughty Dog. "Mas vamos ter técnicas de oito passes na PlayStation 2 quando terminarmos o nosso primeiro jogo. Por isso, é feito automaticamente no Gamecube, mas temos as mesmas técnicas. Sim, demoram mais tempo e sim eles tomam mais poder de CPU, mas aqui vamos nós de novo - [PS2] tem um processador mais potente, então quem se importa? No final, você empata.
3- Toda matéria e comparativo entre PS2 e Cube foi feita proxima ao lançamento do Cube, e puxavam sardinha do Cube e isso era parte do marketing da Nintendo que até aquele tempo focava em poder e a pecha pegou até os dias de hoje. Mas filosoficamente mesmo se Dreamcast e GameCube liderassem em vendas, ainda assim o PS2 seria o cabeça dos software e das engines, devidos as novas tecnicas vindas do PC e uso do DVD.