O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como os jogos multi do GameCube se saíam em em relação aos do PS2?

NBT master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.181
Reações
1.361
Pontos
944
Vi citações sobre "fur".

Vocês jogaram o Donkey Kong: Jungle Beat? tem pelos bonitos. Baita jogo hahaha bem louco jogar com bongos.

Sobre surround com Dolby Pro Logic II e IIx, o melhor que vi na geração foi o Rebel Strike.

Mas gostaria de citar menções honrosas:

GTA: San Andreas de PS2 e Twilight Princess de GC.

Não pode comparar com Xbox, pois este já tinha DD 5.1 ingame. Maldade. haha
 

NBT master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.181
Reações
1.361
Pontos
944
Em tvs modernas, fica muito bonito com 480p, inclusive preferi 480p a 1080i....

Não existe simulador de corrida no GameCube e até mesmo Wii que faça frente com GT4.
Gran Turimo chegou ao Sport sem ser um simulador e a PD segue enganando os "pilotos de video game", apesar do enorme salto de realismo do 4 para o 5.

Sobre o Nintendo Game Cube não ter um simulador à altura do GT4, não tem. Tem superior. Superior com força.
Nascar: Dirt to Daytona, também disponível para PS2, que tem uma versão visualmente inferior.

Nascar DTD é superior em física, tem a melhor IA da história dos jogos de corrida em consoles até hoje, melhor modo carreira que vi e faz uma modelagem de dano excelente, onde é menos visual e mais impactante na física. Mais de 30 carros correndo.
Mas no geral, como JOGO de corrida, GT4 é mais completo. Tem mais firulas. Modo foto legal, entre outras coisas.
1080i não é fake. Eu testei e a diferença é bem significativa. Compatível com uma gama enorme de volantes com Force Feedback da Logitech e ainda roda multiplayer em LAN. Testei absolutamente tudo que é relevante no GT4, exceto fazer LAN para triple screen, como se faz no PC. Mas liguei minha casa com a de um vizinho e chegamos a fazer corridas de 3 jogadores (3 PS2!)

Quando se busca realismo, GT deve ser sumariamente descartado, assim como seus compadres para consoles modernos, exceto Assetto Corsa. Project Cars até tenta fazer uma graça, mas é um piadista também.

Falando em realismo, o único caminho possível é o PC. Preferecialmente iRacing, Automobilista, Assetto Corsa, rFactor entre outros.

Apesar de ter gostado do 1080i do GT4, prefiro esta função em TVs HD a Full HD. De alguma forma o downscale para 720p rendeu mais.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.051
Reações
7.547
Pontos
453
sim, quase todos mults que lhe vier a mente pode comparar não é questão de percepção não, não se trata só de uma textura aqui ou ali é literalmente a cena toda o jogo todo. pode iniciar Tomb raider legend 007 da russia com amor e por aí vai

o RE4 é um caso a parte pois o ps2 tem de renderizar em fullscreen isso é quase o dobro de detalhes

Visualizar anexo 83964

O aspect Ratio do widescreen anamórfico do PS2 não influencia em nada no frame buffer, a imagem é simplesmente escalada, a resolução interna do game continua a ser 480p, é complicado compara Widescreen de jogo como se fosse de filme. O game cube usa o Letterbox, isso não quer dizer que os graficos estao escondidos ou eliminados por de trás das barras, se eu não me engano tem um codigo de gameshark que remove no gamecube, porém é preferivel jogar a versão do Wii que ja esta implementado nativamente, até porque poucos são os que tinham o cabo componente do gamecube na época e muito mesmo TV de tubo com aspecto 16:9 , era uma grande minoria que tinha aquelas Wegas da Sony, custavam uma fortuna, então a Capcom optou por esse formato para deixar o game mais cinemático.
O PS2 não esta redenrizando o dobro dos detalhes mas é muito pelo contrário mesmo não roda a mesma quantidade de poligonos , vertices, texturas, particulas, specular highlights, iluminação, animação de cenãrio, cores , e afins.
As cinematics no PS2 são em formato de Video, e no Gamecube são em tempo real com os modelos em modo de alta qualidade. O jogo foi refinado com as vantagens do gamecube em mente, eu mesmo já postei fotos comparativas tiradas do monitor profissional com ambos os consoles usando cabos da monster, no caso o Wii esta rodando o disco do cube porem por video componente.

PS2
luDe2iq.jpg


GC
ryZMk6G.jpg


PS2
SdvQ4ih.jpg


GC
t5zcWku.jpg



Gran Turimo chegou ao Sport sem ser um simulador e a PD segue enganando os "pilotos de video game", apesar do enorme salto de realismo do 4 para o 5.

Sobre o Nintendo Game Cube não ter um simulador à altura do GT4, não tem. Tem superior. Superior com força.
Nascar: Dirt to Daytona, também disponível para PS2, que tem uma versão visualmente inferior.

Nascar DTD é superior em física, tem a melhor IA da história dos jogos de corrida em consoles até hoje, melhor modo carreira que vi e faz uma modelagem de dano excelente, onde é menos visual e mais impactante na física. Mais de 30 carros correndo.
Mas no geral, como JOGO de corrida, GT4 é mais completo. Tem mais firulas. Modo foto legal, entre outras coisas.
1080i não é fake. Eu testei e a diferença é bem significativa. Compatível com uma gama enorme de volantes com Force Feedback da Logitech e ainda roda multiplayer em LAN. Testei absolutamente tudo que é relevante no GT4, exceto fazer LAN para triple screen, como se faz no PC. Mas liguei minha casa com a de um vizinho e chegamos a fazer corridas de 3 jogadores (3 PS2!)

Quando se busca realismo, GT deve ser sumariamente descartado, assim como seus compadres para consoles modernos, exceto Assetto Corsa. Project Cars até tenta fazer uma graça, mas é um piadista também.

Falando em realismo, o único caminho possível é o PC. Preferecialmente iRacing, Automobilista, Assetto Corsa, rFactor entre outros.

Apesar de ter gostado do 1080i do GT4, prefiro esta função em TVs HD a Full HD. De alguma forma o downscale para 720p rendeu mais.

Gran Turismo foi um grande marco que impactou os games de corrida, ele não chega a ser esses simuladores complexos ai, mas para o formato de console ele é bem menos ARCADE, tenta simular pelo menos a física bem, e tem gráficos superbos.

Esse modo 1080i ai não é real não , o DAC de vido do PS2 não consegue dispor essa quantidade de pixels mesmo interlaçadas na memoria do framebuffer

83972

Não sabia desse Nascar, vou testar logo mais no Wii pelo Nintendont

O mais proximo de Gran Turismo, acho ate que já postei por aqui é o GT Cube mas o game não tem o mesmo nivel de produção de Gran Turismo 3
 

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.230
Pontos
333
Bom que pelo Retrospace vários paradigmas meus são quebrados dia após dia

É o Super Nintendo mais poderoso que o Neo Geo.

Mega drive com som melhor que Super Nintendo.

Nintendo 64 com maior porcentagem de jogos adultos que o PlayStation.

E aqui o PlayStation 2 superior tecnicamente que o GameCube.
 


SilentHill2

Bam-bam-bam
Mensagens
3.939
Reações
5.614
Pontos
453
Aproveitando o tópico para tirar uma dúvida em relação a resolução dos jogos de GameCube:
todos os jogos rodam em pelo menos 480p? Alguns abaixo disso?
 

NBT master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.181
Reações
1.361
Pontos
944
...
Gran Turismo foi um grande marco que impactou os games de corrida, ele não chega a ser esses simuladores complexos ai, mas para o formato de console ele é bem menos ARCADE, tenta simular pelo menos a física bem, e tem gráficos superbos.

Esse modo 1080i ai não é real não , o DAC de vido do PS2 não consegue dispor essa quantidade de pixels mesmo interlaçadas na memoria do framebuffer



Não sabia desse Nascar, vou testar logo mais no Wii pelo Nintendont

O mais proximo de Gran Turismo, acho ate que já postei por aqui é o GT Cube mas o game não tem o mesmo nivel de produção de Gran Turismo 3


Falo mais da questão do salto de qualidade ser real.

Vários jogos são 900p com um upscale para 1080p, como Breath of the Wild de Switch e GT5 de PS3. O que eu disse é que o salto é real, por isso não é fake. Na questão da minúcia, há muitas aproximações entre 540p e 1080i na prática. Se ele gera um sinal de saída 1080i, é provavelmente para maior compatibilidade. Nos testes que fiz, cheguei a postar fotos aqui no forum 10 anos atrás. Era bem nítida a diferença, mas não com um super polimento.

Realmente a proposta da série GT é tendendo levemente para simulação, mas simulação segue sendo um nicho.

Quanto ao Nascar que citei, recomendo muito. Você gerencia até patrocinadores no modo carreira, além de realmente sair do barro para Daytona. hahah
 

NBT master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.181
Reações
1.361
Pontos
944
Aproveitando o tópico para tirar uma dúvida em relação a resolução dos jogos de GameCube:
todos os jogos rodam em pelo menos 480p? Alguns abaixo disso?
Não são todos. Maioria dos relevantes rodam. Alguns AAA são 480i, como o RE1. Nem todos citam a função na embalagem.

Um outro ponto relevante:

O mod do cabo de vídeo componente de GC (e do D-terminal também) permite gerar sinal VGA entrelaçado, com metade da frequência de um dos eixos.
Mas não são muitas telas modernas que aceitam o sinal. Um monitor BenQ que tenho aqui roda. Uma antiga TV Philips de 2006 que eu tinha rodava também.

O menu do GC é somente 480i. Para dar boot nos jogos compatíveis, basta começar o jogo segurando B. Depois de um tempo confirmar com A.
 

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.230
Pontos
333
Não se surpreenda ( apesar de 3 dos teus exemplos serem zuera ) um ps2 mais forte do que o gamecube, não é nenhum mistério para quem se aprofunda, para ser mais preciso existem até 'tipos' de jogos presente no ps2 que o gamecube simplesmente não pode manipular, mais para frente farei o escalte mas já adianto que não existe um único open world multi em que o GCN vença o PS2 (no maximo se iguala ou talvez tenha um aa de leve) mas o oposto é brutal, esse jogo abaixo consegue imprimir uma diferença maior entre GCN e ps2 do que o RE4, não tem um único jogo do splinter cell em que o cube leva a taça, nenhum jogo de tiro em primeira pessoa (novamente no máximo igual ou vence por um aa de leve, mas gráfico mesmo Hum nã nhãm) nenhum jogo de corrida qualquer que seja pós 2002, nenhum need; e o pior mesmo entre os exclusivos dá para se achar até 3 ou 4 jogos no ps2 que dê ''match'' (ou seja que não fica tão longe) do exclusivo do gamecube, isso quando não ganha é claro.



Pois é. Por isso os meus paradigmas vão sendo quebrados. Eu tive os 4 consoles, 3 deles no auge dos sistemas. Obviamente a biblioteca do PlayStation 2 é a melhor dos quatro consoles da geração (talvez a melhor biblioteca da história). Mas aos meus olhos, tecnicamente o GameCube só estava atrás do Xbox. Por isso os paradigmas sendo quebrados diariamente.

se for calcular porcentagem assim, então o Atari Jaguar tem porcentagem de jogos bons muito maior que o SNES :klol

o que vale é números absolutos, nunca porcentagem.

Também penso assim. Mas você sabe bem que teve um user que jurou o contrário. Que em termos de porcentagem o Nintendo 64 foi o console com mais jogos adultos da geração. Mesmo que em quantidade geral fossem tipo uns 3 jogos com temática adulta no sistema. Rsrsrs.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.116
Reações
4.604
Pontos
453
Comparar esses jogos thirds não tem muito fundamento, ja que era costume das thirds produzirem os jogos primeiro no PS2 e depois portarem pro Cube sem melhorias, tem muito jogo third desleixado no Cube, é como julgar o Atari 2600 por aquele port ridículo do Pac-Man.

PS2 era um console gráficamente problemático, isso era perceptível e ate a IGN fez matéria sobre os problemas do hw, no PS2 não tem nada do nível gráfico ou performance de Metroid Prime, Star Fox Adventures, F-zero GX..., e ainda acredito que o tanto o GC quanto o Xbox rodariam melhor Shadow of the Colossus.
 

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.230
Pontos
333
ainda acredito que o tanto o GC quanto o Xbox rodariam melhor Shadow of the Colossus.

Você "acredita" que o GameCube rodaria melhor o Shadow of the Colossus? Eu tenho certeza absoluta.

E rodaria qualquer jogo da biblioteca do PlayStation 2 melhor, desde que fosse otimizado para o seu sistema, como RE4, Metroid prime, F-Zero GX, Zelda: Twilight Princess, etc.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Comparar esses jogos thirds não tem muito fundamento, ja que era costume das thirds produzirem os jogos primeiro no PS2 e depois portarem pro Cube sem melhorias, tem muito jogo third desleixado no Cube, é como julgar o Atari 2600 por aquele port ridículo do Pac-Man.

PS2 era um console gráficamente problemático, isso era perceptível e ate a IGN fez matéria sobre os problemas do hw, no PS2 não tem nada do nível gráfico ou performance de Metroid Prime, Star Fox Adventures, F-zero GX..., e ainda acredito que o tanto o GC quanto o Xbox rodariam melhor Shadow of the Colossus.
e o cube não tem NADA no nível de God of War 2, Metal Gear 3, Shadow of Colossus, Tekken 5, Soul Calibur 3, FFXII, Okami, Black, Gran Turismo 4, etc, etc...

E só o Burnout Dominator já é mais avançado que F-zero Gx: carros bem melhor modelados, deformação/destruição nos carros batidos, pistas com mais elementos nos cenários, maior tráfico, etc, etc, tudo a 60 FPS.
 

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.299
Reações
2.141
Pontos
453
Nem em sonho que o Play2 conseguiria fazer Mario Sunshine, os efeitos de água daquilo são um absurdo.
A série Ratchet and Clank no Play2 foi muito bem programado, mas ainda está num nível abaixo de Mario Sunshine em qualidade gráfica.
.
E como já foi dito, os ports eram na maioria feitos inicialmente no Play2 e depois portados "porcamente" pro Cube.
 

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.299
Reações
2.141
Pontos
453
Comparativo por vídeos do Youtube, e ainda tendencioso para o Playstation 2 não tem valor nenhum.
Quem tem realmente os 2 consoles em mãos sabe a surra que o Play2 toma do Cube, Play2 se salva pela Biblioteca gigantesca.
 
Ultima Edição:

Daniel-Glenn

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
328
Reações
573
Pontos
619
Ratchet and clank é time B, tem jogo no ps2 superior a Mario sunshine, afinal jogo não é só agua, já fiz comparativo já, só falta comparativo de 2 ou 3 exclusivos e assim finalizarei a lista
Um jogo do mesmo estilo no PS2 mais bonito do que Super Mário Sunshine?
Fiquei interessado, qual é esse jogo? :kfeliz
 

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.230
Pontos
333
Eu tive GameCube e PlayStation 2 simultaneamente.

Desde os lançamentos até por volta de 2012.

E sinceramente, meu PlayStation 2 devia ter algum defeito, porque nem fodendo ele era superior ao GameCube.

Pra ser sincero, PlayStation 2 demorou 1 ano inteiro para ter gráficos melhores que os AAA do Sega Dreamcast.
 

NBT master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.181
Reações
1.361
Pontos
944
E só o Burnout Dominator já é mais avançado que F-zero Gx: carros bem melhor modelados, deformação/destruição nos carros batidos, pistas com mais elementos nos cenários, maior tráfico, etc, etc, tudo a 60 FPS.
Vou me ater somente a isso, porque o tópico, apesar de muita informação relevante sobre a época e algumas explicações boas de todos os lados, peca em algumas questões no mínimo engraçadas.

São absolutamente diferentes jogos.
Bota Burnout pra rodar a mais de 4000 km/h a 60 quadros (sem drop) e 480p wide? (com picos superiores a 6000 km/h)

Não, né? Pois é. Propostas diferentes. Faria mais sentido falar de Wipeout.

neste vídeo abaixo tem pico acima de 3000 km/h e registro a 60 fps.



Neste vídeo abaixo tem a fase com visual que gosto mais no game, com uma modelagem legal e efeitos bacanas.



WR de TT na mesma fase bonita no vídeo abaixo

 

NBT master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.181
Reações
1.361
Pontos
944
salvo shenmue, nada do dreamcast bate ridge race 5, tekken tag e evergrace jogos de lançamento do ps2, sério mesmo, SSX, onimusha, dark cloud, armored core 2 etc os gráficos eram melhores desde o 1 dia.
...

Teste Drive Le Mans o faz com pé nas costas, a meu ver. Se fosse mais caprichado à época, talvez até o Metropolis Street Racer pudesse fazer. Mas o segundo perde, em aspecto técnico.
 

Daniel-Glenn

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
328
Reações
573
Pontos
619
o comparativo ta na pagina 17, estou comparando o nível Bianco Hills com o nível de um jogo do ps2 lá
abaixo 2006 a batalha.

Visualizar anexo 84109

Visualizar anexo 84110
Nossa Final Fantasy XII é bruto, meu top 5 do PS2. Esse é gráfica e artisticamente impecável. Zelda Twilight Princess também é belíssimo, os efeitos de luz e névoa são soberbos.
Aquele comparativo da página 17 não vale, você postou um vídeo do Sly 2 versão remaster do PS3... Se for assim pega o Mario Sunshine rodando no dolphin em 1080p 60fps e socado de filtros, vai simplesmente destruir o Sly 2.
 

NBT master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.181
Reações
1.361
Pontos
944
ambos aí vieram depois, são 30fps, mas ao menos tem uns 50% a mais de resolução, os demais já são mais dificeis de bater, eu joguei muito muito dreamcast não me lembro de nada parecido com evergrace ou onimusha, o tekken tag tb é superior tecnicamente, mas respeito quem prefira a imagem mais limpa de um soul calibur ou doa 2.
São meses de diferença. No caso do Le Mans, abre mão de FPS para oferecer 24 carros, transição de dia e noite, boa física, carros licenciados, carros clássicos de Le Mans, multiplayer para 4 jogadores sem drop frame, chuva...
Você disse que nada bate. Aí mostrei que bate, uai. hahaha :klol
Estamos falando de uma indústria enorme e muito detalhada. Até ontem, eu não sabia que o enorme ganho visual vindo do 1080i do PS2 era um truque muito sagaz.

Você apresenta às vezes dados e argumentos bons e eu agradeço pela sua disposição para tal. Admitir que suas verdades não são absolutas não cai uma mão. Por exemplo, você disse que nada do GC era bom o bastante para bater o GT4. Te mostrei o melhor jogo de corrida voltado à simulação da geração e um dos melhores já feitos, que inclusive tem versão inferior no PS2 e você desconhecia. GT4 é gigante para a indústria e eu tenho meu aqui, black label e em estado de novo. Mas come uma poeira miserável do Nascar Dirt to Daytona.

84128
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Vou me ater somente a isso, porque o tópico, apesar de muita informação relevante sobre a época e algumas explicações boas de todos os lados, peca em algumas questões no mínimo engraçadas.

São absolutamente diferentes jogos.
Bota Burnout pra rodar a mais de 4000 km/h a 60 quadros (sem drop) e 480p wide? (com picos superiores a 6000 km/h)

Não, né? Pois é. Propostas diferentes. Faria mais sentido falar de Wipeout.

neste vídeo abaixo tem pico acima de 3000 km/h e registro a 60 fps.


:klolwtf:klolwtf:klolwtf

uahahhahahaa

veio..... não é possível que esse argumento seja real....

me recuso a acreditar que um numerinho no canto da tela marcando algo 100% fictício foi seu argumento....

...realmente, tem posts aqui com "algumas questões no mínimo engraçadas." :lolwtf



e SIM, os Burnout 3, Dominator e Revenge todos rodam 480P widescreen 60 fps

e tanto Burnout Revenge quanto o Burnout Dominator tem gráficos melhores e mais complexos que o F-zero gx.

.
 

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.498
Reações
2.528
Pontos
954
diz acerca de ps2 vs GC ?

veja por si mesmo (os números no ps2 são maiores em quase toda analise) ok tem menos ram mas quando se desmiúça, os resultados são fascinantes.

PS2 DVD 4,7GB/8,5GB
GC Mini dvd 1,5GB

PS2 32MB 3.2GB ram 4MB cache vram 40 GBseg 2MB audio ram 3.2GB seg
GC 24MB 2.4GB ram 3MB vram ( sendo: 2MB para Frame Buffer e 1MB cache vram 20 GBseg) 16MB 81mb/seg 8 bit auxiliar ram usada para audio vram e otimização de loadings

PS2 CPU Emotion Engine sendo 1 fpu 0, 64gf e 2 vetores vu0 vu1 2,44gf e 3,08gf respectivamente, performance global de 6.2 GigaFlops
GC Gecko CPU performance global de 1.9 Gigaflops

PS2 Graphics Synthersizer não trabalha com pontos flutuantes, teorical Fill Rate de 2.4 Giga Pixels 75M PPS
GC Flipper 8 Gigaflops capaz de um Fill Rate teórico de 0,6Giga Pixels cerca de 32MPPs, de 6 a 12M com efeitos

Diferenças: ps2 usa programação gráfica centralizada no cpu, xbox e gc no gpu, quando um jogo é convertido do gc ou do dreamcast para ps2 ele usam apenas o fpu do emotion engine; pois quando um jogo ps2 usa as unidades vu1 vu0 aí já viu não tem cpu que o alcance.

Diferenças 2 o GameCube consegue fazer todo processo de renderização em menos passes 8 camadas por 1 passe isso é uma vantagem simbolica, pois o ps2 consegue o mesmo resultado com mult passes, economicamente falando não compensa, mas como ps2 vende mais console então compensa

1- veja o que dev de Drive 3 disse:

How do the Xbox and PS2 versions compare? Any word on a release for the PC version?
Edmondson: Obviously the Xbox version is slightly graphically improved, but the PS2 version we're really proud of, it really pushes the hardware. Both versions are in parallel development, it's been designed from day one to be on both systems. The differences tend to be things like bump-mapping that we can't afford to do on the PS2.

As for the GameCube, the machine is just not geared toward games like Driv3r, it couldn't handle that level of detail. We have some ex-Rare people who know the 'Cube very well, and what it came down to at the end of the day was: "we can do it if we cut down on this detail" - and we weren't prepared to do that.

The PC version should appear three or four months after the console version, so September or October.

2- outro dev: "Sim, é muito bom que a Nintendo Gamecube consiga fazer oito camadas de uma só vez. Está tudo pronto para você. Acredite, eu teria adorado", diz Jason Rubin da Naughty Dog. "Mas vamos ter técnicas de oito passes na PlayStation 2 quando terminarmos o nosso primeiro jogo. Por isso, é feito automaticamente no Gamecube, mas temos as mesmas técnicas. Sim, demoram mais tempo e sim eles tomam mais poder de CPU, mas aqui vamos nós de novo - [PS2] tem um processador mais potente, então quem se importa? No final, você empata.

3- Toda matéria e comparativo entre PS2 e Cube foi feita proxima ao lançamento do Cube, e puxavam sardinha do Cube e isso era parte do marketing da Nintendo que até aquele tempo focava em poder e a pecha pegou até os dias de hoje. Mas filosoficamente mesmo se Dreamcast e GameCube liderassem em vendas, ainda assim o PS2 seria o cabeça dos software e das engines, devidos as novas tecnicas vindas do PC e uso do DVD.

Eu gosto quando o debate entra em termos técnicos porque a gente sempre aprende coisas novas, ou descobre que alguma informação que temos está equivocada ou mesmo podemos completar e acrescentar algumas coisas.

O subsistema da CPU do PS2, leia como subsistema Emotion Engine + vu0 + vu1 faz do PS2 um console com uma CPU bem parruda quando comparado com o GameCube e o com o Xbox, porém (isentada :klol) é importante observar que o PS2 para fazer frente ao GC e Xbox no tange CPU precisava ter essa segunda unidade vetorial, e a Sony foi muito inteligente em ter colocado essa segunda unidade vetorial lá porque tanto o GameCube como o Xbox possuem unidade de T&L (transformação e iluminação) em suas GPUs, e quem viveu o lançamento das Geforce 256 lembra como foi importante para desafogar a CPU essa unidade de T&L. Sem essa segunda unidade vetorial o PS2 teria jogos mais arcades e robóticos como os jogos do Dreamcast. Se não me falha a memória a Sega até cogitou fazer o Dreamcast dual CPU (Seria uma solução porém mais caro e faliria mais cedo:klol).

Outra coisa que acho interessante no GameCube são os 16MB com barramento de 8bits. Ali fala que é utilizada para gráficos mas é usada com coisas simples como menus que não requer velocidade visto que é uma memória muito lenta para processamento gráfico. Além de ser usada para coisas gráficas simples era também usada como memória de áudio e como buffer de leitura do mini-DVD, uma forma que a Nintendo encontrou para otimizar e aproveitar bem o espaço apertado do mini-DVD.

Uma curiosidade que ambos os consoles compartilham a memória principal para CPU e GPU, no caso do GC 24MB e no PS2 32MB e ambos tem cache de vídeo de alta velocidade alocando 2MB para frame buffer em ambos e 2MB buffer de textura no PS2 e 1MB para o GameCube. Apesar do GameCube ter números mais modestos em relação a memória principal ele tem compactação de textura de 6:1 sem perda de qualidade (PS2 faz via software 2:1 com perda de qualidade) o que salva bastante espaço, por isso ele tem teoricamente maior capacidade para texturas.



Nota: (Não se ofendam por favor) No mais quero já deixar claro aqui que me interesso nas informações, não quero entrar na guerra de paus de fanboys de quem é melhor que quem. Já mandei uns chatos para a ignore list, se eu estiver sendo chato para alguém faça o mesmo comigo por favor.
 

NBT master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.181
Reações
1.361
Pontos
944
:klolwtf:klolwtf:klolwtf

uahahhahahaa

veio..... não é possível que esse argumento seja real....

me recuso a acreditar que um numerinho no canto da tela marcando algo 100% fictício foi seu argumento....

...realmente, tem posts aqui com "algumas questões no mínimo engraçadas." :lolwtf



e SIM, os Burnout 3, Dominator e Revenge todos rodam 480P widescreen 60 fps

e tanto Burnout Revenge quanto o Burnout Dominator tem gráficos melhores e mais complexos que o F-zero gx.

.


[ ] Admitir que não existe performance sequer semelhante na indústria, quando se fala de velocidade e que os jogos são absurdamente diferentes.
[ X ]Encrencar com o velocímetro num jogo absolutamente mentiroso e com proposta futurista, mesmo VENDO que a velocidade deste é incomparável.

:kops
 

NBT master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.181
Reações
1.361
Pontos
944
Lembro de ter testado o Time Splitters Future Perfect nos dois e ter achado a versão GC superior no visual. Se tiver oportunidade, testo de novo.
 

JVS GAMES

Supra-sumo
Mensagens
665
Reações
1.800
Pontos
183
Gran Turimo chegou ao Sport sem ser um simulador e a PD segue enganando os "pilotos de video game", apesar do enorme salto de realismo do 4 para o 5.

Sobre o Nintendo Game Cube não ter um simulador à altura do GT4, não tem. Tem superior. Superior com força.
Nascar: Dirt to Daytona, também disponível para PS2, que tem uma versão visualmente inferior.

Nascar DTD é superior em física, tem a melhor IA da história dos jogos de corrida em consoles até hoje, melhor modo carreira que vi e faz uma modelagem de dano excelente, onde é menos visual e mais impactante na física. Mais de 30 carros correndo.
Mas no geral, como JOGO de corrida, GT4 é mais completo. Tem mais firulas. Modo foto legal, entre outras coisas.
1080i não é fake. Eu testei e a diferença é bem significativa. Compatível com uma gama enorme de volantes com Force Feedback da Logitech e ainda roda multiplayer em LAN. Testei absolutamente tudo que é relevante no GT4, exceto fazer LAN para triple screen, como se faz no PC. Mas liguei minha casa com a de um vizinho e chegamos a fazer corridas de 3 jogadores (3 PS2!)

Quando se busca realismo, GT deve ser sumariamente descartado, assim como seus compadres para consoles modernos, exceto Assetto Corsa. Project Cars até tenta fazer uma graça, mas é um piadista também.

Falando em realismo, o único caminho possível é o PC. Preferecialmente iRacing, Automobilista, Assetto Corsa, rFactor entre outros.

Apesar de ter gostado do 1080i do GT4, prefiro esta função em TVs HD a Full HD. De alguma forma o downscale para 720p rendeu mais.
Falava principalmente da questão gráfica, não tem nenhum simulador no nível de GT4 no GC. Mesmo GT não sendo tão simulador assim a proposta ao menos é essa...
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
[ ] Admitir que não existe performance sequer semelhante na indústria, quando se fala de velocidade e que os jogos são absurdamente diferentes.
[ X ]Encrencar com o velocímetro num jogo absolutamente mentiroso e com proposta futurista, mesmo VENDO que a velocidade deste é incomparável.

:kops
NÃO

vc quis afirmar alguma suposta superioridade só porque um jogo de navinha marca uma velocidade fictícia maior no marcador..... o que não tem ABSOLUTAMENTE NADA A VER com a capacidade técnica dos consoles.

sendo que como eu disse, os Burnouts Revenge e Dominator rodam 60 FPS, 480p widescreen, e com gráficos superiores.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.116
Reações
4.604
Pontos
453
Burnout Dominator não tem nada demais, ele usa a mesma engine do primeiro e rodaria tranquilamente no GC, e os Burnout depois do 2 não foram lançados no GC pq ele ja tava morto e fora do mercado.

Gráficos superiores com esse serrote todo?



 
Ultima Edição:

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.116
Reações
4.604
Pontos
453
não é bem assim a Criterion criadora do Renderware, fez o possível (segundo suposto ex-produtor) para que o Burnout 3 rodasse com física de colisão e mantivesse os 60fps e o Cube não conseguiu, então caso saisse Burnout 3 iria ficar tipo aquele true crimes ny lá puts Burnout 2 já é mais bonito no ps2; a explicação para isso é que o gecko não lida bem com fisica avançada (ragdol e suas variações) soma-se a isso a taxa de preenchimento limitada (0,6GB/seg a menor entre os 3 consoles) pronto temos o combo, o que estava segurando o cube era sua taxa de preenchimento isso impediu alguns jogos de serem feitos para o console, entre eles Burnout 3.

Burnout 3 e os proximos não foram lançados no Cube pq naquele ponto ele ja não era mais um console que dava muito retorno, PS2 tinha muito mais apelo comercial, se fossem lançados no GC eles rodariam na boa.

E Burnout 2 é mais bonito e melhor no GC, no GC o jogo é bem mais sólido com gráficos e fps melhores, loadings mais rápidos, isso é consenso geral.



Me diga porque é tão dificil aceitar que o Cube tem esse tipo de limitação ? Quais os argumentos ?

GC tem suas limitações sim, acho por exemplo que a pouca capacidade da mídia dificultaria games openworld tipo GTA.
 
Topo Fundo